You are on page 1of 31

PREFEITURA DE ITABORA

EDITAL N 004/2011

O Municpio de Itabora, neste ato representado pelo Secretrio Municipal de Administrao, torna pblica a realizao de Concurso Pblico para preenchimento de vagas e formao de Cadastro de Reserva de cargos efetivos de nveis mdio e superior da SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE do Quadro de Pessoal Permanente do Municpio de Itabora, observado o disposto no inciso II do art.37 da Constituio Federal de 1988, nas Leis Municipais: Lei Complementar n 08, de 03 de julho de 1996, Lei Complementar n 35, de 02 de dezembro de 2004, Lei Complementar n 62, de 09 de fevereiro de 2007 e nas condies estabelecidas neste Edital.

I. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1. O Concurso Pblico ser regido por este Edital e executado pela Fundao Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra - FDC, segundo o calendrio previsto no cronograma apresentado no Anexo V. 2. O Concurso Pblico ser realizado para provimento de vagas na Prefeitura de Itabora. 3. O prazo de validade do Concurso Pblico de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologao, podendo ser prorrogado, uma nica vez e por igual perodo, a critrio da Administrao, por ato expresso do Chefe do Poder Executivo Municipal. 4. O Concurso Pblico constar de Prova Objetiva, que ser realizada em conformidade com o item VIII e Anexo II deste Edital. 5. O regime jurdico das referidas vagas o estatutrio

II - DAS VAGAS, DA ESCOLARIDADE E DA TAXA DE INSCRIO. 1. O requisito de escolaridade, o vencimento e a carga horria dos cargos a seguir, constam do Anexo I. a) Para o Nvel Mdio a taxa de inscrio de R$ 40,00 (quarenta reais) para os seguintes cargos: Tcnico de Laboratrio - 02 (duas) vagas; Tcnico de Hemotransfuso - 01 (uma) vaga; Tcnico de rtese e Prtese - 02 (duas) vagas; b) Para o Nvel Superior a taxa de inscrio de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) para os seguintes cargos: Bilogo - 01 (uma) vaga; Farmacutico - 04 (quatro) vagas; Fisioterapeuta Pneumofuncional - 01 (uma) vaga, Odontlogo 01(uma) vaga e Terapeuta Ocupacional 01(uma) vaga.

2. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, na Lei n 7.853/89, e no Decreto n 3.298/99, alterado pelo Decreto n 5.296/04, combinados com a Lei Estadual n 4285 de 12 de maro de 2004, ficam reservados aos candidatos portadores de necessidades especiais 5% (cinco por cento) do total das vagas, conforme discriminado no Anexo I deste Edital, 2.1 Se na apurao do nmero de vagas reservadas a portadores de necessidades especiais, resultar nmero decimal igual ou maior do que 0,5 (meio) adotar-se- o nmero inteiro imediatamente inferior. 2.2. Somente ser considerada, como deficincia, a que estiver includa no Cdigo Internacional de Doenas - CID e for passvel de participar das vagas oferecidas. 3. O candidato portador de necessidade especial participar do certame em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das provas, avaliao e aos critrios de aprovao, ao horrio, ao local de aplicao, ao tempo de realizao das provas e nota mnima exigida para todos os candidatos, sendo-lhe assegurada acessibilidade ao recinto onde se realizar as provas. 4. O acesso prova dos candidatos portadores de necessidades especiais e sua eventual aprovao no implicam o reconhecimento da deficincia declarada ou a compatibilidade da deficincia com a atividade pertinente vaga, a qual ser determinada por meio de exame mdico. 5. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais, se aprovados, tero seus nomes publicados em relao parte, observada a rigorosa ordem de classificao. 6. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais, se aprovados e classificados, sero submetidos a exame mdico quando convocados, a ser realizado pela Gerncia de Medicina Ocupacional da Prefeitura de Itabora, devendo estar munidos de laudo mdico original, cuja validade no ultrapasse 90 (noventa) dias na data de trmino das inscries. 6.1. O laudo a que se refere o subitem anterior dever atestar a espcie e o grau/nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente, segundo a Classificao Internacional de Doenas (CID). 7. Na falta de candidatos portadores de necessidades especiais ou no caso de reprovao destes, as vagas a eles reservadas sero preenchidas pelos demais candidatos aprovados, obedecida rigorosa ordem de classificao.

III. DAS ATRIBUIES DOS CARGOS OFERECIDOS As atribuies esto definidas no ANEXO IV deste Edital.

IV. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO O candidato dever atender, cumulativamente, para investidura no cargo, aos seguintes requisitos: a) ter sido aprovado e classificado no Concurso Pblico, na forma estabelecida neste Edital, seus Anexos e em suas retificaes; b) ter nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos polticos, nos termos do pargrafo 1 do art. 12 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto n 70.436/72; c) ter idade mnima de 18 anos completos; d) estar em gozo dos direitos polticos; e) estar quite com as obrigaes militares e eleitorais; f) firmar declarao de no estar cumprindo sano por inidoneidade, aplicada por qualquer rgo pblico ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal; g) no ter registro de antecedentes criminais, que se mostre, a critrio da administrao municipal, incompatvel com a natureza do cargo. h) ter aptido fsica e mental e no apresentar deficincia que o incapacite para o exerccio das funes do cargo para o qual concorre; i) possuir os pr-requisitos exigidos para o cargo, nos termos deste Edital; j) ser moralmente idneo; k) ser considerado APTO em todos os exames mdicos pr-admissionais a serem realizados pelo Departamento de Percia Mdica do Municpio de Itabora ou entidade a ele conveniada, devendo o candidato apresentar os exames clnicos e laboratoriais solicitados, cuja relao poder ser obtida no endereo eletrnico www.itabora.rj.gov.br, os quais correro suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasio dos exames mdicos pr-admissionais, este ser ELIMINADO. l) todos os requisitos especificados nos itens anteriores deste ttulo, devero ser comprovados por meio da apresentao de documento original, juntamente com fotocpia, sendo eliminado do Concurso Pblico aquele que no os apresentar, assim como aquele que for considerado INAPTO nos exames mdicos pr-admissionais. m) para Posse nos Cargos de: Fisioterapeuta Pneumofuncional e Terapeuta Ocupacional ser exigido CURSO DE ESPECIALIZAO. n) para Posse nos cargos de: Tcnico de Hemotransfuso e Tcnico de rtese e Prtese ser exigido REGISTRO NO CONSELHO.

V DA INSCRIO 1. A inscrio do candidato implica o conhecimento e a tcita aceitao das normas e condies estabelecidas neste Edital, das instrues especficas para exercer o cargo e das demais informaes que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato no poder alegar desconhecimento. 2. Antes de inscrever-se, o candidato dever certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital, para o cargo a que pretende concorrer. 3. Ao inscrever-se o candidato dever optar pelo tipo de vaga a que concorre (ampla concorrncia ou portador de necessidade especial), observando o Quadro de Vagas do Anexo I deste Edital. 4. O candidato poder obter informaes referentes ao Concurso atravs da Central de Atendimento da FDC no telefone (21) 4063-6431, no horrio das 9 s 17h, de segunda a sextafeira. 5. O candidato deve inscrever-se: 5.1. No perodo previsto no Cronograma Anexo V. 5.2. Horrio: Via Internet 24 horas e no Posto de Inscrio das 10 s 16 horas (horrio de Braslia) de 2 a 6 feira. 5.3. Locais: 5.3.1. Via Internet www.domcintra.org.br 5.3.2 . Posto de Inscrio: Casa do Futuro - Praa Doutor Celso Nogueira, S/N (Rua das Casas Bahia), de segunda a sexta-feira, de 10 s 16 h., exceto feriados e pontos facultativos. 6. Procedimentos e Informaes Gerais para efetuar a Inscrio 6.1. Via INTERNET 6.1.1. As inscries sero feitas pela Internet, no endereo eletrnico www.domcintra.org.br. O processo de inscrio estar disponvel a partir das 10 horas do primeiro ao ltimo dia previstos para incio da Inscrio, no Cronograma - Anexo V. 6.1.2. O candidato devera acessar o site www.domcintra.org.br, selecionando a opo Prefeitura de Itabora. 6.1.3. Preencher corretamente todos os dados requeridos pelo site e solicitar o registro da inscrio. 6.1.4. Solicitar a gerao do boleto bancrio. 6.1.5. Imprimir o boleto gerado. 6.1.6. Pagar o boleto em qualquer Agncia Bancria, dando preferncia s agncias do Banco Ita. 6.1.7. Os candidatos devem procurar fazer as inscries com antecedncia, evitando sobrecarga dos mecanismos de inscrio nos ltimos dias do prazo de inscrio.

6.1.8. A FDC no se responsabiliza por solicitao de inscrio via INTERNET no recebida, por qualquer motivo, seja de ordem tcnica dos equipamentos, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados por procedimento indevido dos usurios. 6.2. Emisso de Segunda Via do Boleto Bancrio 6.2.1. Caso o boleto impresso pelo candidato se extravie, possvel emitir uma segunda via. Para tal, o candidato deve seguir os seguintes passos: 6.2.2. Acessar o site www.domcintra.org.br, e, a seguir, o link Prefeitura de Itabora. 6.2.3. Preencher os dados solicitados no item Acompanhamento da situao de seu pedido de inscrio e/ou reimpresso de boleto. 6.2.4. Informar o CPF e a senha utilizados no preenchimento do Requerimento de Inscrio e, aps selecionar a inscrio pretendida, clicar em Emitir Boleto. 6.2.5. Imprimir o boleto apresentado. 6.3. Via Posto de Inscrio 6.3.1. Dirigir-se ao Posto de Inscrio, solicitar a segunda via, apresentando o documento oficial de identidade original. 6.3.2. Receber o boleto Bancrio para pagamento da taxa de inscrio. 6.3.3. Pagar o boleto em qualquer Agncia Bancria, dando preferncia s agncias do Banco Ita. 6.3.4 No sero aceitas transferncias bancrias de computador, DOC ou outros meios de pagamento. 6.3.5. A inscrio dever ser efetuada pelo prprio candidato ou em caso de impedimento do mesmo, atravs de Procurador, mediante entrega da respectiva procurao acompanhada de cpia de documento de identidade do candidato e apresentao da identidade do Procurador. 6.3.6. O candidato inscrito por procurao assume total responsabilidade pelas informaes prestadas por seu procurador no Requerimento de Inscrio, arcando com as consequncias de eventuais erros no preenchimento do documento. 6.4. O candidato portador de necessidade especial, caso necessite de prova em condies especiais, dever solicitar no ato do preenchimento do Requerimento de Inscrio: 6.4.1. Assinalar sua condio no campo apropriado para este fim. 6.4.2. No caso de deficincia visual indicar, se necessrio, sua opo pelo mtodo de realizao da prova. Os que no o fizerem no tero as provas preparadas, seja qual for o motivo alegado. 6.4.3. Solicitar a realizao da prova em sala de fcil acesso, no caso de dificuldade de locomoo.

6.4.4. A solicitao de condies especiais ser atendida segundo os critrios de viabilidade e de razoabilidade. 6.4.5. O candidato que, no requerimento de inscrio, no declarar ser portador de necessidade especial, concorrer somente s vagas regulares. 6.5. O valor referente taxa de inscrio no ser devolvido, salvo em caso de cancelamento do certame por convenincia da administrao pblica. 6.6. A prestao de declarao falsa ou inexata e a no apresentao de quaisquer documentos exigidos importaro em insubsistncia de inscrio, nulidade de habilitao e perda dos direitos decorrentes, sem prejuzo das sanes aplicveis falsidade de declarao (Decreto no 5.638, de 28/05/1982).

VI DA CONFIRMAO DAS INSCRIES 1. Via Internet 1.1. No perodo previsto no Cronograma, o candidato dever acessar o site www.domcintra.org.br e a seguir o link Prefeitura Itabora. 1.2. Acessar o link Confirmao de Inscrio. 1.3. Informar o nmero do seu CPF e imprimir o Carto de Confirmao de Inscrio - CCI, que conter informaes quanto data, horrio e local de realizao da prova objetiva. 1.4. Conferir os dados constantes do CCI, verificando se esto corretos. Havendo inexatido nas informaes, solicitar, no dia da realizao da prova, ao fiscal da sala, que registre na ata da sala as retificaes necessrias para correo posterior. 1.5 O Carto de confirmao de Inscrio CCI ser apresentado no dia da Prova Objetiva. 1.6. A existncia de informaes quanto data, horrio e local de realizao da Prova no Carto de Confirmao de Inscrio no exime o Candidato do dever de acompanhar, pelo rgo de Imprensa Oficial do Municpio de Itabora, as publicaes de todos os Atos e Editais referentes ao presente Concurso. 2. Via Posto de Inscrio 2.1. O candidato dever retornar ao Posto onde realizou a sua inscrio, das 10h s 16h, para retirada do CCI, conforme tabela a seguir: Data Inicial do nome 03/01/2012 A at K 04/01/2012 L at N 05/01/2012 O at Z

2.2. obrigao do candidato, conferir os dados constantes do CCI verificando se esto corretos. Havendo inexatido nas informaes, solicitar, no dia da realizao da prova, ao fiscal da sala, que registre na ata da sala as retificaes necessrias para correo posterior. 2.2.1 O Carto de confirmao de Inscrio CCI ser apresentado no dia da Prova Objetiva. 2.3. Sero de responsabilidade exclusiva do candidato s conseqncias advindas do no comparecimento ao Posto de Inscrio para a retirada do CCI, bem como da no solicitao da correo, se houver, no prazo determinado.

VII. DA ISENO DA TAXA DE INSCRIO 1. No haver iseno total ou parcial do valor da taxa de inscrio, exceto para atender o disposto no artigo 72 dos Atos das Disposies Transitrias da Constituio do Estado, e no art. 3, pargrafo nico, da Lei 2.913, de 30/03/98, para os candidatos cuja renda familiar mxima corresponda a 300 UFIR-RJ. 2. A iseno de taxa tratada neste Edital deve ser solicitada mediante requerimento do candidato, contendo: indicao do Nmero de Identificao Social - NIS, atribudo pelo Cadnico; e, declarao de que membro de famlia de baixa renda. 3. A FDC disponibilizar o Requerimento de Iseno do Pagamento da Taxa de Inscrio, na pgina do concurso no endereo www.domcintra.org.br, no perodo estabelecido no cronograma Anexo V. 4. O resultado da anlise da solicitao apresentada ser informado na pgina do Concurso, no perodo informado no cronograma - Anexo V. 5. O candidato que desejar solicitar iseno do pagamento da taxa de inscrio, no perodo informado no cronograma, dever preencher o Requerimento de Inscrio, indicando que deseja solicitar iseno do pagamento da taxa de inscrio. 6. Neste caso, no ser apresentado o boleto bancrio para pagamento aps o envio do Requerimento de Inscrio. 7. No ser aceita a solicitao de iseno do pagamento da taxa de inscrio via fax e/ou correio eletrnico. 8. O Requerimento de Iseno do Pagamento da Taxa de Inscrio enviado eletronicamente ser submetido ao SISTAC (Sistema de Iseno de Taxas de Concursos), criado pela Secretaria Nacional de Renda e de Cidadania (SENARC), e que tem por objetivo realizar a consulta dos candidatos na Base Nacional do Cadnico, a fim de conceder ou no o benefcio da iseno da Taxa de Concursos s pessoas cadastradas e com o perfil previamente definido. No caber, salvo o estabelecido no presente Edital, vista nem recurso desta deciso em tempo algum ou por qualquer motivo.

9. Constatada qualquer inveracidade, a qualquer tempo, nas informaes prestadas no processo aqui definido para obteno de iseno do pagamento da taxa de inscrio, ser fato para o cancelamento da inscrio, tornando-se nulos todos os atos dela decorrentes, alm de sujeitar-se o candidato s penalidades previstas em lei. 10. O candidato com pedido de iseno do pagamento da taxa de inscrio indeferido poder concluir sua inscrio bastando para tal solicitar a impresso do boleto bancrio para pagamento na pgina do concurso no endereo eletrnico www.domcintra.org.br e efetuar o pagamento conforme o disposto neste Edital. 11. O candidato cuja solicitao de iseno do pagamento da taxa de inscrio for deferida, no necessitar efetuar nova inscrio, pois o Requerimento de Inscrio encaminhado ser considerado. 12. No ser concedida iseno do pagamento da taxa de inscrio ao candidato que: 12.1. omitir informaes ou torn-las inverdicas; 12.2. fraudar e ou falsificar qualquer documento exigido; 12.3. no observar o prazo estabelecido para requerimento da iseno da taxa de inscrio, previsto neste edital; 13. No ser permitida a entrega de documentos ou a sua complementao em data posterior a do preenchimento e entrega do formulrio de inscrio para o Concurso. 14. O preenchimento e a entrega do formulrio de inscrio com o requerimento de iseno da taxa de inscrio somente poder ser efetuado no posto de inscrio, durante o perodo destinado s inscries, no sendo aceitos pedidos de iseno via fax, internet ou correio. 15. A relao dos pedidos de iseno deferidos e indeferidos, ser divulgada na data prevista no Cronograma, no rgo de Imprensa Oficial do Municpio de Itabora e disponibilizado no site da FDC www.domcintra.org.br e no site da Prefeitura de Itabora www.itaborai.rj.gov.br. 16. Deferido o pedido de iseno da taxa de inscrio, o candidato dever retirar o Carto de Confirmao de Inscrio, com a data, horrio e local de realizao da prova no perodo estabelecido no cronograma do concurso 10.1. Em caso de indeferimento do pedido de iseno da taxa de inscrio o candidato ter o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para recorrer da deciso de indeferimento, mediante recurso administrativo, disponibilizado no site da FDC www.domcintra.org.br, tendo a autoridade competente o prazo de 05 (cinco) dias teis para julgamento do recurso, no cabendo qualquer outro recurso desta deciso.

VIII DA PROVA OBJETIVA 1. A estrutura da prova objetiva, incluindo a quantidade de questes, encontra-se no Anexo II.

1.1. A prova objetiva, de carter eliminatrio e classificatrio, ser composta de questes do tipo mltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas, valendo 2 (dois) pontos cada questo, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver a quantidade mnima de pontos para habilitao estabelecida no Anexo II. 1.2. As questes da prova sero elaboradas com base nos contedos programticos constantes no Anexo III. 1.3. O candidato dever assinalar, em cada questo da Prova Objetiva, somente uma das opes. 1.4. Na correo do Carto de Respostas da Prova Objetiva, ser atribuda nota 0 (Zero) questo: a) com mais de uma opo assinalada, b) sem opo assinalada, ou c) com emenda ou rasura. 2. Condies de Realizao da Prova Objetiva 2.1. A Prova Objetiva ser realizada, na data prevista no Cronograma em horrio e locais a serem divulgados no Carto de Confirmao da Inscrio - CCI. 2.2. O tempo de durao da Prova inclui a marcao do Carto de Respostas. 2.3. Em nenhuma hiptese haver substituio do Carto de Resposta, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuzos advindos de marcaes efetuadas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legveis. 2.4. Ao terminar a prova objetiva, o candidato entregar obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o Caderno de Questes e o Carto de Respostas devidamente assinado. 2.5. O candidato dever comparecer ao local de Prova com antecedncia mnima de uma hora do horrio determinado para seu incio, munido de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, Carto de Confirmao de Inscrio (CCI) e do documento oficial de identificao original. 2.6. Sero considerados documentos de identificao: cdula oficial de identidade; carteiras e/ou cdulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurana, pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar; Carteira de Trabalho e Previdncia Social; Certificado de Reservista (sexo masculino); Passaporte (dentro da validade); Carteira Nacional de Habilitao (modelo novo), e cdulas de identidade expedidas por rgos ou Conselhos de Classe. 2.7. O documento dever estar em perfeita condio, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato (retrato e assinatura). 2.8. No sero aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos que impossibilitem a identificao do candidato, bem como a verificao de sua assinatura. 2.9. Nenhum candidato far Prova fora do dia, horrio e local fixados.

2.10. No haver, sob qualquer pretexto, segunda chamada nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do Concurso o candidato que faltar Prova. 2.11. Aps o fechamento dos portes, no ser permitida a entrada dos candidatos, em qualquer hiptese. 2.12. Somente decorrida 01 (uma) hora do incio da Prova, o candidato poder retirar-se da sala de Prova, mesmo que tenha desistido do Concurso. 2.13. Durante a realizao da Prova, no ser permitida a comunicao entre os candidatos, o emprstimo de qualquer material, livros, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta. 2.14. O candidato no poder entrar no local de aplicao da Prova portando: telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrnica, notebook, palmtop, relgio digital com receptor, mquinas calculadoras, entre outros, sob pena de ser excludo do Concurso. 2.15. Os 03 (trs) ltimos candidatos devero permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concludo a Prova ou o tempo tiver se esgotado, e aps terem registrados seus nomes na Ata da Prova, pela fiscalizao. 2.16. O candidato que insistir em sair da sala, descumprindo os dispostos no subitem anterior, dever assinar o Termo de Desistncia e, caso se negue, ser lavrado Termo de Ocorrncia, testemunhado por dois outros candidatos, pelos fiscais e pelo Coordenador do local. 2.17. Qualquer observao por parte dos candidatos ser igualmente lavrada na Ata, ficando seus nomes e nmeros de inscrio registrados pelos fiscais. 2.18. No ser permitido o ingresso de pessoas estranhas ao Concurso no local de Prova, com exceo dos acompanhantes das pessoas portadoras de necessidades especiais e das candidatas que estejam amamentando, que ficaro em dependncias designadas pelo Coordenador do local. 2.19. No haver prorrogao do tempo previsto para a aplicao das Provas, inclusive aquele decorrente de afastamento do candidato da sala de Prova. 2.20. O candidato no poder alegar desconhecimento dos locais de realizao da Prova como justificativa por sua ausncia. O no comparecimento Prova, qualquer que seja o motivo, ser considerado como desistncia do candidato e resultar em sua eliminao do Concurso. 2.21. No ser permitida durante a realizao da prova utilizao de livros, cdigos, manuais, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta legislao comentada e/ou anotada. 2.22. Por motivo de segurana, a FDC poder proceder, no ato da aplicao das provas, coleta da impresso digital de cada candidato, sendo a mesma recolhida no ato de sua e/ou solicitar que o candidato transcreva, em letra cursiva, de prprio punho, um texto apresentado, sendo que, no

10

ato de sua apresentao para posse, o mesmo texto dever ser reproduzido para confrontao com o texto transcrito durante a prova. 2.23. Por motivo de segurana no ser permitido ao candidato levar o Caderno de Questes, as respostas podero ser anotadas em rea especfica do referido caderno e o candidato poder destac-la e lev-la consigo.

IX. DOS RECURSOS 1. O candidato que se julgar prejudicado, aps a divulgao dos Resultados ou de qualquer evento poder recorrer com a utilizao de requerimento disponvel, aps a divulgao, no site www.domcintra.org.br, no prazo mximo de 02 (dois) dias. 2. No sero aceitos recursos encaminhados por fax. 3. Constitui ltima instncia, para recursos e reviso, a deciso da Banca Examinadora, que soberana em suas decises, razo pela qual sero indeferidos liminarmente recursos ou revises adicionais. 4. O requerimento, devidamente fundamentado, dever ser digitado em formulrio prprio, por questo, com indicao precisa daquilo em que o candidato julgar-se prejudicado. O candidato dever comprovar as alegaes com a citao de artigos de legislao, itens, pginas de livros, nomes de autores, juntando, sempre que possveis cpias eletrnicas dos comprovantes. 4.1.Neste caso, o candidato dever utilizar-se do modelo que estar disponvel no site www.domcintra.org.br, nas datas estabelecidas no cronograma - Anexo V. 5. Ser indeferido liminarmente o recurso que no estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo previsto no cronograma - Anexo V, ou que contiver, como fundamentao, cpia dos argumentos apresentados em outros recursos. 5.1. Aps o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes s questes porventura anuladas sero atribudos a todos os candidatos, indistintamente. Se houver

alterao, por fora de impugnaes, do Gabarito Oficial, tal alterao valer para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

X- DA EXCLUSO DO CONCURSO Ser excludo do Concurso o candidato que: 1. Faltar ou chegar atrasado Prova, seja qual for justificativa, pois em nenhuma hiptese haver segunda chamada. 2. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Carto de Respostas. 3. Ausentar-se da sala, aps ter assinado a Lista de Presena, sem o acompanhamento do fiscal.

11

4. Dispensar tratamento incorreto ou descorts a qualquer pessoa envolvida ou autoridade presente aplicao da Prova, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. 5. Utilizar-se, no decorrer da Prova, de qualquer fonte de consulta, mquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicao verbal, escrita ou gestual com outro candidato. 6. Recusar-se a entregar o Carto de Respostas, ao trmino do tempo destinado realizao da Prova. 7. Deixar de assinar o Carto de Respostas e a Lista de Presena. 8. Utilizar-se de processos ilcitos, constatados aps a Prova, por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafotcnico, o que acarretar a anulao de sua Prova e a sua eliminao automtica do Concurso. (mesmo aps a realizao da prova). 9. Deixar de apresentar, quando convocado, ou no cumprir, nos prazos estabelecidos, os procedimentos necessrios para a convocao. 10. Quebrar o sigilo da Prova mediante qualquer sinal que possibilite a identificao. 11. Estabelecer comunicao com outros candidatos, tentar ou usar meios ilcitos ou fraudulentos, efetuar emprstimos de material ou, ainda, praticar atos de indisciplina contra as demais normas contidas neste Edital. Ser eliminado tambm o candidato que se portar de maneira desrespeitosa ou inconveniente. 12. Deixar de apresentar qualquer dos documentos que atendam aos requisitos estipulados neste Edital.

XI. DO RESULTADO FINAL E CLASSIFICAO 1. O resultado da Prova Objetiva e a classificao final sero publicados no rgo de Imprensa Oficial do Municpio de Itabora, e afixados na sede da Prefeitura de Itabora e nos sites da FDC www.domcintra.org.br e da Prefeitura de Itabora www.itaborai.rj.gov.br. 2. Os candidatos sero relacionados pelo total de pontos obtidos na prova objetiva em ordem decrescente de classificao. 3. Em caso de igualdade de pontos na classificao final, sero adotados os seguintes critrios de desempate, nessa ordem: 1. Maior idade entre os candidatos que possuam idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos at o ltimo dia de inscrio - para Nvel Mdio 2. Maior nota em Lngua Portuguesa 3. Maior nota em Conhecimentos Especficos 4. Mais idoso

12

- para Nvel Superior 2. Maior nota em Lngua Portuguesa 3. Maior nota em Conhecimentos Especficos 4. Mais idoso

XII DOS EXAMES PARA A POSSE 1. Os exames sero de carter eliminatrio e realizados pelos candidatos, quando convocados para a posse. 2. Os candidatos convocados atendero ao disposto nos Subitens 4 e 5 do item XIII do presente Edital, tendo um prazo mximo de 05 (cinco) dias teis, contados aps a emisso do Atestado de Sade Ocupacional ASO, para retornarem a Subsecretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Itabora, munidos da documentao que comprove sua escolaridade, assim como, os demais documentos exigidos.

XIII DAS DISPOSIES GERAIS 1. Ser de inteira responsabilidade do candidato atualizao do seu endereo residencial enquanto este Concurso estiver dentro do prazo de validade (at a divulgao do Resultado Final, na FDC; a partir da, na Secretaria Municipal de Administrao do Municpio de Itabora), no se responsabilizando a FDC e a Prefeitura de Itabora por eventuais prejuzos que possa sofrer o candidato em decorrncia de informaes incorretas ou insuficientes. 2. A lotao dos candidatos classificados nas vagas existentes de exclusiva competncia da Secretaria Municipal de Administrao do Municpio de Itabora, no cabendo, em qualquer hiptese, escolha por parte do interessado. 3. O Candidato habilitado no Concurso ficar sujeito a um perodo de Estgio Probatrio. 4. Os candidatos classificados at o limite das vagas sero convocados para os procedimentos relativos posse, atravs de publicao no rgo de Imprensa Oficial do Municpio de Itabora e no site www.itaborai.rj.gov.br na medida da necessidade do Servio Pblico, devendo apresentar documentao que comprove sua habilitao, assim como os devidos documentos de identificao. 5. Os candidatos referidos no item anterior devero apresentar-se dentro do prazo estipulado pela Secretaria Municipal de Administrao do Municpio de Itabora. O no atendimento ao prazo determinado acarretar a perda do direito vaga. 6. Durante o prazo de validade do Concurso, havendo candidatos aprovados, o Municpio de Itabora poder efetuar tantas convocaes quantas necessrias, para suprir novas vagas que

13

vierem a surgir ou outras que porventura venham a ser criadas por lei, obedecendo rigorosamente ordem de classificao dos candidatos. 7. A classificao no Concurso no assegurar ao candidato o direito de ingresso imediato no Municpio de Itabora, mas, apenas, a expectativa de ser nela admitido, seguindo a ordem de classificao, ficando a concretizao deste ato condicionada s observncias legais pertinentes, uma vez que na Administrao Pblica s permitido o ingresso do servidor no limite de seu quadro de vagas. 8. Os Contedos Programticos estaro disponveis nos sites da FDC - www.domcintra.org.br e do Municpio de Itabora - www.itaborai.rj.gov.br a partir da data de abertura das inscries. 9. Os atos e procedimentos relativos convocao dos aprovados para provimento das vagas obedecero ordem de classificao dos candidatos e dar-se- mediante publicao no rgo de Imprensa Oficial do Municpio e disponibilizados no site do Municpio de Itabora www.itaborai.rj.gov.br e de telegrama, a ser encaminhado para o endereo informado pelo candidato no Requerimento de Inscrio. 10. Os demais atos de interesse dos candidatos relativos s diversas fases do Concurso Pblico, independentemente das publicaes oficiais, estaro disponveis no site da FDC

www.domcintra.org.br e do Municpio de Itabora www.itaborai.rj.gov.br. 11. Os casos omissos ou situaes no previstas neste Edital sero resolvidos pela FDC com cincia do Municpio de Itabora.

Itabora, 18 de outubro de 2011

MRCIO JOS VIDEIRA Secretrio Municipal de Administrao

14

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

Nvel de Escolaridade

Cargo

Carga Horria

Vencimento Adicionais em em R$ R$

Vagas Vagas de AC (*)

Vagas para PNE (**)

Tcnico de Laboratrio Tcnico de Hemotransfuso Mdio

36 h

450,00

Complemento de Salrio Mnimo + Possibilidade de gratificao

24 h Tcnico de Ortese e Prtese

470,00

de at 100% do Vencimento + Auxlio Transporte 2 1 1

Bilogo Fisioterapeuta Pneumofuncional Superior Odontlogo Terapeuta Ocupacional (*) AC = Ampla Concorrncia

30 h

Possibilidade de Gratificao 670,00 de at 100% do Vencimento + Auxlio Transporte

40 h

(**) PNE = Portador de Necessidade Especial

15

ANEXO II - QUADRO DE PROVAS

Tipo de Prova: Objetiva Todas as questes tero peso 02 (dois).

Nvel

Contedo

N de Questes 15 15 10

Valor em Pontos

Mnimo para classificao

Lngua Portuguesa Mdio Matemtica e Lgica Conhecimentos Especficos Lngua Portuguesa Raciocnio Lgico Conhecimentos Especficos

80

40

20 15

Superior

100

50

15

16

ANEXO III - CONTEDOS PROGRAMTICOS NVEL MDIO LNGUA PORTUGUESA Compreenso de textos no-literrios. Reconhecimento de todos os elementos que participam da estruturao do sentido dos textos: vocabulrio, disposio das frases, pontuao e linguagem figurada. Reconhecimento das variaes de linguagem presentes no texto. A correo lingustica em funo da produo do texto. Reescritura de frases: substituio e alterao de elementos, deslocamento de termos, omisso de segmentos redundantes. Sugestes Bibliogrficas CUNHA, Celso / CINTRA, Lindley. Gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. So Paulo: tica, 2002. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio sculo XXI. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 1990 KOCH, Ingedore G. Villaa. Desvendando os segredos do texto. So Paulo: Cortez, 2002.

MATEMTICA E LGICA Nmeros Naturais: O sistema de numerao decimal. Aplicao das operaes de adio, subtrao, multiplicao, diviso e potenciao na resoluo de problemas. Operaes com conjuntos. Mltiplos e divisores de um nmero natural. Nmeros e Operaes com Nmeros Reais: Aplicao das operaes de adio, subtrao, multiplicao e diviso na resoluo de problemas. Porcentagem. Resoluo de situao problema envolvendo equaes e sistemas do 1 grau. Resolver situaes problemas envolvendo os seguintes sistemas de medidas: comprimento, rea, volume, massa, capacidade e tempo. Resolver situao problema envolvendo o sistema monetrio brasileiro. Tratamento da Informao: Aplicao do princpio fundamental da contagem. Interpretao de grficos de segmento, de colunas e de setor. Lgica: Generalizaes a partir de casos particulares. Compreenso e anlise da lgica de uma situao a partir de premissas dadas. Problemas envolvendo lgica e raciocnio lgico: argumentao lgica, estruturas lgicas e diagramas lgicos. Reconhecimento de padres. Raciocnio lgico numrico. Grandezas e Medidas: Resolver situaes problemas envolvendo o conceito de permetro e rea das seguintes figuras planas: tringulo, quadrado e retngulo. Sugestes Bibliogrficas BIANCHINI, Edwaldo Matemtica - 6 edio Editora Moderna 2006

17

CESAR, Benjamin e MORGADO, Augusto C. Raciocnio Lgico - Quantitativo. Srie Provas e Concursos. 4 ed. Ed. Campus, 2009. DANTE, Luiz Roberto. Vivncia e Construo - Matemtica -1 ao 5 ano . So Paulo, tica 2007. IEZZI, G. & Dolce, O. & Machado, A. Matemtica e Realidade. Atual, 2009. NUNES, Mauro Csar; CABRAL, Luiz Cludio Raciocnio Lgico e Matemtica Para Concursos. 7 edio Editora Elsevier/Campus, 2011. TCNICO DE HEMOTRANSFUSO Uso e funcionamento de instrumentos laboratoriais: microscpio, balana analtica e de preciso, centrfuga, autoclave, cabine de segurana biolgica e cadeia de frio. Preparo de material para anlise: solues, reagentes e vidrarias em geral. Coleta, processamento, armazenamento, expedio e transporte de sangue e seus componentes: Anlise, centrifugao, fracionamento, liberao, armazenamento expedio e transporte de hemocomponentes. Noes bsicas de imuno-hematologia, reao antgeno/ anticorpo, principais testes imuno-hematolgicos:

determinao ABO e Rh; Coombs direto e indireto; testes de hemlise e painel de hemcias. Biossegurana. Descarte de resduos, e Boas prticas de laboratrio. Instalao e controle de transfuso de componentes sanguneos. Noes de Hemovigilncia e Retrovigilncia. Sugestes Bibliogrficas BRASIL. MINISTRIO DA SADE. Portaria n 1.353, de 13 de junho de 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno especializada. Guia de uso de Hemocomponentes. Braslia: Ministrio da Sade, 2009. 140p. BRASIL, Agncia nacional de Vigilncia Sanitria. Hemovigilncia: manual tcnico para investigao das reaes transfusionais imediatas e tardias no infecciosas. Braslia: ANVISA, 2007. BRASIL, Constituio Federal de 1988 Ttulo VIII, Captulo II, Seo II, Artigos de 196 a 200, Da Sade. (disponvel em www.saude.gov.br) BRASIL. Decreto 3.999 de 5 de novembro de 2001. Dirio Oficial da Unio. Repblica Federativa do Brasil, poder Executivo, Braslia, DF, 11 de NOV de 2001. BRASIL. Lei 10.205. Braslia, 21 de maro de 2001. Dirio Oficial da Unio. Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 23 ABR de 2005. BRASIL. Resoluo da Diretoria Colegiada (RDC) N 57 de 17 de dezembro de 2010. Dirio Oficial da Unio. Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria, Braslia, DF. FIDLARCZYK, D.; FERREIRA, S. S. Enfermagem em Hemoterapia. Rio de Janeiro: Medbook, 2008. 200p.

18

GIRELLO, Ana Lcia; KHN, Telma Ingrid B. Fundamentos da Imuno-hematologia eritrocitria. SP: Editora SENAC, 2008 HARMENIG, Denise. Tcnicas Modernas de Banco de Sangue e Transfuso. RJ: Revinter, 2006. TCNICO DE LABORATRIO Fundamentos de laboratrio: conceito de soluo, solvente e soluto, molaridade e normalidade; preparo de solues. Amostras biolgicas destinadas anlise: procedimentos adequados de coleta, conservao, transporte, processamento e descarte. Mtodos qumicos e fsicos de desinfeco e esterilizao utilizados em laboratrios clnicos. Aparelhos: centrfugas, balanas, estufas, microscpios, espectrofotmetros e autoclaves - funo e conservao. Mtodos instrumentais: fotometria de chama, espectrofotometria e eletroforese. Lei de Lambert-Beer. Bioqumica: fundamento, valores de referncia e principais mtodos utilizados nas anlises bioqumicas de enzimas, carboidratos, nitrogenados no-proticos, protenas, lipdeos, eletrlitos e compostos inorgnicos (clcio, fsforo, magnsio, ltio, cloretos, ferro, sdio e potssio). Noes bsicas de eletroforese de lipoprotenas. Bioqumica do lquor. Noes de gasometria. Parasitologia: morfologia, ciclo biolgico e diagnstico laboratorial dos protozorios e helmintos de importncia mdica. Diagnstico laboratorial dos parasitos emergentes e oportunistas. Microbiologia: caractersticas morfo-tintoriais do principais grupos de bactrias. Mtodos de colorao. Meios de cultura: classificao e funes. Hemocultura, coprocultura e urinocultura. Provas para identificao dos principais grupos de bactrias causadoras de infeces humanas. Teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Bacteriologia do lquor. Hematologia: hematopoiese; distribuio celular no sangue perifrico; contagem de clulas: hemcias, leuccitos, plaquetas e reticulcitos. Determinao do hematcrito, hemoglobina e dos ndices hematimtricos. VHS. Valores normais em hematologia. Anticoagulantes; preparo e colorao de esfregaos sangneos. Alteraes das sries vermelha e branca: conceitos, definies e mtodos diagnsticos.Princpios e distrbios da hemostasia.Teste de avaliao da coagulao sangnea: coagulograma. Fatores plasmticos da coagulao. Princpios da automao em hematologia. Uroanlise: procedimentos e cuidados para coleta e conservao da urina destinada a diferentes anlises. Reaes bioqumicas para identificao dos elementos anormais. Exame fsico e qumico. Exame microscpico do sedimento urinrio. Imunologia : noes sobre anticorpos, antgenos, complemento e resposta imune. Fundamentos e aplicao dos principais mtodos imunolgicos empregados no diagnstico das doenas infecciosas, parasitrias e auto-imunes. Biossegurana e Boas Prticas no Laboratrio Clnico: equipamentos de proteo individual e de proteo coletiva; preveno a acidentes de laboratrio. Noes sobre gerenciamento de Resduos: manuseio, transporte e descarte. Procedimentos operacionais padro (POP), controle

19

de qualidade interno e externo. Noes sobre o Regulamento tcnico para funcionamento de laboratrios clnicos. Sugestes Bibliogrficas BURTIS, C.A ., ASHWOOD, E.R. TIETZ- Fundamentos de Qumica Clnica. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 4 ed., 1996. CAMPBELL, J.M., CAMPBELL, J.B. Matemtica de laboratrio. Aplicaes mdicas e biolgicas. Editora Roca: So Paulo, 3 ed., 1986. DE CARLI, G.A . Parasitologia Clnica. Seleo de mtodos e tcnicas de laboratrio para o diagnstico das parasitoses humanas. Editora Atheneu: Rio de Janeiro, 2001. ESTRIDGE,B.H. & REYNOLDS, A.P. Tcnicas Bsicas de Laboratrio Clnico. Editora Artmed: Porto Alegre, 5 Ed., 2011 FERREIRA, A.W. & VILA, S.L.M. Diagnstico laboratorial das principais doenas infecciosas e auto-imunes. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2001 MENDES, M.R., FILHO, N.U.C., BRANDO, J.P.L. Manual de Patologia Clnica. Ensino mdio/Profissional. Editora Ao Livro Tcnico: Rio de Janeiro, 3 ed., 2004. MINISTRIO DA SADE. Coordenao de controle de infeco hospitalar. Processamento de artigos e superfcies em estabelecimentos de sade. Braslia, 2 ed., 1994.

