You are on page 1of 7

EPISTEMOLOGIA E TOPOLOGIA LACANIANA (I)

Almerindo A. Boff

Freud sempre defendeu a idia do pertencimento da psicanlise ao campo epistemolgico das cincias naturais, Naturwissenshaften, no cogitando sua incluso entre as ento denominadas cincias do esprito, Geisteswissenschaften. (Boff, 1996) Com exceo da vertente lacaniana, as grandes correntes tericas da psicanlise do sculo XX (a Psicologia do Ego e os desenvolvimentos tericos de Klein, Bion, Winnicott e Kohut) no se ocuparam de maneira significativa em assentar a teoria psicanaltica sobre outros supostos epistemolgicos. Lacan julgou importante esta tarefa. O presente texto indaga a respeito de algumas de suas razes para isto e aponta a pertinncia atual desta discusso bem como algumas de suas implicaes para a clnica psicanaltica.

O estruturalismo francs e a psicanlise estruturalista lacaniana

O estruturalismo francs se edifica sobre as lingsticas de Saussure e Jakobson, recebendo a seguir impulso especial a partir da antropologia de Lvi-Strauss. Em 1945, este declara que [No] conjunto das cincias sociais ao qual pertence indiscutivelmente, a lingstica ocupa, entretanto, um lugar excepcional: ela no uma cincia social como as outras, mas a que, de h muito, realizou os maiores progressos: a nica, sem dvida, que pode reivindicar o nome de cincia e que chegou, ao mesmo tempo, a formular um mtodo positivo e a conhecer a natureza dos fatos submetidos sua anlise. (LviStrauss, 1945: 45) Roudinesco conta que, em 1951, Lacan, Lvi-Strauss, Guilbaud e Benveniste renem-se para trabalhar sobre as estruturas e estabelecer pontes entre as cincias humanas e a matemtica. Cada qual utiliza a seu modo os ensinamentos do outro, maneira de uma figura topolgica. (Roudinesco, 1986: 608) A aproximao entre os conceitos psicanalticos fundamentais e os modelos matemticos foi a maneira como Lacan, seguindo Freud, inscreveu, sua prpria maneira, a psicanlise como herdeira do iluminismo, reformulando sua lgica e situando-a na rota iniciada por Cantor e continuada por Frege, Russel e Gdel, tratandose, portanto, de cincia inscrita na tradio racionalista, tributria da razo e da experincia. (Barreto, 1999: 163)

A importncia dos desenvolvimentos tericos de Lacan no cenrio francs chegou a ponto de lev-lo a ser reconhecido, em certo momento, juntamente com Lvi-Strauss, Foucault e Althusser, como um dos quatro mosqueteiros do estruturalismo. (Mafra, 2000: 193) O fascnio do pensamento estruturalista teve seu apogeu em 1966, marchando o movimento, a partir da, para o seu canto do cisne. (Dosse, 1991) Procurarei, a seguir, marcar alguns pontos de contato entre a evoluo do pensamento lacaniano nas dcadas de 40 a 70 e as vicissitudes paralelas do movimento estruturalista.

