You are on page 1of 15

GESTO AMBIENTAL

Definies
Poluio ou contaminao: degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: Prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; Criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; Afetem as condies estticas ou sanitrias do ambiente; Lancem no ambiente matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

A quantidade influencia na caracterizao de um fenmeno, ou seja, tudo depende da concentrao de um certo elemento em relao ao meio ambiente que o envolve. o momento em que o ambiente no mais capaz de assimilar determinada quantidade de matria. Ele, ento, fica sobrecarregado, e o equilbrio se desfaz.

Fontes emissoras ou emitentes de poluentes: estruturas fsicas que emitem elementos qumicos produtores do fenmeno da contaminao. Emisso: a quantificao da concentrao de um contaminante no meio ambiente, medido de forma independente da fonte que o originou.

Causas da Poluio

Efeitos sobre os seres humanos


O efeito da poluio ambiental pode ser agudo ou crnico. O efeito agudo sentido imediatamente e basicamente ocorrem reaes inflamatrias resultantes do contato com o poluente. J o efeito crnico ou tardio, acaba minando as defesas do organismo.

Malefcios da poluio do ar: aumenta a incidncia de doenas pulmonares, incluindo cncer, enfisema, tuberculose, pneumonia, bronquite, asma, etc. Malefcios da chuva cida: aumento nos casos de asma, sinusite, aumenta a probabilidade de conjuntivites e o risco de enfisema pulmonar; Malefcios da poluio da gua: os esgotos representam os grandes viles sade humana. Cerca de 50 tipos de infeces podem ser transmitidas pelos caminhos dos dejetos;

Malefcios da poluio sonora: o rudo pode provocar vrias formas de reaes reflexas, principalmente na circulao sangnea; Malefcios da poluio do solo: o lixo das casas o mais desagradvel e perigoso sade, principalmente quando acumulado prximo a locais onde h presena de moradias; Malefcios da poluio radioativa: dependendo do tempo e da dose absorvida, podem causar queimaduras, catarata, alteraes genticas, perda ou reduo da fertilidade, cncer e morte.

Efeitos sobre o meio ambiente


A idia de poluio ambiental abrange uma srie de aspectos, que vo desde a contaminao do ar, das guas e do solo, a desfigurao da paisagem, eroso de monumentos e construes at a contaminao da carne de aves com hormnios. Na procura das causas da poluio ambiental deparamos com dois fatores bsicos:
-

Tendncia do homem mecanizao; Contnuo aumento da populao.

Gesto ambiental
CONCEITO - O termo gesto ambiental bastante abrangente. Ele freqentemente usado para designar aes ambientais em determinados espaos geogrficos, como por exemplo:
-

gesto ambiental de bacias hidrogrficas; gesto ambiental de parques e reservas florestais; gesto de reas de proteo ambiental.

Na empresa
-

Est essencialmente voltada para organizaes, ou seja, companhias, corporaes, firmas, empresas ou instituies e pode ser definida como sendo um conjunto de polticas, programas e prticas administrativas e operacionais que levam em conta a sade e a segurana das pessoas e a proteo do meio ambiente atravs da eliminao ou minimizao de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantao, operao, ampliao, realocao ou desativao de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.

Histrico
Estocolmo (1972): a Primeira Conferncia Mundial do Meio Ambiente iniciou as discusses internacionais sobre a necessidade de mudana de atitude e de estilo de desenvolvimento em benefcio da humanidade, ameaada pela degradao ambiental. Relatrio Brundtland (1987): elaborou o conceito de Desenvolvimento Sustentvel colocou a discusso da questo ambiental como uma prioridade dos governantes. A preocupao com a manuteno da qualidade do ambiente e do potencial dos recursos naturais e da biodiversidade revelou-se de importncia fundamental para o desenvolvimento.

Rio de Janeiro (1992): durante a Segunda Conferncia Mundial (ECO 92) foram estabelecidas as bases do desenvolvimento sustentvel tendo como premissa bsica a garantia da qualidade de vida, na dependncia da manuteno da qualidade ambiental e das eficincias fsica e econmica, para servir de orientao aos governantes durante o terceiro milnio.

Fundamentos bsicos
As razes que levam as empresas a adotar e praticar a gesto ambiental, so vrias, incluindo desde procedimentos obrigatrios de atendimento da legislao ambiental at a fixao de polticas ambientais que visem a conscientizao de todo o pessoal da organizao. A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se a a adoo de um Sistema Ambiental (SGA), na verdade, encontra inmeras razes que justificam a sua adoo. Os fundamentos predominantes podem variar de uma organizao para outra, no entanto, eles podem ser resumidos nos seguintes preceitos:

Recursos naturais (matrias-primas): so limitados e esto sendo fortemente afetados pelos processos de utilizao, exausto e degradao decorrentes de atividades pblicas ou privadas, portanto esto cada vez mais escassos, relativamente mais caros ou se encontram legalmente mais protegidos. Crescimento da populao: principalmente em grandes regies metropolitanas e nos pases menos desenvolvidos, exerce forte conseqncia sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.

Legislao ambiental: exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigncia essa que conduz obrigatoriamente a uma maior preocupao ambiental. Presses pblicas: de cunho local, nacional e internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas. Bancos, financiadores e seguradoras: do privilgios a empresas ambientalmente sadias ou exigem taxas financeiras e valores de aplices mais elevadas de firmas poluidoras.

Sociedade em geral: principalmente a vizinhana est cada vez mais exigente e crtica no que diz respeito a danos ambientais e poluio provenientes de empresas e atividades. Organizaes no-governamentais: esto cada vez mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislao ambiental, a minimizao de impactos, a reparao de danos ambientais ou impedem a implantao de novos empreendimentos ou atividades. Compradores de produtos intermedirios: esto exigindo cada vez mais produtos que sejam produzidos em condies ambientais favorveis.

Compradores e importadores: esto exigindo a certificao ambiental. Tais exigncias so voltadas para a concesso do Selo Verde, mediante a rotulagem ambiental. Acordos internacionais, tratados de comrcio e mesmo tarifas alfandegrias incluem questes ambientais na pauta de negociaes culminando com exigncias no tarifrias que em geral afetam produtores de pases exportadores.

Finalidades
Servir de instrumentos de gesto com vistas a obter ou assegurar a economia e o uso racional de matrias-primas e insumos, destacando-se a responsabilidade ambiental da empresa: Orientar consumidores quanto compatibilidade ambiental dos processos produtivos e dos seus produtos ou servios; Subsidiar campanhas institucionais da empresa com destaque para conservao/preservao ambiental; Subsidiar procedimentos para a obteno da certificao ambiental; Subsidiar a obteno da rotulagem ambiental de produtos.

10

Os objetivos e as finalidades inerentes a um gerenciamento ambiental nas empresas devem estar em consonncia com o conjunto das atividades empresariais. Portanto, eles no podem ser vistos como elementos isolados, por mais importantes que possam parecer num primeiro momento. Vale relembrar o trinmio das responsabilidades empresariais: Responsabilidade ambiental; Responsabilidade econmica; Responsabilidade social.

Principais elementos
Comprometimento e poltica: recomendado que uma organizao defina sua poltica ambiental e assegure o comprometimento com o seu SGA. Planejamento: recomendado que uma organizao formule um plano para cumprir sua poltica ambiental. Implementao: para uma efetiva implementao, recomendado que uma organizao desenvolva a capacitao e os mecanismos de apoio necessrios para atender sua poltica, seus objetivos e metas ambientais. Medio e avaliao: recomendado que uma organizao mensure, monitore e avalie seu desempenho ambiental. Anlise crtica e melhoria: recomendado que uma organizao analise criticamente e aperfeioe continuamente seu sistema de gesto ambiental, com o objetivo de aprimorar seu desempenho ambiental global.

11

Avaliao ambiental inicial


Pode ser realizada com recursos humanos internos ou externos: Quando a empresa j dispe de pessoal habilitado ou relacionado com questes ambientais, essa tarefa poder ser feita internamente; No existindo tal possibilidade, a organizao poder recorrer aos servios de terceiros, quer seja ao de consultores autnomos ou ao de firmas de consultoria ambiental.

Interferentes do processo de gesto ambiental


Falta de conscientizao ecolgica de dirigentes e colaboradores. Forma tradicional de produo, tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial. Reduo de despesas, a qualquer custo, em detrimento do meio ambiente. Manuteno da competitividade em setores que em geral no cuidam das questes ambientais. Falta de monitoramento ou fiscalizao dos rgos ambientais competentes.

12

A avaliao ambiental inicial permite s organizaes: Conhecer seu perfil e desempenho ambiental. Adquirir experincia na identificao e anlise de problemas ambientais; Identificar pontos fracos que possibilitem obter benefcios ambientais e econmicos, muitas vezes bvios; Tornar mais eficientes a utilizao de matriasprimas e insumos; Servir de subsdios para fixar a poltica ambiental da organizao.

Tcnicas para avaliao inicial


Aplicao de questionrios e/ou entrevistas; Utilizao de listas de verificao pertinentes s caractersticas da organizao. Estas se mostram muito apropriadas para analisar atividades, linhas de produo ou unidades fabris semelhantes, permitindo comparaes; Inspees e medies diretas em casos especficos, como por exemplo: emisses atmosfricas, quantidades e qualidade de despejos; Avaliao de registros de ocorrncias ambientais, como infraes, multas, etc.; Benchmarking: tcnica de estudo das melhores prticas, permitindo adota-las ou aprimora-las.

13

Abrangncia da avaliao ambiental ISO 14.004


Identificao dos requisitos legais e regulamentares. Identificao dos aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou servios, de modo a determinar aqueles que tm ou possam ter impactos ambientais significativos e impliquem em responsabilidade civil. Avaliao do desempenho em relao a critrios internos pertinentes, padres externos, regulamentos, cdigo de prtica, princpios e diretrizes.

Prticas e procedimentos de gesto ambiental existentes. Identificao de polticas e procedimentos existentes relativos s atividades de aquisio e contratao. Informaes resultantes da investigao de incidentes anteriores, envolvendo no conformidades. Oportunidades de vantagens competitivas. Os pontos de vista das partes interessadas. Funes ou atividades de outros sistemas organizacionais que possam facilitar ou prejudicar o desempenho ambiental.

14

sam.olivier@bol.com.br

15

You might also like