You are on page 1of 16

BACKGROUND PROCESSING Processos schedulados para processamento pelo Background process, schedulados em forma de jobs.

*As classes de processamento (A,B,C) setam as prioridades entre os jobs BATCH SCHEDULE -> responsável pelo disparo automático dos jobs Jobs setados com a mesma classe terá prioridade de execução aquele que foi schedulado para processamento especifico de server (sem balanceamento). Após a ordem segue pela criação de jobs. Pela SM37 eu consigo verificar a ordem cronológica. Para bloquear a execução de jobs basta setar o parâmetro rdisp/btctime=0 -Processamento online(dialog) -Processamento batch (background) -Temse (Temporary Sequential Objetcs) fila de spool Exemplos de work process: -dialogs -backgrounds -enqueue -update -spool Gateway message -> Serviços GATEWAY SERVICE Responsável pela conexão entre os protocolos TCP/IP e LV6.2 (mainframe) utilizado p/ comunicação entre R/3 e R/2 baseados em mainframe RFC-> Remote Function Call SM59 para ver as RFC SM58 FILE para ver o path de envio

usar AL08 . para saber o que está rodando na maquina de casa usuário. reechedular ect. para desmarcar F9.INTERNET ARCHITETURE ITS – (Internet transaction Sever) – componente principal da arquitetura internet. horário.) STMS -> Transação para transporte AL08 -> Transação para ver user ativo (e server) – usuário ativo no momento SM04 -> Transação para encerrar login ativo .. Para selecionar o request no SAP para fazer o transporte F6. etc. informando sobre folha de mudança indisponibilidade programada) SU01 – Transação para bloquear ou desbloquear usuário SM51 – Process Overview (acesso server) Acesso a cada sevidor . Desta forma através de pagina HTML o usuário pode customiza o layout de acordo com suas necessidades. CRTL+F11 ou change Pode mudar a classe de execução (A. Em outras maquinas. realizar uma cópia.C.. TRANSAÇÕES SM37 – Consigo filtrar o job. RZ04 – (para mudar qtde de processos dialog / background dos servidores) STAD -> statistical Record. ( na maquina que estou) . derruba usuário SM02 -> Transação para emitir mensagem no sistema (exemplo. Usado para saber “passos”de um usuário em determinado dia. SE01 -> Para ver as logs de requests transportadas SM63 -> Para checar em qual operation mode o ambiente está trabalhando SM04 -> User List Através desta transação verifico um determinado user consigo ver quais tarefas estão sendo executados (transação) e consigo finalizar a sessão do user. Para selecionar um campo e copiar CTRL”Y” (mesmo que CTRL”C”) CTRL”V” (para colar) Para monitorar jobs schedulados ou modifica-los (chabge) pode-se mudar um schedulado de server etc.

com || ------------------------------------------//------------------------------------------------SM36 -> Botão standard jobs ------------------------------------------//------------------------------------------------- .service. . status do banco botão Detail Analisys menu /DataBase Message Log ST03 -> Analysis do SAP System Mostra qual o banco usado (ORACLE) Mostra quantidade de servers ativos Mostra qual server é o servidor de banco Mostra instancia ativas SAP-LVW -> Transaction SAP-Integridade do dados DB-LVW -> Transaction de banco – garante Integridade física DB PAI -> Process after imput PBO -> Process before output LVW -> Logical Unit ad Work Objetos de lock criados pelos usuários começam com a letra EY ou EZ *Tipos de locks ”S”(read)ou “E” (Write) Lock Tipo E só poderá ser postado se não houver outro tipo de lock já definido sobre o registro.Roda na ST03 o Build (botão) build total statistic ------------------------------------------//------------------------------------------------ST03N -> Load analizes do coletor de informações do sistema( Workload/ Logs / Coletor/ ) ------------------------------------------//------------------------------------------------||Para criar um job.ST06 -> Operation sistem monitor para checar status do sistema operacional Utilização de CPU/ Memória? Swap? Disco? LAN ST04 -> Oracle database analisy – Para checar processo no banco.sap.Transação SM36 atentar as especificações enviadas pelo cliente Nesta mesma transação consigo identificar jobs do sistema os quais realizam a limpeza de logs antigos de jobs exedulados etc periodicamente Maiores informações na nota 16083 www.

Update.Transporte via UNIX (sap/usr/trans/Bin) Spp01: p01adm > TP addtobuffer “request name” p01 Spp01: p01adm> TP import “request name” p01 Client300 (produção) U126 (estas são as opções para setar sobrecrever arquivos. . RZ03 – Display server status and Alert Nesta tela eu tenho um overview de jobs os server. executar ST04/detail analysis menu “botão”/ oracle session. Com posse do PID . Background process. etc) WORK PROCESS DISTRIBUTION RZ04 – para alterar a quantidade de dialog process. Analisar o custo . tipos de workprocess configurado p/ cada um (DVBS -> dialog. Na transação SPAD. Background. IMPRESSORA SM55 – para procurar o nome do HOST ( o mesmo nome de compartilhamento na maquina do user).. SPAD -> impressoras configuradas no SAP (botão destination host pode procurar pelo host name) SP01 -> para acessar as filas de impressão(ter acesso a problemas ocorridos) . SM37 /doublé click no processo /job details/ SapID está na ultima linha (“WPnumber”) com este nº em mãos e o servidor no qual o job está processando . ver se o processo ta rodando tb. na SM51. descobri (na SM51) o PID do processo no banco. Com isto. de um servidor . em output device colocar os 4 ultimos caracter para testar a conectividade com o Host (clicar no botão “check conection”). Operation mode) PASSOS PARA CHECAR UM PROCESSO NO BD ATRAVÉS DO SAP Transação SM37 para identifica qual o ID SAP do processo e através deste .. ir na SM51 e ir até a linha do referente nº (ex linha 10) e pegar o PID do processo no banco. clicar 2x no processo/ botão Explain. vejo o IP conf. Para este HOST. dar um find no PID. bem como o opeartion mode.. updates ect.

SU02.SM02 Enviar mensagens .SAP STOP . SA38.SM50 Verificar transação com a -Verificar as interfaces externas BACKGROUND JOBS Podemos schedular jobs para serem executados um background e definir eventos como condição de start para estes jobs Podemos schedular jobs classe A. SM59 Monitor the background environment: RZ01. SM37 Define and configure OPERATION MODES: RZ04. SM39. SM37 Define and configure background jobs :SM36.SM37 / SM35 Verificar se existem jobs de backgrounds ou Bath imput () . SM63 Develop user interface whit API function modules : SE38 Configure the RFC interface : RZ12.C porém podemos reservar background Work Porcess para jobs de Classe A COMANDOS P/ PESQUISA Define and configure R/3 Authorizations : PFCG. SU03 Define and execute external commands: SM49. SM69 Execute external programs and commands: SM36.SM04 Verificar usuários logados . RZ10. SM37 Execute background jobs : SE38. SU01. SM37. SCC4 – Usada para configuração e abrir dos Clients ( ex: 300 produção) SE93 – Para ver descrição das transações . SRZL. RZ10 Define and raise events : SM62.B. SM64 IMPORTANTE CPIC – Common Program Interface Comunication – Protocolo de comunicação para um progrma em C executar um outro programa C em outro Host.SM13 Verificar o status de update .

SCOT ERRO NA SCOT Sendmail failure 74/71. Caso na transação DB13 não apareça alguns botões para re-submeter o BKP. procura identificar o motivo da falha e fale com o pessoal de BKP.BACKUP E DBCHECK Quando der pau de backup Archive. O backup ficará em release. SEND MAIL .. na DB13 antes de submetê-lo. terá um quadro de verificação com um quadro de verificação com um tick escrito Error. . Entrar no DB14 e verificar o horário de termino do backup que o precede na maioria das vezes ele cancela devido a BKP que o procede ainda estar em execução. até o final. (Lembra que eu matei o usuário OPPROD que é do time de BKP) Por vez.. selecionar este backup e clcar em “schedule action”( papelzinho branco não marcar horário. ir clicando no “visto verde”(botão de continue) . Dentre os backups listados. Verificar se existe algum file system estourado (ex:/var \df –k) Caso seja um caso isolado em um servidor colocar o job para rodar em outro aplicativo até que esteja ok. Ir na SM37 filtra job iniciados por DB* e mudar a clase para A (start immediately) Antes de fazer isto tudo. Redo log backup e clicar em “start imediately”.SCOT No unix comando UPTime para ver configuração do sendmail. ir na SM04 e matar a sessão do usuário que estiver locando o processo. precisamos ter certeza do que ocorreu. o backup de archivelog pode estar cancelado ao verificar. selecionar em “Action”. Verificar onde o job sapmail executou entrar no server e checar se o serviço está no ar (ps -ef |grep sendmail). verificar na DB13 Como restartar? Clicar no ícone do backup(barra de titulo o mesmo server p/ o check DB) abrirá uma tela com a informação dos backups agendados para aquela data.

bem como se-submeter os jobs. ( esta limitação é do servidor de envio e-mail – SMTP) Usar a transação SCOT. que é agendado na transação DB13. (transação SM59. tenho acesso aos processo externos enviados ao SAP Ex: O SAP precisa enviar documentos para outro ambiente No ambiente da telefônica. Após isto. Ir na SM37 e executar imediatamente o job sapmail ( o qual roda o programa RSCONN01) ESTATISTICA DE TABELA Através da transação DB16 verificamos os mensagens de erro de banco. Clicar no menu estatística e CREATE STATISTICS. Olhar coluna “Error”and “Waiting”.SCOT . podemos verificar processos de envio de e-mail parados (wating) ou com erros. Na transação SCOT consigo ver a log dos erros ocorridos . Erro de estatísticas de tabela. selecionar os processos e no primeiro menu do lado esquerdo. sendo necessário o reenvio. Para reenviar . rodar no DB13 o CheckDB para que possa atualizar o status no DB16. Ver no logo do processo (DB13. O serviço habilitado para o ambiente da Telefônica é INT -> internet. Possíveis erros: Email recipent está errado . Existe um número maximo de e-mail a serem enviados (acredito que 100 mensagem) O excedente fica parado. Roda na ST03 o Build (botão) build total statistic --------------------------------------//----------------AMBIENTE NEO ENERGIA . cosigo testar o gatway) ou file system vai estar cheio. Após criar.Através desta transação. o status dos processos ficarão em “waiting”. escolher a opção reenviar . servidor SMTP alcançou o número maximo de mensagens enviadas (verificar o gateway). Se acender o farolzinho vermelho está faltando índice ou estatística mesmo.CheckDB) ver a tabela que está sem indice e ir na DB20 e colocar o nome no campo table e clicar em refresh. Estes erros são gerados após a execução do CHECKDB.

Entrar na pagina service.CI (central instance) | SAPUNX10 / RH | DVEBSMG . porta de entrada para que a SAP tenha acesso ao seu R/3. . posso usar a transação OSS1 e clicar no menu “Parameter” / Techinical Settings.sap.com/messages e clicar em “Conect Sap”. ao invés de D01. será D00 por conta do processo de migração. Para saber em qual ambiente do sistema está o SAP Router. usa o comando: TNSPING + nome do banco --------------------------------------//----------------SAPROUTER Para abrir conexão do sistema com OSS (Sap Service). --------------------------------------//----------------COMANDOS IMPORTANTES Após alterar um arquivo TNS nomes . porém ao procurar o caminho no server. Lá existira o ambiente e a opção de abrir conexão com limitação de dias inclusive. para testar a comunicação imputado de um banco. Problema de impressão : Estouro no file System : /usr/sap/CBP/D01/data Em qual maquina conectar? A informação D01 nos indica que a maquina é a SAPUNIX07 . \ CB | DVEBSGMG APLICATION 7 | RH <D01> D02 08 -> Não tem RH só CBP/D00 | CB D00 D02 EX.

