You are on page 1of 4

EXCELENTSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA___VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL.

CLARICE M.F, brasileira, casada, auxiliar de laboratrio, inscrita no CPF sob o n ..., com CTPS n ...,srie..., residente e domiciliado na Rua Porto n 20, CEP no.... atravs de seu advogado e procurador que a esta subscreve, regularmente inscrito na OAB/... sob n ...., com escritrio profissional sito na Rua .... n ...., CEP no......., onde recebe notificaes e intimaes, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, propor a presente

em face de TVI INDSTRIA QUMICA LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CGC/MF sob n ...., com sede na Rua Maria de Caldas, n 40, CEP no...., nesta Cidade, na pessoa de seu representante legal, pelos fatos e substratos jurdicos abaixo expendidos.

I DOS FATOS

A Reclamante foi admitida aos servios da Reclamada em data de 1/03/2002, muito embora tenha tido sua CTPS anotada em 01/03/2004, na funo de auxiliar de laboratrio na manipulao de produtos qumicos, sendo que seu afastamento deu-se em 20/07/2011, configurando despedida sem justa causa como restar demonstrado abaixo.

Impende destacar que a Reclamante foi contratada para laborar suas atividades com jornada fixada de segunda a sexta-feira, das 08:00 s 12:00 horas e das 14:00 s 20:00 horas, bem como, aos sbados, das 08:00 s 13:00 horas sem intervalo para o almoo, perfazendo um total de onze horasextras reais semanais e quinze minutos de horas extras fictas aos sbados. oportuno salientar que a Reclamante sempre desempenhou suas funes laborais com rigoroso interesse e dedicao, manipulando produtos altamente nocivos a sade sem qualquer equipamento obrigatrio de proteo. Outros aspectos relevantes a incitar que em nenhum momento do perodo laboral, a reclamada depositou qualquer valor a ttulo de FGTS, nem mesmo saudou com os 13 devidos dos perodos de 2008 e 2009, e, com o recolhimento do INSS referente ao perodo de 1/03/2002 1/03/2004 (perodo em que trabalhou sem carteira assinada). Ainda assim, a Reclamante, cumprindo com todas as suas obrigaes, e ciente das faltas graves cometidas pela Reclamada, nunca se ops devido ao receio de perder sua nica fonte de renda, no entanto, isto de nada lhe serviu, vindo mesma a ser dispensada sem aviso prvio em 20 de julho de 2011. Como se assim no bastasse, a negligncia da Reclamada foi alm, vez que no s subtraiu a fonte de renda da mesma como tambm a proibiu de buscar uma nova, j que at a data atual no foi feita a resciso perante o sindicato.

II DO DIREITO A) DAS HORAS EXTRAS Conforme demonstrado no item I desta, a Reclamante,

habitualmente, laborava para a Reclamada, durante todo o pacto laboral, de segunda a sexta-feira, das 08:00 horas s 12:00 horas e das 14:00 s 20:00

horas, bem como, aos sbados, das 08:00 s 13:00 horas sem intervalo para o almoo. Conclui-se, pois, que o Reclamante laborava em regime de trabalho extraordinrio, porm no recebendo corretamente as horas extras a que tinha direito, pois conforme comprovar-se- pelos cartes-ponto a serem juntados pela Reclamada, o mesmo laborava em jornada excedente s 08 (oito) horas dirias, conforme o art. 7, inciso XIV, da Constituio Federal. Aps a incorporao aos salrios do Reclamante das diferenas do piso salarial da categoria, pleiteado no item anterior, este faz jus a receber as horas extraordinrias laboradas no pagas que excederem da 44 (quadragssima quarta) hora semanal ou 8 hora diria, com a devida atualizao legal. As horas extras devidas ao Reclamante, no percentual a ser apurado, devem ser calculadas partindo-se da somatria de todas as verbas remuneratrias que constituem o rendimento mensal do Reclamante. Ao total obtido, aplica-se o divisor 220 ao valor da hora normal, devendo ser acrescido, s horas extraordinrias, o ndice de 50% (cinqenta por cento), conforme dispe o art. 7, inciso XVI da Constituio Federal e havendo o excesso de horas extras, alm do limite de 220 horas/ms, deve ser acrescido o adicional de 100% (cem por cento), consoante previso em clusulas normativas da categoria do Reclamante (em anexo). Devem ser dobradas as horas extraordinrias trabalhadas nos domingos e feriados. As horas extras por sua habitualidade devem ser consideradas com reflexos e integraes para o clculo do aviso prvio, frias integrais e proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, referentes ao perodo de todo pacto laboral descrito no item I desta, 13 salrios integrais e proporcionais, R.S.R., descansos remunerados laborados e FGTS, consoante os Enunciados 151, 45, 172 e 63, todos do TST.

You might also like