Trabalho de Educação Física

Benefícios das atividades anaeróbicas, aeróbicas,musculação e a diferença entre alongamento e flexibilidade.

Carolina Enéas Cabral de Vasconcellos nº 8 2º ano do Ensino Médio

EFX. assim você poderá ter uma vida saudável. desfrutará desses benefícios em repouso e durante a atividade física. . otimizando o trabalho do coração e diminuindo os fatores de risco de doenças coronárias (arterioesclerose e cardiopatias). longe de algumas enfermidades.  Aumento do débito cardíaco (reflete a capacidade funcional do sistema circulatório). resistência aeróbia. Sem dúvida. pesquisas consistentes mostram que essas atividades físicas regulares. aumenta o transporte de oxigênio quanto a regulação da temperatura durante o exercício. no aumento da auto-estima. maior capilarização de vasos. Se a sua meta é emagrecer ou se sentir mais saudável. Aumento na espessura da cartilagem em todas as articulações. comece realizando caminhada ou corrida na esteira. ritmo. na melhora do estado de humor.  Diminuição da freqüência cardíaca em repouso. além de atividades como Spinning e Jump. combinada com bons hábitos alimentares são eficientes e saudáveis para o controle de peso. provavelmente. visto principalmente em indivíduos sedentários. em alta intensidade esses efeitos são inibidos.. bicicleta. Vejamos alguns benefícios potenciais do exercício aeróbio regular:  Aumento da capacidade respiratória.  Pode ocorrer a estimulação do crescimento no comprimento e na circunferência do osso.  Diminuição do percentual de gordura.  Redução no estado de ansiedade e em vários índices de estresse. carregando mais nutrientes e oxigênio para as células. acompanhados pelo aumento do consumo de oxigênio máximo (VO2máx). resultando um maior volume de ejeção do coração tanto em repouso quanto durante o exercício. O indivíduo que se submete a um treinamento aeróbio. fazendo aumentar a densidade óssea. com baixa intensidade no exercício.  Aumento do volume sangüíneo total. antes de tudo. A maior redução é da pressão sistólica. Os benefícios da atividade aeróbica As atividades aeróbias são comumente relacionadas somente ao objetivo de emagrecimento.  Melhor adaptação ao calor.  Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular. além de melhorar sua aptidão física e saúde geral. com o treinamento aeróbio há um menor nível de colesterol sérico LDL (“mau” colesterol) e aumento nos níveis de HDL (“bom” colesterol). estamos falando de saúde.  Melhoria e aumento das capacidades físicas como coordenação. Então. há muitos outros benefícios importantes. Tire vantagem dos benefícios que a atividade aeróbia regular proporciona. exercícios aeróbios auxiliam na perda de peso. porém. Aumentam a cavidade das câmaras cardíacas.  Diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso e no exercício.  Reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo.. no alívio de sintomas de depressão e elevação dos padrões de saúde relacionados à qualidade de vida. isso se evidencia nos hipertensos.

nadar e pedalar requerem grande quantidade de oxigênio para gerar energia por período prolongado de tempo. Exercícios como caminhar. que tem a creatina fosfatada como principal fonte de energia. O sistema de ácido lático é o dominante durante exercícios de intensidade alta a máxima. Durante períodos de tempo mais longos de exercício físico. O segundo é um uso ineficiente da glicose e produz sub-produtos que. . que usa glicose na ausência de oxigênio. o que é chamado de exercício aeróbio. mas ele também é responsável por uma parte da energia durante exercício aeróbio. uma vez que o organismo é capaz de livrar-se dos subprodutos anaeróbios até um certo nível. significa literalmente "sem oxigênio" ou "sem presença de oxigênio“. sprints. saltos. Músculos que são treinados sob condições anaeróbias desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade. A palavra anaeróbio. São atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos. Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação. O treino aeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração. A eficiência da remoção dos sub-produtos pelos músculos melhora através do treinamento. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular. qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Há dois tipos de sistema de geração de energia anaeróbica: o ATP-CrP. de forma contínua e ritmada. durante curto período de tempo (em torno de um minuto). por outro lado. Os benefícios da atividade aeróbica Exercício Anaeróbico é um tipo de atividade física em que predomina o fornecimento de energia por processos metabólicos que não envolvem oxigênio. Exercícios aeróbicos. O exercício anaeróbico é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo. o metabolismo aeróbico provê a energia. e o ácido lático (ou glicólise anaeróbia). acredita-se. pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio mais rápida por todo o corpo. correr. sejam prejudiciais ao funcionamento muscular. incluem atividade realizadas por longos períodos de tempo em menor intensidade.

com as diferentes intensidades. da alimentação. Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos. . hipertensão (pressão arterial acima do normal). na definição do programa de treinamento. Contudo. velocidade de execução dos movimentos. Um benefício da prática da musculação é utilização de exercício para a correção postural. na orientação quanto a dúvidas. A presença de um profissional na área é fundamental no processo de evolução do praticante. melhora da estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. cardiopatias (distúrbios no coração). sem dúvida. Praticando-se musculação com envolvimento. na identificação da execução correta dos exercícios. aumento da resistência muscular. séries. pode-se planejar o treinamento para fortalecer os músculos afetados pela má postura. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área. pessoas em quadro pósoperatório ou recuperando-se de lesões. com possibilidade de fortalecimento muscular. aprimoramento do desempenho esportivo. no correto posicionamento nos aparelhos. A análise do especialista deve identificar exercícios e alongamentos mais adequados a cada problema. estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo. ainda. e períodos de recuperação entre os treinos. e até mesmo da suplementação. melhoria do condicionamento físico e da performance esportiva. diminuição do peso e percentual de gordura corporal. você terá muitos benefícios. Contudo. Nas mulheres a musculação. indivíduos com doenças como diabetes. volumes. A musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiência física. é necessário ter disciplina. intervalos entre as séries e os exercícios. os resultados dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos. Benefícios da musculação O praticante de musculação pode ter como objetivos o aumento da força e damassa muscular. Outros benefícios da musculação são o aumento da massa muscular. aumento da proteção dos ossos e articulações. aumenta o volume dos músculos modelando o corpo. seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites. o tipo de treinamento.

ou seja. Não força a articulação. o grau de amplitude em que uma estrutura pode se afastar da outra. podemos dizer que a flexibilidade é considerada uma valência física e o alongamento o meio para desenvolver esta valência. Alongamento X Flexionamento É importante ressaltar a diferença entre alongamento e flexionamento. No entanto. Ela não é generalizada. os componentes plásticos são deformados pelo trabalho. O alongamento enquanto isso é um conjunto de técnicas. O alongamentoé um processo natural que dura alguns segundos e prepara a musculatura para qualquer atividade e pode ser feito por qualquer pessoa. se uma pessoa tem como objetivo ganhar mais flexibilidade. ela necessita de um trabalho mais intenso e de maior duração. ao passar disso seria considerada hiperflexibilidade. Assim sendo. como costumamos fazer após acordarmos. os componentes elásticos são estirados ao nível submáximo e os mecanismos de propriocepção e os terminais nervosos da dor não são estimulados. Um exemplo seria uma pessoa com ótima flexibilidade nos joelhos e péssima nos ombros. a flexibilidade. Diferenças entre Flexibilidade e Alongamento Flexibilidade é definida como a total amplitude de um movimento na articulação (grau 0) ou de grupos de articulações envolvidos num determinado esforço com ou sem a ajuda de uma pessoa ou equipamento. Não tem risco de distensão e não há aumento da mobilidade articular. Google . podendo ate ser específica para um só movimento na articulação de determinado movimento. exercícios ou manobras terapêuticas que tem por objetivo alongar (esticar) estruturas de tecido mole para se manter ou aumentar a amplitude dos movimentos de determinada flexibilidade. pode ser utilizado como aquecimento ou após atividades físicas. evita a nodosidade muscular. A flexibilidade é a amplitude de movimentos (ADM). onde o máximo seria o ângulo de 0º. ou seja. Fonte : Wikipédia . Já o alongamento é um conjunto de técnicas utilizadas para se manter ou para se aumentar a amplitude de movimentos. que é o flexionamento.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful