You are on page 1of 8

Escola de Educação Profissional SENAI Carlos Tannhauser

CLP S7200
Exercícios Propostos

Professor Taiser T. T. Barros Santa Cruz do Sul, Setembro de 2009

0) ciclicamente.1 e I0.Sinal de acionamento do Cilindro Cil1: Saída Q0.0 . saída Q0. Observação: este exercício não deve ser solucionado utilizando os recursos dos temporizadores.0 e I0.0 e I0.EXEMPLOS AULA01: EX01 – Criar uma lógica onde uma das entradas digitais do clp (I0. implementar a seguinte lógica: “se as entradas I0.Botoeira de acionamento Bot2: Entrada I0.0 estiver ativa (basta que a mesma receba um pulso) a saída Q0.1 estiverem ativas.0 será ativada. EX05 – Simular o funcionamento de uma prensa. EX03 – Utilizando duas entradas digitais do clp (I0. a saída Q0. utilizando a seguinte relação entre as entradas/saídas do clp e os componentes da prensa: . Se Q0.5 segundos ligada e 0. permanecendo neste estado até que a entrada I0. EX04 – Ativar uma das saídas do clp (Q0.0 e Q0.1 A figura 1 mostra uma representação da prensa: Figura 1 – Prensa A lógica de funcionamento deve ser a seguinte: para garantir a segurança do operador.2) e duas saídas (Q0. deve existir uma combinação lógica do acionamento das botoeiras e do pedal.1) e uma saída (Q0.2 .5 segundos desligada.1).0. Se a Bot1 e a Bot2 estiverem acionadas.0 deve estar ativa também.0) implementar a seguinte lógica: “Quando a entrada I0.0).0.1 seja ativada (basta que a mesma receba um pulso) desativando então a saída Q0.Sinal de acionamento da Lâmpada de Sinalização Lamp1: Saída Q0.Pedal de acionamento Ped1: Entrada I0.Botoeira de acionamento Bot1: Entrada I0. I0.2 for ativada. de forma que a mesma permaneça 0.1 deverá ser ativada”. seguindo a lógica: “se a entrada estiver ativa a saída deverá estar ativa também”.0 . EX02 – Utilizando três entradas digitais do clp (I0. o clp gera um sinal de .1 .0 estiver ativa e I0.0) aciona uma das saídas digitais (Q0.

confirmação permitindo que o pedal acione o cilindro.0) aciona uma das saídas digitais (Q0. EX06 – Criar uma lógica onde uma das entradas digitais do clp (I0. a lâmpada de sinalização deve ser acionada (ciclicamente – a cada 0.5 segundos) enquanto o cilindro permanecer acionado. o cilindro deve ser desativado.0). Bot2 ou Ped1) for desativado. seguindo a lógica: “se a entrada for ativada (basta que a mesma receba um pulso) a saída será ativada permanecendo neste estado por 5 segundos e desligando ao final deste tempo”. Uma vez que o cilindro esteja ativo. Se qualquer um dos elementos de acionamento (Bot1. .

5 segundos). sendo que a saída Q0.0 à Q0. EX03 – Utilizando três saídas digitais do clp (Q0.5 segundos após a outra já ter sido acionada. chave_b (I0. e a saída Q0. Q0. o cilindro deva ser desativado também. Utilizar temporizadores do tipo TON – “retardo na energização” para solução. EX02 – Utilizando duas saídas digitais do clp (Q0.2): 5 segundos.0 vai indicar o resultado da operação lógica.1 e Q02).EXEMPLOS AULA02: EX01 – Incrementar a funcionalidade do exercício da prensa (EX05) garantindo que o pedal só possa ser acionado se as duas botoeiras forem acionadas simultaneamente (na prática vamos utilizar um tempo de 0. EX06 – Criar um programa que utilize duas subrotinas: uma implementando a lógica “and” e a outra implementando a lógica “or” das entradas I0.5 segundos.2 fica ativa durante 3 segundos e é desativada reiniciando o processo. se uma das botoeiras for acionada em um tempo superior a 0.1. . continuamente. mantém-se o requisito de que qualquer um dos elementos de acionamento que seja desativado.0 fica ativa durante 1 segundo e é desativada.1 fica ativa durante 2 segundos e é desativada. As duas subrotinas não podem ser ativadas ao mesmo tempo.0.1). na seqüência Q0. EX07 – Criar um programa onde cada uma dentre três chaves define o tempo de acionamento de uma lâmpada (saída Q0.0): 1 segundo.2 habilita a subrotina da lógica “or” e a entrada I0. ou seja.0 não pode armazenar o resultado de nenhuma das subrotinas quando as mesmas não estiverem habilitadas. EX04 – Criar um programa para acionar as seis saídas digitais do CLP (Q0. Utilizar temporizadores do tipo TON – “retardo na energização” para solução.5 segundos e chave c (I0.3 habilita a subrotina da lógica “and”. Q0. sendo que a mesma fica ligada e desligada conforme tempo selecionado: Chave_a (I0. efetuar um acionamento seqüencial nas três saídas com a seguinte temporização: a saída Q0.0).5) em seqüência. Cada saída fica acionada por 0. criar um piscapisca onde cada uma das saídas permaneça ligada durante 1 segundo ciclicamente.0 e I0.0 e Q0.1): 2. e após. A entrada I0. não será possível acionar o cilindro através do pedal. Utilizar temporizadores do tipo TON – “retardo na energização” para solução. EX05 – Refazer o EX02 utilizando o conceito de SCR`s. Neste caso.

5 e 6 segundos respectivamente. O tempo que a saída fica ligada e desligada deve ser igual. reiniciando o ciclo após o último acionamento da última saída. sendo que em ordem crescente de acionamento as saídas devem piscar 1. 4.0.1. e verificar qual a lógica de funcionamento do programa.3 ser acionada.2. 5 e 6 vezes respectivamente. para então Q0.1. 2. 2. Q0.4. EX02 – Criar um programa que faz o acionamento seqüencial de 6 saídas do CLP. reiniciando o ciclo após o último acionamento da última saída.EXEMPLOS AULA03: EX01 – Analisar o programa que utiliza um contador do tipo “UP”.5). O tempo de acionamento de cada lâmpada deve ser de 1 segundo. Em ordem crescente de acionamento as saídas devem piscar a cada 1. Q0. 3. 4. Q0.3. Q0. EX03 – Criar um programa que faz o acionamento seqüencial de 6 saídas do CLP (Q0. deve ficar 2 segundos ligada e 2 desligada. a saída Q0. . 3. Por exemplo. Q0.

utilizando a variável como um número inteiro. habilitar e desabilitar a mensagem “CURSO CLP SENAI” na IHM TD200.. EX05 – Criar um programa que exibe 5 mensagens dependendo de uma seqüência de acionamento de teclas: Mensagem1: “Pressionar F1” – após F1 ser pressionado será exibida a próxima mensagem: Mensagem2: “Pressionar F2” – após F2 ser pressionado será exibida a próxima mensagem: Mensagem3: “Pressionar F3” – após F3 ser pressionado será exibida a próxima mensagem: Mensagem4: “Pressionar F4” – após F4 ser pressionado será exibida a próxima mensagem: “Reiniciando. “CLP” e “SENAI” seqüencialmente a cada 1 segundo. programar a seguinte equação no CLP: X = Y. A tela inicial deve solicitar a entrada de duas variáveis: Num1 = Num2 = O usuário poderá selecionar qual operação deseja efetuar na calculadora: Tecla F1 habilita a operação de Adição e Tecla F2 habilita a operação de Subtração.. EX03 – Utilizando uma entrada física do CLP (I0. Dependendo da escolha do usuário.EXEMPLOS AULA04: EX01 – Utilizando operações matemáticas com números inteiros. OBS: Iniciar o cálculo. EX04 – Exibir na IHM as 3 mensagens: “CURSO”.0).Z + 4.”. extrair a raiz quadrada de um número. OBS: O programa deve garantir que a seqüência de acionamento seja F1-F2F3-F4. uma das seguintes telas deverá ser exibida: SOMA: ---ou MULTIPLICACAO: ---- . sendo que esta mensagem fica ativa por 3 segundos reiniciando o processo após este tempo.Z + 2.Y + 1 EX02 – Utilizando operações matemáticas com números reais. EX06 – Criar um programa que simula o funcionamento de uma calculadora com duas operações: Adição e Multiplicação (números inteiros sem sinal).

Caso a senha esteja correta o acesso será liberado.Qualquer uma das duas telas deve ser exibida durante 3 segundos. Se a senha informada estiver incorreta uma mensagem deve informar “senha incorreta” por 3 segundos e o programa retorna então para a tela que solicita a senha. e uma mensagem indicando que a porta está aberta deve ser ativada por 3 segundos. EX07 – Programa senha: este programa vai simular o funcionamento de um controle de acesso com senha. sendo que após este tempo a calculadora volta para a tela inicial com as variáveis de entrada já zeradas. Após este tempo outra tela indica (também por 3 segundos) que a porta vai fechar. A tela inicial deve solicitar que o usuário entre com a senha. .

OBS: o programa permite que o usuário entre com valores desde 500 até 2000 RPM`s. .EXEMPLOS AULA05: EX01: Utilizando o módulo analógico EM235.via IHM O programa deve apresentar uma tela onde o usuário seleciona o valor das RPM`s. Os comando de START e STOP do inversor também deverão ser habilitados via IHM! E sempre que o inversor iniciar o seu funcionamento a velocidade deve partir de 1000 RPM`s. caso os valores estejam fora desta faixa (abaixo ou acima). criar um programa que permite mudar as RPM`s de um motor. o programa deve compensar a diferença e garantir que a faixa especificada seja atendida! Se a velocidade estiver abaixo ou acima da faixa deverá ser exibida uma mensagem indicativa durante 3 segundos e após retornar para a tela de operação já com o valor dentro da faixa especificada.