You are on page 1of 4

Strip Planking Este sistema foi desenvolvido pela empresa na Nova Zelndia como uma alternativa ao processo convencional

em strip planking em madeira e tem sido utilizado com sucesso em vrios projetos desde embarcaes de 30 a 180 ps. A base do processo utilizar tbuas de espuma de PVC Divinycell com uma camada de tecido unidirecional em uma das faces sobre um molde macho de madeira. Normalmente construtores profissionais utilizam o mtodo one off com molde macho e laminao a vcuo ou mesmo a laminao em srie com a utilizao de espuma de Divinycell com vcuo ou vibradores. O processo de strip planking se destina a uma produo limitada de barcos por construtores profissionais ou amadores. O processo produz resultados aceitveis em termos de tempo de trabalho e qualidade do produto final. Entretanto, com esse processo, o peso final ligeiramente penalizado pela necessidade de colagens laterais entre as tbuas ou ripas de espuma de PVC Divinycell.

As principais vantagens do mtodo so: Maior velocidade de instalao das ripas comparado com a construo em madeira. Maior preciso no aparelhamento (acabamento da superfcie) da espuma pela facilidade de lixamento com tacos longos que permite um carenamento perfeito de toda a superfcie. Maior rigidez da estrutura durante a desmoldagem do casco. Possibilidade de incorporar reforos internos ao longo da construo. Menor peso da estrutura devido a menor densidade da espuma 60kgm3 em comparao com a madeira 750kg/m3.

www.barracudatec.com.br

Construindo o molde O molde para a construo de um casco pelo processo de strip planking em Divinycell difere muito pouco do molde macho para os outros mtodos. Uma das poucas diferenas que no so necessrias ripas longitudinais, que sero no caso substitudas pelas tbuas de Divinycell. Neste processo possvel incorporar sees de estruturas transversais, anteparas ou longitudinais, dependendo do projeto em questo. Quanto maior o barco, maior a possibilidade de serem instalados componentes adicionais da estrutura, o que reduz em grande parte o trabalho de cavernamento posterior. Note que no mtodo que utiliza madeira isto no possvel de ser realizado com a mesma eficincia. Um dos detalhes mais importantes do mtodo selecionar corretamente o espaamento de cavernas transversais do molde em funo da espessura do Divinycell de modo que no haja qualquer possibilidade de flexo lateral dos strips de Divinycell. Manufatura dos strip plankings Selecione uma mesa do tamanho necessrio para todo o comprimento dos strip plankings. Coloque as tbuas de espuma sobre a mesa e fixe todas elas com parafusos ou vcuo. Junte todas as arestas com adesivo de alta resistncia. Lamine uma camada de tecido unidirecional de 300 a 600 gr/m2 dependendo do tamanho do barco. Este laminado pode ser feito pelo processo manual ou com vcuo dependendo do tipo de sistema de resina a ser utilizado. Sobre o laminado deve ser instalada uma camada de peel ply. Depois do laminado curado remova as tbuas e corte os strips da largura mais conveniente. No remova ainda a camada de peel ply.

Instalando os strip plankings sobre o molde Primeiro determine como os strips vo ser instalados. Trabalhe na confeco de um plano de corte e instalao de modo a minimizar as perdas. Aplique uma ou mais camadas de filme desmoldante sobre as cavernas temporrias de madeira a fim de proporcionar uma desmoldagem suave. Comece pelo chine ou pela borda do barco. Em alguns casos de barcos com o casco redondo o inicio pode ser feito na metade transversal do casco e afinando para as pontas. De qualquer modo assegure que o plano de corte produza tbuas o mais uniforme possvel. A instalao das tbuas pode ser feita de vrias maneiras. O mtodo mais aceitvel utilizar parafusos de dentro para fora do molde. Eles devem ser fixados em uma ripa auxiliar ou bloco de madeira presa na caverna. Depois de instalados, e

www.barracudatec.com.br

feito o laminado, estes parafusos devem ser retirados. Outras maneiras de fixar incluem a utilizao de parafusos do lado externo para o interno, adesivos de cura rpida ou mesmo pregos rosqueados. Segue abaixo a descrio do mtodo: Instale as ripas de modo que elas fiquem o mais niveladas possveis de modo que no seja necessrio remover mais do que 5% da espessura da ripa durante o processo de nivelamento e acabamento da superfcie. Instale os parafusos sobre as ripas auxiliares por dentro do molde e fixe corretamente com os parafusos as ripas de Divinycell. No caso de serem instalados reforos na parte interna do plug, no esquea de remover o peel ply nestas reas. Aplique adesivo entre as partes laterais das ripas e remova o excesso no esquecendo de limpar o lado interno. Em alguns intervalos as ripas de espuma de PVC devem ser afiladas e chanfradas para conseguir o resultado final de cobertura nas partes de proa e de popa. Sempre tentar instalar os strips na direo longitudinal para preservar a direo do tecido unidirecional na parte interna dos strips. Logo que o strip estiver instalado e colado em suas laterais comece a instalao do prximo. Um boa pratica colocar strips opostos ao strip inicial. Aparelhando a espuma de PVC Logo que todas as tbuas (strips) estiverem sido coladas proceda com o aparelhamento da espuma. muito mais fcil lixar a espuma do que o laminado (fibra) externo do casco. Utilize tacos de madeira com pelo menos 1 metro de comprimento e 30 cm de largura. Utilize lixa de ferro com gro 36 -40 dependendo da densidade da espuma e dureza do adesivo. Laminao da camada externa Proceda a laminao de forma usual. Faa inicialmente a impregnao da espuma com a resina que ser utilizada na laminao. Lamine os tecidos biaxiais na direo especificada utilizando a quantidade de resina correta. Se for o caso faa uma pr impregnao das fibras antes de colocar sobre a espuma. Lamine a primeira camada e deixe inicialmente curar. Lamine em seguida as camadas subseqentes evitando muita espessura e coincidncia de superposies. Utilize peel ply para proporcionar uma superfcie lisa. Nesta altura no faa muita presso sobre a espuma pois ela ainda no desenvolveu grande resistncia longitudinal.

www.barracudatec.com.br

Acabamento do casco Proceda da forma usual para acabamento do casco. Podem ser utilizadas resinas epoxy ou polister com cargas de microesferas ocas. O procedimento de lixamento deve ser feito com tacos largos e compridos. Em seguida o casco pode ser desvirado com muito cuidado. Informaes sobre o processo podem ser conseguidas no livro Manual de Construo de Barcos. Laminao da camada interna Logo que o casco for desvirado proceda com a limpeza do interior e preencha com adesivo todos os espaos restantes entre as ripas, deixando a superfcie interna o mais suave possvel. Proceda com a laminao interna de forma usual, alinhando os tecidos biaxiais. Utilize peel ply na ltima camada para fornecer uma superfcie suave.

www.barracudatec.com.br

You might also like