Roteiro de apresentação:     Evidenciar a tarefa que o Luria fez e, eventualmente, novas tarefas propostas ao experimento Características dos participantes

Contexto (conversas preliminares e avaliativas) Respostas

AUTOANÁLISE E AUTOCONSCIÊNCIA PARTE I: Considerações Introdutórias Objetivo da tarefa: verificar a capacidade dos sujeitos adultos em lidar com sua própria vida interior de forma geral, de isolar características psicológicas particulares neles mesmos, de analisar seu mundo interior e de avaliar suas qualidades intrínsecas. Racionalistas e fenomenologistas: Autoconsciência (mundo subjetivo) é uma característica primária enquanto que a reflexão do mundo exterior é uma característica derivada e secundária. As fontes da consciência e da autoconsciência estariam nas profundezas do espírito humano ou nos elementos das estruturas cerebrais. Tese de Luria: a autoconsciência é um produto do desenvolvimento sócio-histórico. A reflexão da realidade externa natural e social surge primeiro e, apenas mais tarde, surge de fato a autoconsciência em suas formas mais complexas, devido às influências da mediação. Hipóteses iniciais da pesquisa: os processos de percepção das próprias qualidades, a autoanálise e a autoavaliação, são moldados pelas condições de existência social e pelas práticas sociais. Os seres humanos primeiro elaboram julgamentos sobre os outros e, percebendo esses julgamentos sobre si próprios e que estão submetidos aos mesmos, é que são capazes de formular julgamentos sobre si próprios. O processo de escolha das qualidades mentais intrínsecas dava lugar a enumeração de circunstâncias externas, necessidades cotidianas, ações etc. Foco de análise das respostas: verificar a capacidade que os sujeitos tinham em fazer das próprias qualidades mentais um tema de análise e de estar conscientes delas.

E: Então me conta. né? E: Investimento? A: É assim.. só essas coisas.. De ter. E: Então me conta como é sua vida em Uruaçu.. investimento também. A: Pequena. . Agora pros outros..... queria que você me apresentasse como é a cidade. (risos). Como é seu dia a dia. não tenho nada a reclamar. Eu não saio mesmo. então. E: Mas você é daqui de Uruaçu? A: Sou. possui dois filhos. qual é a tua ocupação aqui. lavar roupa. Só trabalhar dentro de casa. aqui quase não tem muita opção. Quase não tem opção pra mim.. concluiu o 4ª série do ensino fundamental. acho bom aqui demais. eu acho bom. pra falar a verdade. levar menino pra escola. Como é que é ser dona de casa? É um trabalho. É pequena. tem 27 anos.. Não saio. As pessoas tudo boa. Trabalhar.. buscar. Como eu não sou daqui.. Quase não tem assim essas coisas de investimento. pra divertir. E: Você nasceu aqui? A: Não...PARTE II: As Entrevistas Sujeito 1: Amália. que o teu dia a dia em Uruaçu é mais de rotina. Nasci em Anápolis. O meu lugar mais longe é ali na esquina. residente em Uruaçu.. E: Ah. então o seu trabalho é dona de casa.. A: Esse é o mais fácil (risos). né Denise?! Não mexendo com elas. casada.. Eu quase não saio aqui. E: Eu queria começar o nosso bate-papo pedindo que você me conte um pouco sobre Uruaçu. A: É só mesmo ficar dentro de casa. A: Uai. (filha interrompe) E: Quer dizer. o que tu fazes. é dona de casa. A: Ah. é! E: Como você avalia o seu trabalho? A: Estresse! E: Ser dona de casa dona de casa é um trabalho. Vim era pequena. porque pra mim. tem. como Uruaçu é. (interrompe).

E: O que a pessoa precisa ser. bagunçada.. Saía e deixava os filhos com o marido. qual a característica que uma pessoa deve ter... E: O que é ser dona de casa pra você? A: Cuidar da casa.. em primeiro lugar.. das crias.... Primeiro. não vai não. A: Porque ela não cuidava dos filhos direito.A: Que estressa a gente demais. a única coisa que ele fala é que eu tô gorda. quando ela tava grávida até ela ganhar. senão.. E o marido lavou roupa até. Por isso que eu ando assim... A qualidade é só porque eu sei que meu coração é bom. que varri o terreiro ontem. Viver bem com o marido.. no fundo. E: Eu quero fazer só mais uma pergunta: o que você pensa.. Ele quer que eu emagreça. Cuidar da casa e mais nada. E: Me diz quais as características dessa pessoa que te faz pensar que ela não é uma boa dona de casa. É porque eu sou muito nervosa. Um carrinho pra andar com .. Nós não briga. Nem parece. A: Uma pessoa triste. Ele era bom pra ela.. E: Pra ser uma boa dona de casa. casa.. dedicar aos filhos e o marido. tá vendo? (risos). tem que ter muita paciência. ela foi mexer com outro homem. depois que eu fiquei gorda. E: O que você considera ser uma boa dona de casa? A: Uai. Mas. Pra mim é que eu não boa. eu acho que eu vivo pra isso. né? Cuidar da casa e dos filhos. casa. só casa. né? A casa vai ficar uma bagunça? E os filhos. Quando o filho tava pequeno.. Uma casa boa também é bom! (risos) Uma casa maior pra gente arrumar direitinho. ele é bom demais pra mim. Não com a casa. mazelada comigo. tem que ser feliz pra ser uma boa dona de casa. Porque eu sou muito estressada. Primeiro. acha sobre você mesma? Se eu fosse perguntar: quem é Amália? O que você me diria. Me olho no espelho. Ela não era uma boa dona de casa. acabou. eu não tenho. porque eu sempre gosto de deixar a minha casa arrumada. Trabalho.. A: Primeiro a gente. tu tens uma pessoa em mente que tu dizes assim: essa pessoa não é uma boa dona de casa. mas. não faço outra coisa. eu sou boa pros outros. Ele fazia tudo pra ela e ela não tava nem aí. olha como é que tá! Agora comigo mesmo... pra ser uma pessoa feliz? A: Não precisa ter muito dinheiro... no fundo. só ficava na internet. Tô pensando mais em casa do que em mim. Se tá numa casa tem que saber arrumar as coisas. suas características pessoais.. Assim. a gente tem que saber que vai ter. nem da casa.. A: Tem.. Saúde.. no fundo. E: Das pessoas que você conhece que são casadas. Como a pessoa deve ser. Sei lá. Caso contrário.

