You are on page 1of 7

TRANSTORNOS MENTAIS EM IDOSOS A velhice um perodo normal do ciclo vital caracterizado por algumas mudanas fsicas, mentais e psicolgicas.

. importante fazer essa considerao pois algumas alteraes nesses aspectos no caracterizam necessariamente uma doena. Em contrapartida, h alguns transtornos que so mais comuns em idosos como transtornos depressivos, transtornos cognitivos, fobias e transtornos por uso de lcool. Alm disso, os idosos apresentam risco de suicdio e risco de desenvolver sintomas psiquitricos induzidos por medicamentos. Muitos transtornos mentais em idosos podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos. Conseqentemente, uma avaliao mdica se faz necessria para o esclarecimento do quadro apresentado pelo idoso. Diversos fatores psicossociais de risco tambm predispem os idosos a transtornos mentais. Esses fatores de risco incluem: Perda de papis sociais Perda da autonomia Morte de amigos e parentes Sade em declnio Isolamento social Restries financeiras Reduo do funcionamento cognitivo (capacidade de compreender e pensar de uma forma lgica, com prejuzo na memria). Transtornos psiquitricos mais comuns em idosos Demncia Demncia tipo Alzheimer Demncia vascular Esquizofrenia Transtornos depressivos Transtorno bipolar (do humor) Transtorno delirante Transtornos de ansiedade Transtornos somatoformes Transtornos por uso de lcool e outras substncias Demncia Demncia um comprometimento cognitivo geralmente progressivo e irreversvel. As funes mentais anteriormente adquiridas so gradualmente perdidas. Com o aumento da idade a demncia torna-se mais freqente. Acomete 5 a 15% das pessoas com mais de 65 anos e aumenta para 20% nas pessoas com mais de 80 anos.

Os fatores de risco conhecidos para a demncia so: Idade avanada Histria de demncia na famlia Sexo feminino Os sintomas incluem alteraes na memria, na linguagem, na capacidade de orientarse. H perturbaes comportamentais como agitao, inquietao, andar a esmo, raiva, violncia, gritos, desinibio sexual e social, impulsividade, alteraes do sono, pensamento ilgico e alucinaes. As causas de demncia incluem leses e tumores cerebrais, sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), lcool, medicamentos, infeces, doenas pulmonares crnicas e doenas inflamatrias. Na maioria das vezes as demncias so causadas por doenas degenerativas primrias do sistema nervoso central (SNC) e por doena vascular. Cerca de 10 a 15% dos pacientes com sintomas de demncia apresentam condies tratveis como doenas sistmicas (doenas cardacas, renais, endcrinas), deficincias vitamnicas, uso de medicamentos e outras doenas psiquitricas (depresso). As demncias so classificadas em vrios tipos de acordo com o quadro clnico, entretanto as mais comuns so demncia tipo Alzheimer e demncia vascular. Demncia tipo Alzheimer De todos os pacientes com demncia, 50 a 60% tm demncia tipo Alzheimer, o tipo mais comum de demncia. mais freqente em mulheres que em homens. caracterizada por um incio gradual e pelo declnio progressivo das funes cognitivas. A memria a funo cognitiva mais afetada, mas a linguagem e noo de orientao do indivduo tambm so afetadas. Inicialmente, a pessoa pode apresentar uma incapacidade para aprender e evocar novas informaes. As alteraes do comportamento envolvem depresso, obsesso (pensamento, sentimento, idia ou sensao intrusiva e persistente) e desconfianas, surtos de raiva com risco de atos violentos. A desorientao leva a pessoa a andar sem rumo podendo ser encontrada longe de casa em uma condio de total confuso. Aparecem tambm alteraes neurolgicas como problemas na marcha, na fala, no desempenhar uma funo motora e na compreenso do que lhe falado. O diagnstico de excluso, isto , s pode ser feito quando no se encontra nenhuma outra causa. A rigor, tal diagnstico s realizado ps-morten, atravs de bipsia cerebral, na qual aparecem alguns sinais caractersticos e exclusivos da doena. A histria do paciente e exame clnico, alm das tcnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonncia magntica podem ser teis no diagnstico clnico. O diagnstico feito com base na histria do paciente e do exame clnico. As tcnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonncia magntica podem ser teis. O tratamento paliativo e as medicaes podem ser teis para o manejo da agitao e das perturbaes comportamentais. No h preveno ou cura conhecidas.

Demncia vascular o segundo tipo mais comum de demncia. Apresenta as mesmas caractersticas da demncia tipo Alzheimer mas com um incio abrupto e um curso gradualmente deteriorante. Pode ser prevenida atravs da reduo de fatores de risco como hipertenso, diabete, tabagismo e arritmias. O diagnstico pode ser confirmado por tcnicas de imagem cerebral e fluxo sangneo cerebral. Esquizofrenia (esquizofrenia e outras psicoses) Essa doena comea no final da adolescncia ou idade adulta jovem e persiste por toda a vida. Cerca de 20% das pessoas com esquizofrenia no apresentam sintomas ativos aos 65 anos; 80% mostram graus variados de comprometimento. A doena torna-se menos acentuada medida que o paciente envelhece. Os sintomas incluem retraimento social, comportamento excntrico, pensamento ilgico, alucinaes e afeto rgido. Os idosos com esquizofrenia respondem bem ao tratamento com drogas antipsicticas que devem ser administradas pelo mdico com cautela. Transtornos depressivos A idade avanada no um fator de risco para o desenvolvimento de depresso, mas ser vivo ou viva e ter uma doena crnica esto associados com vulnerabilidade aos transtornos depressivos. A depresso que inicia nessa faixa etria caracterizada por vrios episdios repetidos. Os sintomas incluem reduo da energia e concentrao, problemas com o sono especialmente despertar precoce pela manh e mltiplos despertares, diminuio do apetite, perda de peso e queixas somticas (como dores pelo corpo). Um aspecto importante no quadro de pessoas idosas a nfase aumentada sobre as queixas somticas. Pode haver dificuldades de memria em idosos deprimidos que chamado de sndrome demencial da depresso que pode ser confundida com a verdadeira demncia. Alm disso, a depresso pode estar associada com uma doena fsica e com uso de medicamentos. Transtorno bipolar (transtornos do humor) Os sintomas da mania em idosos so semelhantes queles de adultos mais jovens e incluem euforia, humor expansivo e irritvel, necessidade de sono diminuda, fcil distrao, impulsividade e, freqentemente, consumo excessivo de lcool. Pode haver um comportamento hostil e desconfiado. Quando um primeiro episdio de comportamento manaco ocorre aps os 65 anos, deve-se alertar para uma causa orgnica associada. O tratamento deve ser feito com medicao cuidadosamente controlada pelo mdico. Transtorno delirante

A idade de incio ocorre por volta da meia-idade mas pode ocorrer em idosos. Os sintomas so alteraes do pensamento mais comumente de natureza persecutria (os pacientes crem que esto sendo espionados, seguidos, envenenados ou de algum modo assediados). Podem tornar-se violentos contra seus supostos perseguidores, trancaremse em seus aposentos e viverem em recluso. A natureza dos pensamentos pode ser em relao ao corpo, como acreditar ter uma doena fatal (hipocondria). Ocorre sob estresse fsico ou psicolgico em indivduos vulnerveis e pode ser precipitado pela morte do cnjuge, perda do emprego, aposentadoria, isolamento social, circunstncias financeiras adversas, doenas mdicas que debilitam ou por cirurgia, comprometimento visual e surdez. As alteraes do pensamento podem acompanhar outras doenas psiquitricas que devem ser descartadas como demncia tipo Alzheimer, transtornos por uso de lcool, esquizofrenia, transtornos depressivos e transtorno bipolar. Alm disso, podem ser secundrias ao uso de medicamentos ou sinais precoces de um tumor cerebral. Transtornos de ansiedade Incluem transtornos de pnico, fobias, TOC, ansiedade generalizada, de estresse agudo e de estresse ps-traumtico. Desses, os mais comuns so as fobias. Os transtornos de ansiedade comeam no incio ou no perodo intermedirio da idade adulta, mas alguns aparecem pela primeira vez aps os 60 anos. As caractersticas so as mesmas das descritas em transtornos de ansiedade em outras faixas etrias. Em idosos a fragilidade do sistema nervoso autnomo pode explicar o desenvolvimento de ansiedade aps um estressor importante. O transtorno de estresse ps-traumtico freqentemente mais severo nos idosos que em indivduos mais jovens em vista da debilidade fsica concomitante nos idosos. As obsesses (pensamento, sentimento, idia ou sensao intrusiva e persistente) e compulses (comportamento consciente e repetitivo como contar, verificar ou evitar ou um pensamento que serve para anular uma obsesso) podem aparecer pela primeira vez em idosos, embora geralmente seja possvel encontrar esses sintomas em pessoas que eram mais organizadas, perfeccionistas, pontuais e parcimoniosas. Tornam-se excessivos em seu desejo por organizao, rituais e necessidade excessiva de manter rotinas. Podem ter compulses para verificar as coisas repetidamente, tornando-se geralmente inflexveis e rgidos. Transtornos somatoformes So um grupo de transtornos que incluem sintomas fsicos (por exemplo dores, nuseas e tonturas) para os quais no pode ser encontrada uma explicao mdica adequada e que so suficientemente srios para causarem um sofrimento emocional ou prejuzo significativo capacidade do paciente para funcionar em papis sociais e ocupacionais. Nesses transtornos, os fatores psicolgicos so grandes contribuidores para o incio, a severidade e a durao dos sintomas. No so resultado de simulao consciente.

A hipocondria comum em pacientes com mais de 60 anos, embora o seja mais freqente entre 40 e 50 anos. Exames fsicos repetidos so teis para garantirem aos pacientes que eles no tm uma doena fatal. A queixa real, a dor verdadeira e percebida como tal pelo paciente. Ao tratamento, deve-se dar um enfoque psicolgico ou farmacolgico. Transtornos por uso de lcool e outras substncias Os pacientes idosos podem iniciar um quadro de dependncia uma droga ou um remdio, devido automedicao. Por exemplo, um senhor que torna um hbito beber uma dose de lcool todos os dias para relaxar, ou ento uma senhora que ao passar por uma situao de maior ansiedade, como a perda ou morte de algum conhecido ou familiar, inicia o uso de medicamentos sedativos a fim de no se sentir to mal. A dependncia de lcool, geralmente, apresenta uma histria de consumo excessivo que comeou na idade adulta e frequentemente est associada a uma doena mdica, principalmente doena heptica. Alm disso, a dependncia ao lcool est claramente associada a uma maior incidncia de quadros demenciais. A dependncia de substncias como hipnticos, ansiolticos e narcticos comum. Os pacientes idosos podem abusar de ansiolticos para o alvio da ansiedade crnica ou para garantirem uma noite de sono. A apresentao clnica variada e inclui quedas, confuso mental, fraca higiene pessoal, depresso e desnutrio. Uma particularidade de tais dependncias nesses pacientes que tanto os medicamentos sedativos quanto o lcool esto relacionados com maior nmero de quedas e fraturas, o que reduz significativamente a expectativa de vida do idoso aps o incidente.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?423

Sintomas de demncia no idoso


A demncia uma perturbao psicolgica que afeta milhes de idosos, estando muitas vezes associadas a doenas como Alzheimer ou a um AVC que destroem as clulas cerebrais. A demncia a progressiva deteriorao da funo cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar e raciocinar. Os idosos que sofrem de demncia podem perder as suas capacidades a ritmos distintos, por isso, importante conhecer quais os principais sintomas a ter em conta. Perda de memria: fazer as mesmas perguntas mais do que uma vez; colocar objetos num local (por vezes nos stios mais estranhos) e depois no saber onde esto; no conseguir responder a determinadas questes; no se conseguir lembrar daquilo que fez de manh ou o que almoou; no conseguir reter informao nova que lhe transmitida; faltar a compromissos; esquecer-se dos nomes de familiares e amigos, so apenas algumas das consequncias da perda de memria. Alteraes de humor: a demncia tambm pode afetar as zonas do crebro responsveis pelo controle das emoes, o que pode levar a alteraes de humor bruscas e contnuas. Um idoso com demncia pode passar de alegre e risonho a triste e choro em poucos minutos. Alteraes de personalidade: o idoso pode mudar repentinamente em termos de personalidade, passando a mostrar medo, ansiedade, incerteza, desconfiana ou paranoia com tudo aquilo que est a acontecer sua volta. Estas alteraes de personalidade no idoso com demncia podem ainda levar a comportamentos agressivos e violncia. Sentido de desorientao: um idoso com demncia pode revelar-se desorientado relativamente s mais diversas situaes pode no saber em que dia da semana ou ms est; pode perder-se facilmente, mesmo em locais ou rotas familiares; pode no reconhecer pessoas que sempre conheceu. Dificuldades na comunicao: um idoso com demncia pode sentir grandes dificuldades em expressar-se verbalmente (trocando o vocabulrio, por exemplo), em ler e at escrever. Negligncia pessoal: a demncia pode levar um idoso a negligenciar a sua higiene, alimentao, segurana e at a sua casa e a forma como vive. Nestes casos, poder ser necessrio cuidar do idoso. Alterao dos padres de sono: um idoso com sinais de demncia pode apresentar alteraes nos padres de sono habituais, ou seja, tende a dormitar vrias vezes ao longo do dia e sofrer de insnias noite. Falta de discernimento/raciocnio: se um idoso estiver a sofrer de demncia, pode mostrar-se incapaz de fazer certos raciocnios, nomeadamente a nvel financeiro. Por outro lado, a falta de discernimento pode passar por algo to simples como sair sem um guarda-chuva quando est a chover torrencialmente. Isolamento: um idoso com sinais de demncia pode perder o interesse no mundo exterior, tornar-se muito passivo e passar a isolar-se cada vez mais.

http://cuidamos.com/artigos/sintomas-demencia-idoso

You might also like