You are on page 1of 4

2. Alimentação Saudável 2.1.

A Roda dos Alimentos A Roda dos Alimentos é um círculo em forma de prato dividido em 7 Grupos de Alimentos de diferentes tamanhos, onde o tamanho indica a proporção desejada na alimentação diária. Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que cada grupo é insubstituível e todos eles devem estar presentes na alimentação diária. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, sendo que os alimentos de cada grupo podem e devem ser substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade. A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. Podemos dizer que é uma imagem com um objectivo pedagógico uma vez que não hierarquiza os alimentos, atribuindo-lhes igual importância.

As porções (quantidade de alimento que possui uma determinada quantidade de certo(s) nutriente(s)) recomendadas variam de acordo com as necessidades energéticas individuais: idade. a ter uma alimentação saudável: completa . estatura.comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente. de forma a ingerir o número de porções recomendado e variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente. semanalmente e nas diferentes épocas do ano.A roda ensina-nos a associar a imagem ao prato. actividade física e dados antropométricos (peso. equilibrada . sexo.comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão. massa magra. Grupo % Porções . Diariamente devem comer-se porções de todos os grupos de alimentos. massa gorda). e a valorizar os alimentos da nossa tradição (Padrão Mediterrâneo).

Pescado. Refrigerantes. preferencialmente.5-4. A quantidade de sal ingerida por dia deve ser inferior a . no final das refeições.5 1-2 1-3 Embora a água seja a melhor bebida para satisfazer a sede. Ovos Leguminosas Gorduras e Óleos 28 23 20 18 5 4 2 4-11 3-5 3-5 2-3 1. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito. limão. tília. substância estimulante cuja ingestão deve ser limitada a um máximo de 300mg por dia.. rebuçados e outros doces são exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O café e alguns chás e refrigerantes contêm cafeína. Os sumos de fruta naturais e os chás sem cafeína (camomila. álcool ou cafeína. cidreira. pode também recorrer-se a outras bebidas que não contenham adição de açúcar.Cereais e derivados.) são exemplos destas bebidas. e a sua ingestão não deve ser diárias mas sim restrita a ocasiões festivas. chocolates. compotas. bolos. Tubérculos Hortícolas Fruta Lacticínios Carnes..

Seguir as recomendações da Roda dos Alimentos e praticar actividade física moderada e regular é fundamental para a obtenção de um peso corporal saudável. . A melhor forma de satisfazer esta recomendação é moderar não só o consumo de produtos salgados mas também a utilização de sal em natureza.5g. A substituição do sal por ervas aromáticas e especiarias na preparação e confecção de alimentos é uma boa forma de adicionar sabor e realçar a cor dos alimentos.