A Internet é a maior rede de computadores do Mundo.

Dá-te a possibilidade de acederes a centenas de milhar de outros computadores, não somente pessoais, mas também de empresas comerciais e industriais, a divertimentos, a instituições governamentais, a escolas, a universidades, a bibliotecas e muitos outros, com ligação através de cabo ou do sistema telefónico.

A principal vantagem que te traz a Internet é poderes ter em casa ou na escola o Mundo nas tuas mãos. Com um simples dique poderás ter acesso à maior biblioteca do Mundo, onde encontrarás toda a informação que sonhaste, e mesmo a que nunca imaginaste ser possível.

Poderás comunicar com pessoas em qualquer parte do Mundo, participar em grupos de discussão sobre temas de interesse comum, ou mesmo fazer compras sem sair de casa nos chamados supermercados virtuais. Para teres acesso à Internet, basta possuíres um computador: um modem e uma ligação por cabo ou por linha telefónica. Se não possuíres este equipamento, poderás facilmente ter acesso a ele na biblioteca da tua cidade ou na tua escola. Poderás ainda frequentar um cybercafé que, entre outros serviços, te possibilita o acesso à Internet.

A World Wide Web [WWW, ou simplesmente Web] é um sistema que faz parte integrante da Internet e te permite, à escala mundial, navegar numa enorme quantidade de documentos que se encontram armazenados em computadores de todo o Mundo.

Cada página na Web tem um endereço específico, um local ou site designado por URL (Uniform Resource Locator). Poderás facilmente localizar a página que pretendes se souberes o seu endereço (por exemplo, se pretenderes localizar o site da Porto Editora só terás de colocar o endereço http://www.portoeditora.ptJ.

No caso de não saberes o endereço específico do site que procuras, poderás utilizar os motores de pesquisa utilizando categorias ou tópicos. Entre os motores de pesquisa mais populares encontram-se o Sapo, Netcabo, Yahoo e o Clix, por exemplo.

Para te corresponderes por e-mail (electronic mail, ou seja, correio electrónico), tens de ter um endereço e também de saber o endereço do destinatário; o endereço pode ser criado em qualquer serviço de correio electrónico, bastando para isso seguires os passos que te forem sendo indicados pelo operador.

Não te esqueças que a Internet não é um fim em si mesmo; deverás utilizá-lo de maneira inteligente e selectiva como auxiliar indispensável no processo de ensino-aprendizagem, mas em parceria com outros meios e, acima de tudo, em coordenação com as orientações dadas pelo teu professor.

Aplicação
Fornecemos-te agora algumas orientações para que tenhas acesso às fontes de informação através da Internet e do e-mail. Depois de teres ligado o computador e de teres chegado ao ambiente de trabalho onde se encontram todos os ícones dos programas, procura o ícone de um dos programas para navegar (browser) - o Internet Explorer,.por exemplo -, que te permitirá o acesso às páginas da Web. Abre esse programa. Estás em contacto com a Web. A partir daqui podes chegar aos textos, imagens e sons que pretendes consultar. Para consultar um local - site -, é preciso escrever na caixa de endereços, localizada na parte superior do ecrã do programa, o endereço do local que pretendes visualizar. O local que te vai aparecer está estruturado em várias páginas com ligações entre si. Estas ligações são facilmente identificáveis não só porque se apresentam sublinhadas ou escritas noutra cor, mas também porque o apontador do rato, que normalmente é uma seta, se transforma numa mão ao passar por elas. Para pesquisar, deves definir a informação que pretendes encontrar a partir de uma ou mais palavras-chave. Ex: sismos. Como existem sites na Web que te permitem utilizar esta palavra-chave para encontrar informação, escreve na caixa de endereços do browser o endereço do motor

de pesquisa que escolheste. Carrega na tecla Enter ou no botão Pesquisar, espera que o contacto seja estabelecido e aguarda que apareça no ecrã a .primeira página do local contactado. Podes pesquisar fazendo a selecção na lista de categorias, se os assuntos que estão disponíveis são divididos e classificados por categorias, ou escrevendo as palavraschave de cada assunto na caixa de texto adequada para esse efeito, se te for difícil identificar uma dada categoria. Carrega na tecla Enter ou no botão Pesquisar e espera que a ligação seja feita, pois vais obter um conjunto de endereços e pequenas descrições onde se encontram as palavras que escolheste. Tenta identificar, pela breve descrição, os locais onde os assuntos pretendidos podem ser encontrados. Selecciona esses endereços e visita o local que te poderá dar a informação desejada. Para enviares um e-mail, basta acederes ao teu programa de e-mail e seleccionares Redigir Mensagem. Escreve a tua mensagem e, no local próprio, o endereço do destinatário da mensagem. Selecciona Enviar. Também podes enviar um ficheiro a partir do Word: abre a caixa de diálogo Ficheiro, selecciona Enviar e escolhe Destinatário de Correio. Em seguida, basta escrever o endereço da pessoa a quem vais enviar a mensagem e seleccionar Enviar Cópia.

Podes retirar textos e imagens da Internet, gravá-los no teu computador e, se este estiver ligado a uma impressora, imprimi-los.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful