You are on page 1of 9

JESUS HISTRICO

O estudo do Jesus Histrico tem como finalidade reconstruir a identidade de Jesus de Nazar, tendo como pontos questionadores: sua existncia; se as informaes pelas quais temos acesso e estudamos possuem veracidade; qual eram o tipo de relao que ele tinha com o povo judeu e as diferentes vises de outros estudiosos em relao a sua existncia. Em suma a grande questo da pesquisa e descobrir se Jesus realmente existiu ou se ele era apenas um personagem construdo mitologicamente e, no um personagem histrico real. Muitos mtodos foram utilizados para o estudo deste personagem histrico da Bblia. Embora as reconstrues variem, elas geralmente concordam com alguns pontos bsicos: Jesus eram um Judeu, que atraiu um pequeno grupo de galileus, e aps um perodo de ministrio, foi crucificado pelos Romanos na Palestina durante o governo de Pncio Pilatos

Metodologia de Estudo:

Alguns critrios para o estudo de Jesus histrico foram utilizados como: Critrio da Dissimilaridade ou Critrio de Constrangimento: Seguindo deste critrio, as afirmaes contrrias ao autor, normalmente so mais relevantes, principalmente as afirmaes feitas do judasmo antes de Cristo e o cristianismo depois Dele. Objetivo do Autor: Neste critrio acreditava-se que o material de estudo suspeito, pois algumas sees dos evangelhos, segundo estudiosos refletem apenas as concepes do autor e no exatamente acontecimentos histricos. Critrio de Plausalidade Histrica: Dentro deste critrio, levado em considerao apenas fatos relevantes no contexto do judasmo do sculo I, juntamente com fatos que explicam a influncia de Jesus. Critrio de Mltiplos Atestados: Textos autnticos so aqueles nos quais procedem de vrias tradues, com base nessa afirmao as fontes tm que ser independentes para obterem relevncia. Critrio Contextual e Lingustico: A fonte de maior relevncia ser quela em que a traduo faz sentido no contexto cultural dos personagens, ou seja, se em um dialogo s funciona no grego koin, provavelmente ele for modificado do original.

Jesus Histrico retrata Cristo mais humano

Embora tudo o que se sabe a respeito de Jesus Cristo, sua histria repleta de estudos e questionamentos. Quanto data de seu nascimento, esta no possvel obter dados exatos registrados (embora exista uma margem de erro de dois ou trs anos)

Linha Cronolgica (12 fatos relevantes da vida de Jesus) Terra Natal: Os evangelistas Lucas e Mateus no se entendem sobre como a famlia de Cristo teria ido parar em Nazar. Sob essa incerteza, mais provvel que a histria do nascimento em Belm tenha sido criada tempos depois. Pais: No h motivos para duvidar do nome dos pais do menino Jesus: Maria e Jos. Nascimento: Segundo estudos, o nascimento de Cristo se deu no fim do reinado de Herodes.

Famlia: O dogma catlico sobre a eterna virgindade de Maria levou telogos a interpretar os irmos de Jesus citados nos evangelhos como seus primos, mas mais provvel, pelo sentido do texto grego que Maria e Jos tenham mesmo tido outros filhos. Estado Civil: Solteiro e sem filhos: essa a situao marital mais provvel de Jesus; entretanto estudiosos confiam em supostas provas de que Maria Madalena teria sido mais do que uma simples discpula. Batismo: Jesus certamente foi batizado por Joo Batista no Rio Jordo: os evangelhos jamais criariam histria embaraosa para o seu Mestre, uma vez que o batismo de Joo servia para a remisso dos pecados algo supostamente suprfluo para o filho de Deus. Peregrinao: O centro de pregao de Jesus era o Reino de Deus: a ideia do que Deus estava prestes a iniciar a uma nova fase na histria do povo de Israel e da humanidade, e de que o prprio Jesus era o principal arauto desse. Seguidores: Jesus aparentemente chamava indivduos especficos para segui-lo: Doze desses escolhidos formaram um circulo interno de seguidores provavelmente representando as dozes tribos de Israel. Curas: At fontes no crists, como o escritor judeu Flvio Josefo, falam de Cristo como responsvel por atos extraordinrios entre os quais estava a cura e doentes. Para Jesus tratava-se de mais um sinal de proximidade do Reinado de Deus. Traio: Justamente um desses Doze, Judas Iscariotes, teria entregado Jesus s autoridades. Trata-se de outro detalhe que os evangelistas no inventariam. Se Jesus fosse onisciente, por que escolheria um apstolo que iria tra-lo mais tarde?! Crucificao diversas fontes no-crists concordam com os evangelhos ao afirmar que Cristo morreu crucificado a mando do Pncio Pilatos governador romano da Judia que ocupou o cargo do ano 26 ao 36. A data mais provvel para a execuo de Jesus o ano 30.

At onde sabemos os relatos da Bblia revelam muito detalhes sobre a vida adulta de Jesus deixando assim muitas partes sobre sua infncia e adolescncia com muitas lacunas. De certa forma os evangelhos no so reconhecidos como livros histricos no sentido moderno. Segundo afirmao do Padre Lo Zeno Konzen os textos dos Evangelhos, todos eles, so uma combinao dos elementos histricos e interpretaes feitas posteriormente no mbito das comunidades crists.

Seguindo essa linha, compreende que os evangelistas preocupavam-se mais em relatar os acontecimentos que envolviam Jesus, do que tornar esses fatos relevantes para seu pblico. Mas ainda podemos contar o estudo critico desses Evangelhos, em resgatar detalhes relevantes da vida terrena de Jesus. O que geralmente observamos e estudamos sobre Jesus Histrico, ele sempre retratado como uma figura humilde, que propagava sua mensagem aonde quer que fosse. Jesus priorizava a histria do povo de Israel, ajudava os cristos a repensarem sobre sua f. Muitas descobertas arqueolgicas, que alguns estudiosos fizeram dcadas atrs, traziam diversas especulaes sobre a vida Jesus, porm grande parte desses achados no passou de ousadas falsificaes. Das diversas formas em que Jesus histrico visto, destacam-se: um Cristo despreocupado com a vida eterna ou o chamado Juzo Final, outros, entretanto acreditam na sua personalidade revolucionria poltica. Para Leonardo Chevitarese, historiador da UFRJ, essas ideias sobre a personalidade de Cristo deixam vazio significante para a sua importncia. E que no podemos subtra-lo de seu contexto judaico, muito menos eliminar seu lado messinico, apocalptico e escatolgico.

Jesus para o Judasmo:

Falar de Jesus dentro do contexto judaico requer vrios questionamentos. Dentre eles o principal: Por que os judeus no acreditam em Cristo? Durante muito tempo (at hoje) o Judasmo considera Jesus um Apstada. Mas o que um Apstada?! Um individuo que renega opinies para esposar concepes contrrias. Jesus era visto como um obstculo para os judeus, pois ele no correspondia s concepes messinicas da Tor ou Tanakh muito menos se encaixava nas qualificaes pessoais do Messias.

Fontes de Pesquisa:

Ao estudar sobre Jesus Histrico, deparamos com um obstculo crucial de total relevncia: as fontes (a falta delas) para que se possa estudar melhor a vida deste personagem misterioso. Mas apesar da dificuldade em encontrar fontes, alm da Bblia, ainda podemos contar com textos de alguns personagens clebres da Histria Antiga como Flvio Josefo, um historiador apologista judaico-romano, que viveu entre os anos 37 d.C. e 100 d.C. onde afirmava:

"Foi naquele tempo, que apareceu Jesus, homem sbio, se que, falando dele, podemos usar este termo -- homem. Pois ele fez coisas maravilhosas, e, para os que aceitam a verdade com prazer, foi um mestre. Atraiu a si muitos judeus, e tambm muitos gregos. Foi ele o Messias esperado; e quando Pilatos, por denncia dos notveis de nossa nao, o condenou a ser crucificado, os que antes o haviam amado durante a vida persistiram nesse amor, pois Ele lhes apareceu vivo de novo no terceiro dia, tal como haviam predito os divinos profetas, que tinham predito tambm outras coisas maravilhosas a respeito dele; e a espcie de gente que tira dele o nome de cristos subsiste ainda em nossos dias". (Flvio Josefo, Histria dos Hebreus, Antiguidades Judaicas, XVIII, III, 3 , ed. cit. p. 254). (1, pg. 311 e 3).

