You are on page 1of 2

Exerccios 7 INTRODUO LGICA - 7.

.1 Lgica: Sentido Amplo Em um destes finais de semana, durante o campeonato brasileiro de futebol, dois times se encontraram para mais uma partida decisiva e aps o jogo decidido, o torcedor de um dos times falou: deu a lgica, meu time era melhor e merecia vencer. Em outras situaes, ouvimos: o mais lgico a fazer seguir por este caminho. Ou ainda, lgico que gosto mais de suco da laranja do que de suco de goiaba ou dirigia bbedo, e a conseqncia lgica foi o desastre ocorrido. Em todas essas situaes a palavra lgica tem um sentido de ser algo mais certo a fazer ou que estivesse evidente que fosse acontecer. Seria o resultado natural, a concluso inquestionvel e inevitvel de uma certa situao ou fato. Isso quer dizer que em sentido amplo a lgica significa: evidncia, certeza, clareza, exatido. Se deu a lgica, deu o que tnhamos a certeza que fosse acontecer, como a vitria do time de futebol ou o acidente com a pessoa alcoolizada. Essa compreenso da lgica importante para avanarmos um passo no nosso estudo da disciplina filosfica Lgica, que nasceu na Grcia, quando a grande preocupao dos filsofos era identificar a possibilidade do conhecimento: possvel ao homem conhecer? O que verdade? O que conhecimento verdadeiro? Essas questes foram discutidas atravs da Lgica, que busca identificar princpios, critrios e regras para se chegar ao conhecimento verdadeiro, como veremos a seguir.

Vamos iniciar este tpico destacando que o objeto da Lgica o raciocnio, do ponto de vista da validade e correo dos pensamentos em si; ou seja, a lgica procura apenas determinar as condies formais dos nossos raciocnios, analisando-os sob o ponto de vista da verdade ou falsidade. Ento, o objetivo primordial da lgica estabelecer leis para construir os caminhos do pensamento correto, ou apresentar-se como uma disciplina filosfica que investiga o raciocnio e que formula as leis para distinguir os argumentos vlidos daqueles que no esto bem construdos ou invlidos. Para entender bem o funcionamento do raciocnio, vamos apresentar uma diferena importante em relao proposio e argumento: quando definimos a proposio, dissemos que ela pode ser expressa como um discurso/sentena/enunciado cujo resultado pode ser verdadeiro ou falso. Correto? Muito bem. E os argumentos? Podem ser verdadeiros ou falsos? No. Os argumentos podem ser vlidos ou invlidos. A validade do argumento analisada a partir da forma como as premissas e a concluso esto organizadas, independentemente do contedo quer das premissas, quer da concluso.

Deduo

o tipo de raciocnio que parte do geral para o particular.

O que ns vimos sobre argumentao que ela pode ser definida como o desenrolar de um raciocnio com o objetivo de defender ou repudiar uma tese ou ponto de vista, para convencer um oponente, um interlocutor circunstancial ou a ns prprios. Mas, o que seria a argumentao dedutiva? Antes de responder a esta questo, vamos compreender o que significa deduo: no Dicionrio Aurlio, deduzir est relacionado com um raciocnio que nos permite tirar de uma ou vrias proposies uma concluso que delas decorre logicamente. Vamos detalhar melhor este conceito: alguns amigos seus tm gatos que so manhosos; voc ganhou um gato, chamado Mimi, ento, logo Mimi tambm manhoso, ou seja, voc partiu de situaes gerais para uma situao particular. Transformando em argumento, o nosso exemplo ficaria assim:

Todo gato manhoso Premissa 1.

You might also like