You are on page 1of 63

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

MAR 1998

NBR 9441

Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Fax: (021) 220-1762/220-6436 Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto de Emenda NBR 9441/1997 CB-24 - Comit Brasileiro de Segurana contra Incndio CE-24:202.03 - Comisso de Estudo de Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio NBR 9441 - Fire automatic detection and alarm systems - Project, installation and maintenance - Procedure Descriptors: Fire. Fire alarm. Detector. Safety Esta Norma substitui a NBR 9441/1994 Vlida a partir de 30.04.1998 Palavras-chave: Incndio. Alarme de incndio. Detector. Segurana 63 pginas

Copyright 1998, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
1 Objetivo 2 Documentos complementares 3 Definies 4 Condies gerais 5 Condies especficas ANEXO A - Ensaio para verificao do funcionamento do sistema de deteco automtica de incndio ANEXO B - Figuras e tabelas ANEXO C - Detectores ANEXO D - Definies de segurana na fiao de deteco de incndio em sistemas com controle computadorizado para definir o fator de segurana 1.2 a 1.6 ANEXO E - Observaes e informaes adicionais para o clculo da bateria ANEXO F - Sistema de deteco automtica ou manual interligado com instalaes de combate automtico

NBR 6146 - Invlucros de equipamentos eltricos Proteo -Especificao NBR 7007 - Aos para perfis laminados para uso estrutural - Especificao NBR 7195 - Cor na segurana do trabalho - Procedimento NBR 11836 - Detectores automticos de fumaa para proteo contra incndio - Especificao IEC 335 - Safety of household and similar electrical appliances

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 a 3.10. 3.1 Central Equipamento destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de deteco, a convert-los em indicaes adequadas e a comandar e controlar os demais componentes do sistema.
3.1.1 Central supervisora

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies exigveis para elaborao de projetos, execuo de instalaes, operao e manuteno de sistemas de deteco e alarme de incndio.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso Procedimento

Central que supervisiona uma ou vrias subcentrais por uma fiao prpria. O controle desta rede de fiao prpria contra curto-circuito e interrupo feito pela central

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

supervisora. Esta pode atuar sobre as subcentrais, mas em caso de perda desta interligao, a subcentral deve funcionar de acordo com programao prpria. Se toda a programao da atuao da subcentral ativada pela central supervisora, prevalecem as indicaes de segurana definidas nesta Norma para circuitos de deteco e de comando individuais.
3.1.2 Subcentral

Para a deteco dos fenmenos do incndio, o detector linear contm um ou dois pontos de sensoriamento nos extremos da linha fsica ou imaginria de deteco.
Nota: No deve existir alterao na sensibilidade da deteco ao longo desta linha. 3.3.4 Detector automtico de chama

Central de deteco, alarme e controle autnomo com todos os componentes de superviso dos circuitos de deteco e de comando com lgica de interao e fonte com bateria prpria. Esta central supervisionada por outra central distncia, mas em caso de alarme, a subcentral no depende do controle da central supervisora para ativar alarmes, sinalizao e controles de acordo com uma lgica previamente depositada nela. A superviso dos circuitos para controle da subcentral feita pela central supervisora ou por uma estao remota autnoma com quadro sintico e controles distncia. A subcentral pode ter controles manuais externos, mas, como muitas vezes o lugar da instalao no permanentemente vigiado, os controles manuais devem estar cobertos por uma barreira fsica que somente pode ser aberta por um dispositivo adequado por pessoal autorizado. 3.2 Painel repetidor Equipamento comandado pela central ou pelos detectores, destinado a sinalizar de forma visual e/ou sonora, no local da instalao, ocorrncias detectadas pelo sistema. Pode ser do tipo paralelo com os indicadores alinhados e texto escrito, ou do tipo sintico onde a planta reproduzida em desenho e a indicao no lugar da rea supervisionada. 3.3 Detector automtico pontual Dispositivo destinado a operar quando influenciado por determinados fenmenos fsicos ou qumicos que precedem ou acompanham um princpio de incndio no lugar da instalao.
3.3.1 Detector automtico de temperatura pontual

Dispositivo destinado a atuar em resposta a uma radiao de energia, dentro ou fora do espectro visvel, resultante de um princpio de incndio dentro da sua rea de captao (viso).
Nota: Esta Norma permite o uso de outros tipos de detectores, alm dos mencionados, quando os ensaios de acordo com o Anexo A mostrarem um desempenho igual ou superior ao exigido para detectores pontuais.

3.4 Acionador manual Dispositivo destinado a transmitir a informao de um princpio de incndio, quando acionado pelo elemento humano. 3.5 Indicao
3.5.1 Indicador

Dispositivo que sinaliza sonora ou visualmente qualquer ocorrncia relacionada ao sistema de deteco e alarme de incndio, especialmente para facilitar a busca do local de alarme pelo pessoal de interveno, controlado pelos detectores automticos, pelos acionadores manuais ou pela central.
3.5.2 Avisador

Dispositivo previsto para chamar a ateno de todas as pessoas dentro de uma rea em perigo, controlado pela central.
3.5.3 Indicador sonoro

Dispositivo destinado a emitir sinais acsticos.


3.5.4 Indicador visual

Dispositivo destinado a atuar quando a temperatura ambiente ou o gradiente da temperatura ultrapassa um valor predeterminado no ponto da instalao.
3.3.2 Detector automtico de fumaa pontual

Dispositivo destinado a emitir sinais visuais.


3.5.5 Avisador sonoro e visual de alerta

Dispositivo destinado a atuar quando ocorre presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, no ponto da instalao.
3.3.3 Detector linear

Dispositivo que emite sinais audveis e visuais de alerta combinados.


Nota: No permitida a utilizao de avisadores visuais, nas reas com pessoal no qualificado, como nico alarme de alerta, devendo ser completados por sinal acstico. Os avisadores chamando a ateno para sadas de emergncia, obstculos ou outros, desde que no utilizados como primeiro alarme, podem ser do tipo unicamente visual.

Detector destinado a atuar quando ocorre a presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, ou a variao anormal de temperatura ao largo da linha imaginria de deteco, no caso de sistemas ticos com transmissor e receptor, ou ao longo de uma linha fsica de sensoriamento que pode ser instalada reta ou curvada para passar pela rea, de tal maneira que supervisione os pontos de maior periculosidade na menor distncia possvel.

3.6 Circuito de deteco Circuito no qual esto instalados os detectores automticos, acionadores manuais ou quaisquer outros tipos de sensores pertencentes ao sistema.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

3.6.1 Circuito de deteco classe A

Todo circuito no qual existe a fiao de retorno central, de forma que uma eventual interrupo em qualquer ponto deste circuito no implique paralisao parcial ou total de seu funcionamento.
Nota: Recomenda-se que o circuito de retorno central tenha trajeto distinto daquele da central proveniente. 3.6.2 Circuito de deteco classe B

somente ser possvel aps cuidadoso estudo de todas as particularidades, visando ao emprego dos componentes mais eficazes em cada caso. Uma das formas de proteo da vida e da propriedade o emprego dos sistemas de deteco e alarme de incndio, que so constitudas de conjuntos de elementos planejadamente dispostos e adequadamente interligados que fornecem informaes de princpios de incndio, por meio de indicaes sonoras e visuais, e controlam os dispositivos de segurana e de combate automtico instalados no prdio.

Todo circuito no qual no existe a fiao de retorno central, de forma que uma eventual interrupo em qualquer ponto deste circuito implique paralisao parcial ou total de seu funcionamento. 3.7 Circuito de sinalizao e de alarme Circuito no qual esto instalados os indicadores e avisadores. 3.8 Circuito auxiliar Circuito destinado ao comando e/ou superviso de equipamentos relativos preveno e/ou combate a incndios.
Nota: Em casos de necessidade, os circuitos de alarme e auxiliar podero ser executados em classe A.

5 Condies especficas
5.1 Caractersticas do projeto O projeto de sistemas de deteco e alarme de incndio deve conter todos os elementos necessrios ao seu completo entendimento, utilizando-se as convenes grficas contidas na Tabela 1 do Anexo B e nas demais normas brasileiras. O projeto deve conter, obrigatoriamente, o prescrito em 5.1.1 a 5.1.6.
5.1.1 Localizao de todos os equipamentos integrantes do sistema e detalhes genricos de instalao destes, incluindo a segurana contra roubo. 5.1.2 Especificaes dos equipamentos a utilizar, caracte-

rsticas e aprovaes nacionais.


Nota: Em caso da falta de uma aprovao nacional, podem ser consideradas aprovaes internacionais de pases com caractersticas de clima semelhantes s do Brasil. 5.1.3 Trajeto dos condutores eltricos nas diferentes reas,

3.9 Proteo necessria contra ao do fogo e defeitos A proteo dos circuitos de deteco, alarme, sinalizao e controles auxiliares deve ser includa central, sua alimentao e concepo da rede da fiao de interligao dos componentes.
Nota: Nenhum curto-circuito ou interrupo na fiao pode pr em risco pessoas ou o patrimnio supervisionado.

com identificao dos riscos envolvidos e suas protees mecnicas e trmicas, inclusive dimenses dos condutos e caixas, quantidade dos bornes de ligao, identificaes, etc.
5.1.4 Caractersticas do material de instalao a ser em-

3.10 Alarme geral Ativador de alarmes, com uma programao especfica na central, que permite simultaneamente a ativao de todos os alarmes de abandono de uma rea ou de todo o prdio, incluindo a sinalizao de abandono por meio de dispositivos especiais na central ou no campo, sem retardo ou confirmao de uma segunda pessoa.
Notas: 1)A forma de ativao deste alarme e os elementos de segurana contra o mau uso deste sistema de alarme geral dependem das possibilidades da central utilizada e do tipo de prdio com seus riscos especficos a serem supervisionados. 2)A ativao manual dos elementos de segurana do prdio, desde a central ou distncia da sinalizao, sem o alarme acstico de abandono generalizado no prdio, no pode ser chamada alarme geral.

pregado, suficientes para indicar a adequabilidade de sua utilizao.


5.1.5 Diagrama multifilar mostrando a interligao entre todos

os equipamentos aplicveis aos circuitos de deteco, alarme e auxiliar, e entre estes e a central. Este pode ser genrico ou, em casos de alteraes do padro normal especfico, individual, para cada rea supervisionada ou para cada circuito.
5.1.6 Quadro-resumo da instalao, indicando (ver Tabe-

las 2 e 3 do Anexo B): a) nmero de circuitos de deteco e sua respectiva rea, local ou pavimento; b) quantidade e tipo de detectores ou acionadores manuais em cada circuito e rea ou local em que esto instalados; c) quantidade e tipo de indicadores ou avisadores correspondentes a cada circuito e os respectivos locais de instalao; d ) quantidade de dispositivos para comandar instalaes prediais em cada circuito auxiliar e os respectivos locais ou reas de instalao;

4 Condies gerais
4.1 Generalidades Todo incndio se distingue pelas suas caractersticas intrnsecas. Cada uma das caractersticas presentes em um incndio tem natureza bastante diversa. Assim sendo, a proteo adequada de determinada rea ou equipamento

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

e) clculo de tempo de abandono desde o ponto de trabalho e rea de perigo at a parte externa da edificao, e diagrama da lgica dos alarmes, sinalizaes e dos controles para evitar congestionamento na fuga;
Nota: Devem ser levadas em considerao as reas ocupadas pelas equipes de interveno.

a central estiver sem alimentao da rede pblica ou quando a bateria estiver desligada.
Nota: Esta exigncia no vlida quando a separao entre a bateria e a central for menor que 1 m, ou quando houver parede de separao para facilitar o enclausuramento destas, com porta de acesso dentro da rea da instalao da central. 5.2.3 Painel repetidor

f) clculo da bateria para o tempo mximo de superviso e depois para o alarme de incndio na maior rea supervisionada com todos os sinalizadores e circuitos auxiliares ativados de acordo com a lgica apresentada na alnea e. Deve ser includo, no clculo da capacidade da bateria, a temperatura mnima do ambiente da instalao da bateria e a corrente mxima exigida. 5.2 Elaborao do projeto Para elaborao do projeto, devem ser obedecidas as respectivas prescries, referentes aos equipamentos, descritas em 5.2.1 a 5.2.6.
5.2.1 Central 5.2.1.1 Deve ser localizada em reas de fcil acesso e,

5.2.3.1 Deve ser instalado nos locais onde seja necessria

ou conveniente a informao precisa da rea ou setor onde ocorre um princpio de incndio ou defeito do sistema.
5.2.3.2 O local escolhido deve ser suficientemente protegido para evitar a inutilizao prematura do painel pela fumaa ou pelo fogo. 5.2.4 Detectores

sempre que possvel, sob vigilncia humana constante (por exemplo, portarias principais de edifcios, salas de bombeiros ou segurana, etc.).
5.2.1.2 A rea de instalao da central no deve estar prxima a materiais inflamveis ou txicos. A rea, quando enclausurada, deve ser ventilada e protegida contra a penetrao de gases e fumaa. 5.2.1.3 Deve existir um caminho de abandono at uma rea segura fora do prdio, que no pode ser inundada pela fumaa ou pelo calor do fogo e no pode conter materiais inflamveis ou txicos com o aumento da temperatura. 5.2.1.4 A distncia mxima a percorrer at rea segura no

A seleo do tipo e local de instalao dos detectores deve ser efetuada com base nas caractersticas mais provveis da conseqncia imediata de um princpio de incndio, alm do julgamento tcnico, considerando-se os seguintes parmetros: aumento de temperatura, produo de fumaa ou produo de chama; materiais a serem protegidos; forma e altura do teto e a ventilao do ambiente, entre outras particularidades de cada instalao. Esta Norma baseia-se em detectores automticos com sensibilidade, de acordo com a classificao I e II ou A e B.
Nota: Se a rea supervisionada contm poeira, fumaa ou gases agressivos, que diminuem o intervalo entre as manutenes e a vida til dos detectores, ou que aumentem a quantidade de alarmes falsos garantidos pelo fabricante, o projetista deve anotar estas previses de forma bem destacada na descrio do projeto. 5.2.4.1 Detectores de temperatura

pode ser maior que 25 m.


5.2.1.5 A escolha do local da instalao da central deve permitir a comunicao verbal entre esta e o estacionamento de veculos de combate a incndio. 5.2.1.6 A central no deve ser instalada em reas com ris-

A rea de ao a ser empregada para estes detectores de 36,00 m2 para uma altura mxima de instalao de 7,00 m. Os tipos mais utilizados so: a) trmicos: instalados em ambientes onde a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princpio de incndio; b) termovelocimtricos: instalados em ambientes onde a rapidez no aumento da temperatura indique inequivocamente um princpio de incndio.
Nota: Para a localizao e espaamento dos detectores de temperatura, ver C-1 do Anexo C. 5.2.4.2 Detectores de fumaa 5.2.4.2.1 A rea mxima de ao destes detectores de

co de fogo ou onde no so assegurados o abandono e acesso por rea protegida at rea segura.
5.2.2 Bateria de acumuladores 5.2.2.1 Quando no for alojada no interior da central, deve

ser instalada em local protegido, adequado ao tipo da bateria, de forma a evitar danos sade e a quaisquer equipamentos e materiais existentes no local.
5.2.2.2 O local de instalao da bateria deve ainda ser

ventilado at o exterior da edificao e deve permitir fcil acesso e plenas condies de manuteno.
5.2.2.3 A penetrao de gases da bateria no interior da central

81,00 m2, para instalao em tetos planos, ambientes sem condicionamento de ar, com altura de instalao de at 8,00 m. Os tipos mais utilizados de detectores de fumaa so: a) inicos: utilizados em ambientes onde, num princpio de incndio, haja formao de combusto, mesmo invisvel, ou fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito;

deve ser inibida.


5.2.2.4 Se a instalao da bateria for feita em outra sala fora da central, a superviso da bateria deve funcionar quando

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

b) ticos: utilizados em ambientes onde, num princpio de incndio, haja expectativa de formao de fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito. Estes detectores funcionam segundo dois princpios: - por obscurecimento; - por reflexo.
5.2.4.2.2 A escolha do detector de fumaa deve ser feita

5.2.5.3.1 A distncia coberta pelos 20 acionadores

manuais possveis de se ligar a uma linha, lao ou circuito de deteco no pode superar, sem identificao do acionador atuado na central, 12 m na vertical ou 200 m na horizontal.
Nota: No permitida a combinao entre as distncias verticais e horizontais. 5.2.5.3.2 Com identificao do acionador atuado na

de acordo com o material contido na rea supervisionada, com sua sensibilidade comprovada nos ensaios de fogo real para o tipo de detector escolhido (ver NBR 11836).
Notas:a) Para a localizao e espaamento dos detectores de fumaa, ver C-2 do Anexo C. b)A comprovao da escolha e da instalao correta dos detectores de temperatura (ver 5.2.4.1) e de fumaa (ver 5.2.4.2), em caso de dvidas, deve ser verificada de acordo com os ensaios definidos no Anexo A. c)Todos os equipamentos, especialmente os detectores, quando montados em bases para facilitar suas retiradas no caso de manuteno, devem ser providos de trava mecnica ou parafusos de fixao que impeam sua retirada por pessoas no autorizadas, quando instalados em altura inferior a 2,5 m do piso acabado. 5.2.4.3 Detectores de chama

central, as distncias aumentam para 23 m na vertical e 100 m na horizontal, no caso de combinao das distncias verticais e horizontais.
5.2.5.3.3 Quando no utilizada a combinao com dis-

tncias verticais, a distncia de 500 m na horizontal.


5.2.5.3.4 Utilizando duas linhas, laos ou circuitos de de-

teco com os acionadores intercalados e a fiao fisicamente separada, de tal forma que elementos de proteo contra calor de, no mnimo, 30 min protejam cada fiao separadamente, as distncias aceitveis podem ser 500 m na horizontal, sem identificao do acionador manual na central, e 2000 m na horizontal, com identificao do acionador manual na central.
Notas: a)As distncias mencionadas esto medidas como caminho a percorrer por uma pessoa entre o primeiro e o ltimo acionador de uma linha de deteco e no correspondem ao comprimento da fiao entre um ponto e outro. b)As distncias entre a central e os acionadores manuais dependem das possibilidades da locomoo do pessoal e no so limitadas por norma. 5.2.5.4 Os acionadores manuais devem conter a indicao

So instalados em ambientes onde a primeira conseqncia imediata de um princpio de incndio seja a produo de chama. Sua instalao deve ser executada de forma que seu campo de viso seja suficiente e no impedido por obstculos para assegurar a deteco de foco de incndio na rea por ele protegida.
Nota: Para localizao dos detectores de chama, ver C-3 do Anexo C. 5.2.5 Acionador manual 5.2.5.1 Deve ser instalado em locais de maior probabilidade

de funcionamento e de alarme dentro do invlucro do acionador manual ou em separado (ver 5.3.4.1).


5.2.5.5 O lugar escolhido para a instalao do acionador

manual, em caso de correrias, no pode dificultar a sada das pessoas ou provocar leses corporais.
5.2.5.6 A fixao do acionador manual deve ser resistente ao choque ocasional de pessoas ou transportes manuais e deve evitar sua retirada do ponto de fixao tambm em caso de vandalismo. 5.2.6 Avisadores 5.2.6.1 Devem ser instalados, em quantidades suficientes,

de trnsito de pessoas em caso de emergncia, tais como: nas sadas de reas de trabalho, lazer, em corredores, halls, sadas de emergncia para o exterior, etc.
5.2.5.2 Deve ser instalado a uma altura entre 1,20 m e

1,60 m do piso acabado na forma embutida ou de sobrepor. No caso de instalao de sobrepor, o ressalto do invlucro no pode exceder 40 mm em corredores com comprimentos menores de 1,2 m. Em corredores de at 1,8 m de comprimento no pode exceder 60 mm e, em reas abertas, o ressalto pode chegar at 100 mm sem proteo de corrimo ou anteparos de proteo para as pessoas. No caso de instalao embutida, uma sinalizao na parede ou no teto em uma altura mxima de 2,5 m deve ser prevista, com tamanho e cor similares aos de um acionador manual no fluxo normal de movimentao das pessoas.
5.2.5.3 A distncia mxima a ser percorrida, livre de obstculos, por uma pessoa em qualquer ponto da rea protegida at o acionador manual mais prximo no deve ser superior a 16 m e a distncia entre os acionadores no deve ultrapassar 30 m. Na separao vertical, cada andar da edificao deve ter pelo menos 1 (um) acionador manual.

nos locais que permitam sua visualizao e/ou audio, em qualquer ponto do ambiente no qual esto instalados nas condies normais de trabalho deste ambiente.
5.2.6.2 Avisadores controlados pela central devem ter

indicaes de funcionamento no prprio invlucro ou perto dele ou devem ser supervisionados pela central, quando exigido pelos rgos competentes ou pelo usurio.
5.2.6.3 Os indicadores utilizados para facilitar a busca do

ponto de alarme podem ter a visibilidade reduzida a 5 m e a intensidade sonora entre 40 dB e 60 dB, quando instalados em corredores com altura no superior a 3,5 m.
5.2.6.4 O volume acstico do som dos avisadores no po-

de ser tal, que iniba a comunicao verbal. No caso de falta de intensidade de som em um ponto distante, deve ser aumentada a quantidade de equipamentos.

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

5.2.6.5 Os avisadores no podem ser instalados em reas

de sada de emergncia como corredores ou escadas, para aumentar o raio de ao do equipamento individual.
5.2.6.6 O som e a freqncia de repetio devem ser nicos

na rea e no podem ser semelhantes a outros sinalizadores que no pertenam segurana de incndio.
5.2.7 Circuitos de interligaes 5.2.7.1 Os circuitos devem ser distribudos de tal maneira

gentes. Qualquer pretenso no aumento da rea supervisionada ou da quantidade de reas fechadas supervisionadas por uma linha ou cabo de deteco deve ser comprovada com uma melhoria da segurana de pelo menos fator 2 do sistema inteligente sobre o sistema comum na central, na fiao e nos componentes, em caso da interferncia do fogo sobre os equipamentos e a fiao. A qualificao para o sistema neste sentido deve ser feita por uma instituio tcnica independente. b)Deve ser mostrado que o sistema especfico com mais detectores ou supervisionando uma rea maior que a definida por esta Norma fica operacional, no caso de perda de um ou vrios elementos do sistema pela ao do fogo ou no caso da interligao da fiao de deteco com 110/220 Vca em tempo prolongado, o que pode acontecer em caso de incndio. c)No caso em que as afirmaes e os ensaios tcnicos em conjunto com o projeto executivo de uma instalao mostram o cumprimento da segurana duplicada em relao a um sistema comum, os espaos de superviso por uma linha fsica ou lao com detectores automticos podem ser aumentados 1,2 a 1,6 vez dos valores nominais especificados nesta Norma no caso do projeto especfico. Esta aprovao no ilimitada ou transpassvel para outros projetos. d)Os fatores 1,2 a 1,6 foram escolhidos devido aos aumentos dos riscos de falhas inerentes ao sistema, que devem ser aceitos em caso do aumento dos elementos individuais de um sistema e do impedimento do funcionamento do sistema nos intervalos previstos para manuteno preventiva e corretiva (ver Anexo D). 5.2.7.8 No caso de circuitos (linhas) cruzados para ativao de sistemas de combate, o raio de ao pelo par de detectores idntico ao raio de ao de um detector em sistemas convencionais, e o tempo de alarme nos dois detectores no deve variar consideravelmente pelo tipo empregado ou pelo lugar da instalao. A diferena de 1 min ou 25% do tempo que um detector precisa para entrar em alarme em ensaio com fogo real pode ser considerada satisfatria para alarme no segundo detector. 5.2.7.9 A fiao e sua proteo para o sistema de deteco deve ser tal, que o alarme de um detector automtico ou de um acionador manual possa ser identificado na central, antes que a fiao seja danificada pela ao do calor do incndio (isto impede a ligao de avisadores controlados pela central na mesma fiao ou tubulao dos detectores). 5.2.7.10 A fiao para alarme e controles auxiliares no pode

que o circuito de deteco cubra, no mximo, duas reas compartimentadas no mesmo andar de uma edificao.
5.2.7.2 No permitida a passagem do circuito de deteco

de uma rea compartimentada por outra rea com material combustvel que, em caso de incndio, possa inibir a deteco do incndio.
5.2.7.3 Um circuito de deteco pode alimentar no mximo

20 detectores automticos ou uma combinao de 20 dispositivos entre detectores automticos e acionadores manuais. Isto corresponde a uma rea mxima de 1600 m2, supervisionada por uma linha ou lao interligando detectores de fumaa. No caso em que uma falha possa eliminar mais que uma linha, lao ou circuito de superviso, os elementos crticos devem ser duplicados ou triplicados sem interao entre eles. No caso de mau funcionamento, deve existir uma proteo adequada de tal forma que a falha no possa inibir o funcionamento de outros circuitos no diretamente afetados pela causa.
Nota: A quantidade de 20 detectores a mnima necessria para a cobertura desta rea. No caso em que for necessrio o aumento da quantidade de detectores na rea de 1600 m2, para garantir a deteco do comeo de um incndio dentro dos padres desta Norma, a linha de deteco pode conter mais que 20 detectores, mas no exceder a quantidade de 30. Pelo risco envolvido, o cliente ou os rgos competentes podem optar para o uso de duas linhas de deteco para supervisionar uma nica rea, para evitar a total falta de proteo, no caso de manuteno anual ou no caso de falha na fiao de interligao. 5.2.7.4 Equipamentos de deteco automtica, que no

trabalham de forma similar ao sistema de detectores pontuais, tambm podem ser utilizados, mas no podem aumentar sua rea de superviso alm do permitido, para um circuito eltrico com detectores pontuais.
5.2.7.5 As reas verticais em prdios devem ser

supervisionadas por circuitos independentes dos circuitos horizontais. No permitida a superviso de duas prumadas ou escadas, por um circuito nico de deteco para a passagem dos cabos do sistema de deteco em conjunto com cabos de altatenso na mesma prumada, ver 5.2.7.2.
5.2.7.6 Em reas fechadas com espao maior que a metade da rea supervisionvel por um detector, devem ser instalados dois detectores. 5.2.7.7 Um circuito de deteco pode cobrir, no mximo, 10 reas fechadas por portas. Todas as portas principais de entrada devem ser com sinalizao paralela nas portas at chegar ao compartimento com o detector instalado. Notas: a) Para a distribuio dos detectores e acionadores manuais so vlidos os mesmos critrios, tanto para sistemas convencionais, como para sistemas chamados inteli-

passar pela mesma tubulao da deteco no teto da rea supervisionada, devido ao risco da perda do funcionamento do sistema de alarme e controle em caso de incndio. Esta fiao deve ser protegida de tal maneira que o alarme audvel e a sinalizao possam ser garantidos tambm no decorrer do incndio, nas reas no diretamente atingidas pelo fogo. Os tempos exigidos variam entre 30 min e 3 h, dependendo das circunstncias na edificao e dos riscos para a vida humana e patrimonial, e esto definidos pelo projetista, levando em conta vrios pontos de sinistro com diferenas na gravidade do fogo de acordo com expectativas posteriores concluso do projeto.
Nota: Esta exigncia impede a montagem da fiao do sistema de deteco, alarme e controle, em conjunto na mesma prumada com cabos de alimentao de energia eltrica sem proteo adequada contra o calor de ambos os cabos.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

5.2.7.11 No caso de perda de um ou vrios equipamentos

de alarme ou de sinalizao pela ao do fogo, os outros equipamentos no mesmo circuito devem continuar funcionando. O sistema de proteo deve ser tal, que no comprometa a capacidade das baterias da central, quando solicitado na corrente de curto-circuito ou tempo de abertura (prope-se utilizar pelo menos dois circuitos independentes com encaminhamento das fiaes diferentes com sinalizadores interligados, para cumprir as exigncias de segurana expostas).
5.2.7.12 Os circuitos controlando dispositivos de segurana (portas corta-fogo) dentro do prdio podem ser ativados diretamente pelos detectores, quando uma ao imediata possvel sem prejudicar a segurana das pessoas na evacuao. Quando um tempo de espera ou uma seqncia de atuao deve ser observado para os dispositivos, a fiao deve ser instalada de tal maneira que o dobro do tempo de funcionamento previsto possa ser garantido em caso de incndio. 5.2.7.13 A quantidade de circuitos por um cabo ou uma tubulao deve ser dimensionada de tal maneira, que o aquecimento do cabo, ou da tubulao, e o conseqente curto-circuito no inibam a atuao dos dispositivos de segurana na central, impedindo o dreno excessivo de corrente das fontes. 5.2.7.14 Os circuitos de sinalizao e alarme em reas de alta periculosidade (onde no se pode garantir o funcionamento por mais que 15 min) ou com alta densidade de ocupao ou cobrindo mais que um andar, devem ser duplos, com caminhos distintos, nas reas com possibilidade de incndio, para atingir os locais com mais que um dispositivo de alarme ou de sinalizao. 5.2.7.15 Os fios dos circuitos de alarme e do tipo auxiliar no podem aquecer mais que 10C sobre a temperatura ambiente, no caso de ativao permanente ou no caso de curto-circuito. 5.2.8 Dimensionamento da fiao e proteo eltrica 5.2.8.1 Aconselha-se, para o dimensionamento dos fios

a alimentao, e com a corrente mxima que pode ser conduzida no circuito em caso de curto-circuito e que deve ser interrompida.
Nota: Esta corrente de curto-circuito depende da tenso da fonte e sua resistncia interna, e da resistncia externa da fiao at o seu ponto de falha. 5.2.8.3 O tipo de fusvel escolhido para cada ponto de

proteo deve ser definido nos desenhos tcnicos da central ou da instalao com o clculo matemtico para comprovar de forma apropriada a escolha correta do lugar da instalao.
5.2.8.4 Em caso de vrios fusveis ligados em srie, a escolha do fusvel mais prximo do consumidor deve garantir a interrupo do circuito antes que um fusvel do nvel superior abra e com isto desenergize vrios circuitos no diretamente ligados ao problema. 5.2.8.5 Quando vrios cabos protegidos passam por uma tubulao, a soma dos fusveis dos circuitos individuais no pode superar o valor de 0,7 vez a corrente suportada pelo fusvel do nvel superior. 5.2.8.6 O fusvel da fonte deve ser dimensionado de tal maneira, que a corrente de curto-circuito que a fonte pode fornecer na mnima tenso (em caso de baterias) pelo menos duas vezes maior que a corrente que o fusvel suporta. 5.2.8.7 O desligamento de sobrecorrentes por meio de

contatos de rels ou similares deve levar em conta a necessidade da supresso do arco voltaico por meios adequados. No caso de corrente contnua, o arco voltaico s ser extinguido com abertura dos contatos alm do distanciamento que suporta o arco, e a rea livre de ar aquecido e de vapores metlicos condutivos.
Nota: Contactores especiais de corrente contnua devem ser utilizados, preferencialmente, nestes pontos crticos, quando atuam como proteo de sobrecorrente em redes de corrente contnua. 5.2.9 Previso da segurana na montagem e fixao dos componentes do sistema 5.2.9.1 Todos os equipamentos devem ser montados de maneira segura para servir de apoio mecnico, no caso de perda de equilbrio do pessoal de instalao e manuteno em cima de escadas ou no caso de combate de incndio com gua. Os desenhos exigidos para aprovao do projeto devem mostrar os detalhes da fixao mecnica dos detectores e outros dispositivos e da interligao da fiao escolhida, e a fora que a afixao mecnica, no caso de emergncia, pode suportar sem soltar (ver Figuras do Anexo B). 5.2.9.2 No caso da interligao de vrios edifcios a uma nica central de deteco e alarme, a fiao da interligao deve ser provida de dispositivos que evitem alarmes falsos ou a destruio de equipamentos por indues ou diferena de potencial, como da proteo contra choque eltrico para o pessoal de manuseio da central, dos acionadores manuais com invlucros metlicos (no devidamente aterrados ou com isolao insuficiente contra sobretenso) e dos detectores e outros elementos interligados no caso da manuteno. Em casos especficos, o projetista ou o

que conduzem correntes, no exceder a corrente de 4 A/mm2 dentro ou fora da central.


Nota: A dissipao de calor aumenta no quadrado da corrente passando pelo fio segundo a expresso:

P = RI2
Onde: P = potncia dissipada, em W; I = corrente, em A; R = resistncia do fio (ida e volta), em . 5.2.8.2 Os fusveis de proteo utilizados no sistema devem

ser selecionados de acordo com a tenso contnua ou alternada mxima a ser interrompida, com a corrente mxima, a partir da qual a proteo deve atuar e interromper

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

instalador deve incorporar no seu projeto ou na execuo deste, dispositivos de segurana para a manuteno.
Notas: a) Nos projetos de instalaes ao tempo ou em locais com riscos de exploso, os equipamentos citados em 5.2 devem adotar as normas correspondentes proteo. b)Para a aprovao de sistemas de deteco, alarmes e controles prediais complexos pelos rgos pblicos competentes, podem ser exigidas, alm dos desenhos das plantas e das especificaes dos equipamentos, uma informao detalhada do funcionamento das vrias partes do sistema e as garantias assumidas pelo projetista de que as solues tcnicas embutidas no sistema cumprem com os riscos enfrentados pela construo ou do uso do imvel especfico. Por exemplo: o funcionamento e o tempo de espera da deteco automtica, com e sem ar condicionado, ligado em funo do risco da velocidade do aumento do incndio pela carga incendiria, e o tempo prolongado de evacuao em relao ao risco de uma ou vrias sadas estarem bloqueadas por causa do incndio. c)Deve ser mostrado que o sistema fica operacional em chamar todos os ocupantes do prdio e sinalizar as sadas de emergncia, tambm na perda de um ou vrios equipamentos ou fiaes pela ao do fogo ou por outros inconvenientes, no tempo da evacuao prevista e, depois, no decorrer do combate ao incndio.

- estgio 2) - manipulao dos controles dos mdulos e circuitos; - estgio 3) - acesso a componentes, programas, mdulos e fiao; e) deve possuir compartimento adequado para alojamento da bateria de acumuladores, quando esta for parte integrante da central; f) deve possuir meios para identificao dos circuitos de deteco e indicao da respectiva rea ou local afetado, que possibilite fcil entendimento para o pessoal de superviso e de interveno no familiarizado com a edificao; g) dimenses compatveis com a quantidade de circuitos de deteco, alarme e auxiliares, inclusive previso de ampliao para a capacidade final do sistema projetado em pelo menos 10% ou 1 (uma) linha; h) quando metlico o invlucro da central deve ter revestimento com fundo anticorrosivo antes da pintura final; i) deve possuir borne adequado para aterramento; j) todas as ligaes entre a central e os demais componentes externos a ela devem ser executadas atravs de blocos conectores apropriados e devidamente identificadas (rea, polaridade, corrente mxima, etc.); l) em local adequado da parte externa da central, deve conter uma placa de identificao com as seguintes especificaes: - nome do fabricante, endereo e telefone; - ano de fabricao e nmero de srie; - modelo.
5.3.1.2 Quanto s facilidades, a central deve possibilitar:

5.3 Caracterstica dos componentes


5.3.1 Central

Toda central dos sistemas de deteco e alarme de incndio deve atender, no mnimo, aos requisitos prescritos em 5.3.1.1 a 5.3.1.4.
5.3.1.1 Quanto ao aspecto construtivo, a central deve atender aos seguintes requisitos:

a) construo em estrutura rgida e grau de proteo de acordo com o local de instalao, atendendo NBR 6146 e, quando metlico, tambm NBR 7007; b) construo adequada manuteno sem remoo do local de instalao; c) acesso aos instrumentos e controles, inclusive componentes e bornes de ligao, somente pela face frontal. Outros acessos adicionais podem ser previstos, quando o espao de manuteno garantido no lugar da instalao e o acesso livre de obstculos; d) face frontal protegida contra operaes acidentais ou dolosas, impedindo o acesso de pessoal no autorizado ao manuseio dos instrumentos e controles, permitindo, contudo, a leitura de todas as indicaes visuais existentes nesta face. O manuseio da central deve ser dividido em trs estgios: - estgio 1) - reset som unicamente e, quando pedido, acionamento do alarme de abandono em combinao com um alarme do campo na central ou outro tipo de combinao para limitar o uso indevido;

a) a utilizao de avisadores e indicadores sonoros e visuais externos, alm dos comandos auxiliares, alimentados pela prpria fonte ou bateria ou por uma fonte secundria; b) a instalao de tipos diferentes de indicao sonora, dentro ou perto da central ou na mesma sala da central, sendo uma para incndio e outra para defeito, como tambm alarme de alerta e alarme de abandono do local; c) a instalao de dispositivo de inibio dos indicadores sonoros no campo; d) o desligamento de um ou mais circuitos de deteco por meios adequados, sinalizando tal evento; e) a instalao de dispositivos manuais destinados ao acionamento de todos os alarmes sonoros, independentemente da indicao de fogo ou defeito da central, em conjunto ou parcial, e ativar os circuitos auxiliares seqencialmente em casos de emergncia.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

5.3.1.3 Quanto aos instrumentos, dispositivos e equipamentos, a central deve possuir:

a) indicao visual individual de fogo para cada circuito de deteco; b) indicao sonora e visual geral de fogo; c) indicao visual individual de defeito para cada circuito de deteco, circuitos de alarme e circuitos auxiliares quando supervisionados; d) indicao sonora e visual de defeito geral; e) indicao sonora e visual geral de fuga ao terra; f) dispositivo de inibio do indicador sonoro da central, que possibilite, contudo, a atuao de qualquer nova informao de fogo ou defeito, permitindo sucessivas inibies; g) dispositivos de ensaios de funcionamento da central individual para cada elemento ou funo, quando existe a possibilidade do cruzamento de informaes fora ou dentro da central; h) meios destinados superviso da tenso e das correntes alternada e contnua; i) a partir de 10 indicaes deve ser previsto um tipo de teste dos indicadores luminosos e dos sinalizadores acsticos; j) fonte de alimentao constituda de unidade retificadora e bateria de acumuladores eltricos, ambos compatveis entre si, com o sistema e com o local de instalao. A fonte de alimentao deve ser controlada e dimensionada para a capacidade instalada do sistema, tendo a bateria autonomia de 24 h de funcionamento do sistema, em regime de superviso, includos neste perodo, 15 min em regime de alarme de fogo, com acionamento simultneo de todas as indicaes sonoras e visuais externas central da maior rea supervisionada at as sadas externas da edificao, sem alimentao em corrente alternada na menor temperatura que a rea pode atingir durante o ano;
Notas:a) A central deve funcionar perfeitamente sem baterias, ligada somente com uma das fontes de alimentao prevista no sistema. b) So aceitveis duas fontes iguais de tenso de 110/220Vca ou duas fontes de 24Vcc, com potncia suficiente para que cada uma delas possa alimentar o sistema por si s, e quando a passagem da alimentao de uma para outra no implica a sinalizao de defeitos ou alarmes falsos dentro do sistema, e a segurana de funcionamento idntica utilizao de uma bateria. c) Tambm podem ser utilizados dois jogos de baterias com dois jogos de carregadores independentes, onde cada jogo por si s garante os tempos de funcionamento definidos nesta Norma, ou a rede pblica e um gerador onde a transferncia de energia apoiada por uma bateria auxiliar para evitar uma interrupo da energia, com a conseqente sinalizao de defeito ou alarmes falsos.

k) os equipamentos de recarga das baterias devem ser dimensionados para chegar a 80% da carga mxima das baterias utilizadas em 18 h. Nos casos de sobredimensionamento das baterias, a carga em 18 h deve garantir um fator de 1,2 vez as amperehoras previstas para serem gastas em caso de interrupo da alimentao 110/220 Vca. A carga para 80% da capacidade deve ser terminada no mximo em 36 h.
Nota: Observaes e informaes adicionais para o clculo da bateria so dadas no Anexo E. 5.3.1.4 Quanto filosofia de funcionamento, a central deve atender aos seguintes requisitos:

a) as indicaes de incndio devem ter prioridade sobre as indicaes de defeito; b) as indicaes visuais de incndio dos diferentes circuitos de deteco devem ser memorizadas individualmente. Contudo, deve ser possvel silenciar manualmente a indicao sonora deste evento com uma chave comum de silenciamento do alarme. O reset do alarme memorizado deve ser manual, em cada circuito individualmente; c) as cores das indicaes so: vermelho para alarme, amarelo para defeito e verde para funcionamento; d) os circuitos de deteco devem ser supervisionados contra interrupo de linha e curto-circuito. Estes eventos devem ser sinalizados como defeito; e) todos os circuitos de deteco, de alarme e os circuitos auxiliares devem ser protegidos contra curto-circuito individualmente e sumariamente para que, em caso de perda parcial da fiao pela ao do fogo, a central mantenha sua funcionalidade irrestrita; f) em casos especiais pode ser exigida uma superviso individual dos circuitos de alarme e auxiliares contra rompimentos e/ou tambm contra curto-circuito; g) o tempo para a sinalizao, na central, de um defeito ou de um alarme de um ponto no campo deve ser no mximo 1 min.
Nota: Todos os circuitos de deteco e de alarmes como do tipo auxiliar devem suportar curto-circuitos indefinidamente, a menos que a central tenha dispositivos que desliguem os circuitos defeituosos da alimentao. 5.3.2 Painel repetidor

Todo painel repetidor dos sistemas de deteco e alarme de incndio deve atender, no mnimo, aos requisitos prescritos em 5.3.2.1 a 5.3.2.3.
5.3.2.1 Quanto ao aspecto construtivo, o painel deve atender

aos seguintes requisitos: a) construo em estrutura rgida e grau de proteo de acordo com o local de instalao, atendendo NBR 6146; b) construo que permita manuteno no local de instalao; ou possibilidade de remoo do local e

10

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

substituio no tempo da manuteno, obrigando o instalador a utilizar tomadas mltiplas como interligao; c) acesso aos componentes e ligaes somente pela face frontal; d) deve possuir meios para identificao dos circuitos e indicao da respectiva rea ou local servido; e) dimenses compatveis com a quantidade de circuitos de alarme, inclusive previso de ampliao para a capacidade final prevista (no mnimo 10% da capacidade adicional para o caso da ampliao do sistema); f) existncia de borne para aterramento; g) todas as ligaes entre o painel repetidor e os demais componentes externos deste, devem ser executadas atravs de blocos conectores e protegidos de tal maneira que um curto-circuito provocado pelo incndio no impea a sinalizao em um ou vrios outros painis.
5.3.2.2 Quanto s indicaes, o painel deve atender aos

5.3.3.2 Devem ser resistentes umidade e corroso existentes no ambiente dentro da previso da vida til dada pelo fabricante. 5.3.3.3 Devem ser resistentes mecanicamente a vibraes e impactos existentes no ambiente dentro de limites previstos na NBR 11836. 5.3.3.4 Devem ter identificao de seu fabricante, tipo,

temperatura, faixa e/ou parmetros para atuao e ano de fabricao convenientemente impressos em seu corpo.
5.3.3.5 Todas as recomendaes desta Norma esto

definidas para detectores de classes I e II ou classes A e B de sensibilidade. A utilizao de detectores de classe III ou C deve ser previamente confirmada por escrito pelo responsvel da segurana do usurio ou pelos rgos pblicos competentes, antes da instalao.
5.3.3.6 Todas as referncias temperatura devem ser feitas

em graus Celsius (C).


5.3.3.7 Os detectores de temperatura e de fumaa devem ser intercambiveis entre si no sistema, sem necessidade de mudana nos circuitos (mas sim no distanciamento dos detectores na instalao). 5.3.3.8 Os detectores de chama dividem-se em trs tipos bsicos de acordo com a tcnica utilizada para a deteco da radiao da chama:

seguintes requisitos: a) utilizao de indicadores acsticos e visuais; b) instalao de tipos diferentes de indicao acstica, sendo uma para incndio e outra para defeito; c) repetir, no mnimo, as indicaes gerais de incndio e defeito, alm das indicaes individuais necessrias e constantes no respectivo projeto; d) indicaes de incndio e defeito, prioritariamente visuais e acsticas, admitindo-se entretanto qualquer outra forma de indicao, desde que expressa e previamente convencionada no respectivo projeto; e) as cores a serem utilizadas nas indicaes visuais so: vermelho para alarme, amarelo para defeito e verde para funcionamento.
Notas: a) No permitida a utilizao de outras cores nas diferentes sinalizaes. Fica a critrio do usurio sinalizar com cores diferentes condies de outros sistemas interligados. b) A partir de 10 indicadores deve ser previsto um tipo de teste manual dos indicadores luminosos e dos sinalizadores acsticos. 5.3.2.3 O invlucro do quadro paralelo ou sintico deve ser

a) detector de chama tremulante - utilizado para deteco de chama de luz visvel, quando modulada (tremulada) numa determinada freqncia. A faixa de atuao destes detectores entre 400 (nm) e 700 (nm); b) detector de ultravioleta - utilizado para deteco de energia radiante fora da faixa de viso humana, abaixo de 400 (nm); c) detector de infravermelho - utilizado para detectar energia radiante fora da faixa de viso humana, acima de 700 (nm);
5.3.3.9 Os detectores automticos devem conter indicao visual prpria e adequada que opere automaticamente no caso de atuao no prprio detector ou em sua base, com memria, e com reset pela central. A indicao de alarme deve ser vermelha e a de funcionamento deve ser verde. aceita a indicao branca em caso de grandes alturas para facilitar a visualizao. Nota: Com respeito segurana contra roubo, ver 5.3.5.4. 5.3.4 Acionadores manuais

construdo sem cantos vivos, de tal maneira que no possa causar leses s pessoas, e deve ser fixado de forma suficientemente segura na parede, para impedir sua retirada no caso de vandalismo.
5.3.3 Detectores

Os acionadores manuais devem atender aos requisitos prescritos em 5.3.4.1 a 5.3.4.4.


5.3.4.1 Devem ser alojados em carcaa rgida que impea danos mecnicos ao dispositivo de acionamento e, pelo menos, possuir uma sinalizao de alarme idntica a dos detectores automticos conforme NBR 11836. A sinalizao pode ser incorporada no prprio invlucro ou montada num dispositivo com distncia no superior a 1,5 m do acionador manual, em lugar bem visvel.

Os detectores devem ter as caractersticas prescritas em 5.3.3.1 a 5.3.3.7.


5.3.3.1 Devem ser resistentes s possveis mudanas de temperatura ambiente, sem alarmes falsos ou defeitos, ou alteraes da sensibilidade.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

11

5.3.4.2 Devem conter instrues de operao impressas

5.3.6 Circuitos 5.3.6.1 Os circuitos de deteco, de alarme e auxiliares

em portugus no prprio corpo, de forma clara e em lugar facilmente visvel aps a instalao.
5.3.4.3 Devem conter dispositivo que dificulte o acionamento

devem ser executados em estrita conformidade com a NBR 5410.


Nota: A exigncia da NBR 5410, que os cabos dos circuitos de segurana devem superar o ensaio de resistncia ao fogo conforme IEC 331, fica sem efeito para esta Norma, pois: a) os componentes ligados aos cabos no suportam o ensaio previsto para os cabos e conseqentemente entram em curto-circuito; b) a instalao dos cabos principais deve ser fora da rea contendo material combustvel ou a proteo externa deve ser adequada para o perigo potencial da rea de instalao. A perda de equipamentos ligados pelo calor do incndio deve ser prevista no projeto e no pode intervir no funcionamento do sistema e em outros equipamentos ligados na mesma linha de alimentao; c) os ensaios exigidos com corrente at 3 A no so adaptveis para as condies e as correntes disponveis nos sistemas de deteco automticos e nos sistemas de alarme e controles prediais; d) esta exigncia da IEC 331 no elimina o problema da proliferao do perigo da fumaa e do incndio, por no tratar especificamente das aberturas de passagens dos cabos em reas compartimentadas que devem ser fechadas com o mesmo grau de proteo das portas corta-fogo. 5.3.6.2 Os condutores utilizados nestes circuitos devem ser

acidental, porm facilmente destrutvel no caso de operao intencional.


Nota: Devem-se usar adequadamente estes acionadores para no colocar em risco o usurio, no caso de uma possvel projeo de estilhaos de vidro. 5.3.4.4 Devem ser de acionamento do tipo travante, permitindo a identificao do acionador operado, e obriga o reset do alarme e o recondicionamento do acionador manual do estado de alarme para o de vigia, no local da instalao e no somente por controle remoto desde a central. 5.3.4.5 Devem ser construdos sem cantos vivos, de tal maneira que no causem nenhuma leso s pessoas, e a sua fixao na parede deve ser bem segura. Nota: Para o ressalto do invlucro do acionador manual da parede, ver 5.2.5.2. 5.3.5 Avisadores acsticos e visuais 5.3.5.1 Devem ter caractersticas de audibilidade e/ou visibilidade compatveis com o ambiente em que esto instalados, de forma a serem ouvidos ou vistos em qualquer ponto do ambiente em que se encontram, em condies normais de trabalho desse ambiente. Estes dispositivos devem tambm ser alimentados por fonte ininterrupta e supervisionada, ou de fonte prpria e supervisionada, dimensionada de acordo com 5.3.1.3-j). 5.3.5.2 Os indicadores ligados em paralelo com detectores automticos ou acionadores manuais, ou comandados pela central, mas utilizados somente como sinalizao para as equipes de interveno encontrarem a rea em perigo, podem ter luminosidade para visualizao reduzida de aproximadamente 5 m de distncia e intensidade sonora baixa (entre 40 dB e 60 dB), quando instalados em altura no superior a 3,5 m. Deve ser levado em conta, na escolha do equipamento, que alguns deles podem ser instalados em corredores de acesso a reas enclausuradas e sendo que seu estado deve ser visvel tambm contra luz do dia com ngulo de 90 contra a parede de fixao. 5.3.5.3 A robustez mecnica e a resistncia contra umidade

rgidos e, quando no protegidos por condutos incombustveis, devem ter isolamento resistentes propagao de chamas. Em casos especiais, podem ser exigidos fios para alarmes e circuitos auxiliares, com isolao resistente a temperaturas, de acordo com o ponto da instalao dos aparelhos e dispositivos de atuao, e o tempo a ser garantido para o funcionamento destes equipamentos dentro da rea incendiada, alm de outras exigncias segurana do funcionamento da interligao. Por exemplo, proteo mecnica contra alongamento da estrutura metlica do telhado, com tempo definido e aprovado por ensaios em laboratrio credenciado.
5.3.7 Condutos 5.3.7.1 Podem ser aparentes ou embutidos, metlicos,

e oxidao dos indicadores e avisadores, inclusive os pontos de ligao eltrica, devem corresponder s exigncias para acionadores manuais e detectores automticos.
5.3.5.4 Qualquer detector ou sinalizador, fixado em uma base e instalado em altura inferior a 2,5 m do piso acabado, deve ter trava mecnica ativada ou outro sistema de segurana que impea o roubo do equipamento da instalao.

plsticos ou de qualquer outro material que garanta efetiva proteo mecnica dos condutores neles contidos. Os condutos devem ter dispositivos que impeam a passagem de fumaa e de gases quentes dentro deles e de uma rea compartimentada para outra.
5.3.7.2 Sendo metlico, o conduto deve ter perfeita

continuidade eltrica, rigidez mecnica compatvel com o ambiente de instalao, condies satisfatrias de aterramento e identificao na cor vermelha, em forma de

12

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

anis de largura mnima de 1 cm a 2 cm a cada 1 m, pelo menos, conforme NBR 7195; quando aparente, a identificao das tampas das caixas de passagem tambm deve ser na cor vermelha. Se a continuidade eltrica dos condutos no pode ser garantida pela prpria interligao, deve ser buscada a soluo na instalao de cabos nus e braadeiras para interligar os condutos eletricamente. (conforme Figura 26 do Anexo B).
Nota: Bandejas metlicas com ou sem tampa no so consideradas condutos fechados e somente podem receber cabos com blindagem eletrosttica. 5.3.7.2.1 A resistncia da blindagem, sejam tubos metlicos

5.3.8 Fiao 5.3.8.1 A fiao pode estar contida em condutos metlicos, plsticos ou pode ser aparente em forma de cabo blindado com resistncia ao calor, de acordo com a rea de instalao e o tempo necessrio para suportar o calor do fogo. 5.3.8.2 Quando instalados em condutos metlicos, os

interligados ou cabos blindados eletrostaticamente com fioterra estanhado interno em contato permanente com a blindagem, no deve exceder 50 entre o ltimo elemento da linha e a central. Se este valor pode ser assegurado pelos meios utilizados normalmente na instalao e supera duas vezes o tempo de garantia da instalao, o fio-terra adicional previsto para esta Norma pode ser eliminado do projeto e da instalao. Uma eliminao do fio-terra na instalao com retificao posterior do projeto no aceitvel.
5.3.7.3 Sendo plstico ou de outro material no condutor, os

condutores devem ser de cobre, rgidos (ou flexveis), ter isolao termoplstica ou de outros materiais isolantes resistentes ao fogo com uma tenso de prova mnima de 600 V e dimetro mnimo de 0,60 mm por razes de resistncia mecnica. Para o dimensionamento eltrico dos condutores, a mxima queda de tenso admissvel para os circuitos de deteco de 5% e, para os circuitos de alarme e auxiliares, de 10%.c
5.3.8.3 Os condutores devem ser tranados em pares ou em quartetos e identificados por cores. Nos casos de cabos multipares onde a fora mecnica absorvida pela cobertura plstica, o dimetro mnimo dos fios deve ser 0,5 mm e rgido, quando o cabo comea e termina em caixas de distribuio com terminais apropriados para este tipo de fio. Notas: a) Os cabos devem ser de uso exclusivo do sistema de deteco e alarme de incndio e no podem ser mesclados com linhas telefnicas ou com linhas de outros servios com pulsos com mais de 30 Vpp. Em casos especiais, o sistema pode utilizar pares dentro de um cabo telefnico de um sistema particular quando: - o usurio d sua conformidade; - o equipamento no danificado pelo servio telefnico; - o instalador garante que este procedimento no aumentar alarmes falsos ou defeitos no sistema; b)Todas estas prerrogativas devem ser definidas por escrito e anexadas documentao tcnica do sistema, indicando as medies eltricas e os resultados obtidos para fundamentar esta deciso. 5.3.8.4 Quando a instalao passa por condutos plsticos,

condutos devem ser rgidos ou flexveis, e toda a fiao ser de condutores dotados de blindagem eletrosttica. No caso de instalao aparente, devem ter identificao adequada em forma de anis a cada metro linear ou similar na cor vermelha conforme NBR 7195, em toda sua extenso, e todas as tampas de caixas de passagem devem ser identificadas na mesma cor vermelha com ou sem a inscrio alarme de incndio.
5.3.7.4 A blindagem eletrosttica dos fios e a blindagem ou

outros tipos de providncias de proteo contra influncias de campos magnticos devem ser tal, que as tenses induzidas sobre os fios dos circuitos no superem 10% da tenso nominal de trabalho e a flutuao contra o potencial da terra no supere 30 Vpp.
5.3.7.5 A distncia mnima entre cabos ou fios em dutos

metlicos e fiao de 110/220Vca de 20cm. No caso em que a corrente de curto-circuito possa induzir tenses maiores que 10% da tenso nominal, nesta condio de instalao, as providncias contra influncias eltricas devem ser reforadas para manter o sistema dentro dos limites aceitveis. Os cruzamentos em ngulos de 90 entre fiao de 110/220 Vca e circuitos do sistema de deteco e alarme so permitidos a menor distncia, quando um contato fsico, em caso de incndio, pode ser excludo com segurana.
5.3.7.6 No cruzamento da fiao, tubulao metlica ou

somente pode ser utilizado cabo blindado com dimetro mnimo dos fios de cobre de 0,6 mm, para todos os condutores, at dois pares com fio de aterramento includo ou separado, dentro do mesmo conduto, para neutralizar influncias eltricas. No caso da instalao de cabos blindados aparente, o cabo utilizado deve conter um fioterra interligado com a folha de blindagem eletrosttica.
5.3.8.5 Os condutores utilizados nestes circuitos em

plstica do sistema de deteco com o sistema de tenso da rede pblica e protees adicionais devem ser previstas, a fim de evitar com segurana a condio de curto-circuito ou a interligao entre as duas redes, tambm no caso em que a rea atingida pelo fogo e a isolao dos cabos consumidos pelas chamas. Se esta condio no pode ser atendida, a segurana contra choque eltrico do pessoal, que atende ou usa o sistema, deve ser conseguida por outros meios aceitveis dentro do contexto da segurana vida humana. Por exemplo, isolao dupla ou reforada de acordo com a IEC 335, em todos os equipamentos que podem ser manipulados manualmente.

condutos de ao galvanizados devem ser tranados, rgidos e com identificao colorida, e devem ter isolamento com resistncia temperatura de, pelo menos, 70C, resistente propagao de chamas. Quando utilizados fios flexveis, estes devem ser igualmente tranados em pares com identificao colorida e previstos com terminais em cada interligao devidamente conectados, suportando uma fora de 1kgf entre terminal e fio, para o caso de teste. A interligao deve ser por meio de grimpagem ou solda. A solda pode ser aceita, se a resistncia mecnica contra vibrao da interligao for garantida por meio de espaguete (termocontrtil) ou similar.
Nota: Na utilizao de detectores de temperatura, o fio ou cabo de interligao deve suportar, pelo menos, 20C acima da temperatura de atuao do detector.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

13

5.4 Caractersticas da instalao A instalao de sistemas de deteco e alarmes de incndio deve obedecer, no mnimo, ao prescrito em 5.4.1 a 5.4.8.
5.4.1 Quando existente, toda tubulao integrante de um

deteco deve ser garantida no lugar escolhido para a instalao destes detectores ou sistemas. A confirmao prev um ensaio prtico em caso de dvidas na rea da instalao dos detectores ou outro tipo de sistema de deteco nos lugares mais desfavorveis.
5.5.1.2 A quantidade do material e o tipo de queima devem

sistema de deteco e alarme de incndio deve atender, exclusivamente, a este sistema.


5.4.2 Toda caixa de passagem, incluindo tampas dos

ser conforme a NBR 11836, que inclui os ensaios com fogo real.
5.5.1.3 Deve-se levar em considerao que o material para

conduletes, pertencente ao sistema de deteco e alarme de incndio deve ser identificada adequadamente pela cor ou com inscrio apropriada na cor exigida.
5.4.3 A interligao entre a tubulao e qualquer dispositivo

distante da tubulao deve ser executada atravs de eletroduto rgido ou flexvel, fixado mecanicamente, seguro em ambas as extremidades, ou cabo blindado dotado de prensacabos nas extremidades e fixao mecnica adequada no teto ou nas paredes. Descidas de cabos, para a interligao de acionadores manuais ou similar, devem ser protegidas at uma altura de 2 m contra danos mecnicos.
5.4.4 O sistema deve ter todos os componentes metlicos

o ensaio se assimila ao material inflamvel dentro da rea. Permite-se a utilizao do dobro do material previsto no ensaio-padro da NBR 11836, quando se conta com movimento de ar no local.
5.5.1.4 O tempo de deteco e alarme em um detector da

rea deve estar dentro de 9 min, nos ensaios correspondentes para tetos com altura de at 8 m. Para tetos mais altos, os tempos de deteco devem ser definidos caso a caso, entre o instalador e os rgos competentes responsveis pela aprovao do sistema, e o usurio.
Nota: Este tempo pode ser variado pelo usurio de acordo com a necessidade na avaliao dos riscos especficos. 5.5.1.5 Os ensaios do tipo TF2 e TF5 Aquecimento artificial

ligados a um mesmo referencial, preferivelmente ao da rea da instalao da central (segurana para o operador da central).
5.4.5 A utilizao de quaisquer dispositivos de seccio-

namento ou bloqueio nos circuitos de deteco, alarme e comandos auxiliares no campo fica condicionada existncia da conveniente sinalizao do estado destes na central.
5.4.6 Todas as interligaes dos componentes entre si e

de materiais devem ter preferncia sobre os outros ensaios mais perigosos em ambientes fechados. O ensaio TF8 somente serve para detectores de temperatura.
5.5.1.6 Os resultados dos ensaios devem ser protocolados

e para maiores informaes, consultar Anexo A.


Nota: No pode ser considerado como ensaio de funcionalidade do sistema, o simples alarme provocado nos detectores automticos por meio de artifcios, se existem dvidas sobre a qualidade dos equipamentos ou o lugar da instalao destes. 5.5.2 Ensaio de funcionamento dos detectores unicamente e acionadores manuais 5.5.2.1 Detectores trmicos

destes com a central devem ser executadas com terminais ou conectores apropriados. Para facilitar a manuteno sem desligar individualmente fio por fio dos terminais, aconselhvel que os circuitos sejam separveis eletricamente nas caixas de distribuio. Neste caso, com pontes removveis, os fios podem ser soldados nos terminais dos distribuidores.
5.4.7 No permitida a interligao (emenda) dos fios dentro da tubulao ou em local de difcil acesso. 5.4.8 Todos os circuitos devem ser devidamente identificados

na central e em todas as caixas de distribuio com bornes de ligao: tipo e nmero do circuito, polaridade, de onde vm e para onde vo. 5.5 Ensaios Para efeito de entrega e aceitao dos sistemas de deteco e alarme de incndio devem ser efetuados ensaios para verificao das condies de funcionamento de todos os equipamentos e atendimento s exigncias desta especificao. Tais ensaios devem ser executados pelo fabricante/fornecedor do sistema, que para tanto deve dispor de todos os equipamentos, instrumentos, pessoal tcnico capacitado e demais meios necessrios. Os ensaios, cujos relatrios por escrito devem ser apresentados pelo fabricante/fornecedor ao comprador/operador do sistema, devem ser no mnimo os prescritos em 5.5.1 a 5.5.5.
5.5.1 Ensaio da superviso da rea por deteco automtica 5.5.1.1 A deteco fsica da fumaa e da temperatura por detectores pontuais, automticos ou qualquer outro tipo de

Devem ser ensaiados atravs do uso de equipamento de aquecimento e de movimento de ar dirigido que produza, prximo ao detector, a uma temperatura mxima de 10% superior nominal do detector, devendo este operar dentro de, no mximo, 1 min. Neste tempo no est incluso o tempo da comunicao do detector com a central.
Nota: Ver classificao do detector antes do ensaio. 5.5.2.2 Detectores termovelocimtricos

Em virtude destes detectores terem dois parmetros para atuao, devem ser executados dois ensaios distintos, um para a parte termovelocimtrica e outro para a parte de temperatura fixa.
Nota: Ver classificao do detector antes do ensaio. 5.5.2.2.1 O ensaio da parte termovelocimtrica deve ser

executado, prximo ao detector, com uma variao de temperatura igual ou superior ao gradiente nominal de atuao do detector, devendo este operar dentro do tempo especfico detalhado.

14

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

5.5.2.2.2 O ensaio da parte fixa consiste em fazer o detector

5.5.4 Ensaio dos avisadores e indicadores

operar a uma temperatura mxima de 10% superior nominal, utilizando-se um equipamento que produza um acrscimo de temperatura inferior ao gradiente de operao da parte termovelocimtrica.
Nota: Estes ensaios so pouco prticos para serem realizados no lugar de instalao e insuficientes para verificar o desempenho do detector. Normalmente se procura verificar somente o funcionamento dele em conjunto com a interligao at a central. 5.5.2.3 Detectores de fumaa

Devem ser executados dois ensaios, sendo um de atuao e outro de audibilidade e visibilidade, conforme descrito em 5.5.4.1 a 5.5.4.3.
5.5.4.1 O ensaio de atuao dos indicadores deve ser efetuado fazendo-se operar um detector, acionador manual ou circuito de deteco a que esto ligados os indicadores, devendo estes atuarem imediatamente. Os avisadores que esto controlados pela central por meio de lgicas podem ter sua atuao retardada (no mximo 1 min). 5.5.4.2 O ensaio de audibilidade consiste em verificar se,

5.5.2.3.1 Utilizando-se equipamento adequado e injetando-

se o gs apropriado dentro da cmara do detector, o sinal de alarme deve atuar dentro de, no mximo, 1 min. Este tempo tambm vlido para detectores com retardo no sinal de alarme, mas no inclui o tempo de comunicao entre detector e central.
5.5.2.3.2 Na impossibilidade de execuo dos ensaios com

em qualquer ponto do ambiente no qual est instalado um avisador sonoro, o avisador perfeitamente audvel, considerando-se o nvel de rudo nas condies normais de trabalho, sem impedir a comunicao verbal perto do local da instalao.
5.5.4.3 O ensaio de visibilidade consiste em verificar se, na

o equipamento de injeo de gs, estes devem ser realizados produzindo-se fumaa atravs da combusto de materiais semelhantes aos existentes no ambiente protegido.
5.5.2.4 Acionadores manuais

distncia mnima de 15 m de qualquer avisador, perfeitamente identificvel o estado de operao do avisador. A distncia para a visualizao de um indicador de 5 m. A verificao deve ser feita na pior situao, considerandose a luz natural e os efeitos adversos da acumulao de fumaa no ambiente.
Nota: Para a segurana do funcionamento dos alarmes, ver 5.2.7.11 e 5.5.5.5.5. 5.5.5 Central

Os acionadores manuais devem ser ativados adequadamente por meio de dispositivos previstos para o ensaio e controlados de modo que a central seja ativada dentro de, no mximo, 1 min, indicando corretamente o lugar ou a linha em alarme. o acionador manual, a confirmao do alarme recebido pela central tambm deve ser indicada adequadamente pela sinalizao prevista dentro de, no mximo, 1 min.
5.5.3 Ensaio dos circuitos eltricos 5.5.3.1 Atravs do uso de equipamento adequado deve ser

O controle da central incorpora quatro fases: a) verificao da documentao do sistema do campo e da central, com todos os mdulos e as programaes especficas; b) controle da central, fisicamente incluindo os distribuidores da fiao no campo; inscries e cores dos invlucros; c) ensaio do funcionamento do sistema; d) verificao dos dados tcnicos do sistema apresentado pelo fabricante e pelo instalador, com a relao dos ensaios de funcionamento executados e dos resultados obtidos, assegurando-se que a quantidade de falhas encontradas no supere as aceitveis por esta Norma.
5.5.5.1 Ensaio da central

efetuado um ensaio da resistncia hmica e de isolao em todos os circuitos de deteco, alarme e auxiliares, e os valores devem ser protocolados.
5.5.3.2 O ensaio de isolao deve ser executado entre

ambos os condutores e o terra.


5.5.3.3 O nvel de isolao dos circuitos deve atender s

recomendaes aplicveis da NBR 5410.


5.5.3.4 Devem ser executados ensaios de circuito aberto e

de curto-circuito em pontos aleatrios de cada um dos circuitos de deteco. O ensaio de circuito aberto consiste em desconectar, no mnimo, uma unidade de cada tipo de equipamento existente no circuito ensaiado. O ensaio de curto-circuito deve ser efetuado conectando-se condutores deste circuito, entre si, nos pontos de onde foram retirados os equipamentos. Estes eventos devem ser sinalizados na central. Os pontos dos ensaios devem ser protocolados.
5.5.3.5 No final de cada um dos circuitos de alarme e auxiliares, estando os circuitos atuados, deve ser verificada a compatibilidade dos sinais neles existentes com as caractersticas dos equipamentos a serem acionados.

O ensaio da central objetiva a verificao de funcionamento de cada uma das funes desta e dos circuitos de deteco, alarme e comandos auxiliares a ela interligados, seqencialmente: a) nos casos de sistemas com subcentrais controlando vrios prdios independentes: - os ensaios de funcionamento do subsistema devem ser executados com cada subcentral funcionando independentemente da central supervisora, supervisionando sua rea especfica;

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

15

- devem ser observadas as passagens das informaes e comandos entre as subcentrais e as centrais supervisoras (pode ser uma ou vrias centrais supervisoras em um sistema); - um curto-circuito ou uma interrupo nos fios de interligao no pode impedir o funcionamento correto da subcentral; - a introduo de uma falha na fiao de interligao deve ser indicada na central supervisora, e pode ser eventualmente repetida na subcentral; b) no casos de sistemas com subcentrais controlando vrios andares de um mesmo prdio: - os ensaios de funcionamento do subsistema devem ser executados com cada subcentral funcionando independentemente. A informao de alarme de fogo deve ser passada para as demais subcentrais por meio de pelo menos duas vias de fiaes independentes instaladas em reas diferentes, para impedir a perda do alarme nas outras subcentrais em caso da perda da fiao de uma interligao ou de uma subcentral ou vrias subcentrais pela ao do fogo; - a central supervisora do sistema controla toda a fiao da interligao contra curto-circuito e interrupo, alm de fornecer a corrente necessria para eventuais dispositivos de transmisso e recepo de informao interligada com esta fiao; - esta exigncia deve ser controlada por meio de curto-circuitos e da interrupo da fiao de interligao em pontos crticos para avaliar o correto funcionamento do sistema.
5.5.5.2 Controle da central, fisicamente incluindo os distribuidores da fiao 5.5.5.2.1 Verificao de que o invlucro da central est apto para o lugar da instalao. 5.5.5.2.2 Verificao da acessibilidade para a operao, manuteno e comunicao com as equipes de interveno. 5.5.5.2.3 Verificao de que cada mdulo, borne de ligao,

Outras cores podem ser utilizadas para a indicao de informaes secundrias que no esto ligadas diretamente com o sistema.
5.5.5.2.7 Verificao de que a alterao de um estado de funcionamento para outro acompanhada por um alerta sonoro, com som contnuo para defeito e som intermitente ou bitonal para alarme. O som deve ser desligvel manualmente, mas cada alterao ativa o alerta sonoro novamente. O som de alarme tem prioridade sobre o som de defeito e troca a tonalidade no caso de o alarme ser recebido no decorrer de tempo de um defeito anunciado. O tempo entre um alarme ou defeito em um circuito do campo e a sinalizao na central no pode superar os tempos previstos nesta Norma. 5.5.5.2.8 Verificao de que todos os alarmes esto memorizados na central e de que a indicao do alarme somente eliminada com um ato consciente do operador. Se o detector queimado no ponto da instalao, ou a fiao entrou em curto-circuito ou interrompida, a indicao de alarme deve ser mantida na central. 5.5.5.2.9 Verificao de que todos os defeitos em vez da

memorizao podem ser sinalizados, no caso do desvio do valor eltrico preestabelecido e, no seu restabelecimento, a indicao pode ser desligada automaticamente. O tempo mnimo de sinalizao em conjunto com a ativao da indicao sonora de 2 s.
5.5.5.2.10 Verificao de que todos os circuitos esto com

indicao bem visvel em uma distncia de at 2 m, com a iluminao mais desvantajosa para o lugar da instalao, ou seja, de funcionamento, de defeito, de alarme, individualmente, e com indicao da parte da rea supervisionada que pertencem. Estas indicaes individuais podem ser repetidas em uma sinalizao acumulativa para toda a central ou parte dela.
Nota: A indicao do alarme em forma de pisca-pisca aconselhvel, mas no obrigatria na central e nos equipamentos perifricos quando a visualizao do alarme garantida na central, nos detectores e nos acionadores manuais no ponto de sua instalao. 5.5.5.2.11 Verificao de que todos os circuitos podem ser ensaiados individualmente na central sem desligar nenhum outro circuito, alm da desativao de alarmes e controles no, campo. Isto necessrio para o controle de eventuais cruzamentos de informaes na fiao dentro e fora da central. Este ensaio inclui introduo de alarme, de defeito, em forma de curto-circuito, e interrupo e outros fenmenos que devem ser sinalizados. Por exemplo, retirada seqencial de fusveis, ou variao de tenso de alimentao. A introduo dos efeitos para ensaio pode ser por chaves incorporadas aos circuitos ou dispositivos ligados temporariamente para este fim na central, nos pontos que recebem as alteraes do campo. 5.5.5.2.12 Verificao de que alm das indicaes por circuito,

circuito e fusvel so identificados adequadamente e de que os pontos alimentados com 110/220 Vca esto devidamente sinalizados e protegidos contra toque acidental.
5.5.5.2.4 Verificao de que todos os componentes esto montados corretamente. Quando existirem mdulos, especialmente do mesmo tipo e montados em lugar errado, que possam impedir funes na central, estes devem estar devidamente sinalizados no seu lugar; bloqueios mecnicos devem inibir sua montagem em outros lugares no aceitveis. 5.5.5.2.5 Verificao de que os mdulos com funes

diferentes, que somente em conjunto formam uma unidade de trabalho, esto montados perto uns dos outros e sinalizados de tal maneira que se entenda seu agrupamento dentro da central como unidade funcional.
5.5.5.2.6 Verificao da sinalizao-padro: vermelho para

a central sinaliza individual e adequadamente os seguintes defeitos do sistema global, influenciando todos os seus componentes: a) falta de rede pblica; b) falta de ligao de bateria ou falta de um sistema de alimentao, no caso da utilizao de vrias fontes de energia independentes;

alarme; amarelo para defeito; verde para funcionamento.

16

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

c) subtenso e sobretenso na alimentao, em comum ou separadamente; d) fuga ao terra para o sistema total flutuante contra o terra;
Nota: A indicao da polaridade da fuga opcional.

dos comandos para os dispositivos. O funcionamento dos dispositivos deve ser verificado visual e audivelmente no local da instalao.
5.5.5.3.4 Deve ser vistoriada tambm a identificao dos

dispositivos no invlucro e nos desenhos da instalao.


5.5.5.3.5 Os ensaios so executados normalmente com a

e) queima de um ou vrios fusveis de proteo que afetam o funcionamento da central. Quando a indicao sumria, o circuito afetado pela interrupo deve acusar defeito.
5.5.5.2.13 Verificao de que a central construda de tal maneira, que permita o acesso em trs estgios. O primeiro silenciar o alarme audvel e ativar os alarmes de abandono da rea com chave especial ou como indicado em 5.3.1.1-d). O segundo estgio , depois de abrir um bloqueio em forma de porta ou senha intelectual, o acesso aos circuitos para sua manipulao e, em caso de sistemas grandes, a possibilidade de ativao manual das programaes dos alarmes e dos circuitos auxiliares. O terceiro estgio permite o acesso programao do sistema e de suas interligaes. O acesso ao terceiro estgio deve ser diferente do primeiro ao segundo estgio, pelas responsabilidades envolvidas. 5.5.5.2.14 Verificao de que dentro do visor da central ou na parede perto dela fixada, com proteo adequada e bem legvel com desenhos explicativos, a informao de como operar a central em caso de alarme ou defeito repetitivo e de como desligar um circuito com problemas sem intervir na operao do resto do sistema. 5.5.5.2.15 Verificao das anotaes dos nmeros

rede pblica desligada para avaliar o desempenho da bateria e depois com a bateria como fonte de energia auxiliar desligada para controlar as fontes principais de converso normalmente de 110/220 Vca a 24 Vcc na central, no regime de vigilncia e de alarme, controlando-se a variao da tenso em funo das correntes e do tempo ou a variao das fontes auxiliares previstas para o sistema. Tambm deve ser controlado o aquecimento interno da central no funcionamento e em estado de alarme. A temperatura no pode superar a indicada pelo fabricante no estado mais desfavorvel em relao ao tempo e exigncia eltrica no caso de sobretenso.
5.5.5.3.6 Os painis repetidores so ensaiados em conjunto

com a central.
5.5.5.3.7 Com mais de 10 indicadores, uma forma de ensaio

de lmpadas deve ser prevista e acessvel internamente ou externamente para controle de funcionamento dos indicadores luminosos na central ou nos painis repetidores.
5.5.5.3.8 Com o auxlio de um voltmetro, deve ser verificado

se o nvel de tenso de alimentao em ca e cc est compatvel com as recomendaes do fabricante.


5.5.5.3.9 Com o auxlio de um ampermetro, devem ser

telefnicos mais importantes em caso de incndio e acidente qumico, e tambm das anotaes de hospitais e do servio de manuteno.
5.5.5.2.16 Como o sistema antes de ser apresentado para a

medidas a corrente de funcionamento do sistema em regime de superviso e as correntes conjuntas dos circuitos da rea supervisionada de maior consumo ligados central, em condio de alarme de fogo.
Nota: Um sistema deve prever no mnimo dois circuitos de alarme. 5.5.5.3.10 Verificar se, na curva caracterstica da bateria, as

aceitao verificado pelo fabricante ou pelo instalador para o teste de aceitao, devem ser apresentados os resultados das medies de resistncia hmica da fiao do campo individualmente, a corrente consumida e a corrente de fuga ao terra ou resistncia hmica, em M, na tenso de medio (500 Vca) de todos os circuitos ligados central. A queda de tenso permitida para circuitos de deteco de no mximo 5% da mnima tenso que os circuitos podem operar e, para os circuitos de alarme e auxiliares de, no mximo, 10% da mnima tenso que os circuitos podem operar. A queda de tenso definida entre a fonte com carga mxima e o ltimo dispositivo do circuito externo na carga nominal da corrente.
5.5.5.3 Ensaio prtico da central 5.5.5.3.1 No ensaio prtico do painel, utiliza-se a

seguintes exigncias so atendidas: a) com a corrente de superviso, a bateria deve suprir energia ao sistema durante o mnimo de 24 h ininterruptas, sem alimentao em ca; b) com a corrente de regime de alarme de fogo acionando toda a indicao sonora e visual externa central, da maior rea supervisionada e controlada em caso de emergncia, a bateria deve suprir energia ao sistema durante o mnimo de 15 min ininterruptos, sem alimentao em ca, e deve ativar todos os dispositivos ligados nos circuitos auxiliares desta rea.
5.5.5.3.11 Verificar o tempo necessrio para a carga da

documentao da programao e ativa-se circuito por circuito, controlando-se a sinalizao dos alarmes e dos defeitos nos circuitos de entrada e a programao interna da central at os circuitos de sada.
5.5.5.3.2 Nos ensaios, os circuitos de sada podem ser

bateria dentro das especificaes desta Norma.


5.5.5.4 Ensaio de funes

bloqueados para no ativar os dispositivos no campo.


5.5.5.3.3 Os circuitos de sada podem ser ativados pos-

teriormente de maneira manual na central, depois do expediente para eliminar eventuais transtornos na liberao

Com a simples operao de dispositivos de ensaios disponveis na central, no mnimo as funes de fogo e defeito devem ser ensaiadas, acionando-se os respectivos indicadores visuais e/ou sonoros, correspondentes s funes ensaiadas circuito por circuito e controladas para verificar se no existe cruzamento de informaes entre os circuitos.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

17

5.5.5.5 Ensaio de interpretao de sinais 5.5.5.5.1 Nos bornes de entrada de cada um dos circuitos de deteco devem ser simulados os sinais de fogo e defeito, de circuito aberto e curto-circuito, devendo as respectivas indicaes sonoras e/ou visuais ser acionadas. Os valores eltricos de cada circuito devem ser protocolados. 5.5.5.5.2 Nos bornes de sada de cada um dos circuitos de

f) para os sistemas de sinalizao, incluindo quadros paralelos e sinticos, e sua fiao: 4%; g) para os alarmes acsticos e sua fiao: 1%; h) para os circuitos auxiliares, inclusive dispositivos interligados, e sua fiao: 2%.
Nota: Se os valores resultantes implicarem falha menor que 1, fica prevalecendo o mnimo de uma falha. 5.6.2 Com um percentual de falhas maior que os prescritos em 5.6.1, os ensaios do sistema devem ser repetidos total ou parcialmente, dependendo da opinio do cliente ou do inspetor de aceitao do sistema.

alarme deve ser verificada a compatibilidade dos sinais nele existentes (em condio de alarme), com as caractersticas dos respectivos indicadores utilizados.
5.5.5.5.3 Nos bornes de sada de cada um dos circuitos de comando deve ser verificada a existncia de sinal ou estado dos contatos necessrios ao comando desejado (tenso, corrente e supresso de induo). 5.5.5.5.4 Para verificar o desempenho correto da proteo contra a ao do fogo, o inspetor de recepo deve provocar curtos-circuitos variados na central ou no campo da fiao do sistema e controlar para que estes no prejudiquem o sistema total de alarme e sinalizao na sua funo, alm do componente diretamente afetado. 5.5.5.5.5 Se este tipo de ensaio mostra que, no caso de incndio verdadeiro, pode gerar risco de vida para algumas pessoas dentro de uma rea isolada pela falta do sinal de evacuao, os elementos de alarme e de sinalizao devem ser duplicados. 5.5.5.5.6 Todos os resultados dos ensaios de aceitao devem ser devidamente protocolados e firmados pelos inspetores da parte do instalador e do cliente. 5.5.5.5.7 Deve ser verificado se a retirada de componentes montados em bases abaixo de 2,5 m de altura impedida pela ativao de travas mecnicas ou por parafusos, para evitar o roubo de equipamentos como detectores e sinalizadores nas instalaes prediais. Nota: Em casos especiais, podem ser aceitos sistemas sem travas, caso sejam definidos por escrito na documentao e aprovados pelo cliente.

5.7 Documentao para entrega do sistema Deve ser apresentada, na entrega do sistema, a documentao descrita em 5.7.1 a 5.7.8, que deve ser arquivada dentro da central, em lugar apropriado, prova de poeira e umidade, ou eventualmente em outro lugar de fcil acesso, dentro do recinto da instalao da central.
5.7.1 Todas as plantas da rede (deteco, alarme, indicao e controles prediais), com quantidade de fios por tubo ou cabo, dimetros dos fios, cdigo das cores, resistncias tericas e medidas na fiao e corrente de fuga ou resistncia, medida em M na tenso de medio (500 Vca), contra o terra em ambas as polaridades. 5.7.2 Esquema geral de ligao dos fios nos equipamentos

perifricos. Em caso especial pode ser exigida a fiao individual para toda a planta ou em reas especficas, como indicaes paralelas ou circuitos de combate automtico de incndio.
5.7.3 Diagramas de lgicas e de temporizao, quando incorporados na central. 5.7.4 Clculo de consumo e definio da bateria, baseado

no programa da central, com os descontos da capacidade para correntes elevadas e temperaturas baixas.
5.7.5 Todos os diagramas com os valores eltricos mximos ou mnimos da central, dos mdulos e dos outros componentes, inclusive os elementos de proteo e os clculos das correntes mximas e de curto-circuito. 5.7.6 Especificaes e aprovaes (se existirem por entidades neutras) para todos os componentes do sistema. 5.7.7 O manual de operao do sistema deve estar de acordo com as prescries descritas em 5.7.7.1 a 5.7.7.4. 5.7.7.1 O manual de operao do sistema deve mostrar

5.6 Falhas aceitveis na entrega de um sistema


5.6.1 Nos ensaios que incluem todos os circuitos da central

e todos os elementos perifricos, o seguinte percentual de falhas deve ser aceito no sistema, com posterior regularizao das falhas pelo instalador, sem nus adicional para o comprador: a) para detectores automticos e sua fiao: 5%;
Nota: Nesta percentagem esto inclusos os resultados de ensaios prticos nos ambientes supervisionados com fogos reais.

b) para acionadores manuais e sua fiao: 1%; c) para sistemas adicionais supervisionados pela central: 1%; d) para a lgica de interligao dentro da central: 2%; e) para a programao e operao dos temporizadores: 5%;

todos os elementos para manipular a central, com exemplos prticos para demonstrar ao usurio a utilizao destes.
5.7.7.2 O manual deve permitir a adaptao do operador ao

sistema, sem instruo pessoal pelo fabricante ou instalador.


5.7.7.3 Devem ser destacadas eventuais especialidades do

sistema, bem como falhas que possam colocar em risco a sinalizao na central ou no campo ou que possam inibir o acionamento dos dispositivos de segurana predial.

18

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

5.7.7.4 Plano de seqncia do abandono e de interveno em caso de fogo real, em funo do lugar do primeiro indcio do fogo. Os pontos mais desfavorveis em caso de emergncia devem ser fornecidos pelo responsvel da segurana do prdio ou das instalaes. 5.7.8 O manual de manuteno corretiva e preventiva deve

d) tambm devem ser indicadas eventuais limitaes da vida til de alguns componentes utilizados no sistema e as causas, como tambm restries das garantias sobre os equipamentos e a mo- de-obra; e) o usurio, em contrapartida, deve exigir neste ponto a incluso de suas exigncias contidas na especificao do sistema e aceitas pelo vendedor em sua oferta, como todos os itens especiais contidos na oferta tcnica do sistema recebido, favorvel para o usurio em relao a: - garantia da qualidade, alm das exigncias das normas brasileiras; - vida til dos componentes no especificados nas normas brasileiras; - garantia da quantidade mxima de falhas e alarmes falsos que o usurio pode esperar com o sistema especfico em um ano, garantido pelo fabricante e instalador; - custo da mo-de-obra para conserto destas falhas fora da garantia; - custo dos elementos de reposio, inclusive garantia da disponibilidade para x anos; - garantia de que o vendedor mantm estoque de materiais de reposio para cumprir com o especificado em 5.9.1.5; - eliminao da exclusividade da manuteno preventiva e corretiva por parte do vendedor, para manter a garantia sobre os componentes do sistema, se esta exigncia for definida na oferta.
5.8.2 O inspetor por parte do cliente aceita com sua firma a

estar de acordo com as prescries descritas em 5.7.8.1 a 5.7.8.4.


5.7.8.1 O manual de manuteno deve conter, alm da descrio completa do funcionamento do sistema e seus componentes para permitir a localizao de defeitos em componentes, todos os valores tericos e as medies eltricas do sistema e de seus componentes, com as definies das protees contra curto-circuito e o clculo terico da corrente consumida e de curto-circuito no ponto da instalao da proteo. 5.7.8.2 Se existem vrios fusveis em srie, a definio das

correntes deve ser apresentada para toda a cadeia interligada, mostrando a segurana de cada ponto e a necessidade de no se prejudicar um nvel superior em caso de sobrecorrente.
5.7.8.3 Outras informaes necessrias para manuteno preventiva e corretiva, como o uso de dispositivos especiais para a provocao de atuao dos componentes do sistema. 5.7.8.4 Garantia para todos os componentes, incluindo a

definio das falhas e alarmes falsos que o sistema pode apresentar dentro de sua vida til. Estas falhas ou alarmes falsos podem ser apenas parcialmente cobertos pela garantia do fabricante ou instalador. Esta informao deve coincidir normalmente com os dados tcnicos da oferta tcnica e comercial para a instalao ou manuteno do sistema especfico. 5.8 Livro de controle do sistema
5.8.1 obrigatria, na entrega do sistema, a apresentao

do livro de controle do sistema com a garantia de que o sistema cumpre com todos os requisitos desta Norma, e eventuais exigncias dos rgos pblicos, se houver, com o seguinte texto: a) proposta: projetista e instalador garantem que os detectores foram escolhidos de acordo com as dificuldades da rea supervisionada e os ensaios prticos ou simulao artificial de alarmes antes da entrega final mostraram que os detectores esto colocados corretamente dentro do ambiente para facilitar a deteco da fumaa e da diferena de temperatura no comeo de um incndio; b) o firmante desta declarao confirma que o sistema est completo e pronto para entrega ao usurio, sem restries ao seu funcionamento; c) qualquer limitao que o sistema instalado sofra por movimentao de ar, agressividade atmosfrica, interferncias na fiao, etc. deve ser indicada neste pargrafo;

instalao de acordo com os dados tcnicos apresentados, e tem tempo de at um ano para reclamar eventuais incompatibilidades entre documentao, norma vigente e execuo do sistema.
5.8.3 Este livro fica na central e no pode ser retirado durante

o tempo em que o sistema considerado em funcionamento pelo usurio, pela manuteno e pelos rgos pblicos. 5.9 Manuteno
5.9.1 Visando manter os sistemas de deteco, alarme e

controles prediais em plenas condies de funcionamento, algumas precaues relativas manuteno devem ser tomadas pelos responsveis por tais sistemas.
5.9.1.1 A manuteno de qualquer sistema divide-se em manuteno preventiva e corretiva. 5.9.1.1.1 Na manuteno preventiva corrigem-se as eventuais variaes nos componentes do sistema, antes que este se torne uma ameaa para o bom funcionamento do sistema em forma de alarmes falsos, que limita a credibilidade no sistema ou em forma de defeitos indicados

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

19

ou somente notveis no caso de emergncia, quando a sinalizao ou o comando no mostra o resultado desejado. Para fazer uma manuteno preventiva corretamente, os valores de medio e os defeitos encontrados nas inspees prvias documentadas devidamente do uma boa relao do desempenho e das alteraes no sistema. Estes valores e dados histricos sobre o sistema, inclusive garantias, devem ser retirados do livro de controle indicado em 5.8.
Nota: Na manuteno preventiva, uma substituio de componentes vitais de um equipamento deve ser aceita. A limitao para esta substituio o valor gasto em materiais de reposio em relao ao custo de um novo equipamento. Um valor de at 10% no caso de vida til gasto por um equipamento para manter o sistema na condio exigida por esta Norma aceitvel. Fora do tempo da vida til, o valor dos componentes de reposio pode superar amplamente este valor estipulado. 5.9.1.1.2 A manuteno corretiva normalmente no se baseia

prevalecem as garantias dos fabricantes ou dos instaladores para eventuais reclamaes.


5.9.1.8 No caso de uma inspeo sem aviso prvio, a

quantidade de falhas encontradas em todo o sistema deve ser em alguns itens menores, afetando elementos singulares como detectores e indicadores, no mximo trs vezes os valores para a aceitao de sistemas novos, no excluindo a exigncia de 5.9.1.3. No caso de aviso prvio com intervalo de pelo menos duas semanas, valem as quantidades de falhas para sistemas novos.
5.9.1.9 Os roteiros de trabalho de manuteno preventiva descritos em 5.9.1.9.1 a 5.9.1.9.3 so aconselhveis, mas no implicam que esteja automaticamente assegurado o cumprimento das exigncias em relao ao bom funcionamento da central, dos detectores ou de todo o sistema de acordo com esta Norma. 5.9.1.9.1 O roteiro de manuteno mensal consiste em:

em informaes estatsticas para eliminar eventuais possibilidades de falhas futuras, mas conserta um problema pontual, no garantindo que no futuro o problema no possa voltar.
5.9.1.2 Cada sistema de deteco, alarme, sinalizao e controle predial obrigatoriamente deve ser submetido a uma manuteno preventiva e corretiva. Este servio pode ser executado por pessoal prprio do usurio ou por meio de um contrato de servio. 5.9.1.3 A manuteno deve garantir que, a qualquer hora, o

a) verificao do estado geral de chaves e comandos da central, quanto ao aspecto e condies de operao; b) inspeo visual do estado da bateria; c) simulao de defeitos e fogo atravs dos dispositivos disponveis na central, com a finalidade de verificar a atuao de indicadores sonoros e visuais.
5.9.1.9.2 O roteiro de manuteno trimestral consiste em:

sistema est pelo menos 90% em pleno funcionamento, sem restrio ou limitaes.
5.9.1.4 Qualquer defeito ou conserto, os ensaios de funcionamento e eventuais alteraes na rede ou nos componentes devem ser anotados no livro de ocorrncia, depositado na central, com data, causa provvel e soluo de correo encontradas, e assinado pela pessoa que constatou a falha ou o defeito e pelo responsvel pela correo. 5.9.1.5 O tempo entre a anotao de uma falha e o conserto no deve superar 48 h, a menos que existam problemas fora do alcance dos envolvidos. Neste caso, no livro de controle do sistema deve constar tal fato. 5.9.1.6 Para certificao de um sistema, pelo menos as

a) medio do consumo dos sistema em cada circuito de deteco, alarme e comandos auxiliares; b) medio da resistncia do terra ou corrente de fuga, sumariamente. Individualmente por circuito, somente quando for constatado alarme de defeito no intervalo das manutenes; c) medies e verificaes do estado da bateria, de acordo com as instrues especficas do fabricante; d) ensaio de operao dos acionadores manuais; e) ensaio amostral de operao dos detectores em cada circuito.
5.9.1.9.3 O roteiro de manuteno anual consiste em limpeza,

fotocpias do livro de controle do sistema dos ltimos 12 meses devem ser apresentadas, alm da declarao do responsvel para a manuteno que garante o pleno funcionamento do sistema total dentro das normas e exigncias dos rgos pblicos competentes aplicveis no sistema especfico. Esta declarao vlida at a prxima inspeo ou pelo menos seis meses depois da assinatura.
5.9.1.7 A quantidade dos alarmes falsos e defeitos aceitveis

quando necessria, ensaios, medies e aferies de todos os detectores, indistintamente.


Notas: a) Quando a execuo de manuteno exigir a interrupo parcial ou total do funcionamento do sistema, devem ser tomadas precaues especiais, no sentido de suprir a necessria vigilncia dos locais, cujos circuitos encontram-se inoperantes. (s vezes uma precauo adequada na definio do projeto pode eliminar muitos inconvenientes e custos adicionais na manuteno). b)Em reas com muita poeira, os detectores devem ser submetidos a uma manuteno preventiva em intervalos menores que os especificados nesta Norma. Na instalao posterior de um sistema de ar-condicionado, o sistema de deteco deve ser adequado s novas condies de

pelo usurio, em uma instalao, depende do tipo de detectores automticos e acionadores manuais utilizados e da central, bem como das garantias dos fabricantes ou dos instaladores para todos os componentes utilizados no sistema. Na ausncia de especificao dos valores limites para os diferentes tipos de componentes e para a instalao especfica aceita pelo usurio na compra do sistema,

20

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

movimentao do ar. No caso da alterao da ocupao de reas supervisionadas, as novas condies devem ser consideradas em um novo leiaute dos detectores e no tipo de detector utilizado. c)A retificao do sistema no pode prolongar-se por mais de um ano depois da alterao da edificao ou de seu uso, devendo constar no livro de controle do sistema a data do comeo da alterao.

5.9.1.10 Os responsveis pela manuteno preventiva em

conjunto com o usurio devem ser tambm responsveis pelo treinamento do pessoal de atendimento ao sistema.
5.9.1.11 Em caso de uma inspeo sem aviso prvio, onde

se verifica que o pessoal que deve atender ao sistema no instrudo adequadamente, o sistema pode ser considerado inexistente ou pelo menos incompleto pelos inspetores.

/ANEXO A

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

21

ANEXO A - Ensaio para verificao do funcionamento do sistema de deteco automtica de incndio

A-1 Para que um detector pontual de temperatura ou de


fumaa possa entrar em alarme, este deve ser atingido pela fumaa ou pelo calor na intensidade adequada, e esta condio deve permanecer inalterada em um definido intervalo de tempo, para que o sistema eletrnico ou mecnico possa ser ativado.

rial de queima dos ensaios do laboratrio, nos ambientes supervisionados com movimento de ar acima de 1 m/s, para qualificar um sistema de deteco.
Nota: Os materiais com que os ensaios so executados devem realmente existir como predominante na rea a ser ensaiada; por exemplo, em estacionamento: lcool, gasolina, placas de poliuretano, etc.

A-2 Quando a fumaa ou o calor no pode atingir o detector


e penetrar nele para ativar os sensores, o sistema de deteco impedido de sinalizar o alarme de incndio. Pelas exigncias desta Norma, um sistema nestas condies considerado inoperante.

A-10 As seguintes quantidades mximas de materiais podem ser empregadas nos ensaios de aceitao:
a) TF1 mx.: 6 kg de madeira montada em forma de cribe, de acordo com a Figura 1; b) TF2 mx.: 24 peas de madeira de 1 cm x 2 cm x 5 cm sobre aquecedor de 1000 W, de acordo com a Figura 2; c) TF3 mx.: um conjunto de algodo completo com massa inferior a 100 g, de acordo com a Figura 3; d) TF4 mx.: dois cilindros de papel queimado em paralelo, com distncia mxima entre eles de 50 cm, de acordo com a Figura 4; e) TF5 mx.: cinco placas de poliuretano, tamanho fsico 50 cm x 40 cm x 2 cm, com densidade superficial de massa de 20 kg/m2; f) TF6 mx.: 24 peas de fios de 1,5 mm2, com isolao de PVC, de acordo com a Figura 5; g) TF7 mx.: 80 g de N-Heptana com 3% de tolueno, em recipiente de 100 cm2 de superfcie; h) TF8 mx.: 4 kg de lcool, em recipiente com superfcie de 1900 cm2.
Nota: Estas quantidades incluem as adicionais permitidas para reas com movimento de ar.

A-3 Como raio de ao de um detector em seu local


especfico de instalao, considera-se a rea em que as condies de fumaa ou do calor podem ser consideradas uniformes em qualquer ponto dentro desta circunferncia, no intervalo do tempo que exigido para alarmar um detector. Este tempo depende do tipo e da construo mecnica do detector.

A-4 Tratando com dimenses e efeitos fsicos (subida do


ar e formao do plume no teto), os projetistas e os instaladores devem ter conhecimentos tcnicos sobre as leis fsicas aplicveis, e experincia prtica na projeo e execuo de sistemas de deteco automtica de incndio.

A-5 Para que o funcionamento do sistema projetado e instalado possa ser garantido, ensaios prticos com material inflamvel semelhante ao encontrado na rea supervisionada devem ser realizados no lugar da instalao, a pedido do usurio ou das autoridades competentes para a aceitao do sistema. A-6 Estes ensaios verificam a eficcia da escolha dos
pontos da instalao dos detectores, como tambm a escolha correta do tipo de detector automtico empregado.
Notas: a) No caso dos ensaios mostrarem deficincia na deteco em instalaes novas, o instalador obrigado a acertar os problemas antes da entrega definitiva do sistema. b)Em sistemas existentes, o acerto deve ser includo na primeira manuteno preventiva, depois do conhecimento do problema, exigida periodicamente.

A-11 Para efetuar os ensaios prticos de detectores de


fumaa com menor perigo possvel, escolhem-se os tipos TF2 e TF6. A-11.1 Para estes ensaios so necessrios: a) um aquecedor eltrico de 110/220 Vca, de aproximadamente 1000 W a 2000 W, com espirais de aquecimento blindados e temperatura final de aproximadamente 600C; b) aproximadamente 24 peas de madeira de 1 cm x 2 cm x 5 cm; c) aproximadamente 24 peas de fios com isolao de PVC de 1,5 mm2 e 10 cm de comprimento; d) uma folha de alumnio de 50 cm x 50 cm para proteo do piso; e) uma ou duas pessoas de vigia com extintores manuais.

A-7 Estes ensaios podem mostrar tambm uma limitao do funcionamento da deteco automtica em certas condies na rea supervisionada. Este fato deve ser indicado em destaque no texto do laudo tcnico da entrega do sistema, para que as providncias necessrias possam ser tomadas. (Casos especficos onde a alterao dos pontos de montagem no podem resolver o problema fsico). A-8 Em certos casos, pode ser necessrio prever dois sistemas de deteco superpostos. Por exemplo, um que trabalhe somente com ar condicionado ligado e outro que funcione satisfatoriamente sem movimentao de ar. A-9 Para o ensaio prtico podem ser escolhidos os ensaios
de fogo reais definidos nesta Norma para detectores de fumaa, utilizando-se aproximadamente o dobro do mate-

22

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Unid.: mm

Figura 1 - Engradado de madeira para ensaio TF1

Figura 2 - Aquecedor para a queima de pedaos de madeira para o ensaio TF2

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

23

Figura 3 - Dispositivos para a queima de pavios de algodo para o ensaio TF3

24

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 4 - Dispositivo para a queima de papel para o ensaio TF4

Figura 5 - Aquecedor para a queima de fios eltricos para o ensaio TF6

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

25

A-11.2 O aquecedor posto a uma distncia segura contra mveis e outros materiais inflamveis, e o cho protegido com uma folha de alumnio de 50 cm x 50 cm contra a queda acidental de materiais incandescentes no ensaio. A-11.3 Os lugares escolhidos para o ensaio devem ser os mais desvantajosos possveis em relao instalao dos detectores automticos e da movimentao do ar, mas dentro do raio de ao pretendido pelo detector. Se uma rea fica fora do raio de ao do detector, de acordo com esta Norma, o sistema pode ser considerado projetado ou instalado inadequadamente, a no ser que o ensaio mostre que um detector funcionou no tempo pretendido ou no tempo especificado por esta Norma. Neste caso, o sistema deve ser aceito tambm quando no forem respeitadas as distncias mximas entre detectores. Estas divergncias acontecem muito em instalaes com alturas acima de 6 m, tetos inclinados e aberturas no teto para ventilao natural ou forada. Estas alteraes devem ser devidamente indicadas no laudo tcnico da obra na entrega para o cliente. A mesma definio do funcionamento satisfatrio vale no caso da aceitao de sistemas de deteco automticos no baseados em detectores pontuais. A-11.4 Depois do aquecimento da superfcie do aquecedor, deve ser colocada uma ou duas peas do material para gerar fumaa, a fim de iniciar o ensaio. A fumaa gerada na condio de brasa (no permitido fogo aberto) possibilita visualizar a movimentao do ar quente nas vrias alturas do ambiente. O canal de subida do ar quente foi estabelecido invisivelmente na fase de preaquecimento do aquecedor. A-11.5 Se o caminho da fumaa mostra que no tem chance de atingir um detector de fumaa nesta condio, o ensaio pode ser interrompido sem aumentar a quantidade de fumaa para provocar o alarme. A-11.6 Se a fumaa mostra que tem chance de atingir um detector de fumaa, parte do material para gerao de fumaa, ou todo ele, utilizada para provocar o alarme. Devem ser utilizados a lgica e o conhecimento tcnico neste ensaio, para no inundar excessiva e desnecessariamente o local de fumaa. Quanto menor a quantidade de material utilizado e, em conseqncia, a densidade de fumaa no ambiente, mais eficaz pode ser considerado o sistema instalado. A-11.7 Para um controle adicional do ensaio podem ser utilizados detectores de medio com indicao analgica para monitoramento do ambiente em pontos diferentes e para avaliar a distribuio e a densidade especfica de fumaa no teto. A-11.8 O tempo de alarme deve ser medido entre o comeo da subida da fumaa densa e o alarme no detector instalado na rea. O tempo medido no deve superar os tempos mximos estabelecidos nesta Norma para tetos de altura definida. A-11.9 Nas reas com ar-condicionado ou ventilao artificial, o ensaio deve ser executado com e sem ventilao ligada. A-11.10 No caso da possibilidade de uma estratificao da fumaa poder ser experimentada no ambiente especfico, o ensaio deve ser executado em condies favorveis a esta

condio, por umidade ou aquecimento do teto pelo sol ou pelas lmpadas da iluminao na rea. A-11.11 Quando a deteco da fumaa pode ser garantida somente em uma condio especfica do ambiente, qualquer alterao desta condio deve ser indicada na central e nos quadros sinticos como defeito (ou o sistema fora de uso por problemas fsicos). Por exemplo: portas ou janelas abertas, se esta condio favorece um aumento exagerado da passagem do ar na rea, impossibilitando a deteco da fumaa.

A-12 Para o ensaio prtico de detectores de temperatura,


utiliza-se o tipo de ensaio TF8, fogo aberto com lcool, que no deixa resduos e no libera fumaa. No recipiente com superfcie de at 1900 cm2, colocam-se 4 kg de lcool como quantidade mxima para o ensaio. A-12.1 O lugar escolhido, desfavorvel para o lugar da instalao do detector de temperatura, deve ser livre de materiais inflamveis at uma distncia de pelo menos 2,5 m. Dois bombeiros treinados com extintores manuais devem estar presentes no ensaio. Aconselha-se que estantes e armrios estejam protegidos com tecidos refletantes de calor, e a panela isolada do cho, com folha de proteo contra radiao de calor e gotas na carga de panela, na distncia mnima de 3 cm, para evitar danificao dela pelo calor no final da queima do lcool. A panela deve ser de ao, soldada adequadamente, e ensaiada contra vazamento em um ensaio de queima preliminar para evitar um defeito no ensaio em rea fechada.
Nota: Cuidados especiais devem ser tomados na carga da panela, para que gotas no caiam no cho, pelo perigo de um incndio fora da rea prevista.

A-12.2 A inflamao do lcool deve ser executada com dispositivo adequado para no pr em risco o pessoal de ensaio. A-12.3 Em paralelo, podem ser colocados vrios pontos de medio de temperatura do ar na rea, para facilitar a avaliao dos resultados do ensaio. A-12.4 Nos ensaios, detectores de temperatura devem alarmar com e sem eventuais sistemas de ventilao ou refrigerao de ar ligados. Podem- se, se necessrio, fazer dois ensaios com e sem movimentao de ar, para comprovar o correto funcionamento do sistema. A-12.5 No caso da temperatura no atingir os valores desejados para o alarme, no pode ser simplesmente aumentada a superfcie da panela ou a quantidade de combustvel para forar um alarme, pelo perigo que isto envolve. Aconselha-se a alterao do ponto da instalao do detector em relao ao fogo e, caso necessrio, tambm do tipo do detector. As tolerncias na faixa da classificao de sensibilidade desta Norma esto relativamente grandes.
Notas: a) Se a quantidade de material combustvel na rea no atinge o valor calorfico da quantidade de lcool usada no ensaio para alarmar um detector de temperatura, o ensaio deve ser repetido com a quantidade reduzida de lcool equivalente ao material combustvel da rea. Se esta condio no permitir que se atinja o nvel de alarme, o tipo do detector deve ser trocado para garantir o alarme de incndio no ponto da instalao do detector, com o material combustvel normalmente existente no lugar do fogo de ensaio.

26

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

b)No caso de rampas de cargas e descargas, o material medido em circulao pela rea deve ser levado em conta como base no ensaio. c)O usurio pode aceitar alteraes nas condies de ensaio, quando forem tomadas as precaues necessrias e os resultados aceitos pelos rgos pblicos competentes e pelas seguradoras.

de outras instalaes, quando esta rea no estiver especificamente citada na documentao. A-14.2 Esta documentao deve ser elaborada e aceita em conjunto com a oferta de um projeto e no pode ser apresentada posteriormente e utilizada para limitar a responsabilidade do fornecedor ou instalador na data da entrega do sistema.
Notas: a) As explicaes dos ensaios foram apresentadas para detectores pontuais. b)Para sistemas de deteco de incndio lineares ou de outra forma de funcionamento, os resultados dos ensaios devem ser melhores ou pelo menos iguais aos atingidos por detectores pontuais. c)Em certos casos, os detectores pontuais podem mostrarse inaceitveis no projeto ou nos ensaios, e outros sistemas de deteco devem ser instalados para cumprir as exigncias do usurio, de seguradora ou dos rgos pblicos competentes.

A-13 Se o detector ou a fiao mostram deformaes ou curto-circuito provocados pelo calor no ensaio antes que o detector entre em estado de alarme, a instalao neste caso especfico inadequada e deve ser alterada para manter sua funcionalidade e integridade at o alarme ser recebido pela central neste lugar especfico e em todos os outros locais similares da instalao. A-14 Em condies difceis da deteco de fumaa ou de
temperatura, especialmente em reas com tetos acima de 8 m de altura (para detectores de fumaa) e 6 m de altura (para detectores de temperatura), as condies de ensaio apresentadas nesta Norma podem ser alteradas. A-14.1 Pode haver alterao no tempo de resposta (alarme), na quantidade ou tipo de material queimado, ou outras alteraes que possibilitem o xito do ensaio quando estas forem previamente aceitas por escrito por todos os interessados. No permitido melhorar o lugar do ensaio em relao ao ponto da instalao do detector, prevalecendo o ponto mais desfavorvel da rea para o ensaio. Esta aceitao somente pode englobar uma rea especfica de uma instalao no podendo ser estendida a qualquer rea

A-15 Todos os ensaios e os resultados devem ser protocolados e so parte integrante da documentao da entrega do sistema. A-16 No caso da limitao da deteco por efeitos fsicos
(ou o sistema instalado no mostrar-se apto para cumprir as exigncias da especificao do cliente ou as exigncias desta Norma), o sistema deve ser alterado para cumprir as exigncias, se estas forem previamente aceitas sem ressalvas pelo projetista ou instalador (ver A-14).

/ANEXO B

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

27

ANEXO B - Figuras e tabelas

Figura 6 - rea de ao para detectores de temperatura

28

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 7 - Distribuio de detectores de temperatura e de fumaa na parede lateral (casos especficos)

S= A A = rea de ao do detector

Figura 8 - Distribuio de detectores de temperatura e fumaa em tetos lisos

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

29

Figura 9 - Distribuio de detectores de temperatura em reas retangulares, cujas dimenses excedem aquelas especificadas na Figura 6

Figura 10 - Distribuio de detectores de temperatura em reas irregulares

30

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 11 - rea de ao para detectores de fumaa

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

31

Figura 12 - Distribuio de detectores de fumaa em tetos inclinados

32

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 13 - Distribuio de detectores de fumaa em tetos altos

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

33

Figura 14 - Influncia das trocas de ar na rea de cobertura de detectores de fumaa

34

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Nota: As trocas do ar so inversamente proporcionais ao volume das reas passadas pelo mesmo volume do ar em um tempo fixo.

Figura 15 - Definio das trocas de ar em CPD

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

35

Figura 16 - Distribuio de detectores de fumaa em reas com prateleiras altas em estante fechada

36

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 17 - Distribuio de detectores de fumaa em reas com prateleiras altas em estante aberta

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

37

Figura 18-(a)

Figura 18-(b) Figura 18 - Distribuio de detectores de fumaa em reas retangulares, cujas dimenses excedem aquelas especificadas na Figura 11

38

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 19 - Distribuio de detectores de fumaa em reas irregulares

Figura 20 - Aumento da distncia entre o detector de chama e a fonte de irradiao

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

39

Figura 21 - Sensibilidade do detector de chamas em funo do ngulo de viso

Figura 22- Deteco em canais de cabos subterrneos

40

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 23 - Desenho explodido da montagem do detector com tubulao de ferro

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 24 - Desenho explodido da montagem do detector com cabo blindado sem tubulao

41

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

42

NBR 9441/1998

Figura 25 - Instalao tpica do detector no forro com tubulao de ferro

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 26 - Instalao tpica do detector no forro com cabo blindado eletrostaticamente

43

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

44

NBR 9441/1998

Figura 27 - Instalao do detector no forro falso e no ambiente com tubulao de ferro

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

45

Figura 28 - Instalao do detector no forro falso e no ambiente com cabo blindado eletrostaticamente

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

46

NBR 9441/1998

Figura 29 - Instalao dos detectores em piso falso com linhas (laos) cruzadas com tubulao de ferro

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 30 - Instalao dos detectores em piso falso alto com ngulos de sustentao, com linhas (laos) cruzadas e com cabo blindado eletrostaticamente

47

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

48

NBR 9441/1998

Figura 31 - Instalao dos detectores em piso falso com linhas (laos) cruzadas e com tubulao de ferro

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 32 - Instalao dos detectores em piso falso com linhas (laos) cruzadas e com cabo blindado eletrostaticamente

49

50

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Figura 33 - Exemplos bsicos de instalao de acionadores manuais

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

51

Figura 34 - Interligao de caixas de distribuio para manter a continuidade eltrica da blindagem da tubulao

52

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

Tabela 1 - Simbologia para projetos de sistema de deteco e alarme de incndio

* Indicar tipo de deteco no crculo.

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

53

Tabela 2 - Quadro-resumo dos componentes perifricos do sistema de deteco, alarme e controle de incndio

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

54

Tabela 3 - Clculo de capacidade da bateria de 24Vcc do sistema de deteco, alarme e controle de incndio

NBR 9441/1998
/ANEXO C

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

55

ANEXO C - Detectores C-1 Detectores de temperatura


C-1.1 Para seleo e instalao de detectores de temperatura devem-se levar em considerao tanto a filosofia de concepo do detector, como os locais nos quais estes sero instalados, de forma a evitar operaes indevidas ou falta de operao em casos necessrios. C-1.2 A rea de ao de 36 m2, para o detector de temperatura de classe I ou II de sensibilidade, considerada como um quadrado de 6,0 m de lado, inscrito em um crculo, cujo raio ser igual a 0,7 vez o lado deste quadrado (ver 5.3.4.1). Para proteo de reas de formas retangulares, os retngulos correspondentes a estas reas, devem estar contidos no crculo referido (ver Figura 1 do Anexo B). C-1.3 Os detectores de temperatura devem estar localizados no teto, a menos de 0,15 m da parede lateral ou, em casos especficos, na parede lateral, a uma distncia entre 0,15 m e 0,30 m do teto (ver Figura 7 do Anexo B). C-1.4 Em reas cuja temperatura do teto seja normalmente elevada, a seleo da temperatura ou faixa de atuao do detector deve ser feita de acordo com a Tabela 4. C-1.5 Em ambientes com tetos lisos, a distncia entre detectores de uma determinada dependncia deve ser no mximo igual raiz quadrada da rea de ao destes. A distncia entre um detector e a parede lateral adjacente deve ser no mximo igual metade da distncia entre dois detectores consecutivos do mesmo ambiente (ver Figura 8 do Anexo B). Exceo: corredores e reas irregulares. C-1.6 A correta locao dos detectores de temperatura em reas retangulares de dimenses que excedam aquelas especificadas na Figura 6 do Anexo B deve ser executada, dividindo-se a rea a ser protegida em quadrados ou retngulos menores de dimenses compatveis com as da referida figura. Exemplo: para proteo de um local com 1,5 m de largura por 17 m de comprimento, embora sua rea seja 25,5 m2, so necessrios dois detectores (ver Figura 9 do Anexo B). C-1.7 Para proteo de reas irregulares, a locao do(s) detector(es) de temperatura deve ser executada de forma que, partindo-se do detector, qualquer ponto do teto no esteja a distncia superior a 0,7 vez a raiz quadrada da rea de ao deste detector (4,2 m) (ver Figura 10 do Anexo B). Nestes casos, o ponto para locao dos detectores deve ser determinado pela interseo das circunferncias traadas com centro nos cantos mais distantes do ambiente protegido e raio igual a 0,7 vez a raiz quadrada da rea de ao do detector. C-1.8 Para distribuio de detectores de temperatura em tetos com vigas, deve ser adotado o procedimento prescrito em C-1.8.1 a C-1.8.4.
C-1.8.1 Se a altura da viga medida abaixo da laje for at

0,20m, considerar o teto como sendo liso, distribuindo-se os detectores por rea de ao destes.
C-1.8.2 Se a altura da viga medida abaixo da laje for entre

0,20 m e 0,60 m, a rea de cobertura do detector deve ser reduzida para dois teros daquela mencionada em 5.2.4.1.
C-1.8.3 Quando a altura da viga medida abaixo da laje for

maior que 0,60 m, a rea de cobertura do detector deve ser reduzida para a metade daquela mencionada em 5.2.4.1.
C-1.8.4 A distncia entre qualquer detector e a(s) parede(s)

adjacente(s) no deve ser superior metade da raiz quadrada da rea de ao destes.


Nota: Se o detector tem maior sensibilidade dentro de uma colmia ou abaixo da viga, este depende de um ensaio prtico.

C-2 Detectores de fumaa C-2.1 A seleo e instalao de detectores de fumaa devem levar em considerao tanto a filosofia de concepo do detector, como os locais nos quais estes sero instalados, de forma a evitar operaes indevidas ou falta de operao em casos necessrios. C-2.2 A rea de ao de 81 m2 para o detector de fumaa considerada como um quadrado de 9,0 m de lado inscrito em um crculo cujo raio ser igual a 0,7 vez o lado deste quadrado (ver 5.3.4.2). Para proteo das reas de formas retangulares, os retngulos correspondentes a estas reas devem estar contidos no crculo referido (ver Figura 11 do Anexo B).

Tabela 4 - Faixa de atuao do detector Temperatura-faixa Atuao do detector (C) 57 80 121 163 205 260 a a a a a a 79 120 162 204 259 301 A diferena da temperatura entre o ambiente e o alarme do detector deve ser no mnimo 20C at temperaturas ambientes de 60C e de 10C, com temperaturas ambientes acima de 60C

Temperatura do teto (C) 38 66 107 149 190 246

56

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

C-2.3 Os detectores de fumaa sero localizados no teto, a no menos de 0,15 m da parede lateral ou, em casos especficos, na parede lateral, a distncia entre 0,15 m a 0,30 m do teto (ver Figura 7 do Anexo B). C-2.4 Para a distribuio de detectores de fumaa em tetos com vigas, deve ser adotado o procedimento prescrito em A-2.4.1 a A-2.4.3.
C-2.4.1 Se a altura da viga medida abaixo da laje for at 0,20m, considerar o teto como sendo liso, distribuindo-se os detectores por rea de ao destes. C-2.4.2 Se a altura da viga medida abaixo da laje for entre 0,20 m e 0,60 m, a rea de ao do detector deve ser reduzida para dois teros daquelas mencionadas em 5.3.4.2 e C-2.8. C-2.4.3 Quando a altura da viga medida abaixo da laje for maior que 0,60 m, a rea de ao do detector deve ser reduzida para a metade daquelas mencionadas em 5.3.4.2 e C-2.8. Nota: A instalao dos detectores dentro de uma colmia ou abaixo da viga depende de um ensaio prtico para conseguir maior sensibilidade em um caso especfico.

do detector depende da natureza do fogo e das caractersticas do ambiente. Desta forma, em determinadas situaes, recomendvel que se instale detectores no teto e em nveis abaixo deste. C-2.8 A rea de ao dos detectores de fumaa diminui medida que aumenta o volume de ar trocado no ambiente. Esta troca de ar expressa em minutos por troca de ar ou trocas de ar por hora. A reduo da rea de ao do detector a ser aplicada em funo da troca de ar deve ser obtida atravs do grfico da Figura 14 do Anexo B. reas interligadas com o mesmo fluxo do ar devem ser analisadas individualmente (por exemplo: piso falso, forro falso). Em certos casos, por exemplo, CPD (ver Figura 15 do Anexo B), pode ser necessria a comprovao, por laudo de uma entidade neutra, de que o detector especfico em seu funcionamento e sua construo aerodinmica permite ainda a deteco da fumaa na velocidade do ar medido na zona da instalao. C-2.9 Em ambientes dotados de sistemas de arcondicionado, ventilao forada ou aberturas que provoquem fluxo de ar no ambiente, os detectores devem ser instalados, preferencialmente, prximos aos retornos deste fluxo ou dentro dos dutos e na rea, evitando-se a instalao destes prximo aos pontos de insuflao ou entrada de ar fresco neste ambiente.
Nota: Detectores nos dutos no contam como detectores supervisionando uma rea individualmente, especialmente no caso do desligamento do sistema de ar-condicionado ou da ventilao.

C-2.5 Para a distribuio de detectores de fumaa em tetos inclinados, deve-se locar uma fileira de detectores a no mximo 1,0 m do pico da cumeeira, medida horizontalmente, acrescentando-se a quantidade de detectores necessria, baseando-se na rea da projeo horizontal do teto, partindo-se da cumeeira (ver Figura 12 do Anexo B). C-2.6 O fenmeno da estratificao do ar numa dependncia pode impedir que o ar, contendo partculas de fumaa ou gases gerados por uma combusto, alcance um detector instalado no teto. A estratificao ocorre quando o ar, contendo partculas de fumaa, aquecido atravs da combusto de algum material, com ou sem chama, tornandose menos denso que o ar ambiente, sobe at alcanar um nvel onde a temperatura e o ar ambiente tm valores bem prximos. Como a temperatura do ar prximo ao teto normalmente mais alta, o ar aquecido por uma combusto sem chama, ou pequeno foco de fogo, pode ter fora de ascenso insuficiente para vencer o efeito da estratificao e atingir o detector. Quando as propores do fogo aumentarem, a temperatura da coluna de ar contaminado em ascenso aumentar e vencer o efeito da estratificao, ocorrendo, ento, a deteco. Em instalaes onde haja a possibilidade de ocorrer o fenmeno da estratificao e seja necessria a deteco de combusto sem chama ou pequenos focos de fogo, deve-se prever a instalao de detectores alternadamente no teto e em nveis abaixo deste, conforme Figura 13 do Anexo B.
Nota: Em ambientes dotados de sistemas de ar-condicionado e/ou tetos cujas caractersticas de isolao permitam um aumento ou diminuio da temperatura no ambiente, provocados por influncias externas (por exemplo, sol, ventos, frios, etc.), poder ocorrer o fenmeno da estratificao.

C-2.10 Em salas ou depsitos com armazenamento de materiais em prateleiras altas, a distribuio de detectores deve ser executada de acordo com as Figuras 16 e 17 do Anexo B. C-2.11 Detectores instalados em ambientes com teto liso devem ter entre si a distncia mxima igual raiz quadrada de sua rea de ao. A distncia entre um detector e a parede lateral adjacente deve ser no mximo igual metade da distncia entre dois detectores consecutivos deste ambiente. Exceo: corredores e reas irregulares. C-2.12 A correta locao de detectores de fumaa em reas retangulares (por exemplo, corredores de dimenses que excedam aquelas especificadas na Figura 11 do Anexo B) deve ser executada, dividindo-se a rea em questo em quadrados ou retngulos menores, de dimenses compatveis com as da referida figura. Exemplo: para proteo de um local com 3 m de largura por 25 m de comprimento, embora sua rea seja de 75 m2, so necessrios dois detectores (ver Figura 18-(a) do Anexo B). Da mesma forma, um local com 12 m de largura por 23 m de comprimento deve ser protegido por quatro detectores, conforme se verifica na Figura 18-(b) do Anexo B. C-2.13 Para proteo de reas irregulares, a locao do(s) detector(es) de fumaa deve ser executada de tal forma, que qualquer ponto do teto, medindo-se a partir do detector, no esteja distncia superior a 0,7 vez a raiz quadrada da rea de ao deste detector (6,3 m) (ver Figura 19 do Anexo B). Nestes casos, o ponto para locao dos detectores deve ser determinado pela interseo das circunferncias traadas com centros, nos cantos mais distantes do ambiente protegido e raio igual a 0,7 vez a raiz quadrada da rea de ao do detector.

C-2.7 A operao de qualquer tipo de detector de fumaa depende da entrada de fumaa em sua cmara. Quando existir uma concentrao de fumaa suficiente nesta cmara, haver a operao do detector. Como os detectores so normalmente montados no teto, o tempo de resposta

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

57

C-2.14 Todas estas recomendaes esto vlidas para detectores das classes A e B, com um tempo de deteco aceitvel entre 5 min e 7 min para tetos de at 5m, em ensaios de acordo com o Anexo A (TF2, TF3 e TF6). Se este tempo considerado inaceitvel, a distncia entre os detectores deve ser diminuda ou providncias adicionais devem ser tomadas para assegurar a deteco dentro do tempo previsto.
Nota: Este tempo (entre 5 min e 7 min) pode variar de acordo com as necessidades na avaliao dos riscos especficos.

C-3.3 Na proteo de reas com detectores de chama, deve-se levar em considerao que a sensibilidade dos detectores diminui com o quadrado da distncia destes fonte (foco de incndio) (ver Figura 20 do Anexo B). C-3.4 O aumento do ngulo entre a fonte (foco de incndio) e o detector (ngulo de vista) implica diminuio da sensibilidade do detector (ver Figura 21 do Anexo B). C-3.5 A fumaa gerada pelo material em chamas pode inibir a deteco por detectores de chama, especialmente quando o tempo de pirlise at o comeo das primeiras chamas for muito prolongado e quando a fumaa no tiver possibilidade de sair do ambiente supervisionado.

C-3 Detectores de chama


C-3.1 Em virtude dos detectores de chama funcionarem essencialmente baseados em seu campo de viso, cuidados especiais devem ser tomados em sua aplicao, de forma a garantir sua capacidade de resposta. Desta forma, devese evitar a existncia de objetos e materiais opacos que diminuam o campo de ao do detector. C-3.2 Quando necessrio, os detectores devem ser protegidos por anteparos, ou distribudos de forma peculiar, para evitar operaes indevidas em resposta a radiaes presentes, porm no originadas por um incndio ou chama indesejvel.

C-4 Precaues na escolha dos pontos de instalao


C-4.4.1 Todos os detectores instalados devem ser de fcil acesso e, em caso de retirada na manuteno, este trabalho no deve implicar maiores perigos para os operrios. C-4.4.2 O projeto deve prever a forma da retirada dos

detectores e o tipo de equipamento a ser utilizado para este fim especfico.

/ANEXO D

58

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

ANEXO D - Definies da segurana na fiao de deteco de incndio em sistemas com controle computadorizado, para definir o fator de segurana 1.2 a 1.6 (ver 5.2)

D-1 O conceito de segurana da fiao, como meio de


interligao de alimentao e passagem da informao entre dispositivos perifricos e a central, manter sua funcionalidade, no decorrer de um incndio, no tempo necessrio para o servio exigido. Esta segurana pode ser conseguida por meio: a) da qualidade do prprio cabo em condies adversas; b) por proteo do cabo contra temperaturas altas; c) de passagem do cabo por reas frias ou com pequena quantidade de material inflamvel; d) de recursos do sistema eletrnico que eliminam a parte do cabo em curto-circuito ou interrompido, como detectores danificados do resto do circuito: - neste caso, a perda deve ser limitada pelo traado da fiao que impedir perda de funcionamento dos elementos no alcanados pelo fogo; - tambm deve ser garantida que a variao da resistncia dos fios,nesta situao de interrupo do circuito eltrico, no altere a qualidade da superviso e da deteco; - os elementos de separao de partes da linha com defeito devem ser seguros em seu funcionamento para que indues e sobretenses no coloquem em risco o funcionamento de outros equipamentos perifricos ou a central, durante um incndio; - a central no deve ser prejudicada no seu funcionamento correto por indues, alteraes da quantidade de dispositivos ligados ou variaes da resistncia eltrica da linha ao receber e transmitir informaes; - os alarmes, em vrios detectores automticos ou acionadores manuais, simultaneamente, devem ser indicados e memorizados individualmente na central, com e sem defeito na fiao de interligao, com os tempos de atuao previstos para tais sistemas nesta Norma; - os dispositivos de indicao paralela no campo devem indicar os alarmes individualmente ou em grupos, dependendo da necessidade na sinalizao, independente do estado da fiao e da perda de um ou vrios detectores pela ao do fogo; - a queima de um detector ou o defeito na fiao no pode eliminar a sinalizao do alarme na central, depois de sua ativao pelo elemento ainda em condio de funcionamento; - a informao de defeito, no caso da interrupo da fiao ou de curto-circuito, deve incluir a indicao

de todos os elementos ou reas que esto sendo eliminadas da superviso pela central.
Notas: a) Estas exigncias a um sistema especfico computadorizado devem ser garantidas pelo fabricante, pelo projetista e pelo instalador, para considerar o sistema com uma segurana melhor que a exigida para sistemas comuns nesta Norma. b) Neste caso, as reas, a quantidade de detectores por linha fsica ou as reas fechadas podem ser aumentadas pelos fatores definidos nesta Norma. Deve-se controlar, no projeto e na execuo da obra, que o tempo de deteco em todas as reas fechadas pode ser garantido antes da perda da fiao pela ao do calor. Notas: a) Em sistemas comuns, a rea mxima que pode ser perdida na superviso no caso de defeito de 1600 m2 ou 10 reas individuais fechadas por portas. b)No caso da deteco simples, o tempo necessrio exigvel para a fiao suportar o calor do incndio o tempo de deteco acrescido do tempo necessrio para a passagem do alarme, desde o detector at a central. c)No caso da deteco em vrias dependncias, o tempo necessrio exigvel para a fiao para garantir a passagem do alarme de vrios dispositivos de deteco em reas fechadas at a central. d)Dependendo da edificao e da ocupao das reas supervisionadas, as exigncias ao projeto, instalao e seleo dos materiais de instalaes podem variar consideravelmente.

D-1.1 Para avaliar um sistema e cumprir um fator 2 de segurana, as perguntas prescritas em D-1.1.1 a D-1.1.6 devem ser respondidas positivamente, para o sistema ser considerado como tal.
D-1.1.1 Cada detector ou rea identificada na central,

individualmente, tambm em caso de a fiao entrar em curto-circuito ou ser interrompida ?


D-1.1.2 No caso de queima de um detector depois do alarme,

ou de a fiao entrar em curto-circuito ou ser interrompida, esta identificao de um alarme no detector atingido pelo fogo ser memorizada na central?
D-1.1.2.1 So indicados o ponto do defeito e os elementos

de deteco perdidos para atuar ao mesmo tempo na central ?


D-1.1.3 Se existem chaves dentro dos dispositivos de

deteco para neutralizar um defeito, o que acontece se estes elementos esto influenciados por correntes capacitivas e indutivas?
D-1.1.3.1 Existe a possibilidade de estes elementos deixarem

de funcionar?

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

59

D-1.1.3.2 Se a resposta afirmativa, que quantidade mxima

de elementos podem deixar de funcionar dentro de um circuito?


D-1.1.3.3 Estes dados esto avaliados por ensaios prticos? D-1.1.3.4 O espao sem proteo aumenta, neste caso,

e no ensaio final, aumentam a segurana do sistema em caso de incndio, para atingir um nvel superior s exigncias contidas nesta Norma. c)No caso em que defeitos perifricos possam influenciar o funcionamento da central no decorrer do incndio, eliminando uma rea maior que 1600 m2 da superviso, ou impedir a sinalizao de reas afetadas pelo incndio, a segurana do sistema pode ser considerada diminuda em relao s exigncias desta Norma para sistemas convencionais.

acima de 1600 m2, rea mxima supervisionada por uma linha comum, ou elimina mais que 10 reas fechadas da superviso ?
Nota: Neste caso, o sistema deve obedecer s exigncias para sistemas comuns definidos nesta Norma. D-1.1.4 Em caso de um curto-circuito ou de uma interliga-

D-2 Em relao a comandar elementos perifricos pela


mesma fiao de deteco, o sistema deve cumprir todas as exigncias desta Norma e deve ter a comprovao do projetista e do instalador de que a fiao do comando no pode ser inutilizada pelo fogo no tempo definido para seu funcionamento, como por exemplo, queima de detectores, queima da interligao, defeito em chaves eletrnicas que separam a linha ou um aumento excessivo da resistncia da fiao que impede a atuao de elementos ou controladores, quando o sistema classe A se transforma em dois sistemas de classe B. Se for utilizada uma fonte auxiliar de energia para o funcionamento do elemento a ser controlado pelo sistema, ambas as alimentaes eltricas, passagens de energia, tenses, correntes e suas protees devem corresponder s exigncias desta Norma. Tendo mais possibilidade de falhas no sistema inteligente que nos comuns, onde uma fiao nica ativa controla o elemento perifrico, o projetista e o instalador devem comprovar que seu sistema de alimentao e controle, em separado, garante uma melhor segurana do sistema total que as exigncias desta Norma. As seguintes perguntas devem ser respondidas para qualificar o sistema de deteco, no caso de se ativarem os elementos perifricos de sinalizao e de controle pela fiao de deteco: D-2.1 Existe na fiao da deteco a possibilidade de que, em caso de curto-circuito ou interrupo da fiao provocada pelo fogo, seja eliminada a atuao de um elemento de alarme, controle ou sinalizao ? D-2.2 Quando afirmativo, dois outros elementos comandados pelo circuito garantem o alarme, o controle de dispositivos de segurana e a sinalizao na mesma sala, e no podem ser atingidos pelo mesmo problema no tempo previsto para manter a segurana nesta rea ? D-2.3 No caso de vrias reas destrudas pela ao do fogo, os avisadores, o controle e a sinalizao, no atingidos pelo fogo, podem ser mantidos em operao por quais meios tcnicos ? D-2.4 Que meios de segurana esto previstos no projeto executivo e na instalao do sistema, fora da exigncia desta Norma, para justificar uma melhoria da segurana do sistema em questo ? (A segurana de um sistema no pode ser avaliada genericamente, mas depende do projeto especfico e da instalao adequada).
Nota: Qualquer sistema, cumprindo as exigncias deste Anexo na sua filosofia, nos elementos e componentes especficos e no projeto executivo com instalao adequada, tambm pode ser considerado apto para a considerao dos mesmos privilgios pretendidos para o sistema computadorizado, previsto para uma edificao especfica.

o da fiao dos detectores acidentalmente com a rede de 110/220 Vca, at que ponto ou limite o defeito resultante pode chegar a destruir a funo dos elementos perifricos e dos componentes da central ?
D-1.1.5 Existe perigo de choque eltrico no caso da manipulao dos elementos do sistema pelo usurio ou pela vigilncia na central ? D-1.1.6 Em caso de defeitos nos componentes do sistema,

no decorrer do incndio pela ao do calor, que garantias podem ser dadas para o sistema em relao deteco do incndio em reas adjacentes da rea em chamas: a) pelo sistema? b) pela distribuio dos elementos na rea? c) pela proteo prevista para os elementos contra calor e danos mecnicos em caso de falhas, por exemplo, na sustentao dos cabos ou da queda de outros elementos acima da fiao da deteco? d) que segurana adicional foi obtida com estas protees, alm das exigncias contidas nesta Norma?
Notas: a) No melhoram a segurana do sistema, em caso de incndio, argumentos de venda para os equipamentos, como: - o controle automtico - do estado de envelhecimento do detector; - do acmulo de sujeira no detector, etc. - o desligamento pela central de um ou vrios detectores interligados pela mesma fiao; - o uso de software da central para o controle dos dispositivos perifricos (nvel de alarme nos detectores, etc.); - o uso de sistemas com fiao classe A quando os fios de ida e volta passarem pela mesma tubulao no mesmo trajeto; b)Somente as exigncias adicionais em relao ao projeto da rede e de especificaes bem definidas na escolha do material de isolao da fiao contra o calor com mode-obra qualificada e um sistema de controle de qualidade no recebimento dos materiais, no decorrer da instalao

/ANEXO E

60

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

ANEXO E - Observaes e informaes adicionais para o clculo da bateria

E-1 Definir o tipo da central e as alimentaes disponveis


para fornecimento de energia eltrica, com a possibilidade de interrupo ou desligamento.

E-2 A corrente , praticamente na maioria dos casos,


independente da quantidade de detectores por linha ligados no estado de vigilncia, mas no em estado de alarme, quando detectores controlam equipamentos e instalaes prediais.

E-6.1 Estes valores devem ser retirados da informao tcnica do fabricante da bateria. Deve ser utilizada a temperatura que o lugar da instalao pode alcanar no inverno.

E-7 A capacidade da bateria instalada deve incorporar todos


os fatores de diminuio da capacidade e ultrapassar pelo menos 20% da capacidade calculada.

E-3 Normalmente os avisadores somente so ligados em


caso de alarme, mas linhas de alarme podem ser supervisionadas. No caso de superviso, prever tambm as correntes de repouso por linha.

E-8 Devem ser retificadas as correntes de alarme nos seguintes casos:


a) na diminuio da corrente de vigilncia, no caso de alarme; b) no aumento da corrente parcial para a rea em estado de alarme, quando o sistema subdividido; c) em relao s correntes de pulsos, para ativar componentes especficos.
Nota: Se necessrio, deve ser anexado a esta documentao um diagrama do consumo em funo do tempo, para a definio da corrente mxima.

E-4 Anotar todos os outros equipamentos que so ligados na central e o consumo destes, em estado de repouso e em estado de alarme, como por exemplo, quadros sinticos, rels auxiliares e outros dispositivos de controle predial, ativados em estado de repouso ou ativados em estado de alarme por tempo indefinido ou em forma de pulso de 20 s a 30 s. E-5 Definir a corrente de carga para a recuperao da
bateria em 18 h (36 h em caso de sobredimensionamento). Este tempo pode ser diferente para os diversos sistemas.

E-6 Controle do total da corrente consumida para definio da fonte de alimentao 110/220Vca/24Vcc e do fator de reduo da capacidade da bateria por sobrecorrente.

E-9 Indicao da corrente mxima que a fonte da central de 110/220Vca/24Vcc instalada pode suprir constantemente.

/ANEXO F

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

61

ANEXO F - Sistema de deteco automtica ou manual interligado com instalaes de combate automtico

F-1 O combate automtico pode ser executado por gs


inerte, ou seja, CO2, N2 (nitrognio), halon ou por gua.

F-2 No caso do combate com gs, os equipamentos, pelo fato de serem atingidos pelo gs inerte, no necessariamente precisam ser desligados automaticamente da alimentao eltrica. O perigo s existe para o ser humano que precisa do oxignio do ar puro para sobreviver. Qualquer diminuio do oxignio, ou a intoxicao do ar, apresenta perigo. F-3 No caso do combate com gua, as pessoas no esto
imediatamente em perigo, mas os equipamentos e instalaes eltricas devem ser desligados da alimentao eltrica, para evitar novos focos de incndio provocados por curtos-circuitos da gua de combate. No a gua propriamente que provoca o curto-circuito, mas sim os vapores que se originam no combate com gua, que so altamente cidos, e a condensao sobre metais, que alm de comear uma corroso incontrolvel, so condutivas e provocam os temidos curto-circuitos em instalaes.

c)Os acionadores manuais podem, para a ativao do sistema de combate, atuar sobre as duas linhas ou laos simultaneamente, ou pode ser utilizada uma terceira linha ou lao para tal fim. d)Em caso de ativao do sistema pelas duas linhas ou laos, a indicao do alarme no acionador manual deve ser duplicada.

F-6 Para proteo da vida humana deve-se observar o prescrito em F-6.1 e F-6.3.
F-6.1 reas pequenas sem possibilidade de alojar pessoas
F-6.1.1 Quando a rea do combate restrita a um invlucro,

onde impossvel que uma pessoa possa alojar-se, o sistema de combate pode ser ativado pelos detectores ou pela central, com as portas fechadas e trancadas.
F-6.1.2 Em caso de ativao com as portas de acesso ao

F-4 No combate com gases inertes, pode-se dividir as reas


em trs tipos, conforme prescrito em F-4.1 e F-4.3. F-4.1 rea do combate restrita a um invlucro, onde impossvel que uma pessoa possa alojar-se dentro dela com portas fechadas. F-4.2 reas tcnicas que somente nos casos de manuteno preventiva e corretiva esto ocupadas com pessoal da manuteno, como geradores de energia eltrica, subestaes, tneis de cabos, etc. F-4.3 reas onde a presena humana praticamente permanente e que, pela grande carga de materiais incendirios e com reas de difcil acesso, adota-se um sistema de combate automtico.

invlucro abertas, ou sem tranca adequada, a perda do gs de combate para o ambiente inevitvel, alm do perigo de as pessoas serem atingidas pela onda de presso.
F-6.1.3 Depois da descarga do agente extintor, uma

sinalizao dupla na porta de entrada deve sinalizar o alarme e a inundao da rea com gs.
F-6.1.4 Como as reas com combate automtico tm uma certa estanqueidade contra o vazamento do gs, para assegurar a extino do incndio, pode ser esperada, depois da ativao do combate com gs, uma certa sobrepresso no invlucro que, quando no devidamente controlada, pode pr em perigo outras instalaes ou o pessoal de segurana na rea. F-6.1.5 Depois da extino e do controle da presso interna

F-5 Todos os sistemas de deteco automtica que atuem


sobre a ativao de um sistema de combate automtico devem ser do tipo de linhas ou laos cruzados ou pelo menos dois detectores independentes devem entrar em estado de alarme, quando o sistema trabalha sem central. O sistema com dois detectores individuais sem central somente pode ser utilizado em reas pequenas, sem possibilidade de alojamento de pessoas. Uma ativao em duas vezes de um nico detector pode ser aceita como substituio aos sistemas de linhas ou laos cruzados em reas pequenas, sem possibilidade de alojamento de uma pessoa.
Notas: a) O termo linha ou lao cruzado significa que, para ativar um sistema de combate, duas linhas ou laos de deteco que supervisionam a mesma rea ou o mesmo espao devem ser ativados por detectores independentes. A rea supervisionada pelos dois detectores a mesma rea supervisionada por um detector em sistemas convencionais. b)No caso de movimentao do ar, as distncias entre os pares de detectores diminuem de acordo com as Figuras 14 e 15 do Anexo B (troca do ar em funo da rea supervisionada por detector).

do invlucro, a porta pode ser aberta por pessoal autorizado e a rea deve ser bem ventilada para evitar bolses de gs inerte, especialmente no fundo dos armrios e nos leitos subterrneos dos cabos.
F-6.1.6 Uma vedao das entradas dos cabos indispensvel, no somente para evitar que o fogo se alastre para outras instalaes, mas tambm para evitar a difuso do gs para outras reas.

F-6.2 reas tcnicas com presena humana somente em caso de manuteno


F-6.2.1 Em reas fechadas com possibilidade de presena

humana, em caso de manuteno, o sistema deve prever um bloqueio (desativao temporria) do sistema de combate, montado internamente perto da porta principal de sada, na forma de um interruptor com chave, que impossibilite o combate com gs quando pessoas permanecerem na rea.
Notas: a) Este interruptor desliga o sistema (muitas vezes chamado trava do sistema) com uma chave especial que no pode ser retirada do interruptor, a no ser que o sistema seja ativado novamente.

62

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

NBR 9441/1998

b)Todas as pessoas com direito a entrar nas reas restritas retiram esta chave de um lugar estratgico supervisionado, antes de comearem o servio. No decorrer do servio, uma placa de aviso de manuteno deve ser colocada, pelo mesmo pessoal, na central de alarme de incndio, como na porta principal de entrada para a rea, com data, hora e tempo de desativao previstos. c)Todos os componentes para o controle dos sistemas de combate nas reas devem ser na cor vermelha e devidamente indicados quanto ao seu uso e quanto s conseqncias, no caso de operao errada. F-6.2.2 No caso de uma porta de acesso ser aberta ou o

F-6.2.8 Todo bloqueio com chave, ou cada abertura de um acesso para a rea, deve ser sinalizado na central e em todas as outras portas de acesso. O sistema de bloqueio manual pode ser restrito porta principal.

F-6.3 reas com pessoas permanentemente presentes como reas de processamento de dados e reas de controle em fbricas ou de segurana pblica
F-6.3.1 Nos casos de reas grandes que podem contar com uma interveno do prprio pessoal presente na rea, os sistemas automticos podem ser bloqueados por um sistema de bloqueio com chaves retirveis na prpria rea, perto da porta principal de sada da rea protegida, no tempo normal de expediente. Depois do expediente, com pouco pessoal presente, o sistema pode ser ligado na ativao automtica por meio da deteco. F-6.3.2 No caso de prever este bloqueio (ver F-6.3.1), a

sistema ser bloqueado com chave, o sistema de extino no pode ser ativado pelo alarme. Controladas as portas de entrada na rea, como na central, uma sinalizao luminosa e, quando necessrio, com som de alerta como na central, deve avisar os supervisores.
F-6.2.3 No caso de ser previsto um sistema de combate

para proteo de vrias reas isoladas, o bloqueio atua somente sobre o comando de ativao desta zona, e inibe a atuao da vlvula direcional desta zona. Assim, as outras reas no so atingidas pelo bloqueio de uma rea isolada.
F-6.2.4 Como as vlvulas direcionais podem ter vazamentos,

central e o dispositivo de bloqueio (interruptor) devem ter uma sinalizao luminosa que indique seu estado bloqueado ou desbloqueado, alm de uma descrio perto da chave de bloqueio, ou seja, como o sistema deve ser manipulado no local para desbloquear o sistema de combate automtico, em caso de emergncia.
F-6.3.3 Em reas com presena humana, o sistema de

em caso de alarme todas as reas devem ser abandonadas e depois a descarga deve ser controlada contra acmulo indevido de gases utilizados no combate.
Nota: A sinalizao do agente extintor disparado, como o travamento das portas de acesso para controlar a sobrepresso, idntica s explicaes para reas pequenas. F-6.2.5 No caso de ativao do sistema no mesmo instante

combate com gs inerte, como CO2, N2, halon, etc., deve obedecer seqncia: a) ativao do alarme de evacuao e preparao do sistema de combate automtico, somente no caso de duas linhas de deteco independentes entrarem em estado de alarme ao mesmo tempo (laos ou linhas cruzadas). Em casos especiais, pode-se optar por ativar um pr-alarme dentro da rea, com uma nica linha em alarme; b) imediata ativao do alarme de evacuao, com indicao visual de todas as sadas de emergncia disponveis, no caso de alarme em duas linhas ou laos de deteco. No pode ser introduzido um tempo para averiguao da causa do alarme; c) o destravamento de sadas normalmente fechadas, para aumentar o nmero de sadas de emergncia, deve ser acionado e portas corta-fogo e de passagem, normalmente abertas dentro da rea protegida, devem ser fechadas imediatamente para evitar a passagem da fumaa. Isto inclui tambm todos os dutos de ar que entram e saem da rea protegida;
Nota: Passagens de cabos devem ser fechadas permanentemente contra passagem de fumaa e a resistncia contra fogo deve ser de pelo menos 1 h.

do desbloqueio manual, deve ser previsto um tempo de retardo do incio do combate que permita pessoa sair da rea e travar a porta. Um acionador de bloqueio manual rpido pode ser previsto em paralelo com o bloqueio com chave (opcional).
F-6.2.6 Como em reas grandes necessrio manter a

concentrao do gs para tempos estendidos para apagar as chamas abertas e resfriar o ambiente para evitar um novo surgimento do fogo, a central de deteco e combate deve ter a possibilidade do disparo manual da reserva de gs parcialmente, depois do disparo do sistema principal ou, em caso de defeito na central de deteco, toda a reserva ou parte dela deve ser disparada manualmente no local da instalao do sistema de combate.
Nota: Entende-se que o lugar da instalao do sistema de combate deve ser de fcil acesso e no pode ser dentro ou perto da rea protegida quando existir risco de segurana para as pessoas em caso de emergncia (invaso do local pela fumaa, temperaturas altas ou materiais que possam ser atingidos pelo fogo), constituindo uma nova ameaa para a rea. F-6.2.7 A sinalizao de alarme visual e acstico deve ser

instalada fora da porta de acesso e dentro da rea protegida, em todas as portas de sada. A sinalizao deve ser repetida quantas vezes forem necessrias, para dar cobertura a toda rea, tomando em considerao uma movimentao da pessoa dentro da rea de no mximo 2 m para visualizar a sinalizao. O sinal deve ser ouvido em toda a rea, mas no deve impedir a comunicao verbal entre as pessoas.

d) retardar a ativao do sistema de extino por um tempo predeterminado que possibilite a sada de todo o pessoal presente, tomando em conta uma velocidade no maior que 15 m/min para uma pessoa caminhar desde o ponto mais distante at a porta de sada mais prxima; e) um interruptor manual instalado perto da porta principal de sada deve ser previsto para retardar a

NBR 9441/1998

Licena de uso exclusivo para Target Engenharia e Consultoria Ltda Cpia impressa pelo sistema CENWin em 09/05/2005

63

ativao do sistema de combate, em casos especiais, alm do tempo previsto originalmente.


Nota: Todas as outras recomendaes de segurana devem ser extradas de F-6.1.

b) dois alarmes independentes em linhas cruzadas; c) sistema em contagem regressiva para ativao do combate; d) sistema inibido de atuar; e) sistema com defeito (por exemplo, fio interrompido, fios em curto-circuito, vlvula atuada, agente extintor disparado sem renovao da carga, etc.); f) esta sinalizao independente para cada sistema de combate ou para cada setor, se um sistema com bateria central protege vrias reas. Neste caso, devem ser supervisionadas as vlvulas direcionais para que o gs chegue a rea certa. F-7.10 A sonorizao de alarme prevista para a rea em perigo deve ser similar s exigncias do sistema em geral, como segue: a) pr-alarme - som intermitente; b) evacuao - som bitonal;
Nota: No caso de um nico alarme pode ser escolhido entre som intermitente e som bitonal.

F-7 Para a superviso eltrica do sistema, deve-se observar


o prescrito em F-7.1 a F-7.11. F-7.1 Todos os sistemas de deteco, alarme e comando devem ser supervisionados pela central contra rompimento de fios e curto-circuito. O bloqueamento de um sistema no pode inibir a superviso da fiao de deteco ou de alarme e sinalizao de um comando. No caso de curto-circuito, a ativao da linha de comando deve ser inibida para evitar um excesso de corrente sobre os fios e rels de controle. Um alarme especial ativado na central e na rea para avisar tal fato no instante em que for detectado. F-7.2 Deve ser prevista a possibilidade do disparo manual do sistema de extino diretamente no local da instalao das vlvulas de reteno do agente extintor e das vlvulas direcionais. F-7.3 Dentro da rea protegida, na porta principal de sada, deve ser instalado, obrigatoriamente, um interruptor com boto do tipo push botton, sem possibilidade de travamento ou reteno, e que bloqueie a ativao do sistema de combate, no tempo em que este for acionado manualmente (o interruptor instalado para bloqueio prolongado com chave opcional para facilitar o manejo do sistema nas horas de trabalho normais nas reas, mas no substitui o interruptor manual, neste caso). F-7.4 Liberando-se o bloqueio manual, um retardo adicional deve ser previsto para permitir a sada da pessoa da rea que retardou a ativao do sistema de combate e fechar a porta . F-7.5 Depois da ativao do combate com gs, o som do alarme deve ser alterado para sinalizar a invaso da rea e o perigo de morte de uma pessoa no adequadamente protegida ao entrar na rea. F-7.6 Esta sinalizao sonora e visual deve ser mantida ativada at a rea ser ventilada e verificado que no existem mais bolses de gs sem ar respirvel. F-7.7 Este controle, antes da liberao da rea, importante no caso de sistemas abaixo do nvel trreo, em navios, ou nos casos onde o vazamento do agente extintor pode atingir reas subterrneas e assim gerar uma rea de perigo para a vida humana. F-7.8 Depois de verificar que todas as reas esto fora de perigo, o sistema de alerta pode ser desligado na central pelo pessoal responsvel pela segurana humana. F-7.9 Devem ser sinalizados adequadamente na central: a) alarme individual das linhas de deteco;

c) sistema disparado - som contnuo de baixa intensidade, porque avisa somente as pessoas perto das portas para evitar uma entrada desautorizada. F-7.11 Todos os componentes do sistema de controle na rea supervisionada devem ser na cor vermelha e devidamente identificados, com as instrues de operao.

F-8 As recomendaes para depois da extino so as prescritas em F-8.1 e F-8.2.


F-8.1 Em qualquer instalao de sistemas de combate automticos deve ser prevista uma forma prtica para eliminao do agente extintor, sem agresso ao meio ambiente e sem colocar pessoas em perigo. F-8.2 Esta eliminao pode ser concretizada por meio de uma canalizao especial de drenagem de gua no caso de sistema de dilvio ativado por detectores automticos, para no inundar as escadas e reas de circulao. Em caso de combate com gases, deve ser previsto um sistema de ventilao com ar fresco e exausto do gs inerte. O sistema de ventilao deve atingir todos os ambientes onde o gs de combate pode penetrar e se acumular sem vazamento natural.
Nota: Gases como CO2, N2 e halon so mais pesados que o ar e tendem a acumular-se no cho, em pores e leitos de cabos abaixo do piso, etc. No caso de falta de uma vedao adequada dos leitos de cabos e outras aberturas, os gases podem descer por vrios andares sem serem detectados, at acumularem-se no poro ou nas garagens dos prdios.

You might also like