FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO E SECRETARIADO

JORGE AMORIM

QUAIS OS PRINCIPAIS DIFICUTADORES PARA IMPLANTAR O PROTOCOLO IPV6.

FATEC-SP 2009

03 2. Metodologia---------------------------------------------------------------------.07 6.06 4. Objetivos-------------------------------------------------------------------------.05 4.06 4.2.09 . Tema------------------------------------------------------------------------------. Cronograma---------------------------------------------------------------------. Problema-------------------------------------------------------------------------.06 5.PRÉ – PROJETO ÍNDICE 1.Objetivo Geral----------------------------------------------------------------.04 3.Objetivos Específicos------------------------------------------------------.08 Referência Bibliográfica---------------------------------------------------------. Justificativa----------------------------------------------------------------------.1.

01-TEMA Como implantar o protocolo internet versão 6 – Ipv6. .

os dificultadores e desafio para sua implantação. além de suas vantagens.JUSTIFICATIVA O estudo analisa o protocolo Internet versão 6. .02 .

esse novo tipo de IP deve começar a ser usado em alta escala dentro de alguns anos. o Ipv6 não substituirá o Ipv4 de uma hora para outra. Obviamente. Como é impossível usar um mesmo IP simultaneamente na internet. é necessário que cada usuário. O IPv6 é uma solução para este problema e também é provido de novos recursos. o IPv6 trará complexidades até então não existentes aos administradores de rede. O IPv4 permite que até 4. testes e aperfeiçoamentos são realizados. Enquanto isso não ocorre. Diante destes fatos a presente artigo pretende dissertar como implantar o IPv6 nas empresas e as suas vantagens e desafios. Gigabit Ethernet. Todos estarão em uso. Com o crescimento da necessidade de uso do IP. .03-PROBLEMA O IPv6 é fruto da necessidade de mudanças na internet. portanto. O grande problema é que o número de sites e o número de usuários da internet crescem constantemente. Cogitá-se até mesmo que o Ipv4 não seja descartado após a implementação do IPv6. O IPv6 é uma padrão que promete resolver vários problemas da internet. adaptações nos sistemas operacionais atuais serão necessários. tais como o suporte a novas tecnologias de rede (ATM. O IPv6 é uma implementação de 128 bits. entre outros). a internet chegará a um ponto onde não vai sobrar mais IPs. inclusive alguns relacionados a segurança que não foram citados neste artigo. Para alguns. o IP que usamos hoje) é uma combinação de 32 bits.967. Ainda em teste. Mas como o IPv6 consegue solucionar o problema da limitação de IPs atual? O IPv4 (relembrando. mas deve-se observar que este protocolo terá algumas auto-configurações e outros meios que facilitarão a montagem de uma rede. cada site ou cada serviço tenha um endereço IP exclusivo. o que eleva extraordinariamente o número de endereços IP disponíveis.296 de endereços IP estejam em uso.294. no mundo todo.

Fazer um estudo amplo sobre o IPv6 e sua diferença em relação ao IPv4.04. Analisar a internet e a rede. Objetivos gerais Demonstrar a importância do IPV6 no futuro da internet. .2.OBJETIVOS 4. 4. Exemplificar empresas e países que utilizam o protocolo IPv6. Objetivos Específicos Verificar as vantagens e dificultadores na implantação do protocolo.1.

METODOLOGIA O estudo proposto basear-se-á no método de pesquisas em livros. . ou seja. buscar através de levantamentos e estudos dados e informações. que visem compreender como implantar o protocolo IPv6 para o futuro na internet.05 .

CRONOGRAMA Cronograma Meses Ações 1 Redigir a parte teórica 3 Estudo de Casos 4 Elaboração da conclusão 1 X X X 2 3 4 5 6 .06 .

dos (2004). . Editora campus.infowester. Dissertação de mestrado Unicamp: http://www. Frank (2006).br/paulo/teses/ acesso em 15/04/2009 TANENBAUM.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: INFOMED. NED. Rede de computadores (4ª edição).com/ipv6. Protocolo IPv6 http://www.br/newsgen/9811/intr-ipv6. Cleymone R. Integração de IPv6 em um ambiente cooperativo seguro. Andre S. http://www.php acesso em 13/04/2009.html/ acesso em 15/04/2009 SANTOS. A Nova Geração de Protocolos IP.rnp..ic.las.unicamp.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful