You are on page 1of 5

A Internet no dia-a-dia é uma “arma” poderosíssima, eu diria mesmo indispensável, sendo utilizada de várias formas e para fins

muito diversos. Hoje em dia todos nós, ou quase todos, estamos dependentes da Internet, seja no trabalho, seja para programar férias, comunicar, fazer compras, pagamentos, retirar informação, jogar, etc. Eu posso dizer que, como utilizadora da Internet, incluo-me em todos os exemplos que dei, sendo que é no trabalho que mais a utilizo, o uso do correio electrónico é para mim uma ferramenta importantíssima no meu dia-a-dia. Tenho também por hábito fazer carregamentos de telemóvel, pagamento de facturas de água, luz, transferências, compras, comunicar, (através do MSN, Skipe, Hi5, Facebook) retirar informação jogar e etc.

“A Internet é um meio de comunicação, que veio trazer alterações profundas na relação das pessoas com o mundo. O seu crescimento deu-se da aceitação e aderência à mesma por parte dos seus utilizadores, dando origem à criação de processos que passaram a facilitar o nosso quotidiano, quer a nível pessoal quer profissional.

Efeito da Internet nas configurações sociais. A criação do correio electrónico, os chats, os sistemas de mensagens instantâneas, entre outros, mudou as práticas sociais e comunicativas. Nascem todos os dias serviços que tornam a Web num espaço de interacção e são cada vez mais aqueles que acorrem aos chamados sites de “social networking”; para manter contacto com amigos ou para travar novos conhecimentos, através de um sistema que permite formar uma rede digital de amizades à escala planetária. Este meio de comunicação adoptou formas de escrita próprias quer com abreviaturas ou com simbologia. O crescimento do número de utilizadores deste meio de informação e comunicação veio trazer alterações no mundo comercial criando empresas alternativas às já existentes no mercado, ou adaptações nas existentes, estas passam por fazer chegar aos clientes os pedidos de compras feitas através do serviço de Internet. Os mesmos variam desde roupas, alimentos, medicamentos, carros, etc. Também na área da saúde, a medicina pôde chegar mais rápida e de forma mais cómoda aos doentes das regiões do interior através de vídeo-conferência podendo desta forma fazer-se consultas médicas de especialidade a partir de hospitais centrais a doentes que se encontram nos centros de saúde, acompanhados pelos seus médicos de família ou enfermeiros.

Podemos falar ainda da ajuda que é este meio de comunicação para as crianças que estão hospitalizadas durante longos períodos: é através da Internet que têm a oportunidade de manter a sua ligação à escola e desta forma diminuir o seu isolamento, além disso, permitelhes não se atrasarem em relação aos colegas.

o computador usa o código binário 111110100. Tudo na informática é medido em bits. Os símbolos 1 e 0 podem ser usados para representar o estado de componentes eléctricos/electrónicos. Identificar o bit 1 Bit = Digito binário A palavra bit é uma abreviatura de “Binary Digit”. . Identificação do byte O byte é composta por 8 bits.As empresas têm hoje uma forma de comunicação e informação rápida através do E-mail. quatro dígitos binários equivalem a um dígito hexa. Para que o computador possa representar o número 500. Esta é já uma geração que pode ser descrita como a geração MySpace. desde o tamanho de um número representado pela unidade decimal até a velocidade de transferência de dados de uma rede. e é o necessário para representar qualquer caractér. onde usava esta palavra para simbolizar a unidade de informação. ou seja. que fala consigo própria num mundo sem fronteiras. A Internet como meio de comunicação está a sobrepor-se aos outros meios de comunicação tradicionais. É um sistema de base 2. sendo que cada dígito deste código binário é um bit. NÚMEROS BINÁRIOS são convertidos em OCTAL E HEX (decimal) pelo método de agrupamento. As firmas dos media tradicionais não querem perder contacto com essa geração. um 0 binário pode indicar que o componente ou dispositivo está inactivo. Termo criado pelo engenheiro belga Claude Shannon que em 1949 elaborou uma teoria matemática. Um 1 binário pode indicar que o componente ou dispositivo está activo. Para representar a letra “a” é necessário 1 byte. para quem a Internet é um meio mais importante de comunicação que os meios tradicionais. 8 bits. Três dígitos binários equivalem a um dígito octal. seja com os clientes ou com fornecedores da mesma.

com os quais se formam os demais símbolos. ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). ISP: Internet Service Provider. ou seja. O ISP tradicional que apenas fornece serviços de acesso à Internet começa a dar lugar a empresas com serviços de âmbito bastante mais geral. desde Novembro de 1999. os símbolos fundamentais 0 e 1 recebem o nome de dígitos binários.024 bytes 1. em particular sobre a cobertura e as áreas de central disponíveis na rede ADSL da PT Comunicações (PTC) para oferta de serviços baseados na tecnologia ADSL. utilizamos a escala de múltiplos de bytes para indicar a capacidade dos equipamentos em computação. .048. codificados em um sistema binário.024 Megabytes 1. ou de tecnologias como ISDN.024 Gigabytes 210 bytes 220 bytes 230 bytes 240 bytes Normalmente. 1 Kilobyte 1 Megabyte 1 Gigabyte 1 Terabyte 1 KB 1 MB 1 GB 1 TB 1.Toda a manipulação dos dados em um sistema computacional é feita sob a forma de sinais eléctricos. O Byte é um conjunto de 8 (oito) bits que definimos como uma posição de memória. A expressão Bit. Por que da escolha dos algarismos 0 e 1? Os algarismos 0 e 1 apresentam a importante propriedade de serem os únicos algarismos de um sistema de numeração de base 2.Uma companhia que fornece a Internet. ADSL. no contexto da convergência tecnológica. os dois símbolos fundamentais. seja através de linha telefónica.576 bytes 1. são designados pelo algarismo 0 e 1. a particulares ou empresas. em Portugal. Bit é a menor quantidade de informação que pode ser armazenada e processada por um computador. o primeiro serviço gratuito de acesso à Internet. Por essa razão. SISTEMA DE NÚMERAÇÃO BINÁRIO Evolução de redes da Internet A 20 de Setembro de 1999 surge. Exemplo disto é o fornecimento de Internet por cabo em Portugal. Nos computadores digitais. os dois símbolos fundamentais são normalmente designados pelos nomes bit 0 (apagado) e bit 1 (aceso). Assim. cabo. é a contração do termo inglês Binary Digit. etc. Desde então vários são os ISPS que disponibilizam serviços gratuitamente. é a menor unidade endereçável da memória ou a unidade básica de informação.

o e-mail. Meios de comunicação de massas "Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais. sendo desenvolvida em vários campos de naturezas diferentes: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa.Community Antenna Television ) para transmitir dados em velocidades que variam de 70 kbps a 150 Mbps. envolvendo diversos profissionais. A tecnologia tornou-se aliada de tal comunicação humana.tecnologia popularmente conhecida como WIfI. televisão. Mas será que podemos classificar a internet como um meio de comunicação de massa? Segundo o Dicionário de Comunicaçãovi. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo. heterogénea. dispersa geograficamente e anónima. partindo de um único emissor. A comunicação humana pode ser classificada em dois aspectos distintos. Nos dois casos. Cable Modem. sustentados pela economia de mercado (através da publicidade. .Wireless WiFi .Falam para uma audiência numerosa.sem dúvida a internet é um meio de comunicação interpessoal. fazendo uso da porção de banda não utilizada pela TV a cabo. por exemplo. os meios de comunicação de massa possuem as seguintes características: São operados por organizações amplas e complexas. o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e tornar potente o processo de produzir. Portanto. enviar e receber mensagens. utiliza as redes de transmissão de TV por cabo convencionais (chamadas de CATV . rádios. os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. utilizando grandes recursos tecnológicos (os veículos de massa). cinema e também pela Internet. além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.Menos invasivo que o telefone e menos formal que uma carta. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. consiste em emitir um sinal de rede numa determinada área para que assinantes com modems e adequados em seus computadores captem o sinal e acedam à Internet sem usar um fio sequer. A internet foi criada como um veículo de comunicação alternativo. como uma opção mais económica para os telefonemas internacionais e interurbanos. Além disso. é actualmente a principal forma de utilização da Rede. e ainda hoje é utilizada principalmente com esse propósito. principalmente). também é comum o uso de softwares que permitem a utilização da internet como um canal de voz. Segundo uma recente pesquisa Cadê/Ibopev. com diferentes habilidades. o uso do correio electrónico é a actividade mais frequente. São capazes de difundir suas mensagens para milhares ou até milhões de pessoas.

Na realidade. a mesma internet permite que apenas uma pessoa. a internet possui de certa forma ao menos as três primeiras características citadas: um site do tipo portal. Além disso. Ou seja: Exactamente o contrário do que acontece na comunicação de massa.htm .pdf Linguagem informatica: http://www. exercem uma comunicação de um só sentido. Sustentado por verbas publicitárias – difunde conteúdos para uma audiência numerosa. ainda que possuam algum sistema de feedback (índices de audiência. sai o espectador e entra em cena o usuário. a comunicação via internet não precisa ocorrer em um só sentido. Em outras palavras. por exemplo). também pode negar essas mesmas características. Por um lado. como vimos anteriormente. poderíamos dizer que a internet é uma espécie de meio “híbrido: embora criado como meio de comunicação interpessoal. geograficamente dispersa e anónima exactamente como acontece na comunicação de massa. por outro lado.//galaxy.com/kk. disponibilizando conteúdos para potencialmente a mesma audiência. Portanto. determinando quando e quais informações quer receber. sem grandes despesas. entre outros) é uma organização ampla e complexa que – através de um aparato tecnológico sofisticado (inúmeros servidores). tem características de meio de comunicação de massa. tudo depende do uso que estará a ser feito da Rede. faça o mesmo. No entanto. AEIOU.E. Por suas características de sistema hipertextual. que trará aspectos nunca antes previstos ao cenário da comunicação. a internet permite que esta audiência trace seu próprio caminho para o acesso aos conteúdos. heterogénea.0rg. Citado de: http. A sua postura deixa de ser a do receptor passivo. utilizando apenas um computador simples e uma linha telefónica.br:8180/dspace/bitstream/1904/4714/1/NP8MONTEIRO. principalmente. No entanto. por exemplo (como Sapo.dicweb. É justamente esse aspecto “híbrido” que nos permite caracterizar a internet como uma tecnologia revolucionária.intercom.

