Plano de projeto pedagógico Grupo: APAE-BELÉM PROJETO PEDAGÓGICO

A seguir apresentamos alguns itens que devem ser observados na elaboração de um Projeto Pedagógico baseado no uso de vários recursos educacionais. Certamente outros dados devem (e podem) ser adicionados de acordo com o contexto de atuação de cada um. Elaborador (es): _Kátia Simone Campos _Lindalva Gomes de Carvalho _Neuza Dias Motta _Vitória de Cássia dos Santos Ferreira

Descrição da idéia geral do Projeto Pedagógico: O Projeto vai se desenvolver a partir de uma brincadeira popular “Amarelinha”, utilizando-se da Linguagem do LOGO, Paintbrush, Print Artistic, onde o aluno visualizará os números, as cores, as formas. O aluno pulará a amarelinha onde estará aprendendo os numerais e os demais conceitos envolvidos no Projeto, e para que a atividade seja mais atrativa o aluno ouvirá uma música e visualizará um rapaz correndo no ritmo da música.

Público a que se destina: Alunos da Educação Infantil na faixa etária de 4 a 6 anos.

Tempo de execução estimado A prévia de execução deste Projeto Pedagógico está sendo estimado em um prazo de aproximadamente 3 meses, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.

Justificativa para a realização do Projeto O avanço da informática na Educação Especial vem cada vez abrindo leques de oportunidades onde podemos desenvolver o potencial cognitivo, criativo e humano de nossos alunos. A tecnologia computacional faz parte do nosso cotidiano e tem mudado a prática de quase todas as atividades do mundo inteiro. O computador como ferramenta educacional na Educação Especial vem ganhando grande destaque, pois o seu papel no processo educativo vem criando situações significativas de aprendizagem. A atividade lúdica é o melhor caminho para se chegar até a criança. Para ela é diversão, é exercício, é desafio, é atividade. Diante do exposto o nosso Projeto Pedagógico visa estimular ao aluno a construção do seu próprio conhecimento através de uma brincadeira popular que é o dia-a-dia do aluno. Através dessa atividade “Amarelinha” (Paint), pode-se desenvolver vários conceitos, ás vezes, complexos para os alunos, que através da experiência não computacional com o professor com brincadeiras e poderá ser melhor adquiridos tais conceitos para eles como: forma, cores, números, lateralidade, atenção, etc..

Intenções do professor ao planejar o Projeto O Projeto está voltado para atingir o aluno da Educação Infantil com a intenção de tornar alguns conceitos matemáticos, muitas vezes complexos para essa faixa etária, algo mais significativo para este aluno. Essa fase é de suma importância para se trabalhar com a realidade vivenciada pelo aluno, daí o porquê da escolha da “Amarelinha” para desenvolver e estimular o próprio conhecimento do aluno. É necessário familiarizar a criança com aquilo que ela vê a cada instante em sua vida doméstica, escolar e comunitária, de forma assistemática, e levá-la à formação de conceitos concretos Através da brincadeira típica dessa faixa etária, o Projeto, estará dando oportunidades para os nossos alunos aprenderem com alegria, criatividade e prazer.

Atividades previstas / encaminhamento Desenvolver a coordenação motora (equilíbrio, lateralidade, pular, saltar, etc..) , Trabalha as cores (através de desenhos livres e pinturas e etc.) , Os numerais e as formas geométricas. ( deverão ser trabalhados anteriormente em sala de aula) através de jogos e brincadeiras e etc. O professor desenvolverá esses conceitos com seus alunos, e no Laboratório de Informática ele poderá de uma maneira bem criativa, reconstruir os seus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.

Conteúdos/conceitos envolvidos no Projeto: Matemática ( numerais, ordem dos numerais, regras) Coordenação Matora ( pular, saltar, lateralidade,

equilíbrio) Cores ( primárias e algumas secundárias) Ciências ( conhecer o próprio corpo) Estímulos ( visual e auditivo)

Recursos educacionais necessários para realização do Projeto (computacionais e não computacionais). Justificar cada um deles. Utilização do Paint, através da criação de desenhos, para desenvolver a coordenação fina, no manuseio do mouse. ......Explorar o Micromundos, para a realização da atividade. Confeccionar brinquedos matemáticos e para trabalhar as cores com os próprios alunos ( com material de sucata), Trabalhar através de brincadeiras, regras de jogo. Explorar o Parque da escola, onde tem pintado uma AMARELINHA, e outros brinquedos onde se pode trabalhar a coordenação motora. Dar oportunidade deles criarem seu próprio instrumento sonoro( com sucatas). Realizar atividades na Brinquedoteca, onde se pode explorar todos os conceitos envolvidos no projeto, tudo através de brincadeiras.

Resultados esperados Espera-se ao final do Projeto Pedagógico incentivar o aluno a criar novas brincadeiras, despertar o interesse para programar sozinho, estimular o processo de integração com o computador, com o professor e com os colegas. Principalmente deseja-se desenvolver as habilidades cognitivas de nossos alunos, para que a sua aprendizagem seja mais interessante e prazerosa.

Outros dados sobre o Projeto que julgar importantes Podemos trabalhar além dos conceitos e conteúdos envolvidos no Projeto temas relacionados com valores étnicos e morais, competição como incentivo aos esportes, trabalhar com música, bem como, a importância da mesma na questão cultural.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful