You are on page 1of 26

Manual do Usuário para o Receptor Satélite Digital ZDX-640 DVBS/S2

.

Cuidados Iniciais
Por favor revise as seguintes precauções de segurança. Se este é o seu primeiro contato com um receptor, leia este manual antes da instalação ou usando o receptor. Se o receptor não estiver funcionando corretamente, contate seu distribuidor ou seu instalador. ADVERTÊNCIA! RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO NÃO ABRA ADVERTÊNCIA: Para reduzir o risco de Choque elétrico não remova a tampa. Nenhum acessório está disponível internamente. Para manutenção recorra a pessoal qualificado. Este símbolo de relâmpago em um triângulo é usado para alertar você da presença de tensão interna no receptor que pode ser suficiente para constituir RISCO de Choque elétrico para qualquer pessoa que abra a tampa. Ele é também usado para indicar que uma instalação incorreta ou mau manuseio do IRD pode danificar o sistema elétrico no receptor ou outro equipamento conectado ao receptor. O ponto de Exclamação em um triângulo é utilizado para alertar o usuário sobre a importância das instruções de Operação e Manutenção. A ausência deste procedimento pode causar ferimentos ao usuário ou danificar o receptor. Cuidados com a eletricidade: Rede AC: Para prevenir choques elétricos garanta que a tomada elétrica usada no cabo do receptor é compatível com a tomada usada para alimentar o receptor. Conecte o cabo de alimentação apenas a uma rede que opere entre 100 ~ 240 Volts AC, 50/60 Hz. Cabo de Alimentação: Garanta que o cabo de alimentação seja passado livremente sem ser perfurado ou prensado por materiais perfurantes. Cordão de força: Verifique se o cordão de força está posicionado corretamente, fora do transito de pessoas e livre de objetos para evitar avarias. Sobrecarga: Evite sobrecarga as tomadas com extensões, pois pode resultar em choque elétrico ou incêndio. Raios: Pra proteção contra raios, ou quando o receptor ficar sem utilização por um longo período, desconecte-o da tomada. Proteja outros equipamentos: Desligue o receptor antes de ligar qualquer outro equipamento, especialmente antena. Conecte todos os equipamentos ao receptor antes de ligar o cordão de força a tomada.

© 2009 Zinwell do Brasil

- 1-

O bloqueio da ventilação pode danificar o receptor. Exposição à Água: Para reduzir o risco de incêndio e choque elétrico. Superaquecimento: Evite colocar o receptor sobre um componente aquecido tal como um amplificador de força.Procedimentos e Precauções: Ventilação: Não bloqueie a saída de ventilação do receptor. conforme descrito neste manual. como carpete ou tecido. Entrada de Objetos: Para evitar choque elétrico. © 2009 Zinwell do Brasil .2- . Coloque-o em área ventilada. nunca introduza objetos no receptor. não exponha o aparelho à chuva ou umidade. longe da luz do sol ou qualquer fonte de calor. Risco de fogo: Não coloque o receptor em cima de material de fácil combustão. Conexões adequadas: Verifique se todos os cabos do equipamento estão conectados ao receptor. ou coloque qualquer objeto em cima do mesmo. nem remova a tampa do mesmo.

............................................................................. 6 Controle Remoto.......................................................................................................................................................................................................................................................................................... 5 Painel Frontal ....................................... 16 Configurações........................................................................................................................................................................................................ 5 Painel Traseiro ................................................................. 16 Instalação........................................................... 4 Introdução ................................................................................................................................................................................................................................................................. 12 Canais ..................................................................................................................................3- ......... 12 Menu Principal ...................................................................................................................................................... 9 Conexões de Audio & Video ....................................................................................................11 Configuração Inicial .......................................................................................... 9 Instalação Fisíca ................................ 7 Usando CAM e Smart Card ................... 21 APÊNDICE A: Guia de Reparos / Trouble Shooting................................................................................................................................................................................................. 10 Tela de Menu /OSD......................................................................Índice Resumo de Características ....................................................................................................................................... 24 APÊNDICE B: Glossário ................ 19 Sistema .................................................................................... 25 © 2009 Zinwell do Brasil ................................................................................ 13 EPG...................................................................................................................................................................................................................................

O receptor inclui opções de áudio padrão dolby digital de áudio e de opções para combinar com o sinal transmitido ou o seu entretenimento doméstico sistema estéreo. Com a compatibilidade para decodificar MPEG-2 e MPEG-4 programas. formato de vídeo. menu. aos programas de alta definição e controle de volumes e canais. Você pode operar o receptor utilizando essas teclas no painel frontal. O menu da tela (OSD) ajuda a configurar seu receptor e desfrutar de todos os canais com imagem limpa e definida e som de qualidade estéreo. Estes menus podem ser usados simplesmente por apontar e clicar. O receptor suporta até 1080i resolução de imagem de forma a satisfazer plenamente HD imagem. capaz de receber programação de Banda C ou KU em HD(alta definição) ou SD. teclas de direção/navegação. standby. Controle remoto Sistema de Menus Opções de vídeo Opções de áudio © 2009 Zinwell do Brasil . Todas as características do receptor pode ser acessado através do sistema de menus. Pode ser utilizado para operar todos os menus na tela (OSD).Resumo de Características O ZDX-640 CI é um receptor MPEG-4 e MPEG-2. tais como a seleção suplente línguas. você pode navegar por todas as opções do menu e pressione "Menu" botão do controle remoto ou no painel frontal. espetáculos ou eventos desportivos com alta qualidade de imagem. Além disso possui um slot para CAM(Módulo de Acesso condicional) para assistir programas codificados. ou comentadores de diferentes eventos desportivos. tecla de seleção. saída. Outras opções de áudio pode ser suportado pelo seu fornecedor de serviços. você pode facilmente acessar HD programas para desfrutar salas de cinema. As características-chave do receptor série ZDX-640 CI estão abaixo: Painel frontal O painel frontal do receptor inclui visor de 4 dígitos e 7 segmentos e indicador luminoso.4- . O controle remoto oferece acesso ao sistema.

leia essa seção e tenha certeza de seguir todas as precauções listadas em “Cuidados Iniciais”.5- .. se você mesmo está instalando o sistema. Se qualquer dos itens estiver danificado. Quando o receptor tem que ser enviado para reparos ou para atualizações. Entretanto.Receptor de Satélite DVBS/S2 Controle Remoto (com 2 baterias AAA) Manual do Usuário Cabo de Força AC Cabo RCA Cabo YPbPr Descrição do Equipamento O receptor ZDX-640 CI é projetado para receber programas abertos e codificados com o uso CAM (Módulo Acesso Condicional) e Smart Cards. Conteúdos do pacote Desembale o receptor e verifique se todos os itens listados abaixo estão incluídos. ele dever ser re-embalado na mesma caixa. YPbPr e conectores óticos SPDIF. Examine todos os itens para assegurar que nada tenha sido danificado durante o embarque. Painel Frontal Standby Alterna entre os modos “power-on e standby” Menu © 2009 Zinwell do Brasil . então você pode pular para as operações. Nota: Procedimentos de instalação para antenas e equipamento de sistema relacionados ao sistema não estão inclusos nesse manual.Introdução Se o seu distribuidor ou instalador já instalou a antena e conectou o receptor. O receptor pode ser operado via controle remoto ou diretamente no painel frontal como indicado nas páginas seguintes. ZDX-640 CI . então contate o seu serviço de assistência técnica ou distribuidor local antes de continuar a instalação. O receptor também fornece uma grande variedades de opções quando conectado a TV ou outro equipamento de entretenimento como vídeo (RCA).

© 2009 Zinwell do Brasil . 50~60MHz.Ativa menu na tela Video Format Alterna do menu ou sob o menu A.0 para atualização de software ou outros dispositivos externos de USB D Port Para operação de software AC Supply 100~240 VAC.6- . Ratio Alterna os aspectos de “ratio” Exit Saída do menu ou sob o menu Select Seleciona o item marcado Directional Cursor button: Left/ Right/ Up/ Down Move seleção marcada na tela Front Panel Display Mostra status do receptor LED Mostra status do receptor Common Interface Slots Para inserção do Módulo de Acesso Condicional Painel Traseiro IF In Para conexão de instalação do LNB e antena parabólica S-Video Para conexão da entrada S-vídeo YPbPr Para conexão com equipamento externo A/V com saída de vídeo componente Composite Video/L/R Para conexão com equipamento externo A/V com saída de vídeo composto SPDIF Coaxial/ Optical Para conexão com amplificador equipado com decodificador Dolby Digital HDMI Para com entrada HDMI Ethernet / USB Ethernet: Porta de serviço USB: Para conexão com USB 2.

Standby (Liga /Desl. © 2009 Zinwell do Brasil . 5. Ao utilizar o controle remoto. Descarte baterias muito gasta para evitar danos ao controle remoto. posicione-o apontando diretamente ao receptor. Instale as baterias no controle remoto antes de utilizar o receptor.das baterias para que sejam inseridas no local com a polaridade correta. : Comuta a SCART externo. 3. 2.Controle Remoto O controle remoto fornece acesso fácil a todas as funções do receptor. Note também que. Format: Ajusta a resolução de vídeo. incluindo seleção de canais e utilização do menu. Os botões no controle remotos têm as seguintes funções: 1. A. V. algumas funções somente podem ser acessadas utilizando o controle remoto. Ratio: Ajusta os aspectos “ratio” entre 16:9 e 4:3. Ele trabalha com sinal infravermelho e deve ser operado em até 7 metros do receptor. As baterias do controle remoto são embaladas separadamente.): Alterna entre os modos ligado e espera. Observe os sinais +/. embora o receptor possa ser operado através das teclas do painel frontal.7- . 4. Mute: Áudio mudo.

Pause: Pausa (para media player). © 2009 Zinwell do Brasil . 23. 27. 12. Fav: Exibe a lista de canais favoritos. TV/Radio: Alterna entre TV e canais de rádio. cor. Numeric: Para entrada de números. 9. Stop: Parar (para media player). 26. Vol: Aumenta ou diminui o volume. PP: Programação prévia. 19. 22. 11. Audio: Seleciona faixas de audio. 21.).8- . Menu: Exibe na tela de menu principal. Rew: Retrocesso rápido (para media player). 13. 8. 30. etc. Cursor up: Move o cursor ou campo para cima. 14. 20. 28. 29. List: Exibe o menu de lista de canais. Info: Exibe a barra de informação do programa (I-Plate) na tela. 24. 25. File: Menu de arquivo media player. 16. Color buttons: Executam funcoes dos menus. Cursor left: Move o cursor ou campo para esquerda. 10. 7. CH: Controle de canais. 15. TTX: Para janela de texto. 17. FF: Avanço (para media player). Exit: Vai para o menu anterior. 31. SUBT: Close Caption. Cursor right: Move o cursor ou campo para direita. Cursor down: Move o cursor ou campo para baixo. Play: Reproduzir (para media player). 18. Enter: Seleciona o item marcado no menu. sai do menu principal. Picture: Configuração de imagem (brilho.6. quando disponível. sai do EPG e informações da tela.

O Smart Card é usado para identificar seu decoder ao provedor e autorizar a transmissão dos canais pagos do satélite. Antes de colocar o Smart Card no CAM. certifique-se: • • • • • • Não dobre o cartão. Limpe o cartão apenas com tecido seco e macio. você deve inserir o Smart Card e solicitar liberação do mesmo junto a operadora. ele pode alimentar o LNB. • • Certifique-se de inserir o CAM (Módulo de Acesso) no slot fontal do painel do receptor. Você pode desconectar o receptor da REDE AC antes de conectar ao LNB ou outro equipamento. contate sua operadora. O CAM permite o acesso aos canais de acesso condicional de sua operadora . IMPORTANTE: inserir o Smart Card com o IC READER (chip). lembre-se de desconectar o IRD da Rede AC antes de conectar ou desconectar o cabo do LNB ( na antena parabólica) . O Smart Card é licenciado pelo fornecedor de serviços. Não insira ou retire o cartão do slot repetidamente. Certifique-se de inserir o Smart Card no CAM do painel frontal do receptor. Mantenha o cartão for a da luz do sol e aquecimento.Usando CAM e Smart Card Seu provedor de serviços tem canais codificados. Instalação Fisíca Por favor. Procedimentos e Precauções: Quando o IRD é conectado a uma antena parabólica.9- . juntamente como pacote de acesso da sua operadora. você precisa adquirir um CAM (Módulo de Acesso Condicional) e 01 Smart Card. Se seu cartão está danificado ou perdido. Se você deseja assistir um programa com acesso condicional. Guarde o número do cartão para futura referência caso seu cartão esteja danificado ou perdido. com face para cima. © 2009 Zinwell do Brasil . Para assistir estes canais.

recomendamos utilizar o cabo HDMI para obter a melhor qualidade de imagem.Conexões de Áudio & Vídeo Existem muitas maneiras de conectar o receptor ao seu sistema de entretenimento. para obter melhor qualidade de áudio e vídeo.10- . Conectando ao VCR ou DVD Conecte o VCR ou DVD à saída VCR SCART do receptor. . utilize conexões HDMI de YPbPr (vídeo componente) e SPDIF / Coaxial. utilizando um cabo duplo. utilizando um cabo óptico ou RCA. esquerda (L) e direita ( R). dependendo do tipo de equipamento e conexão que você tem. © 2009 Zinwell do Brasil . Conectando à Antena Conecte a antena ao receptor no conector IF IN.0 a entrada USB do receptor. Conectando ao amplificador Dolby Digital Conecte o receptor a um amplificador Dolby Digital equipado com decodificador Dolby Digital. Contudo. S-Video. Conectando ao USB Conecte o dispositivo de memória USB 2. YPbPr ou vídeo componente. Conecte as saídas de áudio do receptor as respectivas entradas de áudio do TV. Conectando ao TV Conecte o receptor a entrada de video do TV podendo utilizar um cabo simples RCA (fornecido com o receptor).

os dados de canais estarão sem informação.Tela de Menu /OSD Se o receptor não foi instalado anteriormente. Durante a primeira instalação aparecera a mensagem “Sem Sinal” . Àrvore de Menu Menu Principal Canais Edição canais Menu de Arquivo EPG Configuração Censura Audio Video Time OSD Instalação Procura Satelite Sistema Senha Informação CI Status Configuração Original Introdução do Menu Menu Canais EPG Configurações Descrição Para exibir e editar os canais: Editar Canal Menu de Arquivo Guia Eletrônico de Programa Para editar configurações favoritas do receptor: Censura Áudio Vídeo Hora OSD Para procurar canais de satélite: Procura de Satélite Instalação © 2009 Zinwell do Brasil .11 - . Pressione menu no painel frontal para instalação ou pressione menu no controle remoto.

Utilize as teclas ▲ ▼ ◄ e ► do controle remoto para navegar pelo menu. © 2009 Zinwell do Brasil .0. . Você pode usar seu RCU teclas cursor ▲ ▼ ◄ e ► para mover através do menu. O sistema também irá guiá-lo a este menu uma vez que você redefina a configuração original. Para DiSEqC 1. Menu Principal Pressione a tecla “MENU” para exibir o menu principal na tecla.Sistema Acesso ao sistema. Para mais informações sobre “scan”. informações e reinicialização : Senha Informação CI Status Configuração padrão Configuração Inicial Na primeira instalação.12- . Cada bandeira representa um idioma. você será orientar a seleção língua menu. você pode consultar na parte “Instalação”. o “ENTER” botão para escolher sua opção. Após selecionado a linguagem. No menu principal você pode fazer as seguintes operações: Canais EPG Configurações instalação Sistema Note: Você pode mover o cursor para marcar opção ou pressionar a tecla numérica para acessar a opção diretamente. a tecla “ENTER” para selecionar a opção e “EXIT” ou “MENU” para retornar ao menu anterior. você agora pode fazer a procura de satélite através do menu.2 pressione a tecla vermelha para mudar o modo scan. Este menu permite você fazer a procura de satélite usando a DisEqC 1.

Editar Favoritos: Você pode editar grupos de favoritos pressionando a tecla amarela. Tecla Amarela: Alterna entre a lista de canais e de favoritos. Tecla Azul: Permite renomear um grupo de favoritos utilizando um teclado virtual. Tecla Azul: Permite editar canais favoritos. renomear. você pode realizar as seguintes funções: Editar Canal Menu de Arquivo Editar Canais: Este menu permite gerenciar os canais favoritos. Tecla Vermelha: Permite adicionar o canal a um grupo de favorito. Tecla Verde: Permite excluir um grupo de favoritos. Tecla Amarela: Permite retornar a edição de canais. Para renomear canais. Tecla Verde: Permite classificar listas em ordem alfabética. Tecla Verde: Permite mover um canal marcado para abaixo.Canais No Menu de canais. Pressione a tecla amarela no menu Editar Canais. a tecla “ENTER” para incluir o canal na lista de favoritos ou controle ou cancele sua seleção. freqüência ou rede.13- . Os grupos de favoritos são exibidos na coluna esquerda e os canais correspondentes na direita. Se você marcar os itens da coluna direita. Tecla Vermelha: Permite mover um canal marcado para acima. A lista de canais e exibida na coluna da esquerda. utilize o teclado virtual. bloquear e excluir canais. © 2009 Zinwell do Brasil . utilize as teclas ▲ ▼ ◄ ► para marcar sua seleção e pressione “ENTER” para exibir os canais na coluna direita. Utilize as teclas ▲ ▼ ◄ e ► do controle remoto para selecionar uma opção. enquanto que a lista de favoritos e exibida na da direita. Tecla Vermelha: Permite alterar lista de transporder ou grupo de favoritos. pode alterar a seqüência de canais em cada grupo de favoritos.

ou selecione “LISTA” para exibir e ver todos os arquivos do dispositivo. use as teclas ▲ ▼ ◄ ► do controle remoto e pressione “ENTER” para editar no teclado. Você pode selecionar um tipo de arquivo especifico para reproduzir.0 thumb drives. Selecione o Dispositivo: Selecione a partição aonde os arquivos estão localizados pressionando as teclas ▼▲. Pressione a tecla vermelha para salvar e a verde para cancelar a edição.0 hard disks ou USB 2. O menu suporta arquivos de vídeo. © 2009 Zinwell do Brasil .14- . Selecione a Porta: Após conectar o dispositivo USB ao receptor. Utilize o controle remoto para inserir números. Selecione a entrada USB em que o dispositivo está conectado. Menu de Arquivo: Este menu suporta a função multimídia para dispositivos USB. Selecione “BPSK” para excluir um caractere e “Clear” para excluir todos. áudio(MP3) e fotos para visualização ou reprodução. Após a exibição do teclado. Note: Sao suportados USB 2. Selecione o tipo de arquivo utilizando as teclas ◄ ►. Utilize o teclado para inserir letras e espaços. espere ate a leitura ser completada e ser exibido PORT1.Teclado Virtual: O teclado virtual e utilizado para renomear canais ou editar grupo de favoritos.

Tecla Menu: retorna ao menu anterior. Tecla CH+/-: para mudar a pagina. Tecla Info: exibe a imagem em tela cheia. Tecla Verde: para exibir todas as imagens no modo slide.15- . O quadrado azul mostra a moldura de visualização atual. MP3 Você verá esta interface se reproduzir os arquivos de MP3 no menu de gerenciamento de arquivo. Pressione as teclas ◄ ► e “ENTER” para selecionar a imagem desejada. Use a tecla amarela para retornar ao menu anterior. Utilize a tecla Sair para retornar ao menu.Gerenciamento de Arquivo: Neste menu. Pressione a teclas Stop █ para sair do menu. utilize as teclas ▼▲ e pressione “ENTER” no arquivo desejado. Teclas Vol+/ Vol-: faz um close ou tira do close (ate 4 vezes). Se você quer visualizar ou reproduzi-lo. Menu de imagens: Neste menu você pode visualizar as imagens do disco. © 2009 Zinwell do Brasil . Uma barra de utilização do disco mostra a capacidade atual do seu dispositivo. Pressione as teclas ◄ ► e “ENTER” ou as teclas de reprodução do controle remoto para executar os arquivos MP3 selecionados. Teclas ▲ ▼ ◄ ►: navega pela área de visualização. você pode pesquisar a informação do seu arquivo. Ver Imagem: Teclas CH+/ CH-: volta para a imagem anterior ou avança para a próxima.

Configurações Utilize o menu Configurações para as seguintes funções: Censura Audio Video Hora OSD Censura de Programas: E utilizado para censurar programa de TV de acordo com o critério dos pais. Selecione “EPG” no menu principal ou pressione a tecla “EPG” no controle remoto para ver o Guia Eletrônico de Programação. permite ver informação da programação. Mude para o canal selecionando “ENTER” para ver seu EPG. Pressione a tecla vermelha para ver a informação do dia anterior e verde para o dia seguinte.EPG O EPG (Guia Eletrônico de Programas). Aparecera uma mensagem que o canal esta bloqueado. Use “LISTA” e “FAV” do controle remoto para ver a lista de canais e lista favoritos. levando em consideração as classificações codificadas nos programas. Utilize as teclas ▼▲ para selecionar um programa. Para assistir ao canal será necessário inserir uma senha © 2009 Zinwell do Brasil . Uma vez configurada a função para um canal. e verificado se a programação esta acima da classificação permitida.16- . Pressione “ENTER” para sintonizar o programa e ver os detalhes na janela abaixo. O receptor suporta ate 7 dias.

Audio O menu de áudio permite configurar o seguinte: Idioma: selecione o idioma de sua preferência. Saída de Áudio: permite selecionar entre saída PCM ou Dolby para outros dispositivos. Utilize as teclas ◄ e ► para diminuir ou aumentar o valor. cor. Relação entre eixos HD: selecione entre Pan Scan(faixas superior e inferior escuras). © 2009 Zinwell do Brasil . Pressione a tecla vermelha para restaurar o valor padrão. Formato de vídeo SD: selecione entre PAL. Relação entre eixos SD: selecione entre 4:3 ou 16:9 como relação entre eixos para definição de vídeo padrão. Configuração de Imagem: você pode ajustar brilho. saturação. Vídeo O menu de vídeo permite configurar o seguinte: Formato de vídeo HD: selecione entre resoluções de vídeo em formato progressivo ou entrelaçado para vídeo de alta definição. Pillar Box (faixas laterais escuras) ou Full Screen como relação entre eixos para alta definição de vídeo formato 16:9. contraste. Audio Preferido: permite selecionar entre MPEG e Dolby como formato preferido para visualização.17- . Channel Change Mode (Modo Mudança de canal): pressione Selecionar para ajustar este item. DNR (redutor de ruído). Menu de Ajuste de Imagem: O menu permite configurar a seguinte função para exibição na tela: Brilho Contraste Saturação Cor Nitidez DNR: para reduzir mosaico e ruído na imagem. nitidez. PAL-M e NTSC para definição padrão de vídeo.

Você pode ajustar seu intervalo de tempo. © 2009 Zinwell do Brasil . Time Format: selecione entre 24HR ou AM/PM. Tempo de Menu: Interrompe o menu OSD.SCART Setup: (Disable for W/O SCART model) O menu lhe permite ajustar uma formato de saída para a sua TV e respectivamente VCR SCART. Legenda Automática: permite configurar a legenda para ser exibida automaticamente. com as seguintes opções: I-Plate: aparece toda vez que ha mudanca de canal ou pressionando a tecla de informação.18- . Idioma Menu : selecione o idioma para o menu OSD. OSD: A configuração do menu OSD (tela de menu) ajusta as funções dos menus e I-Plate na tela. TV-SCART Video: CVBS / RGB / S-Video VCR-SCART Video: CVBS / S-Video Nota: Certifique-se de sua TV ou VCR suporta este determinado formato de saída para gerar imagens. Audição Baixa: permite exibir a legenda no som estar prejudicado. Transparência: ajusta a transparência entre 20% e 80%. Hora: O menu de configuração de hora local permite configurar o seguinte formato: Time Zone: ajuste o horário conforme base GMT.

19- . Satélite: Marque o satélite e pressione “ENTER”.No sub-menu transponder.0 e DisEqC 2. Coce pode editar o transponder para parâmetro específicos. Pressione a tecla vermelha para trocar para o modo DiSEqC 1. Escolha a opção POWER ON se seu LNB necessita de energia. Nota: Existem ajustes default para cada satellite. consulte seus operadores. você poderá realizar a varredura de canais via satélites disponíveis. Não sera necessário modificar os ajustes. Power / LNB: Consulte as especificações de seu LNB para ajuste. Para detalhes do transponder. Transponder Permite editar ajustes de transponder nos modos DisEqC1. Procura de Satélite Esse menu permite a procura de satellite no modo DisEqC 1. Um sub-menu fornecerá a lista de canais para escolha. Pressione o botão “INFO” para conduzir a edição.2. Pressione a tecla verde para selecionar o tipo de scan Escolha o tipo de scan para indicar a procura Nota: O indicador de sinais mostra a qualidade e potência do sinal após a entrada dos valores de ajuste. © 2009 Zinwell do Brasil . 22KHz: Consulte as especificações de suas multichaves.0. a menos que exista uma modificação ou atualização nas informações do transponder. Transponder: Esse sub-menu disponibiliza os defaults da lista transponder.Instalação No menu de instalação. Mova o cursor com as teclas ▲ e ▼ para selecionar o satellite instalado.0 .

Nota: The scan will be following your setup in the parameters after changing. Multi Sat Scan: Procura canais em múltiplos satélites. mas que possuem o mesmo NIT. Após entrar os dados necessários.Edição do Transponder Use as teclas ▲ e ▼ para selecionar as opções. Note: NIT: Network Information Table. Scan FTA: Procura canais livres do satélite. Permite identificar e procurar todos os canais em diferentes transponders. Pressione “ENTER” . As seguintes características poderão ser escolhidas: Frequência: Entre o valor. pressione a tecla verde e escolha o tipo de scan. Modulação: QPSK ou 8PSK (8PSK somente disponível em DVB-S2). Standard: Escolha entre DVB-S2 ou DVB-S.20- . If you wish to restore to default. NIT Scan: Procura canais pertencentes à mesma rede no satélite. Você deve escolher entre ON e OFF. you may operate “Set Defaults” in the System menu to restore the settings. Pilot: Somente disponível em DVB-S2. Mova as teclas ▲ e ▼ para selecionar a opção e “ENTER” para iniciar o scan. esquerda ou direita. vertical. Use as teclas ▲ ▼ ◄ e ► para mover-se no menu e “ENTER” para escolher as opções. um sub-menu disponibilizará a lista de opções. Tipos de Scan Estão disponíveis 5 tipos tipos de procura: Transponder Scan: Procura canais em um único transponder. FEC Rate: Escolha entre 1/2 a 7/8 ou Auto. Polarização: Escolha entre horizontal. © 2009 Zinwell do Brasil . Single Sat Scan: Procura canais somente em um satélite.2: Pressione a tecla vermelha para mudar o modo scan. Symbol Rate: Entre valor. DiSEqC 1.

21- .Sistema O menu de sistema possui as seguintes opções: Senha Informação CI Status Configurar Padrão Senha: O menu de configuração de senha permite alterar a senha do receptor utilizando o teclado numérico. © 2009 Zinwell do Brasil . Note: Atualização S/W: A atualização é habilitada no menu informação. A tecla vermelha e utilizada na atualização da versão Software. Insira a senha atual Insira a nova senha Confirme a nova senha Note: A senha inicial atribuído pela fábrica é 0000. Informação: O menu de informação do sistema mostra a versão atual Hardware e Software do receptor.

Copie o arquivo do software em um dispositivo USB. 3. Selecione o arquivo do disco. 4. pressione a tecla vermelha do controle remoto.1. 2. Na tela de informação do sistema. 5. 6. Selecione “SIM” © 2009 Zinwell do Brasil . Insira o dispositivo USB na porta USB. Aguarde o término da leitura do arquivo e aparecera a mensagem “Deseja atualizar?”.22- . Selecione o dispositivo (normalmente e suportada somente a primeira partição do disco).

© 2009 Zinwell do Brasil . e ligue o receptor novamente. Ao aparecer a tela preta desliga o set-top box da forca de energia e retire o dispositivo USB. Você pode acessar informações . CI Status Neste menu. 8. você pode ter mais informações do Módulo de Acesso Condicional e Smart Card inseridos. no sub menu do sistema de acesso condicional. 9. Aguarde as operações “Apagando Flash” e “Programando Flash” serem completadas (não desligue ou remova o dispositivo de USB durante o processo). Após a inserção de um CAM.7. Aguarde enquanto o set-top box reinicia. o menu irá mostrar “Inicializando…” O sistema de CAM e smart card. Restaura configurações: Utilize este menu para restaurar a configuração padrão do set-top box. o sistema ira restaurar o padrão de fabrica e todas as configurações e dados atuais serão perdidas. Utilize as teclas do cursor ▲ ▼ ◄ e ► o botão “ENTER” para acessar os sub menus. Se você selecionar “SIM”.23- . será mostrado na CI-Módulo.

Isto pode ajudar a obter maior qualidade do sinal. Solução (a) Verifique o indicador principal e certifique-se de que o cordão de forca esta ligado a uma tomada. 2. © 2009 Zinwell do Brasil .24- . (b) Verifique se os parâmetros inseridos são os corretos para a freqüência do canal desejado. (d) Conecte primeiramente a saída de vídeo composto e verifique se está conectada a saída correspondente na TV. Certifique-se que sua antena esteja captando o sinal mais forte possível . (b) Pressione a tecla "Liga Desliga" no painel frontal para ver se a luz verde acende. 3. Verifique se as conexões de áudio estão corretas e firmes. Verifique se o “mudo” está acionado. (a) Verifique se à conexão da antena esta correta e alinhada. * Influência do clima nos problemas de sinal Os desastres naturais podem afetar a recepção do sinal. * Interferência Solar Várias vezes durante o ano. Certifique-se de que estão atualizados. (a) Verifique se o canal suporta tal informação. Tão logo o sol passe. o sinal será afetado pela radiação solar. Verifique se o receptor está no modo áudio correto. (a) Verifique se o sistema de recepção esta corretamente instalado ao receptor. A recepção será temporariamente interrompida durante este curto período. voce pode considerar a possibilidade de instalação de uma antena maior e mais eficiente. Alguns parâmetros podem ser alterados pela emissora. (2) Tem indicação luminosa no painel do receptor mas o TV não tem imagem (3) Imagem de pouca qualidade (4) Sem áudio (5) Sem vídeo (a) Verifique se as conexões de vídeo estão corretas e firmes. (a) (b) (c) (d) Verifique o volume da TV e do receptor. (b) Tente diferentes formatos de vídeo pressionando a tecla resolução do controle remoto. (b) Verifique se a conexão entre o receptor e o TV estão corretas. (6) Sem texto (7) Não capta sinal *Note: Se você não esta conseguindo corrigir o problema. Por alguns minutos. (c) Verifique se o brilho está ajustado corretamente. (b) Verifique se o televisor tem capacidade para esta função. Se o sinal for severamente prejudicado pelas condições do tempo.Apêndice A: Guia de Reparos /Troubleshooting Problema (1) O indicador luminoso do painel frontal não acende e não aparece nenhuma mensagem no receptor. Se a recepção for afetada por fortes ventos. (c) Verifique se o receptor esta no modo “Espera” pressione a tecla “Liga /Desliga” do controle remoto. (c) Selecione um número de pagina de texto. estabilize a antena com cabos. (a) Pressione a tecla “Menu” no controle remoto ou no painel frontal para adiconar o OSD (menu na tela). Se isto não resolver o problema. contate seu distribuidor ou seu instalador. a recepção retornará ao normal. o Sol passa atrás do satélite. quando o satélite estiver entre o Sol e a parabólica. pode-se tomar algumas medidas para melhoria: 1. por exemplo 601.

* Letterbox : A imagem com ratio 16:9 numa tela 4:3 TV com linhas acima e abaixo. * DVB – Digital Vídeo Broadcasting : Plataforma técnicas de sistemas de transmissão digital: DVB-C . Vídeos e outros equipamentos de entretenimento. * Megahertz (MHz) : Milhões de ciclos por Segundo.CS . É melhor que S-vídeo e Vídeo Composto em termos de qualidade de imagem. * RF: Frequência de Rádio * SCART: Um soquete de 21-pinos usado para TV’s. Tem formato de imagem de 4 x 3625 linhas horizontais.SMATV * EPG : Software que permite usuários a navegar através de grande número de canais oferecidos pelo operador e selecionar os serviços desejados. * Freqüência: Propriedade do sinal que é medido em ciclos por segundo (Hertz). * PAL : Standard vídeo Europeu. Isso acontece ao assistir um programa de 16:9 numa tela 4:3. * Transponder: Uma combinação de receptor. * Cabo Coaxial : Mesmo usado para definição alta e stardard. © 2009 Zinwell do Brasil . * Y/Pb/Pr : Vídeo componente. que é baseado no serviço de adesão do assinante.Terrestre DVB-MC . Os dois formatos relevantes são 16:9 (tela cheia) ou 4:3 (tela tradicional). * Video Composto : São três os elementos do sistema de vídeo: 1) “active vídeo”: Imagem a ser mostrada e suas cores associadas 2) “synr”: Onde cada pixel será colocado na tela 3) “blanking”: quando desligar o feixe do elétron Esses três elementos combinados são chamados de “vídeo composto” quando conectados ao display através de conectores.MMDS DVB. 50Hz e um total de 8 Mhz de largura de canal de vídeo.Apêndice B: Glossário * Aspect Ratio : É a proporção da largura x altura da tela. * OSD – On Screen Display : Display de tela.25- . * Smart Card : Um cartão removível que fornece acesso condicional a serviços de satélite.Satélite DVB-T . conversor de frequência e transmissor usado em comunicações de satélite. * CA: Acesso Condicional – Acesso para um programa ou serviço particular.Cabo DVB-S . descreve freqüência da onda ou eletricidade. * Symbol Rate: Taxa de transmissão de dados em símbolos/segundo.