You are on page 1of 8

Biologia e Geologia

10 Ano Resumo

Mobilismo Geolgico

Numa altura em que as teorias fixistas(1) eram ainda aceites, alguns cientistas tentaram apresentar ideias que viriam revolucionar o pensamento cientfico e em especial a Geologia. At ao inicio do sculo XX, era da opinio geral que os continentes, massas terrestres que se encontram acima do nvel dos oceanos, ocupavam as posies que sempre tiveram ao longo da Histria da Terra. Esta ideia era uma concepo fixista, basicamente afirmava-se que as coisas so como sempre foram. De facto a ideia de os continentes se movimentarem nunca tinha surgido na cabea de ningum, pois simplesmente nunca ningum se apercebeu que estes se movimentassem. Durante a segunda dcada do sculo XX um cientista ousou contrariar este pensamento e afirmou que os continentes no s se deslocam uns em relao aos outros, como tambm afirmava que em tempos todas as massas terrestres estiveram j unidas. Esse cientista foi Alfred Wegener (1880-1930), um meteorologista alemo, o criador da Teoria da Deriva Continental. Esta teoria ia totalmente contra as teorias fixistas, pois afirmava que todos os continentes foram mudando de posies ao longo da Histria da Terra, um processo que dever ter sido muito lento e gradual, desta forma a Deriva Continental uma teoria gradualista uniformitarista. Toda esta nova teoria surgiu de uma simples observao, a de que haviam continentes que apresentavam formas complementares, isto , parecem encaixar uns nos outros, quais peas de puzzle. De facto um simples observao de um mapa permite verificar que, por exemplo, a Amrica do Sul e frica parecem encaixar perfeitamente.
(1) Teorias fixistas doutrina de pensamento aceite no sculo XVIII que defendia a imutabilidade das coisas na Natureza, todo como sempre foi, isto , as coisas so fixas.

Figura 1 - Alfred Wegener

Figura 2 - Representao do Supercontinente Pangeia, pode verificar-se que a Amrica do Sul e frica encaixam na perfeio.

Segundo Wegener as massas continentais apresentam uma baixa densidade, e que por esse motivo flutuam sobre as massas ocenicas de densidade superior. Ao flutuarem os continentes deslocam-se uns em relao aos outros. Assim Wegener acreditava que os continentes j estiveram, em tempos, todos unidos numa s massa continental ao qual ele deu o nome de Pangeia (um supercontinente). Este

supercontinente, que ter existido 200 Milhes de Anos, era rodeado por um nico oceano que de denominou de Pantalassa, mais tarde a Pangeia ter-se- fragmentado em pores mais pequenas que se afastaram umas das outras, dando origem aos actuais continentes. Quando pediram a Wegener que

apresenta-se provas que sustentassem a sua Figura 3 - Deriva Continental, desde a Pangeia at ao presente. Teoria da Deriva Continental, este apresentou quatro argumentos: Argumentos morfolgicos; Argumentos geolgicos; Argumentos paleontolgicos; Argumentos paleoclimticos.

Argumentos morfolgicos a primeira evidncia da Deriva Continental era a prpria morfologia dos continentes, no poderia ser apenas coincidncia o facto de tantos continentes pareceram encaixar uns nos outros, isso s se poderia justificar se os continentes se tivessem formado de uma massa continental nica que se fragmentou.

Argumentos geolgicos alm do facto de alguns continentes encaixarem uns nos outros, nas zonas de encaixe entre dois continentes encontraram-se rochas do mesmo tipo e com a mesma idades, tal situao s se explica se no momento em que essas rochas se formaram, os continentes estivessem unidos, separando-se mais tardes as rochas no momento em que os continentes se separaram.

Argumentos

paleoclimticos

descoberta de fsseis de seres vivos tropicais (adaptados a regies climticas quentes) em regies actualmente geladas como por exemplo a Gronelndia, parecem indicar que estas massas continentais tenham ocupado zonas diferentes do Planeta no passado.

Argumentos

paleontolgicos

estes

acabaram por ser dos argumentos mais fortes, ao Figura 4 - Continuidade geolgica das rochas nos longo dos tempos foram descobertos muitos frica. fsseis, alguns destes so autnticos paradoxos.
limites da possvel unio entre a Amrica do Sul e

Tomemos como exemplo as espcies de trilobites de gua doce que tanto foram descobertas na Europa como nos Estados Unidos. Isto representa um problema, pois estando hoje estes continentes separados pelo Oceano Atlntico, isso impediria as trilobites de circular entre estes dois locais. Assim a nica explicao plausvel da existncia da mesma espcie de seres vivos em dois locais separados por um oceano (e dado que estes no o poderiam atravessar) ser a de que estes continentes j estiveram unidos em tempos. Tal como estas trilobites, muitos outros fsseis vieram provar a ideia da deriva continental.

Figura 5 - A distribuio de fsseis da mesma espcie em diferentes continentes, permitiu recriar a forma como esses continentes estiveram j unidos.

Estes argumentos pareciam validar a ideia de que em tempos os continentes estiveram j unidos, no entanto uma das principais questes continuava por responder Que fora seria capaz de deslocar massas to grandiosas como continentes? Ora para esta questo Wegener no tinha resposta e como tal as suas ideias foram desacreditadas e aps a morte deste cientista em 1930 a Teoria da Deriva Continental foi abandonada, mas no esquecida. Seria uma nova tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial para detectar submarinos que viria a dar um novo empurro a Teoria da Deriva Continental. Os sonares foram usados para detectar submarinos de guerra e inadvertidamente acabaram tambm por fazer um levantamento topogrfico do fundo ocenico. At a dcada de 50 do sculo XX, suponha-se que o fundo do oceano era liso e sem grandes irregularidades, no entanto os sonares vieram provar que o fundo ocenico muito irregular, com zonas planas, grandes depresses e cadeias montanhosas que rasgam todo o planeta por milhares de quilmetros. Os cientistas depararam-se ento como uma nova imagem da litosfera (constituda pela crusta e manto superior) em que esta parecia se encontrar fragmentada em placas. A cada uma dessas placas deu-se o nome de placas litosfricas ou tectnicas.
Figura 6 - Placas litosfricas.

Quando os gelogos analisaram as placas verificaram que os limites destas coincidiam ou com as zonas mais profundas ou com as zonas mais elevadas. Verificaram ainda que ao nvel das zonas mais elevadas as placas se afastam umas das outras, e que ao nvel das zonas de depresso as placas chocam umas com as outras. H ainda zonas onde as placas nem se aproximam, nem se afastam, mas antes deslizam umas pelas outras. Assim definiram-se trs tipos de limites entre as placas: Limites convergentes Limites divergentes Limites conservativos

Limites convergentes ao nvel destes limites as placas deslocam-se umas contra as outras, isto , colidem. No caso da coliso ser entre uma placa ocenica e uma placa continental, uma vez que a placa ocenica mais densa, esta vai mergulhar sob a placa ocenica. Tal situao d origem s zonas mais profundas dos fundos ocenicos, as fossas, sendo tambm conhecidas como zonas de subduco. Quando se verifica esta situao, ao nvel da placa continental formam-se cadeias montanhosas

pontuadas por vulces (arco vulcnico). No caso da coliso ser entre placas ocenicas, embora ambas tenham a mesma densidade, ocorre tambm o fenmeno de subduco, levando origem de fossas, sendo que na placa ocenica que fica por cima ocorre a formao de ilhas vulcnicas (ilhas em arco). Ao nvel dos limites convergentes pode ainda surgir outra situao, a coliso de duas placas continentais, nesta situao ocorre a formao de grandes cadeias montanhosas como o caso dos Himalaias, dos Alpes Suos e dos Pirenus. Como consequncia do choque das placas d-se a destruio de placa, sendo que a placa que Figura 7 - Tipos de coliso em limites
convergentes.

se destrui a que mergulha, pois medida que a placa penetra no manto ocorre a fuso da placa.

Limites divergentes neste tipo de limites as placas tectnicas afastam-se umas das outras, esse fenmeno leva a que se forme uma fenda entre as placas que rapidamente ocupada por magma proveniente do interior da Terra. Assim ao nvel dos limites divergentes muito comum um fenmeno de vulcanismo denominado de vulcanismo fissural. Como resultado ocorrem elevaes em ambas as bordas das placas formando as cristas ocenicas, fissura por onde o magma irrompe e que divide as cristas ao meio d-se o nome de Rift. Inicialmente julgava-se que as placas se afastavam pela fora que o magma exercia nas bordas das placas, no entanto, hoje em dia pensa-se que o processo de subduco puxe as placas e seja responsvel pela movimentao das placas. Estes limites so tambm conhecidos por limites construtivos, pois medida que o magma vai saindo pelo Rift arrefece e forma nova placa litosfrica.

Figura 8 - Zona de rift.

Limites conservativos tal como o prprio nome indica, nestes limites no h destruio nem criao de placa, aqui as placas apresentam uma movimentao horizontal umas em relao s outras. As placas deslizam umas pelas outras, ocorrendo ao nvel dos limites destas placas fenmenos que transformam as rochas em novas rochas, pelo que estes limites so tambm conhecidos como limites transformantes. Os sismos so uma constante nestes locais.

Figura 9 - Fundos ocenicos.

Uma das principais observaes que permitiu verificar que ao nvel dos rifts ocorre formao de novo fundo ocenico o registo magntico das rochas. A quando da solidificao dos materiais do magma (processo que leva formao das rochas magmticas) os minerais orientam-se de acordo com o magnetismo do momento, isto , qualquer rocha magmtica que se forme nos dias de hoje tem os minerais orientados de acordo com o campo magntico actual (Norte-Sul). Sabe-se que ao longo dos tempos o campo magntico da Terra tem-se modificado, na

realidade as reverses do campo magntico (inverso do Norte e do Sul) ocorrem em mdia a cada 250.000 anos. Assim as rochas que se formaram podem minerais maneiras no passado os de Figura 10 - Magnetismo registado nas rochas. de

apresentar orientados diferentes,

acordo com o campo magntico da altura. Tal facto verifica-se de facto ao nvel dos rifts onde podemos verificar que h medida que nos afastamos da linha de rift as rochas apresentam orientaes dos minerais diferentes, tal observao feita em ambos os lados dos rifts. Estes dados mostram que ao nvel do rift ocorre formao de placa litosfrica, num processo lento e gradual que tem vindo a ocorrer ao longo de milhes de anos. Mostra tambm que o processo

ocorre de forma simtrica ao nvel dos rifts que formam os limites das placas, mas tambm o plano de simetria.

No entanto umas das principais questes explicativas de todo este processo continuava por explicar Que fora capaz de fazer mover um continente? Essa questo seria mais tarde respondida a partir do estudo do estudo da propagao das ondas ssmicas no interior da Terra. O conhecimento de que a Terra ser constituda por diversas camadas que se encontram em estados fsicos e temperaturas diferentes a medida que a profundidade aumenta, veio mostrar que no interior da Terra ocorrem fenmenos de conveco causados pela diferena entre material quente e material frio. A entrada de material frio (placa litosfrica) proveniente da superfcie ao nvel das zonas de subduco faz com que este material se afunde no manto. medida que a placa mergulha em profundidade, vai aquecendo at ao ponto de fuso transformando-se em material quente (magma). Este por sua vez por ser mais quente, logo menos denso, sobe em direco litosfera onde, ao sair, solidifica dando origem a nova placa litosfrica, que mais tarde voltara a afundar nas zonas de subduco. Este movimento continuo de material quente e frio cria as chamadas correntes de conveco que em ltima anlise levam movimentao das placas tectnicas.

Figura 11 - Correntes de conveco.

You might also like