Os modelos matemticos no ensino de Jacques Lacan

J em 1945 Lacan lana mo da teoria dos jogos e de um exerccio de lgica para formular a estruturao do tempo lgico como apresentao sucessiva de trs tempos: o instante de olhar, o tempo para compreender e o momento de concluir. (Lacan, 1945a) Ainda no mesmo ano, um problema aritmtico proposto por Queneau utilizado por ele em seu estudo de uma lgica coletiva na qual se estruturam formas lgicas em que se devem definir as relaes do indivduo com a coleo antes que se constitua a classe, ou seja, antes que o indivduo seja especificado. (Lacan, 1945b) Em 1948, a respeito da noo de agressividade, ele discute se possvel formar dela um conceito tal que ela possa aspirar a um uso cientfico, isto , apropriado a objetivar fatos de uma ordem comparvel na realidade, ou, mais categoricamente, a estabelecer uma dimenso da experincia cujos fatos objetivados possam ser considerados como variveis. (Lacan, 1948: 104) Portanto, ao dar incio aos seus seminrios pblicos, na dcada de 50, Lacan j faz uso, desde a dcada precedente, de modelos matemticos em seu ensino. No Seminrio 1, nas sesses de junho de 1954, supe que uma certa quantidade de dados numricos necessria para qualquer definio possvel de um campo de intersubjetividade (09/06/1954) e ao final daquele ms desenha no quadro-negro este pequeno diamante que um diedro de seis faces, usando esta figura geomtrica para ilustrar a forma como se articulam o real, o simblico e o imaginrio (30/061954). (Lacan, 1954) Apesar do uso de modelos matemticos estar presente, portanto, em seu ensino h bastante tempo, na sesso de 02 de fevereiro de 1955 que possvel identificar com clareza a inaugurao da sua proposta original quanto forma de transmitir os conceitos fundamentais da psicanlise. Nesta sesso, desenha, alm dos esquemas ticos utilizados por Freud no captulo VII de A interpretao de sonhos e daqueles utilizados por ele mesmo em sesses anteriores de seu Seminrio, o seu famoso Esquema L. (Lacan, 1955) O que importa destacar neste momento o alcance da ruptura que este ato provoca em relao tradio psicanaltica. No apenas em relao s formalidades de transmisso da psicanlise pela IPA, mas, o que mais importa, em relao prpria sustentao epistemolgica do saber psicanaltico, o que ir se tornar cada vez mais evidente ao longo do seu ensino.

Podemos destacar alguns pontos importantes desta ruptura. O Esquema L introduz no seu ensino os matemas lacanianos, os quais passaro crescentemente a identificar tanto seu estilo quanto sua proposta terica. Trata-se de uma estrutura de quatro termos que articula Real, Simblico e Imaginrio, passando a ocupar, na psicanlise lacaniana, o lugar da segunda tpica em Freud. Com a formulao dos matemas ser construda a lgebra lacaniana, destinada a representar o Inconsciente como uma estrutura formal, abstrata, onde os elementos provindos das percepes sensoriais so substitudos por smbolos matemticos, segundo o modelo das operaes algbricas. Ocorre neste momento o abandono do recurso freudiano evocao de analogias, s vezes at bastante foradas, entre elementos da teoria psicanaltica e noes importadas das cincias naturais. Ao substituir estas noes, sustentadas em observaes empricas, por elementos simblicos extrados da matemtica, Lacan est ao abrigo da pretenso estruturalista de dar, por esta via, uma fundamentao cientfica s chamadas cincias humanas, candidatando-se, assim, a psicanlise, ao reconhecimento de semelhante fundamentao epistemolgica. A lgebra se presta especialmente a esta pretenso terica por ser o ramo da matemtica que reduz a soluo de problemas manipulao de expresses simblicas nas quais diferentes elementos abstratos mantm entre si uma relao necessria definida pela estrutura a que pertencem. No caso de Lacan, esta estrutura o Inconsciente, pensado como estruturado como uma linguagem. Ele est propondo uma formalizao da psicanlise, endereada a reformular sua fundamentao epistemolgica, semelhante que Lvi-Strauss prope na sua antropologia estrutural. (Evans, 1996: 7)

O Esquema lacaniano consiste num nmero de pontos conectados por um nmero de vetores. Cada ponto num Esquema designado por um dos smbolos da lgebra lacaniana, enquanto os vetores mostram a relao estrutural entre estes smbolos. Os Esquemas podem ser vistos como uma primeira incurso consistente de Lacan no campo da Topologia. (Evans, 1966: 168-9)

A Topologia foi originalmente chamada analysis situs por Leibniz, constituindo um ramo da matemtica que formaliza as propriedades das figuras no espao (continuidade, contigidade e delimitao) que so preservadas sob qualquer deformao contnua. Ela utiliza a noo de espao topolgico, que no se limita ao espao euclidiano clssico, de duas ou trs dimenses (superfcie ou volume, respectivamente). Desta maneira, a definio de um espao topolgico dispensa qualquer referncia a distncia, tamanho, rea ou ngulo, baseando-se apenas sobre um conceito de proximidade ou vizinhana. Enquanto o Esquema L e os demais produzidos na dcada de 50 podem ser vistos como uma primeira incurso lacaniana na Topologia, as formas topolgicas propriamente ditas s se tornam proeminentes em seu ensino na dcada de 60, quando ele volta sua ateno para as figuras do toro, da fita de Mebius, da garrafa de Klein e do cross-cap. Ser nos anos 70 que ele centrar sua ateno na figura que o fascinar at o fim dos seus dias, o n borromeu, levando-o ao estudo das complexidades maiores da teoria dos ns. (Evans, 1996: 207-8)

Lacan e a crtica ps-estruturalista sua psicanlise

Dosse localiza no ano de 1966 o apogeu do movimento estruturalista. neste ano que Derrida apresenta as primeiras crticas ao estruturalimo de Lvi-Strauss, o que o levar s posies tericas que sero identificadas como ps-estruturalistas. (Dosse, 1991) Alm de Derrida, tambm Foucault, Lyotard e Deleuze, para citar apenas alguns nomes de maior destaque, engrossaro progressivamente as fileiras da crtica ps-estruturalista, que acabar incluindo entre seus alvos a psicanlise estruturalista de Jacques Lacan. (Peters, 2000: 34) O ps-estruturalismo questiona o cientificismo das cincias humanas, especialmente a pretenso estruturalista de identificar as estruturas universais que seriam comuns a todas as culturas e mente humana em geral. (Peters, 2000: 39) Rejeita a idia de que um sistema de pensamento possa ter qualquer fundamentao lgica (em sua coerncia interna, por exemplo). Para os ps-estruturalistas, no existe nenhuma fundao, de qualquer tipo, que possa garantir a validade ou a estabilidade de qualquer sistema de pensamento. (Gutting, 1998: 597)

O estudo da resposta de Lacan s crticas ps-estruturalistas exigiria uma investigao especifica. Para os objetivos deste texto, suficiente apenas apresentar, a ttulo de instigao a tal estudo, a impresso de Dosse a respeito: Aps ter apoiado seu retorno a Freud na lingstica saussuriana, nos anos 50, Lacan acompanhou o refluxo do estruturalismo ao se distanciar desse ponto de sutura a fim de se orientar cada vez mais na direo da topologia, dos ns, dos toros.... (Dosse, 1991: 421) Fica aqui a provocao aos interessados em levar adiante esta indagao.

A psicanlise estruturalista no cenrio da epistemologia ps-moderna: conseqncias para a clnica

Podemos dizer que Lacan no teve medo de pensar e de dizer o que pensava mesmo quando as conseqncias deste dizer fossem as piores. Tambm nos exige o mesmo exerccio de coragem poder pensar a clnica do sculo XXI tentando levar a todas as suas conseqncias as reflexes da filosofia ps-moderna, j uma quarentona parisiense. Isto me diz que no podemos argumentar, sob esta tica, pela superioridade a priori de qualquer dos discursos que se apresentam hoje na clnica, seja ele o discurso da psicologia cognitiva, das terapias sistmicas, da psiquiatria baseada em evidncias ou da psicanlise lacaniana. Da mesma forma, possvel pensar, a partir de Lacan e do discurso da filosofia psmoderna, no s uma psicanlise lacaniana como tambm uma psiquiatria de orientao lacaniana. Tratar-se-ia de reinventar a clnica psiquitrica levando em conta no somente os ensinamentos da psicanlise, mas sobretudo uma orientao e

uma posio diante do doente mental: uma clnica psiquitrica que no desconhea o sujeito e que o toque ali no ser doente () Trata-se de uma posio oposta do psiquiatra biolgico que, inserido no discurso universitrio, a partir do seu saber toma o psictico (e o neurtico) enquanto objeto (doena = doente). Uma clnica com psicticos que leve em conta, mais alm do fenomenolgico, o aspecto estrutural, o diagnstico estrutural e as sadas possveis para o sujeito no sentido de suas estabilizaes (metfora delirante / obra / e passagem ao ato), sem desconhecer a importncia da prtese qumica (uso de psicofrmacos) nessas situaes, ou seja, uma clnica que maneje decididamente, sempre considerando o sujeito a em questo, impasses como internamento hospitalar, uso de medicamento, altas hospitalares, criao da demanda de anlise, etc. (Beneti, 1991)

Ainda podemos tomar inspirao no sincretismo religioso do brasileiro, no seu cotidiano recurso simultneo a crenas religiosas racionalmente incompatveis entre si, ou na tendncia esttica ps-moderna na arquitetura e nas artes plsticas, onde diferentes estilos e padres estticos convivem na mesma obra, para imaginar uma clnica ps-moderna na qual no h contradio a priori entre o emprego simultneo, por algum em busca de alvio do seu mal-estar, de medicao de acordo com os preceitos da psiquiatria baseada em evidncias, de uma terapia familiar de orientao sistmica, de uma terapia cognitivo-comportamental individual e de uma psicanlise lacaniana. Para sustentar indignao racional perante esta proposta deveramos poder articular uma resposta consistente, a partir da filosofia ps-moderna, antiga indagao ingnua: E por que no?.

Concluso

No percurso deste texto procurei traar alguns pontos de referncia para uma interrogao a respeito da prtica clnica contempornea entendida a partir do referencial terico lacaniano, indagando especialmente a respeito das implicaes dos modelos topolgicos lacanianos para uma perspectiva epistemolgica da teoria e da prtica clnica pensadas luz da filosofia dita ps-moderna. Embora se possa dizer, com Latour, que nunca fomos modernos (Latour, 1991), tambm podemos dizer hoje que nunca fomos to ps-modernos. Considero esta reflexo imprescindvel para uma prtica clnica em dia com sua poca.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Beneti, A. (1991) Psiquiatria lacaniana? In: Quinet, A. (org) Jacques Lacan: a psicanlise e suas conexes. Rio de Janeiro: Imago; 1993. pp. 26-7.

Boff, AA. Da interpretao interpretao psicanaltica: introduo a uma perspectiva histrica do intricado epistemologia hermenutica psicanlise. Projecto Revista de Psicanlise 5(6): 153-75, 1996.

Dosse, F. (1991) Histria do estruturalismo. Vol. 2. So Paulo: Ensaio; 1994. pp. 32, 51, 91.

Evans, D. (1996) An introductory dictionary of lacanian psychoanalysis. New York: Brunner-Routledge; 2003.

Gutting, G. Post-Structuralism. In: Craig, E. (org) Routledge encyclopedia of philosophy. London/ New York: Routledge; 1998.

Lacan, J. (1945a) O tempo lgico e a assero da certeza antecipada. In: _____. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1998.

_____. (1945b) O nmero treze e a forma lgica da suspeita. In: _____. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2003.

_____. (1948) A agressividade em psicanlise. In: _____. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1998.

_____. (1954) O seminrio. Livro 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1979. pp. 256; 308.

_____. (1955) O seminrio. Livro 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1985. p. 142.

Latour, B. Nous navons jamais t symmtrique. Paris: La Dcouverte; 1991.

modernes:

essais

danthropologie

Lvi-Strauss, C. (1945) A anlise estrutural em lingstica e antropologia. In: ______. Antropologia estrutural. 6 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; 2003. p. 45.

Mafra, TM. A estrutura na obra lacaniana. Rio de Janeiro: Companhia de Freud; 2000. p. 193.

Peters, M. Estruturalismo e ps-estruturalismo. In: _____. Ps-estruturalismo e filosofia da diferena. Belo Horizonte: Autntica; 2000.

Roudinesco, E. (1986) A histria da psicanlise na Frana. Vol 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1988. p. 608. 1 Psiquiatra e Psicanalista. Mestre em Psicologia (UFRGS). Membro Titular do Ncleo de Estudos Sigmund Freud.

You might also like