You are on page 1of 5

1. Quais so as causas da epilepsia?

A causa pode ser uma leso no crebro, decorrente de uma forte pancada na cabea, uma infeco (meningite, por ex.), neurocisticercose (ovo de solitria no crebro), abuso de bebidas alcolicas, de drogas, etc. s vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. Muitas vezes no possvel conhecer as causas que deram origem a epilepsia.

2. Como feito o diagnostico da epilepsia? Pela descrio das crises, que podem ser narradas pelo prprio individuo e/ou familiares. Compreende trs itens principais: anamnese (caracterizao das crises e pesquisas dos fatores etiolgicos), exame clnico e neurolgico, e exames complementares

(eletroencefalografia e radiografia de crnio).

3. Qual a melhor maneira de se proceder diante de uma crise? Manter-se calmo, procurar ajuda; coloque algo macio sob a cabea da pessoa para proteg-la; cuide para que no ocorram ferimentos; deite-a suavemente de lado para que a saliva escorra livremente para facilitar a sua respirao; no coloque nada em sua cabea; no tente segurar-lhe a lngua; no tente reanim-la, jogando gua ou dando-lhe algo para beber ou cheirar; no tente conter seus movimentos; fique ao seu lado at que a sua respirao se normalize e ela se levante; oferea-lhe ajuda para lev-la para casa, caso no se sinta segura no lugar onde se encontra, pois algumas pessoas sentem-se confusas depois de uma crise.

4. O que Doena de Parkinson? Parkinson uma doena degenerativa do sistema nervoso central, idioptica, que se caracteriza principalmente por tremor e lentido de movimentos.

5. Quem que contrai a doena? A proporo maior em pessoas idosas acima de 70 anos, chegando aproximadamente a 1%. E embora a razo desse fato no seja conhecida, constatou-se tambm que a incidncia menor em populaes de cor preta. Acomete ambos os sexos, em geral acima de 50 anos.

6. Que tratamentos existem para a doena de Parkinson? Medicamentos, cirurgias, fisioterapia e terapia ocupacional.

7. O que a Doena de Alzheimer? um tipo especifico de demncia, um distrbio que acarreta a perda progressiva das funes intelectuais como, por exemplo, a memria. Caracteriza-se por determinadas alteraes cerebrais, independentemente da idade em que se inicie. A doena de Alzheimer, cuja causa desconhecida, afeta uma pequena, porem significativa, parcela da populao de idosos. Uma pequena minoria dos pacientes com a doena de Alzheimer tem idade inferior a 50 anos. A maioria tem mais de 65 anos.

8. Quais os sintomas da Doena de Alzheimer? Comea apresentando pequenos esquecimentos, normalmente aceitos pelos familiares, como processo normal do envelhecimento, que progressivamente vo se agravando. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passam a apresentar mudanas em sua personalidade, apresentam distrbios de comportamento e terminam por no reconhecer os familiares e at a si mesmos quando colocados frente a um espelho. So mais comuns sintomas como a perda da memria, dificuldade de linguagem e desateno, bem como alteraes na personalidade, confuso, agitao e incontinncia.

9. Quem a doena de Alzheimer atinge? Atinge cerca de 50% de todas as pessoas com demncia; afeta uma pequena, porm significativa, parcela da populao de idosos; uma pequena minoria dos pacientes com a doena de Alzheimer tem idade inferior a 50 anos, a maioria tem mais de 65 anos.

10. Como a Doena de Alzheimer afeta os familiares? As dvidas, incertezas e, principalmente o medo em relao ao futuro acabam desestruturando o ambiente familiar. A inverso de papeis, onde os filhos passam a se encarregar do cuidado de seus pais, afeta sua capacidade fsica e emocional ao ter que lidar com uma doena progressiva, alm da enorme carga de trabalho e sobrecarga emocional, acaba por gerar intenso conflito e angstia no meio familiar. O cuidador precisa estar atento.

11. O que o AVC? Acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame, a infartao de uma parte especifica do crebro devido irrigao sangunea insuficiente. Tambm se pode dizer que um AVC uma perda abrupta da funo cerebral, resultante da interrupo do fluxo sanguneo para determinada parte do encfalo.

