Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010

CLC : NG7 – DR4

Área – Cultura, Língua e Comunicação [CLC] Núcleo gerador 7: Saberes Fundamentais (SF) Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo (4) Tema: Leis e Modelos Científicos (LMC) Competência: Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança, o papel da cultura, da língua e da comunicação. Recursos / materiais: folhas policopiadas e material de escrita. Duração: 16/11/2011 Formadores: Adelaide Calheiros e Luís Cansado

Atividade 2
1. Atente na seguinte definição de artigo e artigo científico e técnico:
ARTIGO: O artigo faz um comentário às notícias em voga. Visa, antes de tudo, expor uma opinião, explicar um acontecimento, comentar a situação política, económica e social, nacional e internacional. Assim, um artigo pode assumir uma vertente informativa sempre que define, explica ou identifica acontecimentos ou personalidades; persuasiva, quando procura convencer por meio de argumentos lógicos, incitando à ação; e instrutiva, ao apresentar reflexões intelectuais sobre aspetos insólitos do dia a dia. Consoante o objetivo pretendido e a via escolhida, varia o estilo do artigo, que ora apela à razão, ora à sensibilidade do leitor. Urge, no entanto, despertar a curiosidade do interlocutor,

O artigo cumpre uma determinada ESTRUTURA:
• •

Título: normalmente breve, sugestivo e apelativo; Introdução: apresentação do tópico que originou o artigo e que é sugerido pelo título (deve ser sucinta); Desenvolvimento: exposição/interpretação dos factos/das opiniões (emissão de opiniões, argumentação e respetiva fundamentação dos pontos de vista defendidos);

Conclusão: referência às ideais fulcrais desenvolvidas no artigo.

Existem diferentes tipos de artigos que se debruçam sobre determinados assuntos. A presente atividade debruçar-se-á sobre o artigo científico e técnico. Para tal, segue um pequeno texto informativo sobre o tipo de artigo em análise:

1

2. rigoroso e preciso. economia. A sua linguagem é objetiva. ciência. tecnologia. dentro do domínio em tratamento e que nem sempre é do conhecimento geral da maior parte dos falantes. Considere o artigo científico que a seguir se reproduz: 2 . astronomia. em publicações periódicas. entre outros. recorrendo frequentemente aos numerais cardinais e ordinais. Trata de temas atuais sobre medicina.Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010 ARTIGO CIENTÍFICO E TÉCNICO: É um texto relativamente extenso. Utiliza uma terminologia especializada. política. Surge. normalmente. denotativa e concreta. (com) de teor informativo. literatura.

Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010 3 .

4. Aponte o problema objeto de estudo.2. Justifique a sua resposta com elementos textuais. 2. 2.Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010 2. que inspiraram o título deste artigo.3. 2. Mencione os resultados obtidos por cada um deles. Indique a expressão original.1. obra e autor. Indique o nome dos investigadores envolvidos no processo de resolução do problema. Prove que este é um artigo científico. 2.5. 4 .

O problema objeto de estudo neste artigo científico é se os telemóveis são ou não prejudiciais à saúde. aos números cardinais (ex. Trata de um tema atual da área da tecnologia e saúde (os telemóveis e os seus possíveis malefícios para a saúde).Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010 Cenários de resposta: 2. Por fim. 2.) e faz uso de uma terminologia especializada (ex. apenas se expõem factos de uma análise científica). rigoroso e preciso sobre o assunto nele exposto. “53 por cento”. 2. Pierre Aubineau e Lennart Hardell. Pierre Aubineau – “também ele constatou uma permeabilização desta barreira. Os investigadores envolvidos no processo de resolução do problema são: Madeleine Bastide.2. sabemos que este 5 . Leif Salford – “demonstrou em ratos que esta barreira [hematoencefálica] é permeável a doses de radiações absorvidas (…) mesmo que muito fracas”. Este artigo utiliza uma linguagem objetiva (não há juízos de valor/opiniões. 2. Trata-se claramente de um artigo científico devido à extensão do texto e pelo seu teor informativo. Lennart Hardell – “demonstrou uma relação entre a utilização do telemóvel e a prevalência de cancro no cérebro”. A expressão original é “Ser ou não ser? Eis a questão!” retirada da obra “Hamlet”.: “60 ovos”.3. “interface física e funcional”. 2. Florence Batellier. Madeleine Bastide – uma experiência realizada em 1999 “demonstrava uma taxa de mortalidade significativa (60%) dos ovos de frango postos em incubadoras perto de telefones celulares ligados continuamente”.4. Leif Salford. de William Shakespeare. etc.: “barreira hematoencefálica”.). com frequência. recorre. mas por DAS bem mais fortes e apenas compatíveis com um mau uso dos telemóveis GMS”. “telemóveis GMS”.1. “35%”. Florence Batellier – “constatámos uma mortalidade superior nos embriões expostos (…) E a distribuição da mortalidade é aleatória”.5. etc.

Curso de EFA – Nível Secundário Início em novembro 2010 artigo faz parte de uma publicação periódica (Notícias Magazine) devido à informação que nos é fornecida no final do mesmo. 6 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful