You are on page 1of 3

Violao dos Direitos Humanos

Massacre em Tianamen 1989 (Praa da Paz Celestial) Vrias centenas de civis foram mortos a tiro pelo exrcito chins durante uma sangrenta operao militar para esmagar um protesto democrtico na Praa de Tianamen. Tanques cruzaram as ruas da capital na noite de 3 de Junho e o exrcito atirou aleatoriamente contra os manifestantes desarmados. Os feridos foram levados para os hospitais em ricochetes por residentes frenticos chocados com a resposta sbita e brutal do exrcito para o protesto em massa pacfico. Os manifestantes, principalmente estudantes, ocuparam a praa durante sete semanas, recusando-se a mover at que a sua demanda por uma reforma poltica democrtica fosse atendida, reformas estas levantadas por Hu Yaobang que falecera uma semana antes de comearem as manifestaes. Com o passar dos dias, milhes de pessoas de juntaram-se, apelando para a democracia, sofrendo ento e depois represlias por parte do governo chins presidido por Deng Xiaoping. Segundo investiguei diz-se que por l chacinaram-se cerca 2 mil vidas, mas muitos outras foram perseguidas para serem torturadas e mortas depois dos incidentes na Praa enfim no existem dados concretos a cerca destes nmeros, mesmo aps 20 anos o governo chins omite muito do que aconteceu, pelos Jogos Olmpicos de Pequim foram apagadas da internet e das ruas muitos indcios do Massacre ao mesmo tempo que no assume o sucedido nem apara resposabilidades. Isto tudo serve para nos mostrar o regime repressivo e tirano, que a China promove, tendo como principais cones a meu ver os Orfanatos da Morte, o Massacre Praa da Paz Celestial, a Invaso do Tibete e muito mais

Nestes factos encontramos inmeras violaes dos Direitos Humanos, onde posso referir as principais:

Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Tom, 8 de Janeiro de 2010 Pgina 1

Violao dos Direitos Humanos

Artigo 2 Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. Alm disso, no ser feita nenhuma distino fundada no estatuto poltico, jurdico ou internacional do pas ou do territrio da naturalidade da pessoa, seja esse pas ou territrio independente, sob tutela, autnomo ou sujeito a alguma limitao de soberania. Artigo 5 Ningum ser submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes.
Artigo 12 Ningum sofrer intromisses arbitrrias na sua vida privada, na sua famlia, no seu domiclio ou na sua correspondncia, nem ataques sua honra e reputao. Contra tais intromisses ou ataques toda a pessoa tem direito a proteco da lei.

Artigo 28 Toda a pessoa tem direito a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efectivos os direitos e as liberdades enunciadas na presente Declarao.

A cena mais conhecida dos eventos, um jovem parou no meio de uma avenida detendo a fileira de tanques que circulava por ela. At ser puxado, o jovem impediu que os tanques avanassem pondo-se na frente do mesmo. Este jovem, e o motorista do tanque a sua frente que de certeza tinha permisso para o esmagar, optou por no faz-lo, so dois annimos que marcaram o acontecimento.

Tom, 8 de Janeiro de 2010

Pgina 2

Violao dos Direitos Humanos

de esperar que isto tudo nos deixe um sentido de reflexo e de cada vez ao longo da nossa vida sabermos melhor e melhor aproveitar a nossa liberdade e darmos o seu devido valor.

Artigo 3

Todo indivduo tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

Tom, 8 de Janeiro de 2010

Pgina 3

You might also like