You are on page 1of 10

A Informação Prof.

Jair Candido de Melo

1.1

1-A Informação e as Telecomunicações 1.1- Introdução O dia a dia da vida moderna exige de nós o processamento de um grande número de informações. A massa explosiva de conhecimentos que movimenta a vida em nosso planeta, está a exigir de cada um de nós um domínio de parte significativa desses conhecimentos, como também a habilidade de usá-los com eficiência em benefício daqueles que nos cercam e de nós mesmos. O conhecimento se apresenta na forma da escala ilustrada na fig.1.1

fig 1.1- Escala do conhecimento O dado é o elemento caracterizador de um estado de coisas ou situação( ex: a temperatura de uma máquina). Quando ele é acessado (captado) passa a ser conhecimento ( o valor da temperatura num dia e hora específica). A parte útil intrínseca a esse conhecimento constitui-se na informação. O último estágio da escala é a sabedoria, que constitui-se no fato de fazer uso adequado da informação.

CONCEITO GENÉRICO A informação é o conhecimento associado útil a um dado ou acontecimento.

CONCEITO COMO MEDIDA - Teoria da Informação  1  I(x i ) = lg 2   bits/símbolo  P(x i )  (1.1)

Pela eq 1.1 a informação associada a um símbolo xi tem uma relação inversa com a sua probabilidade de ocorrência. Assim , bit , unidade de informação, corresponde a informação produzida por um 1 símbolo cuja probabilidade é . 2

) . podendo ser por ex: uma nação. 3.Dispositivos com altíssima capacidade de armazenamento e de processamento de dados.Otimização de processos Impactos consequentes dessas características a) alteração dos perfis de exigências profissionais (vendedor não tem mais que perambular) b) eliminação de certos tipos de empregos (desenhista. o próprio indivíduo e outros.. Um dos aspectos decorrentes da informação e o seu processamento é a abordagem do que seria uma tecnologia. uma empresa.Sistematização do Tratamento da Informação A condução ou administração de qualquer sistema exige um tratamento adequado das variáveis que compõem o sistema e influenciam no seu comportamento. Muitas vezes.caixa de banco. A qualidade de um Sistema pode ser avaliada pela quantidade. o que seria Tecnologia ? Tecnologia é a ordenação de conhecimentos para se cumprir um objetivo específico. mas eles se encontram dispersos e não se tem a necessária competência para ajuntá-los .Automação dos processos em larga escala 5. a família. dispõem se dos conhecimentos necessários para compor uma dada tecnologia. qualidade e nível de estruturação de suas informações. datilógrafo .2 1.Alta velocidade de acesso e transferência de dados. 4. Jair Candido de Melo 1. Cada vez mais cresce a consciência da importância da sistematização do tratamento da informação e a necessidade de se dispor de informações precisas e permanentemente atualizadas.A explosão da massa de conhecimentos.A Informação Prof.. Dentro dessa ótica. Características de hoje relacionadas ao conhecimento 1. Como se depreende tecnologia é um produto perecível cria-se pela ordenação e perde-se pela desagregação. 2.2. Este sistema pode assumir dimensão a mais diversa.

foi durante muito tempo mais calcado no subjetivismo (bola de cristal). por exemplo: número de horas trabalhadas. A fig 1. Administrar passou a ser a técnica de gerenciar informações. O que é administrar? Administrar é gerar resultados. Administrar bem.A Informação Prof. As não acessíveis são aquelas sobre as quais não se tem domínio. Isto passou a ser facilitado em decorrência da possibilidade que se tem hoje de armazenar. intervir nelas de forma a caminhar-se para a direção objetivada. b) especificar quais resultados são pretendidos após um certo tempo: yj (to+ ∆t) c) com base na situação atual das variáveis xi (to) e yj (to). doença de um funcionário. x2(t). Jair Candido de Melo 1. estoque..3 c) novas visões relacionadas a procedimentos empregados em várias áreas da atividade humana. do que na tomada de decisões a partir da análise de dados. quebra de u’a máquina. ficando-se a mercê delas: chuva. As acessíveis são aquelas que se tem poder de controle. Observa-se que há um sistema de informações fazendo o acompanhamento das variáveis.2 sintetiza este conceito de administração de um sistema.Em Administração Administrar. Uma variável de saída yj(t) pode ser vista como um função depende das variáveis de entrada: yj(t) = f[ x1(t).. Neste caso tem que se aprender a viver com a aleatoriedade... criando-se . tudo isso feito em alta velocidade. Exemplos de nova visões 1. etc. a) monitorar as variáveis que envolvem o sistema. transferir grandes quantidades de dados. Para isso. obedecendo os seguintes passos. é necessário conhecer as variáveis que envolvem o sistema. etc.. aumento de um imposto.. é que esses resultados sejam os melhores possíveis.... acessar em qualquer ponto..2) As variáveis de entrada podem ser acessíveis ou não acessíveis. quantidade de máquinas.xm(t) ] (1.. atuar nelas de forma a caminhar-se para o resultado pretendido. as variáveis de entrada xi (insumos) e as variáveis de saída yj (resultados). quantidade de funcionários.

observar-se quando aparece uma crise os primeiros itens que sofrem restrição é o cafézinho e o papel higiênico. variáveis de entrada x1 x2 SISTEMA xm variáveis de saída y1 y2 yn Sistema de Informação fig 1. É incrível. isto é a relação yj xi .A Informação Prof. A fig 1.4 série históricas em relação a elas. A técnica é dar um saída inicial e ir ajustando as variáveis. é inconcebível tomar decisões e não observar quais as suas repercussões. determinando os seus níveis de incidência e provendo o sistema da devida redundância para que não se caia em colapso. é conhecer as sensibilidades das variáveis de saída em relação as variáveis de entrada . Essas diferenças põem em questão os estilos pessoais. valores éticos considerados e outros. a fim de se caminhar para o resultado objetivado.2 –O Sistema e a sua administração Como se vê administrar não é um atividade exata.3 ilustra as trajetórias percorridas de uma variável resultado. . Jair Candido de Melo 1. Uma outra consideração que se deve ter na tomada de decisões. Obviamente. Assim. Observem que para uma mesmo resultado existem diferentes resultados. deve se dar maior importância e atuar nas variáveis que tenham maior sensibilidade. Como também o conceito impróprio que alterar decisões é sinônimo de incompetência. pois enfim tem-se dependência de variáveis sobre as quais não se tem pleno controle. gradativamente.

mesmo de uma área específica.3. das formas otimizadas de aprendizagem e do uso dos conhecimentos.coleta 2. Daí.A Informação Prof.a trajetória para o resultado 2-Em Educação A enfâse no processo educacional deverá ser colocada no desenvolvimento das habilidades do indivíduo para manipular conhecimentos. toda essa massa explosiva de conhecimentos existentes em nossos dias.recuperação . A mente humana deverá ser reservada para procedimentos mais nobres. Os conhecimentos estáticos serão armazenados nos armazenadores comuns e acessados conforme as necessidades.3. Será preciso selecionar de forma conveniente quais conhecimentos o homem deverá armazenar? Procurará saber mais acerca do funcionamento da mente humana.As Fases da Informação No processamento da informação pode-se considerar as seguintes fases: 1. mas não há dúvida ela é finita. Serão valorizadas as habilidades para ser usuário dos conhecimentos: 1) capacidade de análise 2) capacidade de síntese 3) capacidade de transposição 4) raciocínio lógico 5) capacidade de comunicação 1. Jair Candido de Melo 1. Não se sabe bem qual é a capacidade de armazenamento da mente humana.armazenamento 3. a impossibilidade de que um indivíduo consiga armazenar.5 yj(t) to t0+ ∆t t 1.