Alm de Flvio Josefo, outros historiadores clssicos citavam Jesus Cristo em algumas de suas obras, como Pblio Cornlio Tcito, historiador romano (55 - 120 d.C.):
"Para destruir o boato, Nero sups culpados e infringiu tormentos requintadssimos queles cujas abominaes os faziam detestar, e a quem a multido chamava cristos. Este nome lhes vem de Cristo, que, sob o principado de Tibrio, o procurador Pncio Pilatos entregara ao suplcio. Reprimida incontinenti, essa detestvel superstio repontava de novo, no mais somente na Judia, onde nascera o mal, mas anda em Roma, pra onde tudo quanto h de horroroso e de vergonhoso no mundo aflui e acha numerosa clientela" (Tcito, Anais , XV, 44 trad.) (1 pg. 311; 3)

Caio Plnio Ceclio Segundo ou Plnio, o Moo (61 114 d.C.) que foi orador, jurista, poltico e administrador tambm cita Jesus Cristo em uma carta ao imperador Trajano (Epist. lib. X, 96), nos anos 111 - 113, onde pede instruo a respeito dos cristos, que se reuniam de manh para cantar louvores a Cristo. (4, pg. 106).:
" meu costume, meu senhor, referir a ti tudo aquilo acerca do qual tenho dvidas... Nunca presenciei a julgamento contra os cristos... Eles admitem que toda sua culpa ou erro consiste nisso: que usam se reunir num dia marcado antes da alvorada, para cantar hino a Cristo como Deus... Parecia-me um caso sobre o qual devo te consultar, sobretudo pelo nmero dos acusados... De fato, muitos de toda idade, condio e sexo, so chamados em juzo e o sero. O contgio desta superstio invadiu no somente as cidades, mas tambm o interior; parece-me que ainda se possa fazer alguma coisa para parar e corrigir... " (Ep. X, 96).

Concluso:

Em aproximadamente 150 anos estudos foram verificados muitas progresses na busca de Jesus histrico. Estes estudos tm como objetivo principal examinar provas consistentes de alta relevncia, tendo como produto final uma reconstruo completa do Jesus histrico. Em resumo, a reconstruo feita em relao a Jesus Histrico possui aspectos diferenciados quando comparada as especificaes relatadas no judasmo, cristianismo, entre outras religies crists. Dentro de um apanhado geral nos estudos de Jesus Histrico, afirmado que Jesus foi um judeu que viveu na Galilia, foi batizado por Joo Batista, durante sua vida eterna purificao dos pecados, a vinda o Reino de Deus, alm de fazer milagres. Juntamente com seus seguidores, espalhava as boas novas onde passava.

Referncia Bibliogrfica:

http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/07.htm

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL730764-9982,00PESQUISA+SOBRE+JESUS+HISTORICO+RETRATA+CRISTO+MAIS+HU MANO+MAS+NAO+AMEACA+FE.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_de_Nazar%C3%A9#No_juda.C3.ADsmo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_hist%C3%B3rico

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO LICENCIATURA EM CINCIAS DA RELIGIO DISCIPLINA: HERMENEUTICA DOS LIVROS SAGRADOS DO CRISTIANISMO: NOVO TESTAMENTO DOCENTE: GIOVANNI BATTISTA TUVERI

ELIETE CRISTINA OLIVEIRA DA CUNHA

JESUS HISTRICO

BELM-PAR 2011

ELIETE CRISTINA OLIVEIRA DA CUNHA

JESUS HISTRICO

Trabalho apresentado disciplina, Hermenutica dos Livros Sagrados: Novo Testamento como requisito parcial da 2 avaliao, orientado pelo docente Giovanni Battista Tuveri.

BELM-PAR 2011

You might also like