You are on page 1of 16

CONSTRUINDO O PCMSO PROF. ENF. ESP.

JENIFFER AVELAR

PCMSO...
OBS: OS EXEMPLOS DEMONSTRADOS A SEGUIR TEM CARATER SIMPLIFICADO, PODEM SERVIR DE MODELO, MAS, DEVEM SEGUIR OS PADRES ADOTADOS PELA EMPRESA BEM COMO AS NECESSIDADES VIGENTES!!

PCMSO....
Capa: Ttulo, logo da empresa, data (opcional); Contra-capa: opcional Sumrio: deve conter todos os itens contidos no livro.

PCMSO...
Identificao da Empresa: Empresa, Unidade,CNPJ, Endereo, Telefone, Atividade Principal, CNAE, Grau de Risco, Grupo de Risco, Nmero de Servidores, Tipos de Servidores (Masculino, Feminino, Menor, PPD) Quadro de servidores: Divises, Funo, Nmero de servidores e Jornada de Trabalho.

PCMSO...
IDENTIFICAO DA EMPRESA: MAGAVILHOSA SACOLINHAS LTDA. Unidade: PATPOLIS C.N.P.J: 20111982-0002 Nmero de Servidores: 300 Masculino: 120 Feminino:180 Menor:3 PNE:2 Da Atividade Principal: FABRICAO E BENEFICIAMENTO DE ARTEFATOS PLSTICOS Grau de Risco: 02 Grupo de Risco: C-22 CNAE: 79.11-2-00 Ramo de Atividade: INDSTRIA Turnos de Trabalho: Vrios Jornada de Trabalho: 12 a 40HORAS SEMANAIS

PCMSO...
INTRODUO Este Programa foi elaborado de acordo com os seguintes textos legais: Norma Regulamentadora n 07 NR - 07, aprovada pela Portaria n 3214, de 08 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE; Portaria n 24, de 29 de dezembro de 1994, que aprova o texto disposto na NR 07; Portaria n 08, de 08 de maio de 1996, que altera a NR - 07; Lei n 6514, de 22 de dezembro de 1977, que altera o Captulo V do Titulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativo a segurana e medicina do trabalho e d outras providncias; Lei n 8112, de 11 de dezembro de 1990, em seus artigos 69, 72, 186 (pargrafo 2) e 212; Alm disso, foi utilizada literatura tcnica referente Medicina, Segurana e Higiene noTrabalho, a fim de dotar o rgo de um Programa de Sade Ocupacional voltado para a promoo e preservao da sade dos servidores no que se refere aos riscos inerentes s atividades desenvolvidas pelos mesmos, em seus vrios aspectos.

PCMSO...
OBJETIVO
Promover e preservar a sade dos servidores privilegiando o instrumental clnicoepidemiolgico na abordagem da relao entre a sade e o trabalho, considerando aspectos individuais e coletivos; Rastrear e diagnosticar precocemente agravos sade dos servidores relacionados ao trabalho, destacando o carter preventivo; Ser parte do conjunto de iniciativas do rgo no campo da sade do servidor; Indicar solues para a melhoria dos ambientes de trabalho e da organizao das atividades, individual e coletivamente, a partir da deteco dos problemas; Conscientizar a direo e os colaboradores quanto importncia do aspecto preventivo para a manuteno da qualidade de vida dentro da Organizao; Contribuir para a melhoria contnua da qualidade dos servios prestados aos clientes, atravs da preservao da sade ocupacional dos colaboradores; Formar, atravs dos registros dos exames mdicos ocupacionais, histricos de informaes relativas s condies clnicas (fsicas e mentais) dos nossos servidores.

PCMSO...
DAS RESPONSABILIDADES DA EMPRESA:

Aprovar e garantir a execuo do PCMSO, bem como zelar pela sua eficcia; Garantir os recursos financeiros para a efetiva implementao do PCMSO, inclusive custeando, sem nus para o servidor, todos os procedimentos relacionados ao Programa; Fornecer as informaes necessrias elaborao e execuo do PCMSO; Convocar os servidores para os exames mdicos ocupacionais (Departamento de Recursos Humanos); Garantir a liberao dos servidores para os procedimentos previstos no PCMSO junto ao Mdico do Trabalho; Exigir dos servidores o cumprimento das solicitaes do Mdico do Trabalho; Emitir Registro de Acidente de Trabalho (Departamento de Recursos Humanos) quando solicitado pelo Mdico Coordenador do PCMSO; Fornecer s empresas contratadas para terceirizao de servios, informaes relativas ao PCMSO, quando solicitadas.

PCMSO...
DO MDICO COORDENADOR E DO ENFERMEIRO
Coordenar e Supervisionar diretamente a execuo do PCMSO; Dar cincia das doenas ocupacionais ao departamento de Recursos Humanos para que seja emitido o Registro de Acidente de Trabalho; Prestar esclarecimentos, quando solicitado, sobre os problemas de sade ocupacional dos servidores, respeitando o princpio tico do sigilo mdico e de enfermagem; Realizar ou solicitar os exames mdicos previstos para o PCMSO: adicionais, peridicos, mudana de funo, retorno ao trabalho e demicionais, ou selecionar e orientar profissional mdico familiarizado com os princpios da patologia ocupacional e suas causas, para a execuo dos mesmos ; Zelar pela padronizao dos exames mdicos ocupacionais a fim de que o servidor tenha o mesmo padro de atendimento independente da unidade em que estiver lotado; Fornecer ao rgo informaes referentes a profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados para a realizao dos exames complementares previstos no PCMSO; Solicitar o afastamento do servidor do trabalho ou da exposio ao risco quando constatada doena profissional e relatar quais medidas especficas de controle do fator causal podem ser adotadas.

PCMSO...
DO MDICO EXAMINADOR Examinar o servidor e registrar em pronturio prprio a anamnese realizada; Dar cincia ao servidor sobre o(s) resultado(s) do(s) exame(s) e orient-lo; Comunicar ao Mdico Coordenador os casos de doenas ocupacionais; Seguir a rotina estabelecida pelo Mdico Coordenador; Emitir o Atestado de Sade Ocupacional ASO. Obs. Quando o Mdico Coordenador for tambm o Mdico Examinador, o mesmo acumula as responsabilidades supracitadas.

PCMSO
DO TST Agente fiscalizador das aes propostas pelos profissionais responsveis pela elaborao e execuo do PCMSO. PS: o TST ser responsabilizado civil e criminalmente caso permita o descumprimento das diretrizes do PCMSO ou caso colabore para o mesmo!

PCMSO...
O Tcnico em Enfermagem O tcnico em enfermagem dever cumprir todas as aes de enfermagem previstas no PCMSO, podendo tambm ser responsabilizado caso haja o seu descumprimento. PS: o TE no deve e no pode atuar sem a superviso e fiscalizao do Enfermeiro RT.

PCMSO...
Dos Colaboradores Colaborar com a execuo do PCMSO, constituindo-se ato faltoso a recusa injustificada ao cumprimento do disposto neste Programa; Submeter-se aos exames mdicos previstos no PCMSO; Cumprir as orientaes mdicas decorrentes da avaliao de sua sade; Utilizar o Equipamento de Proteo Individual EPI fornecido; Cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive as ordens de servio expedidas pela empresa; Comunicar, imediatamente, a equipe de sade quando acometido por problemas de sade.

PCMSO...
Os Exames Mdicos Ocupacionais tm por objetivos a avaliao: Da sade no aspecto geral; Da capacidade laborativa; Das possveis repercusses do trabalho sobre a sade. Para a realizao dos Exames Mdicos Ocupacionais, observam-se a histria pregressa do servidor atravs de anamnese clnica e ocupacional. Sem descuidar dos aspectos gerais, especial ateno deve ser dispensada aos seguintes itens:

Para a realizao dos Exames Mdicos Ocupacionais, observam-se a histria pregressa do servidor atravs de anamnese clnica e ocupacional. Sem descuidar dos aspectos gerais, especial ateno deve ser dispensada aos seguintes itens:

Exame dermatolgico; Exame pulmonar e cardaco; Exame da coluna vertebral; Habitualidade do fumo, lcool e drogas; Histrico de dores nos membros superiores Teste oftalmolgico; Exame auditivo (percepo de alteraes durante a entrevista).

Muchas Gracias!!!

You might also like