You are on page 1of 2

AVALIAÇÃO BIMESTRAL ESC/ESEFIC – FUNDAMENTOS DA ED. FÍSICA - Prof.

MARCELA AVELLAR - 5° Período 1) O desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas para o ensino da educação física se dá numa tentativa de opor-se principalmente à vertente:

a) b) c) d) e)

esportivista militarista higienista todas as alternativas anteriores nenhuma das alternativas anteriores

2) Segundo os PCN, assinale a opção que não compreende elementos presentes em blocos de conteúdo relacionados à Educação Física: a) ensino da capoeira e do hip hop b) vivência de diferentes estilos de jogos e brincadeiras c) estudo de doenças relacionadas ao sedentarismo d) Todas as alternativas anteriores e) Nenhuma das alternativas anteriores 3) A educação física é uma área de estudo que deve se preocupar principalmente com o desenvolvimento de conceitos relacionados ao domínio: a) cognitivo b) afetivo-social c) físico-motor d) todas as alternativas anteriores e) nenhuma das alternativas anteriores 4) Assinale a alternativa que reúne informações incorretas:

a) A descentralização esportiva no ensino da educação física deve ser defendida e b) A super valorização esportiva criou forte raízes durante o período da ditadura militar, onde
inclusive, tal conteúdo serviu de base para o ensino da educação física, mascarando realidades sociais ao vinculá-lo a um falso conceito de nacionalismo. c) O ensino de esportes dentro do âmbito escolar deve ser abolido de só uma vez, a fim de se evitar a tendência à valorização da performance e a consequente formação de ‘atletas’, ao invés de ‘cidadãos’. d) Todas as alternativas anteriores. e) Nenhuma das alternativas anteriores. 5) Relacione: (A) Construtivismo (B) Desenvolvimentista (C) Jogos Cooperativos (D) Saúde Renovada (E) Crítico Superadora (F) Crítico Emancipatória (G) Psicomotricidade estimulada.

( ) Temas como ‘melhoria da qualidade de vida’ e ‘bem-estar’ são bastante abordados por mim. ( ) Os estudos de Gallahue servem de base para esta abordagem. ( ) Nesta abordagem, Elenor Kunz defende a reflexão e a transformação didático-pedagógica de questões relacionadas aos esportes. ( ) Fui o primeiro movimento mais articulado na tentativa de se contrapor aos modelos de aulas de educação física adotados antes de 1970. ( ) Fábio Brotto é o pioneiro dos estudos sobre esta abordagem no Brasil.

descrevendo tudo o que você aprendeu sobre o assunto.( ) Sua principal referência literária denomina-se “Educação de Corpo Inteiro”. Como preferir. mas pode ser substituída por uma questão que você tenha errado): Redija um pequeno texto comentando a respeito do seu contato com o conteúdo deste bimestre.. (Você pode redigir um pequeno parágrafo. justificando suas considerações. aponte qual das abordagens pedagógicas é a mais recomendada a ser adotada para o ensino da educação física no Brasil..). BOA PROVA! . QUESTÃO PRÊMIO (não é obrigatória. 7) Diante do conteúdo discutido e das reflexões propostas durante este bimestre. ( ) Questões relacionadas à transformação social e à formação críticoreflexiva do educando são relevantes para mim. como numa dissertação ou organizar suas idéias através de tópicos. 6) Redija um pequeno resumo sobre a abordagem apresentada em seu trabalho.