You are on page 1of 9

O Agudizar das tenses polticas e sociais a partir dos anos 30

O Processo de Regresso das Democracias Liberais Crise Econmica e Afrontamentos Polticos


Aps a Primeira Guerra Mundial a Europa viveu tempos difceis. Arruinada e fortemente endividada, procura resolver a sua dbil situao com uma poltica inflacionista, s que a grande quantidade de moeda em circulao no corresponde ao incremento da produo, o que provoca uma desvalorizao da moeda e uma alta de preos (inflao). Esta situao particularmente grave na Alemanha, ustria e Hungria, pases vencidos e que tinham de pagar pesadas indemnizaes de guerra. Os EUA, que tinham sado da 1 G.M. como a maior potncia industrial, sofreram a primeira crise em 1920-21, face reduo da procura externa e interna, o que provocou a desvalorizao dos preos, a acumulao de stocks, a baixa d produo e a abertura de falncias com os consequentes custos sociais (desemprego e conflitos). Dada a crescente dependncia da economia europeia face americana, esta crise arrasta os pases industrializados da Europa. A partir de 1922 inicia-se a recuperao da crise com o relanamento da actividade industrial em particular na indstria qumica e automvel, aproveitando as inovaes tecnolgicas, a aplicao de mtodos de racionalizao de trabalho e de concentrao de empresas. At 1929, os EUA e a Europa vivem um clima de euforia, de optimismo e confiana no capitalismo Os loucos anos 20. Esta prosperidade , contudo, ilusria. A agricultura regista contnua descida dos preos devido mecanizao e alterao dos hbitos de consumo, o que prova o endividamento dos agricultores e um xodo rural. Na indstria, o desemprego aumenta devido ao desenvolvimento da mecanizao, o que constitui uma ameaa ao consumo que assenta no crdito. Assim, numa economia mundial que assentava no valor do dlar e nos crditos dos EUA, a mnima crise deste generalizaria em catstrofe. Foi precisamente a especulao bolsista que despoletou, em 1929, a maior crise no capitalismo mundial. A acumulao de ordem de venda de aces fez diminuir o seu valor Crash bolsista -, conduzindo os accionistas e os bancos runa, na medida em que muitos dos ttulos eram adquiridos a crdito. Com a falncia dos bancos cessa o crdito, base da prosperidade americana, a produo industrial diminui e os preos baixam automaticamente, as falncias sucedem-se, arrastando

milhares de pessoas para o desemprego e o volume das trocas internacionais diminui. A dependncia das economias face aos EUA provoca a generalizao da crise em quase todo o mundo, mas com grave incidncia na Europa.

O quadro social do ps-guerra; os desmobilizados e as vtimas da inflao; a vaga revolucionria e o terror das classes mdias.
A alta de preos do ps guerra e as crises monetrias atingem duramente os que vivem de rendimentos A alta de preos do ps guerra e as crises monetrias atingem duramente os que vivem de rendimentos fixos, como pequenos proprietrios e assalariados. O operariado enfrenta problemas de emprego, os agricultores vo falncia e o funcionalismo v-se reduzido a uma situao de pobreza. A reaco destas classes a esta situao diverge. Operrios e agricultores, inspirados no sucesso da revoluo russa, aderem a partidos de esquerda , iniciam um surto revolucionrio que se traduz por vagas de greves gerais por toda a Europa, ocupao de fbricas e de terras em Itlia, insurreies de carcter bolchevista na Alemanha. A classe mdia de funcionrios e pequeno-burgueses e proprietrios, afectados no seu poder de compra que quase os reduzia ao nvel dos proletrios, sente-se trada pelos governos democrticos. Culta, amante da ordem e da estabilidade, teme as convulses sociais do marxismo e deseja governos fortes que a defendam. So presa fcil os regimes de direita, conservadores (conservadorismo) e at fascistas que lhe garantem a paz, riqueza, dignidade e patriotismo. Pensavam que estes regimes autoritrios seriam transitrios, at se estabelecer a paz e a segurana e uma preveno contra o perigo bolchevista.

A reaco conservadora: a ascenso das foras da direita nos pases europeus.


As dificuldades econmicas e sociais deram origem a uma crise nas democracias liberais e a uma escalada de regimes autoritrios e fascistas. Na Itlia, aproveitando o descontentamento social, a crise econmica e a inoperncia governativa, Mussolini marcha sobre Roma, em Outubro de 1922, frente dos seus camisas negras, e obriga Vtor Manuel III a demitir o governo e a nome-lo chefe do Governo. Nas eleies de 1924, Mussolini conseguiu a maioria absoluta dos votos implantando uma ditadura fascista (fascismo).