nessa situação de trabalho. nessa questão de salário. no caso. agora eu vou pensar nisso. E: A profissão de zelador é um trabalho que tem muitas atribuições. No caso. Porque eu tenho uma filha. é zelador de condomínio. A pessoa costuma discutir ou querer dar outra opinião: “faça diferente”. Aí. Então. Porque muita das vezes você tá fazendo um trabalho na questão de alguma coisa no prédio e alguma pessoa dá opinião diferente você tem que saber o que é certo ou o que é errado... mas por aquilo que você sabe o que é certo. quais as características que uma pessoa deve ter pra ser um bom zelador? R: Primeiramente tem que ter o pulso forte. pra ser um bom trabalhador. a filha precisa de uma cirurgia. Porque eu não penso em ficar aqui trabalhando na limpeza. Ninguém nunca me procurou por isso.. na questão do intuito de aprimorar mais o conhecimento e. eu vim pra cá. um curso ou alguma coisa assim e continuar. Qual a sua opinião? R: Olha. no caso. Sujeito 2: Rodrigo. gênio forte. tenho que pensar em mim também.. E: O senhor está aqui nesse trabalho no prédio há quanto tempo? R: Eu estou aqui só tens uns 07 meses. na verdade. Apesar de que antes eu trabalhava no mercado... na verdade. no meu caso. eu só tô aqui. porque eu gosto mais de desenhar essas coisas assim. Porque antes eu pensava assim. E: Me dá um exemplo pra caracterizar gênio forte. Aí. é mais por razão de precisão mesmo. Porque minha mulher trabalhava antes. assim. no caso. aqui era um pouco melhor. casado.. Aí eu diria o seguinte. R: Gênio forte. como ficou mais difíceis as coisas. aí ela deixou de trabalhar porque precisa dar mais atenção pra neném. tem que saber o que é certo. completou a 8ª série do ensino fundamental. tem que ir pra São Paulo. tem uma filha pequena. . em curto período. essas coisas assim. pulso forte é a mesma coisa. Mas.. eu trabalho aqui na limpeza. só. eu ia buscar alguma coisa assim nessa direção. porque pra aguentar. 31 anos.. de ir atrás do que eu gosto. teria que ter um gênio forte? R: É. Porque não é pelo o que as pessoas falam. fazer uma faculdade ou alguma coisa assim. no caso? A pessoa ser segura de si. É nesse intuito que eu tô falando pra você. nessa questão de desenho. Na sua opinião. E: Eu queria que você me contasse um pouco sobre o seu trabalho e o que você acha sobre o trabalho de zelador. do que tá fazendo.. e tem muita gente que não entende que no dia a dia do serviço. a pessoa tem de ter um gênio forte pra aguentar um serviço desse. tem muita pessoa que não entende.os filhos também. Assim. É. esse trabalho. em fazer os estudos. E: Então. como a gente tem que lidar com muitas pessoas.

Avaliação mais detalhada do segundo sujeito. Acho que é isso. eu sou uma pessoa calma. R: Não sei.. agora que você tem que correr atrás porque o tempo é mais curto.. Hummm. uma pessoa que trabalha e dou conta do que eu sei fazer. tem que ver os dois lados.. o que eu queria mudar era isso. como pessoa. especialmente às suas condições socioeconômicas. quais são as características que você considera que não são adequadas para ser um bom zelador? Ou seja. essas coisas...E: Na sua percepção. Não ser mais descansado.. como característica sua. E: Disso tudo que nós estamos conversando. Conclusões gerais: Descrição das qualidades comparadas a aspectos concretos e materiais de suas vidas. acho que eu gostaria de ser mais.. Eu queria ser mais assim. quais as características de um mau zelador? R: Humm.. Autoavaliação em referência ao comportamento social e em relação a um contexto específico. no caso. como você é como pessoa? Quais são suas qualidades. filhos. em síntese. Referência às qualidades de acordo com o julgamento social e as práticas sociais. Antes a pessoa tinha tempo. Distinção específica das características psicológicas mais observadas na fala do segundo sujeito. porque foi um pouco de desleixo meu. eu não queria ser tão descansado na questão dos meus estudos. . como se diz. assim... Nesse caso. É isso que gostaria de mudar. de ir atrás. de estar procurando. Desleixo. queria que você me dissesse as suas características. tranquila. pessoa que costuma muito ir pela opinião do outro. Descrição das qualidades referentes ao trabalho mais distintas às carências materiais do segundo sujeito. dificuldades? R: Eu diria que o seguinte: não se importe com essas questões assim. o que eu posso dizer é isso. É. é mais difícil. porque quando você tem mulher. pessoa muito largada. E: Você gostaria de mudar alguma coisa em si? R: Aqui no trabalho? E: Mais no geral. procurar mais.

de aprendizagem. . funções e responsabilidades. no qual comparecem as concepções (de aluno. Lucidez e competências específicas.09.11: Identidade profissional Perfil profissional possui papéis. de sujeito. de avaliação).Aula 14. de desenvolvimento.