You are on page 1of 21

567

Capitalismo de acumulao flexvel e as categorias gramscianas1


Jos Antonio Spinelli UFRN Rubens Pinto Lyra UFPB

RESUMO
Nesse artigo faz-se uma abordagem do pensamento e das categorias conceituais elaboradas por Antonio Gramsci para analisar as transformaes recentes do capitalismo, na ordem econmica, poltica e cultural, com nfase na dissoluo das velhas relaes de trabalho e seus impactos no pensamento e na poltica das esquerdas. Palavras-chave: Antonio Gramsci. Hegemonia. Acumulao flexvel. Trabalhadores.

ABSTRACT
In the article is made a boarding of the thinking and the conceptual categories elaborated by Antonio Gramsci to analyze the recent transformations of the capitalism, in economic, politic and cultural orders, with emphasis in the dissolution of the old work relations and its impacts over the thinking and the left politics. Keywords: Antonio Gramsci. Hegemony. Flexible accumulation. Workers.

Comearemos pela abordagem de algumas das principais categorias conceituais de Antonio Gramsci, seguida da anlise de certas mudanas que atingiram o cerne do capitalismo e modificaram as condies de trabalho, as relaes polticas, as perspectivas ideolgicas e o pensamento de amplos setores da esquerda.

Esse artigo uma verso modificada de nosso captulo Gramsci: o Estado como locus de hegemonia, publicado em Lyra et al, 2006 e 2007.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

568
A SOCIEDADE CIVIL AMPLIADA A substituio do tat Gendarme pelo Welfare State no pode ser dissociada do peso avassalador adquirido pelos sujeitos coletivos e pela massificao e diversificao da mdia no jogo do poder. O antigo pluralismo de indivduos atomizados, caracterstica tpica do Estado liberal clssico, cede lugar, cada vez mais, nas modernas sociedades, ao pluralismo de organismos de massa. Este fenmeno social, surgido no bojo do desenvolvimento objetivo do modo de produo capitalista, expressa a socializao, em nvel qualitativamente novo, da vida poltica. Isto se observa por manifestaes como os grandes sindicatos englobando milhes de pessoas, os partidos polticos operrios e populares, legais e de massa, os parlamentos eleitos pelo sufrgio universal direto e secreto, os jornais proletrios de imensa tiragem etc. (COUTINHO, 1981, p. 90). A complexificao da atividade econmica e social ensejou, mais recentemente, a criao de mltiplas formas de associao, com o surgimento de sujeitos coletivos novos que ampliaram ainda mais as formas de participao da cidadania no processo poltico: associaes de moradores, entidades ecolgicas, grupos de mulheres, de pessoas discriminadas pela sua opo sexual ou pela cor da pele, associaes de aposentados, usurios, consumidores, muturios e uma infinidade de outras do mesmo gnero. Estes novos espaos de sociabilidade poltica constituem, junto com os sujeitos coletivos mencionados anteriormente, uma imensa teia de formas associativas que consolidam uma dimenso essencial de poder numa sociedade capitalista desenvolvida, situada entre a esfera econmica e o Estado: a sociedade civil. Trata-se de uma esfera social nova, com razes no mundo econmico, porm dotada de vida prpria; disciplinada pelas leis do Estado, mas gozando de relativa autonomia face a ele. Este novo espao associativo, lcus privilegiado de formao e fixao de idias, opinies e comportamentos sociais, polticos e culturais o terreno tico onde se moldam os valores das sociedades modernas. A denominada sociedade civil tambm engloba algumas instituies preexistentes que, hoje, diferentemente do passado, gozam de relativa autonomia face ao aparelho do Estado, como as escolas, as universidades, as igrejas e as mdias. Pelo exposto, v-se que a sociedade civil o solo onde se enrazam e do qual brotam as prticas mais relevantes para a formao da vida poltica, e de onde emergem projetos de conservao e transformao social. Da, ser ela o campo onde as classes disputam a hegemonia, isto , onde os interesses em conflito buscam respaldo e legitimidade. Trava-se, portanto, no mbito da sociedade civil, uma luta sem trguas entre grupos portadores de interesses diferenciados e at antagnicos com vistas aceitao de seus valores pela maioria da sociedade organizada.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

569
O CONCEITO DE HEGEMONIA E O ESTADO AMPLIADO A hegemonia pode ser definida como a capacidade que uma classe tem de aliada a outras classes ou fraes destas conquistar, manter e ampliar sua esfera de liderana sobre a sociedade como um todo e ativamente ajustar a vida econmica social e cultural; as instituies educacionais, religiosas e outras ao seu domnio (COUTINHO, 1984, p. 90). O conceito de hegemonia compreende dois momentos: o da direo poltica (formao da vontade coletiva) e o da reforma intelectual e moral (relativa direo da sociedade), em virtude da qual a classe dominante, ou aspirante ao domnio, consegue ser aceita como guia legtimo, constitui-se em classe dirigente e obtm o consenso ou a passividade da maioria da populao diante das metas impostas vida social e poltica de um pas (BELLIGNI, 1998, p. 580). A hegemonia apresenta-se sob uma dupla face:
[...] como princpio de unificao dos grupos dominantes e, ao mesmo tempo, como princpio do disfarce do domnio de classe. Simetricamente, no bloco revolucionrio [...] Hegemonia indica a transformao poltica, para alm de todo particularismo e corporativismo, do interesse da classe operria em interesse geral de todos os explorados (BELLIGNI, 1998, p. 581).

V-se, pois, que a questo do poder nas sociedades modernas passa a ter uma dimenso predominantemente ideolgica. Em outras palavras, as foras sociais que conquistarem as mentes e os coraes no mbito da sociedade se credenciam para disputar e obter o poder. Assim, invivel que a classe dominante possa conservar por longo tempo a direo do Estado, nos pases em que a sociedade civil forte, se faltar a hegemonia. Nesses pases, a luta poltica
[...] no mais se trava entre, por um lado, burocracias administrativas e policial-militares que monopolizam o aparelho de Estado, e, por outro, exguas seitas conspirativas que falam em nome das classes subalternas; nem tem como cenrio principal os parlamentos representativos apenas de uma escassa minoria de eleitores proprietrios (COUTINHO, 1994, p. 52).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

570
Assim, surge uma nova esfera pblica ampliada, caracterizada pelo crescente protagonismo de amplas organizaes de massa (COUTINHO, 1994, p. 53). A importncia decisiva da sociedade civil como instrumento de conservao e de transformao da ordem social vigente fez com que Gramsci ampliasse o conceito de Estado, restrito, at ento, aos organismos policial-militares e administrativos. Para ele, o Estado compreende a articulao dos organismos acima mencionados, que garantem as instituies mediante a coero, com os aparelhos hegemnicos que compem a sociedade civil. Ou seja, o Estado a hegemonia revestida de coero. Ambas as esferas servem para conservar ou promover determinada base econmica, de acordo com os interesses da classe fundamental. Na sociedade civil, mediante a direo poltica e o consenso; na sociedade poltica, pela ditadura, quer dizer, pela dominao atravs da coero (COUTINHO, 1984, p. 61). Deve-se observar, ainda, que a ampliao da noo de Estado vai alm da formulao da teoria dos aparelhos privados de hegemonia. Segundo Coutinho (1994, p. 65), Nicos Poulantzas teria percebido que a interveno estatal no campo econmico, intervindo diretamente na reproduo do capital social global, propicia ao Estado capitalista boa parte dos seus atuais mecanismos de legitimao e de busca do consenso. A ampliao do Estado se manifesta, igualmente, na atuao do poder pblico na rea social mediante a implementao de polticas de sade, transporte, moradia, e na prestao de diversos servios sociais destinados, sobretudo, a garantir a sobrevivncia das classes subalternas e sua integrao no sistema. Enfim, a ampliao do conceito de Estado torna obsoleta a clssica definio deste como instrumento de represso, aplicvel apenas nos pases mais atrasados, onde o Estado tudo e a sociedade civil uniforme e indistinta. Modernamente, o Estado deve ser entendido como lcus de hegemonia. Isto , como condensao material de uma correlao de foras na qual a classe detentora do domnio exerce, eventualmente mediante alianas com grupos subalternos, a sua hegemonia. De acordo com esse entendimento, o Estado no representa de forma direta e imediata os interesses das classes dominantes, mas sim o interesse poltico a longo prazo do conjunto da burguesia (o capitalista coletivo ideal), sob a hegemonia de uma das suas fraes, atualmente, o capital monopolista (POULANTZAS, 1978, p. 140).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

571
A REVOLUO: PROCESSO DE CONQUISTA DA HEGEMONIA Vimos, na seo precedente, que os novos espaos polticos e culturais conquistados pelas classes trabalhadoras deslocam a luta de classe da guerra civil, da oposio violenta e armada das vanguardas ligadas classe trabalhadora, para o terreno da luta poltica e ideolgica. Luta esta que se d em nvel da conquista do poder de Estado stricto sensu mediante processos eleitorais e, em nvel ideolgico, na disputa pela hegemonia. Diferentemente de Lnin, que considera o momento da fora primrio e decisivo, para Gramsci (apud COUTINHO, 1981, p. 198): Um grupo social pode e mesmo deve ser dirigente j antes de conquistar o poder governamental [...]; depois, quando exerce o poder, e mesmo que o conserve firmemente nas mos, torna-se dominante, mas deve continuar a ser tambm dirigente. Se para galgar o poder a classe operria necessita, antes, tornar-se hegemnica, ento a nfase deve ser dada luta ideolgica que visa conquistar atravs de um trabalho de formiga, contnuo, rduo e prolongado a sociedade civil para as propostas de mudana social. Trata-se, na verdade, de levar a cabo uma verdadeira revoluo cultural que transforme os valores prevalecentes no capitalismo numa nova concepo do mundo, identificada com os ideais libertrios do socialismo. Esta concepo de tomada do poder, que visa construo de uma nova hegemonia poltico-ide2 olgica , tem importantes desdobramentos estratgicos. Ela contm a negao explcita do adestramento para a revoluo baseado na organizao poltico-militar dos setores mais combativos do proletariado, a quem caberia deflagrar um processo insurrecional com vistas liquidao do aparato burocrtico-repressivo e da legalidade burguesa. Para Gramsci, nas sociedades mais desenvolvidas, a construo do socialismo no se far mediante o choque frontal entre o proletariado e o Estado, com o colapso repentino do sistema capitalista, nem se dar atravs de um ou mais fatos, concentrados no tempo e no espao (AMNDOLA apud COUTINHO, 1981, p. 114). Gramsci considera superada tal estratgia, prpria de um perodo histrico no qual no existiam ainda os grandes partidos de massa e os sindicatos econmicos, estando a sociedade,

No que se refere abrangncia do conceito em pauta, notamos que, para Lnin, a entidade portadora da hegemonia o partido, enquanto para Gramsci toda a sociedade civil, mesmo se o partido nela desempenha uma funo primordial. Por fim, com relao funo, Lnin enfatiza a formao de uma vontade poltica capaz de criar um novo aparelho estatal. J Gramsci entende que a hegemonia se efetiva tambm com a difuso e a realizao de uma nova concepo do mundo (BOBBIO, 1982, p. 47-48).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

572
por assim dizer, em estado de fluidez sob muitos aspectos (COUTINHO, 1981, p. 206). A crescente complexificao da vida social e poltica torna as estratgias de cunho essencialmente militar ultrapassadas pela frmula hegemonia civil, isto , pela revoluo como processo de conquista de uma nova hegemonia. Trata-se de empreender uma longa marcha atravs das instituies da sociedade civil, num multiforme e prolongado processo de transformao revolucionria da sociedade (AMNDOLA apud COUTINHO, 1981, p. 114). A estratgia de Gramsci no parece conflitar com a teoria da dualidade de poderes visto que a luta pela hegemonia, no seu entendimento, ser levada a cabo, de fora e contra o aparelho de Estado stricto sensu. Mas, com base na concepo gramsciana de hegemonia, vrios autores que se reclamam de suas idias, entre eles Togliatti e Poulantzas, incorporaram novos elementos estratgia gramsciana, oriundos da prxis desenvolvida por socialistas e comunistas frente do Estado capitalista (em nvel local, regional e nacional) que teve incio aps a Segunda Guerra Mundial, com a participao dos comunistas nos governos dos principais pases europeus. Tal prxis abriu novos espaos guerra de posies3 para a obteno da hegemonia, que hoje se ampliam at alcanar o prprio aparato administrativo do Estado stricto sensu, tambm penetrado, ainda que sob a hegemonia burguesa, pelos interesses das classes dominadas. A participao popular na gesto pblica, com o compartilhamento do poder entre o Estado e a sociedade, o exemplo mais recente, e de grande impacto, dessa penetrao. Desta forma, deixa de existir o antagonismo absoluto entre rgos forjados pelos trabalhadores para construo de uma nova hegemonia (sindicatos, partidos, conselhos populares, comits de fbrica) e o aparelho de Estado. Conseqentemente, perde sentido a estratgia, que foi possvel Gramsci visualizar sua poca, de cerco do Estado pela sociedade civil, at seu completo desmoronamento. Togliatti e Poulantzas convergem no entendimento de que o problema essencial do socialismo consiste em conceber uma transformao radical do Estado mediante a articulao entre a ampliao da democracia representativa (que foi tambm conquistada pelas massas populares) e o desenvolvimento da democracia pela base, com a proliferao de focos autogestionrios (POULANTZAS, 1978, p. 285). Da mesma forma, no cabe esperar que essa transformao radical ocorra para se proceder a reformas na sociedade e Estado capitalistas. Tais reformas, assim como o encaminhamento de

Guerra de posio: estratgia que objetiva realizar mudanas moleculares progressivas, durante um longo perodo ao fim do qual a guerra de posio se transforma em guerra de manobra. Ou seja, mudanas que permitiro o ataque final a mudana radical na relao entre dominados e dominantes (GRAMSCI apud NASCIMENTO, 1983, p. 32).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

573
transformaes da sociedade no sentido democrtico e socialista, no podem e no devem ser adiadas para a hora da conquista do poder pela classe operria e seus aliados, mas podem e devem ser buscadas com objetivos concretos e realizveis, a serem atingidos pela luta econmica e poltica dos trabalhadores (TOGLIATTI apud COUTINHO, 1981, p. 103). Todavia, esta estratgia contra-hegemnica, voltada diretamente para a construo de uma alternativa socialista, foi vulnerada pelo vendaval proveniente do Leste Europeu, que contribuiu decisivamente para o fortalecimento do sistema capitalista, na sua fase neoliberal. Um fator decisivo para a perda de credibilidade da proposta socialista foi a inevitvel identificao que se estabeleceu entre os regimes do Leste, economicamente atrasados e politicamente autoritrios, com o socialismo tout court. Com efeito, mesmo os socialistas mais crticos desses regimes os consideravam socialistas, ainda que deformados pelos privilgios da burocracia e pela restrio s liberdades democrticas, neles vigentes. Alis, at hoje, os marxistas e as correntes polticas sob sua influncia continuam devendo, a respeito, uma autocrtica digna deste nome. Na esteira da dbcle do Leste Europeu, uma das inovaes mais significativas foi a metamorfose da maioria dos partidos comunistas em partidos socialistas moderados, a exemplo do Partido Comunista Italiano (PCI) nos anos setenta, o mais importante do mundo ocidental. O PCI, em 1991, transmudou-se em Partido da Esquerda Democrtica (PDS) e, desde ento, chegou a integrar a coalizo de partidos que governou a Itlia por alguns perodos. Adota, contudo, uma linha poltica democrtica e social, sem veleidades contra-hegemnicas, como quase todos os partidos socialistas o fazem, atualmente, na Europa. Segundo Coutinho, a nica exceo importante seria o Partido Socialista Francs, que ostenta propostas de cunho socializante no seu programa de governo (COUTINHO, 2000, p. 76-78). O recuo estratgico dos partidos da esquerda europia e as vitrias obtidas pelos socialistas, nos ltimos anos, na Amrica Latina alm de experincias inovadoras, como o Oramento Participativo , faz com que eles apostem, atualmente, na possibilidade de, a curto ou mdio prazo, implementarem, nesse continente, mudanas sociais e polticas que ponham em xeque a hegemonia neoliberal.

O BLOCO HISTRICO: NCLEO IRRADIADOR DA HEGEMONIA Para construir a hegemonia, e assim obter a liderana sobre a maioria da sociedade, a classe trabalhadora deve quebrar o seu isolamento em relao aos grupos sociais cujos interesses tenham afinidade com os seus. Com efeito, o proletariado pode se tornar classe dirigente na medida em que consegue criar

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

574
um sistema de alianas que lhe permite mobilizar contra o capitalismo e o Estado burgus a maioria da populao trabalhadora (GRAMSCI apud COUTINHO, 1981, p. 55, nota 31). Torna-se ento indispensvel que o mundo do trabalho consiga soldar um bloco histrico4, ou seja, uma articulao de foras polticas e sociais que tm como cimento a ideologia e como objetivo a transformao ou a mudana de determinadas relaes de produo. Este bloco histrico deve configurar uma real alternativa ao bloco hegemonizado pela burguesia e incorporar o maior nmero de setores sociais cujos interesses sejam compatveis com os da classe trabalhadora. Desta sorte, qualquer projeto de transformao poltica s ter chances de xito, nas sociedades capitalistas modernas, se englobar, sob a hegemonia das classes obreiras, camponeses e pequenos proprietrios urbanos e rurais, profissionais liberais e autnomos, setores majoritrios das classes mdias, estudantes, desempregados etc. A viabilizao de um bloco histrico progressista depende, em primeiro lugar, do estudo e da compreenso da realidade nacional em toda sua complexidade. Em seguida, da conquista da autonomia dos trabalhadores. Por ltimo, da capacidade [desta classe] de elaborar de modo homogneo e sistemtico uma vontade coletiva nacional-popular; e s quando se forma essa vontade coletiva que se pode constituir e cimentar um novo bloco histrico revolucionrio [...] (COUTINHO, 1981, p. 120). Conforme pontua Coutinho (1981, p. 120): A construo homognea dessa vontade coletiva obra prioritria, segundo Gramsci, do partido poltico [revolucionrio]. A este ncleo central do poder hegemnico caber o papel de catalisador das aspiraes manifestadas pelas diversas organizaes operrias e populares. Graas mediao do partido, tais organismos tornam-se as articulaes do corpo unitrio do novo bloco histrico. Outrossim, o compartilhamento do poder de Estado com a sociedade dilui as fronteiras entre ambos, gerando, nesse processo, uma nova espacialidade pblica: no-estatal, hbrida ou paraestatal. Destarte, criam-se as condies para que a classe trabalhadora assuma, com propostas e iderio prprios, elaborados com os seus aliados, e consubstanciadas em um projeto nacional-popular, a liderana da sociedade e o seu comando poltico. Para alcanar este objetivo, essa classe ter que se despojar de vrios cacoetes e deformaes que sua prtica poltica e sindical acumulou ao longo do tempo. Um deles o sectarismo, isto , a poltica

O bloco histrico, na sua concepo mais abrangente, engloba a infra-estrutura e superestrutura de uma formao social determinada. Dito de outra forma, o conjunto das relaes sociais de produo. GRAMSCI citado por Bononi (1975, p. 112).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

575
do tudo ou nada, os golpes de mo, as posies maximalistas, marcadas pelo carter puro e duro de uma linha doutrinria e programtica considerada expresso da verdade absoluta face a todas as demais anlises e posies, supostamente contaminadas pelo vrus do reformismo, ou pela traio pura e simples. Outro vcio maior o corporativismo, que fragmenta a classe trabalhadora, impedindo-a de construir uma proposta global para a sociedade. Como explica Gramsci, o proletariado s poder desenvolver um rico esprito de sacrifcio se for capaz de se libertar completamente de todo resduo corporativo (apud COUTINHO, 1981, p. 15). Por isto, o projeto nacional-popular s se concretizar quando o proletariado tornar-se protagonista de reivindicaes de outros estratos sociais de modo a unir em torno de si esses estratos, realizando com eles uma aliana na luta contra o capitalismo e, desse modo, isolando o prprio capitalismo (COUTINHO, 1981, p. 190).

AS MUDANAS RECENTES DO CAPITALISMO De meados dos anos 70 do sculo passado at os dias atuais o capitalismo foi atingido por um processo de transformaes estruturais que alteraram profundamente a sua fisionomia. Aps os 30 anos gloriosos de crescimento praticamente ininterrupto da economia capitalista mundial, que se sucedem Segunda Grande Guerra, tem-se um perodo mais ou menos prolongado de desacelerao e crise, marcado pela reduo das taxas de crescimento, inflao, desemprego e crise fiscal do Estado de Bem-Estar. H um relativo consenso entre os estudiosos acerca de certas mudanas ao nvel do processo de acumulao. Uma nova revoluo tecnolgica estaria em curso, traduzindo-se numa integrao cada vez mais ntima do conhecimento cientfico e tcnico ao processo de produo. Embora essa tendncia a da integrao da cincia ao processo produtivo seja parte da prpria essncia do modo de produo capitalista, ela vem assumindo, nas ltimas dcadas, uma radicalidade indita5.

Isso pode ser apreendido na observao de um dos mais argutos analistas da revoluo tcnico-cientfica recente: Pela primeira vez na histria, a mente humana uma fora direta de produo, no apenas um elemento decisivo no sistema produtivo (CASTELLS, 1999, p. 51).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

576
Os avanos nos campos da informtica, da microengenharia, da biotecnologia, da robtica, da nanotecnologia redefinem a funo do trabalho humano na produo6. O processo de automao da produo industrial e agrcola recebe impulsos poderosos. A cincia, o conhecimento e a tcnica convertem-se de forma acelerada em fora produtiva direta e a imagem clssica do operrio, do trabalhador coletivo da era fordista vai se esmaecendo. O novo modo de produzir se caracteriza pelo que alguns autores chamam de acumulao flexvel: unidades de produo menores e deslocveis, produo just in time, respostas rpidas s exigncias do mercado, capacidade de adaptao e mudana, terceirizao de atividades etc. Isso, no entanto, apenas uma parte das transformaes mais visveis. Expresses como sociedade ps-industrial, produo de bens simblicos etc. talvez mais confundam que esclaream as nossas mentes. Do ponto de vista poltico esse perodo coincide com o desmoronamento do comunismo de tipo sovitico7, simbolizado pela desagregao da Unio Sovitica e a queda do Muro de Berlim. Nos pases do Ocidente democrtico e desenvolvido os partidos social-democratas e socialistas conhecem uma fase de declnio e derrotas eleitorais e assiste-se ascenso da nova direita representada pelos governos Reagan (Estados Unidos) e Thatcher (Reino Unido). Nos pases da esfera do antigo socialismo real situados no Leste Europeu os governos comunistas so substitudos por governos liberais que privatizam suas economias e buscam integr-las ao mercado mundial capitalista. Em certos pases da periferia europia (Grcia, Portugal) e da Amrica Latina faz-se a difcil travessia de regimes autoritrios para a democracia. Esses processos de transio para a democracia8 assumem aspectos diferenciados conforme a regio (Leste Europeu, Sul da Europa, Amrica Latina). No caso latino-americano, em particular, os novos regimes democrticos tiveram de se confrontar com a tarefa contraditria de responder s reivindicaes por maior distribuio da riqueza num ambiente de estagnao econmica, hiperinflao, queda das exportaes, reduo do emprego etc. A isto se somavam as presses dos organismos internacionais de regulao financeira e comercial (BIRD, FMI, OMC) para obrig-los ao pagamento de uma dvida externa que crescia de forma incontrol-

6 7 8

Castells, citado, faz uma descrio interessante dessas inovaes tecnolgicas e de suas conseqncias sociolgicas. No podemos resistir tentao de citar, nessa altura, Eric Hobsbawm (1992, p. 103): O principal efeito de 1989 que o capitalismo e os ricos pararam, por enquanto, de ter medo. V. Linz e Stepan (1999).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

577
vel, abrir seus mercados financeiros9, desregulamentar seu comrcio exterior e reestruturar seus Estados. Esses princpios foram sistematizados no chamado Consenso de Washington que os governos dos pases centrais, os rgos multilaterais e seus tcnicos e consultores procuraram impor como uma bblia s naes da periferia. O Brasil, o Mxico, a Argentina, a Rssia e outros pases enfrentaram prolongada crise recessiva10 e crises financeiras recorrentes11 com efeitos diferenciados segundo o pas, conforme seu maior ou menor grau de abertura comercial e financeira, a estrutura de sua economia real, a posse de divisas etc. Simultnea e sucessivamente, como j indicamos acima, a economia mundial capitalista experimenta um amplo processo de reestruturao produtiva decorrente de mudanas estruturais de envergadura que afetam o estilo de acumulao e a relao capital/trabalho. Essa nova fase do capitalismo12 caracterizada pela acumulao flexvel e pela mundializao do capital iniciada na dcada de 1980. O intenso processo de revoluo cientfica e tecnolgica que a particulariza, entre outras coisas, produz efeitos pertinentes na organizao da produo, na gesto da fora de trabalho e no cotidiano. A mundializao do capital indica tanto a capacidade dos grupos oligoplicos de adotar uma estratgia global, como a integrao dos mercados financeiros que resulta da liberalizao e desregulamentao dos mercados financeiros nacionais e da interligao em tempo real permitida pelas novas tecnologias informacionais e das comunicaes por satlite e a cabo (CHESNAIS, 1996, p. 17). A mobilidade do capital, propiciada pelas polticas de liberalizao, confere ao mesmo a liberdade de escolher quais os pases e camadas sociais que tm interesse para ele. Esses critrios de seletividade conduzem desconexo forada de regies inteiras dentro de pases e at de continentes (frica) com retrocesso econmico, poltico, social e humano (CHESNAIS, 1996, p. 18).

A reforma real do Estado outra. Ela comea com a abdicao da moeda nacional, uma condio para a globalizao (OLIVEIRA, 1999, p. 74).

10 A dcada de 80 ficou conhecida no subcontinente latino-americano, do ponto de vista do crescimento econmico, como a dcada perdida. V. dados do PIB latino-americano. 11 V. Chesnais, 1996. 12 O termo globalizao usado para descrever esse perodo tem dominado certa literatura econmica e sociolgica e foi incorporado pelo vocabulrio miditico/jornalstico; concordamos com Chesnais (1996), que alerta para as armadilhas ideolgicas contidas em certas palavras, e preferimos o termo francs mundializao usado por cientistas sociais de orientao mais crtica.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

578
Tais processos tambm atingem os Estados nacionais e acentuam os fatores de hierarquizao entre os pases, redesenhando a geopoltica mundial. A hegemonia norte-americana acentua-se em decorrncia de sua posio militar e de seu domnio no terreno do capital financeiro, o que lhes permitiu compensar a perda de competitividade de sua economia nos anos 80 e impor aos outros as regras do jogo mais convenientes aos seus interesses, calcadas nas necessidades do capital financeiro de caractersticas rentistas (CHESNAIS, 1996, p. 19). O que h de irreversvel na mundializao? Para Chesnais (1996), a internacionalizao das foras produtivas e a interconexo das economias constituem um novo patamar de desenvolvimento. Porm, o mesmo no se d no campo das finanas. Aqui, como demonstra a histria passada (a economia mundial no perodo imediatamente anterior ao crash de Wall Street), possvel regulamentar o capital e submet-lo a regras mais civilizadas e ao controle das autoridades polticas e monetrias (CHESNAIS, 1996, p. 20). Chesnais (1996) duvida que o G-713 tome medidas efetivas para controlar a autonomia do capital financeiro ou que as grandes corporaes assumam a iniciativa de reduzir a jornada de trabalho para 35 ou 30 horas semanais (CHESNAIS, 1996, p. 320-321). Portanto, qualquer mudana nesse terreno, no sentido de um controle maior sobre o capital rentista, deve vir de baixo: dos movimentos antiglobalizao, dos governos das naes da periferia do capitalismo, do movimento sindical, dos pequenos agricultores e camponeses, de pequenos e mdios empresrios etc. A essa extrema mobilidade do capital na esfera financeira corresponde uma capacidade nova de deslocamento das empresas industriais e de servios e um novo modo de gesto da fora de trabalho. A era fordista que regeu as relaes de trabalho durante o perodo ps-Segunda Guerra Mundial vai sendo parcialmente substituda pelo toyotismo, que representa uma nova forma de gesto do trabalho adequada nova base informacional da produo. O fordismo, segundo Lipietz (1991, p. 29), era o acoplamento do taylorismo com a mecanizao. Produo padronizada, separao completa entre trabalho intelectual e trabalho manual, controle de tempos e movimentos (taylorismo) e o compromisso social-democrata constituram as bases da era de bem-estar que comea a ruir nos anos 70 do sculo passado. O fordismo foi bem mais que uma simples modalidade de relaes trabalhistas:

13 Grupo dos sete pases mais ricos do mundo, constitudo por Estados Unidos, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana, Itlia e Canad.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

579
O que havia de especial em Ford [...] era a sua viso, seu reconhecimento explcito de que produo de massa significava consumo de massa, um novo sistema de reproduo da fora de trabalho, uma nova poltica de controle e gerncia do trabalho, uma nova esttica e uma nova psicologia, em suma, um novo tipo de sociedade democrtica, racionalizada, modernista e populista (HARVEY, 1992, p. 121).

Diferentemente do fordismo, que pressupunha uma separao rgida entre planejamento/direo e execuo, que intentava reduzir o trabalhador a um autmato, o toyotismo pressupe o trabalho em equipe, polivalente, multifuncional e qualificado, dentro de uma estrutura menos hierarquizada, mais horizontal e integrada (ANTUNES, 1999, p. 52). Seu objetivo reduzir o tempo de trabalho, eliminar o trabalho improdutivo, enxugar a produo, extinguir postos de trabalho. Se o operrio da era fordista entregava seu corpo ao capital, o operrio da era toyotista empenha tambm sua alma, doando ao capital suas energias cognitivas, seus conhecimentos e experincia prtica (saber de experincia feito Cames), sua energia emocional: o trabalho em equipe, a participao introduzida pela gerncia toyotista requer envolvimento do trabalhador. A fragmentao e segmentao da classe trabalhadora assume propores antes inimaginveis: por um lado, uma pequena elite de analistas simblicos, expresso utilizada por Rifkin (1995), de trabalhadores altamente qualificados, operando equipamentos de alta tecnologia; de outro lado, um vasto subproletariado precarizado, desprovido dos direitos trabalhistas bsicos, submetido a empregos temporrios, informais, part time etc. So os imigrantes do Terceiro Mundo, minorias tnicas, jovens, mulheres, trabalhadores sem qualificao e outros. Alguns autores (Gorz, Offe, Habermas entre muitos outros) entreviram na produo flexvel de base informacional a falncia da utopia de um autogoverno dos trabalhadores; a sociedade do trabalho teria chegado ao fim, o trabalho abstrato no seria mais o fundamento slido da produo (HABERMAS, 1987). A isso se pode responder o que disse Kurz (2005): nenhum trabalho imaterial, tampouco o trabalho nos setores da informao e do conhecimento; sempre se trata da combusto de energia humana. Analistas das mais variadas tendncias proclamam a morte da luta de classes. Mesmo crticos intransigentes das orientaes ps-modernistas, como Robert Kurz, acreditam que a teoria do valor-trabalho e a luta de classes pertencem a uma poca superada. Contra tal viso, acreditamos que as categorias fundamentais do modo de produo capitalista continuam de p: a propriedade privada dos meios de produo, o mercado, o lucro como motor da atividade econmica, o trabalho abstrato como fundamento do valor, a explorao do trabalho etc.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

580
Porm, o modo de desenvolvimento baseado nas teconologias informacionais, na robtica, na biotecnologia; a produo flexvel que substitui a linha de montagem fordista pelas equipes de trabalho do toyotismo; a crise da social-democracia, os avanos da nova direita, a hegemonia ideolgica do neoliberalismo; a abertura e desregulamentao dos mercados em escala global; a extraordinria fluidez do capital, proporcionada no s pelas novas tecnologias, mas tambm pela preponderncia de uma lgica de acumulao comandada pelo capital financeiro (CHESNAIS, 1996) todos esses fenmenos alteraram profundamente a composio da classe trabalhadora e a reduziram a migalhas. Ricardo Antunes (1999) alerta para esse processo de fragmentao e fracionamento dos trabalhadores que produz a falsa impresso de que o trabalho tornou-se uma categoria residual. Ao contrrio do que supe uma observao desatenta, ou enviesada, os trabalhadores so, hoje, a grande maioria da populao mundial. imagem um tanto estereotipada do trabalhador que o concebe como o operrio-massa, o operrio manual da indstria taylorista-fordista, deve-se pensar na classe-que-vive-do-trabalho no esprito da proposta de Antunes (1999, passim): no apenas os trabalhadores da indstria, o proletariado rural e os assalariados do setor de servios, mas tambm o subproletariado precarizado, os trabalhadores part time, os terceirizados, os sub-empregados de todo tipo, os trabalhadores do setor informal enfim, todos aqueles que vendem sua fora de trabalho ao capital ou caem na dependncia estrutural do capital. No Brasil, pas de industrializao retardatria14 da periferia do capitalismo, s em torno da segunda metade do sculo passado comea a se constituir uma classe operria moderna, com a implantao da grande indstria de base e do setor automobilstico/metalrgico. Tal processo foi intensificado nos 50 anos em 5 da era Kubitscheck (1955-60) e ganharia novo impulso na poca do milagre econmico (1968-73), durante a ditadura militar. Essa a raiz do novo sindicalismo surgido no eixo do ABC paulista e da regio de Contagem/MG, que daria origem Central nica de Trabalhadores (CUT) e ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas tambm a uma vertente de sindicalismo de resultados de tom mais conservador, representada pela Fora Sindical e o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) (este ltimo recebendo a influncia inicial do PCB, j em franco declnio nos anos 70). Vieram os anos 80, a dcada perdida latino-americana, a crise da dvida externa, estagnao econmica e hiperinflao. Esse tambm o perodo de transio para a democracia que desembocaria

14 A propsito do conceito de industrializao retardatria consulte-se Mello (1982).

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

581
na elaborao da Constituio de 1988, dita Constituio-cidad. Perodo contraditrio, durante o qual, de um lado, se acumulam reivindicaes por democracia, participao, reformas, liberdades, direitos sociais; e, de outro lado, o peso da crise econmica limita o alcance das medidas redistributivas intentadas. Os anos 90 iniciam-se sob perspectivas otimistas pela realizao das primeiras eleies diretas para a presidncia da Repblica desde 1960 (a eleio foi em 1989), porm marcam uma firme guinada da poltica interna para o campo do neoliberalismo, sob as presidncias Collor, Itamar e Fernando Henrique Cardoso (1990-2002). D-se incio a um movimento de liberalizao do comrcio exterior, de ampla privatizao do setor produtivo estatal, de reestruturao do Estado, de reviso dos direitos sociais garantidos pela Constituio recentemente aprovada (o tema da reforma constitucional levantado pelos partidos que assumem a agenda neoliberal, particularmente o PSDB e o PFL), de flexibilizao das relaes de trabalho. Quando, aps 12 anos de governos neoliberais, o PT chega ao poder, elegendo sua maior liderana, Lus Incio Lula da Silva, presidncia da Repblica, o movimento sindical e a esquerda esto desgastados pelos reveses do socialismo e da social-democracia em escala mundial. A isso se somam a crise econmica e a reestruturao produtiva do capitalismo que, durante mais de uma dcada, extinguiram postos de trabalho, aumentaram as filas dos desempregados, multiplicaram o emprego informal e de tempo parcial, alastraram a precarizao no mundo do trabalho e fizeram crescer as multides de desfiliados15 nas periferias das grandes e mdias cidades do pas. Os sucessos da gesto macroeconmica do Partido dos Trabalhadores16 e a inegvel popularidade do presidente Lula entre os subalternos no permitem esquecer que a estratgia adotada pelo governo no desenha no horizonte o esboo firme de uma alternativa socialista, mesmo no longo prazo. Esses problemas tm dividido as correntes de esquerda do pas e os intelectuais. Recentemente, o socilogo Francisco de Oliveira disse que o papel transformador do PT se esgotou (SILVA; CARIELLO, 2006).