Por toda a Europa, Letnia, Litunia, Albnia, Jugoslvia, Hungria e Bulgria, instalaram-se regimes autoritrios. Tambm em Espanha, entre 1923 e 1930, instala-se um regime autoritrio, assim como em Portugal. Na Alemanha, aproveitando a grave crise econmica de 1929 e jogando habilmente com a humilhao do Tratado de Versalhes, Hitler consegue a implantao do Partido Nacional-Socialista. Conquista o apoio dos desempregados rurais, da pequena e mdia burguesia, desejosos de melhorar a sua situao e ganha tambm, a simpatia da grande burguesia, receosa do comunismo. Em 1932, o partido nazi venceu as eleies e Hitler nomeado chanceler em 1933. (nazismo) . No fim dos anos 30, as democracias europeias regrediam, resistindo apenas aquelas onde a tradio liberal era muito forte, como, por exemplo, a Frana e a Gr-Bretanha.

Gnese e Implantao do Fascismo O Estado Totalitrio Fascista A doutrina Fascista apoia-se nos seguintes princpios:
1. Na primazia do Estado sobre o indivduo, que lhe deve ser totalmente subordinado. O Totalitarismo do Estado fascista poltico (no pode haver oposio), econmico, social e intelectual, isto , tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado (Mussolini). Na Alemanha a realidade fundamental o povo (Volk), a raa alem, isto , a mstica do Estado na Itlia fascista acrescentou o nazismo a mstica da Nao. 2. Numa ordem antiliberal, anti parlamentar, antidemocrtica e antisocialista (Mussolini), que condena a democracia e o sufrgio universal que considera irresponsabilidade colectiva, mera tirania do nmero, quer para Mussolini, quer para Hitler. Assim so as elites os mais aptos que devem governar. Os governantes fascistas so promovidos a heris nacionais e a raa ariana na Alemanha a raa dominante, onde estavam includas foras militares, filiadas no partido, e homens (a mulher era considerada subordinada ao homem). 3. No culto do chefe (chefe carismtico), que um homem excepcional, super-homem a quem todos devem obedincia Acreditar, Obedecer, Combater (Mussolini) e amar Um Povo, Um Imprio, Um Chefe (Hitler). Mussolini e Hitler rodeiam-se de uma poderosa mquina de propaganda, de grande espectacularidade, que os transforma em chefes carismticos capazes de provocar o histerismo colectivo.

4. No enquadramento das massas de forma a conseguir uma nao submissa mas com alma colectiva. Desde a infncia que as ideias fascistas eram transmitidas pelas Juventudes Fascistas e Hitlerianas e pela escola subserviente aos regimes de modo a formar cidados com o culto do Estado e do seu chefe, amantes do desporto e da guerra. Apesar destes regimes contarem com uma base social de apoio vasta por que a classe mdia pretendia emprego e segurana, os quadros dirigentes da economia, do exrcito, da Igreja e at da cultura queriam estabilidade e os seus privilgios de classe, e as classes laboriosas o emprego para sobreviver -, os Estados criaram processos de enquadramento para melhor veicularem os seus objectivos. A filiao no partido nico garantia privilgios a uma elite fascista, assim como a inscrio dos trabalhadores era obrigatria nas corporaes. Uma poderosa mquina de propaganda apoiada nos modernos audiovisuais (rdio e cinema) e dirigida por ministrios promoveu os ideais do regime e padronizou toda a cultura. Uma frrea censura e a represso policial exercida com violncia pelas milcias armadas e pela polcia poltica (OVRA Itlia, Gestapo, SS e SA- Alemanha), sustentam a ditadura e eliminaram a oposio.

Particularidades dos regimes fascistas e nazi


A principal particularidade do fascismo italiano reside no corporativismo , sistema socioeconmico que preconiza a interveno do Estado na construo de corpos profissionais compostos por patres e trabalhadores corporaes. Este sistema antimarxista e antiliberal e permite o controlo do Estado na vida econmica e social. Atravs das Leis das Corporaes (1926), constituiu-se um sindicato patronal, um sindicato operrio, proibiu-se a greve e o lock-out. Em 1934, organizaram-se corporaes mistas de patres e de empregados que estavam representados na Cmara Corporativa que substitua a Cmara dos Deputados. Por sua vez, o nazismo aproveita a ideologia fascista a rejeio da igualdade entre os homens e leva-a at s ltimas consequncias. Concebia a Histria como uma luta entre as raas, de onde se destacava a raa superior a ariana, os alemes, que pelas suas caractersticas deveriam dominar o Mundo, mesmo custa da submisso dos povos ditos inferiores (judeus e eslavos). O racismo nacional-socialista pretendia a expanso e afirmao da raa ariana, levando-a a utilizar os seguintes mtodos: 1. O apuramento fsico e mental da ariana atravs do eugenismo, aplicando as leis da gentica reproduo humana de modo a obter uma elite. Eram esterilizados os deficientes mentais e eliminavam-se os doentes incurveis e os velhos na cmara de gs, enquanto se

fomentava o casamento e a natalidade entre os verdadeiros arianos. 2. A preservao da raa ariana: perseguindo os judeus (antisemitismo) , povo de parasitas e destruidores de cultura, no dizer de Hitler, que viviam na Alemanha. A perseguio comeou com as leis de Nuremberga (1935), que proibiam os casamentos mistos e privavam este povo da nacionalidade alem. Em 1938, Hitler confiscou as empresas e bens judaicos, proibiu a frequncia de judeus em lugares pblicos, remetendo-os para os guetos. Um ano depois, iniciada a Segunda Guerra Mundial, ps em marcha a sua soluo final, isto , o genocdio de milhes de judeus e eslavos. 3. O militarismo, que est subjacente necessidade de conquistar uma grande Alemanha, um espao vital capaz de conferir grandeza ao povo alemo e de o ajudar a recuperar a sua economia (crise de 1929) e absorver o desemprego. Desrespeitando todos os tratados, o nazismo empreende uma poltica de remilitarizao da Alemanha e anexa a ustria (1938), ocupa a Checoslovquia (1939), para defender minorias alems, invade a Polnia (Setembro de 1939), iniciando a II Guerra Mundial.

O modelo sovitico na era estalinista Desenvolvimento econmico


Aps a morte de Lenine em 1924, Estaline toma as rdeas do poder na URSS, depois de afastar Trotsky e outros adversrios polticos. Suspende em 1938 a NEP e retoma o reino do socialismo, adoptando um modelo de desenvolvimento econmico centrado: 1. Na colectivizao dos meios de produo, que implica a nacionalizao das terras, minas, fbricas, meios de transporte, empresas e onde a propriedade privada foi abolida; 2. Planificao da economia, que cria planos econmicos traados pelo Estado, imperativos e com objectivos a atingir pelos sectores de produo durante o perodo de 5 anos Planos Quinquenais. Deste modo os campos agrcolas foram reorganizados em cooperativas de explorao os Kolkozes -, cultivados em comum pelos camponeses da mesma aldeia, e os Sovkozes, propriedades estatais, exploradas por camponeses assalariados. comrcio foi organizado em cooperativas de consumo e armazns estatais e a industrializao a primeira meta a atingir. O primeiro plano (primeiros 5 anos 1928/1933), privilegiava a

industria pesada, os transportes, a produo agrcola produtora de matrias-primas. O segundo plano (1933/38) deu prioridade indstria txtil, alimentar, criao de gado com o objectivo de proporcionar populao melhor qualidade de vida. O terceiro plano (1938/45) estava dirigido para as indstrias qumicas e produo energtica, mas foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. A concretizao destes planos reveste grandes dificuldades, quer por falta de equipamentos tcnicos e recursos financeiros, quer pela prpria resistncia da populao. Por isso o Estado imps mtodos eficientes e persuasivos, tais como: Deslocaes macias de populaes para as zonas de maior carncia de mo-de-obra; Incentivo ao incremento de produo atravs da emulao, propaganda, prmios, diferenciao de salrios; Medidas coercivas como o estabelecimento de brigadas de choque e a institucionalizao da caderneta de operrio e passaporte interno. Os resultados foram espectaculares se tivermos em conta que em 1940 a URSS a terceira potncia mais industrializada do Mundo, embora com sacrifcios enormes para a populao.

Totalitarismo repressivo do Estado e a burocratizao do partido


Desde o incio do governo de Estaline que se torna claro o aspecto totalitrio do regime. O Estado aambarcado pelo Partido Comunista numa confuso propositada, comum a todos os Estados totalitrios. Em vez de ser o rbitro, como nos Estados liberais, o Estado fica dominado pelo PC, que se considera o nico que defende os interesses do proletariado. Serve-se de uma forte burocracia, onde tudo est submetido ao Partido e sua poltica numa estreita hierarquizao, que d lugar a uma casta geradora de fortes diferenas sociais a nomenclatura. Camponeses e operrios, apesar dos progressos na instruo, na sade e na assistncia, tinham um reduzido poder de compra em comparao com os quadros polticos e intelectuais do PC. A Constituio de 1936 definiu a URSS como um Estado Socialista, federal e garantiu os direitos fundamentais dos cidados como o sufrgio universal., liberdade de imprensa e outros, mas, na prtica, o PC como ncleo dirigente de todas as organizaes do Estado controlava tudo, incluindo o ensino, a cincia, a literatura e as artes.

Estaline promoveu o culto da personalidade e instaurou um regime de terror, de violncia totalitria, recorrendo a campos de trabalho, que forneciam mo-de-obra gratuita para as grandes obras nacionais, s purgas, s deportaes e desterros, polcia poltica.

A Resistncia das Democracias e as Medidas de Resposta Crise A resposta crise


As dificuldades econmicas e nomeadamente a crise de 1929, abalaram os sistemas democrticos mais frgeis e generalizaram uma vaga de regimes autoritrios e totalitrios. Contudo, as velhas democracias, francesa e britnica, sobrevivem crise econmica e encontram juntamente com os EUA um meio de salvar o liberalismo atravs do intervencionismo do Estado. A procura de consensos polticos: os governos de unidade nacional; as Frentes Populares; as medidas sociais em Inglaterra e Frana. A resistncia da democracia francesa passou pela constituio de um governo de Frente Popular ; coligao de esquerda que alcanou o poder em 1936, chefiado por Lon Blum. Para resolver os problemas econmicos, adoptou um conjunto de medidas, tais como: Nacionalizao das industrias ligadas ao armamento; Aumento dos salrios; Frias pagas (15 dias); Reduo da semana de trabalho para 40 horas; Desvalorizao do franco francs em cerca de 20%; Implementao de obras pblicas; Estado tem um papel de mediador entre os trabalhadores e os patres, assim como o de interferir na economia do pas. Outro governo de Frente Popular subiu ao poder em Espanha (1936) mas arrastou o pas para a guerra civil. Em Inglaterra, com objectivo de ultrapassar a crise, formaram-se governos de Unio Nacional, resultantes da coligao de partidos trabalhadores, liberais e conservadores. Este Governo legislou para: Proteger a Segurana Social, concedendo frias pagas, subsdios de desemprego, viuvez, orfandade e velhice, e promoveu a habitao social; Em matria econmica reorganizou a indstria, modernizou equipamentos, protegeu a produo nacional e a sua ligao com a

Commonwealth e desenvolveu as obras pblicas.

O Intervencionismo do Estado: O New Deal


1 Fase (1933/34) New Deal: programa lanado por Roosevelt (1933) baseado nas teorias intervencionistas de John Keynes, Numa primeira fase o New Deal prope-se relanar a economia e lutar contra o desemprego e a misria atravs de: Medidas financeiras rigorosas: que controlavam as instituies bancrias, estabeleciam sanes para os especuladores e fomentavam uma inflao controlada; Poltica de obras pblicas: parta combater o desemprego, atravs da construo de estradas, barragens, aeroportos, vias-frreas, escolas Proteco indstria: atravs da fixao de preos e quotas de produo, garantindo o salrio mnimo e a liberdade sindical; Proteco agricultura: atravs de emprstimos bonificados e indemnizaes que compensassem a reduo das reas cultivadas. 2 Fase (1935/38): Este segundo New Deal teve um carcter vincadamente social, assumindo-se os ideais do Estado Providncia (Wellfare State), o Estado intervm e promove a segurana social de modo a garantir o bem-estar e a felicidade dos cidados, mediante as reformas de velhice e invalidez, a criao de fundos de desemprego, do estabelecimento de salrios mnimos, de frias pagas e semana de 44 horas.

A Aliana Internacional das foras democrticas na luta contra o imperialismo do Eixo


Em 1940 a Itlia, a Alemanha e o Japo assinaram uma aliana militar O Eixo. Perante a impassividade da Sociedade das Naes: O Japo invade a Manchria (1931); A Itlia a Abissnia (1935); A Alemanha remilitariza a Rennia (1936); A Itlia e a Alemanha participam na Guerra Civil Espanhola; Em 1938 a Alemanha anexa a ustria; a Bomia e a Morvia; Em 1939 estabelece com a URSS um Pacto de No-Agresso Germano-Sovitico que pretendia partilhar a Polnia entre os dois pases;

Em 1939 a Alemanha invade a Polnia e s nesta altura que a Inglaterra e a Frana declaram guerra ao Eixo. Iniciava-se a II Guerra Mundial com a adeso posterior da URSS e dos EUA.

You might also like