You are on page 1of 4

01. Quanto ao crime de bigamia, é CORRETO afirmar: A) A punição por este delito sempre recairá sobre os dois nubentes.

B) No que tange a incidência de pena sobre os nubentes, observa a teoria monista. C) Trata-se de um crime plurissubjetivo, como se depreende do § 1º do crime. D) Aludido crime pode admitir concurso de crimes, tanto em sua forma material como em sua forma continuada. E) A prescrição começa a correr da data da prática delitiva. 02. Em relação ao crime de induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento, marque a alternativa CORRETA: A) É crime de forma livre. B) A existência de casamento anterior é exemplo de impedimento que caracteriza a prática do crime em análise. C) É prática delitiva que se processa nos Juizados Especiais, embora não admita a suspensão condicional do processo. D) A ação penal é pública e processa-se mediante queixa do contraente enganado, nos termos do parágrafo único. E) A ação penal é de natureza personalíssima, razão pela qual é privada. 03. Em relação aos crimes contra o casamento, julgue as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) Para que reste caracterizada a consumação do crime de simulação de autoridade para celebração de casamento (art. 238, CP), basta que o agente dê início às solenidades que são afetas à celebração de casamento, sem necessidade de integralizá-las. B) Com base na pena prevista no preceito secundário do art. 238, CP, simulação de autoridade para celebração de casamento, não há possibilidade alguma de suspensão condicional do processo, conforme art. 89, da Lei nº 9.099/ 95. C) A consumação do crime de simulação de casamento (art. 239, CP), caracteriza-se, necessariamente, com a obtenção da declaração falsa de casados, mediante assentimento do nubente enganado ou diante de engano de terceiros. D) O delito do art. 239, CP, não vislumbra a presença de nenhum elemento normativo do tipo. E) O objeto jurídico dos crimes acima aludidos é a proteção ao casamento, enquanto que o objeto material é o interesse do estado em tutelar o matrimônio e a constituição da família. 04. Quanto aos crimes contra o estado de filiação, julgue as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) O crime do art. 241, CP, pode consumar-se quando uma criança tenha nascida morta e, logo em seguida, o pai de aludida criança proceda ao registro da mesma. B) A prescrição do crime de registro de nascimento inexistente (art. 241, CP) começa a correr quando da consumação do crime. C) O crime do art. 242, CP, tem natureza cumulativa, de tal sorte que o autor pode responder em concurso material, a considerar as condutas previstas legalmente. D) Registrar recém-nascido como seu, desconhecendo que aludida conduta tem previsão legal, resultará em fato atípico. E) O delito previsto no art. 243, CP, com base em seu núcleo remete a uma conduta omissiva própria, razão pela qual afasta a forma omissiva imprópria prevista no art. 13, § 2º, CP. 05. No que tange aos crimes contra a assistência familiar, julgue as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA:

necessariamente será co-autor no crime de bigamia. 247. 247. serventuário da Justiça que trabalhava junto ao cartório de registro civil. CP) resta consumado quando os pais ou. 244. D) A caracterização do crime tipificado no art. A) Apenas os itens I e II estão corretos. para que ele se passasse por juiz de paz para celebrar o casamento dos dois. B) Apenas os itens I e III estão corretos. analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: I. prescinde por parte do autor. C 03. aquele que casa com pessoa já casada. acometido de doença. C) Apenas os itens II e III estão corretos. 244. Silvano pretendia enganar Maria. acometido de uma doença degenerativa. Gabarito: 01. 06. sendo um profissional liberal e. respectivamente. razão pela qual admite a tentativa. 246. C 02. E) O delito de entrega de filho menor a pessoa inidônea (art. A 06. deixa de efetuar matrícula em instituição de ensino desde os cinco anos. D) Dentre os elementos que caracterizam o delito do art. 245. CP. B 01. . CP) resta consumado quando os pais ou. não oferece assistência a seu pai que igualmente se encontra enfermo. imotivadamente. qualquer um deles. ascendentes e descendentes do sujeito ativo. CP. E 05. 246. deixa de efetuar matrícula em instituição de ensino desde os seis anos. Em relação ao crime de bigamia. 02. CP) pode ficar configurado quando o agente. B) O crime de abandono intelectual (art. seu amigo de infância. B) O delito do art. ainda que uma única vez. tem-se: doloso. II.A) O crime de abandono material (art. razão pela qual se trata de crime próprio. sua namorada. A consumação ocorre quando da realização do primeiro ato da celebração do casamento pelo juiz de paz. CP) resta consumado quando se verificar dano moral ou material ao filho menor. objeto jurídico e sujeito ativo do delito de abandono material: proteção dispensada à família e as figuras de cônjuge. Ainda quanto aos crimes contra a assistência familiar. E) A consumação do crime de abandono moral (art. Desta forma entrou em contato com Severino. 246. estará necessariamente sujeito a responsabilização pela legislação penal brasileira. A conduta daquele que. de forma livre. da consciência quanto ao risco a que estaria submetendo o filho menor. sendo casado. CP. viaja para um país que admite a bigamia e contrai novo casamento. III. julgue as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) O crime de abandono intelectual (art. a quem Maria não conhecia. é crime plurissubsistente. que há muito insistia para casar-se com ele. Por ser o casamento uma relação bilateral consensual entre os nubentes. D) Todos os itens estão corretos. C) Constituem. a instrução primária de ensino. D 04. instantâneo. E) Todos os itens estão errados. CP. 245. C) Tem-se por objeto material no crime do art. imotivadamente. CP) pode se verificar quando o menor de dezoito anos visite uma casa de prostituição. qualquer um deles.

03. Admite o instituto do perdão judicial quando o registro se realiza por motivo de reconhecida nobreza. A) Todos os itens estão corretos. supressão ou alteração de direito inerente ao estado civil de recém-nascido. C) o crime de abandono moral é. C) simulação de casamento e simulação de autoridade para celebração de casamento. C) Apenas os itens I e II estão corretos. crime instantâneo. é CORRETO afirmar: A) os crimes de abandono são de natureza material. Em qualquer das hipóteses é necessário que o agente tenha a intenção de supressão ou alteração de direito inerente ao estado civil. em regra. acompanhados por dois amigos de Silvano. D) induzimento a erro essencial e simulação de autoridade para celebração de casamento. Quanto ao crime de registro de nascimento inexistente. Em relação aos crimes contra a assistência familiar. D) Apenas os itens I e III estão corretos. Em relação ao crime de parto suposto. C) fica reconhecida tal figura delitiva se ocorrer o registro de pessoa que nasceu viva e logo após morreu. marque a alternativa INCORRETA: A) fica reconhecida tal figura delitiva se ocorrer o registro de pessoa que nunca nasceu. Trata-se de crime plurinuclear. tendo sido forjado todo o procedimento dos proclamas para o casamento. Silvano e Maria comparecem ao cartório. B) conhecimento prévio de impedimento e simulação de autoridade para celebração de casamento. 04. analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: I. B) Todos os itens estão errados. CP. III. para servirem de testemunha e. respectivamente. 242. casam-se por ato de Severino. por: A) ambos por simulação de casamento. . B) fica reconhecida tal figura delitiva se ocorrer o registro de pessoa que nasceu natimorto. E) Apenas os itens II e III estão corretos. E) ocultação de impedimento e simulação de autoridade para celebração de casamento. 05.Em dia marcado. D) o abandono material é modalidade de crime em que podem cometê-lo os companheiros de união estável. Neste caso. D) fica reconhecida tal figura delitiva se o registro for feito por mulher que tenha passado por falsa gravidez. II. de condutas cumulativas e alternativas. previsto no art. Silvano e Severino poderão responder. E) fica reconhecida tal figura delitiva se o registro for feito por homem que se passa por pai do recém-nascido. B) o crime de entrega de filho menor a pessoa inidônea é modalidade de crime de perigo.

O pai que percebe. Em relação aos crimes contra o poder familiar. julgue os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA: I. D) Apenas o item II está correto. posto que pode ser praticado por qualquer pessoa. não responde pelo crime de induzimento a fuga. B 02. A) Todos os itens estão corretos. entrega arbitrária ou sonegação de incapazes. E . E 03. B) Todos os itens estão errados. C 05. A 06. Gabarito: 01.E) o abandono intelectual é crime comum. O crime de subtração de incapazes tem como objeto material apenas o menor de 18 anos. C 04. entrega arbitrária ou sonegação de incapazes. C) Apenas o item I está correto. E) Apenas o item III está correto. que seu filho vem sofrendo maus tratos por parte da mãe que exerce guarda sobre o mesmo. 06. III. Deixar de entregar menor de 18 anos ou interdito a quem legitimamente o reclame. tutela e curatela. caracteriza sempre o crime de induzimento a fuga. nos encontros de final de semana. II.