Excetuando o homem pode-se apontar outros elementos armazenadores: 1) memórias magnéticas (fitas de vídeo e de áudio). você estaria menosprezando a espécie humana e a maravilha que existe nela e cuja criação se deve a um Autor muito especial. 3) memórias gráficas( desenho. ouvir um disco de música.4-Paradoxos da informação Dependendo das circunstâncias. É importante que se tenha uma definição bem feita de quais variáveis serão coletadas. a disposição em relação a liberar informação pode ser colocada de forma diferente: a) Alta difusão: Em alguns casos a intenção seria estender ao informação ao máximo de pessoas. 2) memórias elétricas (computador). 4) memória fotoquímica (filme fotográfico). etc). buscar informação no computador. assistir um filme. Jair Candido de Melo 1. por ex: a leitura de jornal ou livro. etc. 1. em geral são de acesso restrito. de forma que o sistema fique bem caracterizado. revistas.A Informação Prof. Em relação a Escola lembre-se do papel importante da educação: Uma nação vale pela qualidade do povo que tem. Lembre-se que variáveis de menos podem falsear a caracterização e variáveis a mais causar podem dificultar a gestão do sistema.6 Coleta A coleta se colhe os dados correspondentes a todas variáveis. Relaciona-se a isso do papel das Escolas e do marketing. c) Liberação Controlada da Informação: É o caso quando se quer conquistar clientes para um produto novo: . jornais. A qualidade de um povo depende do que cada um carrega em sua mente. Por ex: As tecnologias e estratégias empresariais. livro. b) Sonegação da Informação: As informações chamadas sensíveis. armazenando-os de forma conveniente a facilitar a utilização a posteriori dos mesmos Neste é oportuno inquirir sobre qual o elemento armazenador mais importante que você conhece? Se a resposta não for o homem ou a mente humana. Recuperação É o acesso à informação armazenada. Armazenamento É a fase correspondente a guarda dos dados coletados.

Financeira: O conhecimento é um bem de alta valia. 1. Tem que e respeitar o direito da privacidade. E em particular para os conhecimentos importantes tem que se prover redundância: em relação a sinistro: A informação pode ser perdida por dano ocorrido ao elemento armazenador de informações: queima de um arquivo. não se respeitando os princípios éticos –morais : por ex: propaganda enganosa. assim dados cadastrais de pessoas não pode ser fornecidos sem a sua autorização. e se elas deixam de existir os mesmos volatilizam contra roubo c) Ética no tratamento da Informação: manipulação da informação : algumas vezes a informação é utilizada de forma indevida. .7 Libera-se a informação na quantidade suficiente para se ter um cliente. d) Informação formal X informal: outra curiosidade e até dificuldade é a convivência entre a informação formal e a informal e) Globalização: Hoje a informação se espalha a uma velocidade incrível por todos os cantos do mundo. democratização da informação: existe um grande polêmica da conveniência ou não de todos terem acesso a qualquer informação.5-Algumas considerações sobre Informação a) Econômico. O desenvolvimento econômico é uma questão de informação. degradação de um disquete em relação a demissão ou morte de pessoas: as vezes os conhecimentos repousam unicamente sobre as pessoas. Jair Candido de Melo 1. mas não um concorrente.A Informação Prof. e correlacionado com sua sofisticação e complexidade estará o custo do acesso a ele. b) Segurança: O conhecimento como qualquer bem tem que ser protegido.

8 1. conforme ilustra a fig. .4. 1.5. seqüência de bits produzidos por um computador. mas tem-se o caso em que a conversão poderá ser feita para um outro tipo de sinal: sinal acústico (onda sonora) ou sinal óptico (luz). No caso voz humana esse transdutor seria: o microfone... em relação ao tipo de sinal gerado é classificada como analógica ou digital. A fig.6. fazendo uso de sinais ondulatórios. a temperatura de u’a máquina.A Informação Prof.diagrama de blocos generalizado de um sistema de comunicação fonte de informação É o elemento gerador da informação. fig 1. sendo que para isso se faz necessário as vezes o uso de transdutores. Exemplos desse tipo de informação poderiam ser citadas a voz humana. A fonte de informação. 1. no caso de batimento cárdiaco: o eletrocardiógrafo e no caso da imagem: sinais de vídeo produzido por uma câmera.o sistema de comunicação A grande vantagem do Sistema de Comunicação em relação as outras formas de transferência está na velocidade e na grande quantidade de dados que podem ser processados. O caso mais comum é a conversão feita pelo transdutor da informação em sinal elétrico.As Telecomunicações Um Sistema de Comunicação tem a finalidade de fazer a transferência de uma informação de um ponto para outro. 1.5 ilustra de forma genérica os componentes básicos de um sistema de comunicação. Jair Candido de Melo 1. batimento cárdiaco ou a imagem A informação gerada é explicita na forma de um sinal. no caso da temperatura da máquina: um termo-par.

Canal de Transmissão Tradicionalmente o conjunto composto pelo transmissor. sinal musical.9 Analógica: quando a amplitude do sinal for contínua. voz humana .A Informação Prof. É o caso de sinais de vídeo. Receptor É o dispositivo que extrai o sinal correspondente a informação existente no meio de propagação e o transfere para o decodificador. o olho humano. Destinatário É o elemento ou o dispositivo para a qual a informação é destinada. . Exemplos de meio de propagação: a atmosfera. O Sistema de Comunicação pode assumir um caráter restrito ou universal. Meio de Propagação É o elemento que perfaz a transição entre o ponto de transmissão e o ponto de recepção. um dispositivo controlado remotamente ou um microcomputador. pressão de u’a máquina. cabo coaxial. Decodificador É o dispositivo que processa o sinal oriundo do receptor para transformá-lo num formato ajustado ao entendimento do destinatário. Em algumas situações o bloco destinatário contém um transdutor. par de fios (linha física). Por exemplo o destinatário poderia ser o ouvido humano. Jair Candido de Melo 1. Transmissor É o dispositivo que propicia a propagação do sinal através do meio de propagação. fibra óptica. Como exemplo temos as seqüências de bits produzida por um computador. meio de propagação e receptor é denominado canal de transmissão. Ele é considerado restrito quando a sua extensão de interesse fica circunscrito a um grupo muito pequeno: ex: a comunicação interna a uma fábrica. Codificador É o dispositivo que transforma o sinal num formato conveniente. Ele é um adaptador entre a fonte e o transmissor. isto é podendo assumir infinitos valores . como no caso de voz humana se tem o alto-falante ou no caso do sinal de vídeo o cinescópio. possibilitando que a transferência da informação se processe eficientemente e sem degradação. Digital: quando a amplitude do sinal ficar restrita a um número finito de valores.

organismo vinculado a ONU. É o caso do Sistema de Telefonia. sediado em Genebra. hoje. daí a necessidade de que sejam são submetidos a normas rígidas. a fim de garantir que o seu funcionamento ocorra com eficiência e confiabilidade. Tanto os sistemas restritos ou universais tem que observar as Normas Vigentes de do Espectro de Freqüências. a função normativa e fiscalizadora é prerrogativa da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). . No Brasil. Os sistemas universais. envolvendo vários países. e que se encarrega de estruturar as normas. CCIR (Comitê Consultivo Internacional de Rádio) e CCITT (Comitê Consultivo Internacional de Telegrafia e Telefonia). Em nível mundial tem-se a UIT (União Internacional de Telecomunicações). Rede Nacional de Processamento de Dados. Jair Candido de Melo 1. Neste caso há a necessidade que haja a integrabilidade de operação e da parte física ( equipamentos).A Informação Prof. tem a sua operação estabelecida em âmbito mundial.10 Ele é considerado universal quando a extensão de interesse for muito ampla. Sistema de Proteção ao Vôo. Ela tem dois comitês destinados a esse fim .