You are on page 1of 7

Cálculo de Área

Im agi a segui e si uação: ne nt t
Aproveitando uma promoção de uma loja de materiais para construção, uma família resolve trocar o piso da sala de sua residência. Sabem que a sala mede 4 metros de largura e possui um comprimento de 5,5 metros. Sabem também que o ladrilho desejado é quadrado, com 25 cm de lado. Quantos ladrilhos serão necessários para ladrilhar o piso da sala inteira? Área é a denom i nação dada à medida de uma superfície. N a si uação aci a est os nos ref ndo às áreas da sal t m am eri a e do l adriho. l Part ndo-se dest pri pi o nosso probl a se resum e ao cál o da razão ent as áreas da sal e do l i e ncí o, em cul re a adriho. l Para que você sai sol onar, dent out ba uci re ros, o probl a aci a, vam os ent nos at ar ao m ét em m ão ent odo de cál o da cul área das fguras geom ét cas pl i ri anas m ai com uns. s D e qual quer f orm a, no fnalda pági você encont a resolução detalhada do problema acima. i na ra

Cálculo da Área do Triângulo
D enom i nam os de triângulo a um polgono de t í rês l ados. O bserve a fgura ao l i ado. A l ra h represent a m edi da al ura do t ângul et a da t ri o, assi com o l ra b represent a m edi da sua base. m et a da A área do t ângul será m et ri o ade do produt do val da m edi da base, pel val o or da o or da m edi da al ura, t com o na f da t al órm ul abai a xo:

A l ra S represent a área ou superfci do t ângul et a í e ri o. N o caso do t ângul equiát ri o l ero, que possui os t rês ângul i ernos i os nt guai assi s, m com o os seus t rês l ados, podem os ut lzar a segui e f ii nt órm ul a:

O nde l represent a m edi dos l a da ados do t ângul ri o.

Exemplos
A m edi da base de um t ângul é de 7 cm , vi o que a m edi da sua al ura é de 3, cm , qual é a área dest da ri o st da t 5 e t ângul ri o? D o enunci ado t os: em

U t lzando a f ii órm ul a:

A área dest t ângul é 12, cm 2 . e ri o 25

Os l ados de um t ângul equiát ri o l ero m edem 5 m m . Q ualé a área dest t ângul equiát e ri o l ero? Segundo o enunci ado t os: em

Subst t ndo na f i ui órm ul a:

m m . Q ual é a área dest da el 2 da t 5 e polgono? í Segundo o enunci ado t os: em Subst t ndo na f i ui órm ul a: A área dest polgono é 7. Consi derem os a base b com o a m et ade da di agonal d1 e a al ura h com o a m et t ade da di agonal d2. sendo que a m edi da al ura é de 1. m e 8 2 Cálculo da Área do Paralelogramo U m quadriát l ero cuj os l ados opost os são i guai e paral os é denom i s el nado paralelogramo. a área do paral ogram o pode ser obt da m ul i i el i t plcando-se b por h. você poderá ut lzar a f ii órm ul do a paral ogram o para obt a área do l el er osango. O ut caract st ca do l ra erí i osango é que as suas di agonai são perpendi ares. dm . Q ualé a m edi da sua superfci da í e? . Vej os: am Realzando as devi i das si plfcações chegarem os à f m ii órm ul a: Exemplos As di agonai de um l s osango m edem 10 cm e 15 cm .A área dest t ângul equiát e ri o l ero é de aproxi adam ent 10. para obt erm os a área do l osango. t al com o na f órm ul abai a xo: Exemplos A m edi da base de um paral ogram o é de 5. dm . i agonai podem os di di o l s vi r osango em quat t ângul i ro ri os guai s. Cálculo da Área do Losango O losango é um t po part cul de paral ogram o. N est caso al i i ar el e ém opost serem paral os. e í 8 2 Q ualé a m edi da área de um paral ogram o cuj m edi da el as das da al ura e da base são respect vam ent 10 cm e 2 dm ? t i e Sabem os que 2 dm equi em a 20 cm. Com h represent ando a m edi da sua al ura e com b represent da t ando a m edi da da sua base. t os: val em Subst t ndo na f i ui órm ul a: A m edi da área dest paral ogram o é 200 cm da e el 2 ou 2 dm 2. t os el odos os quat l ro ados são i guai s. Bast ará ent que a m ul i i ão t plquem os por 4. dm . para cal arm os a área de um dest quat t ângul cul es ro ri os. s cul O bserve na fgura à di t que a part r das di i rei a. dos l ados Se você di spuser do val das m edi or das h e b.

ant í e am a xa . as m esm as f órm ul ut lzadas para o cál o da área t o do l as ii cul ant osango. onde ut lzam os a base e a al ura da fgura a el ii t i geom ét ca. os ores t os abai em xo: U t lzando na f ii órm ul t os: a em A m edi da superfci dest l da í e e osango é de 75 cm 2 Q ualé a m edi da área de um l da osango cuj base m ede 12 cm e cuj al ura sej de 9 cm ? a a t a N est caso. o O quadrado é um l osango. Q uala superfci dest t pa? at am xa í e a am D o enunci ado t os que a vari em ávell é i guala 17: Subst t ndo na f i ui órm ul t os: a em Port o a superfci da t pa dest cai é de 289 cm 2. podem os ut lzar a f ii órm ul do a paral ogram o: el Com o h e b possuem a m esm a m edi da. agonai perpendi ares. podem os subst t -l por l. quant do paral ogram o. O bserve ai s nda que al ém de perpendi ares. si plfcando i i uí as m ii af órm ul para: a Exemplos A l eralda t pa quadrada de um a cai m ede 17 cm . podem os ut lzar a s ii f órm ul do l a osango: Com o am bas as di agonai são i s dênt cas. cuj val ri os ores t os abai em xo: Segundo a f órm ul t os: a em A m edi da área do l da osango é de 108 cm . do m esm o m odo que t odo quadrado é um ret ângul m as nem t o. para o cál o da área ut lzarem os a f e cul ii órm ul do paral ogram o. m as nem t odo losango vem a ser um quadrado. podem os ut lzar para o cál o da área do el ii cul quadrado. podem os subst t -l por d. fcando a i uí as i f órm ul ent com o sendo: a ão Q uando di spom os da m edi da das di agonai do quadrado. odo ret ângul é um quadrado. o el Q uando di spom os da m edi do l da ado do quadrado. Por ser o quadrado um l osango e por ser o l osango um paral ogram o. 2 Cálculo da Área do Quadrado Todo quadrado é t bém um l am osango. ai s cul nda possui t odos os seus ângul i ernos i os nt guai a 90°. as di cul agonai t bém são i s am guai s.Para o cál o da superfci ut lzarem os a f cul í e ii órm ul que envol as di a ve agonai cuj val s. que al ém de possui quat l r ro ados i guai com di s.

cham ado de quadrado. Por ser o ret ângul um paral ogram o. os ados opost são i os guai s. Q uala área dest t pa? m a am Podem os at bui 15 à vari ri r ávelh e 30 à vari ávelb: Ao subst t rm os as vari i ui ávei na f s órm ul t a erem os: Port o a área da t pa da cai de sapat é de 450 cm . Se t odos os seus quat l ro ados f orem i guai t s. t os que o l i em ado do quadrado m ede 14 cm . Se denom i narm os as m edi das dos l ados de um ret ângul com o na fgura ao l o i ado. t os: em Subst t ndo na f i ui órm ul t os: a em A área do quadrado é de 400 cm 2 . erem os um t po especi de ret i al ângul o. Q ualé a sua área? Com o o l ado m ede 20 cm . o cál o da sua área é realzado da m esm a o el cul i f orm a. Q uala m edi do l da ado dest quadrado? e Tem os que S é i guala 196.A m edi do l da ado de um quadrado é de 20 cm . A t pa de um a cai de sapat t am xa os em as di ensões 30 cm por 15 cm . A área de um quadrado é i guala 196 cm . Cálculo da Área do Retângulo Por defni i ção o ret ângul é um quadriát o l ero equi ângul (t o odo os seus ângul os i ernos são i nt guai cuj l s). ant am xa os 2 . 2 U t lzando a f ii órm ul t os: a em Com o a m edi do l da ado não pode ser negat va. t erem os a segui e f nt órm ul a: Exemplos Um t erreno m ede 5 m et ros de l argura por 25 m et ros de com pri ent Q ualé a área dest t m o. e erreno? At bui ri ndo 5 à vari ávelh e 25 à vari ávelb t os: em U t lzando a f ii órm ul a: A área dest t e erreno é de 125 m 2.

Cálculo da Área do Círculo A di são do perí et de um a ci vi m ro rcunf erênci pel seu di et resul ará sem pre a. Q ualé a área da l e dest l ent a upa? Com o i orm ado no enunci nf ado. or rcul e α o seu núm ero de ar graus. m m . o 05 2 Cálculo da Área de Setores Circulares O cál o da área de um set ci cul or rcul pode ser realzado cal ando-se a área t al ar i cul ot do cí rcul e depoi se m ont o s ando um a regra de t rês. podem os ut lzar o val 3. graf a ada com o: Por ser um núm ero i rraci onal o núm ero pi possui i i t casas deci ai Para . ou at m esm o 3. onde a área t al do cí ot rcul o est ará para 360°. podem os ut lzar 3. o âm ro t no m esm o val qual or. t os: em Em radi anos t os: em A part r dest sent i as enças podem os chegar a est f a órm ul em graus: a E a est out em radi a ra anos: . Para cál os com ii or cul m enos preci são. 54 U m cí rcul t o em rai de 8. e or rraci onal const e é ant represent ado pel l ra grega m i a et núscul pi. Sendo S a área t al do cí ot rcul Sα a área do set ci o.14159265. Exemplos A l e de um a l ent upa t em 10 cm de di et âm ro. Q uant m ií et o 52 os lm ros quadrados el possuide superfci e í e? D o enunci ado. cm 2. m m . t os que o val do rai r é: em or o Ao subst t rm os val de r na f i ui or órm ul t a erem os: A superfci do cí í e rcul é de 228. o di et da ci âm ro rcunf erênci da l a upa é i gual a 10 cm . ii é O perí et de um a ci m ro rcunf erênci é obt do at a i ravés da f órm ul a: O cál o da área do cí cul rcul é realzado segundo a f o i órm ul abai a xo: O nde r represent o rai do cí a o rcul o. quer que sej ci a rcunf erênci Est val i a. o que nos l eva a concl r que o ui seu rai é i o guala 5 cm .14. nfni as m s. que corresponde à m et ade dest val e or: Subst t ndo-o na f i ui órm ul a: A área da l e da l ent upa é de 78. cál os corri cul quei ros. assi com o a área do set est m or ará para o núm ero de graus do set or.1416.

Exemplos Q ualé a área de um set ci or rcul com ângul de 30° e rai de 12 cm ? ar o o Aplcando a f i órm ul em graus t os: a em A área do set ci or rcul é de 37.5 = 15. ri r argura à l ra h e os et 5. ar Cálculo da Área de Coroas Circulares O cál o da área de um a coroa ci cul rcul pode ser realzado cal ando-se a área ar i cul t al do cí ot rcul e subt ndo-se dest a área do cí o rai a.5 m do com pri ent à l ra b: m o et Resol vendo at ravés da f órm ul a: . subst t ndo na f gnii i ui órm ul t os: a em A área da coroa ci rcul é de 549. ar 78 2 Q ualé a superfci de um a coroa ci í e rcul com r = 17 e R = 34? ar Aplcando a f i órm ul em t os: a em A superfci dest coroa ci í e a rcul é 2723. Podem os t bém t am ut lzar a segui e f ii nt órm ul a: O nde R represent o rai do cí a o rcul e r represent o rai do cí o a o rcul i o nscri o. Resolução Detalhada do Problema no Começo da Página Para resol verm os t probl a. rad e rai de 8 m m ? ar o 5 o Aplcando a f i órm ul em radi a anos t os: em A superfci do set ci í e or rcul é de 16 m m 2.O nde r represent o rai do cí a o rcul ref o erent ao set e α é o ângul t bém ref e or o am erent ao set e or. Q ualé a superfci de um set ci í e or rcul com ângul de 0. si fca que r = 20 . rcul i o nscri o. ar 7672. pri ei al em m ram ent vam os cal ar a área da sal e cul a. t Exemplos Q ualé a área de um a coroa ci rcul com rai de 20 cm e l ar o argura de 5 cm ? Se a l argura é de 5 cm . cm . ar 6992 cm 2. Para poderm os ut lzar a f ii órm ul do cál o da área de um ret a cul ângul vam os at bui os 4 m da l o.

a área do l l adriho com l l ado l = 0. por f i al avor acesse a pági na que t a sobre as unidades de rat medidas. l Se t ver dúvi i das sobre com o realzar t conversão. preci l sam os cal ar a área de um quadrado. para t a rabal harm os apenas com centímetros. O i port e é que ut lzem os sem pre a m esm a uni m ant ii dade (m úl i o/subm úl i o).0625 m2.25 m. poi a área da sal f cal ada ut lzando-se m edi s a oi cul ii das em metros e não m edi das em centímetros. Poderí os t convert do as m edi am er i das da sal em centímetros.25 é i guala: Com o di o no com eço da pági t na. Vol ando ao probl a. só que devem os t cul rabal har em metros e não em centímetros. com o o l t em adriho é quadrado. l . preci sam os conhecer a área do l adriho. l você encont á rará vári i orm ações sobre est assunt i ui as nf e o. t pl t pl A t ransf orm ação de 25 cm em metros é realzada di di i vi ndo-se t m edi por 100: al da 2 Ent a m edi dos l ão da ados dos l adrihos é de 0. l Com o o l adriho é quadrado. t os a segui e razão: l em nt Com o a sal t a em um a área de 22 m e o l O u sej para l a. adrihar o pi da sal i ei serão necessári l l so a nt ra os adrihos 352. l 2 adriho de 0. ncl ndo vári exem pl e um link para um a os os calculadora sobre o tema.Agora que sabem os que a sal t a em um a área de 22 m . a resol ução do probl a se resum e ao cál o da razão ent a área da sal e a área em cul re a do l adriho.