You are on page 1of 2

Curso Slon

DIR PROCESSUAL CIVIL Prof. Rafael


- 03 - Prazos Processuais
Curso dos Prazos e Contagem dos Prazos 01. Quanto aos prazos processuais, incorreto afirmar-se que: a) o prazo estabelecido pela lei contnuo, no se interrompendo nos feriados; b) quando a lei for omissa, o Juiz determinar o prazo de acordo com a complexidade da causa; c) lcito s partes requerer ao Juiz, de comum acordo, a prorrogao dos prazos peremptrios; d) decorrido o prazo fixado em lei ou determinado pelo Juiz, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato; e) salvo disposio em contrrio, os prazos so computados excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. 02. Quanto aos prazos processuais, a opo correta : a) no havendo preceito legal, o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte de 15 (quinze) dias; b) o Juiz deve proferir os despachos de expediente em 03 (trs) dias; c) o Juiz deve proferir as decises no prazo de 05 (cinco) dias; d) o Juiz deve proferir a sentena na audincia de instruo e julgamento ou no prazo de 15 (quinze) dias aps seu encerramento; e) conta-se em dobro o prazo para recorrer, quando a parte for a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico ou ainda a Defensoria Pblica. Classificao dos Prazos Prazos Dilatrios e Peremptrios 03. Considere as seguintes afirmativas: (*questo anulada) I. Salvo disposio em contrrio, os prazos sero computados incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. 05. Podem ser reduzidos ou prorrogados (A) quaisquer prazos, pelo juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, pelo perodo mximo de 60 dias, que s pode ser excedido em caso de calamidade pblica. 04. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas, as causas relacionadas (A) ao direito de famlia. (B) s aes de cobrana em geral. (C) produo de provas. (D) parceria agrcola. (E) aos procedimentos de jurisdio voluntria, bem como aos atos necessrios conservao de direito. II. Havendo vrios rus, o prazo para contestar comear a fluir, para cada um deles, a partir da juntada do respectivo mandado de citao. III. Em caso de citao com hora certa, o prazo s comea a fluir a partir da juntada aos autos do mandado devidamente cumprido. IV. O termo inicial do prazo para a prtica do ato processual ser computado a partir do dia til imediatamente subseqente ao da juntada, aos autos, de exemplar da publicao do edital de intimao. correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

Curso Slon Concursos


(B) os prazos peremptrios, desde que as partes, de comum acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. (C) quaisquer prazos, desde que as partes, estando de acordo, formulem requerimento ao juiz, no tempo oportuno e fundado em motivo legtimo. (D) os prazos peremptrios, desde que as partes o requeiram, de comum acordo, nas comarcas onde for difcil o transporte, em caso de calamidade pblica e pelo perodo mximo de 60 dias.

www.CursoSolon.com.br
(B) interpor qualquer recurso e contestar no procedimento ordinrio. (C) reconvir e oferecer excees no procedimento ordinrio. (D) interpor agravo retido no procedimento sumrio ou ordinrio. (E) ajuizar ao rescisria e ao anulatria de sentena. 08. Computar-se- em dobro o prazo, quando a Fazenda Pblica for parte, para (A) responder todos os recursos e contestar no procedimento sumrio.

Prazos Para as Partes Prazos Para o Juiz e seus Auxiliares a) Juiz Prazos: art. 189 do CPC b) Escrivo ou Chefes de Secretria art. 190 06. Segundo dispe o Cdigo de Processo Civil, incumbir ao serventurio remeter os autos conclusos no prazo de vinte e quatro (24) horas e executar os atos processuais no prazo de quarenta e oito (48) horas. Se o serventurio exceder estes prazos, competir ao (A) escrivo verificar se o serventurio costuma cumprir com exatido os prazos. (B) escrivo verificar se o serventurio excedeu os prazos com motivos legtimos. (C) membro do Ministrio Pblico determinar a instaurao de sindicncia para apurar os fatos. (D) juiz verificar se o serventurio excedeu, sem motivo legtimo, os prazos estabelecidos pelo Cdigo. (E) juiz, antes mesmo de apurada a falta, mandar instaurar procedimento administrativo para eventual punio do serventurio.

(B) interpor qualquer recurso e contestar no procedimento ordinrio. (C) reconvir e oferecer excees no procedimento ordinrio. (D) interpor agravo retido no procedimento sumrio ou ordinrio. (E) ajuizar ao rescisria e ao anulatria de sentena.

Verificao dos Prazos e Penalidades a) Prazos dos Serventurios - art. 193-194 do CPC; b) Prazos do Advogado 195-196 do CPC; c) Prazos MP e Faz. Pblica art. 197 do CPC; d) Prazos do Juiz art. 198 do CPC.

GABARITO
01. C 02. E 03. Anul. 04. D 05. A 06. D 07. D 08. D

Prazos Para Ministrio Pblico e a Fazenda Pblica

07. Computar-se- em dobro o prazo, quando a Fazenda Pblica for parte, para (A) responder todos os recursos e contestar no procedimento sumrio.

Qualidade & Experincia

Aulas e Apostilas

You might also like