TCNICO DE RTESE E PRTESE Noes de Aes Bsicas de Sade. Noes de Anatomia Humana; Primeiros Socorros PrHospitalares. Finalidades das Imobilizaes. Conceitos Atuais em Imobilizaes. Classificao das Imobilizaes. Tipos de Imobilizaes Convencionais e no convencionais. O Ambiente da Imobilizao. Ergonomia e Postura do Profissional. Indicaes do Ortopedista para Imobilizar. Patologias mais Imobilizadas. Tcnicas de confeco de Aparelhos em Membro Superior, Inferior e Coluna. Imobilizaes Sintticas. Imobilizaes Funcionais. Riscos e Complicaes das Imobilizaes. Imobilizaes aps Cirurgias. Retirada de Imobilizaes. Reabilitao Ps-Gesso. Padronizao Mundial para Confeco de Imobilizaes adotada pela SBOT, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Sugestes Bibliogrficas BRUNO, Paulo e Oldenburgo, Cyntia, Enfermagem em Pronto Socorro CAMARGO, Flvio P., Manual de Imobilizaes, SP, 1990. CAMARGO, Flavio Pires de, Tcnicas de imobilizao. LANE, JC, Manual de Primeiros Socorros, SP, 1999. PEIXOTO, Carmen de Cassia Miguel, Manual de auxiliar de enfermagem, 2 edio PERRIN, David H, Bandagens Funcionais e rteses esportivas, 2 edio

20

SALTER, R, Distrbios e Leses do Sistema Msculo Esqueltico, Medisi, 1985. VENTURA, M, Enfermagem Ortopdica, SP, 1996. NVEL SUPERIOR LNGUA PORTUGUESA Compreenso de textos no-literrios. Reconhecimento de todos os elementos que participam da estruturao do sentido dos textos: vocabulrio, disposio das frases, pontuao e linguagem figurada. Reconhecimento das variaes de linguagem presentes no texto. A correo lingustica em funo da produo do texto. Reescritura de frases: substituio e alterao de elementos, deslocamento de termos, omisso de segmentos redundantes. Ligaes lgicas entre termos e oraes. A coeso entre os termos do texto e sua coerncia. Referncias intertextuais nos textos. Caractersticas dos textos informativo e publicitrio. A estrutura do texto argumentativo: argumentador, tese e argumentos. Sugestes Bibliogrficas CUNHA, Celso / CINTRA, Lindley. Gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. So Paulo: tica, 2002. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio sculo XXI. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 1990 KOCH, Ingedore G. Villaa. Desvendando os segredos do texto. So Paulo: Cortez, 2002. RACIOCNIO LGICO Problemas envolvendo lgica e raciocnio lgico: argumentao lgica, estruturas lgicas e diagramas lgicos. Operaes com conjuntos. Raciocnio lgico numrico. Generalizaes a partir de casos particulares. Compreenso e anlise da lgica de uma situao a partir de premissas dadas. Argumentao lgica, estruturas lgicas, diagramas lgicos, dedues e concluses. Equivalncias e implicaes lgicas. Proposies compostas. Negao de proposies. Tabelasverdade de proposies compostas. Quantificadores: quantificador universal; quantificador existencial e negao de quantificadores. Problemas de Contagem: Princpio aditivo e multiplicativo. Arranjos, combinaes e permutaes. Sugestes Bibliogrficas CESAR, Benjamin e MORGADO, Augusto C. - Raciocnio Lgico - Quantitativo. Srie Provas e Concursos. 4 edio. Ed. Campus, 2009.

21

NUNES, Mauro Csar; CABRAL, Luiz Cludio Raciocnio Lgico e Matemtica Para Concursos. 7 edio Editora Elsevier/Campus, 2011. ROCHA, Enrique. Raciocnio Lgico para Concursos - 3 ed. Editora Impetus, 2010. CONHECIMENTOS ESPECFICOS BILOGO Biossegurana: Princpios de biossegurana. Avaliao de risco. Nveis de biossegurana laboratorial. Imunoprofilaxia. Transporte e transferncia de agentes biolgicos. Normas para

trabalho com toxinas biolgicas. Gerenciamento de resduos de unidades de sade. Equipamento de proteo individual. Biologia Celular e Molecular: Componentes qumicos da clula. Organelas celulares. Apoptose. Diviso celular.Citogentica. Microscopia ptica. Microscopia eletrnica. Citoqumica. Imunocitoqumica. Anlise da funo dos genes. Parasitologia: Fundamentos em parasitologia. Protozoologia. Helmintologia. Mtodos e tcnicas de diagnstico de protozorios e helmintos. Tcnicas de imunodiagnstico em parasitologia. Microbiologia: Bactrias. Vrus.

Fungos. Diagnstico laboratorial de bacterias, fungos e vrus. Meios de cultura. Tcnicas de colorao e preparo de material para microscopia. Testes enzimticos na identificao de bactrias com uso de enzima e baseados na presena de vias metablicas. Identificao de anticorpos no soro. Aglutinao em ltex. ELISA. Imunofluorescncia. Hibridizao direta. PCR. Imunologia: Imunidade inata e adaptativa. Clulas do sistema imune. Antgenos e anticorpos. Sistema complemento. Histocompatibilidade e apresentao de antgeno. Citocinas. Alergia e hipersensibilidade. Hematologia: Coleta de material. Hematopoese. Aspectos gerais e

classificao das anemias. Plaquetas, coagulao do sangue e hemostasia. Distrbios da coagulao. Bioqumoca do sangue. Leucemias. Hemograma. Eritograma. Leucograma. Plaquetograma. Alteraes de eosinfilos, linfcitos e enutrfilos. Urinlise: Propriedades fsicas da urina. Mtodos para anlise qualitativa e quantitativa do sedimento urinrio. Bioqmica da urina. Exame citolgico da urina. Pesquisa de sangue oculto. Bioqumica: Carboidratos, lipdeos e protenas. Enzimas. ons inorgnicos e marcadores bioqumicos. Eletrlitos e equilbrio cidobase. Sugestes Bibliogrficas ALBERTS e cols. Fundamentos da Biologia Celular. 2 ed., Ed. Artmed, 2006. ABNT NBR 1568/2005. ANVISA. Gerenciamento dos resduos de servios de sade. 2006. CHAMP e cols. Bioqumica ilustrada. Ed. Artmed, 4 ed., 2009. DE ROBERTIS, E. M. F. & Hib, J. Bases da Biologia Celular e Molecular. Ed. Guanabara Koogan, 4 ed., 2006.

22

FALAICE. R. Hemograma: manual de interpretao. Ed. Artmed, 4 ed., 2003. HARVEY e cols. Microbiologia ilustrada. Ed. Artmed, 2 ed., 2008. HOFFBRAND e cols. Fundamentos em Hematologia. Ed. Artmed, 5 ed., 2008. JANEWAY e cols. Imunobiologia: o sistema imune na sade e na doena. Ed. Artmed, 6 ed., 2007. KINDT e cols. Imunologia de Kuby. Ed. Artmed, 6 ed., 2008. LENVINSON, W. & Jawetz, E. Microbiologia Mdica e Imunologia. Ed. Artmed, 7 ed, 2005. MINISTRIO DA SADE. Biossegurana em laboratrios biomdicos e de microbiologia. 2006. MINISTRIO DA SADE. Classificao de risco dos agentes biolgicos. Braslia DF, 2010. MURRAY e cols. Microbiologia Mdica. Ed. Guanabara Koogan, 4 ed, 2004. OLIVEIRA e cols. Mtodos de laboratrio aplicados a clnica tcnica e interpretao. Editora Guanabara Koogan, 8 ed., 2001. REY, L. Parasitologia. Ed. Guanabara Koogan, 4 ed., 2008. TEIXEIRA, P. & Valle, S. Biossegurana: uma abordagem multidisciplinar. Ed. FIOCRUZ, 2010. FARMACUTICO Farmacologia: Vias de administrao de drogas, farmacocintica, sistema nervoso autnomo, sistema nervoso central, anestsicos locais, antitrmicos, analgsicos, antiinflamatrio no esteroidais, antiulcerosos,, farmacologia cardiovascular, antibiticos, antifngicos, antivirais, quimioterpicos, antiparasitrios, anticoagulantes, anti-anmicos, anti-histamnicos e anticoncepcionais. Farmcia Hospitalar: Estrutura organizacional, funes clnicas, garantia da qualidade, padronizao de medicamentos para uso hospitalar e ambulatorial, formas de aquisio de medicamentos, central de abastecimento farmacutico, planejamento e controle de estoque de medicamentos e correlatos, sistema de distribuio de medicamentos, manipulao de medicamentos e correlatos, medicamentos controlados, controle de infeco hospitalar, suporte nutricional parenteral. Farmacotcnica: Forma farmacutica: destinadas a aplicaes e mucosas, para uso parenteral, lquidas para uso oral, para uso tpico obtida por diviso mecnica, obtidas por disperso mecnica. Sugestes Bibliogrficas GOODMAN E GILMAN. As Bases farmacolgicas da teraputica. nona ed., Guanabara Koogan FISCHER J. E. Nutrio parenteral, Ed. Guanabara, 1978 MINISTRIO DA SADE, Guia bsico para farmcia hospitalar ,1994 MAIA NETO J. F. Farmcia hospitalar Um enfoque sistmico. Ed. Thesaurus, 1990 PRISTA L. N. Tcnica farmacutica e farmcia galnica, segunda ed. Calouste Gulbenkian 1991 3 volumes

23

PORTARIA 344 de 12 de maio 1998 e atualizaes PORTARIA 2616 de 12 de maio 1998 FISIOTERAPEUTA PNEUMOFUNCIONAL Fisiologia respiratria, fisiopatologia pulmonar, oxigenoterapia, avaliao da oxigenao e gasometria arterial, ventilao mecnica modos convencionais e avanados, treinamento muscular respiratrio, desmame da ventilao mecnica. Sugestes Bibliogrficas GAMBAROTO G., Fisioterapia Respiratria em Unidade de Terapia Intensiva, Ed Atheneu - SP, 2006. SCANLAN C. L., WILKINS R. L., STOLLER J. K., Fundamentos da Terapia Respiratria de EGAN, Ed. Manole SP, 7a edio, 2000. SOUZA L.C, Fisioterapia Intensiva, Ed. Atheneu- SP, 2007. ODONTLOGO: Promoo de Sade Oral: Conceitos de sade e estratgias nos nveis coletivo e individual. Biossegurana e controle de infeco no consultrio dentrio. Anatomia da Cabea e Pescoo: Osteologia, miologia, vasos e nervos. Crie Dentria: Etiologia, mtodos de preveno e controle. Semiologia das leses de mucosa bucal e exames complementares. Tratamento das urgncias e emergncias em odontologia. Teraputica medicamentosa: Analgsicos, antiinflamatrios, antibiticos e ansiolticos. Anestesia Local: Tcnicas, solues e complicaes. Dentistica: Princpios gerais do preparo cavitrio: tcnica operatria e restauradora. Materiais odontolgicos restauradores: indicaes e tcnicas de uso. Radiologia: Tcnicas, indicaes e complicaes. Patologia bucal. Traumatismo dental. Sugestes Bibliogrficas ANDRADE, E. D. Teraputica medicamentosa em Odontologia. So Paulo: Editora Artes Mdicas Ltda, 2000. ANDREASEN, J. O. et al. Manual de Traumatismo dental. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. BARATIERI, Luiz N./ et al. Odontologia Restauradora - Fundamentos e Possibilidades. So Paulo: Ed Santos, 2003. COHEN, Stephen; BURNS, Richard C. Caminhos da polpa. Traduo Edson Jorge Lima Moreira. 7 ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. FONSECA, Antonio Salazar e cols. Odontologia Integrada Atualizao Multidisciplinar para o clnico e o Especialista. 3 v. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. GUIMARES, Jayro Jr. Biossegurana e controle de infeco cruzada em consultrios. 1 ed. So Paulo: Ed Santos, 2001.

24

LINDHE, Jan. Tratado de periodontia clnica e implantologia oral. 4 ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. LOPES, Helio P.; JUNIOR, Jos F. S. Endodontia. Biologia e Tcnica. 1 ed. Rio de Janeiro: Ed Medsi, 1999 MALAMED, Stanley F; QUINN, Christine L. Manual de anestesia local. 5 ed. Rio de Janeiro: Mosby, 2005 MINISTRIO DA SADE. Manual de Condutas . Controle de infeces e a prtica odontolgica em tempos de AIDS. Braslia-DF, 2000. NEVILLE, Brad W. et al. Patologia Oral e Maxilafacial. 2 ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. PETERSON, Larry J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contempornea. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. PINTO, Victor G. Sade Bucal Coletiva. 4 ed. So Paulo: Santos, 2000. SICHER, Harry. Anatomia oral. 8 ed So Paulo: Artes Mdicas, 1991. TERAPEUTA OCUPACIONAL Histria da Terapia Ocupacional. tica profissional em Terapia Ocupacional. Anlise de atividades. Terapia Ocupacional em Sade Mental. Reabilitao Psicossocial.

Desinstitucionalizao. Sugestes Bibliogrficas CADERNOS IPUB: n 22. UFRJ/IPUB, 2006. CAVALCANTI, A. & GALVO, C. Terapia Ocupacional: fundamentao e prtica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. COFFITO. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Resoluo Coffito N 10. Aprova o Cdigo de tica Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Braslia: COFFITO, 1978. COSTA, C. M.; FIGUEIREDO, A. C. Oficinas Teraputicas em Sade Mental: Sujeito, Produo e Cidadania. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004. DE CARLO, M. M. R. P. & BARTALOTTI, C. C. (orgs.). Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. So Paulo: Plexus Editora, 2001. FRANCISCO, B. R. Terapia Ocupacional. Campinas: Papirus, 2004. HELLER, A. O cotidiano e a histria. So Paulo: Paz e Terra, 2008 LIMA, E. A. Arte, clnica e loucura: territrio em mutao. So Paulo: Ed. Summus / Fapesp, 2009. MEDEIROS, M. H. R. Terapia Ocupacional: um enfoque epistemolgico e social. So Carlos: EDUFSCAR, 2003.

25

PITTA, A. M. F. Reabilitao psicossocial no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1996. LIMA, E. A. A anlise de atividade e a construo do olhar do terapeuta ocupacional. In: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de So Paulo. Centro de Docncia e Pesquisa em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo / FMUSP. V. 15, n.2, p. 42-8, maio/ago., So Paulo. 2006. Sade Mental no SUS: as novas fronteiras da Reforma Psiquitrica. Relatrio de Gesto 2007/2010. Ministrio da Sade: Braslia. Janeiro de 2011

26

ANEXO IV - ATRIBUIES DOS CARGOS Bilogo Supervisionar, orientar e realizar exames hematolgicos, imunolgicos, microbiolgicos e outros, empregando aparelhos e reagentes apropriados; interpretar, avaliar e liberar os resultados dos exames para fins de diagnstico clnico; verificar sistematicamente os aparelhos a serem utilizados nas anlises, ajustando-os e calibrando-os, quando necessrio, a fim de garantir seu perfeito funcionamento e a qualidade dos resultados; controlar a qualidade dos produtos e reagentes utilizados, bem como dos resultados das anlises; efetuar os registros necessrios para controle dos exames realizados; elaborar pareceres, informes tcnicos e relatrios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observaes e sugerindo medidas para implantao,

desenvolvimento ou aperfeioamento de atividades em sua rea de atuao; participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes sua rea de atuao; participar das atividades de treinamento e aperfeioamento de pessoal tcnico e auxiliar, realizando-as em servio ou ministrando aulas e palestras, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua rea de atuao; participar de grupos de trabalho e/ou reunies com unidades da Prefeitura e outras entidades pblicas e particulares, realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposies sobre situaes e/ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestes, revisando e discutindo trabalhos tcnicocientficos, para fins de formulao de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Municpio; realizar outras atribuies compatveis com sua especializao profissional. Farmaceutico Proceder manipulao dos insumos farmacuticos, como medio, pesagem e mistura, utilizando instrumentos especiais e frmulas qumicas, para produo de remdios e outros preparados; analisar produtos farmacuticos acabados e em fase de elaborao de seus insumos, valendo-se de mtodos qumicos para verificar qualidade, teor, pureza e quantidade de cada elemento; analisar soro antiofdico, pirognio e outras substncias, valendo-se de meios biolgicos e outros, para controlar sua pureza, qualidade e atividade teraputica; proceder a manipulao, anlise e estudo de reaes e ao balanceamento de frmulas, utilizando substncias, mtodos qumicos, fsicos, estatsticos e experimentais, para obter remdios e outros preparados; realizar estudos, anlises e testes com plantas medicinais, utilizando tcnicas e aparelhos especiais, para obter princpios ativos e matrias-primas; assessorar autoridades superiores, preparando informes e documentos sobre legislao e assistncia farmacuticas, a fim de fornecer subsdios para a elaborao de ordens de servio, portarias, pareceres e outros;

27

elaborar pareceres, informes tcnicos e relatrios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observaes e sugerindo medidas para implantao, desenvolvimento ou aperfeioamento de atividades em sua rea de atuao; participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes sua rea de atuao; participar das atividades de treinamento e aperfeioamento de pessoal tcnico e auxiliar, realizando-as em servio ou ministrando aulas e palestras, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua rea de atuao; participar de grupos de trabalho e/ou reunies com unidades da Prefeitura e outras entidades pblicas e particulares, realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposies sobre situaes e/ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestes, revisando e discutindo trabalhos tcnicocientficos, para fins de formulao de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Municpio; realizar outras atribuies compatveis com sua especializao profissional. Fisioterapeuta Pneumofuncional Atender pacientes para preveno, habilitao e reabilitao utilizando procedimentos especficos de terapia ocupacional, ortoptia e musicoterapia. Habilitar pacientes; realizar diagnsticos especficos; analisar condies dos pacientes. Atuar na orientao de pacientes, familiares, cuidadores e responsveis. Desenvolver, ainda, programas de preveno, promoo de sade e qualidade de vida. Tcnico de Hemotransfuso Controlar os pedidos de reserva de sangue nas cirurgias de urgncias e cirurgias eletivas;

verificar e classificar os grupos sanguneos; controlar e observar estoques e, se necessrio solicitar reabastecimento ao Hemocentro; nas Transfuses receber as solicitaes, coletar amostra de sangue do paciente, e realizar as provas de compatibilidade com o soro; realizar transfuses nas enfermarias, na emergncia, no centro cirrgico e no CTI; participar no recebimento da amostra de sangue, participar da rotina diria do setor, participar de plantes no perodo Diurno ou Noturno; exercer as Atividades com as exigncias do servio; executar outras atividades inerentes rea, de acordo com orientao do chefe do servio. Tcnico de Laboratrio Limpar e desinfetar a aparelhagem, os unteclios e as instalaes de laboratrio, utilizando tcnicas e produtos apriados, de acordo com as normas estabelecidas e orientao superior; efetuar e manter arrumao dos materias de laboratrio em cavetas e bandejas, providenciando sua reposiao quando necessrio; coletar e analisar, sob superviso, materias fsicos, qumicos e

28

biolgicos, para possibilitar a realizao dos exames; proceder o enchimento a embalgem e a rotulao de vidros, ampolas e similaresas; abastecer os recipientes do laboratrio, colocando os materias indicados, em vidros, vasos e similares; comunicar ao superior imediato qualquer problema no funcionamento dos aparelhos e equipamentos do laboratrio, a fim de que seja providenciado o devido reparo; executar outras atribuies afins. Tcnico de rtese e Prtese Avaliar e executar, de acordo com as especificidades de cada caso e com as prescries mdicas, na produo de aparelhos ortopdicos - rteses e prteses - desde os procedimentos de tomada de medidas e moldagem em gesso at as etapas de confeco definitiva em oficina e adaptao do paciente a estes equipamentos, bem como sua manuteno e ajustes peridicos. Gerencia atividades tcnico-administrativas da oficina ortopdica, como a comercializao de produtos, o controle de estoques, de procedimentos e de qualidade final, de acordo com a legislao normalizadora da rea tcnica.

Terapeuta Ocupacional Prestar assistncia terapeuta e recreacional, aplicando mtodos e tcnicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente; Executar atividades tcnicas especficas de Terapeuta Ocupacional no sentido de tratamento, desenvolvimento e reabilitao de pacientes portadores de deficincias fsicas ou psquicas; planejar e executar trabalhos criativos, manuais, de mecanografia, horticultura e outros, individuais ou em pequenos grupos, estabelecendo as tarefas de acordo com as prescries mdicas; programar as atividades dirias do paciente, orientando o mesmo na execuo dessas atividades; elaborar e aplicar testes especficos para avaliar nveis de capacidade funcional e sua aplicao; orientar a famlia do paciente e a comunidade quanto s condutas teraputicas a serem observadas para sua aceitao no meio social; prestar orientao para fins de adaptao ao uso de rtese e prtese; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessrias execuo das atividades prprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profisso. Odontlogo Examinar os dentes e a cavidade bucal, utilizando aparelhos ou por via direta, para verificar a presena de cries e outras afeces; identificar as afeces quanto extenso e profundidade, utilizando instrumentos especiais e radiolgicos, para estabelecer diagnstico e plano de tratamento; aplicar anestesia troncular, gengival ou tpica, utilizando medicamentos anestsicos,

29

para promover conforto e facilitar a execuo do tratamento; extrair razes e dentes, utilizando frceps, alavancas e outros instrumentos, para prevenir infeces; restaurar cries, utilizando instrumentos, aparelhos e substncias especficas, para restabelecer a forma e a funo do dente; executar a limpeza profiltica dos dentes e gengivas, extraindo trtaro, para evitar a instalao de focos de infeco; prescrever ou administrar medicamentos, determinando a via de aplicao, para prevenir hemorragias ou tratar infeces da boca e dentes; proceder a percias odontoadministrativas, examinando a cavidade bucal e os dentes, a fim de fornecer atestados e laudos previstos em normas e regulamentos; coordenar, supervisionar ou executar a coleta de dados sobre o estado clnico dos pacientes, lanando-os em fichas individuais, para acompanhar a evoluo do tratamento; orientar e zelar pela preservao e guarda de aparelhos, instrumentos ou equipamentos utilizado em sua especialidade, observando sua correta utilizao; elaborar, coordenar e executar programas educativos e de atendimento odontolgicos preventivos voltados para a comunidade de baixa renda e para os estudantes da rede municipal de ensino; elaborar pareceres, informes tcnicos e relatrios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observaes e sugerindo medidas para implantao, desenvolvimento e aperfeioamento de atividades em sua rea de atuao; participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes sua rea de atuao; participar das atividades de treinamento e aperfeioamento de pessoal tcnico e auxiliar, realizando-as em servio u ministrando aulas e palestras, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua rea de atuao; participar de grupos de trabalho e ou reunies com unidades da prefeitura e outras entidades pblicas e particulares, realizando estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposies sobre situaes e ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestes, revisando e discutindo trabalhos tcnicocientficos, para fins de formulao de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Municpio; realizar outras atribuies compatveis com sua especializao profissional.

30

ANEXO V CRONOGRAMA PREVISTO

Atividades Divulgao do Edital Inscrio Pedido de Iseno de Taxa de Inscrio Divulgao da Relao dos Pedidos de Iseno da Taxa de Inscrio Deferidos e Indeferidos Recebimento dos Recursos do Indeferimento do Pedido de Iseno de Taxa de Inscrio Divulgao da Deciso Final dos Recursos referentes ao

Datas 29/10 31/10 a 30/11 01 a 04/11 16/11

17 e 18/11

23/11

Indeferimento do Pedido de Iseno de Taxa de Inscrio Homologao das Inscries Confirmao de Inscrio Realizao da Prova Objetiva Turno MANH Divulgao do Gabarito Recursos contra o gabarito Gabarito final e Resultado da Prova Recebimento dos Recursos da Prova Objetiva Divulgao do Resultado da Avaliao dos Recursos Divulgao do Resultado, com classificao dos candidatos e Resultado Final do Concurso 12/12 02 a 07/01 15/01 16/01 17 e 18/01 20/01 23 e 24/01 27/01 30/01

31

You might also like