You are on page 1of 6

Quando em 1905, um jovem funcionrio da Repartio de Patentes de Berna, na Sua, publicou cinco artigos na prestigiada revista cientfica "Annalen

der Physik", as suas ideias alteraram profundamente a Fsica. O primeiro trabalho foi, precisamente, sobre o quantum de luz.

O CENTENRIO DO QUANTUM DE LUZ

Em 1905, um jovem tcnico, funcionrio de segunda classe da Repartio de Patentes de Berna (Sua), publicou cinco artigos na prestigiada revista "Annalen der Physik". No eram os primeiros artigos escritos por Albert Einstein, nascido a 14 de Maro de 1879, mas as ideias expostas nas publicaes de 1905 iriam alterar profundamente a Fsica. Por ordem cronolgica de recepo na revista, os trabalhos versam os seguintes temas: 17 de Maro - O quantum de luz. 11 de Maio - Movimento browniano. 30 de Junho - Relatividade restrita. 27 de Novembro - Segundo artigo sobre relatividade restrita (deduo da famosa equao E=mc2). 19 de Dezembro - Segundo artigo sobre movimento browniano. Se se acrescentar que, em 30 de Abril desse mesmo ano, Albert Einstein ainda submeteu a sua tese de doutoramento sobre viscosidade de uma soluo diluda de micropartculas e sua relao com o coeficiente de difuso1, temos de aceitar como inteiramente adequada a designao de annus mirabilis dada a 1905. O centenrio celebra-se agora em todo o mundo, justificando a declarao, pela UNESCO e pela ONU, de 2005 como Ano Internacional/Mundial da Fsica. EDUARDO LAGE Departamento de Fsica da Faculdade de Cincias da Universidade do Porto Rua do Campo Alegre, 687 4169-007 Porto eslage@fc.up.pt Irei, aqui, considerar com algum pormenor o primeiro dos artigos citados - no por ser o primeiro, nem to pouco por ele ter servido para justificar o Prmio Nobel de 1921, mas porque revela claramente o gnio do seu autor. Perceber-se- por que razo Albert Einstein considerou esse o nico trabalho verdadeiramente revolucionrio que fez em toda a sua vida.

ARTIGO

u =

8 h 3 h ve c3

(2)

e tambm parecia ajustar-se correctamente aos desvios a este limite observados experimentalmente para mais baixas frequncias. Em Dezembro de 1900, Planck apresentou uma deduo da sua expresso. Para isso, admitiu que a radiao absorvida e emitida por osciladores harmnicos unidimensionais (de frequncia natural e fraco amortecimento), obtendo, a partir das equaes bsicas da mecnica e do electromagnetismo, uma relao entre a densidade de energia electromagntica e a energia mdia (E) do oscilador:

u =
Einstein em 1905

8 2 E c3

(3)

Usando a Eq. (1), Planck deduziu:

O artigo [1], com o ttulo "Sobre um ponto de vista heurstico relativo gerao e converso da luz", tem apenas 17 pginas, das quais 9 tratam de questes de termodinmica e mecnica estatstica e menos de 3 do efeito fotoelctrico (estas so talvez hoje a sua parte mais conhecida). No irei tratar o artigo [2] em pormenor, antes me concentrarei nos seus aspectos mais relevantes, usando notaes matemticas actualizadas. PRELIMINARES Em Outubro de 1900, Max Planck props uma expresso matemtica que se ajustava bem aos resultados experimentais obtidos para a radiao do corpo negro[3]. O problema, formulado por Kirchhoff em 1859, consiste em caracterizar a radiao electromagntica em equilbrio trmico (a uma certa temperatura absoluta) com matria que a absorve completamente e, por isso, tambm a emite completamente. Designando por u d a energia, por unidade de volume, contida nas ondas electromagnticas com frequncias no intervalo (,+d), a frmula proposta por Planck :

E =

h e
h

(4)

e, por simples recurso ao formalismo da termodinmica


dsv 1 , = dEv T

obteve a entropia por oscilador:

E E E E s =k 1 + log 1 + v log . (5) hv hv hv hv


A justificao encontrada por Planck para esta frmula assenta em duas hipteses, totalmente alheias fsica clssica: 1 - Se se considerarem N osciladores iguais, a energia total NE distribui-se pelos osciladores em "elementos" (quanta), como lhes chamou Planck, de grandeza h. 2 - Os Q = h "elementos" de energia no so, apenas, iguais como indistinguveis, o que determina que o nmero de maneiras de os distribuir pelos N osciladores :
NE

8 h v 3 , u = 3 h c e 1

(1)

WN =

( N 1 + Q )! ( N 1)!Q !

(6)

onde c a velocidade da luz no vazio, = 1/kT , com k a constante de Boltzmann, T a temperatura absoluta e h uma constante ajustvel, que passou a ser conhecida por constante de Planck. Esta frmula reproduzia exactamente o limite de Wien (h >> 1 ):

conhecida hoje por distribuio de Planck. Usando a conhecida expresso de Boltzmann para a entropia:

Ns = k log WN
e admitindo N >> 1, Q >> 1 (o que permite utilizar a frmula de Stirling), facilmente se reproduz a Eq. (5).

(7)

GAZETA DE FSICA

O CENTENRIO DO QUANTUM DE LUZ

A explicao de Planck foi encarada, na poca, como uma curiosidade, uma forma hbil de resolver o problema da radiao do corpo negro, mas que no deveria ser levada muito a srio. A comunidade dos fsicos de ento considerava que as hipteses de Planck escondiam a complexidade da interaco radiao - matria e que uma teoria mais bem fundamentada no s justificaria (ou, mesmo, eliminaria) aquelas hipteses como permitiria deduzir o valor da constante h. S o jovem Einstein considerou seriamente a proposta de Planck. O QUANTUM DE LUZ

S = k

U h

8 h 3Vd 1 + log U

(9)

onde U= Vu d a energia electromagntica contida no volume V. Suponhamos agora - prope-nos Einstein - que este volume est isolado e dividido em dois sub-volumes V1 e V2, separados por uma janela apenas transparente para radiaes de frequncia em (, +d). Ento, radiao e, portanto, energia, com esta frequncia est continuamente a ser trocada entre os dois sub-volumes; isto , h flutuaes de energia em cada sub-volume. Qual a probabilidade P(U(1)) de se observar a energia U(1) no sub-volume V1 ? Segundo a mecnica estatstica, essa probabilidade dada por:

P (U(1) ) e

( S (U )+ S (U ))
(1 ) (1 ) (2) (2)

onde os ndices se referem a cada um dos sub-volumes. Usando, a Eq. (9) e lembrando que U(1)+ U(2) constante, uma vez que o volume total V1+V2 est isolado, obtm-se:

Max Planck e Albert Einstein

V P (U(1) ) 1(1) U

U(1) h

V2 ( 2) U

U( 2 ) h

(10)

No seu artigo de Maro de 1905, Albert Einstein comea por notar que a mecnica estatstica clssica d uma resposta bem definida para a energia mdia de um oscilador (E=kT) pelo que a previso clssica para a Eq. (3) seria:

u =
6

8 v 2 kT . c3

aqui que surge o gnio de Einstein - ele faz uma pergunta simples: onde j se viu uma expresso semelhante? A resposta surpreendente: compare-se a Eq. (10) com a probabilidade de encontrar N1 partculas, no volume V1, de um gs perfeito (com N=N1+N2 partculas), encerrado no mesmo volume V:
N N N V N1 V N 2 V 1 V 2 P ( N1 ) = 1 2 1 2 N1 V V N1 N 2

(8) (11)

GAZETA DE FSICA

Aparentemente, Einstein desconhecia que este resultado havia sido obtido (sem o factor 8) por Rayleigh, em 1900. A correco do factor 8 foi feita por James Jeans, em Junho de 1905, isto , aps o trabalho de Einstein, sendo um pouco irnico que a Eq. (8) tivesse passado a designar-se por limite de Rayleigh-Jeans. Esta previso est, contudo, em desacordo com a experincia e esse desacordo tanto mais pronunciado quanto maior for a frequncia ou menor for a temperatura, isto , quanto mais prximo estivermos do limite de Wien. Haveria, pois, que entender-se este limite. Para isso, Einstein vai consider-lo um dado experimental da radiao trmica e procura caracterizar o campo de radiao sem qualquer recurso a osciladores materiais. Repete, em parte, o raciocnio de Planck - usa a Eq. (3) e deduz a entropia (S), para radiaes de frequncia no intervalo (, +d) encerradas num volume V:

onde a ltima expresso obtida com a frmula de Stirling. Einstein , assim, conduzido hiptese do quantum de luz: "a radiao monocromtica, no limite de Wien, comporta-se, no equilbrio termodinmico, como se fosse constituda por quanta de energia, mutuamente independentes, de valor h". Estava encontrada uma explicao para a primeira hiptese de Planck. luz dos desenvolvimentos posteriores, a hiptese de Einstein de uma audcia extraordinria - hoje, sabemos que os quanta de luz so boses e, por isso, no podem ser considerados "mutuamente independentes"; no se conservam (ao contrrio das partculas de um gs perfeito); e so indistinguveis (ao contrrio do que exprime a Eq. (11)).

