You are on page 1of 5

Processador - Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processador

Processador
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit). Nos computadores de mesa (desktop) encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constituídos de elementos discretos e ocupavam grandes espaços físicos. Com o advento da microeletrônica, a válvula foi substituída pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores. Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). Realizam as seguintes tarefas:
Processador Pentium III, da Intel.

- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados; - Controle de todos os chips do computador.

Vista inferior de um Athlon XP 1800+ núcleo Palomino.

Índice
1 Componentes 1.1 Unidade lógica e aritmética 1.2 Unidade de Controle 1.3 Registradores 1.4 Memory Management Unit 2 Frequência de Operação

1 de 5

01-04-2009 16:04

comandando todos os outros componentes. a enciclopédia livre http://pt. ou Hertz. Unidade de Controle A Unidade de controle (UC) é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador. Os registradores mais importantes são: .wikipedia.org/wiki/Processador 3 4 5 6 7 Arquitetura Modelos de Computação Exemplos de processadores Processadores da atualidade Ver também Componentes O processador é composto basicamente de quatro partes: Unidade lógica e aritmética O componente principal. Os outros realizam o armazenamento de resultados intermediários. a Unidade lógica e aritmética (ULA) realiza todas as operações lógicas e de cálculo que serão usadas para executar uma tarefa.Wikipédia. Registradores Os registradores são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que utilizados no controle e processamento de cada instrução.Processador . Esta freqüência é medida em ciclos por segundo. . A capacidade de processamento não está relacionada 2 de 5 01-04-2009 16:04 .Registrador de Instrução (IR) – Registra a instrução da execução. Frequência de Operação O relógio do sistema (Clock) é um circuito oscilador a cristal (efeito piezoelétrico) que tem a função de sincronizar e ditar a medida de tempo de transferência de dados no computador. Memory Management Unit A MMU (em inglês: Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução a ser executada.

Cada posição desta memória contém as microinstruções. Motorola e IBM) e SPARC (SUN). por isso. Esta arquitetura caracteriza-se por apresentar um barramento externo compartilhado entre dados e endereços. tecnologia de previsão de saltos (branch prediction). Arquitetura Existem duas principais arquiteturas usadas em processadores: A arquitetura de Von Newmann. a execução das instruções é muito rápida (normalmente um ciclo de clock por instrução). as instruções são muito simples e para a realização de certas tarefas são necessárias mais instruções que no 3 de 5 01-04-2009 16:04 . Embora apresente baixo custo. usada em processadores Intel e AMD. ou seja. os passos a serem realizados para a execução de cada instrução. O aumento da frequência de operação nominal do processador é denominado Overclocking. Nesta arquitetura existem dois barramentos externos independentes (e normalmente também memórias independentes) para dados e endereços. Nesta técnica não é necessário realizar a leitura em uma memória e. conjunto de instruções etc. mas também a outros fatores como: largura dos barramentos. a enciclopédia livre http://pt. Ao conjunto de todas as microinstruções contidas no processador denominamos microcódigo. arquitetura do processador. Esta técnica de computação baseada em microcódigo é denominada microprogramação. Isto reduz de forma sensível o gargalo de barramento. tecnologia de pipeline. esta arquitetura apresenta desempenho limitado pelo gargalo do barramento.Wikipédia. Modelos de Computação Existem dois modelos de computação usados em processadores: CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing. Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple. possui um conjunto pequeno de instruções (tipicamente algumas dezenas) implementadas diretamente em hardware. mais microinstruções ela possuirá e mais tempo levará para ser executada. tecnologia de co-processamento. que é uma das principais barreiras de desempenho. Por outro lado.wikipedia. Quanto mais complexa a instrução. A arquitetura de Harvard. quantidade de memória cachê.Processador . em detrimento do encarecimento do sistema como um todo.org/wiki/Processador exclusivamente à frequência do relógio. RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing. Computador com um Conjunto Complexo de Instruções). possui um grande conjunto de instruções (tipicamente centenas) que são armazenadas em uma pequena memória não-volátil interna ao processador.

é um microprocessador especializado em processar gráficos. etc. DVD e televisores digitais. Exemplos de processadores Microprocessadores — São utilizados nos computadores pessoais. Processadores Digitais de Sinal (DSP do inglês Digital Signal Processor) — são microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para processar sinais de áudio. Podem ser programados para executar as mais variadas tarefas.Processador . Microcontroladores — Processadores relativamente flexíveis.org/wiki/Processador modelo CISC. Podem trazer facilidades como conversores A/D embutidos.wikipedia. realizando assim inúmeras tarefas ao mesmo tempo (como já acontece com os supercomputadores). como vinha-se fazendo. Em geral. em aparelhos de CD. GPU — ou Unidade de Processamento Gráfico). Assim. aumentando a capacidade sem aumentar excessivamente o consumo de energia e superaquecer a CPU. Ver também Anexo:Lista de arquiteturas de processadores Obtido em "http://pt. ou um conjunto de instruções próprias para comunicação digital através de algum protocolo específico. Estão presentes. por exemplo. realizam sempre uma mesma tarefas simples.Wikipédia. 4 de 5 01-04-2009 16:04 . Atualmente estão sendo utilizados microprocessadores de múltiplos núcleos para melhorar a capacidade de processamento sem aumentar diretamente o clock. a enciclopédia livre http://pt. que podem ser utilizados em projetos de pequeno tamanho. quer em tempo real quer em off-line.. vídeo. de relativo baixo custo.wikipedia. Processadores da atualidade Até os dias de hoje usou-se microprocessadores para atividades domésticas ou de negócios com simples núcleo. onde são chamadas de Unidade Central de Processamento (CPU). Espera-se que no futuro os Sistemas Operacionais domésticos sejam compilados para trabalhar com processadores de múltiplos núcleos corretamente. São utilizadas em placas de vídeo para fazer computação gráfica. workstations e mainframes.org/wiki/Processador" Categorias: Hardware | Arquitetura de computadores Esta página foi modificada pela última vez às 15h44min de 18 de março de 2009.

Processador . uma entidade beneficente.org/wiki/Processador Conteúdo textual disponível sob a GNU Free Documentation License. 5 de 5 01-04-2009 16:04 . dedutível de impostos e sem fins-lucrativos. a enciclopédia livre http://pt..Wikipédia. (Veja direitos autorais para detalhes). Inc.wikipedia. Wikipédia é uma marca comercial da Wikimedia Foundation.