15 O conceito de desfiliados vem de Robert Castel (1998). 16 Entretanto, a vulnerabilidade externa da economia persiste, embora esteja afastado o risco de uma catstrofe iminente; alis, nesse quadro, as variveis principais esto fora do controle de um governo de pas perifrico, ou mesmo de um s pas, mesmo que seja um dos grandes, ou de um pequeno grupo deles; o nico grupo forte que teria poderes para impor restries ao capital financeiro seria o G-7, mas nada indica que suas autoridades polticas e monetrias pretendam avanar nessa questo.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

582
Nessa medida, pergunta-se: o PT, como tantos partidos de esquerda pelo mundo afora, estaria fadado a regressar forma de circulao burguesa? (KURZ, 1997, p. 292).

AS CHANCES DE UMA ESTRATGIA CONTRAHEGEMNICA Essas transformaes recentes do capitalismo em escala mundial tm implicaes profundas tambm no campo da poltica: trata-se daquilo que Mszros (2006) chama de crise estrutural da poltica e que atinge a representao partidria, o parlamento e a autonomia (relativa) do Estado face aos grandes interesses corporativos, minando at mesmo sua funo de capitalista coletivo ideal. Nesse sentido, assume relevo a observao de Kurz (1997, p. 304) de que as corporaes empresariais limitam-se ao clculo econmico-empresarial imediato, sem viso da sociedade como um todo e sem levar em conta os interesses da futura valorizao do capital, lanando-se numa espcie de impulso suicida. Francisco de Oliveira tambm toca nessa questo ao apontar a quebra das identidades de classes (e de sua representao partidria) e a impotncia dos governos nacionais frente ao processo de autonomizao do capital financeiro. Trata-se de uma crise estrutural do metabolismo do capital, conforme Mszros (2006), mas preciso levar em conta que os trabalhadores e o conjunto das classes subalternas so parte dessa crise. Como enfrentar tal crise na perspectiva dos referidos sujeitos sociais e dos despossudos de todas as categorias? A poltica ter-se-ia tornado irrelevante, as identidades de classe teriam se desmanchado no ar frente ao movimento conjunto da mundializao, da reestruturao produtiva, do ajuste neoliberal? Ser possvel articular em torno do eixo de classe a variedade das situaes de subalternidade no capitalismo contemporneo? O projeto socialista17 ainda pode fascinar movimentos to distintos como o da antiglobalizao, o feminista, o ecolgico, o dos homossexuais, o das minorias tnicas e outros? O que h de comum nesses movimentos, uns de clara vocao universalista, outros com um profundo vis identitrio?

17 Reportemos aqui a bela definio de socialismo de Ahmad (1999, p. 65), como um desejo de construir civilizaes de igualdade universal e multinacional.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

583
A isso se pode responder, maneira ps-modernista, com um pluralismo radical, com uma negao da universalidade (a crtica das grandes narrativas, da razo, dos direitos universais) e uma afirmao concomitante dos direitos absolutos das identidades em sua face contingente e intransitiva. Nesse ponto, o impasse total: [...] se, na construo de sua identidade, eu no tenho direitos de cognio, participao ou crtica, ento sobre que base voc pode pedir minha solidariedade [...] pergunta Ahmad (1999, p. 71). No se trata, evidentemente, de subsumir tudo no conceito de classe, mas de conceb-lo como um eixo transversal que atravessa a multido de conflitos que movimenta a sociabilidade capitalista contempornea. J muito se falou do mito da perda de centralidade do trabalho na sociedade ps-industrial. No vamos insistir nesse aspecto. O importante, nesse momento, avanar na discusso acerca de como articular um bloco histrico renovado, capaz de articular a pluralidade de sujeitos que se interpem nos interstcios da universalidade abstrata e formal da globalizao, calcada na imposio da forma mercadoria, e integr-los no projeto de construo ativa de uma nova sociabilidade universal, mas aberta s especificidades, igualitria, mas plural no reconhecimento da diversidade. Todavia isso s ser possvel a partir de uma crtica radical ao sistema capitalista que aponte a sua superao prtica; crtica prtico-terica que no pode prescindir do sonho, da utopia. Um movimento que no tem sonhos no mais um movimento, disse Kurz (1997, p. 302). Contra a tese do esgotamento das energias utpicas e seus correlatos ps-modernos do eterno retorno do poder, dos sempre mesmos ciclos de poder das sempre novas formaes discursivas (HABERMAS, 1987, p. 105) preciso opor a utopia concreta do autogoverno dos produtores. A noo ampliada de classe trabalhadora exige que se v alm tanto da teoria tradicional da estratificao como do mbito imediato da produo e explorao. Ellen Wood prope entender o conceito de classe social como processo e como relao tal como formulado por Edward Thompson e sugere que se recorra noo de experincia desenvolvida pelo mesmo autor. Essa ltima noo permitiria fazer a necessria mediao entre a conscincia e o ser social e distinguir a conscincia de classe (forma de auto-identificao ativa) de outras formas de conscincia entremeadas nas situaes de classe, mas no redutveis a elas imediatamente. Isso permitiria colocar a questo da hegemonia num terreno certamente mais ampliado, mais aberto e inclusivo. O que pressupe, necessariamente, que os intelectuais abdiquem de sua habitual arrogncia, da sua tola pretenso de serem os grandes timoneiros da conscincia histrica.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

584
A esse respeito, Wood (2003), desenvolvendo sugestes contidas nas obras de Eduard Thompson e Raymond Williams, dirige uma crtica ao marxismo ocidental18 pela forma como esse aborda a complexa questo da hegemonia. Os tericos da citada corrente de pensamento marxista do sculo XX tendem a considerar as classes populares e a classe operria como inteiramente permeveis ideologia dominante e incapazes de superar os limites da falsa conscincia. Nesse sentido, para eles, fecha-se o horizonte possibilidade de uma conscincia popular antihegemnica ou contra-hegemnica, a qual s estaria aberta a intelectuais de esprito livre. A essa atitude Wood chama de substitucionismo que conduz diretamente a uma propenso ao pessimismo e ao desprezo pela massa popular alienada. Implica tambm num abandono da poltica de classe e em seu recurso ps-marxista da poltica do discurso (WOOD, 2003, p. 96). Gramsci (2001, p. 248), nos anos 30 do sculo passado, fala do americanismo como uma forma de hegemonia que brota diretamente das fbricas e utiliza-se de uma quantidade mnima de intermedirios profissionais da poltica e da ideologia. Tratar-se-ia de uma sociedade racionalizada em que as estruturas dominam imediatamente uma superestrutura reduzida. A situao atual do capitalismo exibe, aparentemente, uma condio exatamente oposta descrita por Gramsci do capitalismo norte-americano das primeiras dcadas do sculo XX: hoje h um extraordinrio florescimento das superestruturas, uma sociedade ps-industrial que produz bens simblicos em profuso, um aumento crescente de profissionais da ideologia e da poltica. Mas, h um ponto geralmente negligenciado pelos tericos ps-modernos e que, em certa medida, preserva a atualidade da anlise gramsciana: a racionalidade abstrata da mercadoria nunca colonizou to amplamente o mundo das superestruturas como nessa fase mundializada de acumulao flexvel. O processo de alienao e estranhamento caractersticos da produo capitalista de mercadorias, voltada para a valorizao do capital, assume novos patamares com a produo flexvel ou toyotizada. Os efeitos combinados da desestruturao do socialismo realmente existente, da crise do Estado de bem-estar, da reestruturao produtiva do capital, da fragmentao da classe trabalhadora (subproletarizao, desemprego de massa, trabalho de tempo parcial, superexplorao de imigrantes e mulheres, desemprego de jovens e velhos etc.) exerceram sobre o movimento socialista e operrio uma reao de profundo refluxo.

18 Ela est pensando aqui na Escola de Frankfurt, em Althusser e no marxismo ingls dos anos 50.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

585
Porm, no se pode dizer, da mesma forma que Gramsci dizia em relao ao povo americano, que as massas de trabalhadores e os despossudos do mundo inteiro estejam em estado bruto. Apesar das veleidades do pensamento nico e da macia adeso das mdias, em todos os terrenos (da crtica esttica s anlises econmicas e polticas), ideologia neoliberal e ps-moderna possvel vislumbrar um outro mundo possvel.

REFERNCIAS
AHMAD, Aijaz. Cultura, nacionalismo e o papel dos intelectuais. In: WOOD, E.; FOSTER, J. B. (Org.). Em defesa da histria: marxismo e ps-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 59-73. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. 258 p. BELLIGNI, Silvano. Hegemonia. In: BOBBIO, N. et al. Dicionrio de Poltica. 4 Ed. Braslia, DF: Editora da Universidade de Braslia, 1998. p. 579-581. BOBBIO, Norberto. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1982. 77 p. BONONI, Giorgio. A teoria gramsciana do Estado. Le Temps Modernes. Paris, n. 343, p. 992-1.082, fev. 1975. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. 611 p. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. 617 p. CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. 335 p. COUTINHO, Carlos Nlson. A democracia como valor universal e outros estudos. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984. 203 p. ______. Contra a corrente: ensaios sobre a democracia e socialismo. So Paulo: Cortez, 2000. ______. Gramsci. Porto Alegre: L & PM, 1981. 232 p. ______. Marxismo e poltica: a dualidade de poderes e outros ensaios. So Paulo: Cortez, 1994. 160p.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

586
GORZ, Andr. Adeus ao proletariado: para alm do socialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982. 203 p. GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. Cadernos do Crcere, Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v. 4, 2001, p. 239-82. HABERMAS, Juergen. A nova intransparncia. Novos Estudos, n. 18, p. 103-114, set. 1987. HARVEY, David. Condio ps-moderna. 6. ed. So Paulo: Loyola, 1992. 349 p. HOBSBAWM, Eric. Adeus a tudo aquilo. In: BLACKBURN, Robin. Depois da queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 93-106. KURZ, Robert. O complexo de Harry Potter. Folha de S. Paulo, So Paulo, 30 out. 2005. Folha Mais. ______. Os ltimos combates. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. 394 p. LINZ, J.; STEPAN, A. A transio e consolidao da democracia. So Paulo: Paz e Terra, 1999. LIPIETZ, Alain. Audcia: uma alternativa para o sculo 21. So Paulo: Nobel, 1991. 238 p. LYRA, Rubens Pinto et al. Teoria poltica: do Renascimento contemporaneidade. Joo Pessoa: Editora Universitria da UFPB, 2007. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Buenos Aires: Claridad, 1967. 203 p. MELLO, Joo Manuel Cardoso de. O capitalismo tardio. So Paulo: Brasiliense, 1982. 182 p. MSZROS, Istvn. Carta Maior, So Paulo, 25 jul. 2006. Entrevista. NASCIMENTO, Elimar. A universalidade de Gramsci: guerra de posio e hegemonia. Campina Grande: Mestrado em Sociologia Rural, jun. 1983. OLIVEIRA, Francisco de. sombra do manifesto comunista: globalizao e reforma do Estado na Amrica Latina. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Ps-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. p. 68-78.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

587
POULANTZAS, Nicos. Ltat, le pouvoir, le socialisme. Paris: PUF, 1978. 300 p. RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declnio inevitvel dos empregos e a reduo da fora global de trabalho. So Paulo: Makron Books, 1995. 348 p. SILVA, Fernando de Barros e; CARIELLO, Rafael. A poltica interna se tornou irrelevante diz socilogo. Folha de S. , Paulo, 24 jul. 2006. Entrevista. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2407200614.htm. WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo: a renovao do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2003. 261 p.

Cronos, Natal-RN, v. 8, n. 2, p. 567-587, jul./dez. 2007

You might also like