ARTIGO

Contudo, no limite de Wien, o gs de quanta to rarefeito que a correcta estatstica dos quanta degenera na estatstica clssica (veja-se que a Eq. (6), no limite Q << N d a distribuio binomial), podendo os quanta ser considerados distinguveis, e a sua no conservao irrelevante para processos de equilbrio. Mas Einstein no fica por aqui e avana com um projecto extraordinrio, que designou por princpio heurstico2: "Se radiao monocromtica, de fraca densidade, se comporta, no que respeita dependncia da entropia no volume, como um meio discreto consistindo de quanta de energia h, ento tal sugere que se investigue se as leis de gerao e converso da luz so, tambm, definidas como se a luz consistisse de quanta de energia deste tipo". Quer dizer, a hiptese dos quanta de luz que, como se viu, foi sugerida pelo comportamento da radiao electromagntica livre, estendida, deste modo, interaco luz-matria! O EFEITO FOTOELCTRICO O efeito fotoelctrico consiste na emisso de electres por metais expostos a radiao electromagntica. A primeira observao do fenmeno parece ser devida a Heinrich Hertz (1887), o que no surpreendente dado o seu interesse na deteco de ondas electromagnticas geradas por descargas elctricas; W. Hallwachs (1883) mostrou que metais irradiados por luz ultravioleta adquirem carga elctrica positiva; J. J. Thomson (1899) reconheceu que o efeito consiste na emisso de electres; P. Lennard (1902) efectuou a descoberta fundamental - a energia do electro no depende da intensidade da luz e aumenta com a frequncia da radiao. No seu artigo de Maro de 1905, Einstein, usando o princpio heurstico, prope uma explicao simples para o efeito fotoelctrico: "um quantum de luz d toda a sua energia a um nico electro, sendo a energia transferida totalmente independente da presena de outros quanta", o que justifica ser o efeito independente da intensidade da luz, tal como observado. Faz tambm notar que um electro, ejectado do interior do metal, sofrer, em geral, uma perda de energia antes de atingir a superfcie. Designando por W essa energia mnima necessria para arrancar um electro do metal (W conhecida por funo trabalho), Einstein props que a mxima energia do electro ejectado seria:

2 - O declive da recta (Emax,) uma constante universal, independente da natureza do metal. 3 - O valor desse declive a constante de Planck. Em 1912, A. L. Hughes verificou a relao linear, mas o declive parecia depender do metal usado. Contudo, em 1916, A. Millikan, aps vrios anos de trabalho sobre este problema, concluiu que a Eq. (12) muito bem satisfeita, obtendo a constante de Planck com um erro de 0,5%. No artigo de 1905, Einstein apresenta outras aplicaes do princpio heurstico: - a frequncia da luz na fotoluminescncia no pode exceder a frequncia da luz incidente (conhecida experimentalmente por regra de Stark); - na fotoionizao, a energia do electro emitido no pode exceder h, onde a frequncia da luz incidente.

Dados de Millikan, 1916: a independncia da curva, da intensidade da luz incidente, implicava que a interaco ocorria como se uma partcula desse toda a sua energia ao electro, e o ejectasse com aquela energia menos a energia necessria para escapar da superfcie.

Emax = h W
Embora esta equao seja muito simples, as suas previses so muito fortes:

(12)

1 - Emax deve variar linearmente com a frequncia da radiao.

Neste mesmo artigo [4], Einstein aplicou o princpio numa outra direco, apresentando uma deduo alternativa da frmula de Planck: "Devemos considerar o seguinte teorema como a base da teoria da radiao de Planck: a energia de um oscilador (unidimensional) s pode tomar valores que so mltiplos inteiros de h; na emisso e absoro, a energia de um oscilador salta por mltiplos de h." uma extraordinria antecipao do modelo atmico de Bohr (1913), e conduz, realmente, frmula de Planck: se um oscilador s pode ter energia nh (com n=0,1,2,...), ento a sua energia mdia, em equilbrio trmico, :

GAZETA DE FSICA

Em 1906, Einstein discutiu o efeito fotoelctrico inverso (efeito Volta) - electres acelerados por uma diferena de potencial V chocam com um metal, originando emisso de radiao. O princpio heurstico prev que a mxima frequncia da radiao dada por h= eV previso confirmada por W. Duane e F. Hunt (1915), que obtiveram um valor de h em excelente acordo com a constante de Planck.

O CENTENRIO DO QUANTUM DE LUZ

E =

nh e
n =0

nh

e
n =0

nh

h e
h

Einstein era uma exigncia de compreenso total, exprimindo cautelas nos seus escritos sobre a emergente teoria quntica, para outros parecia at um repdio da ideia original. Assim se compreendem as seguintes afirmaes: Laue (1907), em carta a Einstein - "Gostaria de lhe dizer como muito me agrada que tenha desistido da sua teoria dos quanta de luz". Sommerfeld (1912) - "Einstein extrau as consequncias mais extraordinrias da descoberta de Planck (do quantum da aco) e transferiu as propriedades qunticas dos fenmenos de absoro e emisso para a estrutura da energia da luz no espao sem, julgo, manter hoje o seu ponto de vista original em toda a sua audacidade". Millikan (1913) - "Einstein desistiu, julgo, dos quanta de luz h cerca de dois anos"; e, mais tarde (1916) - "Apesar do sucesso aparentemente completo da equao de Einstein para o efeito fotoelctrico, a teoria fsica que a originou de tal modo intolervel que at o prprio Einstein, julgo, no mais a aceita". Porqu tanta resistncia ao quantum de luz? A razo parece ser simples: a teoria de Einstein aplica-se radiao electromagntica no vazio. Ora o campo electromagntico bem descrito pelas equaes de Maxwell (1864) e a natureza ondulatria da radiao tinha sido h muito verificada. Naquelas equaes, no h lugar para os quanta de energia; nos fenmenos de interferncia da luz, no h lugar para os quanta pontuais! A hiptese de Einstein violava dogmas sagrados dos fsicos clssicos. Para bem se compreender o carcter revolucionrio da hiptese suficientemente esclarecedor o seguinte comentrio de Millikan[6], escrito para as comemoraes dos 70 anos de Einstein: "Passei 10 anos da minha vida a testar aquela equao de Einstein [Eq. 12] e, ao contrrio de todas as minhas expectativas, fui obrigado, em 1915, a afirmar a sua verificao sem ambiguidades, apesar da sua falta de razoabilidade, pois parecia violar tudo o que sabamos sobre a interferncia da luz". O FOTO Como se processou, ento, a aceitao do quantum de luz?

reproduzindo-se correctamente a Eq. (4). REACES DA COMUNIDADE CIENTFICA Poder-se-ia julgar que a hiptese do quantum de luz, pela sua simplicidade e pela verificao cada vez mais precisa e abrangente das suas consequncias experimentais, ganharia fcil aceitao entre os fsicos da poca. A reaco foi, porm, muito diferente, como os comentrios seguintes bem demonstram [5]. Laue (1906) - "Para mim, pelo menos, qualquer artigo em que consideraes probabilsticas so aplicadas ao vazio, parece-me muito duvidoso." Planck, Nernst, Rubens e Wangel (1913), ao proporem Einstein para a Academia Prussiana, concluem na sua recomendao - "Em suma, pode dizer-se que dificilmente se encontrar um, entre os grandes problemas em que a fsica moderna to rica, para o qual Einstein no tenha apresentado uma contribuio notvel. Que ele, por vezes, possa ter errado o alvo, nas suas especulaes, como, por exemplo, na sua hiptese dos quanta de luz, no pode ser erguido como um obstculo sua candidatura, porque no possvel apresentar ideias realmente novas, mesmo nas cincias mais exactas, sem, por vezes, se correr um risco".

GAZETA DE FSICA

Einstein com Nernst, Planck, Millikan e Laue em 1929

O prprio Einstein poder ter contribudo, involuntariamente, para criar a ideia de que se trataria de uma hiptese provisria, sublinhando, mesmo, que "no parece ser concilivel com as consequncias experimentalmente verificadas da teoria ondulatria do campo electromagntico (Congresso Solvay, 1911). Mas o que para

Por um lado, a crescente verificao experimental de que a Eq. (12) descrevia correctamente o efeito fotoelctrico fez perceber que a hiptese de Einstein tinha de ter alguma veracidade. Por outro lado, o prprio Einstein, ao contrrio do que pensavam os seus contemporneos, continuou as suas investigaes sobre o quantum de luz, tendo concludo que

ARTIGO

se tratava de uma nova partcula, dotada no s de energia h, como tambm de momento linear (ou quantidade de movimento) h/c. Este ltimo resultado decorre imediatamente da Teoria da Relatividade Restrita: uma partcula movendo-se velocidade da luz tem, necessariamente, massa nula e o seu momento linear dado pela energia dividida pela velocidade da luz no vazio. Mas tpico de Einstein que, apesar de ter sido o criador da Teoria da Relatividade, no fazer uso dela para deduzir o que seria um resultado simples. , mais uma vez, o estudo das flutuaes estatticas do campo de radiao que o conduz concluso, apresentada em 1909 [7]. Para isso imagina, de novo, radiao em equilbrio trmico, encerrada num volume V, dividido em dois sub-volumes separados, agora, por um espelho totalmente reflector para radiaes de frequncia (e transparente para as outras). Sobre este espelho actuam foras electromagnticas que as equaes de Maxwell permitem calcular sem grande esforo (para a unidade de rea, essas foras so conhecidas por presso de radiao). Elas so proporcionais intensidade da radiao (e, portanto, densidade de energia u). As foras que actuam de cada um dos lados de um espelho imvel s em mdia so iguais. Se o espelho se mover, maior, em mdia, a presso sobre a face que avana contra a radiao incidente do que a presso na outra face isto , o espelho actuado, em mdia, por uma fora de resistncia proporcional velocidade. Mas este um resultado mdio - as foras instantneas flutuam continuamente j que as flutuaes da energia electromagntica so contnuas. Quer dizer, o espelho tem um movimento browniano unidimensional e apresentar, portanto, flutuaes do seu momento que, obviamente, se relacionam com flutuaes das foras electromagnticas. Evitarei um clculo longo e indicarei imediatamente o resultado: a varincia das flutuaes do momento linear comunicado ao espelho pelas foras electromagnticas praticamente idntica varincia das flutuaes da energia electromagntica (facilmente obtida a partir da frmula de Planck) e, realmente, a ela se reduz se admitirmos que cada quantum de radiao transporta momento h/c. Ainda em 1909, J. Stark usou esta concluso para, pela primeira vez, incluir o momento do quantum de luz na lei de conservao total do momento na coliso de dois electres (bremsstrahlung). Contudo foi apenas em 1917 que A. H. Compton e P. Debye, de forma independente, deduziram as conhecidas expresses da cinemtica relativista para a deflexo de um quantum de luz por um electro inicialmente em repouso. Compton obteve no s a consequente variao no comprimento de onda da radiao difundida de um ngulo :

como verificou que esta expresso inteiramente satisfeita pelos resultados experimentais, concluindo: "O apoio experimental teoria indica, de forma convincente, que um quantum de radiao transporta momento dirigido, assim como energia". Os resultados de Compton fizeram aceitar, definitivamente, a ideia de que o quantum de luz uma partcula - esta seria baptizada de foto, em 1926, pelo qumico G. Lewis. No por isso de estranhar o prmio Nobel de Einstein em 1921 (mas s atribudo em 1922) "pela explicao do efeito fotoelctrico". Poder-se-ia julgar que as ideias de Einstein ficaram completamente confirmadas, mas seria o prprio Einstein a comentar, em 1951, j perto da sua morte em Maro de 1955: "Estes 50 anos de reflexo no me fizeram ficar mais perto da resposta questo: o que so os quanta de luz?".

REFERNCIAS: [1] Einstein, A., Annalen der Physik 17, 1905, 132. [2] O artigo est includo nas obras completas de Albert Einstein. [3] Para uma breve descrio histrica da descoberta de Planck, ver Lage, E., Gazeta de Fsica, 24, Fasc. 4, 2001. [4] Einstein, A., Annalen der Physik 20, 1906, 199. [5] Ver A., Pais, Subtle is the Lord, Oxford University Press, 1982. Esta excelente biografia contm muita outra informao sobre a histria do quantum de luz. [6] Millikan, R., Review of Modern Physics 21, 1949, 343. [7] Einstein, A., Physik Zeitschrift 10, 1909, 185 e 10, 1909, 817.

NOTAS: Este um dos trabalhos mais citados em Fsica e o mais citado de A. Einstein.
1

Heurstica a arte de inventar e aqui tem o significado de ajudar na procura da soluo de um problema, valendo como uma hiptese sem justificao.
2

h (1cos ), mc

GAZETA DE FSICA

You might also like