Rodovia BR 470, km 71, n° 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n° 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso Profissionalizante Procurando Emprego Centro Universitário Leonardo da Vinci Organização: Jacqueline Leire Roepke Capellaro Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pró-Reitor de Ensino de Graduação a Distância Prof. Janes Fidélis Tomelin Pró-Reitor Operacional de Ensino de Graduação a Distância Prof. Hermínio Kloch Diagramação e Capa Davi Schaefer Pasold Revisão: Anuciata Moretto José Roberto Rodrigues

Todos os direitos reservados à Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reprodução total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

Procurando Emprego

3

ENTREVISTAS DE EMPREGO
O PROCESSO SELETIVO Na etapa anterior, você já teve noções básicas sobre o processo seletivo, lembra? Chegou o momento de aprofundálas. Vamos começar entendendo como ocorre a abertura de uma vaga de emprego? Geralmente, as vagas abrem por certos motivos, tais como: - fundação ou ampliação de uma empresa; - substituição (a pessoa que ocupava a vaga saiu da empresa ou foi promovida);
FIGURA 1 - INAUGURAÇÃO

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-25022977.jpg?size=572&uid=80140004-0a1149a2-9c00-468343094232&uniqID=32f2bb7f-8eef-4aef-a76fbd6716df8a32>. Acesso em: 4 jul. 2011.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

4

Curso Profissionalizante

- aumento de serviço/demanda; - nova exigência de formação ou de experiência do profissional. Por que você precisa saber disso? Porque é interessante desvendar um pouco sobre os bastidores do processo de seleção. O objetivo deste processo é identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos candidatos, relacionando-os às características e exigências da vaga de trabalho que está aberta. Ou seja, comparar o perfil do cargo com o perfil dos candidatos, para escolher o candidato que mais se aproxima do perfil da vaga (RIBEIRO, 2007). Ao se deparar com a necessidade de contratar alguém, a empresa costuma pré definir o horário de trabalho, as atividades que serão desempenhadas, os materiais/ ferramentas necessários, a faixa salarial, e o perfil do candidato ideal. Talvez, você já tenha sido desclassificado de algum processo seletivo e recebido o feedback de que o motivo da desclassificação foi que você não tinha o perfil desejado.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

5

Afinal, o que é perfil? De acordo com o dicionário, é a descrição de alguém em traços rápidos. Na área organizacional, está ligado à expectativa da empresa, sobre uma pessoa que necessita contratar. O perfil de uma vaga é composto pela formação acadêmica, pela experiência e vivência profissional, pela familiaridade com idiomas, pela faixa etária, pelos comportamentos, pelo endereço residencial, pela disponibilidade para viagens etc. Se um dia você não for contratado para uma vaga e lhe disserem que o motivo foi por não possuir o perfil, não desanime. Não é que você tenha feito, ou dito, algo que não devia. Apenas não possui alguma característica que a empresa precisava. Contudo, é bem possível que o seu perfil seja ideal para diversas outras vagas. Você só precisa encontrá-las. Você conseguiu entender por que as pessoas saem do processo seletivo, por causa do perfil? Segue um exemplo que facilitará a sua compreensão: Paulo formou-se em 2010, em engenharia elétrica. Trabalhou seis meses na área, participando de projetos e sua familiaridade com o inglês é intermediária. Viu um anúncio de emprego que lhe interessou, sobre uma vaga de coordenador de projetos. Enviou o seu currículo para a mesma. No dia seguinte, recebeu um e-mail da empresa que ofereceu a vaga, dizendo que ele não poderia participar do
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

6

Curso Profissionalizante

processo seletivo por não atender alguns pré-requisitos do perfil da vaga. Na realidade, o entrevistador procura alguém formado em engenharia elétrica há mais de 5 anos, que possua cerca de 3 anos de vivência na área, inclusive, na coordenação de projetos (não apenas a participação). Este profissional contatará com frequência, fornecedores e clientes americanos, por isso, precisa ser fluente no idioma inglês. Por isso, não adianta insistir com a empresa de que você é capaz para assumir a vaga oferecida. O Paulo, do exemplo anterior, supostamente teria potencial para aprender e desempenhar a função com desenvoltura, em cerca de dois anos. No entanto, a empresa nem sempre dispõe de tempo para esperar o profissional se desenvolver. Não encare uma desclassificação como um atestado de incompetência. Entenda que no momento faltou alguma característica da sua parte. Se for do seu interesse, procure desenvolvê-la. Se não, procure um trabalho cujo perfil da vaga consista naquilo que você já tem a oferecer. Como encontrar esta vaga? Na última etapa deste curso, você visualizará onde e como procurar suas oportunidades. Por hora, concentre-se nos bastidores do processo seletivo. Depois de definir o perfil da vaga, a empresa escolherá onde divulgá-la. Os meios mais comuns são os classificados em jornal impresso, classificados na internet, cartazes, outdoors, divulgação em revistas específicas e as parcerias com consultorias ou agências de emprego. A televisão, o rádio e até carros de som, também são utilizados.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 2 - EM BUSCA DE UMA VAGA

7

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-17961287.jpg?size=572&uid=8951dc62-5019-449b-82df165f058fc29c&uniqID=4dab5ca8-10b9-49b6-a54b-43f2ad2a4bc0>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Depois de divulgar a vaga, começam a chegar os currículos. Às vezes, aparece um, dez, cem ou mil currículos. Como já vimos na etapa anterior, antes de ler atentamente cada um, o selecionador poderá passar os olhos por cima e ir descartando ou arquivando os que parecerem mais distantes do perfil da vaga. Depois de passar a “peneira”, devem restar cerca de seis currículos no processo. Este número pode variar de acordo com a realidade da empresa, da região, da oferta e procura dos profissionais habilitados para a vaga etc. Dos seis candidatos, geralmente, ele convida quatro para a entrevista. Depois, se a escolha final não for dele mesmo, ele faz um resumo sobre a entrevista/currículo dos três melhores candidatos e apresenta para quem será o superior
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

8

Curso Profissionalizante

imediato (futuro líder) do contratado, ou para o próprio dono da empresa, que chamará os dois mais qualificados para, depois, fazer a escolha propriamente dita. Talvez você esteja se perguntando: “Por que préselecionam seis candidatos pelo currículo e só chamam quatro para a entrevista?”. Contudo, se nenhum dos quatro agradar, o responsável pela contratação, já sabe quem serão os próximos a entrevistar. Entendeu, por que as empresas costumam demorar para dar um feedback? Em contrapartida, a empresa geralmente tem urgência para efetivar a contratação, pois existe um trabalho para fazer e até que o novo funcionário seja admitido, aquele trabalho está parado, portanto, consistindo em prejuízo para a empresa. Como veremos na próxima etapa, com certa frequência, um processo não se restringe à análise de currículos e entrevistas seletivas. Pode incluir, também, testes ou dinâmicas. Se você for convidado para uma entrevista, procure não agendar compromissos no mesmo dia. Há entrevistas que duram 10 minutos, mas há entrevistas que podem levar mais de uma hora! Além disso, não esqueça que poderão ser aplicados alguns testes ou dinâmicas e você pode até passar o dia todo numa maratona de seleção na empresa.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

9

O QUE É UMA ENTREVISTA DE EMPREGO? A entrevista de emprego consiste numa conversa entre duas partes interessadas: a empresa (o entrevistador) e o candidato. Como já vimos, o entrevistador pode ser um administrador, o dono da empresa, um líder de setor, um psicólogo, um profissional de recursos humanos, enfim, alguém que representa a empresa. O foco do entrevistador é identificar se o candidato atende as necessidades da vaga em aberto. Para isso, ele costuma perguntar sobre a formação escolar, vivência profissional, características comportamentais atreladas ao cargo, e também, sobre questões pessoais e familiares do candidato. O objetivo do(a) candidato(a) deve ser: potencializar sua apresentação, enfatizando seus pontos fortes (positivos) e também, verificar se a vaga e a empresa se adéquam aos seus interesses. É por isso que o(a) candidato(a) pode (e deve!) fazer perguntas durante a entrevista, se achar pertinente.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

Curso Profissionalizante

Portanto, o objetivo de uma entrevista de seleção é: “confirmar os dados que já estão registrados na solicitação de emprego e/ou no currículo do(a) candidato(a), cabendo ao entrevistador a decisão de manter ou excluir o(a) candidato(a) do processo de seleção” (RIBEIRO, 2007, p. 92). Talvez você esteja curioso para saber onde ocorrem as entrevistas. Geralmente acontecem num escritório da empresa ou numa agência de empregos. No entanto, o local pode variar. Conheço um dono de empresa que é muito ocupado e já agendou entrevistas até em um Posto de Combustível. Já soube de entrevistas feitas em praças de alimentação de shopping, inclusive.
FIGURA 3 - CANDIDATOS AGUARDANDO ENTREVISTA

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-16733157.jpg?size=572&uid=efb64e90-5ea3-463b-b43c83c0d25aa949&uniqID=dd91ba40-5820-458d-8593-d7d24d5eb067>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

11

Às vezes, a empresa faz o processo seletivo sem que os candidatos saibam qual é a empresa em si. Isto pode acontecer, por exemplo, se a empresa tem um funcionário e queira demiti-lo, ou alguma outra situação que requeira o sigilo. Já vi processos seletivos serem feitos em salão de festas de hotéis. Os finalistas passaram praticamente o dia todo ali e só souberam o nome da empresa em que trabalhariam (se fossem admitidos), no final do dia. Mas não se preocupe muito com isso. Pois a maioria das entrevistas ocorre na empresa, ou em outro local seguro. Mas, afinal, como ocorre esta conversa? A maneira de fazer uma entrevista varia de acordo com o selecionador. Há entrevistadores sérios, práticos e rápidos, que fazem perguntas, explicam um pouco sobre a empresa/vaga e se comprometem a ligar para passar o resultado. Há selecionadores que conseguem deixar o candidato “à vontade”, sendo atenciosos, sorridentes e fazendo uma brincadeira aqui e ali, para descontrair.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

Curso Profissionalizante

O passo a passo da entrevista, geralmente é assim: o entrevistador se apresenta, leva o(a) candidato(a) até a sala em que conversarão e o(a) convida para sentar. Então, ele explica algo sobre a vaga e a empresa e, em seguida, pega o currículo do(a) candidato(a) e lhe faz algumas perguntas. Conforme o(a) candidato(a) vai falando, ele faz novas perguntas para chegar ao seu objetivo. Atenção! Procure ser preciso(a) nas suas respostas. Tente não ultrapassar três minutos em cada resposta. Quase sempre, no final da conversa, o entrevistador pergunta se você possui alguma dúvida. Se tiver, alguma dúvida, não deixe de perguntar! Às vezes, ao término da própria conversa, ele já diz se você permanecerá no processo seletivo, ou não. Caso contrário, prometerá o retorno via e-mail ou telefone. Nem sempre eles conseguem ligar para todos os candidatos, portanto, antes de sair da entrevista, você poderá perguntar se há previsão de quando o retorno será dado. Se ele passar uma data, contate-o cerca de 2 dias após a data combinada. Esta atitude pode indicar interesse. Mas tenha bom senso. Se você ligar diversas vezes, pode acabar irritando o entrevistador e fechando, inclusive, portas de emprego futuras naquela empresa.

Quer saber quantas pessoas participam de uma entrevista? Muitas vezes, são apenas duas pessoas: o(a) candidato(a) e o entrevistador. Porém, isto pode variar. Às vezes, o(a) candidato(a) é entrevistado(a) por duas ou até três pessoas ao mesmo tempo (por exemplo: o funcionário do RH, o futuro líder e um futuro colega de trabalho). Já existem empresas em que toda a equipe de trabalho participa da entrevista. Da mesma forma, há entrevistas em que o entrevistador conversa com cinco candidatos ao mesmo
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

13

tempo, ou até mais candidatos. Não se preocupe muito com isso. Contudo, é bom saber destas coisas, para não ser pego de surpresa.
FIGURA 4 - ENTREVISTA

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-25878174.jpg?size=572&uid=d7c245aa-d334-4f8f-bd2af1eb467b5e76&uniqID=3a028f80-955d-445f-a8ff-1e854c3afbb3>. Acesso em: 3 jun. 2011.

QUAIS SÃO AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES NUMA ENTREVISTA? Como você pôde observar desde o início deste curso, cada entrevistador tem um estilo próprio. Ele utilizará as técnicas e perguntas que lhe convier. Supostamente, você espera acessar uma lista com as perguntas mais frequentes, preferencialmente, com as respostas para as mesmas, ok? Neste caso, tenho uma boa notícia para você: não se preocupe com isso.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14

Curso Profissionalizante

Geralmente, todas as perguntas do selecionador visam ajudá-lo(a) a perceber quem é você, bem como, se você é o(a) candidato(a) ideal para a vaga e, ainda, se você combina com a empresa. Por isso, não adianta você perder tempo pesquisando as perguntas mais comuns e decorando as respostas perfeitas, simplesmente, porque a resposta perfeita é a sua sinceridade! E isso, você só encontra dentro de si mesmo. Por exemplo, a pergunta “Qual é o seu maior defeito?”, tem como resposta mais comum a palavra “perfeccionismo”. Por quê? Porque alguém achou que esta seria uma boa resposta e divulgou a ideia. Todavia, será que isto realmente é um defeito que incomoda tanta gente? Há quem diga que isto é uma virtude, até. Portanto, quanto ao seu maior defeito, cabe a você identificá-lo, tentar superá-lo, ou ao menos, fazer as pazes com ele, para conviverem em harmonia. Pense no que você pode fazer para superá-lo. Dizer para o entrevistador suas estratégias para lidar com o defeito pode indicar maturidade. Nesta questão, particularmente, prefiro quando o(a) candidato(a) utiliza um exemplo em que foi alertado por um ex-líder e conte o que fez diante disto. Por exemplo: “Uma vez, meu líder disse que eu precisava ficar mais atento à forma de escrever, pois estava cometendo erros de português com certa frequência. Assim, iniciei o curso de nivelamento
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

15

de português e passei a revisar o que escrevia, antes de encaminhar cada e-mail.” O mesmo vale para a “maior qualidade”! Prefiro quando o candidato relata um elogio que tenha recebido de algum líder ou de algum professor. “Esteja certo de uma coisa: não existe profissional infalível ou perfeito, que não tenha tido algum insucesso ou fracasso em suas iniciativas profissionais.” (PEREIRA, 1997, p. 93). Encorajo-o a fugir das respostas prontas. Você até pode pesquisar sobre elas e analisá-las. Compare-as com a sua resposta e construa uma nova resposta. Além disso, talvez, seu defeito seja algo positivo para a vaga. Por exemplo, para uma vaga de departamento pessoal que exige alta concentração e “certa produtividade”, uma pessoa quieta ou tímida, poderia ser condizente com a atividade. Pois se for alguém muito falante, pode se dispersar no decorrer do trabalho, cometendo erros frequentes e ainda, atrapalhar o trabalho dos colegas. Neste caso, o defeito “timidez” pode favorecer o candidato na conquista da vaga. Atenção! Não adianta você decorar “respostas perfeitas” para as perguntas de seleção mais frequentes. Além de não existir uma resposta padrão que seja eficiente para todos os casos, em algum momento, o entrevistador perceberá que você está “mentindo”, ou que “decorou um discurso”.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16

Curso Profissionalizante

Talvez você já tenha participado de alguma entrevista e foi pego de surpresa por uma pergunta totalmente inesperada. Afinal, por que os entrevistadores, às vezes, perguntam coisas “esquisitas”? Não esqueça! O foco deles é descobrir quem você é, se está apto(a) para a vaga ou tem potencial para desenvolver-se para ela, e ainda, se você compartilha os mesmos valores que a empresa. Se o entrevistador perguntar algo meio estranho, possivelmente, é porque já esteja cansado de ouvir sempre as mesmas respostas decoradas e achou outra forma de perguntar a mesma coisa. Ou seja, ele camuflou uma pergunta clássica, para obter a resposta que realmente lhe interessa: a sua sinceridade. FUI AGORA? CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA, E

O telefone toca e o convite para uma entrevista surge. O que você faz? A maioria das pessoas fica feliz e empolgada instantes após o convite, mas aos poucos, esta sensação vai sendo substituída pelo nervosismo e pela preocupação. Quando você encaminha um currículo, saiba que poderá ser convidado(a) para uma entrevista. Já liguei para muitas pessoas, fazendo o convite para a entrevista e recebi algumas respostas inconvenientes, como, por exemplo:
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

17

“Ah... eu até queria ir à entrevista, só que neste horário passa um programa de TV que não perco de jeito nenhum!” “Entrevista? Qual vai ser o salário? Porque dependendo do caso, eu nem saio de casa!” “Dava para ser outro dia? É que hoje está chovendo...” “Você sabe se esta empresa vai dar férias coletivas entre Natal e Ano Novo? É que não gosto de trabalhar neste período.” Diante de tais posturas, pergunto: se você fosse o selecionador, como as interpretaria? Releia cada justificativa e reflita sobre elas.
FIGURA 5 - E AGORA?

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-17079697.jpg?size=572&uid=2a831f21-d3de4cea-a1ab-d349d590ec9d&uniqID=3f6069bf-41d7-4a72aeca-626b526f19ad>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

18

Curso Profissionalizante

Recomendo que ao receber um agendamento para entrevista, ouça com atenção o que a pessoa lhe disser. Você pode fazer perguntas, e se tiver algum compromisso INADIÁVEL, até pode solicitar outra data ou horário para comparecer à entrevista. Questões como salário, período de férias, as atribuições ou atividades da vaga, uniforme, benefícios, você poderá abordar na entrevista em si. Sugiro que você sempre aceite convites para entrevistas. Mesmo que, à primeira vista, não sejam totalmente interessantes para você. Pois, às vezes, conversando pessoalmente, você percebe coisas ou recebe informações que não possuía, e que acabam causando-lhe interesse pela vaga. Só é admissível recusar estes convites, se as vagas forem absolutamente fora de cogitação para você. Caso contrário, encorajo-o a aceitar o convite. Por quê? Porque, mesmo que não seja selecionado(a), ou recuse a vaga oferecida, aproveitará a oportunidade de aprender a lidar com as entrevistas. Uma entrevista é diferente da outra. Quanto mais você estiver acostumado a participar de entrevistas, ficar atento e aproveitar o aprendizado implícito ao processo, provavelmente, terá um desempenho cada vez melhor em entrevistas. Possivelmente, conseguirá gerir melhor a sua ansiedade, além de outros aprendizados. Sempre que concluir um processo seletivo, reflita:

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

19

não?

- Como você se saiu? - O que poderia ter falado e omitiu, ou esqueceu? - Você falou algo que pode ter lhe prejudicado? - Qual foi o seu comportamento? - O que você poderia ter feito diferente? - Se você fosse o selecionador, você se contrataria, ou
FIGURA 6 - MULHER REFLETINDO

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-21853810.jpg?size=572&uid=6106f7f3-b59c-4af7-b28b95cb8654df05&uniqID=f60a8727-bb3d-401e-8ead-c3badcc8553e>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Atenção! Mesmo que seu objetivo seja fazer a entrevista só para aprender, comporte-se adequadamente! Não subestime a memória do entrevistador. Cuide do seu marketing pessoal.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

20

Curso Profissionalizante

Eu mesma participei de um processo seletivo em uma agência de empregos, no ano 2000 para uma vaga, e no ano de 2008 participei de outro processo seletivo em outra área (em outra agência) e pasme! Foi a mesma psicóloga que me entrevistou nas duas ocasiões, em empresas diferentes. Eu não me lembrava dela, mas ela se lembrou de mim na segunda entrevista – 8 anos depois da primeira! Para minha felicidade, fui contratada nas duas situações. Mas, o final poderia ter sido outro, caso eu tivesse “pisado na bola” na primeira entrevista. Aceitar o convite não é suficiente. É primordial que você compareça à entrevista e comporte-se adequadamente. Atenção! Evite chegar atrasado à entrevista. Grande parte das desculpas apresentadas nesta situação poderiam ter sido evitadas. Recomendo que no dia anterior a entrevista, você procure ir até o local, no horário combinado. Preste atenção no trânsito, confira se entendeu a localização da empresa etc. Você sabia que na internet é possível encontrar mapas detalhados gratuitamente? Poderá fazer o seu mapa em alguns sites, simplesmente, indicando o endereço de saída (provavelmente a sua casa) e o endereço do destino (onde será a entrevista). O mapa mostra passo a passo como chegar lá, citando as ruas que você deverá passar. Como encontrar estes sites? Nos sites de busca. Se escrever “mapas”, poderá verificar os primeiros endereços que aparecerem.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

21

Além de testar o tempo que gastará para chegar lá, aproveite para observar a empresa. Há muita circulação de pessoas? Dá para entrar com facilidade ou tem portarias ou portões? Tente se aproximar e, se possível, até entre na recepção, caso não existam funcionários controlando o fluxo de pessoas. Observe como as pessoas estão trabalhando, como se vestem, quem são os clientes etc. Se perceber que a entrada é um pouco dificultada, vale observar, discretamente, do lado de fora da empresa. Esta é outra maneira de preparar-se para a entrevista. Você sabia que as desculpas mais frequentes para o atraso costumam ser o trânsito e o fato de ter demorado para encontrar a empresa? Seguindo as instruções anteriores, você diminui a chance de precisar apresentar tais desculpas. Qual é o melhor horário para chegar à empresa? Uns dizem para chegar na hora exata, outros dizem para chegar com antecedência. Afinal, o que é correto? Novamente, coloque-se no lugar do selecionador. Se um candidato chega três horas antes do horário, fica sentado na recepção, olhando o relógio, balançando as pernas, mexendo no celular. Como você interpreta este comportamento? É adequado? Lembrese de que o segredo é o bom senso. O ideal é que você chegue até 20 minutos antes do horário combinado. Caso tenha chegado antes disso, recomenda-se que procure uma padaria, loja, um ponto de ônibus, uma praça, enfim, algum outro local ali por perto, para você esperar o tempo passar um pouco.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

22

Curso Profissionalizante

Preste atenção no seu comportamento assim que entrar na empresa. Não é raro que os selecionadores peçam ao porteiro, ou à recepcionista, qual foi a impressão que tiveram do candidato. Talvez você esteja se perguntando: o que devo fazer para me preparar para a entrevista? Além de se certificar sobre o endereço e zelar pela pontualidade, você precisará estudar três coisas: você, a vaga e a empresa. Você – Releia o seu currículo e lembre-se da sua trajetória acadêmica profissional. Procure lembrar as atividades que já desempenhou nas empresas. Como você as fazia? Quais foram os resultados mais importantes que já obteve? Por que você saiu dos trabalhos anteriores? Além de considerar o seu passado e presente, pense no seu futuro. Que rumo você pretende dar à sua carreira, e à sua vida, no geral? A vaga – Geralmente, ao agendar a entrevista, a pessoa já diz de qual vaga se trata. Mesmo que você já esteja familiarizado com a mesma, seria proveitoso procurar mais informações sobre a vaga na internet.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

23

Você já ouviu falar em CBO (Classificação Brasileira de ocupação)? É um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho do Brasil. Pode ser acessado através do site do Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro. Você pode digitar o nome da vaga no ícone “busca”, e visualizar importantes aspectos ligados à vaga, como: características do trabalho, competências pessoais necessárias, recursos de trabalho, formação, experiência, descrição das atividades etc. Quer saber mais? Então, acesse o site: <http://www.mtecbo.gov.br/ cbosite/pages/home.jsf>.
FIGURA 7 - CBO

FONTE: Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 6 jun. 2011. Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

24

Curso Profissionalizante

Tendo pesquisado tais informações, você terá maior facilidade para entender as atribuições da vaga quando o entrevistador explicá-las e terá mais subsídios para falar sobre elas. A empresa – Grande parte das organizações já possui uma página na internet, aproveite para analisá-la. Navegue no site e procure memorizar o máximo que puder sobre a empresa. Preste atenção na história, nos produtos ou serviços que presta e nos valores dela. Na hora da entrevista, você deve demonstrar que conhece a empresa, comentando algo que tenha lido no site. Se você conhece alguém que trabalha(ou) lá, é pertinente conversar com esta pessoa sobre a empresa. Por exemplo, você pode utilizar estas informações se o entrevistador perguntar “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”, desta maneira: - “Pois seria uma honra contribuir na produção do produto XYZ, uma vez que é útil para a sociedade por isto e aquilo.” - “Pois quero fazer parte desta empresa que já está no mercado há X anos e cresceu Y% no último ano.” Agindo assim, você demonstra que valoriza a informação e que está interessado na empresa, não apenas na sua vaga.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

25

Além disso, você deve pensar no que irá dizer na entrevista, escolher com atenção a roupa que utilizará, e inclusive, separar algumas coisas que é aconselhável levar para a entrevista. Prossiga a leitura, pois logo você desvendará tais mistérios.
FIGURA 8 - ENTREVISTA

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-23884933.jpg?size=572&uid=576b6116-4ad0-4464-b1d2372d1ca2b438&uniqID=81487c6e-3a9e-4433-b269-5c5fee8121c0>. Acesso em: 6 jun. 2011.

O QUE FALAR NA HORA H? Durante a entrevista, você precisa se preocupar com apenas duas coisas: falar a verdade e ser você mesmo. Nem pense em mentir ou “aumentar um pouco” alguma coisa sobre sua vida escolar ou profissional. Isto pode causar sérios transtornos que atrapalharão seu presente e, talvez, até o seu futuro. Lembre de que uma mentira no currículo pode levar o autor da mesma à prisão. Como já vimos, é um
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

26

Curso Profissionalizante

risco que não vale a pena. Possivelmente você está se perguntando: “Que tipo de transtornos futuros, uma mentira no processo seletivo pode acarretar?” No presente, pode significar a perda da vaga em questão e o encaminhamento jurídico que a empresa poderá fazer. Quanto ao futuro, é bem provável que na empresa em que a mentira foi dita, o candidato nunca mais tenha chances de ingressar, afinal, este tipo de coisa não cai no esquecimento em pouco tempo. Além disso, você sabia que frequentemente os selecionadores das empresas se conhecem e comunicamse entre si? Sabemos que é antiético dar certas informações sobre ex-funcionários, mas, às vezes, não é o que ocorre na realidade. Dias atrás, soube que duas pessoas que trabalham no setor de recursos humanos de empresas diferentes se encontraram num jantar e começaram a conversar: - Estou muito feliz! Um novo gerente começou a trabalhar lá na empresa, nesta semana, e parece ser um ótimo profissional. - Qual é nome dele? - É “Fulano sicrano”. - Ele está trabalhando contigo? Que legal. Ele trabalhou na minha empresa há dois anos. Realmente, era um bom profissional. Até o próximo ano já estará formado, talvez você seja convidado para a formatura! - Peraí... Ele só termina a faculdade no próximo ano? Mas, na entrevista, disse que já era formado...
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

27

O desfecho desta história verídica foi a demissão do “Fulano sicrano”, pois a empresa decidiu solicitar o diploma e o histórico escolar, e ele não tinha tais documentos. Você percebeu que a intenção dos dois colegas não era obter ou passar informações sobre a pessoa. O colega que “dedou” o “Fulano sicrano” teceu o comentário com boas intenções. Como ele poderia imaginar que o funcionário teria mentido sobre algo tão sério? Sei que talvez você esteja se questionando se a atitude deles foi ética ou não. No entanto, nosso enfoque aqui não é julgar isto. O enfoque é alertá-lo para falar a verdade durante a entrevista e, assim, ter maiores chances de ser contratado! Veja só: é muito provável que “Fulano sicrano” tenha fechado portas de emprego futuras nas duas empresas. Ademais, nas próximas entrevistas, é bem provável que demonstre que o motivo de saída foi inconveniente, através de determinados comportamentos que os selecionadores conseguem identificar com facilidade. Todavia, se a sua consciência está limpa, não se preocupe se o entrevistador perceber um pouco de nervosismo da sua parte. Praticamente todas as pessoas ficam nervosas numa entrevista e por mais que tentem disfarçar, acabam revelando que estão nervosas. Fique tranquilo, demonstrar um pouco de nervosismo pode indicar que você está muito interessado pela vaga e que está tentando dar o seu melhor para consegui-la.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

28

Curso Profissionalizante

Pereira (1997) recomenda que durante a entrevista, não se utilize óculos escuros e não se masque chicletes. Olhe nos olhos do entrevistador e concentre-se em falar a verdade e em ser você mesmo. É a melhor coisa a fazer. Procure falar de maneira positiva. Por exemplo, se você concluiu a graduação, ingressou numa pós e está procurando o seu primeiro trabalho, veja como é possível falar a mesma coisa, de formas diferentes: - Eu nunca trabalhei antes, só que agora que me formei eu quero uma oportunidade para aprender. Com o salário poderei comprar um carro e pagar minha pós. - Dediquei-me durante x anos na graduação. Hoje, procuro uma oportunidade para colocar este conhecimento em ação. Além de ser beneficiado com o salário para os meus objetivos, sua empresa tem a ganhar com a minha contratação, pois tenho interesse em me especializar sobre esta vaga, tanto que já me matriculei na pós XYZ que devo concluir até a data ZK. Percebeu a diferença? Qual discurso é mais atraente?

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

29

Atenção! Durante a entrevista, procure sinalizar quais serão as vantagens da empresa em contratálo. Enfatize seus pontos positivos. Cite elogios que tenha recebido de líderes ou de professores. Tente tornar seu discurso positivo. Contudo, se você ficar nervoso(a), apenas se concentre em falar a verdade e ser você mesmo, porque isto é o mais importante. E se der um branco? Não se preocupe com isso, afinal, o selecionador conduzirá a conversa fazendo perguntas. Caso não souber responder alguma pergunta, mais vale ser sincero dizendo “não sei”, do que tentar enrolá-lo. Fique tranquilo, ninguém é obrigado a saber tudo. QUAL É A ROUPA IDEAL PARA COMPARECER À ENTREVISTA? A maioria das mulheres tem a frequente impressão de que não tem roupas para vestir – mesmo estando com o roupeiro quase transbordando. Quando se deparam com um agendamento de entrevista, podem passar mais tempo ainda diante do guarda-roupa, pensando sobre o que vestir. Existem pessoas que provam inúmeras roupas, e conferem cada look no espelho. No entanto, há pessoas que talvez, nunca pensaram sobre a importância de escolher um traje para ir à entrevista. Você se identificou com alguma destas situações? Mesmo que a sua resposta tenha sido negativa, lhe convido a
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

30

Curso Profissionalizante

ler as próximas linhas, pois sempre é possível aprender algo novo. Lembre-se: “Em uma entrevista, a roupa adequada não vai necessariamente garantir que você consiga o emprego, mas a roupa errada pode fazê-la perdê-lo logo de cara.” (BONNELL, 2000). Até pouco tempo atrás, tailleur e scarpin era a combinação perfeita para candidatas às vagas que exigiam ensino superior completo. Terno, gravata e sapato, devidamente engraxado, era a combinação ideal masculina.
FIGURA 9 - MULHER DE TAILLEUR FIGURA 10 - HOMEM DE TERNO

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages. com/images/CB041742. jpg?size=572&uid=690cf93432cb-4b68-ae384e9d74f64fff&uniqID=a1409a790a47-40ff-911b-af714039e818>. Acesso em: 18 maio 2011.

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages. com/images/42-27401514. jpg?size=572&uid=a360d7b20ab7-49ee-98eb142398846d87&uniqID=c7af6fe266a8-4e34-bf91-d7171184f222>. Acesso em: 18 maio 2011.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

31

Será que este look ainda é garantia de sucesso, na entrevista? Depende! Depende do quê? É o que veremos a seguir... Ao escolher a roupa para se apresentar à empresa, tenha em mente os seguintes aspectos: Quem sou eu? Qual é o cargo que almejo? Quero mesmo ser o(a) candidato(a) selecionado(a)? Que impressões desejo transmitir? Qual é a empresa em que pretendo trabalhar? Como as pessoas costumam se vestir naquele ambiente de trabalho? Qual é a estação do ano, ou o clima no dia da entrevista? Vamos entender o porquê destas perguntas e aprofundar suas implicações? Então, vamos lá: Quem sou eu? Antes de qualquer outra coisa, opte por uma roupa que lhe dê a sensação de segurança e conforto. Uma dica para alcançar isto é vestindo algo que já esteja habituado. Por exemplo, uma vez entrevistei uma candidata que entrou mancando na sala de entrevistas. Antes mesmo de nos cumprimentarmos, suas primeiras palavras foram: “Você me desculpe, moça, mas é que eu não sei andar de salto, e minha mãe insistiu para eu vir assim... Como não tenho sapatos de salto, ela me emprestou estes, que além de serem complicados para me equilibrar, são tamanho 35 e eu calço 37.” Não precisa ser psicólogo para interpretar certas coisas, neste caso. Se você fosse o entrevistador, qual seria
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

32

Curso Profissionalizante

a primeira impressão que a candidata lhe passaria? Procure peças que tenham a ver com você e que sejam do seu tamanho. Geralmente, roupas muito apertadas, ou largas, desfavorecem a sua apresentação. Qual é o cargo que eu almejo? Vista-se de acordo com a sua profissão. Se você quer trabalhar na área da saúde, invista num traje clean. Se você é da área de moda ou design, aproveite para transmitir sua criatividade. Se você quer um cargo de liderança aposte na formalidade da roupa. Informalidade total, geralmente dá errado. Cores neutras costumam dar certo na maioria dos casos. Evite estampas muito chamativas. Quero mesmo ser o candidato selecionado? Parece uma pergunta sem nexo, mas já entrevistei alguns candidatos que, sinceramente, parecem ter se vestido propositalmente para serem desclassificados. Sua aparência é quase como um cartão de visitas! O que se pode pensar sobre alguém que chega para a entrevista com as roupas amarrotadas, com a “cara lavada”, cabelos desleixados, dando a impressão de acabou de sair da cama? Que impressões quero transmitir? O que você quer que o entrevistador pense sobre você? Vamos refletir! Quais são as impressões que os seguintes trajes representam:
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

33

Adentrar a sala de entrevista esbaforida, vestindo a última tendência da moda, cheia de sacolas do shopping. Roupas velhas, com remendos ou rasgos aparecendo. Roupas, visivelmente sujas, ou sapatos cheios de lama. Camiseta furada, jeans batido e chinelo. Roupas com decotes exagerados ou curtas demais. As interpretações podem ser diferentes, variando de pessoa para pessoa, mas no geral, todos estes exemplos demonstram alguém que pode não estar tão interessado assim na vaga. Pois se realmente estivesse, teria cuidado destes aspectos. Quanto à decência da roupa, é uma questão muito subjetiva. O que é decente para você pode não ser para mim. Na dúvida, siga o conselho de Bonnell (2000, p. 52): “Nem mesmo pense em coisas... Baixas demais. Altas demais. Apertadas demais. Expostas demais. Você sabe.” Portanto, evite transparências e decotes. Qual é a empresa na qual quero trabalhar? Convenhamos: se for uma empresa familiar de pequeno porte, você poderá ser dispensado de um traje muito formal. Um tailleur pode inclusive significar excesso de formalidade, se trata-se de uma vaga administrativa nesta empresa. Se você for ambiciosa e vislumbrar um cargo de alto nível numa multinacional, o tailleur + scarpin pode ser o traje ideal.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

34

Curso Profissionalizante
FIGURA 11 - QUAL A ROUPA IDEAL?

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-18052587.jpg?size=572&uid=948115a7-e3df-46c5-8ed6885f4a0ce282&uniqID=06066842-d6e0-42ee-aee2-e8437d1ac4ba>. Acesso em: 18 maio 2011.

