You are on page 1of 97

Treinamento Avanado

PowerMILL

Contedo

PowerMILL Contedo
Captulos Nmero da Pgina

Dia 1

1. Projeo de Usinagem 2. Editando Percursos 3. Verificando Coliso 4. Padres

03 12 13 30 31 36 37 56

Dia 2

5. Usinagem 2D 6. Templates do Percurso 7. Customizando o PowerMILL 8. Folha de Processo

57 74 75 80 81 90 91 96

Edio PMILL 5.0

Contedo

PowerMILL

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Projeo de Usinagem

1. Projeo de Usinagem
Introduo
Esso quinto sub-grupo das opes de acabamento, Projeo de Usinagem fornece um melhor controle da direo de projeo das estratgias de usinagem sobre um componente. Aplicaes incluem a usinagem de figuras com contra sada usando ferramentas especiais e uma maior preciso para figuras posicionadas em ngulos complexos para o eixo da ferramenta. Projeo de usinagem tambm uma estratgia essencial para usar com aplicaes em Cinco Eixos. Existem trs estratgias diferentes de projeo Ponto, Linha, ou Plano .

O modo mais simples para entender o princpio da usinagem de projeo considerar cada estratgia como raios de luz que radiam dentro ou fora de uma fonte definida. A estratgia Ponto semelhante a radiao da luz de uma lmpada; a estratgia Linha semelhante a radiao da luz de uma lmpada fluorescente; e a estratgia Plano semelhante a radiao da luz de um refletor retangular. No menu de acabamento a Direo da projeo pode ser Para Fora ou Para Dentro da origem definida. Essa uma opo importante dependendo se a usinagem vai ser feita em uma cavidade ou em um macho.

Edio PMILL 5

P rojeo de Usinagem

PowerMILL

Dentro da projeo de usinagem h uma configurao de ngulos usados chamados Azimuth e Elevao . Usando a combinao dos dois, qualquer ngulo 3D pode ser definido. ngulo Azimuth - Esse o ngulo no sentido anti-horrio ao redor do plano Z.

Ele mostrado sobre o modelo chamber, com uma vista inferior no eixo Z.

ngulo de Elevao - Esse o ngulo que aumenta para cima no plano Z

Isso mostrado sobre o modelo chamber. com uma vista por baixo no eixo X.

Edio PMILL 5

PowerMILL

Projeo de Usinagem

Exemplo de Projeo por Plano


Quando a usinagem feita com uma ferramenta de Disco, o acabamento por projeo pode ser usado para usinar superfcies inferiores. Todas as trs estratgias, Ponto, Linha, e Plano podem ser usadas. O seguinte exemplo mostra uma aplicao usando a estratgia Plano.

?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Em Arquivo >Exemplos selecione o modelo heatsink.dgk. ?? Defina um Bloco para os limites do modelo e ento expanda em 14 na direo Y somente. ?? Defina uma ferramenta toroidal de 25mm de dimetro, com 2mm do raio da ponta e 80mm de comprimento. ?? Crie um percurso de Desbaste para desbastar fora do componente. ?? Use uma estratgia de Acabamento da sua escolha para acabar o componente e execute ambos os percursos no ViewMILL.

?? Defina um ferramenta de Disco com dimetro 75mm, raio da ponta de 1mm e comprimento 4mm. ?? Verifique se a Ferramenta vai at o Z de Segurana acima do Bloco. ?? Pressione Ctrl T para mostrar a ferramenta ativa

Edio PMILL 5

P rojeo de Usinagem

PowerMILL

?? No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento Projeo por Plano

Os valores das Alturas de Incio e Fim foram obtidas pela visualizao do modelo na direo X e lendo os valores em Z do lado direito da tela. Essa uma operao de SemiAcabamento assim um Sobre Metal de 0.5 est sendo deixado.

?? Preencha o Menu como mostrado e pressione Prever.

Ao usar o acabamento por projeo, (Ponto, Linha ou Plano), deve ser feito um offset da origem da superfcie horizontalmente pelo menos do raio do corte.

?? Aplicar o menu para gerar o percurso.

Edio PMILL 5

PowerMILL

Projeo de Usinagem

Verificar a usinagem de contra-sada de qualquer coliso da ferramenta no menu de contrasada antes de subir ou uma geometria incorreta da ferramenta . Nesso caso o procEsso deveria ser visto com coliso livre.

A usinagem pegou entre Z-39 e Z77.5 como especificado no menu. Com Esse tipo de ferramenta muito comum usar a estratgia sentido nico

?? Clique com o boto direito sobre o percurso no explorer e selecione Configuraes. ?? Selecione o cone copiar percurso no menu. ?? No menu Acabamento por Projeo de Plano, desative Unio e ative Sentido nico. ?? Aplicar o menu para criar o percurso.

A ferramenta est enganando nas abas quando sobe em cada passe. Existe um cone de advertncia em vermelho no explorer para indicar que o percurso possui coliso.

Edio PMILL 5

P rojeo de Usinagem

PowerMILL

As Entradas/Sadas e Ligaes tero que ser modificadas para solucionar o problema.

?? Abra o menu Entradas/Sadas e ligaes.

?? Selecione a guia Entrada. ?? Indique 1 Escolha, Arco Horizontal -Raio 2.0 ngulo 90

?? Selecione Copiar para Sada e Aplicar.

?? Selecione a guia Extenses. ?? Indique Para Dentro e Para Fora - Distncia de 40, e ngulo .0

?? Aplicar e Aceitar o menu.


O percurso automaticamente atualizado e o cone de advertncia em vermelho no Explorer mudou para verde. As Entradas/Sadas e Ligaes foram usadas nesso exemplo para evitar as colises do percurso. Elas so uma ferramenta essencial em muitas aplicaes de usinagem de contra-sada.

Edio PMILL 5

PowerMILL

Projeo de Usinagem

Exemplo de Projeo de Linha


?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Abra o projeto ucut_proj na pasta Projetos em PowerMILL_Data.
Esso projeto contm um modelo, bloco, percurso de desbaste com sobre-metal de 1mm e semi-acabamento com sobre-metal de 0.3mm

Regio com Contra-Sada

?? Execute o Desbaste e o Semi-Acabamento no ViewMILL.


Ferramentas de Disco sero usadas em reas com contrasada

?? Selecione uma vista olhando para o eixo Z

?? Coloque o cursor sobre o ponto de canto sem clicar e leia os valores X & Y na parte inferior direita da tela
Esses valores sero usados ao preencher no menu Projeo de Linha.

?? No menu Estratgias de Percurso, selecione Acabamento por Projeo de Linha

Edio PMILL 5

P rojeo de Usinagem
?? Selecione a ferramenta TD30.

PowerMILL

Os valores das Alturas de Incio e Fim foram obtidas pela visualizao do modelo na direo X e lendo os valores em Z do lado direito da tela.

Essa operao deixa um Sobre Metal de 0.3 na pea

?? Preencha o Menu como mostrado e pressione Prever.

Essa parte prvia mostra a localizao da linha e as setas mostram a direo que ele ser projetado na pea.

Essa parte da prvia o estilo do percurso que ser usado e a profundidade que ser coberta.

?? Aplicar o menu para gerar o percurso.

10

Edio PMILL 5

PowerMILL

Projeo de Usinagem

A ferramenta est enganando nas abas quando sobe em cada passe como no exemplo Plano. Existe um cone de advertncia vermelho para indicar que o percurso possui coliso.

?? Abra o menu Entradas/Sadas e ligaes.

?? Selecione a guia Entrada. ?? Indique 1 Escolha, Arco Horizontal -Raio 2.0 ngulo 90

?? Selecione Copiar para Sada e Aplicar. ?? Selecione a guia Extenses. ?? Indique Para Dentro e Para Fora - Distncia de 15, e ngulo .0 ?? Aplicar e Aceitar o menu.

Edio PMILL 5

11

P rojeo de Usinagem
O valor de extenso precisa ser pelo menos o mesmo que o raio da ferramenta, no para a coliso.

PowerMILL

O cone de advertncia vermelho no Explorer mostra que foi mudado para verde

Exerccio.
Use a ferramenta TD20 (j definida no projeto) para gerar um passe de acabamento com a tolerncia configurada para 0.02 e passo lateral de 0.3

12

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

2. Editando Percursos
Percursos de Usinagem
Ser perdida qualquer informao dentro do PowerMILL ao encerrar o programa, a menos que seja salva em um Projeto.

Menu de Opes
As opes para percursos de usinagem so encontrados abaixo no menu Ferramenta Opes e selecione a guia Percurso. Mostrar o dilogo do texto Abre o menu de usinagem associado com o percurso selecionado quando o boto carregar ativado. Carregar parmetros Carrega automaticamente os parmetros associados quando o percurso selecionado Movimentos de Corte Permite a seleo de movimentos de corte no percurso atual ativo. Movimentos de ligao Permite a seleo da conexo dos movimentos no percurso atual ativo. Contato com a Normal Percursos so criados com o contato da normal deles. Essencial quando a ferramenta de usinagem faz uma compensao 3D com a sada do PowerMILL com os vetores I,J e K no arquivo de fita. (percursos 5 eixos). Auto Ativar O mais recente percurso automaticamente selecionado.

Editando Percursos
As ferramentas de edio so encontradas no PowerMILL Explorer sobre o Percurso Ativo em Editar, abra o menu como mostrado abaixo.

Edio PMILL 5

13

Editando Percursos

PowerMILL

Uma barra de ferramentas est tambm disponvel com as opes para editar o percurso ativo.

?? Clique com o boto d ireito em Percursos no explorer e ento selecione Barra de Ferramentas.

Uma nova barra de ferramentas aparecer na parte inferior esquerda da tela. Os cones ficaro somente disponveis para o uso quando um percurso ativo estiver selecionado a apartir do menu.

Editar >Transformar
O opo transformar permite voc espelhar, mover e rotacionar em torno dos percursos.

Existem 3 tipos de transformas disponveis, Espelhar, Mover e Rotacionar.

Transformar Espelhar
A funo Espelhar cria uma imagem espelho do percurso selecionado. Isso usado para criar percursos a direita do componente a partir de um percurso calculado para um componente esquerdo ou vice-versa. Voc tambm precisa espelhar o modelo e aplicar entradas e ligaes para verificar o percurso completamente. importante notar que quando um percurso espelhado a direo do corte invertida.

14

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

Transformar - Mover e Rotacionar


A funo Mover lhe permite mover o percurso selecionado. A funo Rotacionar lhe permite rotacionar um percurso selecionado em torno de um ponto definido no Plano XY. Para esse exemplo ns criaremos um nico percurso e ento usar a opo Transformar M o v e r para produzir o percurso das cavidades restantes.

?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Em Exemplos carregue o modelo yoghurt tray.dgk

Esso um componente com mltiplas cavidades e ideal para aplicar as opes para transformar percursos. Ns calcularemos um percurso para a mais baixa cavidade da esquerda que ser limitada para uma Fronteira da Superfcies Selecionada.

?? Calcule um Bloco para os seus limites Mnimo e Mximo. ?? Crie uma ferramenta esfrica com 10mm de dimetro com o Comprimento de 70 chamada BN10. ?? Reinicie as Alturas de Segurana e o Ponto Inicial. ?? Selecione as superfcies da parte inferior esquerda do alojamento como mostrada abaixo.

?? Clique com o boto direito sobre Fronteiras no explorer e selecione Criar Fronteira -> Superfcies Selecionadas.

Edio PMILL 5

15

Editando Percursos
?? Selecione a opo Rolar. ?? Entre com uma Tolerncia 0.02

PowerMILL

Uma fronteira por Superfcies Selecionadas relativa s superfcies selecionadas mas compensa os parmetros de usinagem como tambm superfcies adjacentes no selecionadas. A opo tambm cria segmentos de fronteiras como se a seleo total representar uma superfcie. Usinando essa fronteira garante limpar por completo as superfcies 3D individuais.

?? Aplicar e Aceitar o menu. ?? Selecione a estratgia de acabamento Z Constante Otimizado.

?? Indique o Nome Alojamento1 ?? Configure Tolerncia 0.02 ?? Configure Direo Concordante

?? Aplicar e Cancelar o menu.

16

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

Esso percurso ser transformado para criar percursos dos alojamentos restantes.

?? No PowerMILL Explorer selecione Animar > Mdio.


Voc deveria notar que a ferramenta caminha na direo concordante e a sequncia de corte tambm do topo para o fundo da usinagem.

?? Selecione o cone Transformar Percurso em Toolpaths toolbar. ?? No menu mude Tipo - Mover.

?? Entre com uma distncia de X80 Y0 Z0.

Quando esse menu est ativo, uma seta aparece , indicando a direo incremental e a distncia, que o percurso ser movido. Quando o Tipo configurado para Mover, os valores X, Y e Z definem a direo do movimento. Se o item Apagar Original estiver desativado, uma cpia do percurso original ser criada e movida. Se o item estiver ativado, o percurso original apagado.

?? Aplique e ento Cancele o menu Transformar Percurso e desenhe (ligue as lmpadas) de ambos os percursos.
Edio PMILL 5

17

Editando Percursos

PowerMILL

O novo percurso automaticamente ativado e adicionado no explorer como Alojamento1_1. O cone amarelo prximo ao percurso indica que ele no foi checado contra coliso no modelo.

?? Clique sobre o novo percurso e selecione Verificar. ?? Mude a opo Verificar para Colises

Existem duas opes na rea verificar, Colises e Invases do Suporte. As opes de Coliso sero verificadas contra colises somente se a haste ou suporte foram definidos. A opo Coliso verifica somente o percurso.

?? Aplicar e Aceitar o menu.

O percurso foi verificado.

?? Com o percurso Alojamento1_1 ainda ativo Transformar/Mover outra cpia em X 80 assim trs percursos no fundo da linha so feitos. ?? Verificar o terceiro percurso como feito anteriormente.

18

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos
??
Ns agora temos trs percursos separados nos quais usam a mesma ferramenta. possvel anexar os trs percursos em um nico.

Note percursos podem somente ser anexados se eles usam a mesma ferramenta e o mesmo eixo. Antes de anexar os percursos sempre bom praticar para fazer uma cpia de segurana do percurso original.

?? Clique com o boto direito sobre o percurso Alojamento1 (o primeiro percurso) e selecione Editar -> Copiar.
Um novo percurso criado chamado Alojamento1_2.

?? Para anexar, clique com o boto esquerdo do mouse sobre o percurso Alojamento 1_1_1, arraste -o para o Alojamento1_1 e ento pressione a tecla Ctrl.
Um sinal de mais aparece antes dos percursos para serem anexados.

?? Libere o boto esquerdo do mouse primeiro, seguido da tecla Ctrl (a ordem importante).
Essa caixa aparece questionando sobre a operao de anexao.

?? Selecione Sim na caixa. ?? Clique com o boto direito sobre o percurso Alojamento1_1 e ento Verificar. ?? Agora anexe esse percurso (Alojamento1_1) para o nosso primeiro percurso Alojamento1. ?? Novamente Verifique o percurso por causa da adio dos trs percursos em um. ?? Apague todos os outros percursos exceto o percurso Alojamento1. ?? Desenhe o (ligue a lmpada) percurso Alojamento1 para ver todos os trs percursos. ?? Transformar Mover percurso Alojamento1 80mm no Eixo Y duas vezes para criar os percursos nas linhas remanescentes.

Edio PMILL 5

19

Editando Percursos

PowerMILL

?? Anexar e Verificar essos novos percursos em um percurso somente como antes. ?? Apague todos os outros percursos exceto o Alojamento1. ?? Salve o Projeto como Transformado em C:\ Temp.

Editar > Limite


A opo limitar lhe permite limitar um percurso por um Plano um Polgono ou uma Fronteira. Isto pode ser muito til quando parte ou partes de um percurso precisam ser cortados. Outros mtodos de remover os segmentos do percurso envolvem selecionando os caminhos dos percursos com o indicador do mouse na rea grfica e aplicando algumas opes disponveis com um clique com o boto direito do mouse no menu.

Limitando por um Plano


Limitar planos definido no menu onde o plano cruza o 0 por exemplo o plano -X aparece onde X 0.
Plano X Plano Y Plano Z

Existe tambm uma opo Arbitrria na qual lhe permite especificar uma origem para um plano, e ento definir a direo da normal deste plano nos termos das coordenadas de X, Y, Z.

Limitando por um Polgono


Polgonos com um nmero qualquer de lados podem ser esboados usando o boto esquerdo do mouse. Isso lhe permite criar fronteiras complexas, com a opo de salvar Dentro , Fora, ou Ambos os lados do polgono. No exemplo a seguir, o percurso ser limitado para a usinagem de trs alojamentos no centro do percurso.

Limitando por uma fronteira.


Essa opo limita a percurso de usinagem por uma fronteira definida.

Exemplo de Limitao por Planos e Polgonos


?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Abra o modelo de e xemplo speaker.dgk.

20

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

?? Calcule o Bloco com uma expanso em X e Y de 20 somente, (trave Z Min e Mx). ?? Defina uma ferramenta de Topo com 10mm de dimetro chamada em10. ?? Selecione o modelo superfcie lateral como mostrado na pgina seguinte.

Certifique-se que somente a superfcie lateral est selecionada.

?? Selecione o cone Estratgia de Percurso no topo da tela e na guia Acabamento selecione uma Estratgia de Acabamento de Contorno. ?? Configure os valores exatamente como mostrado no menu.

Ns vamos usar a estratgia de Contorno para nos permitir a usinagem da lateral do modelo em um passe. A estratgia Contorno nos dar dois percursos, um em cima e outro no fundo da superfcie selecionada. Uma vez que o percurso foi criado, precisar de um corte para deixar o caminho da ferramenta um pouco no fundo.

?? Aplicar e Fechar o menu.

Limitando por um Plano


?? Tire o Sombreamento e os Modelos de arames para ocultar o modelo.
Edio PMILL 5

21

Editando Percursos
?? Selecione a vista em X.

PowerMILL

Esse topo do caminho da ferramenta precisa ser limitado.

?? Clique com o boto direito sobre o percurso no explorer e selecione Editar > Limitar e selecione Plano. ?? Complete o menu Limitar Percurso como mostrado mas no o Aplique.
Na rea principal, a representao grfica de um plano mostrada. As setas indicam qual lado do Plano ser mantido.

?? Mude a opo Salvar para Exterior, e a seta mudar de direo. ?? Mude a opo Salvar para Interior e clique no boto Aplicar.

O percurso criado determinado com o nome 1_1 , e automaticamente selecionado. Se ambos os percursos interior e exterior so mantidos, ento os percursos 1_1 e 1_2 poderiam ser criados respectivamente.

O percurso de usinagem est completo separado das entradas e sadas do caminho da ferramenta. No momento ela est mergulhando para baixo sobre o modelo enquanto que uma aproximao na Horizontal dentro e fora do percurso daria um acabamento melhor na superfcie.

22

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

?? Selecione o cone Entradas/Sadas e ligaes no topo da tela.

?? Selecione a guia Entrada e coloque os valores Primeira Escolha Arco Horizontal, ngulo 60 e Raio 5 . ?? Selecione o boto Copiar para Sada o boto esquerda na guia Entrada.
Isso copiar automaticamente os mesmos valores para a guia Sada.

?? Selecione a guia Extenses e mude Para Dentro e Para Fora para Movimento Estendido 10. ?? Aplicar e Aceitar o menu Entradas/Sadas e ligaes.

A Sada aplicada

A Entrada aplicada

?? Salve o Projeto em C:\Temp como exemplo de limitao.

Edio PMILL 5

23

Editando Percursos Exemplo de Limitao por um Polgono


.

PowerMILL

?? ?? ?? ?? ?? ?? ?? ??

Apagar Tudo e Reiniciar Menus. Abra o modelo de exemplo handle.dgk. Calcule o Bloco para os limites Min/Mx com uma expanso de 15. Clique com o boto direito sobre Modelos no explorer e selecione Plano > A partir do bloco. Digite 0 no menu e ento selecione o tick verde. Defina uma ferramenta de Topo com dimetro 10mm. Reinicie as Alturas Seguras e Ponto Inicial. Gere uma Fronteira de reas Rasas com um ngulo Superior de 0 graus.

A fronteira contm dois segmentos do topo do modelo; eles precisaro ser deletados para o exerccio.

?? Apague esses dois segmentos. ?? Crie um percurso 3D Offset com um Passo Lateral de 1, Espiral e usinagem Concordante. ?? Vista do percurso em Z.

O centro do percurso precisa ser mantido. Ns usaremos um polgono para esse exerccio.

?? Selecione Editar > Limitar no percurso e selecione Limitar por Polgono. ?? Esboce um polgono que contenha um alojamento central usando o boto esquerdo do mouse, como mostrado no diagrama da pgina seguinte.

24

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

Note como o polgono sempre 'fechado' na tela.

?? Selecione Interno e clique em Aplicar e Cancelar no menu.


O novo percurso criado 1_1 dever estar como este:

Ns teramos alcanado o mesmo resultado ao usar uma Fronteira. bom saber qual opo usar. Haver ocasies onde ser fcil/rpido para usar do que outras e haver ocasies onde realmente no haver diferena entre as duas.

Apagar Original
O item Apagar Original remove o percurso original, uma vez que o limitar percurso tenha sido criado.

Mudando a Ordem do Percurso


Quando um percurso dividido dentro dos segmentos com ligaes entre eles, a ordem dos segmentos pode ser revertida. Por exemplo, se a seqncia de usinagem inicia no fundo da pea, e progressivamente para cima, revertendo a ordem mudar a seqncia, iniciando na parte superior da pea e seguindo para baixo. A direo na qual a ferramenta percorre mudada. As duas opes capazes de Reordenar so Direo Fixa, e Direo Livre . Quando utilizando a opo Direo Fixa, o percurso original mantm a direo, e poderia ser utilizado se voc estivesse usinando uma simples direo. Com a opo Direo Livre , as menores ligaes possveis sero encontradas, na qual podem resultar em alguns percursos a serem revertidos. Reordenando um percurso pode reduzir as ligaes, a ferramenta ainda subir ao trmino de cada segmento. Entretanto os percursos podem ser reduzidos nas subidas.

Edio PMILL 5

25

Editando Percursos Exemplo: Trocando a ordem do percurso


?? ?? ?? ??

PowerMILL

Apagar Tudo e Reiniciar Menus. Abra o modelo de exemplo restmill.dgk. Calcule o Bloco para os limites Min e Mx. Defi na uma ferramenta Esfrica com dimetro 10mm chamada bn10.

Ns aplicaremos um nico percurso de acabamento de cantos pencil para o modelo.

?? Clique no cone Estratgias de Percurso na barra de ferramentas principal e selecione a estratgia de Acabamento de Cantos Pencil.

?? Preencha o formulrio como mostrado.

?? Aplicar e Cancelar o menu.

26

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

?? Anime o percurso Lento .


Ns agora mudaremos a ordem do percurso para fazlo mais eficiente.

?? Clique no cone Reordenar Percurso na barra de ferramentas percurso.

Cada segmento listado na ordem de execuo. Se voc seleciona um segmento do percurso da lista o segmento correspondente destacado na rea grfica. Os botes no lado esquerdo do menu so usados para alterar a ordem e direo dos segmentos selecionados. Se nada selecionado, os botes quando pressionados alteraro todo o percurso.

?? Selecione um segmento do percurso da lista e veja-o destacado na tela. ?? Da mesma forma selecione o segmento do percurso na tela e o veja destacado no menu. ?? Experimente com algumas das opes para criar o seu prprio percurso reordenado.

Edio PMILL 5

27

Editando Percursos

PowerMILL

Movendo os Pontos de Incio


Os pontos iniciais de um caminho da ferramenta podem ser movidos para outra posio para permitir as entradas. Esso arquivado definindo uma linha atravs do segmento ou nvel do percurso.

?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Abra o projeto exemplo de limitao salvo anteriormente e selecione uma vista em Z.

O ponto inicial do percurso precisa ser movido daqui Para c

?? Clique com o boto direito do mouse sobre o percurso 1_1, selecione Editar > Mover Pontos Iniciais e clique com o boto esquerdo sobre os dois pontos como mostrado.

Clique no primeiro ponto.

Clique no segundo ponto.

?? Pressione Enter no teclado.


Isso moveu o ponto inicial.

28

Edio PMILL 5

PowerMILL

Editando Percursos

Esse mtodo de edio de percurso pode ser til por exemplo se voc queira evitar os grampos de fixao ou se voc queira que a usinagem comece na parte frontal da mquina para uma melhor viso.

?? Salve e Feche o projeto.

Avanos e Rotaes
Os avanos e rotaes de um percurso pode ser mudados depois do clculo usando o cone de taxas de avano e pressionando o boto Aplicar para o Percurso Ativo .

Ative os avanos usando o PowerMILL Explorer e eles sero mudados.

Altura de Segurana Z e Posio Inicial


As Alturas de Avano Rpido em Z de Segurana e Z Inicial podem ser mudadas para um percurso ativo ao mudar os valores e ento selecionar o boto Aplicar para o Percurso Ativo

Edio PMILL 5

29

Editando Percursos Editando a Posio de Origem da Ferramenta

PowerMILL

A Origem ou Posio de incio, para um percurso podem ser mudados da mesma forma que os movimentos Rpidos e Avanos.

30

Edio PMILL 5

PowerMILL

Verificando Colises

3. Verificando Colises
Verificar Colises
Verificar colises pode ser aplicado ou a qualquer momento durante o clculo do percurso, contanto que a haste e o suporte tenham sido definidos com a ferramenta ativa, ou para um percurso ativo em uma data posterior. Se o percurso calculado usando uma ferramenta que possui uma haste e um suporte, qualquer coliso representada perdendo os segmentos do percurso que so removidos dessas reas. Esses segmentos perdidos podem ser usinados depois usando uma ferramenta modificada em conjunto com uma Fronteira de Coliso Segura. Ns criaremos uma ferramenta que tem uma haste e um suporte definidos.

?? Na rea Exemplos abra o modelo cowling.dgk. ?? Calcule o Bloco com os Limites Min/Mx. ?? Reinicie as Alturas Seguras e o Ponto Inicial da Ferramenta.

?? Crie uma ferramenta Esfrica com dimetro 5mm com o nome bn5. ?? Preencha o menu como mostrado, exemplo Comprimento 10 ?? Selecione a guia Haste.

Ns precisamos adicionar uma haste.

?? Selecione o cone Adicionar Haste ?? Preencha o formulrio como mostrado.

Edio PMILL 5.0

31

Verificando Colises

PowerMILL

Ns precisaremos definir um suporte.

?? Selecione a guia Suporte . ?? Selecione o cone Adicionar Suporte no topo do menu. ?? Preencha o formulrio como mostrado.
Uma figura da ferramenta ativa mostrada no lado direito da caixa. Ressalto comprimento da ferramenta que sai do suporte ou da pina. Se algumas colises forem encontradas o valor aumentado para um valor mnimo para evitar possveis colises. Dimetro Superior o dimetro superior do atual suporte da ferramenta ele deve ser maior ou igual ao Dimetro Inferior. Dimetro Inferior o dimetro inferior do atual suporte da ferramenta ele deve ser menor ou igual ao Dimetro Superior. Comprimento a altura vertical do atual suporte da ferramenta.

?? Selecione o cone Adicionar Componente no topo do menu. ?? Mude o Dimetro Superior para 22, o Dimetro Inferior para 20 e Comprimento para 10. ?? Selecione o cone Adicionar Componente no topo do menu. ?? Mude o Dimetro Superior para 30, o Dimetro Inferior para 30 e Comprimento para 5.

Uma vez que os componentes foram adicionados eles so facilmente modificados. Simplesmente clicando em um deles no menu (eles se tornam rosa), os valores atuais so mostrados e disponveis para a modificao. O mesmo se aplica se voc quiser modificar os detalhes da haste. O suporte da ferramenta uma vez criado pode ser salvo. Isso ento pode ser carregado em uma data posterior para verificao das colises nos caminhos de usinagem se solicitado.

32

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Verificando Colises

?? ?? ?? ??

Selecione o cone Salvar o suporte da ferramenta no topo do menu. Salve o suporte como suporte 1.pmlth em C:\Temp. Aceite o menu. Selecione o cone Estratgias de Percurso na barra de ferramentas principal e ento uma estratgia de Acabamento Raster. ?? Indique o nome acabamento raster. ?? ngulo 45 ?? Passo Lateral 1 ?? Ligaes curtas Sobre a superfcie ?? Ligaes Longa e Segura Rasante .
Tenha certeza que a ferramenta que foi definida est selecionada.

?? Aplicar e Cancelar o menu.

O novo percurso gerado mas nesse estgio nenhuma verificao contra coliso foi aplicada.

Edio PMILL 5.0

33

Verificando Colises

PowerMILL

?? Selecione o cone Verificao de Coliso na barra de ferramentas de topo.

So duas opes de verificao: Coliso e Invases do Suporte.

controla quais elementos do percurso so verificados.

A quantia pela qual o movimento no seguro estendido para sobrepor com um movimento adjacente seguro.

Representa uma rea segura especfica ao redor da haste e do suporte que levada em conta ao verificar as colises.

?? Selecione Aplicar no menu.


Nesso caso o PowerMILL detectou que com o atual suporte e haste grupos de colises estaro presentes em uma profundidade de 6mm. Uma sugesto de um balano de 21mm ser requerido para evitar isso.

?? Selecione OK no menu. ?? Aceite o menu de coliso para fech -lo.

34

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Verificando Colises

O PowerMILL foi criado com mais dois percursos, acabamento raster_2 e acabamento raster_3. Uma nova ferramenta chamada bn5_1 foi tambm criada na rea ferramentas no explorer. Essa nova ferramenta foi criada com novos ajustes por exemplo o balano de 21.

?? Ative o percurso acabamento raster_2 no explorer.

Esso percurso contm somente segmentos do percurso original, acabamento raster, que no possui qualquer coliso assim o suporte e a ferramenta original bn5 ainda esto associados com ele. Se voc preferir executar com um balano menor, ento voc pode executar Esse percurso nessas reas mostradas.

?? Ative o percurso acabamento raster_3 no explorer.

Esso percurso contm os segmentos do percurso original que podem somente ser usinados com um novo balano ajustado.

?? Ative o percurso original acabamento raster no explorer.

Edio PMILL 5.0

35

Verificando Colises

PowerMILL

O PowerMILL modificou o percurso original para usar a nova ferramenta criada com o balano estendido.

?? Salve o projeto como Teste de Coliso em C:\Temp. ?? Selecione Arquivo -> Apagar Tudo. ?? Selecione Ferramentas -> Reiniciar Menus na barra de ferramentas de topo.

36

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

4. Padres
Introduo
Padres so usados para importar modelos de arames 2D ou 3D para criar percursos. Eles podem tambm ser usados para determinar o contorno do percurso como tambm capturar as extremidades da superfcie para manipular dentro do PS Sketcher. Criao e restaurao acessada atravs da barra de ferramentas padro.

?? Clique com o boto direito do mouse em Padres no Explorer e selecione Barra de Ferramentas.

?? Selecione o cone Criar Padro e este gera um padro vazio chamado 1, dentro do qual pode ser adicionado uma geometria.
O padro automaticamente numerado e ativado como pode ser visto no Explorer.

Um padro pode ser criado usando as seguintes opes:

Gerao Automtica de Padro (a partir de um padro existente). Inserir arquivo no padro ativo (picture ou arquivo dgk). Inserir a fronteira no padro ativo. Inserir o percurso ativo no padro ativo. Inserir modelo no padro ativo. Inserir esboo no padro ativo.

Edio PMILL 5.0

37

Padres Padres com usinagem 3D Offset

PowerMILL

Padres definidos podem ser usados como o caminho que ele usa para o offset 3D, assim permitindo que voc gere o seu prprio caminho da ferramenta. O exerccio pega uma parte do modelo e salva a extremidade como o padro para usar para um acabamento 3D.

?? Abrir o modelo de exemplo speaker.dmt e selecione a vista ISO 3 . ?? Definir uma ferramenta Esfrica com dimetro 6 chamada bn6. ?? Defina um bloco com Limites Min/Max e reinicie as Alturas de Segurana e o Ponto Inicial da ferramenta. ?? Selecione as superfcies mostradas no diagrama a seguir.

?? Na barra de ferramentas Padro selecione o cone Inserir modelo no padro ativo.

?? Oculte o modelo para ver o padro melhor.

O boto inserir modelo no Padro ativo solicitado.

?? Selecione o Padro arrastando uma caixa ao redor dele. ?? Clique com o boto direito do mouse sobre Padro 1 no Explorer e selecione Editar ? Separao Selecionada.

38

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Selecione e apague a parte superior e os lados da extremidade do contorno deixando a extremidade do fundo.

Em uma inspeo mais fina voc pode ver que o padro foi dividido em muitos segmentos. O PowerMILL permite voc agrupar todos os segmentos em um.

?? Faa uma janela ao redor do padro para selecion-lo. ?? Em padro 1 no explorer selecione Editar -> Agrupar.

O PowerMILL confirma que agrupou o padro em uma entidade.

?? Selecione OK no menu. ?? Redesenhe o modelo e selecione as superfcies mostradas.

?? Crie uma Fronteira ? Definida pelo Usurio pelo Modelo . ?? Selecione uma estratgia de Acabamento 3D Offset. ?? Selecione a opo Usar Padro selecione o Padro 1 e mude o Passo Lateral para 1.5, pressione Aplicar e Feche o menu.

Edio PMILL 5.0

39

Padres

PowerMILL

No momento o percurso possui muitas subidas. Para reduzir a quantia de movimentos de subidas as ligaes precisam ser foradas para Sobre a Superfcie.

?? Selecione Entradas/Sadas e Ligaes icon . ?? Selecione a guia Ligaes e coloque em Curta Sobre a Superfcie e Aplicar.

O percurso limitado para a fronteira e permite o contorno do padro atravs do modelo. Se Usar Padro no foi selecionado a estratgia 3D deve seguir a forma da fronteira.

Padro do PS-Sketcher
Padres podem ser criados usando o PS Sketcher para capturar os limites das superfcies e tambm pode ser usado para modificar ou arrumar as fronteiras. O PS-Sketcher uma verso especial do PowerSHAPE, na qual tem por finalidade criar planos de trabalho, linhas, arcos, pontos e curvas, curvas compostas para o PowerMILL

Exemplo
?? Selecione Arquivo ? Apague Tudo e em Ferramentas ? Reiniciar Menus. ?? Importe o modelo cowling.dgk. ?? Calcule o bloco com os limites Min/Max e defina uma ferramenta Esfrica de 10mm chamada bn10. ?? Crie uma Fronteira de rea Rasa usando as configuraes padro.

40

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Oculte o modelo para ver a fronteira.

?? Crie um padro vazio .

?? Capture os limites da fronteira selecionando o cone inserir fronteira no padro ativo. ?? Desative a fronteira 1.
O padro criado mas est na forma 3D para fazer modificar mais facilmente no PS Skecher isso precisa estar plano.

?? Clique com o boto direito sobre Padro 1 no Explorer e selecione Editar ? Planificar.
Isso colocar o padro no formato 2D tornando isso mais facil para adicionar linhas e arcos mais tarde.

O Padro ter dois segmentos exteriores, fechados modificados para formar um segmento interno e externo. Alm desso, os outros segmentos se beneficiariam sendo aplainados.

Edio PMILL 5.0

41

Padres

PowerMILL

?? Clique com o boto direito sobre o padro 1 no Explorer, e selecione Inserir ? PS Sketcher.

Isso carregar o PS Sketcher sobre o PowerMIL, com o padro carregado no novo modelo.

No PS-Sketcher a barra de ferramentas est na parte superior e algumas opes que esto em 'cinza' no podem ser utilizadas.

?? Selecione a vista inferior Z para ver o padro inserido. ?? Selecione o cone Linhas icon a partir da parte superior da barra de ferramentas, selecione Linha nica. ?? Usando o boto esquerdo do mouse ligue os pontos finais como uma ponte para fechar os quatro gaps como mostra do.

?? Para remover as amplitudes excedentes das curvas ative a Barra de ferramentas Editar e selecione o cone Limitar Interativamente. E usando o boto esquerdo do mouse selecione as partes da curva a ser removidas produzindo o seguinte.

42

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

O terceir o e quarto segmento precisam agora ser suavizados usando a opo Curva Bezier . Isso permite que os pontos das curvas sejam capturados ao longo das entidades existentes como tambm em um espao livre (para fechar gaps). Note pontas nos segmentos.

?? Selecione cone Curva

a partir da parte superior da barra de

ferramentas Curva . ?? Usando o boto Esquerdo do mouse capture os pontos extras ao longo dos segmentos que foram retidos.

Juntamente com isto, a habilidade do usurio exigida para selecionar os pontos fundamentais ao longo das partes irregulares dos segmentos para produzir uma forma suave.

?? Continue capturando os pontos fundamentais at retornar para o primeiro. Clique duas vezes com o boto esquerdo do mouse no primeiro ponto para terminar a criao da curva. ?? Repita a criao da curva bezier ao redor do segmento interno irregular para finalizar a modificao

Edio PMILL 5.0

43

Padres
Os dois segmentos irregulares originais podem agora ser deletados.

PowerMILL

?? Selecione ento com o boto esquerdo do mouse e pressione Del no teclado.


Para capturar as extremidaddes desses segmentos e verificar se no h quebras, uma curva composta precisa ser gerada. Curvas compostas podem ser abertas ou fechadas mas mas porque esses segmentos sero usados depois para recriar uma fronteira eles devem ser fechados.

?? Selecionar o cone Curva . ?? Selecione o cone curva composta clicando na seta para baixo ao lado.
A barra de ferramentas Criar Curva Composta aparece na tela.

?? Selecione em qualquer lugar na extremidade exterior do s egmento retangular com o mouse . P S-Sketcher comea a traar em torno dos limites em laranja, mas parar quando uma escolha vier e realar as escolhas com uma seta. O percurso tambm realado em rosa. Quando a curva traou todo o caminho ao redor do segmento um crculo azul no ponto inicial aparecer para confirmar isso.

?? Salve a curva composta com o boto salvar . ?? Repita Esse processo para os segmentos restantes salvando cada um. ?? Selecione o boto ejetar Composta. para fechar barra de ferramentas Curva

?? A partir do Menu Arquivo selecione Fechar e retornar para o PowerMILL.

44

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

Uma mensagem exibida para lhe informar que ele atualizou o padro.

?? Aceite a mensagem. O padro atualizado est agora dentro do PowerMILL.

O padro visto no formato 2D mas pode ser projetado atrs no modelo.

?? Clique com o boto direito do mouse sobre Padro 1 no Explorer, e selecione Editar > Projeo.
O padro projetado atrs no modelo e pode ser visto no formato 3D.

?? Crie uma Fronteira definida pelo utilizador com a opo Inserir Padro. ?? Gere um percurso de Acabamento Z Constante usando os valores padres mas com a opo Limitar pelas fronteiras configure Salvar Fora . ?? Gere um percurso de acabamento 3D Offset com os valores default para usinar dentro dos segmentos restantes da fronteira.

O percurso mostrado com Entradas/Sadas e Ligaes ocultadas.

Gerador Automtico de Padres


O PowerMILL tem um Gerador Automtico de Padres que utiliza um ou dois padres e ento gera um novo offset padro a partir deste.

Edio PMILL 5.0

45

Padres
?? ?? ?? ?? ?? ??

PowerMILL

Apagar Tudo e Reiniciar Menus. Abrir o modelo de exemplo speaker_core.dgk. Calcule o Bloco para os limites do modelo . Defina uma ferramenta Esfrica com dimetro 6mm chamada bn6. Reinicie para Altura de Segurana e Ponto Inicial. Selecione as superfcies mostradas seguindo o diagrama.

Tenha cuidado para no selecionar qualquer outra superfcie ao redor que naum foi solicitada nesso exerccio. Pressione a tecla Shift para fazer a multi-seleo e Ctrl para tirar a seleo as superfcies.

?? Crie um padro vazio e ento selecione inserir modelo no padro ativo na barra de ferramentas padro. ?? Com as superfcies acima ainda selecionadas crie uma fronteira de Superfcies Selecionadas com a caixa chamada Rolar, selecionada. ?? Oculte o modelo e a fronteira para ver o novo Padro na janela grfica.

As extremidades da superfcie so capturadas e um padro criado. Somente duas extremidades dos padres so solicitadas ento ns precisamos dividir os segmentos selecionados. Essas duas extremidades so solicitadas para o exerccio.

46

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Faa uma janela ao redor do padro para selecio-lo e ento Clique com o boto direito do mouse sobre Padro 1 no Explorer e selecione Editar -> Separao Selecionada. ?? Apague os segmentos de reta superior e inferior para deixar os dois solicitados.
Os dois segmentos restantes so divididos em pedaos menores. O PowerMILL solicita a unio dos dois segmentos separados conectados.

?? Faa uma janela ao redor do padro na rea grfica e ento no padro, no explorer selecione Editar -> Agrupar.

O padro agrupado como duas curvas abertas separadas.

?? Selecione OK para fechar a caixa de dilogo.


O prximo passo ser para garantir que a direo de cada segmento a mesma. importante ao usar o gerador Automtico de Padro depois no exerccio.

?? Faa uma janela ao redor de ambos os segmentos na rea grfica e ento clique com o boto direito do mouse sobre o padro no explorer e selecione Instrumento.

agora notvel que os dois segmentos esto em direes diferentes. Esse segmento ser revertido.

Edio PMILL 5.0

47

Padres

PowerMILL

?? Selecione o segmento mostrado acima com o mouse e ento clique com o boto direito do mouse sobre o padro e selecione Editar -> Inverter Selecionados.

Os segmentos padres agora esto na mesma direo. Ns podemos us-los agora para gerar um padro automtico que criado entre eles.

?? Selecione ambos novamente e selecione Instrumento. ?? Selecione o segmento padro que voc inverteu e ento segure a tecla Shift para selecionar o outro segmento.

Selecione Esse primeiro e ento mantenha a tecla Shift pressionada para selecionar o outro. fazendo isso voc estar informando para o Gerador Automtico de Padres criar um padro entre os dois segmentos.

?? Na barra de ferramentas Padro selecione o cone Gerao automtica de padro.

No menu voc pode definir tambm vrios estilos automticos de padro.

48

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Selecione a opo Criar padro longitudinal as curvas, Bi-direcional com um Passo Lateral 1. ?? Aplicar e Aceitar o menu.

Um padro foi gerado entre os dois segmentos originais. Os dois segmentos originais j no so solicitados assim voc pode apag-los ou pode fazer uma cpia de segurana do padro no explorer.

?? Clique com o boto direito sobre Padro1 no explorer e selecione Editar >Copiar Tudo.
Isso faz uma cpia segura do padro com o nome de 1_1.

?? Selecione os dois segmentos originais a partir do Padro1 e apague-os. ?? Selecione a estratgia de Acabamento Padro.

Edio PMILL 5.0

49

Padres

PowerMILL

?? Entre com os valores como mostrado e ento Aplicar e Fechar o menu. ?? Oculte o modelo e o Padro1 para ver o percurso.

O percurso criado e limitado pela fronteira de superfcie selecionada criada anteriormente. As ligaes curtas esto em Z Seguro e precisam ser colocadas sobre a superfcie, economizando tempo de usinagem.

?? Abra o menu Entradas/Sadas e ligaes e selecione a guia Ligaes. ?? Configure Ligao Curta para Sobre a Superfcie . ?? Aplicar e Aceitar o menu.

A quantia de subidas foi dramaticamente reduzida.

Abaixo um diagrama com um percurso alternativo movendo-se ao longo de uma face fechada em um sentido nico. Ele inicia no fundo e trabalha no seu modo na face fechada. Isso pode ser construdo como mais um percurso de Alta Velocidade. Utilizando os segmentos padres que foram originalmente apagados no exemplo anterior e aplicando o Gerador Automtico de Padres eles produziram isso.

Use esses dois segmentos de linhas para produzir Esse percurso mostrado com as ligaes ocultadas.

50

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

Gerador de Padro Trocoidal


A opo Padro Trocoidal dentro do menu Criao de Padro uma tcnica usada para High Speed Machining (Alta Velocidade) e ranhuras. O padro/percurso trocoidal consiste em uma srie de trocides individuais. O percurso uma sucesso de cortes suaves, contnuos, e transversais. Esso mtodo significa que voc pode usar uma ferramenta que menor que a ranhura que voc est tentando usinar e especificar um passo lateral espiral. O CNC executa movimentos espirais para "imitar" a largura total da ferramenta. Considerando que a ferramenta no tem um corte maior que a largura cheia voc no tem o problema de aquecimento (particularmente importante para pastilhas de carboneto em high speed machining).

?? Apagar Tudo e importar o modelo dashboard.dgk.


Essa ranhura foi usinada usando o mtodo de Padro Trocoidal.

?? Defina o bloco para os limites Min/Max. ?? Crie um padro vazio e insira o arquivo trocoidal_pattern.pic.
Antes que a nervura possa ser produzida, um furo de dimetro 8mm ser usinado criando uma folga para uma broca chegar at a profundidade da ranhura. Isso pode ser feito usando Configurao da figura. (Configuraao da figura ser vista com maiores detalhes no prximo captulo).

?? Defina uma ferramenta Esfrica de dimetro 6mm. ?? Clique com o boto direito do mouse sobre Configuraao da figura no explorer e selecione Criar Configuraes de Figura e clique no smbolo + no explorer para ver a nova figura. ?? Selecione o padro curvado com o boto esquerdo do mouse e ento faa uma janela ao redor do ponto final como mostrado.

Edio PMILL 5.0

51

Padres

PowerMILL

?? Clique com o boto direito sobre Configurao da Figura 1 e selecione Configuraes. ?? Preencha o formulrio como mostrado.

Uma nova Figura ser criada que representa o furo para a furao helicoidal.

?? Aplicar e Fechar o menu. ?? Selecione o cone Estratgias de Percurso na barra de ferramentas principal.

?? Selecione o cone Furao e ento OK.

Antes de calcular o percurso ns precisamos selecionar a Figura primeiro.

52

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Clique no boto Selecionar.

?? Clique em Dimetro 8.5 no lado esquerdo do menu. ?? Clique no boto Selecionar e feche o menu.

?? Preencha o menu com os valores mostrados e ento Aplicar e Fechar o menu.

notvel na animao que o percurso est indo no sentido antihorrio mantendo uma usinagem concordante. O furo de 8.5mm criado para fornecer folga uma ferramenta menor para fazer a usinagem trocoidal. A Configurao da figura, se verificar colises no for checado um certo cuidado deve ser tomado ao criar o tamanho e posio deles.

Edio PMILL 5.0

53

Padres

PowerMILL

?? Crie uma ferramenta de Topo com dimetro 6mm chamada em6. ?? Desative o Padro 1(curva_trocoidal), mas deixa-a desenhada. (Alterne a lmpada; a cor do padro ficar verde). ?? Crie outro padro vazio (2). ?? Selecione o padro curvado (1) com o mouse e ento Clique no cone Gerao automtica de padro .

?? Preencha o menu como mostrado e ento Aplicar e Aceitar.

Note: A largura da ranhura no leva em conta o dimetro da ferramenta. O raio mximo pode ser metade da largura da ranhura. Um Passo Lateral muito fino pode ser exigido quando se usina ao endurecido com HSM.

Se o valor do raio no menu de Criao de Padro for 2.5 o padro resultante se parecer com esse. Ambos os padres so aceitveis e forneceriam resultados semelhantes.

54

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Padres

?? Selecione o cone Estratgias de Percurso na barra de ferramentas principal e ento uma estratgia de Acabamento Padro para abrir o seguinte menu.

?? Preencha o menu exata mente como mostrado. ?? Aplicar e Fechar o menu.

A ferramenta de topo de 6mm mergulhar na folga do furo previamente criada de 8.5mm. A usinagem concordante padro no percurso trocoidal e ideal para usinagem com alta velocidade (HIgh Speed Machining).

Edio PMILL 5.0

55

Padres
?? Ative o percurso 1 (furao) no explorer. ?? Abra o menu Bloco
.

PowerMILL

?? Preencha o menu exatamente como mostrado. ?? Aceite o menu.

?? Posicione o bloco na rea grfica preparando para visualiz -lo no ViewMill. ?? Selecione a Barra de Ferramentas Mostrar ?? Selecione o cone Alternar para o ViewMill ?? Verificar ambos os percursos com o ViewMill.
.

no ViewMill

Percurso Furao Helicoidal.

Percurso de Usinagem Trocoidal.

56

Edio PMILL 5.0

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

5. Configurao da Figura / Usinagem 2D


Introduo
O PowerMILL usa geometrias importadas 2D para construir formas 3D extrudadas verticalmente chamadas de Figuras , que so usinadas independente do modelo CAD. 1. Figuras Figuras so criadas a partir de Geometria 2D, e so individualmente definidas como um alojamento , ranhura, postio ou furo. tambm possvel extrair figuras de Furos diretamente de modelos de Superfcies ou Slidos como tambm de estratgias de Desbaste usando a opo de Furao dos movimentos de Entrada. 2. Desbaste (estratgias de usinagem 2D) Completada a criao das Figuras, a estratgia do menu Desbaste usada para fazer todas as usinagens 2D incluindo desbaste, pr-acabamento, e estratgias de acabamento. 3. Furao . Opes de furao podem somente ser aplicadas para figuras de Furos. Tipos de ciclos suportados incluem furao Padro, Mandrilhamento, usinagem Helicoidal, e Rosca.

Figuras
Existem seis tipos diferente de Figuras . Elas so usadas para gerar a construo de blocos para usinagem 2D e so definidas como: 1. Alojamento , define a rea dentro de um contorno, ento a ferramenta somente usinar dentro da rea da figura. 2. Postio . A ferramenta somente usina no contorno do lado de fora do postio. 3. Ranhura, um pequeno alojamento que pode ser usinado com um passe da ferramenta. 4. Furo, especificamente usado para operaes de furao e definido por pontos, crculos, curvas, ou diretamente do modelo CAD. 5. Alojamento Circular - um alojamento circular definido por pontos, crculos ou curvas. 6. Postio Circular - um postio circular definido por pontos, crculos ou curvas.

Esso arquivo 2D contm crculos (extrados de um arquivo dxf) podem ser importados no PowerMILL e a usinagem de furos ser definida diretamente desso arquivo em lugar de ter que colocar coordenadas manualmente onde pode ocorrer erros humanos.

Edio PMILL 5

57

Configurao da Figura / Usinagem 2D Furao

PowerMILL

Gerando uma Figura


?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. Importe o modelo PM_holes.dgk de Exemplos.

?? Criar uma nova Configurao de Figura no PowerMILL Explorer.

A nova Figura foi gerada com o nome 1.

?? Selecione todos os crculos.

?? Clique em + para expandir a Figura

58

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

?? Clique com o boto direito sobre Configurao da figura 1 e selecione Configuraes, qua abriro o menu abaixo.

?? Selecione o Furo como o tipo de figura a criar

?? Preencha a parte restante do formulrio como mostrado e Aplicar e Fechar.


Uma figura criada sobre cada um dos crculos no seu dimetro correto, com Z 0 no topo e Z25 no fundo.

?? Defina um bloco e Expanda-o somente em X e Y por 10mm. Antes de calcular mude Model para Figura.

Edio PMILL 5

59

Configurao da Figura / Usinagem 2D


?? No menu Estratgias de Percurso, selecione a guia Furao

PowerMILL

?? Selecione Furao.

?? Defina uma broca com dimetro de 10mm

?? Clique no boto Selecionar para abrir o menu seleo da figura que mostrado na pgina seguinte

60

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

Todos os tamanhos dos furos na configurao da figura so mostrados no lado esquerdo da caixa no menu.

?? Selecione os furos com dimetro 10mm ?? Clique no boto Transferir para mover o furo 10mm para a rea de seleo.

?? Clique no boto Selecionar para destacar a escolha das figuras dos furos na rea grfica. ?? Selecione Furao Profunda na seo Tipo de Ciclo .

?? Entre com uma Folga de 3 e Profundidade de Furao de 5 ?? Clique em Ordem e selecione Caminho Curto. ?? Aplicar e Fechar o menu.

O percurso de furao criado na rea do Explorer.

?? Clique com o boto direito sobre esse percurso e selecione Configuraes para abrir o menu de furao novamente. Selecione o cone Copiar percurso ?? Defina uma broca com dimetro 16mm. Faa a furao da figura com 18mm do mesmo modo como as figuras com dimetro 10 foram feitas.

Edio PMILL 5

61

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

O PowerMILL mostra essa mensagem para verificar se o usurio no selecionou despropositalmente a broca errada. O furo ainda ser perfurado.

?? Defina uma broca com dimetro 25mm. Faa a furao da figura de 40mm.
Essa broca de 25 usada para criar um furo guia. A operao seguinte ser para usar uma ferramenta de Topo de 30 para usinar helicoidal no tamanho do furo.

?? Defina uma ferramenta de Topo com 30 de dimetro. ?? Selecione o furo com dimetro 40 ?? Selecione Helicoidal na seo Tipo do Ciclo. ?? Na rea de Furao indique 1 (que ser o passo da hlice) e ento Aplicar e fechar o menu.

Exerccio
?? Use o PS-Sketcher para criar 2 novos furos com dimetro 6; 30mm de cada lado do furo de dimetro 40.

62

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

?? Faa a furao dos dois novos furos

Criando Figuras a partir de Modelos de Furos


Sendo capaz de importar geometrias 2D, superfcies 3D e modelos de slidos, pode ter figuras de furos definidas automaticamente de furos Passantes e No-passantes no modelo 3D.

?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus e em Arquivo > Exemplos selecione o modelo corner_bowl.dgk. ?? Ative o Plano de trabalho 2 que veio com o modelo. ?? Defina o Bloco selecionando somente superfcies da parte inferior da placa do modelo antes de clicar em Calcular. (Note no necessrio selecionar todas as superfcies)

Se o bloco tivesso sido definido pelo modelo inteiro ento as figuras dos furos poderiam ser colocadas no lado de cima porque eles seriam interpretados como furos no-passantes. Embora o bloco no cubra toda a profundidade do modelo, o PowerMILL est ciente disso em Subidas e em Alturas em Z de desbaste

?? Selecione o modelo completo. ?? Clique com o boto direito do mouse sobre Configurao da Figura e selecione Reconhecer Furos no Modelo .

Edio PMILL 5

63

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

Uma figura criada sobre cada um dos furos no modelo (incluidindo os alojamentos).

?? Defina ferramentas adequadas, e ento faa a furao dos alojamentos dessos furos

Exerccio Adicional
?? Apague Tudoe Reinicie os menus e em Arquivo > Exemplos selecione o modelo RetainerPlate.dgk. ?? Defina o Bloco ?? Selecione o modelo completo. ?? Selecione Reconhecer Furos no Modelo

Foram criadas 5 configuraes da figura. Um dos furos verticais. Os outros dos furos laterais da placa. A Configurao da Figura ativa ser mostrada em Magenta e as outras em Cinza. Nesse caso os furos faceiam na direo certa mas eles pode ser invertidos se necessrio.

?? Pratique criando mais alguns percursos de furao

64

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

Figuras em Alojamento e Postio


Para este exerccio o desenho 2D mostrado abaixo ser usado. Trs Figuras sero geradas e usadas mais tarde na usinagem 2D. As dimenses abaixo sero necessrias para o preenchimento dos valores.

?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Em Arquivo > Exemplos selecione o modelo 2d_insert.dgk.

Edio PMILL 5

65

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

?? Crie uma nova Configurao de Figura no PowerMILL Explorer.

?? Clique com o boto direito sobre Configurao da Figura 1 e selecione Configuraes.

?? Selecione o alojamento com o boto esquerdo do mouse ento ele ficar em amarelo e preencha os valores como mostrado.

?? Aplicar para gerar uma Figura ti po Cavidade chamada MC ?? Clique com o boto direito sobre Configurao da Figura 1 e selecione Configuraes. ?? Selecione o contorno interno e gere uma Figura de Postio.

66

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

?? Preencha os valores como mostrado. ?? Clique em Aplicar e Fechar.


A Figura Postio gerada com o nome MC2.

?? Clique com o boto direito sobre Configurao da Figura 1 e selecione Configuraes. ?? Selecione os quatro crculos.

?? Preencha os valores como mostrado. ?? Clique em Aplicar e Fechar.


Isso gera quatro Figuras de Furo. As Figuras agora esto configuradas e completamente geradas. A partir do PowerMILL Explorer, as Configuraes das Figuras podem ser examinadas em seus detalhes.

Edio PMILL 5

67

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

?? Clique em + para expandir a Figura

?? Selecione a extremidade do arquivo 2D

?? Crie uma Fronteira Definida pelo Usurio no Modelo

Essa fronteira ser usada para criar o bloco

?? Defina o Bloco por Fronteira

?? Selecione Tipo Figura ?? Calcule e Aceite o menu

68

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

Desbaste (estratgia de usinagem 2.5D)


Para usinar as figuras, somente estratgias de Desbaste podem ser usadas.

?? Selecione a guia Desbaste 2.5D

?? Selecione a opo Configurao da Figura Desbaste por Offset.

Edio PMILL 5

69

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

?? Defina uma ferramenta toroidal com di metro 10 com raio da ponta de 3. ?? Configure a Direo do Corte para Concordante ?? Configure o Passo Lateral para 5 ?? Configure o Passo Vertical para 3 Selecione Passe Final no Contorne e entre com Suavizao de 0.5
Isso significa que ns podemos desbastar o modelo com 0.5 e acabar na mesma operao

?? Aplique o menu
Note :- Ao usar a Configurao da Figura, a opo Usinagem Plana no permite o Sobre Metal o modo que faz quando se usina um modelo, no a Espessura Axial disponvel no momento. O nico mtodo que permite sobre-metal em reas planas criar Alturas em Z manualmente, que so encontradas abaixo das opes do menu de passo vertical.

?? Defina uma broca com dimetro 10 e faa a furao das figuras dos furos ento execute todos os percursos atravs do ViewMILL.

70

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

Tampando o Furo
O PowerMILL pode usar as Figuras dos furos para tampar os furos no modelo. Se a interseco do furo e da superfcie de topo no planar, o PowerMILL tentar e tampar o furo com uma superfcie curvada, combinando a tangncia das superfcies ao redor. Se no for possvel criar as figuras dos furo por que os furos no esto ao redor ento ser necessrio seguir o procedimento para tampar no captulo de Edio de Fronteiras . No exerccio abaixo ns vamos atravs do processo de tampar figuras de furo de um modelo.

Exerccio
?? Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Importe o modelo Block_with_holes.dgk em PowerMILL_Data. ?? Calcule um bloco baseado nos limites min/mx do modelo.

?? Selecione o modelo completo mantendo o boto esquerdo do mouse e arrastando uma caixa sobre ele.

Depois ns criaremos as figuras dos furos do modelo.

Edio PMILL 5

71

Configurao da Figura / Usinagem 2D


?? Selecione Reconhecer Furos no Modelo

PowerMILL

Configurao da figura 1 ser criada contendo 9 figuras de furos extradas do modelo.

Inicialmente os furos sero criados de cima para baixo assim eles precisam ser invertidos.

?? Clique com o boto direito sobre a Configurao da Figura 1 e selecione Editar > Inverter Furos.

?? Finalmente, selecione a superfcies de topo e ento com o boto direito sobre a configurao da figura 1 , selecione a opo Tampar Furos.
As superfcies tampadas sero geradas e um novo modelo chamado Superfcies Tampadas criado com um novo nvel com o mesmo nome.

72

Edio PMILL 5

PowerMILL

Configurao da Figura/Usinagem 2D

?? Expanda os Nveis clicando no smbolo + ?? Clique na lmpada para ocultar o nvel. ?? Tambm clique na lmpada da configurao da figura para ocultar as figuras.

As superfcies tampadas podem estar faceando na direo errada.

?? Selecione todas as superfcies tampadas, clique com o boto direito sobre elas e clique Inverter Selecionado.

?? Clique na luz para desenhar o nvel do Bloco com os furos de volta.

Pratique
?? Carregue no arquivo 5axis_with_holes.dgk do diretrio exemplos e tampe todos os furos.

Edio PMILL 5

73

Configurao da Figura / Usinagem 2D

PowerMILL

74

Edio PMILL 5

PowerMILL

Templates do Percurso

6. Templates do Percurso
Introduo
Um Template de Percurso criado preenchendo em um menu de estratgia de percurso padro com valores teis e ento salvando isso como um Template para um uso futuro.

Configurando a rea do template


Uma vez que a configurao foi feita o usurio pode salvar muitos templates que ele quiser nessa rea.

?? Na barra de ferramentas de topo, selecione Ferramentas > Customizar Caminhos. ?? Selecione Caminho dos Templates do menu.

Clique no boto Adicionar Caminho para abrir o menu abaixo.

?? Clique na pasta Temp no drive C:\ ?? Clique em Nova Pasta

Edio PMILL 5

75

Templates do Percurso
17.

PowerMILL

Uma Nova Pasta criada dentro da pasta Temp

?? Enquanto ele ainda est destacado em azul digite Templates

?? Clique na pasta Templates ?? Clique em Nova Pasta novamente

?? Chame a pasta de Meus Percursos

Clique na pasta Templates

76

Edio PMILL 5

PowerMILL

Templates do Percurso

?? Selecione OK
O caminho agora configurado para C:\Temp\Templates

?? Selecione Fechar

?? Clique no cone Estratgias de Percurso para abrir o menu.


Uma guia extra foi adicionada para o menu chamado Meus Percursos. Quando a guia selecionada a rea fica vazia no momento, mas onde os templates sero salvos.

Edio PMILL 5

77

Templates do Percurso
17.

PowerMILL

Criando Templates
Agora que a configurao da rea 'Meus Percursos' est completa ns podemos criar e salvar alguns dos template definidos pelo Usurio.

?? Selecione Apagar Tudo e Reiniciar Menus. ?? Abra o menu Desbaste por Offset em Modelos em Estratgias de Percurso.

?? Defina uma ferramenta d32t3.


Definindo uma ferramenta: opcional um certo tamanho do cortador ser comumente usado, ento "vlido" fazer isso, caso contrrio ele no ser criado no template.

?? Mude o Sobre-metal para 0.5, Passo Lateral para 10 e Passo Vertical para 3. ?? Configure os movimentos de Entrada para Rampa e selecione as opes de Rampa. Mude o Mximo ngulo Zig para 5. ?? Aceite mas (no aplique) o menu Desbaste por Offset em Modelos. ?? Clique com o boto direito no percurso e selecione Salvar como Template

78

Edio PMILL 5

PowerMILL

Templates do Percurso

Clique duas vezes em Meus Percursos

?? Digite Desbaste como o nome do template e selecione Salvar.

?? Sair e re-iniciar o PowerMILL

Nas estratgias de percurso na guia Meus Percursos deve haver um template chamado Desbaste.

Edio PMILL 5

79

Templates do Percurso
17.

PowerMILL

?? Abra o Acabamento 3D Offset nas Estratgias de Percurso.

?? Defina uma ferramenta esfrica 10mm de dimetro. ?? Mude a Tolerncia para 0.02 e o Passo Lateral para 0.5. ?? Em Entradas/Sadas e Ligaes mude as ligaes Curtas para Sobre a Superfcie e Longa para Rasante. ?? Aceite mas (no aplique) o menu Acabamento 3D Offset. ?? Clique com o boto direito em percurso e selecione Salvar como um template ?? Digite 3D_Off_Fin como o nome do arquivo template e selecione Salvar.

Existe agora 2 novos templates na guia Meus Percursos chamados Desbaste e 3D_Off_Fin

Tambm possvel trocar os padres favoritos com os do Usurio trocando os arquivos em D:\dcam\product\PowerMILL5xxx\file \templates\favorites com os arquivos .ptf e o arquivo .index de um template de usurio.

80

Edio PMILL 5

PowerMILL

Customizando o PowerMILL

7. Customizando o PowerMILL
Introduo
Existem vrios modos nos quais o usurio pode customizar o PowerMILL especificamente para as suas necessidades. Nesso captulo veremos a criao de uma pmuser macro e um Menu do Usurio .

Menu de Usurio
Para o Menu de Usurio trabalhar necessrio que a rea Home exista no Windows. Isso pode ser feito em qualquer rea conveniente no disco.

?? Para verificar se uma rea Home existe no seu computador, abra o Windows Explorer, com o boto direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades

?? Clique em Ambiente Varivel Ns podemos ver que uma varivel Home j existe no menu ?? Se nenhuma varivel Home existe, ento selecione Novo.
Note: Voc deve possuir direitos de Administrador para criar uma nova varivel de usurio.

?? Crie uma pasta chamada pmill2 na rea Home.

Edio PMILL 5

81

Customizando o PowerMILL
(E:\Users\Training)

PowerMILL

A pmuser.mac, o user_menu e qualquer outra macro pode ser armazenada nessa pasta

Macros
Uma Macro um arquivo texto, que contm comandos de execuo no PowerMILL. Estes podem ser criados gravando todos os comandos ou digitando direto no comando. Estas Macros (nas quais tem uma extenso .mac) podem ser executadas no PowerMILL pelo Explorer. Quando o PowerMILL carregado, este l uma macro chamada pmuser.mac, na qual armazenada em \dcam\product\PowerMILL5xxx\lib\macro . Para sobrescrever ou adicionar comandos do PowerMILL em uma macro vazia, voc pode configurar os seus prprios padres, e parmetros. Uma pmuser.mac pode tambm ser colocada em uma pasta chamada pmill2 , diretamente abaixo de usurios na rea Home (isso permite configuraes de macros personalizadas para contas individuais). O diretrio pmll2 tambm um lugar conveniente para armazenar outras macros definidas pelo usurio idealmente arranjadas em sub-pastas adequadas. Isso ser visto mais tarde.

Criando um pmuser macro


Macros so criadas no PowerMILL gravando as operaes nas quais voc executa. Somente os itens ou parmetros que voc mudou sero gravados dentro da macro; entretanto para gravar um valor que j est configurado, voc deve redigitar o valor ou reiniciar o item. Por exemplo, se a tolerncia configurada em 0.1mm, e deseja armazenar esta informao na macro, voc deve configurar este dado novamente no menu de tolerncia.

82

Edio PMILL 5

PowerMILL

Customizando o PowerMILL

Regravando um pmuser macro


?? Selecione Arquivo ? Apagar Tudo ?? Para iniciar gravando, Clique com o boto direito sobre Macros no Explorer e selecione Gravar.

?? Salve a pmuser.mac em E:\Users \Training \pmill2. ?? Selecione a pmuser macro e ento Salvar. ?? Se o arquivo pmuser j existe nesse local voc ser questionado se voc quer sobrescrever o arquivo existente, selecione Sim para confirmar que voc quer sobrescrever.
O cone Macro fica vermelho quando a gravao est em progrEsso. Lembre!! Todas os dados ou opes devem ser colocados se voc quer que eles sejam includos no macro.

A pmuser automaticamente executada toda hora que o PowerMILL iniciado, assim somente as configuraes que so sempre requeridas sero gravadas.

?? Abra o menu de Avanos e mude Rpido para 9999 e Aceite o menu. ?? Abra o menu Alturas de Movimentos Rpidos e na seo Alturas Incrementais, mude o Tipo Movimento Rpido para Rasante, o Z Seguro para 6 e o Z Inicial para 3. Aceite o menu. ?? Abra o menu Acabamento 3D Offset ; mude a Tolerncia para 0.02. (Esso valor aparecer em todos os menus de Acabamento) Aceite o menu. ?? A ltima operao criou um percurso no Explorer. Isso precisa ser apagado ou estar a qualquer momento que o PowerMILL aberto. ?? Em Ferramentas > Opes, selecione a guia Vista. Deselecione Graduado e selecione a cor desejada. Aceite o menu.

Edio PMILL 5

83

Customizando o PowerMILL

PowerMILL

importante lembrar Aceitar os menus que so abertos durante a criao da Macro e no Aplicar (Um arquivo de inicializao para pr-configurar menus sem executar os comandos).

?? Selecione Parar no menu Macro para parar a gravao.

?? Selecione o sinal Mais (+) prximo a Macros no explorer para abrir a rvore.

?? Clique com o boto direito sobre pmuser e selecione Editar.

Esso documento padro do Wordpad pode ser editado com novos valores e ento salvo. Para testar preciso sair e recarregar o PowerMILL.

?? Sair e ento reiniciar o PowerMILL e verifique as configuraes que foram ento alteradas.

Outras Sugestes de Aplicaes de Macro


Ao lado de adptar o PowerMILL pela criao de uma macro de inicializao, outras aplicaes teis incluem: colocar as preferncias NC, Simples base de dados de ferramentas, e regularmente usado sequncias ou configurao de usinagem . Note a macro pmuesr pode ser executada atravs do browser a qualquer momento durante uma seo do PowerMILL para rearmazenar as configuraes de inicializao.

84

Edio PMILL 5

PowerMILL

Customizando o PowerMILL

Criando macros para Preferncias NC


?? NO PowerMILL, inicie a gravao de uma macro chamada h426_Prefs em C:\temp. ?? Em Programas NC > Prefe rncias - na guia Sada selecione o Arquivo de Opo de Mquina ? Heid400.opt. ?? Em Programas NC > Preferncias - na guia Percurso selecione Troca de Ferramenta ? Sempre e Refrigerao -> Nenhum ?? Aceitar o menu. ?? Parar a gravao da macro.
Note: Mesmo se j est configurado, essoncial re-especificar as configuraes se elas so regravadas dentro da macro. Voc agora tem uma macro (h426_Prefs.mac) que configura as Preferncias NC da opo do arquivo ps-processador H400 e as linhas de comando so mostradas abaixo. Para fazer essas macro mais acessvel ela poderia ser colocada no menu de usurio.

EXERCCIO
?? Crie mais duas macros de preferncia NC em C:\Temp para os comandos Fanuc 6m e mazakcom os nomes fanuc6m_Prefs e Mazak_Prefs.

Menu do Usurio
No PowerMILL voc pode criar o seu prprio Menu de Usurio que pode ter uma variedade de opes. Para trazer o menu voc pressiona o boto direito do mouse no PowerMILL Explorer em um espao vazio.

?? Clique com o boto direito do mouse em um espao vazio no explorer para ver o atual menu de usurio.

Edio PMILL 5

85

Customizando o PowerMILL

PowerMILL

Esso menu criado a apartir de um texto chamado user_menu. Ela deve estar em pmill2 na rea Home do computador de um usurio individual e salvo como um arquivo de texto (no um arquivo do word) em sem uma extenso.

?? Se no existe nenhum menu de usurio ento quando voc clicar com o boto direito no explorer ento o windows seleciona Programas

?? Se as utilidades do PowerMILL no esto no lugar ele precisar ser colocado selecionando a instalao Customizada no CD
O menu de usurio o nico caminho para executar as Utilidades do PowerMILL, que contm uma base de dados de ferramenta e um gerador de Folha de Configurao. E voc pode tambm executar os comandos no PowerMILL e macros diretamente do menu de usurio.

?? Carregue o user_menu (que est na pasta pmill2) no Wordpad.


Abaixo est uma cpia de um menu de usurio com uma linha adicionada para chamar uma macro.

86

Edio PMILL 5

PowerMILL

Customizando o PowerMILL

?? Insira essa linha em um menu de usurio


Essa linha chama a macro h426_prefs que foi escrita anteriormente nesso captulo. Ela precisa ser includa no drive e caminho corretos onde a macro localizada. Todas as letras devem ser corretamente maisculas ou minsculas e incluir as vrgulas invertidas e hfens onde necessrio.

A partir da Linha T Menu do Usurio S = Separador Da linha I PowerMILLUtils. Da linha I Heidenhein 426 1.

Exerccio
?? Crie uma macro que contm alguma das ferramentas teis e ento crie uma linha no menu de usurio para cham-la.

Edio PMILL 5

87

Customizando o PowerMILL

PowerMILL

Determinando as Pastas para os Botes 1 e 2


O PowerMILL permite ao usurio determinar as pastas para os botes 1 e 2 tambm quando voc Executa ou Grava Macros, Importa ou Exporta Modelos, Salva Templates de Projeto ou sele ciona Exemplos a partir do menu Arquivo.

Chama o ltimo Projeto selecionado que ser visto na rea Travar em:

Chama Exemplos onde o material de treinamento est armazenado.

Pode chamar qualquer pasta definida pelo usurio na rea Configurar Caminho. Pode chamar qualquer pasta definida pelo usurio na rea Configurar Caminho.

?? Na barra de ferramenta superior selecione Ferramentas e ento Configurar Caminho.

88

Edio PMILL 5

PowerMILL

Customizando o PowerMILL

O menu mostra as quatro opes de caminhos disponveis. Se o caminho da macro selecionado, a ordem de procura pelas macros que o PowerMILL executa pode ser vista na rea abaixo. A Sada do Programa NC tambm pode ser determinada aqui.

?? Selecione a opo Arquivo 1 na lista. ?? Clique sobre o cone Adicionar caminho na p arte superior da lista

O menu Selecionar Caminho aparece permitindo a voc escolher a guia e a pasta necessria que o Arquivo 1 procura.

?? Selecione C:\ Temp a partir do menu e ento OK.


O caminho selecionado agora pode ser visto no menu. O Arquivo 1 agora procurar por essa pasta que foi selecionada.

Para mltiplos usurios podem ser acrescentados caminhos adicionais lista permitindo que cada pEssoa tenha sua prpria rea designada para Arquivos 1 e 2.

?? Clique sobre o cone Adicionar caminho na parte superior da lista ?? No menu Selecionar Caminho selecione D:\ dcam e ento OK.
Edio PMILL 5

89

Customizando o PowerMILL

PowerMILL

O novo caminho vai diretamente para o topo da lista.

Se o Arquivo 1 fosse selecionado agora ele automaticamente procuraria pelo caminho que est no topo da lista no menu. Se voc quisesso que o Arquivo 1 procurasse C:\ Temp ento ela precisar ser movida para o topo da lista.

?? Com o mouse, selecione o caminho C: Temp para destacar em azul. ?? Selecione o cone Mover o caminho o topo da lista . selecionado para

O caminho selecionado foi agora para o topo da lista que por default o Arquivo 1 procura.

Se voc quiser deletar um caminho da lista, simplesmente selecione-o e ento Clique no cone delete .

Para mover um caminho selecionado do final da lista, simplesmente selecione-o e ento Mover o caminho selecionado para o fundo da lista .

?? Feche o menu e selecione Arquivo -> Importar Modelo. ?? Clique sobre o Boto 1 no menu para ver a pesquisa em C:\Temp.
Pratique designando vrios caminhos para o Boto 2 e confira os resultados depois.

90

Edio PMILL 5

PowerMILL

Folha de Processo

8. Folha de Processo
Folha de Processo
Para criar uma folha de processo necessrio que se tenha um modelo com os devidos percursos executados. Para este passo a passo utilizaremos o modelo mouse.psf. 1- Abra o seu modelo e seus devidos percursos no PowerMill. 2- D um clique no cone Lista de entidades onde se encontram os percursos/que se encontra na rvore a esquerda, com o terceiro boto de um clique na rea branco, um tpico exibindo o Pmill Utils deve aparecer. Clique neste e o PowerMill Utills abrir.

3- O cone responsvel pela folha de processo o terceiro. D um clique com o boto esquerdo do mouse para inici-lo. 4- Tendo a Folha de Processos aberta iremos agora configurar os parmetros necessrios para gerar a folha. 5- Clique no cone Atualizar percursos no grupo selecionado para listar os percursos existentes

Edio PMILL 5

91

Folha de Processo

PowerMILL

6- Tendo atualizado os percursos, podemos tirar uma imagem do modelo a ser usinado. Para tirar uma foto do modelo basta clicar no cone que se parece com uma cmera na janela Percursos rea de imagem do projeto. Para visualizar a imagem basta clicar o cone que se parece com uma lupa.

7- Aps ter tirado a imagem do modelo, precisamos acertar o tamanho do bloco e atualizar a lista dos possveis planos de trabalho. Para isto, teremos que clicar no cone Atualizar lista de planos de trabalho e selecionar um medida de bloco.

8- Devemos agora setar os parmetros do projeto. Clique na pasta a esquerda e preencha os campos com as informaes necessrias.

92

Edio PMILL 5

PowerMILL

Folha de Processo

9- Precisamos fazer as imagens de cada percurso, para isto basta selecionar a pasta percursos a esquerda. Escolher um percurso e ativar o mesmo para tirar uma imagem no s do modelo mais tambm das camadas de corte. No esquecer de colocar uma descri o para cada percurso e se quiser acrescentar comentrios nas notas de cada um.

10- Tendo setado todos os parmetros dispostos nesse manual, basta somente clicar no cone de Gerar da folha de processo e a folha ser gerada. Para Visualiza-la s clicar no cone do lado direito Ver folhas de Processo atual.

Edio PMILL 5

93

Folha de Processo

PowerMILL

Imagens da Folha de Processo: Capa

94

Edio PMILL 5

PowerMILL

Folha de Processo

Percurso 1

Edio PMILL 5

95

Folha de Processo

PowerMILL

Sumrio

Obs: Para a gerao da folha de processo o PowerMill gera um script em HTML, este fato pode acarretar em possveis intervenes de softwares de proteo do computador tal como Norton ou McAcafe. Caso isto ocorra basta setar o mesmo para executar o script somente uma vez. Qualquer dvida entre em contato.

96

Edio PMILL 5

You might also like