You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL PRE Nº 007/2011 PROCESSO SELETIVO DE MONITORES A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), torna pública a abertura das inscrições para seleção de Monitores do Programa Institucional de Monitoria 2011, da Coordenação de Programas e Estágios (CPE), destinado aos discentes dos Cursos de Graduação e orientados por professores desta Instituição. O Programa de Monitoria da UFCG contempla duas modalidades - Monitores Bolsistas (valor da bolsa = R$ 250,00 – duzentos e cinqüenta reais) e Monitores Voluntários. Essas duas modalidades atendem aos mesmos objetivos, portanto, obedecem à idêntica sistemática de seleção e avaliação. O quantitativo de bolsas destinado para cada Centro Acadêmico consta do Anexo I do presente Edital. 1. DO CALENDÁRIO 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. Período de inscrição: 14 a 16 de fevereiro de 2011 Local de inscrição: Unidades Acadêmicas dos Centros Horário: no horário de funcionamento das Unidades Acadêmicas Divulgação das inscrições homologadas: 18 de fevereiro de 2011 Seleção dos monitores: 21 a 23 de fevereiro de 2011 Divulgação dos candidatos aprovados: 25 de fevereiro de 2011 Assinatura do contrato: 28 de fevereiro de 2011 Vigência do contrato: Período letivo 2011.1 (março/abril/maio/junho) e Período letivo 2011.2 (agosto/setembro/outubro/novembro)

2. DOS REQUISITOS E DA INSCRIÇÃO 2.1. O candidato ao Processo Seletivo do Programa deve atender aos seguintes requisitos: 2.1.1. 2.1.2. 2.1.3. ser aluno regularmente matriculado em Curso de Graduação da UFCG; estar no exercício das atividades acadêmicas; dispor de 12 horas semanais; zero zero);

2.1.4. ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de no mínimo 6,00 (seis vírgula

Pág. 1 de 9

DA CLASSIFICAÇÃO 3.5.3.1. a escolha de outros mecanismos de avaliações complementares a que deve se submeter o candidato. 2.4.1. com registro no Histórico Acadêmico da UFCG.0 (sete vírgula zero) em qualquer modalidade de avaliação utilizada. Será eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 7. alínea c do Regimento Geral da UFCG. O candidato ao Processo Seletivo do Programa de Monitoria da UFCG. 2 de 9 . considerando-se duas casas decimais na média ponderada. 2. A seleção constará. comprovante de que está regularmente matriculado no período letivo (RDM devidamente assinado pela Coordenação do Curso).3. no ato da inscrição deverá apresentar os seguintes documentos: 2. o aluno poderá participar do Programa de Monitoria por até 4 períodos letivos.1. intercalados ou não.1. 2. até o limite do número de vagas destinadas para cada Projeto de Ensino. 2. conforme formulário apresentado no Anexo II.8. atendendo ao Edital que fixar as disciplinas e o número de vagas de monitoria na Unidade Acadêmica. será realizada de acordo com a ordem decrescente.2. calculada pela seguinte fórmula: Pág. histórico acadêmico atualizado. obrigatoriamente. ficha de inscrição. a contar do período letivo 2010.6. 2. § 1º.2. 2. de uma prova escrita. conforme explicitado no item anterior.UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA 2. ficando a critério da Unidade Acadêmica.2.7.1. ter inscrição homologada pelo Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica. 3.0 (sete virgula zero) na disciplina objeto da seleção. média 7.2. A classificação dos candidatos. 51. a qual se vincula a disciplina objeto da seleção. haver integralizado na UFCG a disciplina objeto da seleção ou outra cujo conteúdo programático seja equivalente. no mínimo. 2.1. ter obtido. conforme disposto no art. 2.1.2.

nota na disciplina. Ao candidato aprovado no Processo Seletivo do Programa de Monitoria da UFCG. seja Monitor Bolsista ou Voluntário.2. esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe e/ou laboratório.nota obtida na(s) prova(s) de seleção. 4. condizentes com seu grau de conhecimento e experiência. o candidato que tenha obtido a maior média final na disciplina. seguido do maior CRA e do maior número de períodos cursados. a classificação será definida por ordem de sorteio. participar de atividades que propiciem o seu aprofundamento na disciplina. constituir elo entre professores e alunos. DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR 4. como revisão de texto.1.1. 3 de 9 . das aulas ministradas por este ou por outros professores da disciplina em que é monitor.1. Ainda persistindo o empate.1. N1 . a critério do professor-orientador. C .1.4. compete: 4. resenhas bibliográficas e apresentação de trabalhos em encontros acadêmicos. sob a orientação do professor. 4. 3.2.3.Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). executar atividades pedagógicas. 4.média ponderada.1. N2 . práticos e experimentais. será classificado. de acordo com a fórmula mencionada acima.1. 4. visando ao desenvolvimento da aprendizagem. colaborar com o professor na orientação de alunos.5. em ordem sucessiva.UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA M= (6 × N1 + 3 × N2 +1 × C) 10 Sendo: M . colaborar com o professor na realização de trabalhos teóricos. 4.6. Classificar-se-á o candidato que obtiver a maior média ponderada. Pág.1. participar. na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório. Havendo o empate. 4.

preencher o Diário de Classe. executar atividades administrativas. 7.2. O Monitor Bolsista ou Voluntário será excluído do Programa de Monitoria da UFCG. 6. supervisionar o Monitor.1. acumular atividades de monitoria remunerada ou voluntária com qualquer outro programa acadêmico.7. cujo horário das atividades não poderá ser simultâneo com o horário das disciplinas em que estiver matriculado no período letivo.1. 5. 6.3.1.2. auxiliar o professor em atividades que não estejam relacionadas à disciplina para a qual o monitor foi selecionado. 5. nem com empregos públicos ou privados. 6. 4 de 9 . o relatório de suas atividades. 6. não compete: 6.1. quando incorrer em uma das cláusulas a seguir: Pág. remunerado ou não. incluindo ministrar aulas.1. O monitor Bolsista ou Voluntário aprovado no Processo Seletivo do Programa de Monitoria da UFCG.4.1. 5. encaminhar Relatório à Coordenação de Monitoria da Unidade Acadêmica no final do período letivo. DAS ATIVIDADES VEDADAS 6. Ministrar disciplina em Curso de Graduação da UFCG. 6.3. 6.6.1. submeter à Coordenação de Monitoria da Unidade Acadêmica o Projeto de Monitoria para a disciplina. entregar ao professor orientador. DA EXCLUSÃO DO PROGRAMA 7.1.1. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR 5.1. avaliar os alunos da disciplina. exercer a monitoria em mais de uma disciplina no mesmo período letivo.1. no final de cada período letivo.1.7. o qual. conforme modelo estabelecido pela PRE.4. substituir o professor em atividade docente. 6. sendo aprovado será incluído no Projeto do Centro 5. quer da UFCG quer de outro órgão.UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA 4.5.

5 de 9 .UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA 7. Em qualquer modalidade será conferido ao monitor o respectivo certificado.2. 7. 8.00 (seis vírgula zero zero).3. A emissão do Certificado fica condicionada ao recebimento do Relatório das atividades do monitor de acordo com os prazos previamente estabelecidos pela Coordenação do Programa de Monitoria do Centro.1. através da Pró-Reitoria de Ensino. indisciplina.1.2. sem qualquer vínculo empregatício com a Instituição. 7. A monitoria remunerada não poderá ser cumulativa com qualquer outro tipo de bolsa. A exclusão de qualquer Monitor Bolsista de uma dada disciplina. DO CONTRATO 8.4. O Contrato terá duração de um período letivo.1.1. 7. 8. podendo ser renovado por mais um período com base na avaliação de desempenho do monitor apresentada no Relatório Parcial (2011. O vínculo do aluno com o Programa de Monitoria será estabelecido por meio de Contrato firmado com a Universidade Federal de Campina Grande. 9. 8.1.2. não cumprimento satisfatório das atribuições pertinentes a monitoria.1. 10. DO CERTIFICADO 9.1) e comprovação da manutenção do CRA igual ou superior a 6. DISPOSIÇÕES FINAIS Pág. a bolsa passará para o Monitor Voluntário em exercício vinculado àquela disciplina ou ao Programa. 9. poderá exercer a monitoria voluntária. excepcionalmente. O aluno vinculado ao Programa de Bolsa de Assistência e Auxílio Acadêmico da UFCG. conclusão do Curso. 8.2.1. desistência. desde que cumprida às exigências do Programa e as atividades desempenhadas por este correspondam a um período letivo. 7.4.3.

7 de fevereiro de 2011. 6 de 9 .2. 10. Vicemário Simões . Campina Grande (PB). As disciplinas e os respectivos números de vagas serão divulgados nos Editais específicos das Unidades Acadêmicas.UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA 10.Pró-Reitor de Ensino - Pág. Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Assessor de Graduação da Monitoria na PRE/UFCG.1.

2 . 3 . 5 .2 QUANTITATIVOS DE BOLSAS POR CENTRO ACADÊMICO ORD 1 .UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA ANEXO I EDITAL PRE Nº 007/2011 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA – PERÍODOS LETIVOS 2011. Morais de Lima CDSA 16 Tatiana Simões CEEI 45 Joseluce de Farias Cunha CES 35 Cláudia Patricia Fernandes dos Santos Pág.1 e 2011. 7 de 9 . 4 . 6 . 7 CENTROS CCBS QUANTITATIVO DE ASSESSOR(A) BOLSAS 31 Lidiany Galdino Félix CCJS 53 Carla Pedrosa de Figueirêdo CCT 87 Vimário Simões Silva CCTA 21 Halysson Gustavo G.

1 0 . 1 1 . 8 de 9 . 9 . CFP 77 Nozângela Maria Rolim Dantas CH 90 Claudia Gomes de Farias CSTR 31 Sônia Maria de Lima CTRN 24 Selma Maria de Araújo TOTAL 510 Pág.UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA 8 .

Nome do(a) requerente aluno(a) do Curso de ___________________________________.RDM – base: 2010.2 Pág. E-mail _______________________________________________ Fone _________________________. Matrícula_______________________. pede deferimento. Campina Grande. ____________________________________________________________ Assinatura do(a) requerente 1 ANEXAR A ESTE REQUERIMENTO . 9 de 9 .UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE MONITORIA ANEXO II EDITAL PRE Nº 007/2011 REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO1 ____________________________________________________________________________________. _____ de _________________de 2011.Histórico Acadêmico atualizado . vem requerer inscrição na seleção do Programa Institucional de Monitoria 2011 para a disciplina _______________________________________________________________________________________ vinculada á Unidade Acadêmica de ___________________________________________________ do Centro de _____________________________________________________________________ Nestes termos.