 .88.42:24:84/08419.42/10703908.8 807E 6:0 54/0248 ./...  4 :84 /4 .8 0 .88.4.8  :9.88..348  !479.038 5.4890014302.203900.. .4 /.. 3907309 F :2 204 /0 ./.:/H3. .8 $4 4507.5./08 $4 .880:3908 .3907309..-/.424:2.  8:89039.48 48 .81706:0390 F2/884 9.4.43E74/042:3./0 207..424 :2 204 /0 .. 0.803907:7-. 2..4 /0 2.F8/.3.42:3.4 390750884.9F 208 /0 50884./0  573.:7848 90./4 .2-F2F../48 547 47.8 2038.97O3..07848 57418843.5.  .:9.047./0 2.3. 3:20748.7086:05072902.4 F .43O2.4/02.7./48 50.../.708 4: .08 ..907J89..8 39073.2 5.8  .1. $0:3/4 4 . 09074F30.881.5:-.:48 /0 2.4342.-450..7. 3907309 .97. /85078.5.47704 00.8  03..0J.03/4 /. .34O./0.08 /0 /1:3/7 8:.43..7 .424:2. 482048/0.25.3/4 7.3O32.5488:02.9.42:3.4542.7.4 .7.394 802 /. :2.20390 .42:3..80.3/08 70.4250.

. .8 8. 0 . 5489:7.02:2.344.70.42:3..4250.0/0204 J-7/402-47.4 /0 2.88. 573.850..4 24:97.4/02.02.42:3.907J89.424 ..503.42:3. 3907309 507290 6:0 089. 047./4700397.03.2-F254/030.424 204/0 ./4708  $:89039. /0.425:9.42:3..20390.4   9.9. 3907309 34 570.  4 039.05947 5.8 :2 890 /4 954 5479.9.88..97.8948 .. 4. 4 .8  /1:3/0 .9E7.8/0 204 /0 .0884 ..:/H3.  902 . /0 807 .4/02../.0.3/.3/4 . 97..4 20348 .34O.4 ./.8 /0 88902...40850. ..907.82082.. .08 6:07 70..085F..  :80./4 547 .4 84189.424 :2.4/0:28O8039/4 .2./4/0 995.3/08 /08508..0 80: 57O574 .4390..7E. 70.54   &  03970 4:9748  F :2..7..4390.  :9.  802 7.9.394 54/07J.3/4. 54700254  !47 :2 .907J89.:/H3.. 90.39074720390  .85.  ... 4 20824 /8543-. 3907309 507290 6:0 ./4 320748 807..394  547 4:974..8:2.  547 00254 .:2 88902..7.4390750884.7. 3907309 . .8 97H8 57207.42:3.20390/85078.424 $.8 .203904.8 .42:3.03.43E7..0.8 31472. :2..503.88.7. /4 70.4 ..7E ..907J89.248 .1. ..2082./4 .5.:/H3..8 :2 .08/0. 2082.4390/485.20390 007.7.8 5:-.3/4 6:.03..7.248/076:0. 507909:.  F2 /884  .3907309F:2.948 3:3./47 82508 0 :2.0-07   8:.25.. 9001O3. 09074F30.234 5. . 3. .F8 /0 :2 ..4:.5.8  1.3/4 0 6:..03E74 /.48 .3:20748...20390 0880 . 1472. 3907309 5488: /0 .../4 .42:3.6:05488:.94 90.850.7 .94 J-7/4  6:0 348 507290 ./0100/-./4  .4 .8071094/.3908 570.20390.:/H3.8.7.7..7088.394 9.  6:0  ..47707 02 :2 8O 8039/4  !47 8:. 4039.54903..#0/0  A :89.8 ..079../0 9:/4 /0503/0/4:846:0089.4390/48  /090723.07-..7.7.4397E74/46:0.8 .4390/48 5.3O32..7..4:8:E74  !479.88.8.  6:0 97.907J89.424 . J3/.3. 47.9. 50884.

.

. 3907.42 7 -7 ..

0./85..

2.-98970.

 .

.

.

! %# 5/1 °–f– ¯°€¯fnf  ½ $$ n n¯$ ¯ .