12. Quais os tipos de AVC? Acidente Vascular Cerebral Hemorrgico e Acidente Vascular Cerebral Isqumico.

13. Quais so os indivduos que tem a maior chance de ter um AVC? Pessoas com mais de 75 anos de idade, pessoas com hipertenso, colesterol alto, tabagistas, diabticos, obesos, portadores de doenas cardacas, pessoas que fazem o uso de contraceptivos orais, pessoas com histria familiar de AVC, hipotenso prolongada ou excessiva.

14. Quais os sintomas indicam a ocorrncia de um AVC? Se o AVC for hemorrgico, o paciente ir se queixar de dores de cabea e perturbaes visuais. Poder verificar hipotenso, bradicardia, respirao profunda e arritmia, sudorese, perda da conscincia, diminuio ou aumento dos reflexos nervosos, paralisias em maior ou menor extenso e convulses. Se o AVC for isqumico, na forma leve o paciente ir se queixar de adormecimento dos msculos da face, sensao de formigamento nos membros superiores e inferiores, podem ocorrer distrbios visuais, dificuldade para deglutir, falar e andar, vertigens, etc. Na forma mais grave o doente apresenta convulses, com ou sem perda da conscincia.

15. O que ocorre aps um AVC? O AVC pode causar dficit motor: hemiplegia, hemiparesia, apraxia; dficit de comunicao: afasia; agnosia; cinestesia; alteraes visuais; dores no ombro; falta/problema de equilbrio; hemianopsia; problemas perceptivos; disartria; disfuno vesical e intestinal: incontinncia urinaria e fecal.

16. Relate ps AVC os cuidados com a alimentao e a comunicao. importante alertar ao paciente para que sua alimentao seja com pouco sal (para evitar o edema nas partes paralisadas), com pouca gordura, leve (para facilitar a digesto), rica em fibras e lquidos, para evitar uma complicao mais comum, o ressecamento intestinal (cabe ao mdico indicar ou no o uso de laxantes). Na presena de dificuldade da fala, deve-se ensinar ao paciente algumas formas de comunicao, informando-lhe que esse e os demais problemas so passageiros. Deve-se falar diretamente com a pessoa que sofreu AVC, usando frases curtas e especificas, mantendo o contato visual, estimulando-o a cantar musicas e canes conhecidas, usar recursos auxiliares,tais como escrever em pranchetas, mostrar-lhe figuras e fotos.

17. O AVCH difere do AVCI? O AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrgico) provocado por hemorragia no interior do crebro devido ao rompimento de artrias; onde as causas so diversas e nem sempre so descobertas. Enquanto o AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isqumico) ocorre devido diminuio do fluxo sanguneo no crebro; podendo ser provocado por obstruo de artria cerebral ou insuficincia vascular cerebral resultante da queda de presso do sistema circulatrio geral.

18. Quais as conseqncias e seqelas do paciente que sofreu um AVC? As principais seqelas provenientes de um AVC so os dficits neurolgicos que se vo refletir em todo o corpo, uni ou bilateralmente, como conseqncia da localizao e da dimenso da leso cerebral, podendo apresentar como sinais e sintomas perda do controle voluntrio em relao aos movimentos motores, sendo a disfuno motora mais comum, a hemiplegia (devido a uma leso do lado oposto do crebro); a hemiparesia ou fraqueza de um lado do corpo outro sinal. Existindo assim um comprometimento ao nvel das funes neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitiva/comportamental.

19. O que um aneurisma? Aneurisma a dilatao vascular de uma artria, onde se forma um saco vascular.

20. Onde se localizam os aneurismas? Aparece principalmente nas ramificaes das artrias. A localizao mais comum dos aneurismas cerebrais nas artrias da base do crebro, conhecidas como Polgono de Willis. Aproximadamente 85% dos aneurismas cerebrais se desenvolvem na poro anterior do crculo de Willis, envolvendo as artrias cartidas internas e seus ramos maiores que vascularizam as pores anterior e mdia do crebro. Os locais mais comuns incluem a artria comunicante anterior; a bifurcao da cartida interna e artria comunicante posterior; a bifurcao da artria cerebral mdia; a bifurcao da artria basilar e as outras artrias que fazem a circulao posterior

You might also like