You are on page 1of 4

MI 007/07 BR

Plano de Vo

Reviso: 0 01/10/2007

Pgina 1 de 4

1. Introduo
O plano de vo o instrumento bsico para o controlador poder seqenciar o fluxo e monitorar de maneira eficaz o vo de uma aeronave. O seu correto preenchimento assim como o fiel cumprimento do mesmo garantem um vo seguro e tranqilo.

2. Preenchimendo do Plano de Vo
Para permitir ao controlador analisar o plano de vo (PLN), recomenda-se envi-lo alguns minutos antes de realizar a chamada para a autorizao. As informaes bsicas que devem constar de um Plano de Vo constam nos itens abaixo e independem do software de conexo a ser utilizado. a) Regra de Vo, VFR ou IFR Conforme desejado, a regra de vo deve ser VFR ou IFR. Esta definio ir influir diretamente no preenchimento de alguns campos do plano de vo b) Cdigo ICAO do aerdromo de partida O cdigo do aerdromo onde se encontra a aeronave composto por 4 letras. No caso de decolagem de fazendas, deve-se observar o ICAO real e no o disposto no Flight Simulator, que muitas vezes apresentam erros contento letras e nmeros. c) Cdigo ICAO do aerdromo de destino Local para onde se deseja voar, observando se o aerdromo tem capacidade de receber a aeronave selecionada. Importante verificar tambm as condies meteorolgicas no destino. d) Cdigo ICAO do aerdromo de alternativa A definio da alternativa deve ser considerada para o clculo de combustvel e deve ser conservadora. Nada impede que, em no se podendo pousar no destino, possa ser coordenada uma alternativa mais prxima do que a do plano. Aerdromos mais restritos do que os de destino no so recomendados, como SBBH, SBSP ou SBRJ. Para efeitos de plano de vo, recomenda-se utilizar alternativas com distncia superior a 40NM do destino. e) Nvel de vo ou Altitude Devem ser respeitadas as altitudes mnimas nas rotas, alm da direo do vo versus os nveis pares ou mpares conforme apresentado no manual estrutura do espao
Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsim.com.br

MI 007/07 BR

Plano de Vo

Reviso: 0 01/10/2007

Pgina 2 de 4

areo. Quando voando localmente e abaixo da altitude de transio, deve-se voar utilizando altitude. f) Rota a ser voada (no incluir SID e STAR) Antes de qualquer vo, necessrio um planejamento por mais simples que seja. Para isso so usadas siglas e nunca texto descritivo. Se a rota for direta da origem ao destino, deve ser preenchido apenas DCT, a abreviatura para DireCT. Se houver algum desvio a ser feito, utilize DCT (FIXO), DCT (VOR) ou DCT (NDB). Caso seja um toque e arremetida, utilize apenas TGL, que a abreviatura para Touch-and-go-landing. Em se tratando de vos em aerovias, deve-se colocar o nome da aerovia e se huver mudana de aerovia durante a rota, especificar o fixo onde ela foi feita seguido do nome da prxima aerovia.Exemplos: - DCT Direto da origem para o destino; - DCT STN Direto Santana e aps, direto ao destino; - TGL Ser realizado toque e arremetida no aerdromo; - W48 Vo completamente realizado dentro da aerovia W48 - G677 FLN W48 At o NDB FNL pela G677 e aps este NDB via W48 Nota: No deve constar procedimento de sada e nem de chegada, pois os procedimentos esto sujeitos a condies meteorolgicas ou trafego. Caso deseje algum especfico solicite ao controlador na autorizao do plano g) Comments ou Remarks Podem ser utilizados a critrio do piloto. Obrigatoriamente deve-se preencher se a aeronave possui radio por voz ou por texto ou apenas recebe por voz, utilizando-se os cdigos /V, /T ou /R respectivamente. Os comentrios padro so sempre precedidos de / e podem ser, entre outros: - FROM/ - seguido do ultimo aerdromo de onde veio a aeronave - OPR/ - seguido do nome da empresa ou pessoa fsica operadora da aeronave Nota: Evite informao desnecessria.

2.1. SquawkBox 3 Para os pilotos que utilizam o SquawkBox 3 para conexo, necessrio clicar em Start e selecionar Flight Plan. Antes de preencher o PV, note que as janelas Callsign e Aircraft Type no podem ser editadas aqui no PV. Existem duas formas de fazer isso: a) No menu do FSimulator, escolha a aeronave que quer voar e seu prefixo (callsign). O SquawkBox importa essas informaes; ou b) No prprio SquawkBox clique em Start >Change aircraft, escolha o tipo de aeronave e quando clicar em Connect, preencha o campo Callsign.

Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsim.com.br

MI 007/07 BR

Plano de Vo

Reviso: 0 01/10/2007

Pgina 3 de 4

Preencha o Plano conforme exemplo abaixo e clique em Send Flight Plan para enviar o Plano para os Controladores. Chame o controlador ativo no aerdromo de partida ou tenha jurisdio sobre ele, ou seja, na seguinte ordem: DEL, GND, TWR, APP ou CTR e solicite aprovao do PV.

2.2. FSInn Utilizando o FSInn para conexo, necessrio clicar no boto FP. Antes de preencher o PV, note que as janelas Callsign e Aircraft Type no podem ser editadas aqui no PV. No menu Aircraft do FSimulator, escolha a aeronave que quer voar e seu prefixo (callsign). O FSInn importa essas informaes Preencha o Plano conforme exemplo abaixo e clique em Send to Tower para enviar o Plano para os Controladores.

Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsim.com.br

MI 007/07 BR

Plano de Vo

Reviso: 0 01/10/2007

Pgina 4 de 4

Chame o controlador ativo no aerdromo de partida ou tenha jurisdio sobre ele, ou seja, na seguinte ordem: DEL, GND, TWR, APP ou CTR e solicite aprovao do PV.

3. Exerccios
a) Voc quer ir de SBCT para SBGR. Voc pode colocar SBSP como aerdromo de alternativa no PLN? Justifique b) Ao preencher um PLN IFR, possvel escolher SDJD (Jundia) como aeroporto alternativo? Por qu? c) Qual a rota mais apropriada para um vo VFR de SDSC (So Carlos) para SDPW SDJD (Piracicaba)? a. SOBRE RODOVIAS b. AEROVIA DIRETA c. DCT d. SDSC/PARA/SDPW d) Em um vo IFR de SBSP para SBRJ foi escolhido o FL115, como e no campo rota apresentava: SBSP DCT TRIGO G678 BOTOM DCT SBRJ. Corrija o(s) campo(s) errado(s) de modo que este PLN permanea no espao areo inferior. e) Se o PT-ABC apenas recebe apenas as instrues por voz, mas no possui microfone, como ele deve indicar no plano?
Documentao de uso exclusivo no vo virtual. Proibida a reproduo. VATSIM Brasil http://www.vatsim.com.br

You might also like