You are on page 1of 41

1

DIREITO ADMINISTRATIVO
Princpios informativos do Direito Administrativo Constri-se sobre os princpios: Da supremacia do interesse publico sobre o particular; E da indisponibilidade, pela administrao, do interesse publico. O interesse publico o da comunidade como um todo, tambm chamado de interesse primrio. ALGUNS PRINCIPIOS JURIDICOS ADMINISTRATIVOS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Supremacia do interesse pblico sobre o privado; Presuno de legitimidade; Presuno de veracidade; Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficincia; Finalidade; Ampla defesa; Contraditrio; Motivao; Segurana Jurdica; Razoabilidade; Proporcionalidade; Especialidade; Indisponibilidade; Continuidade do servio pblico; Tutela (ou controle); Autotutela.

2 1. Supremacia do Interesse Pblico sobre o Privado:

Flagrado nas posio de privilgio e supremacia do rgo pblico; Resulta a exigibilidade dos atos administrativos e, em certos casos a executoriedade; O poder pblico encontra-se em situao de autoridade, de comando em relao aos particulares, por isso tambm chamado: Principio da Finalidade Publica. Respeita os direitos e garantias individuais; irrenuncivel pela autoridade administrativa. Interesse pblico primrio = da coletividade com um todo. Interesse pblico secundrio= patrimoniais ou financeiros. A supremacia = instrumento para a realizao de finalidades legais, segundo os critrios e procedimentos consagrados na ordem Jurdica. A autotutela= possibilidade de revogar ou anular sus atos por manifestao unilateral.
2. Presuno de Legitimidade:

a observncia da Lei por parte da Administrao Pblica.


3. Presuno de Veracidade:

Diz respeito certeza dos fatos; Tem como conseqncia o nus da prova invertido.

4. Legalidade: Importante aos direitos dos indivduos; Fruto da submisso do Estado lei; Para o Administrador = pressupe expressa previso legal autorizadora ou determinadora. Para ao particular= tal principio aplicado em uma acepo negativa, tornando legitimas todas as condutas privativas que no violem a lei; O Estado de DIREITO se apia no princpio da legalidade; A lei o fundamento de toda e qualquer ao Administrativa. O Administrador= s pode fazer o que a Lei autoriza. O Particular= o que a lei no probe. 5. Impessoalidade: outro nome conferido ao principio da finalidade (interesse publico); A Administrao deve tratar sem discriminao todos os seus administrados;

Descaracteriza a pessoa do agente, para caracterizar a pessoa do Estado;Trata-se de um principio da isonomia ou irregularidade.

6. Moralidade: Pressuposto de validade de todo ato administrativo; a perseguio de uma conduta honesta, justa e tica na atividade administrativa; O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

7. Publicidade: a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e inicio de seus efeitos externos; Promove a transparncia do atos da Administrao; No elemento formativo do ato; requisito de eficcia e moralidade; direito subjetivo publico; De natureza fundamental; Publicidade diferente de Publicao: Publicadade = qualidade daquilo que ou deve ser de conhecimento geral. Publicao = a ao de publicar. 8. Eficincia = Exige que a atividade seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional; Consolidado pela EC 19/98; Visa a busca da qualidade na prestao do servio pblico. 9. Finalidade: a busca do interesse pblico, o interesse do povo; um principio inerente ao principio da legalidade; Encontra-se na CF, sob a denominao de PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE; O administrador deve perseguir o interesse pblico contido na lei; O administrador s pode praticar o ato para obter o fim legal. 10.Ampla Defesa:

o direito do acusado de ter acesso a todos os instrumentos lcitos para provar sua inocncia. 11.Contraditrio; o direito de negar as acusaes impostas por outrem; um principio constitucional. 12.Motivao: a exposio das razes de fato e de direito; No pode ser conferida com motivo; Deve se justificar aos atos praticados. 13.Segurana Jurdica: Est relacionado com a previsibilidade do direito e a estabilidade das relaes jurdicas; Veda a aplicao retroativa de novas interpretaes; Este um principio que ultrapassa as fronteiras do direito administrativo; Sua funo : assegurar a estabilidade das situaes jurdicas j consolidadas. Algumas aplicaes desse principio so a ciosa julgada e o direito adquirido, que so protegidos. 14.Razoabilidade: A Administrao, ao atuar no exerccio de discrio, ter de obedecer a critrios aceitveis do ponto de vista racional em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas; Fruto da elaborao doutrinria e jusisprudencial a pratica do bom senso do administrador pblico perante o administrado. 15.Proporcionalidade:

a relao de meio e fim; apenas um espectro da razoabilidade.

16.Especificidade:

a proibio de modificao, alterao ou abandono dos fins ou objetivos das entidades estatais; EX: escola no pode atuar na rea de transporte. 17.Indisponibilidade: No permitido ao administrador dispor dos bens pblicos; O titular do interesse pblico o ESTADO; O rgo deve, guardar, defender, manter e realizar os bens e os interesses que administra. OBS: a disponibilidade dos bens pblicos est reservada manifestao Legislativa. 18.Continuidade do Servio Pblico: A atividade administrativa e o servio publico no podem sofrer paralisaes. EX: so as limitaes ao direito de greve. CF: o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especficas. 19.Tutela ou Controle: a autofiscalizao, ou seja, a Administrao Direta fiscalizar as atividades da Adm. Indireta, com o objetivo: De garantir a observncia das finalidades institucionais, impostas por outorga ou delegao. OBS: A pessoa jurdica criada tem suas finalidades controladas pela entidade matriz (seu criador), esse controle finalistico, no se falando em subordinao e, sim, em vinculao.

20.Autotutela: Possibilita administrao de controlar os prprios atos, apreciandoos quanto legalidade e ao mrito; Possibilidade de revogar ou anular seus atos por manifestao unilateral; O administrador deve policiar ou controlar os atos administrativos praticados; Impe-se diante de inconvenincia e inoportunidade a revogao do ato; ANULAR; Quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se origina direitos. REVOGA:

Quando por motivo de oportunidade ou convenincia respeitados os direitos adquiridos e ressalvada em todos os casos, a apreciao judicial.

ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA


Administrao direta: composta pelos rgos que esto ligados diretamente ao poder central, seja Federal, Estadual ou Municipal, quais sejam os prprios organismos dirigentes, seus ministrios e secretarias; Constitui-se dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos ministrios; So rgos e no pessoas jurdicas; Desconcentrao de servio pblico;plexo de competncia definidos por lei; Tm capacidade judiciria ou processual; Conjunto de rgos que integram as pessoas polticas do Estado, s quais foram atribudas competncias para exercer, de forma centralizada, atividades administrativas; Sentido restrito: Poder Executivo. Sentido Amplo: PE, PL, PJ, MP e T. de Contas. OBS: Teoria da centralizao = quando o Estado executa suas atividades diretamente por meio dos rgos e agentes integrantes da Administrao Direta. Teoria da Descentralizao = pressupe duas pessoas jurdicas distintas, uma poltica e outra Administrativa.

Administrao Indireta: So entidades, de criao e iniciativa privativa do Poder Executivo; formada por pessoas jurdica de direito pblico ou privado; Criadas ou institudas com base em lei especfica; Surgem pelo fenmeno da descentralizao administrativa; Composta por entidades que foram criadas com personalidade jurdica prpria para: Realizar atividades de governo que necessitam ser desenvolvidas de forma descentralizadas.

Constitui-se: 1. 2. 3. 4. Autarquia; Empresas pblicas; Sociedade de economia mista; Fundao pblica.

AUTARQUIA: Direito pblico; Criada por lei especfica; No pode ser criada por decreto; Criada por lei no sentido formal e material; Desempenham atividades tpicas da administrao pblica e no atividade econmica; EXPL Inss, Ibama, Incre, Dnocs, CVM, Bacem... Desempenha servio pblico descentralizados; Regime tributrio = imunidade de impostos; Responsabilidade Objetiva pelos danos causados a terceiros; Os bens so impenhorveis, imprescritveis e inalienveis; O servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica de direito pblico; Patrimnio prprio; Receitas prprias, para executar atividades tpicas da Administrao pblica; Gesto administrativa e financeira descentralizada; Extinta por lei;

Sua capacidade de auto-administrao vista em seus servios autnomos; Esto sujeitas a controle ou tutela; Possuem imunidade de impostos.

EMPRESA PBLICA: Personalidade jurdica de direito privado; Patrimnio prprio; Capital exclusivo da Unio/estado; Criada por lei para a explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa; Podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito; Necessita de autorizao por lei para explorao de atividade econmica; Pode ser: Unipessoal ou Pluripessoal, revestindo-se de qualquer forma de direito: ex: CEF, ECT... Sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria unio ou a entidade da Administrao indireta. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: S podar ser sociedade annima; Titular de direitos e obrigaes prprios distintos da pessoa que a instituiu; Direito privado; Criao autorizada por lei; Pessoal ocupante de empresa pblica; Forma de organizao, unicamente sob a forma de sociedade annima; Composio de capital = pblico e privado. Regime geral de previdncia social; No sujeitas a falncia; Bens penhorveis e executveis Foro Justia Estadual. FUNDAO PBLICA: Depende de lei especifica para a sua criao; Depende de lei complementar para definir sua rea de atuao; Pode ser pessoa jurdica de direito pblico ou privado;

Realizam atividades no lucrativas e no prprias do poder do estado; Registro em rgo competente; Autonomia administrativa; Patrimnio prprio; Funcionamento custeado por recursos da unio e de outras fontes; Do gnero autarquias; Possuem base fundacional (patrimnio); Titular de direitos e obrigaes prprias distintos da pessoa que a instituiu; Criao autorizada por lei especifica; Responsabilidade OBJETIVA.

RGOS PBLICOS
Unidade com atribuies especifica dentro da organizao do estado; Integram a estrutura de uma pessoa jurdica; Composto por agentes pblico que dirigem e compem o rgo voltado para o cumprimento de atividades estatal; Formam a estrutura do estado; Resultado da desconcentrao; No tem personalidade jurdica; So apenas parte de uma estrutura maior, esta sim tem personalidade; No tem vontade prpria, nem patrimnio; Limita-se a cumprir suas finalidades dentro da competncia funcional que lhes foi determinada pela organizao estatal; Centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertence; So entes mesmo despersonalizados, mantendo relaes funcionais entre si e com terceiros, resultando efeitos jurdicos; Unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao Direta e da estrutura da Administrao Indireta.

Caracterstica: Despersonalizao; Sem patrimnio prprio; Em regra, inexistncia de capacidade processual.

10

Elementos: Funo pblica, cargo e agente.

Estrutura: rgos Simples ou Unitrios = aqueles que possuem apenas um nico centro de competncia. rgo composto = sua estrutura possuem outro rgo menores, seja com desempenho de funo principal ou de auxiliar nas atividades; Esse fato resultado de desconcentrao administrativa; o que ocorre com os ministrios e Secretarias. Atuao Funcional: rgos singulares ou unipessoal = aqueles que decidem e atuam por meio de um nico agente, chefe ou representante, por isso chamado unipessoal. Ex: governadoria do estado Possuem vrios agentes auxiliares; Sua caracterstica expressa pelo desenvolvimento de sua funo por um nico agente, em geral o Titular. rgos colegiados ou pluripessoais = decidem pela manifestao de vrios membros, de forma conjunta e por maioria, sem a prevalncia da vontade do chefe; A vontade da maioria imposta de forma legal, regimental ou estatutria. Ex: tribunal de contas da unio e o senado federal. Posio estatal: Independentes = so os definidos na CF e representativos dos poderes do estado; No possuem subordinao hierarquia ou funcional, somente so controlados uns pelos outros; Seus membros so agentes polticos; Ex: CN, C.DEP., SF, CHEFIAS DO EXECUTIVO, TRIBUNAIS E JUIZES, MP e TRIBUNAIS DE CONTAS.

11

Autnomos = subordinados diretamente cpula da administrao; Tm ampla autonomia financeira, administrativa e tcnica; Caracterizando-se como: rgos diretivos, com funes de planejamento, superviso, coordenao e controle das atividades que constituem sua rea de competncia. Seus dirigentes so em geral, agentes polticos nomeados em comisso. EX: ministrios, secretarias, AGU e as procuradorias. Superiores = detm poder de direo, controle, deciso e comando dos assuntos de sua competncia especfica; Representam as primeiras divises dos rgos Indiretos e Autnomos; No possuem autonomia administrativa nem financeira; Sujeitos a subordinao e ao controle hierrquico; EX: Gabinetes, coordenadorias, departamentos, divises... Subalternos = so os que destinam execuo dos trabalhos de rotina, cumprindo ordens superiores; Exercem atribuies de mera execuo; Sempre, subordinados aos vrios nveis hierrquicos superiores. Ex: as sees de pessoal, de material e de expediente, portarias... AGENTES PBLICOS Toda pessoa fsica que desempenha, definitiva ou transitoriamente, alguma funo estatal; Que prestam servio ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta; So pessoas fsicas que realizam o exerccio da funo pblica, cometidas aos rgos e entidades da adm. Pblica; Nem sempre tem funo publica EX: agente de sade, membros de diretoria das assoc. de bairros; Agentes pblico so: 1. Agentes Polticos; 2. Agentes Administrativos ou Servidor Estatal: 2.1. Militares 2.2. Servidores Pblicos; 2.3. Empregados Pblicos; 2.4. Agentes contratados ou Temporrios. 3. Agentes Honorficos;

12

4. Agentes delegados; 5. Agentes credenciados.

Agente Poltico = pessoas fsica que exercem funo pblica no mbito do estado. No PE = so os chefes do executivo (presidente, gov., prefeito), e seus auxiliares diretos (ministros e secretrios); No PL = senadores, dep. Est. E fed., distritais e vereadores; No PJ = ministros dos trib. Superiores, desembargadores, juzes titulares e substitutos. MP = procuradores de justia e defensores pblicos, membros do T. de contas. OBS: todos so remunerados por subsdios. Agente Administrativo ou Servidor estatal: Todas as pessoas fsicas que prestem servio ao estado e s entidades da administrao indireta, mantendo vnculo profissional, sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico de entidade estatal a que servem; Possuem relao de trabalho com a Administrao Direta e Indireta, esta relao de natureza profissional, no eventual e com vnculo de subordinao. ELES SE DIVIDEM EM: MILITARES: so aqueles que pertencem s foras armadas ou s foras auxiliares; SERVIDOR PBLICO = concursados, titulares de cargo pblico, cargo em comisso e temporrios; Sujeitos ao regime estatutrio e ocupante de cargo pblico, pertencentes Administrao direta, autarquia e fundao pblica. EMPREGADO PBLICO = so os contratados sob o regime trabalhista, vulgarmente denominados de celetista e ocupantes de emprego pblico; Em regra pertencem s empresas pblicas e as sociedade de economia mista; Funcionrio da adm. Direta, das autarquias e fundaes pblicas; Remunerados por vencimentos. Agente Temporrio ou Contratados = so por tempo determinado; Exercem funo, sem estarem vinculados a cargo ou emprego pblico.

13

AGENTES HONORIFCOS = so os requisitados para prestarem servio pblico de forma transitria, em razo de sua condio cvica, de sua honorabilidade ou de sua notria capacidade profissional, sem vnculos empregatcio ou estatutrio, normalmente sem remunerao. Ex: mesrios e jurados do tribunal do jri. AGENTES DELEGADOS = so agentes pblicos a quem destinada funo especfica, para que ele exera em nome prprio do Estado e sob a permanente fiscalizao do DELEGANTE. Ex: titulares de cartrio judiciais e extrajudiciais; Tabelies, notrios, registradores; Os concessionrios e permissionrios; Os tradutores e interpretes pblicos. AGENTES CREDENCIADOS = so os que recebem poderes para representao do Poder Pblico em atos determinados como ocorre, por exemplo, nas transaes internacionais ou pratica certa atividades especfica, mediante remunerao pblica.

ATO ADMINISTRATIVOS Conceito: uma declarao do Estado (ou de quem lhe faa s vezes ex: um concessionrio de servio publico), no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas complementares da lei, a ttulo de lhe dar comprimento, e sujeita a controle de legitimidade por rgo jurisdicional; toda manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria; a produo de relao jurdico-administrativa com os particulares e com o prprio Estado; a manifestao unilateral de vontade da administrao pblica que produz extingue e modifica um direito; Corresponde a ato jurdico, haja vista ser manifestao da vontade humana que resulta em conseqncia jurdica;

14

Ex: radares fixados nas vias pblicas, praticando ato jurdico e ato administrativo.

Elementos ou Requisitos: Competncia; Finalidade; Forma; Motivo; Objeto. Eles constituem a infra-estrutura do ato, da serem reconhecidos como: REQUISITOS de VALIDADE.

Competncia = o poder atribudo ao agente (aquele que pratica o ato) para o desempenho especifico de suas funes; Requisito de ordem pblica; Conjunto de poderes que a lei confere aos rgos pblicos para que exeram suas funes com eficincia e assim assegurar o interesse publico; No pode ser derrogado; Pode ser delegada ou avocada, se no for exclusiva do rgo ou agente; Quando obrigatria: ela irrenuncivel, intransfervel, imprescritvel e imodificvel. OBS: a delegao instrumento de descentralizao administrativa Finalidade = um efeito mediato perseguido pelo estado; Carter objetivo, porque representa o escopo do prprio ordenamento jurdico; Seu vicio centra-se: no desvio de seu propsito, e gera abuso de poder; sempre interesse publico; nulo o ato visando interesse privado (antes ele deve visar o interesse publico); A lei indica explicita ou implicitamente.

15

Forma = o revestimento exteriorizador do ato, indicando o modo pelo qual este se apresenta; Se no existir forma no existe o ato; Sua forma normal a escrita; Seu vicio consiste na omisso ou na observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis. Motivo = o pressuposto de fato e de direito que determina a edio do ato administrativo; Todo ato administrativo praticado por algum motivo; Pode ser expresso em lei (ato vinculado); ou. A critrio do administrador (discricionrio). OBS: Motivo diferente de Motivao, esta a exposio do motivo. Objeto ou Contedo = s existe quando produz efeito jurdico, ou seja, quando em decorrncia dele se cria, extingue ou modifica um direito; Seu alcance especifico; Possui carter subjetivo; um requisito discricionrio; Seu vicio encontrado quando: O resultado do ato importa em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo. ATRIBUTOS 1. 2. 3. 4. 5. Presuno de legitimidade; Imperatividade; Auto-executoriedade; Mrito do ato; Teoria dos motivos determinantes.

Presuno de legitimidade = o pressuposto de todo ato administrativo, desta sua adio; Decorre de que a defesa do interesse pblico impe uma agilidade que seria invivel caso a administrao tivesse de submeter previamente ao PJ todo ato que editasse; Inerente ao nascimento do ato administrativo; Decorre do principio de legalidade da administrao; No a administrao quem deve provar a legitimidade do ato, e sim quem aponta o vicio;

16

Trata-se de uma presuno relativa, ou seja, um atributo Jris Tantun, pois legitimo at que se prove o contrario.

Imperatividade ou Coercibilidade = o poder de impor obrigao a terceiros, independentemente de sua concordncia; um atributo imperativo tambm chamado poder extroverso; Cria obrigaes para os que esto fora da rbita interna da administrao; Decorre da fora coercitiva do estado para a execuo dos atos; um atributo dos atos normativos (decreto), punitivos (como a imposio de multa administrativa) e dos atos de polcia ( apreenso e destruio de produtos comercializados ilegalmente); OBS: no se enquadra nessa categoria os atos que so do interesse do administrado e dependem de sua iniciativa. Ex: obteno de certides, autorizao e outros. Auto-executoriedade = a faculdade de executar imediata e diretamente seus atos, sem interveno ou autorizao prvia do PJ; EX: retirada dos moradores de uma encosta, destruio de alimentos imprprios para consumo. No restringir acesso do particular ao PJ nos casos: ameaa ou leso de direito, por arbtrio, desvio e excesso de poder; Especialmente no exerccio do Poder de Polcia; Assegura administrao pblica a faculdade de executar imediatamente ou diretamente seus atos sem interveno ou autorizao prvia do judicirio, especialmente no exerccio do poder de polcia; OBS: legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade so atributos que os distinguem dos atos jurdicos privados. Mrito do ato administrativo = trata-se do poder conferido ao administrador, nos atos discricionrios, de decidir a oportunidade e convenincia de sua pratica com relativa liberdade; A aferio do mrito administrativo no compete ao PJ. MERITO = o juzo de convenincia e oportunidade que s existe nos atos discricionrios. NOS ATOS DISCRICIONARIOS: A COMPETENCIA= s quem a lei autoriza pode praticar validamente o ato; A FORMA= que, se prevista em lei, deve ser observada, sob pena da declarao de nulidade; A FINALIDADE = que deve ser sempre o interesse pblico; O Motivo e o Objeto = MERITO ADMINISTRATIVO

17

Teoria dos Motivos Determinantes = o ato deve sempre guardar compatibilidade com a situao de fato que gerou a manifestao da vontade. SIGNIFICADOS AD NUTUM = a ordem, ao arbtrio, por vontade de determinada pessoa. EX NUNC = que no retroage. Deste momento pra frente. Desde agora. Ex tunc = retroage. Desde ento. A priori antes. Em principio. Titulo extrajudicial = so doc. Produzidos fora do juzo, no produzidos em razo de um processo judicial, mas em geral, por convenincia das partes.

Classificao dos Atos


Quanto aos destinatrios: Atos Gerais = abstratos; alcanam um numero indeterminado de pessoas. Ex: regulamentos, instrues normativas e circulares ordinatrios de servios. Atos individuais = possuem destinatrios determinado. Ex: exonerao de um servidor. Atos internos = portarias e instrues ministeriais. Atos externos = ex: permisses e licenas. Quanto as prerrogativas da adminstrao: Atos de imprio = so aqueles em que a administrao utiliza sua supremacia e obriga o administrador a cumprir o ato. Ex: desapropriao.

18

Atos de Gesto = ato da administrao que no se utiliza de supremacia. Ex: aluguel de imvel. Atos de expediente = so atos internos, que visam d andamento aos servios. Ex: encaminhamento de um documento autoridade que possua atribuio de decidir sobre seu mrito. Quanto liberdade da administrao: Atos vinculados = so atos regrados, no d margem ao administrador. Ex: licitao dispensada devido situao de investidura; A alienao aos proprietrios de imveis lindeiros de rea remanescente ou resultante de obra pblica; Imveis para fins residenciais. Atos discricionrios = possuem liberdade de escolha de seu contedo. Ex: licitao dispensvel no caso de interveno do domnio econmico por parte da Unio.

Quanto formao da vontade: Ato simples = depende de um nico rgo. Ato complexo = conjuno da vontade de dois ou mais rgos. Ato composto = o que resulta de um rgo, mas depende da verificao de outro. Ato nulo = aquele afetado por vcio insanvel desde sua instituio. Ato inexistente = aquele que tem apenas aparncia de manifestao regular da Administrao. Ex: pessoa sem competncia para exercer a funo pblica.

ESPCIES DOS ATOS Atos normativos = so a exteriorizao do ato por meio de comandos gerais e abstratos, aplicveis a todos os administrados; Visam correta aplicao da lei.

19

Ex: decretos, regulamentos, instrues normativas, regimento, resolues e deliberaes. Atos ordinrios = s atuam no mbito interno das reparties; No abrangem os particulares; Visam ao disciplinamento da administrao e conduta funcional de seus agentes. Ex: instrues, circulares, avisos, portarias, ordens de servio, provimento, ofcio e despacho.

Atos negociais = ocorrem entre o poder pblico e o particular; Visam concretizar negcios jurdicos pblicos, ou atribuir certos direitos ou vantagens ao interessado. Ex: licena, autorizao, permisso, aprovao, admisso, visto, homologao, dispensa, renncia e protocolo. Atos enunciativos = meio pelo qual o poder pblico atesta ou anuncia um fato ou emite sua opinio; Enunciam uma situao existente. Ex: certides, atestado, pareceres e apostilas. Ato punitivo = So aqueles que contm uma sano imposta pela AP. a todos os que infringem normas ou disposies legais, regulamentares ou ordinatrias dos bens ou servios pblicos. Visam punir ou reprimir as infraes administrativas ou a conduta irregular dos particulares ou mesmo dos servidores, perante a AP.

So eles:
8.5.1) Multa Administrativa A multa administrativa toda a imposio ou penalidade pecuniria a que se sujeita o administrado a ttulo de compensao do dano presumido da infrao. Nesta categoria entram, inclusive, as multas fiscais, modalidades do D. Tributrio. 8.5.2) Interdio de Atividade o ato pelo qual a AP. probe algum a praticar atos sujeitos ao seu controle ou que incidam sobre seus bens. Naturalmente, no se confunde com a interdio judicial de pessoas ou de direitos. A interdio administrativa baseia-se no poder de polcia administrativa ou no poder disciplinar da AP. sobre seus servidores e funda-se em processo regular com ampla defesa ao interessado. 8.5.3) Destruio de Coisas

20

o ato sumrio da administrao pelo qual se inutilizam alimentos, substncias, objetos ou instrumentos imprestveis ou nocivos ao consumo ou de uso proibido por lei. tpico de polcia administrativa e, via de regra, urgente, dispensando processo prvio, ainda que exija sempre auto de apreenso e de destruio em forma regular. 8.5.4) Atos de Atuao Interna Referem-se aos outros atos praticados pela AP. visando a disciplinar seus servidores, segundo o regime estatutrio a que esto sujeitos. Aqui o Poder age com larga margem discricionria, tanto na apurao das infraes, como na graduao da pena.

Extino do ato
Revogao = por convenincia e oportunidade, com efeito, ex nunc (=no retroativo). a supresso de um ato administrativo perfeito, legtimo e eficaz, realizada pela Administrao e somente por ela (jamais o Poder Judicirio) por no mais lhe convir. Toda revogao pressupe, portanto, um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse pblico. Obviamente, se o ato for ilegal e ilegtimo no ensejar revogao, mas sim, anulao.

Anulao = por ilegalidade, cabvel tanto a administrao, quanto ao poder judicirio, com efeito, ex tunc (retroativo); cumprimento de seus efeitos. a declarao de invalidade de um ato administrativo ilegtimo ou ilegal, feita pela prpria AP. ou pelo Poder Judicirio; Na revogao a AP. se vale do poder discricionrio para eliminar da ordem jurdica o ato inoportuno ou inconveniente, apesar de sua perfeio e validez. Na anulao o P. Pblico, reconhecendo que faz baixar ato ilegal, contrrio ordem jurdica ou a texto expresso da lei, suprime-o, fazendo cessar seus efeitos. Em suma, reconhecendo que praticou um ato contrrio ao Direito vigente, cabe AP. anul-lo imediatamente, para restabelecer a legalidade administrativa. importante salientar que o conceito de ilegalidade ou ilegitimidade, para fins de anulao de ato administrativo; No se restringe somente violao frontal da lei, mas abrange, igualmente, o abuso, por excesso ou desvio de poder, ou por relegao dos

21

princpios gerais de direito, eis que a padece de vcio de ilegitimidade, tomando-se invlido pela prpria AP., ou mesmo pelo Judicirio, via anulao; Os efeitos da anulao dos atos administrativos retroagem s suas origens, so ex tunc invalidando as conseqncias passadas, presente e futuras do ato anulado, porque o ato nulo ou inexistente, no gerando direitos ou obrigaes para as partes, reconhecida e declarada a nulidade do ato, pela AP. ou pelo Judicirio; o pronunciamento de invalidade que no admite convalidao. Desfaz todos os vnculos entre as partes, recompondo as coisas ao seu estado natural. CONTINUAO DE EXTINO DO ATO: Renuncia = do prprio beneficirio; desaparecimento do sujeito ou do objeto. Cassao = quando possvel, por descumprimento em sua execuo. Caducidade = extino do ato devido a norma jurdica nova, que torna o ato inadmissvel. Convalidao do ato = o saneamento quando o vcio do ato suprvel; Efeito ex tunc, isto , retroage; Saneamento que no acarrete leso ao interesse pblico, nem a terceiros.

SERVIDOR PBLICO Conceito:


uma classificao que se encontra dentro do conceito de Agente Publico; So agentes no polticos do poder executivo, servidores como aqueles; Vinculados ao estado, segundo regime jurdico prprio, que impe sua atuao permanente, continua e com subordinao hierrquica, com remunerao proveniente dos cofres pblicos; uma denominao ampla que abrange todo aquele que se vincula profissionalmente com a administrao publica, seja por meio de cargo ou emprego pblico; EXCEO, a contratao temporria que no ocuparo cargo ou emprego publico; Ocupante de cargo efetivo ou em comisso;

22

um termo utilizado, lato sensu (=segundo a lei), para designar as pessoas fsicas que prestam servio ao estado e s entidades da ADM.indireta, com vinculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos; Concursados, titulares de cargo publico, cargo em comisso e temporrios; Sujeitos ao regime estatutrio e ocupante de cargo pblico pertencente adm. Direta, autarquia e fundao pblica.

SO SERVIDORES PBLICOS: Servidor estatutrio = ocupante de cargo pblico provido por concurso publico e que so regidos por um estatuto, definidor de direitos e obrigaes. Empregado publico = ocupantes de emprego publico tambm provido por concurso publico, contratados sob regime de CLT tambm chamados de funcionrios pblicos. Servidor temporrio = que exercem funo pblica despida de vinculao a cargo em empresa pblica; Contratado por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, prescindido de concurso publico.

PROCESSO ADMINISTRATIVO
Diferena entre Processo e Procedimento; PROCESSO = o conjunto de atos coordenados para a obteno de deciso sobre uma controvrsia no mbito judicial ou administrativa; Caracterizado por um ordenamento de atos, com o fim de solucionar uma controvrsia; a srie de atos, logicamente ordenados, que tramitar perante a Administrao Pblica; um gnero, que se reparte em vrias espcies dentre as quais as mais freqentes se apresentam: no processo disciplinar, no tributrio ou fiscal. Processo administrativo propriamente dito = aqueles que encerram um litgio entre a Administrao e o administrado ou servidor. Processo administrativo impropriamente dito = dos simples expediente que tramitam pelos rgos administrativos sem qualquer controvrsia entre os interesados.

23

Procedimento = o modo de realizao do processo, ou seja, o rito processual; Se caracteriza pelo modo especfico do ordenamento desses atos. Princpios informadores: Legalidade objetiva = decorrente do princpio da legalidade e afirma que todo processo administrativo deve ser embasado em uma norma legal especifica sob pena de invalidade; a exigncia da preservao da lei. Oficialidade = impulso oficial do processo: uma vez iniciado, ainda que por particular, o processo passa a pertencer ao poder publico a quem compete seu impulsionamento at a ltima deciso, logo, a deciso do processo da administrao pblica. Informalismo ou formalismo moderado = a utilizao de ritos mais moderados, a no-exigncia de formalidades especiais. Verdade material = tambm conhecida como liberdade na prova, contrasta com a verdade formal dos processos judiciais; a adoo da verdade real, onde quer que se encontre. Contraditrio e ampla defesa = o direito que o acusado tem de manifestar-se a respeito de todos os fatos e ele imputados, para contradita-los. INICIO DO PROCESSO De ofcio = pela prpria administrao. A pedido = por provocao do interessado. O requerimento inicial do interessado, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: rgo ou autoridade a que se dirige; Identificao do interessado ou de quem o represente; Domicilio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; Formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; Data e assinatura de requerente ou de seus representante. OBS: vedada administrao a recusa imotivada de recebimento de documento.

Interessados no processo administrativos


Pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem com titular de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao;

24

Aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; As organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; As pessoas ou associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos. IMPEDIMENTO E SUSPEIO Impedimento = ocorre uma presuno absoluta de incapacidade para a pratica do ato. Suspeio = ocorre uma presuno relativa da incapacidade. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: Tenha interesse direto ou indireto na matria; Tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrerem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o 3 grau; Esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. OBS: a omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou amizade notria com alguns dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o 3 grau. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. Processo administrativo no amplo sentido: De expediente = toda autuao que tramita pelas reparties publicas. De outorga = aquele em que algum pleiteia algum direito ou o atendimento a algum de seu interesse perante a administrao.

25

De controle = aqueles em que a administrao confere ou checka situaes fiscalizando e, depois, declara sua efetividade. Ex: prestaes de contas, ou de atividades sujeitam fiscalizao.

Processo administrativo no sentido restrito: Processo punitivo = aqueles de autuao de infratores de posturas municipais. Ex: placas sem licenas, postura de higiene no atendidas. Processo administrativo disciplinar = os de punio dos servidores. Processo administrativo tributrio ou fiscal = exigncia ou dispensa do credito tributrio. Processo administrativo em geral = instrumentar impugnaes ao ato administrado em geral, hoje regulado pela lei 9784/99. Seus Critrios: I - atuao conforme a lei e o Direito; II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decora e boa-f; V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem deciso; VIII - observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados;

26

IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII - impulso, de oficio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. SEUS PRINCPIOS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Legalidade; Finalidade; Motivao; Razoabilidade; Proporcionalidade; Moralidade; Ampla defesa; Contraditrio; Segurana jurdica; Interesse pblico; Eficincia. Princpio da Publicidade

Principio da Legalidade = princpios norteador da administrao sob pena do administrador pblico ser responsabilizado por esta violao; Menciona o total condicionamento do administrador pretenso da Lei. Finalidade = a finalidade do ato seu intento finalistico; Todo ato administrativo procura obter uma finalidade de interesse da administrao pblica; Exige que o ato seja praticado sempre com a finalidade pblica;

27

O administrador fica impedido de procurar outro fim ou pratic-lo em seu prprio interesse ou em interesse de terceiros; O administrador ao agir contra este principio, estar revelando o seu DESVIO DE CONDUTA, este tornando-se abuso de poder.
Motivao = prev que todos os julgamentos dos rgos

do Poder Judicirio sero pblico e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade; um direito implcito do cidado; O ato administrativo, sem motivao, afronta o poder discricionrio, enveredando nas raias do arbtrio.

Razoabilidade = exprime a relao de congrituidade entre o fato e desempenho concreto da administrao pblica; Busca identificar o limite da lei. Moralidade = fundamental a ser acatado pela administrao pblica; Consiste na obrigao de agir com honestidade na administrao pblica.

Ampla defesa = Direito administrativo; Direito concedido a todos os funcionrios e particulares envolvidos em algum inqurito ou processo administrativos, fundado no princpio constitucional de que ningum pode ser condenado sem ser ouvido; Direito processual, Direito assegurado a todos aqueles que esto implicados num processo, admitindo-se o contraditrio, ou seja, dando possibilidade produo de provas. CONTRADITRIO = Lgica jurdica, Inconsistente ou incompatvel; o que contm contradio; Direito constitucional e direito processual; Princpio da audincia bilateral, que rege o processo, pois o rgo judicante no pode decidir uma questo ou pretenso sem que seja ouvida a pane contra a qual foi proposta, resguardando dessa forma a paridade dos litigantes nos atos processuais, visto que, mesmo nos casos.

28

Excepcionais em que a lei possibilita a pronunciao judicial inaudita altera parte haver oportunidade de defesa daquele contra quem a pretenso se dirige; Depoimento testemunhal que contm contradio; Garantia constitucional que assegura a todo aquele que for demandado em juzo o direito de defesa da acusao e de proteo de seu direito. Segurana jurdica = exerce o papel que torna vivel a efetivao real dos fundamentos e desgnios permanentes do Estado Democrtico de Direito em que se constitui a nao brasileira; Com isso viabilizando a harmonia das relaes cotidianas mediante conhecimento antecipado e reflexivo dos atos e dos fatos e efeitos deles advindos, bem como propiciando a concepo da conscincia constitucional. pode ser considerada como a certeza do individuo na correta aplicao dos valores e princpios de justia absorvidos pelo sistema de direito adotado em determinada sociedade. Princpio do Interesse Pblico
da essncia de qualquer Estado, de qualquer sociedade

juridicamente organizada com fins polticos, compondo o componente que o qualifica e que lhe d a identidade prpria; atributo do princpio do interesse pblico dos atos administrativos, enquanto vedao da promoo pessoal de agentes ou autoridades pblicos respeite ao princpio da impessoalidade e ao da finalidade dos atos; o relacionado sociedade como um todo e somente ele pode ser legitimamente objetivado, vez que o interesse que a lei consagra e entrega incumbncia do Estado como representante da sociedade. Princpio da Eficincia. Os princpios constitucionais que norteiam a Administrao Pblica foram acolhidos pela Emenda Constitucional n 19/1998, com o acrescentamento do princpio da eficincia, pelo qual se

29

busca reduzir os gastos pblicos, acolhendo, em mais larga medida, aos princpios da economicidade e legitimidade dos gastos pblicos; Pelo princpio da eficincia, nos termos da Constituio Federal, fica o administrador pblico obrigado a operar como dirigente, como empresrio, objetivando retirar de seus recursos que sejam disponveis o mximo do que deles pode ser alcanado,implicando, necessariamente, na formao de um novo cenrio para os gestores da coisa pblica. Princpio da publicidade inerente aos regimes polticos democrticos, abrange toda a atuao estatal, estando os atos concludos ou em formao. Destarte, a sua aplicao no PAD, nada mais que uma conseqncia fundamental da sua essncia de conferir transparncia aos atos administrativos. Sem publicao no fluem os prazos para impugnao administrativa ou anulao judicial, quer o de decadncia para impetrao de mandado de segurana (120 dias da publicao), quer os de prescrio da ao cabvel (15). No um requisito de forma do ato administrativo, requisito de eficcia e moralidade. Sendo assim, os atos irregulares no se convalidam com a publicao, nem os regulares a dispensam para sua exeqibilidade, quando a lei ou regulamento a exigem (16). Ipsis literis, o Princpio da Publicidade no P A D pode ser resumido como o direito discusso probatria, na comunicao de todos os atos do processo, e na necessidade de motivao da deciso, motivao esta, alis, inerente a todos os atos que compem o Direito Administrativo.

Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: I - atuao conforme a lei e o Direito;

30

II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decora e boa-f; V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio. DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir.

31

1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. 2o Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. 4o O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. Art. 24. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior. Pargrafo nico. O prazo previsto neste artigo pode ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao. Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao.

A intimao dever conter: I - identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa;

32

II - finalidade da intimao; III - data, hora e local em que deve comparecer; IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; V - informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; VI - indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

2o A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. 3o A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. 4o No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. 5o As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Pargrafo nico. No prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado. Art. 28. Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse. Art. 29. As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso realizam-se de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo do direito dos interessados de propor atuaes probatrias.

33

1o O rgo competente para a instruo far constar dos autos os dados necessrios deciso do processo. 2o Os atos de instruo que exijam a atuao dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes. Art. 30. So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. Art. 31. Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. 1o A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas. 2o O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. Art. 32. Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. Art. 33. Os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de organizaes e associaes legalmente reconhecidas. Art. 34. Os resultados da consulta e audincia pblica e de outros meios de participao de administrados devero ser apresentados com a indicao do procedimento adotado.

Art. 35. Quando necessria instruo do processo, a audincia de outros rgos ou entidades administrativas poder ser realizada em reunio conjunta, com a participao de titulares ou representantes dos rgos competentes, lavrando-se a respectiva ata, a ser juntada aos autos.

34

Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado sem prejuzo do dever atribudo ao rgo competente para a instruo e do disposto no art. 37 desta Lei. Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados esto registrados em documentos existentes na prpria Administrao responsvel pelo processo ou em outro rgo administrativo, o rgo competente para a instruo prover de ofcio, obteno dos documentos ou das respectivas cpias. Art. 38. O interessado poder na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. 1o Os elementos probatrios devero ser considerados na motivao do relatrio e da deciso. 2o Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. Art. 39. Quando for necessria a prestao de informaes ou a apresentao de provas pelos interessados ou terceiros, sero expedidas intimaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies de atendimento. Pargrafo nico. No sendo atendida a intimao, poder o rgo competente, se entender relevante a matria, suprir de ofcio a omisso, no se eximindo de proferir a deciso. Art. 40. Quando dados, atuaes ou documentos solicitados ao interessado forem necessrios apreciao de pedido formulado, o no atendimento no prazo fixado pela Administrao para a respectiva apresentao implicar arquivamento do processo. Art. 41. Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

35

1o Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 2o Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. Art. 43. Quando por disposio de ato normativo devam ser previamente obtidos laudos tcnicos de rgos administrativos e estes no cumprirem o encargo no prazo assinalado, o rgo responsvel pela instruo dever solicitar laudo tcnico de outro rgo dotado de qualificao e capacidade tcnica equivalentes. Art. 44. Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado. Art. 46. Os interessados tm direito vista do processo e a obter certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito privacidade, honra e imagem. Art. 47. O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente.

DA DESISTNCIA E OUTROS CASOS DE EXTINO DO PROCESSO

36

Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1o Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2o A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

DO RECURSO ADMINISTRATIVO E DA REVISO Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 1o O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. 2o Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo. 3o Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa.

Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo:

37

I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. Art. 59. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 1o Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 2o O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita. Art. 60. O recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgarem convenientes. Art. 61. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. Pargrafo nico. Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso. Art. 62. Interposto o recurso, o rgo competente para de ele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes.

Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto:

38

I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. 1o Na hiptese do inciso II, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. 2o O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. Pargrafo nico. Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. Art. 64-A. Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. Art. 64-B. Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

DOS PRAZOS

39

Art. 66. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. 3o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. Art. 67. Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem. DAS SANES Art. 68. As sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa. DAS DISPOSIES FINAIS Art. 69. Os processos administrativos especficos continuaro a regerse por lei prpria, aplicando-se-lhes apenas subsidiariamente os preceitos desta Lei. Art. 69-A. Tero prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessados: I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; II - pessoa portadora de deficincia, fsica ou mental;

IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, neuropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Piaget (ostete

40

deformante),contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo. 1o A pessoa interessada na obteno do benefcio, juntando prova de sua condio, dever requer-lo autoridade administrativa competente, que determinar as providncias a serem cumpridas. 2o Deferida a prioridade, os autos recebero identificao prpria que evidencie o regime de tramitao prioritria. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

FASES 1. 2. a. b. c. 3. Instaurao; Inqurito administrativo: Instruo; Defesa; Relatrio. Julgamento ou deciso (pedido de reconsiderao e recurso).
1. Instaurao = ocorre com a publicao do ato que constitui a

comisso que vai julgar o indigitado servidor; da suma importncia que a pea de inicio determine de forma clara e precisa o objeto da lide de forma a possibilitar a justificao plena do apontado. 2. Inqurito Administrativo:

INSTRUO = so apurados de forma precisa os fatos que deram origem ao PAD; A autoridade administrativa tem nesta sub-fase do processo a oportunidade de produzir as provas de acusao. DEFESA = Garantida na CF, como principio que deve reger todos os processos federal ou administrativo.

41

RELATORIO = a apreciao clere e sucinta do que ocorreu no processo, no carrega efetivo vinculativo para a administrao pblica que pode no seguir as concluses da comisso processante, desde que informe os motivos que levaram a tomar deciso divergente. 3. Julgamento = com a deciso da autoridade administrativa acerca do objeto da lide em questo: esta fase vinculativa devendo se basear em elementos probatrios existente, necessariamente, no PAD.

You might also like