You are on page 1of 3

ANIVERSRIO DA CONSTITUIO FEDERAL, DIGA NO A CONVOCAO DE CONSTITUINTE. No dia 05 de outubro de 2.

006, a Constituio Federal completou 18 (dezoito) anos desde de que foi promulgada, em 05 de outubro de 1.988. Um dos presentes que o povo brasileiro gostaria de receber do prximo Presidente da Repblica, seria a luta contra a convocao de uma Constituinte. Infelizmente o tema para muitos, no novidade. Todavia, no se deve esquecer que a Constituio Federal a Lei Maior de um Pas. Por intermdio da Constituio Federal que se guiam as leis infraconstitucionais. A norma que estiver em contradio com os dispositivos constitucionais tida como inconstitucional. No ano de 2006, observamos uma tentativa do Governo Federal em querer emplacar a convocao de uma assemblia constituinte. Sem dvida que a inteno de reviso foi considerado um golpe poltico. A Constituio Federal foi criada no regime democrtico, sob a tutela de constituintes compromissados com a democracia e a justia social. O Texto no precisa ser revisado, mas sim, aplicado corretamente. O mundo de emendas acabou por comprometer o se contedo, pois, existem mecanismos para solucionar os conflitos, porm, o que se tenta dizer que a crise poltica constitucional. O pas vive uma crise poltica, e no uma crise constitucional.

A convocao de uma constituinte no ir resolver o problema poltico, onde a soluo pode passar por uma reforma poltica e tributria. Concernentes intermdio de reformas podem ser estabelecidas cujo objetivo por emendas Constituio,

complementar os dispositivos constitucionais. Os princpios constitucionais so inalterveis, constituindo-se em pilares de sustentao do verdadeiro Estado Democrtico de Direito. Em entrevista ao site da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente-executivo da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Flvio Pansiere, concluiu que: Nenhum pas que tem uma democracia consolidada fala em convocao de novas Constituintes. Falam em debate democrtico por intermdio dos mecanismos j garantidos pelo seu modelo constitucional. A Constituio Federal nos garante, hoje, que criminosos sejam investigados e que os direitos fundamentai sejam garantidos. Nas palavras daquele presidente, h uma tentativa de fazer com que as pessoas pensem que a Constituio responsvel pela crise poltica que vivemos. Algumas pessoas criam fatos para tentar desacreditar esse modelo constitucional, que garante a existncia de um estado social, preocupado com a populao. Em concluso: devemos comemorar o 18 aniversrio da Constituio Federal com alegria, na medida em que estamos conseguindo viver, apesar das grandes dificuldades. VIVA A DEMOCRACIA!!! Agradeo a Sra. Myoko Ivassa Hirahata pelo incentivo.

Jos

Carlos

Manhabusco

advogado

e-mail:

manhabusco@hotmail.com

You might also like