You are on page 1of 6

MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para

a saúde. 1ª SÉRIE: PARA DORES NO PESCOÇO E NOS OMBROS MOVIMENTO DO PESCOÇO SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: alívio nos músculos do pescoço. INDICAÇÃO TERAPÊURICA: torcicolos, lesões crônicas dos tecidos moles na região do pescoço (síndrome cervical). OBJETIVO: fortalecer os músculos do pescoço e aumentar a mobilidade das diferentes articulações da coluna cervical. Atua especialmente no músculo trapézio na região posteior do pescoço.

há uma sensação de alívio na musculatura do pescoço. Sensação de peito congestionado e angústia. OBJETIVO: fortalecer a função dos músculos do pescoço. podendo irradiar para ombros e braços. ombros e costas. INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: dores e enrijecimento na nuca. adormecimento e inchaço nos braços e nas mãos. especialmente a função dos músculos rombóides. . ombros e região superior das costas. Formigamento. Melhorar a movimentação da cintura escapular.ARQUEAR AS MÃOS SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: ao expandir o peito e olhar para longe na lateral. ombros e costas.

trapézio e deltóide por meio de exercícios de contração ativa desses músculos. costas e disfunções nas articulações dos ombros (por exemplo. difuldade em elevar os braços). INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: dores no pescoço.ESTENDER AS PALMAS PARA CIMA SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: ao erguer os braços. olhando para as mãos. . ombros. OBJETIVO: fortalecer os músculos do pescoço . tais quais os músculos supra-espinhal. sente-se um alívio no pescoço e ombros. ombros e costas.

EXPANDIR O PEITO SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: alívio no pescoço. praticando a elevação. torcicolo. exercitando a função de movimentação dos músculos redondo maior e menor. e outros da região do pescoço e ombros. INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: periartrite ou disfunção da articulação dos ombros. . coracobraquial. dores sensíveis do pescoço. subescapular. ombros e cintura ao estender os braços para cima. abdução (movimento de afastar os membros da linha média do corpo) e rotação externa dos braços. OBJETIVO: melhorar a movimentação da articulação do ombro.

podendo irradiar para ambos os braços. OBJETIVO: praticar o movimento circular da articulação do ombro. ombro congelado.DESPREGAR AS ASAS SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: alívio no pescoço e costelas de ambos os lados das mamas. ombros e costas. braços e disfunção de movimentação das extremidades superiores. como no caso de bursites. Sensação de alívio na musculatura do pescoço. . INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: rigidez nos ombros. tendinites. etc.

INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: rigidez e dificuldade de movimentação da articulação dos ombros.LEVANTAR O BRAÇO DE FERRO SENSAÇÃO NA EXECUÇÃO: erguer o braço estendido até ficar com a palma da mão acima da cabeça . grande dorsal entre outros. OBJETIVO: Melhorar a movimentação da articulação dos ombros. Melhorar a função da extensão do braço. . proporciona alívio no pescoço e ombros. ao se colocar o dorso da palma da mão na linha média das costas. sensação de gases na região abdominal. dores no pescoço. ombros e cintura. aumentando a potência dos músculos redondo maior e menor. Sensação agradável no peito.