You are on page 1of 3

Pobres e ricos, rimas e solues

Alceu A. Sperana

Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao.

Carlos Drummond de Andrade (19021987)

Seria timo haver uma ordem mundial em que a liberdade viesse a satisfazer a necessidade e criar condies para a felicidade. A, sim, teramos rimas e solues. No livro A Ordem Satnica (1984), Antoine C. Medawar retoma um dito popular que resiste ao tempo: No sistema capitalista no deixam um pobre entrar num hospital nem que esteja doente e no deixam o rico sair dele nem que esteja curado. uma situao injusta para os pobres, claro, mas no deixa de ser uma crueldade tambm para com os ricos. Sim, eles do pena. J so poucos e diminuem a cada ano. Sua tendncia se extinguir, como o pobre mico-leo-dourado. No chegam a 1% da populao e talvez a Forbes em breve mostre essa pequena turma descendo quase para zero. Mas se os grandes biliardrios doentes podem trazer um hospital na bagagem como peo leva marmita para o trecho, pobre entrar em boa clnica ainda raro. Em todos os casos, a frmula de fazer dinheiro com a doena do povo continua a mesma: na sagrada relatividade e rima rica dos valores, quanto mais pobre o elemento, mais caro o tratamento.

O bioqumico estadunidense Thomas Steitz, Prmio Nobel de Qumica de 2009, denunciou que os laboratrios farmacuticos no investem na pesquisa de antibiticos que possam curar definitivamente: preferem medicamentos que seja preciso tomar a vida inteira. O uso contnuo a alma do negcio. Muitas das grandes farmacuticas fecharam suas pesquisas sobre antibiticos, porque eles curam as pessoas e o que estas empresas querem um frmaco que se tenha que tomar a vida toda. Eu posso parecer cnico, mas as farmacuticas no querem que as pessoas se curem, afirma Steitz. Steitz integra o Conselho Superior de Investigaes Cientficas (CSIC), responsvel por um apelo aos governos de todo o mundo: Invistam mais em cincia! To brilhantes quanto ingnuos, os cientistas s perderam tempo. Os governantes e suas bases de apoio preferem a corrupo, que engorda caixa-2 de campanha eleitoral.

Gunther Von Hagens e sua exposio: plastinao til para o estudo de anatomia, mas questionvel como arte

Contra essa corrupo, notvel a multido de jovens, artistas, intelectuais e cientistas se levantando contra a mquina de explorao que se divertiu plantando ditaduras no Sul do mundo e rapinando as riquezas das naes pobres. Essa mquina de lucrar agora abusou, dando sua maior cartada: bater a carteira tambm dos povos dos pases do Primeiro Mundo, que j vo empobrecendo por conta das molecagens dos lordes da guerra e das finanas. Pobreza no rima com doena, mas a atrai como m. Para combater os males, a todo instante novos avanos medicinais e farmacuticos so relatados em todo o mundo, mas menos de 1/6 dos habitantes desse planeta gozam vantagens das novas tecnologias medicinais, alimentares, habitacionais, diz o pastor presbiteriano Derval Dasilio. Quem extrapolou na arte de fazer dinheiro com a desgraa humana foi o mdico alemo Gunther Von Hagens. Ele criou uma tcnica de plastificao para conservar cadveres e exp-los com seus msculos, ossos e vsceras. E ganha grana com isso: montou na Espanha uma excntrica exposio intitulada Bodies... o corpo humano como nunca visto, cujas peas resultaram das sobras das doaes de cadveres para fins de pesquisa mdica. Ou seja: voc doa o corpo de seu parente para ajudar a salvar vidas e eles fazem lucrativas exposies de arte.

You might also like