You are on page 1of 5

INFORMA TION SHEET FF37

Estacionamentos para bicicletas


A existncia de bicicletrios e paraciclos seguros e bem localizados essencial para incentivar as pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte. Mostrando ao pblico que os ciclistas so bem-vindos, instalaes para estacionar bicicletas funcionam tambm como uma mensagem para motoristas considerarem usar a bicicleta no futuro. Bicicletrios e paraciclos devem ser visveis no local e amplamente divulgados em materiais promocionais. Para que um estacionamento de bicicletas possa ser til, alguns fatores importantes devem ser levados em conta no momento da escolha do projeto e da localizao. Este folheto informativo tem como finalidade evitar erros, que custam caro, e oferecer orientao para as melhores solues.

The UKs national cycling organization

Principais pontos a considerar no planejamento de estacionamentos para bicicletas:

localizao desenho e instalao quantidade de vagas preo/patrocnio

para irem de bicicleta at esse destino. O estacionamento para bicicletas no deve ficar escondido nos fundos dos edifcios ou num canto afastado do estacionamento de automveis, pois isto tira toda a vantagem que ir de bicicleta tem sobre dirigir um carro, e permite que ladres trabalhem fora da vista. (veja "Detalhes da instalao" na pg. 3).

2. Desenho e Instalao
Este um ponto chave para ciclistas; mesmo para aqueles que deixam suas bicicletas por um tempo muito curto. Portanto, o projeto do suporte tem que garantir tranqilidade e confiana. O dispositivo deve ser de fcil acesso, facilitar o uso de travas tipo 'U' ou de cadeados/correntes comuns, e deve fornecer apoio para a bicicleta inteira, permitindo que o quadro e as rodas sejam presos de tal maneira que agrade o usurio. O projeto mais simples e confivel (conseqentemente mais comum [na Inglaterra]) o suporte tipo Sheffield, construdo de um nico tubo com duas dobras em ngulo reto. Este projeto quando bem situado o mais popular, porque cumpre todas as exigncias acima. Este projeto pode ser melhorado pela adio de uma barra transversal mais baixa, que torna o suporte mais apropriado para os quadros de bicicletas femininas e infantis, alm de reduzir a

Bicicletrio instalado na pista, King Street, Bristol

1. Localizao
A localizao da rea para estacionar ou guardar bicicletas absolutamente crtica a seu sucesso. Bicicletrios e paraciclos devem estar o mais perto possvel da entrada principal do destino (escola, edifcio de escritrio e comrcio) ou eles no sero usados. Devem oferecer clara vantagem sobre o estacionamento de carros mais prximo. O lugar ideal deve ser aquele que esteja constantemente vigiado pelo pblico em geral (e por circuito interno de TV se possvel), alm de bem iluminado. Isto reduz as chances de vandalismo ou roubo, alm de aumentar a confiana das pessoas
1

Derek Palmer Suportes estilizados, em St. Albans

Todas as ilustraes e exemplos so meramente indicativas. Sustrans no recomenda o uso de qualquer produto ou fornecedor em particular.

Traduzido para o portugus, com autorizao

Presilha para bicicletas, Queen Square, Bristol

Bicicletrio na County Hall, Nottinghamshire

Bicicletrio no Cycling Centre of Excellence, Londres

tendncia de giro da roda dianteira. H exemplos bem sucedidos das verses com 60cm de largura, que incluem a barra transversal. Para locais com uma proporo significativa de crianas, suportes com uma barra transversal mais baixa ou inclinada devem tambm ser considerados (veja tambm Information Sheet FS19; Cycle Parking for Schools [ainda no traduzido para o portugus]). Outros suportes, como o tipo 'borboleta', que apenas prendem as rodas, no devem ser usados porque so menos seguros, no apiam a bicicleta inteira, podem danific-la, e causam perigo passagem de pedestres. Entretanto, h bons exemplos de outros projetos de bicicletrios/paraciclos com capacidade para muitas bicicletas, cujo design d a sustentao adequada e permite prender as bicicletas com segurana. Em algumas situaes um projeto mais esttico pode ser apropriado e poderia ser analisado com base nos mesmos padres e exigncias. Os suportes podem ser pintados, cobertos com um revestimento resistente ao risco, ou serem de ao inoxidvel. Isto manter um acabamento de qualidade dentro da paisagem urbana e evitar danos desnecessrios s bicicletas. Em locais visualmente suscetveis, outras alternativas so uma boa soluo, tais como argolas engatadas em cercas onde os guides podem ser encostados (veja foto acima). Organizaes que oferecem estacionamento de bicicletas para empregados e visitantes devem considerar a proviso de reas cobertas, ou dentro do prprio edifcio ou num abrigo situado muito perto da entrada principal de pedestres. Isto incentivar mais pessoas a pedalarem para o trabalho, certas de saberem que sua bicicleta estar seca para a viagem de volta para casa [ou protegidas contra o calor do sol].

700 - 1000mm 750mm (650 mm considerando bicicletas infantis) 250 mm (mnimo) OPO 1: Suporte chumbado no cho (prefervel)

Suporte ingls Sheffield


tubo de 50mm (mnimo) Barra de apoio, onde for necessria/adequada OPO 2: Suporte parafusado no cho 150mm 200 mm Raio (max)

Onde bicicletas so deixadas por uma maior quantidade de horas, como no caso de operrios, trabalhadores urbanos, estudantes, ou em residncias, um estacionamento mais seguro pode ser necessrio. Uma segurana mais reforada pode ser fornecida com armrios para as bicicletas, ou onde abrigos ou galpes tenham portas que possam ser trancadas. Alm destas tradicionais e conhecidas formas de guardar bicicletas, h um nmero de solues mais avanadas sendo pesquisadas, que aos poucos se tornam realidade. Estes projetos procuram solucionar o problema dos pequenos furtos de peas das bicicletas e o crescente problema do roubo mais organizado e sofisticado de bicicletas. Tais solues fornecem, aos que projetam ambientes urbanos e transporte, a oportunidade de especificar um conceito mais elaborado e integrado de estacionamento para bicicletas.

Existe uma ampla variedade de projetos para estacionamento seguro de bicicletas, baseados tanto em modelos padronizados quanto feitos sob medida. Alguns exemplos de bons projetos so: uma unidade modular mvel, de dois
andares, que incorpora tanto um estacionamento seguro para 32 bicicletas quanto instalaes para banho ou troca de roupa. um local seguro para os funcionrios estacionarem bicicletas na garagem de seus escritrios, cujo acesso seja feito e monitorado com o mesmo sistema de crach/carto de acesso da equipe de funcionrios (p.ex.: Nottinghamshire, foto acima). um recinto coberto e seguro para alunos de escolas estacionarem suas bicicletas usando uma combinao de cadeados e cdigos que sejam mudados regularmente (p.ex.: Surrey). bicicletrio para a equipe de funcionrios, que serve tambm como demonstrao do uso eficiente de um espao reduzido usando uma combinao de opes e designs (p.ex.: Transport for London, foto acima).

CTC - the UK national cycling organization s

3. Quantas vagas so necessrias


A maneira ideal de determinar a demanda por vagas para bicicletas pesquisar todos os atuais bem como os potenciais usurios dentro de uma organizao, escola etc. Entretanto, isto seria difcil numa situao de uso geral, como numa rua de comrcio, onde pode ser mais prudente mensurar o potencial que os diferentes locais tm para atrair pessoas de bicicleta. Isto pode ser feito observando-se em quais lugares as bicicletas atualmente so presas ao mobilirio das ruas [postes, grades] ou onde poderia haver uma demanda muito elevada (p.ex., estaes de nibus e de trem/metr). A maior parte das administraes locais [na Inglaterra] tm "diretrizes para estacionamentos" que especificam a quantidade mnima de vagas para bicicletas que deveriam existir nos prdios novos. Isto poderia tambm ser aplicado, grosso modo, s construes j existentes. Entretanto, a demanda por vagas deve esperanosamente crescer aps a implantao inicial do bicicletrio/paraciclo. freqentemente mais til e conveniente ter vrias pequenas reas de estacionamento do que uma rea grande e, em ruas de comrcio, especial ateno deve ser dada a instalar suportes individuais paralelos ao meio-fio (veja foto abaixo).

Detalhes da instalao
Aps todos os fatores acima serem analisados, os seguintes detalhes devem ser observados:
Cuidado deve ser tomado para assegurar-se de que o bicicletrio ou paraciclo (quando em uso) no cause obstruo ao fluxo de pedestres. Calcule o espao realmente necessrio no cho (veja o diagrama abaixo), fazer uma estimativa de 1 bicicleta por m uma boa guia. Certifique-se de que isto no obstrui as rotas preferidas dos pedestres. Se obstruir, ento mude o estacionamento de lugar, se possvel para a rua, dentro de uma baia protegida por postes ou por extenses do meio-fio (veja foto na primeira pgina). Assegure-se de que a rea planejada para o estacionamento seja horizontal. Se no for, os suportes devem ser fixados em ngulo reto rampa para impedir que as bicicletas tombem. Se o estacionamento planejado vai ser implantado numa construo nova ou em obras virias, ento deve-se pensar em realar a presena da "rea demarcada para bicicletrio" com uma mudana na cor ou textura da superfcie. Isto destaca a rea tanto para os usurios potenciais quanto para pedestres com deficincias visuais (veja a foto na esquerda inferior). Se julgar imprprio ou pouco prtico cavar vrios buracos para chumbar no cho os suportes individuais, ento um modelo tipo "cremalheira" pode ser usado (veja desenho abaixo e foto na primeira pgina)

Estacionamento para bicicletas (diagrama)


2000 - 2300mm (min)

1000mm (min)

Suporte para bicicletas, paralelo ao meio-fio, em Bristol

650mm

700-1000mm

Suporte tipo 'Sheffield'

parede/cerca/meio-fio
Vagas para bicicletas com demarcao no piso, Queen Square, Bristol

CTC - the UKs national cycling organization

550mm (min)

pavimento texturizado

1000mm (min)

Publicaes teis
1. The National Cycle Network Guidelines and Practical Details II Sustrans 1997. 2. Making Ways for the Bicycle Sustrans 1994. 3. Cycle Friendly Infra-structure IHT / CTC / Bicycle Association / DETR 1996. 4. Cycle Parking for Schools FS19 Sustrans 2001. 5. London Cycling Campaign www.lcc.org.uk cycle facilities page. Disponvel na pgina do Departament for T ransport: www.dft.gov.uk 6. Supply and Demand for Cycle Parking Traffic Advisory Leaflet 7/97 DETR. 7. Key Elements of Cycle Parking Traffic Advisory Leaflet 5/02 DfT. 8. Cycle Parking - examples of good practice Traffic Advisory Leaflet 6/99 DETR. 9. Cycle Parking at Rail Stations Traffic Advisory Leaflet 11/99 DETR.
Cycle Works Ltd

Galpo para bicicletas, com fechadura, Burnholm School

4. Custos / patrocnios
O custo de bicicletrios e paraciclos varia conforme produtos, projeto e condies do local. Um suporte bsico para acomodar duas bicicletas custar em torno de 100 [R$260,00] Um armrio de qualidade custa em torno de 500 [R$ 1.300,00] por bicicleta, instalado. Um abrigo para 20 bicicletas pode variar de 1,000-5,000 [R$2.600,00-R$13.000,00] ou mais. Embora estes dispositivos possam parecer caros inicialmente, esse custo deve ser comparado quele de fornecer e manter uma vaga de estacionamento para automveis (aprox. 2,500 [R$ 6.500,00] para instalar e 250 [R$ 650,00] para manter por ano, em alguns exemplos) ou o custo que um empregador ter com aluguel de uma garagem que atenda o mesmo nmero de pessoas. Se os suportes feitos sob medida (baseados nestas diretrizes) forem utilizados para valorizar um projeto de urbanismo ou espelhar as caractersticas de um determinado lugar ou organizao, o custo pode ser financiado por meio de patrocnios do comrcio local ou ser includo como parte do custo de um projeto arquitetnico-urbanstico mais abrangente (veja foto ao lado).

Fornecedores
[o texto original reflete a realidade britnica; para fornecedores no Brasil, consulte a pgina da Transporte Ativo seo Banco de dados, item Biblioteca]

www.sustrans.org.uk
Armrio para bicicletas no Hospital de Nottingham

National Cycle Network Centre 2 Cathedral Square, College Green Bristol BS1 5DD
Tel: 0117 926 8893 Fax: 0117 929 4173

Charity no. 326550

www.ctc.org.uk
ABRIL 2004

Suportes estilizados para bicicletas, patrocinados por um condomnio, em Lambeth

www.ta.org.br
Traduzido para o portugus, com autorizao. Foram feitas adaptaes, mantendo-se fotos e
leiaute originais

CTC - the UKs national cycling organization

Traduzido e editado para o portugus por

Com autorizao de Sustrans.org.uk

Traduo: Denir Mendes Miranda Editorao grfica: Claudio Amaury Mendes Miranda janeiro de 2007

You might also like