Configurar o limite de dias de spool que será mantido. conforme verificado na transação DB02 (free space statistic). . By alloc up to 1 next extent(s) “ Isto significa que as tabelas ao alocarem um novo “next”causariam um estouro no tamanho maximo disponível no tablespace. Após . Ex: Quero deletar o spool de jobs finalizado e cancelados para o job sapmail.4) Nota:30374 / Para problemas de conexão 01-259. DADOS: Tablespace PSAPPROD tinha 563 MB livres.. Analisando se a tablespace possuía 563 mb free. Dou um change nela e em job nome. Basta entrar no server e realizar uma conexão de FTP para o destino (Sapsever 2. Terei uma nova variant com as mesmas especificações da referenciada. com a variant referido. eles estavam distribuídos na tablespace. a qual executará este programa.3 . pq deu alert ao tentar colocar um next de 130 MB da tabela DBTABLOG ? Cobriram pelo menos um 4 next’s desta tabela Isto ocorre pq estes 563 MB livres não eram contíguos.Lá eu vejo o servidor e qual sever está configurado p/ comunicação com a SAP. *Note 22491 – Reorganization e DBSpaces ERRO CHEKDB CRITICAL SEGMENTS PROBLEMA DB02 Ao verificar o CheckDB se tiver a mensagem de alert “Segment(s) DBTABLOG.0127 JOB PARA APAGAR SPOOL Schedules de job para apagar spoll de jobs cancelados e jobs executados Porém necessitamos informar a “Vriant”que são os parâmetros para este deletes. VBDATA Would case a tablesapce overflow. por um nome para de um parâmetro existente ex: Sapmail (para eu identificar que este parâmetro refere-se ao delete do job sapmail. colocar o nome do job que terá sua spool deletada. Entrar na transação SE38 e chamar o programa RSBTCdel2 No campo Variant. Criar um job no SM37. Clicar no botão COPY.

K) *Digitar o numeor correspondente ao datafile Opção b – New size (digitar o new size em K|M|G|T ( kbite.Resize data files of a tablespace Opção a – Tablespace (imformar tablespace) Opção s – Start ( inicia o processo) Serão exibidos os datafiles desta tablespace. Ir na central instance : spp01 199.Notes: 548699 (Os collector) * SM14 – Update program administration * ST05 – Agendar estatística – Nesta transação consigo executar comandos SQL para verificar por exemplo o conteúdo de uma tabela (select * from tablesnome) Deixar marcado a opção SQL Trace .)) Opção s – Start (inicia processamento) Opção q – Quit (sai do sapdba) Entrar no DB02 e verificar o new size do tablesapce. algum que não esteja em 100%. Rodar novamente o CheckDB Se não rolar tentar diminuir o tamanho do extent ------------------------------------//--------------------------* SAPSCOL .21 com p01adm Entrar no SAPDBA Opção d . Clicar no botão “Explain one SQL request” SUPPORT PACKAGE Aplicando support package e Add On.Solução: Precisamos aumentar a tablespace pelo menos uns 500 MB em espaço contíguos.Reorganization Opção h .228.. usar user que tenha acesso SAP_New e Sap_All (ex DDIC) mandante 000 Rodar através da transação SE38 o programa RTCCTOOL Este programa irá gerar um relatório de atualziações necessa’rios no sistema . Identificar entre os datafiles. mega. e cresce –lo (visualiza pelo DF. giga..51.

No final. Clicar em continue e depois no menu “Support Package “/ Confirm. Conforme resultado do programa RTCCTOOL. QA.sap. Retornará então para a tela principal da transação SPAM. SPAM: menu “Load package”/ From application server clicar no botão “display /define”e deixar marcado o support package mais recente e clicar no botão “confirm” e na próxima tela “continue” / pode ser que mostre uma informação “Without password”. seguir sem problema. Rodar no SE38 o RTCCTOOL para verificar se as pendências foram solucionadas.Estas atualizações são essenciais para que o SAP possa gerar o relatório Erly Watch. Clicar no desenho do “carrinho vermelho” ou então no menu “Support Package” / “import queeue”. atualizar todos os plugins oi packages apontados.com/suppottols) .WinSCP) *Hotpackages -> pacote de correções do SAP Após isto. Seguir as informações na tela e após termino rodar novamente na SE38 o RTCCTOOL e verificar se os faróis estão em verde. Clicar em confirm (Visto verde) nas 2 telas seguintes. descompactar os arquivos com o camando: Com isto o arquivo será desconpactado direto nas pastas necessárias (Eps/in). Carregando os arquivos SAINT: Ir no menu “Instalation Package”/ Load Package/ From application sever. jogar para o servidor (recomenda-se fazer primeiramente em Desenvolvimento. Uma vez realizado o dowload. Deixar todos em verde. Com isto o semáforo do campo “Status” ficará verde. os arquivos serão carregados. acessar transação SAINT (para instalação de Add on) e ou Spam (p/ support package). o sistema emite uma msg dizendo que o import foi OK. Produção) (nome programa FTP . . Com isto . bastando voltar a tela anterior. Para isto realizar o dowload na pagina da SAP (http://service. depois QA e por ultimo Produção) Ex: realizar FTP dos arquivos do meu desktop para o diretório /usr/sap/trans do servidor (desnvolvimento. selecionar o “add on” e a ser instalado e clicar no botão continue. Após feito. Acompanhar o status do import através das informações do rodapé (relógio).

performance da maquina AL18 – Local file System monitor. na coluna “Configuration Alerts “existia a mensagem “Non-standard Work Directory” Entre na transação RZ04 e botão “Instances / Profiles” . RZ11 2 RZ10 Na tela seguinte .O para confirma. clicar em “maintain datails “ Comando unix para checar espaço em disco reservado para SWAP .COMANDO SQL OS01 – Teste de ping AL11 – utilizado para acessar os diretórios SAP. será exibida as instance com sua respectivas profiles. Entrei no S. Campos: Server name| Stort Profile| Instance Profile Dar duplo clique na linha que se deseja altera. Ao invés de entrar na ST06. Alterei o path de acordo com o diretório “WORK” /usr/sap/instancename/D00/work ------------------------------------------------------------------------------Lps –a : Para realing o edit dos campos. identifiquei mensagens de problema incorreto para algumas instances (Sappl1. posso ir direto nesta transação p/ ver gráfico de uso dos File Systens SM14 – Gerenciamento de Update PROBLEMAS Na transação RZ20.O . Será apresentada a tela CCMS : Maistain Instance data No ultimo quadro na área “Home directory” a path continha um diretório inexistente no S. Este era o motivo do erro. ao invés de user S.O AL03 e AL16 – Operation System alert nesta transação vejo graficamente os processos que estão consumindo mais processamento. 3 e 4) Entrando na RZ13.

Rede. No menu de opções escolha T “Top CPU” Atentar ao PID do processo e se necessário mata-lo com KILL -9 (procurar descobrir primeiro o que o processo se refere) O comando TOPAS. etc. tenho acesso à estas informações através da transação ST06 botão “detail analyzes menu” / “TOP CPU” PROFILE Alterando informações de Profile SE38 – Visualiza os parâmetros no campo program digita : RSPARAM e clicar no botão execute (reloginho) PARA MODIFICAR: RZ10 – modifica. .No Unix. CPU. para que recebam uma KEY de desenvolvedor (developer Key) Register object : Necessário o registro de objetos para que possam ser customizados (objetos standard ) Ex: Indo na SE38 e digitando um program objeto standard e tenta modifica-lo no botão change .. para saber qual processo está consumindo mais CPU.. mostra uma estatística de uso de disco. Placa. MEM. é pedido uma chance para que o objeto possa ser alterado. porem precisa restartar o R3 RZ11 . bem como a chave desenvolvedor.modifica com o sistema ON Se o parâmetro SWITCHTABLE estiver setado o parâmetro já entra em vigor sem a necessidade de restart do R/3 Checando PROFILE no UNIX: Entrar em /sapmnt/D02/profile Executar o comando: SAPPFAR pf = “instance profile name” Check REGITRATION SSCR (Source Code Registration) Register developers : É necessário registrar os desenvolvedores. ir até o caminho /usr/local/Bin e digitar o camando NMON . Pelo SAP.

Efetuar limpeza da área de spool através de execução do programa RSPO1041 (cria um job que executa este programa caso não exista.sap_ag. –size +20000 –ls Procura no diretório que está pra baixo (subtrees) CHECK ENVIROMENT – SM65 Ferramenta de análise para execução externa de programa ANALISE DE TABELA E INDICE – DB05 Inserir o nome da tabela ou índice ou campo (field) e clicar no relógio.Conceitos Client 000 -> Client indepentent.exe que consequentemente processa informações de ntro do sistema SAP. Periodicidade mensal) Semanal O job em questão executa o programa /opt/tng/sap/bin/sapjob. Os dados de um client independent podem ser acessados por todos os clients. Fazer isto pelo site : http://websmp202. Dados poderão ser acessados pelo Client em especifico. As informações necessárias p/ processamento dentro do SAP são passadas como paramet ros.de/sscr CLIENT SAP. Client 001 -> uma cópia do CLient 000 com uma diferença de ser um client dependent. Verificar nota 48284 Usar transação SNR0 para verificar o range de spool que está configurado. Usado para relatório “Early Watch”. Find . Client 066 -> Client remote support.System: Novos instances precisam ser registradas online para que a SAP envie em 3 dias uma license Key. Membros da SAP usam este client para acessar o sistema e colher informações para o report. Comando Unix para achar arquivo de acordo com o tamanho. como segue: . PROBLEMA DE ESTOURO DE SPOOL Os jobs serão cancelados no update (SM13).

comando executado e o código de retorno de operação.ppp. Este arquivo está localizado em /usr/sap/load/abap/ftp/log por se tratar de arquivo de LOG mensal. O log de transferência é dividido em três partes : 1 – As sessões de FTP são iniciadas pelo marcador “_q_” seguido de data. PID do sistema unix. usuário do sistema unix. diretório onde está sendo foi executado o script. servidor. o mesmo é utilizado para encerrar com algumas diferenças nas informações apresentadas sendo elas : “_q_” seguido de data. dia. hora. Se o problema se referir ao arquivo que não foi recebido verificar o arquivo de LOG desta transferência chama-se zget.am.log onde os caracteres am significam ano e mês respectivamente. servidor. dia e hora de execução.sh" client: "300" jobcount: "C" Em caso de ABORT . é no final do arquivo que encontra-se a última sessão de FTP executada. PID do sistema unix e comando que inicializou a transferência. diretório onde o script foi executado.jobname: "ZIIAP08" report: "ZPAB003" variant: "TAB INTERFACES" report: "ZLOG" variant: "1 ziiap08. .Acionar o Analista Responsável no horário comercial para que o mesmo passe as instruções necessárias para a resolução do problema. 2 – Sessão de FTP. 3 – Assim como o marcador “_q_” inicia o LOG de sessão de FTP. usuário do sistema unix.ap08. O código de retorno de operação podem ser três : rc 100 – transferência concluída com sucesso .

SUBMIT . solicitar ao Unix que efetue o comand unicycle all no servidor do cliente .rc 120 – ocorreu algum erro de conexão entre os servidores. Demais Status. acionar a equipe de Tools. WRSRC . Backup .Esse job não trabalha com recursos virtuais. Qualquer outro status como "Autosub is turned off" ou outros .efetuar um cancel seguido de force no job. Caso seja . sempre que ocorrer esse status efetuar um duplo click no job e verificar o "Wait Reason". se o problema persistir e o processo continuar não executando.Manter os arquivos em fita pelo período de 12 meses.Trata-se de alguma falha na schedulagem do processo como por exemplo: Usuário / Senha cadastrados erroneamente. SUBFL . Acionar o Scheduler de plantão. solicitar a equipe Unix que execute o comando "unicycle all" na máquina do cliente e em seguida tentar reexecutar o processo. ou está executando.The station XXXX is not availible.Se o problema persistir acionar Tools. para maiores detalhes verificar a sessão de FTP . Caminho/Programa ou Parâmetros de processamento não encontrados.Se o processo não sair de submit deve-se verificar no sistema operacional se ele executou. Se o problema persistir. Caso o mesmo não tenha executado ainda . .Manter os arquivos na área de interface (disco) pelo período de 3 meses.Acionar Scheduler de plantão. rc 130 – não existe arquivo a ser transmitido no diretório de destino da interface. .