Experiências Internacionais sobre Captação de recursos por Instituições Religiosas

Robert J. Crandall, CFRE

II CONGRESSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS E SUSTENTABILIDADE. 29 de setembro a 02 de outubro de 2004. Mackenzie – São Paulo

Experiências Internacionais sobre Captação de recursos por Instituições Religiosas
Parte II

Apresentado por Robert J. Crandall, CFRE Diretor de Desenvolvimento White’s Residential & Family Services Wabash, Indiana – US

Qual é a Experiência Americana?
Quais os Modos de Captar os Recursos Necessários?
1. Pessoas (Indivíduos) 2. Fundações 3. Corporações – Empresas 4. Governo

Nos Estados Unidos
CONTRIBUIÇÕES em 2003: $240.72 BILHÕES POR FONTE DE CONTRIBUIÇÕES
Corporações $13.46 5.6% Fundações $26.30 10.9% Legados (Testamentos) Testamentos) $21.60 9.0%

Indivíduos (Pessoas) $179.36 74.5%

Source: Giving USA Foundation™ – AAFRC Trust for Philanthropy/Giving USA 2004 Foundation™ Philanthropy/Giving

Quem recebe as Doações nos Estados Unidos.
2003 CONTRIBUIÇÕES: $240.72 BILHÕES POR TIPO DE ORGANIZAÇÃO RECEPTORA
Sociedades Beneficentes Públicas $12.13 Artes, cultura, e 5.0% Artes, cultura, humanidades $13.11 5.4% Sem designação $24.03 10.0% Serviços humanitários $18.89 7.8% Ambiente / animais $6.95 2.9% Assuntos Internacionais $5.30 2.2% Fundações $21.44 8.9% Instituições Religiosas $86.39 35.9%

Saúde $20.89 8.7%

Educação $31.59 13.1%

Source: Giving USA Foundation™ – AAFRC Trust for Philanthropy/Giving USA 2004 Foundation™ Philanthropy/Giving

A Cultura do País
1. 2. 3. 4. 5.

Os Estados Unidos têm mais de dois séculos de estímulo para que seus cidadãos pratiquem a filantropia. A legislação americana favorece e estimula para que façamos doações como indivíduos. O Brasil tem experiência com doações individuais, mas a cultura não estabeleceu a filantropia como um valor forte. A legislação brasileira não dá o mesmo tipo de incentivos aos cidadãos do Brasil para efetuarem doações. Algumas mudanças estão sendo tentadas. Porém a resposta real é….

O Brasil e Suas Necessidades
Grandes Necessidades Humanas Pobres e Ricos Quem cuida do problema e como? Necessitam-se de recursos além dos governamentais. Onde entra a filantropia? Existe um número crescente de causas procurando dólares.

Instituições Religiosas
Parte da resposta repousa nos grupos religiosos que têm um coração voltado para as pessoas por causa de suas crenças. O governo tem que encontrar novas respostas para velhas perguntas e necessidades. Os grupos Religiosos podem fazer a diferença. Como o governo trabalha com os Grupos Religiosos. Nos Estados Unidos – Separação entre Igreja e o Estado

Como o Brasil está Captando Recursos Agora?
* Governo – Uma categoria própria. Captação de Recursos: Corporações / Negócios Fundações Indivíduos

O que está Faltando que torna o Brasil diferente dos Estados Unidos?
Grandes doações de indivíduos e várias doações pequenas dadas por indivíduos. Doações de Imóveis – inventários, fideicomissos, anuidades, etc. Incentivos Fiscais criados pelo governo para estimular doação para organizações que atendem as necessidades das pessoas. Meu pensamento é que o que está faltando para vocês é o que eu chamo de Dólares Fiscais Ambulantes.

O Que Está Funcionando…
Corporações que doam para apoiar a filantropia quando elas também se beneficiam. Há uma tendência de estar se auto-servindo. Fundações que querem fazer a diferença e a causa que você defende encaixa-se perfeitamente tanto na missão quanto nas necessidades delas. Indivíduos que efetuam doações quando se identificam com a necessidade, conhecendo as diferenças entre as regiões nos Estados Unidos, exatamente como as diferenças no Brasil entre Brasilia, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo etc.

Captando Recursos de Pessoas
Alguns estão tendo sucesso limitado contatando pessoas ricas, no Brasil. Outros estão com os olhos voltados aos Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, África, e para outras pessoas do mundo. Em questão, estão os incentivos para doar a uma causa brasileira. Como alguns estão achando maneiras criativas para gerar incentivos, nos Estados Unidos, para motivar as pessoas a fazerem doações.

Como Eles Estão Criando Incentivos para as Pessoas
Nos Estados Unidos, algumas organizações estão estabelecendo suas próprias 501 (c) 3 ou (ONG) sem fins lucrativos. Isto significa criar uma Ong (Organização Não Governamental) com estatutos, uma diretoria e alguém captando recursos. Algumas estão apenas escrevendo cartas, depois de se constituírem em pessoa jurídica.

Como Eles Estão Criando Incentivos para as Pessoas (Continuação)
Alguns estão usando a Internet, com um site, e oferecendo a oportunidade para doar através da página para sua organização, baseada nos Estados Unidos. Alguns estão visitando empresas, igrejas e grupos para contar sua história e captar recursos. Alguns identificaram doadores-chave importantes para quem estão fazendo visitas em busca de grandes doações. É o que chamamos de doações líderes ou principais. Grupos que utilizaram com sucesso todas estas formas de captação nos Estados Unidos, fizeram o trabalho bem feito angariando apoio às suas causas.

Quais São Algumas das Questões na Captação de Recursos, nos Estados Unidos?
Criar uma 501 (c) 3 ou Ong Identificar pessoas para uma Diretoria Encontrar um captador de recursos para trabalhar com você. Administrar seu trabalho com pessoas, nos Estados Unidos, a longa distância. Criar um senso de confiança e transparência. Somente a implantação disso tudo isto não assegura o sucesso.

O Que Observamos que Está Funcionando…
Aquelas organizações que trabalham estes assuntos de criar incentivos nos Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, e outros países, podem produzir novas fontes adicionais de renda. Escrever cartas é o modo mais fácil para alcançar muitos indivíduos, porém raramente produzirá doações maiores… Boas cartas, ao mesmo tempo, se enviadas eficazmente às pessoas certas podem captar milhões de dólares. Meu amigo Camille, no Líbano, está captando dólares utilizando mala direta, visitando líderes e grupos-chave de igrejas e fazendo uns poucos pedidos de doação a indivíduos-chave. Isso pode funcionar. Ele está captando várias centenas de milhares de dólares.

O Que Observamos que Está Funcionando
(continuação)
Quando você assume práticas elevadas de ética e métodos comprovados de captação de recursos, você será bem sucedido quase todo tempo a longo prazo. Não exagere a verdade e certifique-se de que está atento à Declaração de Direitos do Doador, elaborada por vários grupos de vanguarda dos Estados Unidos. {Veja Texto Distribuído} Torne-se conhecedor dos conceitos e técnicas de captação de qualidade. Vir a um congresso como este é uma maneira de obter este conhecimento. Você precisa utilizar os recursos captados para a finalidade às quais você os captou e apresentar um relatório aos doadores, como você usou os recursos. - Prestação de Contas !

Quais Organizações Estão Sendo Bem Sucedidas?
Grupos e organizações já existentes nos Estados Unidos são bons na captação de recursos, mas nem sempre são capazes de conhecer a necessidade interna, quais são as necessidades do Brasil . Grupos que são fiéis à sua missão e colocam tantos dólares quantos sejam captados no Ministério e não nos seus bolsos. As organizações estão sob maior vigilância quando lideradas por uma única pessoa que tem projeção e personalidade carismática – especialmente se ela não marcou presença no cenário local e nacional durante algum tempo - construindo uma reputação e confiança, no ela é, como pessoa.

Há lugares…
Causas maiores
– LBV – Conservação da Natureza

Que tal uma nova causa? Que tal uma pequena causa valiosa?

O Que você Precisa Fazer…
Identificar os Valores – Intercâmbio de Valores Construir Relacionamentos Contar a estória Manter o contato… Criar um plano estratégico Você precisa pedir, então, para que se considere uma doação. Na maioria dos países isto significa ou pedir uma doação ou pedir um determinado valor. “Sim” ou “Não”

O Que você Precisa Fazer… (continuação)
Trabalho de pessoa a pessoa pedindo que considerem fazer doações. Parcerias – Doações em Espécie Traga uma proposta escrita Tenha um cronograma Relate – Relate – Relate. Diga Obrigado! E Diga Obrigado Novamente…

Obrigado!
Obrigado
Obrigado
Obrigado
Robert J. Crandall Obrigado 1878 Stitt Street Obrigado Obrigado Wabash, IN 46992 robertcrandall1945@yahoo.com

Obrigado

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful