You are on page 1of 4

Legalizao das Drogas

A questo da legalizao das drogas sempre assunto atual e necessrio. O uso e trafico de substncias entorpecentes causa um problema social de grande repercusso em todo o Pas. Os jornais mostram diariamente as crackolandias nos grandes centros metropolitanos e as imagens assustam demasiadamente as pessoas de bem da sociedade. Os fatos nos mostram que o uso de drogas aumentou consideravelmente ou se tornou pblico O Estado punia o uso de drogas com penas de priso e, aps o novo Estatuto antidrogas, adotou uma poltica de reduo da punibilidade dos usurios. O usurio passou a ser considerado um problema de Sade Pblica e as medidas judiciais cabveis passaram a terem carter administrativo judicial. O Estado no teve a coragem de legalizar o uso de drogas. . A verdade que o Estado atendeu apelos de setores sociais que no queriam ver os usurios sendo levados ao crcere e adotou conduta hipcrita. As pessoas esclarecidas e realistas sabem que no h como eliminar o uso e trfico de drogas com o atual ordenamento jurdico (conjunto de leis que regem o Pas). O ordenamento jurdico visa proteo dos direitos fundamentais do cidado e esta proteo se aplica aos criminosos. A proteo dos direitos fundamentais ocasiona muitas absolvies de traficantes e restries atuao policial. Quantas vezes traficantes foram presos e posteriormente absolvidos devido ao excessivo protecionismo legal? Nossa sistemtica legal teria que mudar. A legislao teria que ser extremamente rigorosa e a aplicao dela causariam enormes clamores sociais. Soma-se o gigantesco investimento em represso (policial, judicial e penitencirio). Os gastos na represso seriam astronmicos. O prejuzo social, patrimonial e humano seria enorme. Imagine a quantidade de policias, promotores, serventurios da justia, agentes penitencirios, juzes teriam que serem empregados para cumprir a legislao. Alm disso, possivelmente no lograramos xito com a atual ordem constitucional. Provavelmente uma nova constituio seria necessria com a finalidade de aumentar os poderes do Estado em detrimento dos cidados e, esta mudana constitucional iria contra todo o pensamento jurdico, social, econmico nacional e mundial. Podemos dizer que todas essas mudanas necessrias a um combate efetivo as drogas seria inoportuno e inconveniente poltico, econmico, social, financeiro entre outros fatores.

O trfico segue uma regra bsica da economia que a da oferta e procura. A procura dos usurios cria um mercado lucrativo para uma parcela de indivduos gananciosos que iro ofertar o produto e, conseqentemente, a oferta acaba criando mais procura. Todos os bons comerciantes sabem que a formao do preo passa pelo custo do produto e o lucro. O custo geralmente implica em matria prima, mo de obra, transporte, impostos, oferta, procura entre outros. As drogas possuem um fator extremamente interessante no custo para o ganancioso. Este fator o risco. A possibilidade de ser preso, perder a mercadoria, o processo produtivo e os bens adquiridos no trfico transforma o fator risco no maior maximizador do preo e o maior atrativo. As drogas no guardam uma proporo entre o custo efetivo de produo e o preo final. O ingrediente risco o principal componente do preo final. Suponhamos que um quilo de cocana efetivamente custe R$ 100,00 (cem) reais para ser produzido sem o fator risco e em conseqncia do fator risco em todo processo produtivo e logstico leve o custo final para o consumidor (soma-se custo de produo + lucro) para a cifra de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O custo seria formado quase que, exclusivamente, pelo risco. Nesse sentido, uma pessoa que estivesse disposta a ariscar lucraria muito enquanto no fosse preso. Acredito que a soluo vem da eliminao do fator risco do custo das drogas ilcitas. Sem o fator risco o mercado no seria to interessante. Nesse sentido, o mercado de substncias entorpecentes seria igual qualquer outro. A eliminao do fator risco demanda a legalizao das drogas e a sua livre venda, transporte, produo etc... O preo das substncias entorpecentes entraria em queda livre. Qualquer pessoa compraria um quilo de maconha como se comprasse um quilo de tabaco. Os usurios teriam muito mais facilidade de comprar a droga e no precisariam cometer vrios furtos, roubos, apropriaes indbitas, estelionatos para terem o dinheiro necessrio a tal dispendioso vcio. Os dependentes qumicos seriam como os alcolatras. (os alcolatras so bem menos criminosos do que os usurios de substncias entorpecentes devido ao fato da bebida ser mais acessvel). Ambos os vcios so prejudiciais e resultam em crimes, mas no alcoolismo a proporo bem menor. Evidentemente, muitas pessoas imediatamente dariam gritos de revolta contra tal idia, tal possibilidade. No entanto, o que os cidados contrrios a legalizao ignoram todo o contedo econmico por trs da atual represso. A represso as substncia entorpecentes custa muito caro aos cofres pblicos. Se tivssemos condies de apurar rigorosamente todo o custo da represso provavelmente j teramos legalizado as substncias entorpecentes e investido o dinheiro no Sistema Educacional e de Sade.

A represso comea no sistema policial. As policias militares e civis dedicam grande parte de seus recursos humanos e logsticos a esta empresa. As corporaes juntas, em todo Pas, gastam bilhes em investimento em treinamentos, salrios de policiais e investigadores, aquisio de equipamentos etc... Os inquritos contabilizam milhes no territrio nacional. Isto, sem mencionar a Polcia Federal. A Administrao da Justia gasta muito mais que o sistema de represso policial, pois os funcionrios da Justia so melhores remunerados do que os policiais. A montagem dos processos extremamente dispendiosa. So vrias intimaes, notificaes, publicaes, a estrutura fsica necessria, entre outros fatores que maximizam o custo da Administrao da Justia Pblica. Por ltimo devemos lembrar-nos do Sistema Prisional. O custo dele altssimo. Afinal, manter presos com dignidade no barato. Indubitavelmente, o custo da represso bilionrio ou trilionrio. Agora, pensemos em todo esse dinheiro e recursos humanos dedicados a Educao e Sade Pblica. Podemos dizer que com absoluta certeza que esses setores to essenciais melhorariam. Todavia, a anlise no se interrompe nesse estgio. A legalizao transformaria as substncias entorpecentes em mercadorias lcitas. A licitude dessas mercadorias permitiria a ocorrncia de novos fatos geradores do ICMS (imposto de circulao de mercadorias e servios), do ISSQN (imposto sobre servios de qualquer natureza), do IPI (imposto de produtos industrializados), contribuies sociais, taxas diversas etc... As substncias entorpecentes gerariam rendas para os cofres pblicos que poderiam novamente ser revertidas aos Sistemas Educacionais e de Sade. A legalizao permitiria um controle administrativo das reas de Vigilncia Sanitria, Sade Pblica semelhana dos remdios controlados. Tal controle melhoraria a qualidade da substncia entorpecente oferecida aos txicos dependentes. Afinal, j que eles so dependentes qumicos no justo que tenham produto de pssima qualidade. O mal j est presente devemos tentar reduzi-lo. Alm do todo exposto, existe outra benesse da legalizao das drogas. Tal medida legal acabaria com a marginalizao e criminalizao dos traficantes e usurios. O moderno Direito Penal tem o escopo de reduzir ao mximo a criminalizao dos cidados. Acredito que a Poltica do Estado Democrtico de Direito deve ser a poltica da incluso social e no da excluso (atravs dos processos de criminalizao). Anualmente, milhares de cidados que tinham uma vida normal passam a ser considerados bandidos, marginais, criminosos devidos a algum tipo de envolvimento com as substncias entorpecentes. Tais cidados passam a participar de uma sub-cultura subversiva ao ordenamento jurdico dentro dos estabelecimentos prisionais. Trata-se da

cultura de cadeia. A descriminalizao das drogas evitaria esse contato com o mundo do crime. As organizaes criminosas que visam ao trafico de drogas perderiam seu objeto criminoso. O Estado precisa inverter o foco e considerar o problema das drogas apenas como de Sade Pblica e direcionar todos os recursos expendidos na represso para a Sade. Alm disso, aproveitar uma possibilidade de renda destas substncias que na verdade so mercadorias exposta a um mercado de consumo cativo. A represso as drogas serviu e serve para dizimar milhares de vidas dos policiais, cidados inocentes e pessoas que atualmente so consideradas criminosas. Quantas vezes foram noticiados assassinatos pelos meios de comunicao nas diversas operaes policiais, disputas por territrio entre organizaes criminosas, nos diversos roubos que servem de aporte financeiro ao trfico? E, tudo isso por termos uma cultura de represso ao comrcio de uma mercadoria. O Estado precisa abandonar os preconceitos religiosos e sociais que cercam as substncias entorpecentes e encarar tal fato de uma forma cientfica e econmica.

Welington Evangelista Teixeira Bacharel em Direito; Habilitado na Ordem dos Advogados do Brasil; Policial Militar de Minas Gerais. Cidado Lagopratense. welingtonteixeira@yahoo.com.br

You might also like