You are on page 1of 1

Todos contra o preconceito

Por: Rui Falco

H homens que lutam um dia e so bons. H outros que lutam um ano e so melhores. H os que lutam muitos anos, e so muito bons. Mas h os que lutam toda a vida, esses so os imprescindveis.
Ricardo Stuckert

Berthold Brecht

Os dois ltimos meses do ano sero marcados por atividades que, embora digam respeito a segmentos especficos, merecem a ateno e o envolvimento de toda a militncia. A primeira diz respeito ao Dia Nacional da Conscincia Negra, com uma srie de atos pblicos, reunies e caminhadas. Muito ainda preciso fazer para que o racismo e a discriminao desapaream. O PT, desde o primeiro mandato do presidente Lula, tem dado grande contribuio para o avano nessa luta, ora criando instrumentos institucionais, ora desenvolvendo aes para combater as desigualdades em todos os nveis e que atingem majoritariamente a populao negra. A criao de uma secretaria para promover a igualdade racial, a aprovao da Lei 10.639, que inclui a histria da frica e dos negros no Brasil nos currculos escolares, a aprovao do Estatuto da Igualdade Racial, a aproximao comercial, poltica e cultural com a frica, coroada pelo extraordinrio gesto do presidente Lula de pedir desculpas aos africanos pelos crimes cometidos pelas elites brasileiras contra aquele continente, so iniciativas que marcaram um novo olhar do Estado brasileiro sobre a questo. A segunda grande atividade a realizao da 3 Conferncia Nacional de Mulheres, que ser realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Braslia, resultado da luta histrica das mulheres por direitos iguais, participao poltica, mais respeito e dignidade. Tambm as mulheres, graas a sua combatividade, ao compromisso do nosso partido e do nosso governo, obtiveram conquistas como a obrigatoriedade de que os recursos de projetos sociais fossem entregues prioritariamente a elas, a aprovao da Lei Maria da Penha, a criao de uma secretaria especfica e o coroamento de tantos anos de luta com a eleio da primeira mulher presidenta do Brasil. Como no poderia deixar de ser, as atividades em que negros e mulheres estaro envolvidos nestes dois meses tm todo o apoio do PT que em setembro, no seu 4 Congresso Extraordinrio, instituiu a paridade de gnero e cotas de 20% para negros e negras em suas instncias. Construir um pas sem racismo, machismo, preconceito e intolerncia compromisso de todos. Estamos juntos nessa luta.
Rui Falco Presidente Nacional do PT

Os movimentos sociais e todo o povo brasileiro sabem o quanto o companheiro Lula imprescindvel na luta por um pas e um mundo melhor. Todos os nossos pensamentos, todo o nosso ax, todas nossa oraes para a sua pronta recuperao!

A Amrica Latina e a vitria de Cristina Kirchner


Por: Paulo Teixeira

vitria da presidenta Cristina Kirchner nas eleies gerais realizadas no dia 23 de outubro, na Argentina, repleta de significa dos no s para o pas vizinho, mas para toda a Amrica Latina. Um dos mais importantes que o povo argentino continua rejeitando o modelo neoliberal que levou seu pas, em 2001, a um verdadeiro colapso. O modelo subalterno de Carlos Menem ? baseado no realismo perifrico, que apregoava alinhamento automtico potncia hegemnica, no caso, os EUA ? s no prosperou plenamente no Brasil de FHC graas oposio popular conduzida pelo Partido dos Trabalhadores. Felizmente, em ambos os pases, os resultados nas urnas mostram que o povo rejeita as propostas neoliberais. O fato que a presidenta Cristina Kirshner se reelegeu com um amplo apoio popular, com oito milhes de votos acima do segundo colocado, marcando a consolidao no s da democracia do pas vizinho como tambm a vitria de um projeto

progressista que se instalou em praticamente toda a Amrica Latina, em contraste com o neoliberalismo que predominou nos anos de 1990 e que ainda encanta a direita latinoamericana. O modelo sul-americano de reforma com incluso social, que no Brasil ganhou um terceiro mandato, tambm na Argentina mostrou-se vitorioso. Tanto l, como no Brasil e em outros pases da regio, h a implementao de polticas pblicas cujo norte permitiu a retomada do crescimento econmico com distribuio de renda e incluso social. Outro aspecto importante que se pode perceber que as foras da direita, do conservadorismo e do neoliberalismo saram isoladas e debilitadas desta eleio e que as perspectivas de cooperao poltica e econmica entre Brasil e Argentina ficam assim fortalecidas. Isso resultar no reforo do Mercosul e da integrao sul-americana, alm de um maior grau de unidade de ao de toda a Amrica Latina diante de um mundo perturbado pela crise econmica. Chama a ateno o fato de que tanto nos pais

vizinho como aqui setores da mdia conservadora tentam, sem sucesso, intrigar, distorcer e minimizar a importncia dos projetos progressistas em curso. Agora, com a esmagadora vitria de Cristina, chega-se a falar em hiperpresidencialismo, para se referir ampla maioria conquistada nas urnas no Congresso nacional e nos governos das provncias ? pela coalizo liderada pela presidenta argentina. Um comportamento tpico das oligarquias e dos conservadores do subcontinente, que ainda tm saudades dos tempos ditatoriais ou dos modelos neoliberais que vigoraram at h pouco. Como sempre, tentam desqualificar a vontade popular expressada pelas urnas. Mas a realidade mostra que se consolida a atuao das foras progressistas latino-americanas, concretizando projetos que se voltam superao de histricas desigualdades sociais e ao fortalecimento da integrao regional, para a afirmao de uma Amrica Latina soberana, solidria e autossustentvel.
Paulo Teixeira deputado federal (PT-SP), lder do partido na Cmara Federal

You might also like