You are on page 1of 2

DECO alerta para falta de legislao sobre tatuagens e piercings

As precaues de sade so pouco tidas em conta, alerta a DECO (Miguel Madeira) Portugal no tem legislao sobre tatuagens e piercings, cabendo ao bom senso dos profissionais falar sobre os riscos, os cuidados e as contraindicaes para a sade, uma prtica que, segundo a DECO, no seguida no pas.

A associao portuguesa para a defesa dos consumidores fez 46 visitas, durante os meses de Fevereiro e Maro, a 29 estabelecimentos que exercem a actividade de realizao de tatuagens e/ou piercings nas reas da Grande Lisboa e do Grande Porto para concluir que houve poucas melhoras desde o ltimo estudo realizado em 2005. O presente estudo mostra maior conscincia por parte dos profissionais, que melhoraram na indicao dos possveis riscos para a sade (...). Porm continuam a manifestar falta de interesse generalizada em apurar se o estado de sade do cliente adequado para enfeitar o corpo, l-se no artigo da DECO, que vai ser publicado na prxima edio da revista Teste Sade. Segundo a DECO, nenhum dos profissionais contactados quis saber o estado de sade do cliente, apenas 18 indicaram bons cuidados de cicatrizao e oito tatuadores afirmaram que o processo indolor ou fugiram questo. Nas 46 visitas que efectumos, apenas o profissional do 893 Tatoo, no Porto, descreveu os riscos de forma exaustiva ao nosso colaborador que pretendia aplicar um piercing. No caso das tatuagens, este centro no passou da mediana: referiu apenas a possibilidade de surgirem infeces, aponta a DECO, como exemplo. A associao lembra que quem sofre de doenas de pele, como a psorase, alergias a pigmentos de tinta, ao metal das agulhas ou ao nquel dos brincos no deve fazer nenhuma das intervenes, enquanto as tatuagens esto interditas a hemoflicos e epilpticos. A informao sobre estas contraindicaes essencial para a segurana dos clientes,

mas os nossos colaboradores no as ouviram em nenhum local visitado. Os profissionais no manifestaram a mnima preocupao em conhecer o estado de sade dos clientes, denuncia a DECO, que lembra tambm que os riscos podem ir de infees cutneas a alergias ou at contaminao por VIH/SIDA e hepatites B e C. A apreciao global aos 22 centros de piercings, entre 12 na Grande Lisboa e 10 no Grande Porto, oscila entre mdio e medocre e todos receberam a classificao mau em matria de questes sobre o estado de sade, enquanto nos riscos para a sade s um estabelecimento obteve muito bom, bem como nos cuidados com a cicatrizao. Nos 24 centros de tatuagens, 12 na Grande Lisboa e 12 no Grande Porto, a apreciao global tambm oscila entre o mdio e o medocre e tambm aqui tiveram todos avaliao negativa nas questes sobre o estado de sade do cliente. Nos riscos para a sade nenhum estabelecimento teve avaliao superior a mdio, com trs a terem classificao medocre, oito mau e 13 mdio. Nos cuidados com a cicatrizao, h trs estabelecimentos com avaliao muito bom, mas a maioria (10) tem avaliao mdio. A DECO sublinha que o bom senso dos profissionais que determina a informao a fornecer aos clientes e defende que preciso definir padres de qualidade para todos, exigindo, por isso, legislao e fiscalizao que salvaguarde os direitos dos consumidores.

You might also like