Como os profissionais da empresa costumam se vestir? Já o(a) orientei a checar o local da entrevista com antecedência, lembra? Quando você fizer este exercício de investigação, aproveite para observar como estão vestidas as pessoas que trabalham ali. Se optar por alguma roupa parecida, terá mais chances de acertar! Qual é a estação do ano, ou o clima no dia da entrevista? Casacos de pele no auge do verão podem gerar impressões desfavoráveis. Mesmo no inverno, toucas, luvas e cachecóis podem ser dispensados no ato da entrevista. Por
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

35

tratar-se de uma situação que pode ocasionar nervosismo, as pessoas tendem a ficar brincando (ou brigando) com os cachecóis durante a entrevista e isto não seria interessante, não é mesmo? Roupa de menos durante o inverno pode deixá-lo(a) com frio e isto pode atrapalhar a entrevista. Cuidado com os dias de chuva! Evite entrar na sala com guarda-chuva pingando, ou com a sua roupa e calçados encharcados, a ponto de deixar a cadeira em que sentará ensopada. No verão, não dispense o desodorante. Se sua entrevista estiver agendada para o final do dia, leve uma roupa extra, pois, será melhor do que chegar ao local todo suado. Já que o assunto é cheiro, evite exalar aromas fortes – tanto os desagradáveis quanto os perfumes mais requintados. O entrevistador pode ter alergia a determinadas fragrâncias, leve isto em conta. Quanto aos calçados – prefira os fechados, mesmo no verão, pois algumas empresas têm como regra de segurança, que apenas pessoas com calçados fechados podem circular nas dependências físicas da empresa. Lembre-se: a roupa ideal é aquela que combina com você, com a sua profissão, com o clima do dia e com a empresa dos seus sonhos.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

36

Curso Profissionalizante

E a maquiagem? Você está indo a um ambiente de trabalho, não a uma festa de gala. Portanto, fuja do exagero. Maquiagem muito carregada pode prejudicar a sua apresentação. No entanto, a ausência total de maquiagem pode representar descuido ou desinteresse na vaga. Portanto, cuidado com os extremos. Bom senso é a medida certa.
FIGURA 12 - MAQUIAGEM

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/CBR003358.jpg?size=572&uid=fd6d3b93-7d2f-485aa6b9-a818f7c2d10d&uniqID=f599021a-7e5b-4afa-a36034e25e0e3a35>. Acesso em: 18 maio 2011.

Ainda está com dúvidas? Se a vaga não exigir tanta formalidade, para as mulheres, uma camisete, uma calça social e um sapato fechado com saltinho costumam ser suficientes. Para os homens que não apreciam muito a roupa social, talvez uma calça jeans tradicional, uma camisa social e um sapato podem ser satisfatórios.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

37

Dependendo do caso, até pode ser suficiente uma camisa gola polo, jeans e sapatênis. Leve em consideração os aspectos que foram abordados nas páginas anteriores. Caso não tenha alguma roupa neste estilo, a aquisição de um traje destes pode valer a pena. Pois você poderá utilizálo, também, em outras ocasiões. No entanto, se você está procurando emprego, pode ser que esteja sem condições de comprar roupas/calçados. Não há nada errado em emprestar com alguém – desde que sirva em você e que você saiba agir/andar com desenvoltura utilizando esta roupa. Não esqueça as palavras-chave: conforto, simplicidade, segurança, decência, higiene, discrição.
FIGURA 13 - CAMISETE, CALÇA SOCIAL E SAPATO FECHADO

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-25201750.jpg?size=572&uid=ad48563b-02a145e5-8838-a2d5a0a7d044&uniqID=0eafab40-6dc2-4f9cb085-5cd82888f4f0>. Acesso em: 18 maio 2011. Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

38

Curso Profissionalizante

Uma reflexão que perdura: você já parou para analisar como se veste? O enfoque aqui é a roupa da entrevista de seleção, mas você pode estendê-la para o comportamento profissional, em geral. Não será muito útil você seguir as dicas para ir adequadamente à entrevista, se depois de contratado(a) aparecer na empresa totalmente diferente – praticamente irreconhecível. Se você tem um estilo bem diferente de se vestir e não abre mão dele por nada neste mundo, é recomendável que seja sincero(a) no ato da entrevista. Por exemplo, se é inteiramente adepto(a) ao movimento dos Cosplayers – que se vestem como as personagens de desenho japonês, já vá assim para a entrevista. Se de fato é fora de cogitação você adotar o uniforme, ou estilo imposto pela empresa, caso seja contratado(a), isto já precisa ser acordado/negociado na contratação. A regra também vale para os adeptos aos outros estilos, ou aos que participam de instituições religiosas que demandam alguns critérios com as vestimentas. Há empresas/entrevistadores que relevam o estilo de se vestir dos funcionários. Cabe a você encontrá-las. Especificidades masculinas: em parte, os homens são beneficiados, pois qualquer calça jeans tradicional com uma camisa social e sapatos tendem a funcionar. Todavia, no verão, costumam sofrer calor debaixo dos ternos e gravatas – nos cargos executivos ou de liderança. Para a entrevista, além das dicas anteriormente citadas, procure ficar atento à
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

39

barba e ao cabelo. Caso tenha pulado as páginas anteriores, por considerá-las exclusivamente femininas, encorajo-o(a) a lêlas, pois podem dar dicas que o(a) ajudarão nas suas escolhas também.
FIGURA 14 - CAMISA, CALÇA E SAPATOS SOCIAIS

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-18064977.jpg?size=572&uid=ea21a9be-d9464612-a833-05ef746f2b94&uniqID=d3bb0b98-030e-4d78a974-c84d5a81c3a9>. Acesso em: 18 maio 2011.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

40

Curso Profissionalizante
FIGURA 15 - POLO, JEANS E SAPATÊNIS

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/ images/42-25404599.jpg?size=572&uid=db06a3e4-7e3e47f3-9b16-851fe9449028&uniqID=824ed5f6-be1a-45b6a26d-ae91b5477def>. Acesso em: 18 maio 2011.

Para finalizar esta questão da vestimenta, quero tecer alguns comentários extras: Sei que muitas pessoas defendem que: “Esse negócio de roupa especial para entrevista é balela.” “Cada um vai do jeito que costuma se vestir e deu.” “Temos que superar os preconceitos e as regras ditadas pelo continente europeu ou pela região norte americana que são meramente copiados e reaplicados aqui.”

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

41

É evidente que aqui temos um clima mais quente e que poderíamos definir o jeito próprio do brasileiro se vestir. No entanto, meu papel aqui, não é aprofundar estas questões. Meu papel é alertá-los da atual cultura em que estamos inseridos e que embasa os critérios de avaliação/ interpretação da maioria dos recrutadores/selecionadores – sendo estes profissionais especialistas, ou não. Suponho que enquanto não houver uma quebra de paradigmas significativa sobre a maneira de se vestir, os conselhos apresentados nesta seção poderão ser úteis. O QUE DEVO LEVAR PARA A ENTREVISTA? Geralmente, quando alguém é convidado para a entrevista, é por que o candidato já encaminhou um currículo para a empresa. No entanto, não é raro que os selecionadores tenham uma pilha de currículos ou outros papéis sobre a mesa. Então, facilita muito, se no início da conversa você entregar o currículo ao entrevistador. Não deixe de levar seus documentos pessoais e sua carteira de trabalho. Muitas vezes estes documentos não são solicitados, mas é melhor você tê-los em mãos, por precaução. Conheço selecionadores que não fazem a entrevista se o candidato “esqueceu” a carteira de trabalho em casa. Eles até podem adiar a entrevista, mas o candidato
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

42

Curso Profissionalizante

já perde pontos por isso. Outra coisa que costuma chamar a atenção dos selecionadores é uma pasta com todos os certificados de curso que o candidato fez. Lembro de ter entrevistado um candidato, em conjunto com o superior imediato (futuro líder) do mesmo. Tratava-se de uma vaga de técnico em eletrônica. Quando o candidato abriu a pasta com os certificados de todos os cursos que realizou (técnico e cursos de curta duração), os olhos do futuro líder brilharam. Nós dois já sabíamos dos cursos, pois constava no currículo. Mas a pasta fez a diferença na contratação daquele profissional. De todos os candidatos entrevistados naquele processo, o superior imediato só memorizou o nome deste. A pasta lhe passou uma impressão de organização, preparo, pró-atividade e segurança. Procure fazer um portfólio. Na próxima etapa você receberá algumas instruções a este respeito.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego
FIGURA 16 - DOCUMENTOS

43

FONTE: Disponível em: <http://www.corbisimages.com/images/ CB107995.jpg?size=572&uid=f5db43f1-0a33-4094-9a8be8c41220de5a&uniqID=f7f5fcbc-a879-4a08-93d4-c6c838951fc8>. Acesso em: 6 jun. 2011.

Dica! Se você optar por esta estratégia, cuidado para não extrapolar o tempo falando sobre cada curso! Basta você abrir a pasta, folheá-la brevemente e comentar, no geral, sobre o seu aprendizado com os cursos. Se o entrevistador quiser saber mais sobre cada um, ele perguntará a respeito. Atenção! Antes de sair de casa para ir à entrevista, confira se você não esqueceu o currículo, os seus documentos (inclusive a carteira de trabalho) e aquela pasta com sua trajetória acadêmica e profissional. É recomendável que você leve apenas isto. Ou seja, chegar à entrevista com sacolas, pode prejudicá-lo. Quanto ao celular: para o seu próprio
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

44

Curso Profissionalizante

conforto, desligue-o instantes antes da entrevista. Concluída a entrevista, despeça-se do selecionador agradecendo a oportunidade. Seja cordial com os demais funcionários que for encontrando nos corredores até sair da empresa. Se você tiver o e-mail do entrevistador, é pertinente encaminhar uma mensagem no dia seguinte, agradecendo a oportunidade e colocando-se à disposição. Na próxima etapa você receberá mais informações sobre como se portar ao término do processo seletivo. Você sabia que a entrevista é uma das principais etapas de um processo seletivo? Pois assim que esta etapa é concluída, os entrevistadores decidem qual será o candidato escolhido para ingressar na empresa. Ou quais serão os finalistas que participarão da próxima etapa do processo, composto por testes e dinâmicas, sobre a qual você aprenderá na próxima etapa deste curso! Sucesso e até lá!

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Procurando Emprego

45

R EFERÊNCIAS
BONNELL, Kimberly. O que usar: um guia prático de moda e estilo. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2000. PEREIRA, Paulo. Enfrentando o mercado de trabalho: orientações para um posicionamento mais adequado para os tempos atuais. São Paulo: Nobel, 1997. RIBEIRO, Elizete Inez Boing. Gestão de pessoas. Indaial: ASSELVI, 2007.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

46

Curso Profissionalizante

A UTOATIVIDADES
1) Nesta etapa, você pôde aprender sobre algumas especificidades da entrevista seletiva. Agora, classifique os itens, a fim de condizerem com o sucesso numa entrevista, utilizando o código a seguir: A) Perfil. B) Entrevista. C) Estudar. D) Vestir. E) Levar. ( ( ( ( ( ) Formalidade, autenticidade e conforto. ) Conjunto de características de uma pessoa. ) Documentos pessoais e currículo. ) Sobre si mesmo, sobre a vaga e sobre a empresa. ) Conversa entre duas pessoas ou partes interessadas.

2) Complete a lacuna com a alternativa CORRETA: A __________________ é uma das principais etapas do processo seletivo, também a ferramenta de seleção mais utilizada pelas empresas. a) Convocação. b) Entrevista. c) Dinâmica de grupo. d) Comunicação do resultado.
Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

48

Curso Profissionalizante

G ABARITO
1) Nesta etapa, você pôde aprender sobre algumas especificidades da entrevista seletiva. Agora, classifique os itens, a fim de condizerem com o sucesso numa entrevista, utilizando o código a seguir: A) Perfil. B) Entrevista. C) Estudar. D) Vestir. E) Levar. (d) Formalidade, autenticidade e conforto. (a) Conjunto de características de uma pessoa. (e) Documentos pessoais e currículo. (c) Sobre si mesmo, sobre a vaga e sobre a empresa. (b) Conversa entre duas pessoas ou partes interessadas. 2) Complete a lacuna com a alternativa CORRETA: A __________________ é uma das principais etapas do processo seletivo, também a ferramenta de seleção mais utilizada pelas empresas. a) Convocação. b) Entrevista. c) Dinâmica de grupo. d) Comunicação do resultado.

Copyright © Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful