You are on page 1of 77

UniversidadeFederaldeItajub EngenhariaEltrica

INSTRUMENTAO Mediode Medio de Temperatura

Prof.RogerJ.Campos http://www.cpdee.ufmg.br/~roger

MediodeTemperatura

Medir a temperatura corretamente muito importante em todos os ramos da cincia A temperatura revela a noo comum do que quente ou frio. Q Quanto mais quente o sistema, maior a f i d t i t it i freqncia de vibrao dos tomos.

MediodeTemperatura

A temperatura uma propriedade intensiva de um sistema, assim dita por no depender da massa do sistema; > Temperatura, > emisso de energia trmica em uma banda de freqncia superior ( (radiao visvel) ) P exemplo, o metal fi alaranjado, d Por l t l fica l j d depois amarelo, etc. i l t

MediodeTemperatura

Este mesmo fenmeno pode ser observado na chama do fogo. Regies amarelas, de mais baixa temperatura, regies quentes, azuladas, de temperatura superior.

HistriadaTermometria

170 DC Galeno props um padro de medio de temperatura. 1592 Galileu Galilei inventou o primeiro instrumento de medio de temperatura, um dispositivo de vidro contendo lquido e ar, o chamado barotermoscpio. A medida era influenciada pela presso. i fl i d l 1624 A palavra termmetro apareceu pela primeira vez termmetro em um livro intitulado La Rcration Mathmatique de J. Leurechon.

HistriadaTermometria

1665 Christian Huygens, d l hi i declarava: i conveniente Seria i dispor se de um padro universal e preciso de frio e calor.... Neste mesmo ano, Robert Boyle declarava: Necessitamos urgentemente de um padro ... no simplesmente as vrias diferenas desta quantidade (temperatura) no possuem nomes ... e os termmetros so to variveis que parece impossvel medirse a intensidade do calor ou frio como fazemos com tempo, distncia, peso ... . p , ,p 1694 Carlo Renaldini sugeriu utilizarse o ponto de fuso do gelo e o ponto de ebulio da gua como dois pontos fixos em uma escala termomtrica, dividindose os em 12 partes iguais.

HistriadaTermometria

1701 Isaac Newton definiu uma escala de temperatura baseada em duas referncias, que foram determinadas pelo banho de gelo fundente (zero graus) e a axila de um homem saudvel (12 graus). Nesta escala a gua ferve a 34 graus. 1706 Gabriel Fahrenheit notou que a expanso do mercrio era grande e uniforme, ele no aderia ao vidro, permanecia d if l d i id i lquido em uma faixa grande de temperaturas e sua cor prata facilitava a leitura Para calibrar o termmetro de mercrio leitura. Fahrenheit definiu 3 pontos: um banho de gelo e sal (32F) o mais frio reprodutvel, a axila de um homem saudvel (96F) e (96 F) gua ebulindo o mais quente reprodutvel (212F).

HistriadaTermometria

1742 Anders Celsius props uma escala entre 0 e 100, correspondendo ao ponto de ebulio da gua e fuso do gelo.

1780 o fsico francs Charles mostrou que todos os gases apresentam aumentos de volume iguais correspondentes ao mesmo i incremento d t t de temperatura, o que possibilitou o t ibilit desenvolvimento dos termmetros de gases.

HistriadaTermometria

Sc. XIX na sua primeira metade foi desenvolvido um termmetro baseado nos trabalhos de Boyle, Mariotte, Charles, GayLussac, Clapeyron e Regnault. O princpio de medida era a expanso do ar. Foi aceito largamente como padro de comparao para todos os tipos de termmetros. 1887 Ch Chappuis estudou t i t d termmetros d hid i t de hidrognio, nitrognio e gs carbnico, o que resultou na adoo de uma escala entre os pontos fixos de fuso (0C) e ebulio (100 C) da (0 C) C) gua, chamada de Escala Prtica Internacional de Temperatura pelo Comit International de Poids e Mesures.

HistriadaTermometria

Sc. XX os pases de lngua inglesa adotam a escala Fahrenheit, e grande maioria usam a escala Celsius, devido sua fcil padronizao.

HistriadaTermometria

Figura1 Termmetro deardeGalileu

Figura2 Termmetro daAcademiaFlorentina deCincias

Relaoentreasescalas

MediodeTermometria

Princpios bsicos para medio de temperatura: o expanso da substncia, provocando comprimento, volume ou presso. o alterao da resistncia eltrica; o iterao do potencial eltrico de metais diferentes; o alterao da potncia radiante. alterao de

TermmetroDilataodeLquidos

Baseiamse na lei de expanso volumtrica de um lquido com a temperatura, dentro de um recipiente fechado.

Podem ser de vidro transparente ou de recipiente metlico.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipientedeVidro Recipiente de Vidro


constitudo de um reservatrio, cujo tamanho depende da sensibilidade desejada, soldada a um tubo capilar de seo, mais uniforme possvel, fechado na parte superior. O reservatrio e parte do capilar so preenchidos por um lquido. Na parte superior do capilar existe um alargamento que protege o termmetro no caso da temperatura ultrapassar seu limite mximo.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipientedeVidro Recipiente de Vidro


Funcionamento: A expanso volumtrica do lquido maior que a do vidro, assim, quando se aplica calor ao bulbo de vidro, o lquido se expande mais rapidamente que o b lb d vidro i id t bulbo de id esta diferena na expanso aliada ao princpio da capilaridade permite ao lquido subir no tubo capilar de vidro (menisco), que fixo ao bulbo.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipientedeVidro Recipiente de Vidro

Figura3 TermmetroDilataodelquidoemrecipientedevidro.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipientedeVidro Recipiente de Vidro


Os lquidos mais usados so: mercrio, tolueno, lcool e acetona. A Tabela apresenta o ponto de solidificao e de ebulio desses lquidos, assim como as suas faixas de uso.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipientedeVidro Recipiente de Vidro


Os termmetros de lquidos com bulbo de vidro podem ser empregados em: a)compartimentoscobertosoufechadosenosquaisaleitura datemperaturanoprpriolocal; b)ondeforemtoleradasexatidesdeat1%deescala;e b) d f t l d tid d t 1% d l c)ondeasrespostaspodemserlentas. c) onde as respostas podem ser lentas

TermmetroDilataodeLquidoem RecipienteMetlico Recipiente Metlico


Consta de um bulbo de metal ligado a um capilar metlico e um elemento sensor.

O lquido preenche todo o instrumento e com uma variao da temperatura se dilata deformando elasticamente o elemento sensor.

Relao linear: temperatura / deformao.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipienteMetlico Recipiente Metlico

Figura4 TermmetroDilataodelquidoemrecipientemetlico.

TermmetroDilataodeLquidoem RecipienteMetlico Recipiente Metlico


a) Bulbo: suas di ) lb dimenses variam d acordo com o tipo d i de d i de lquido e principalmente com a sensibilidade desejada. b) Capilar: suas dimenses so variveis, devendo o dimetro interno ser o menor possvel a fim de evitar a influncia da possvel, temperatura ambiente, e no oferecer resistncia passagem do lquido em expanso. c) Elemento sensor: o elemento usado o tubo de Bourdon. ) Normalmente so aplicados nas indstrias em geral, para indicao e registro.

TermmetroPressodeGs

Consta de um bulbo, capilar e elemento de medio. O volume do conjunto constante e preenchido com um gs a alta presso. Com a variao da temperatura, o gs varia sua presso, e o elemento d medio opera como medidor d presso. l t de di did de As variaes de presso so linearmente dependentes da temperatura, sendo o volume constante.

TermmetroPressodeGs

Figura5 TermmetroPressodeGs.

TermmetroDilataodeSlidos (Bimetlicos)
O termmetro bimetlico consiste em duas lminas de metais com coeficientes de dilatao diferentes sobrepostas, formando uma s pea.

Variandose a temperatura do conjunto, observase um encurvamento que proporcional a t t i l temperatura. t

Na prtica a lmina bimetlica enrolada em forma de espiral ou hlice para aumentar a sensibilidade.

TermmetroDilataodeSlidos (Bimetlicos)

Figura6 TermmetroBimetlico.

TermmetroDilataodeSlidos (Bimetlicos)
Vantagens: o relativamente barato; o construo robusta; o a leitura direta; e o no exige equipamento adicional ou fonte externa de energia. Desvantagens so de no : o permitir indicao a distncia; o ser to exato; o atuar sobre uma faixa to grande de escala (185C a ( 185 C 650C).

MediodeTemperaturacomTermopar

Um termopar consiste de dois condutores metlicos, de natureza distinta, na forma de metais puros ou de ligas homogneas. Os fios so soldados medio/quente). em um extremo (junta ( de

A outra extremidade dos fios levada ao instrumento de medio (junta de referncia/fria) referncia/fria).

MediodeTemperaturacomTermopar

O aquecimento da juno dos metais faz com que a difuso dos eltrons nas junes se produz a ritmos diferentes, gerando o aparecimento de uma f.e.m.. Princpio conhecido como efeito termoeltrico de Seebeck (1821). Ver: efeito termoeltrico de Peltier, Thomson e Volta.

MediodeTemperaturacomTermopar

Figura7 Termopar.

MediodeTemperaturacomTermopar

Figura8 Termopar.

TiposeCaractersticasdeTermopares

Existem vrias combinaes de 2 metais condutores operando como termopares.

As combinaes de fios devem possuir uma relao razoavelmente linear entre temperatura e f.e.m.;

devem desenvolver uma f e m por grau de mudana de f.e.m. temperatura, que possa ser detectada pelos equipamentos normais de medio.

MediodeTemperaturacomTermopar

A f.e.m. gerada em um termopar depende da composio qumica dos condutores;

A f.e.m. depende da diferena de temperatura entre as juntas.

FiosdeCompensaoeExtenso

Fios de Extenso (FE): so confeccionados com a mesma liga dos termopares a que se destinam. Usadas para pequenas distncias. Fios de Compensao ( ) so cabos confeccionados com (FC): ligas de materiais diferentes dos termopares, mas com mesma curva d mV/C d t de V/C do termopar ( (em t temperatura ambiente). t bi t ) Somente so utilizados FC para termopares nobres: tipos S R S, e B, pois so confeccionados de platina e ficaria invivel (caro) utilizar um cabo desse material

TiposeCaractersticasdeTermopares

Assim cada tipo de Termopar tem uma faixa de temperatura ideal de trabalho (> vida til); Podese dividir os Termopares em dois grupos a saber: oTermopares Bsicos, oTermopares N b T Nobres.

TermoparesBsicos

So os termopares de maior uso industrial, os fios so de custo relativamente baixo, baixa homogeneidade; e sua aplicao admite um li it d erro maior. li d it limite de i

TermoparesBsicos TipoT

TermoparesBsicos TipoJ

TermoparesBsicos TipoE

TermoparesBsicos TipoK

TermoparesNobres

So constitudos de platina; alta homogeneidade; custo elevado; exijam i t ij instrumentos receptores d alta sensibilidade, d id t t de lt ibilid d devido baixa potncia termoeltrica; altssima preciso.

TermoparesNobres TipoS

TermoparesNobres TipoR

TermoparesNobres TipoB

Relaoentretemperaturaef.e.m.

Figura9 Caractersticasdealgunstermoparescomjunoderefernciaa0C.

AssociaodeTermopares

Srie: utilizada quando se deseja ampliar o sinal eltrico gerado pelo termopar. A tenso eltrica medida pelo instrumento ser multiplicado pelo nmero de termopares.

Paralelo: Ligando dois ou mais termopares em paralelo a um mesmo instrumento o valor registrado por este corresponder instrumento, mdia das E's geradas.

AssociaodeTermopares

Figura10 AssociaodeTermopares,srieeparalelo.

CorreodaJuntadeReferncia

Os grficos existentes da f.e.m. gerada em funo da temperatura para os termopares tm fixado a junta de referncia a 0C; Normalmente a junta de referncia encontrase em temperatura ambiente; Normalmente essa correo feito por instrumentos eletronicamente. eletronicamente

CorreodaJuntadeReferncia

O circuito adiciona milivoltagem que chega aos terminais, uma milivoltagem correspondente diferena de temperatura de 0C temperatura ambiente.

CorreodaJuntadeReferncia

importante no esquecer que o termopar mede realmente a diferena entre as temperaturas das junes. Ento para se medir a temperatura do ponto desejado, preciso manter a temperatura da juno de referncia invarivel. Ob Observe a prxima fi i figura.

CorreodaJuntadeReferncia

Figura11 Diferenaentreastemperaturasdasjunes.

CorreodaJuntadeReferncia

Exemplo: considere que na figura anterior o termopar seja do tipo K. E que 1,03mV corresponde 25C. Considere que a temperatura ambiente seja de 25C. Calcule qual a temperatura que o termmetro est medindo.

CorreodaJuntadeReferncia

Sabese que a temperatura que o termmetro tem que medir de 50C e no 25C.

Termopares

Figura12 Termopares,capaprotetora.

MediodeTemperaturaporTermoresistncia

So chamados de termmetros de resistncia aqueles em que os sensores de temperatura so resistncias eltricas; estas resistncias eltricas variam com a temperatura do meio onde esto inseridas; um circuito eletrnico registra esta variao.; i it l t i it t i os diversos tipos de sensores utilizados so apresentados a seguir.

MediodeTemperaturaporTermoresistncia

RTD Termistor NTC Termistor PTC

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

RTDs Resistance Temperature Detector;

so elementos que apresentam variao direta da resistncia com a temperatura; p

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Figura13 Sensordetemperaturadotiporesistnciaeltrica.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Principais caractersticas dos RTDs:

o condutor metlico (cobre, platina ou nquel); o so dispositivos praticamente lineares; p p o estveis; o 200C a +850C o sensores de alta preciso.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

O RTD mais conhecido e utilizado o PT100;

PT Platina com resistncia de 100 0C.

A prxima figura mostra a relao da resistncia de metais com a temperatura p

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Figura14 Variaoda resistnciademetaiscoma resistncia de metais com a temperatura.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Faixas de operao constituda por materiais resistivos

diferentes

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Ligao 2 fios: esse mtodo s deve ser usado quando o sensor estiver a uma distncia de aproximadamente 3 metros. Caso haja variaes de temperaturas ao longo dos fios, ocasionar uma fonte de erro na mediao, devido aumento da resistncia do sensor.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Ligao 3 fios: o mtodo mais utilizado na indstria. nesse tipo de ligao a alimentao fica mais prximo possvel do sensor. Temse que a tenso VAB varia linearmente em funo da temperatura do PT100 e independente da variao da temperatura ambiente ao l t t bi t longo d fi d li dos fios de ligao. Esse tipo de ligao garante relativa preciso mesmo com grandes distancias entre sensor e circuito de medio.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Existe tambm a ligao 4 fios, porm no muito usada devido ao valor, uma vez que necessita de 1 fio a mais e suas vantagens se equivalem com a ligao 3 fios.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Figura15 LigaodoPT1002e3fios.

TermmetrosdeResistnciaEltrica RTD

Figura16 Termoresistncia montada3fios.

TermmetrosdeResistnciaEltrica Termistores
Foi visto que os sensores dos RTDs tm uma variao linear e crescente da resistncia em relao temperatura.

O termistor um dispositivo eletrnico que apresenta grande variao de resistncia com a temperatura de seu corpo.

Seu sinal pode ser processado com mais simplicidade (menor custo) pelos circuitos eltricos e eletrnicos de medio.

TermmetrosdeResistnciaEltrica Termistores
O material um semicondutor;

pode apresentar variao da resistncia de 10K a 0 C at 200 a 100 C; um termistor do tipo NTC (negative temperature p ( g p coefficient) quando diminuem sua resistncia com aumento da temperatura. p O NTC tem resposta exponencial.

TermmetrosdeResistnciaEltrica Termistores
O

termistor do tipo PTC (positive temperature coefficient) aumentam rapidamente sua resistncia com ff ) p aumento da temperatura.

TermmetrosdeResistnciaEltrica Termistores

Figura17 Caractersticaresistnciatemperaturadeumtermistor NTC.

TermmetrosdeResistnciaEltrica Termistores

Figura18 Termistores.

Pirmetroptico

Mede a intensidade de energia radiante emitida numa faixa estreita do comprimento de onde do espectro visvel. p p A intensidade da luz no espectro visvel emitida por um p p objeto quente varia rapidamente com sua temperatura. Com uma pequena variao da temperatura h uma variao muito maior na luminosidade, o que fornece um meio natural para a determinao de temperaturas com boa preciso.

Pirmetroptico

Deve considerar o faixa de operao 750 C ~ 2850 C. o em uso industrial conseguese preciso de + 2%. g p o as medidas independem da distancia entre a fonte e o aparelho, podese usar lentes para aproximar o objeto. p p p p j o a reflexo da luz ambiente pode ocasionar erros significantes, g o vulnervel a meios onde existem partculas em suspenso.

Pirmetroptico

Figura19 Pirmetroptico.

PirmetrodeRadiao Infravermelho

O pirmetro de radiao um medidor de temperatura de nocontato que recorre radiao eletromagntica q g emitida por um corpo como varivel termomtrica.

PirmetrodeRadiao Infravermelho

Figura20 Pirmetro.

You might also like