You are on page 1of 8

Veculo: Revista MQUINAS E METAIS Data: Abril de 2003 Pginas: 316 329.

CONJUNTURA

Como aumentar a disponibilidade das mquinas e reduzir custos de manuteno


As aes de engenharia de manuteno so adotadas para proporcionar maior tempo disponvel das mquinas em uso no cho de fbrica a um custo mais acessvel. Este trabalho descreve algumas dessas aes, propostas para atenuar as dificuldades encontradas na rotina das equipes de manuteno. Esto descritos cuidados especiais para implementao e um mtodo para avaliar o retorno sobre as mudanas.
M. A. Fernandes

pesquisa A Situao da Manuteno no Brasil realizada em 2001 pela Associao Brasileira de Manuteno (Abraman), mostra que os custos com esta atividade no pas representam 4,2% do PIB, o equivalente a US$ 28 bilhes anuais. Outro dado interessante que cerca de 4% do faturamento bruto das empresas so gastos em aes de manuteno, uma indicao de que parte significativa do lucro pode estar sendo consumida nessa rea. Nestes custos esto incorporados gastos com mo de obra, peas sobressalentes e

contratao de servios. Tambm foram inclusos os gastos adicionais com horas extras dos funcionrios da manuteno, em decorrncia das paradas imprevistas causadas por manutenes corretivas, e compra de materiais e servios de manuteno em situaes de emergncia. No entanto no incorporam outros gastos ou prejuzos como: Lucro cessante decorrente do tempo perdido de produo; Aumento de gastos com horas extras de funcionrios da produo;

Fig. 1 - Indicadores de custos e de perda de produo


Marcelo vila Fernandes diretor da empresa Astrein, de So Paulo (SP). Reproduo autorizada.

CONJUNTURA
Aumento de gastos com energia decorrente de produo fora do horrio contratado; Gastos extras decorrentes de acidentes com pessoal e instalaes; Multas e prejuzos de imagem associados a acidentes ambientais; Multas contratuais e prejuzo de imagem decorrentes de atrasos na entrega de produtos e Lotes perdidos ou refugados por falta de qualidade no processo produtivo. Para lidar com o alto grau de envolvimento da manuteno com os setores de operao, segurana, qualidade e meio ambiente, e em funo do impacto que as aes de manuteno podem provocar, diversas empresas passaram a adotar prticas que se configuram hoje nas principais tendncias na rea de manuteno. Essas tendncias, no entanto, so seguidas apenas por um pequeno nmero de empresas que trabalham de maneira apropriada com a equao da manuteno, que tenta localizar o ponto timo entre custo, disponibilidade e confiabilidade das instalaes, objetivo principal da equipe de manuteno. Esta constatao foi revelada por uma pesquisa feita pela empresa Astrein Engenharia de Manuteno na regio de Campinas, em outubro de 2002, com empresas de mdio porte dos segmentos metalrgico, de autopeas, servios, mquinas e txtil, qumico, de alimentao e agropecurio. Observou-se que 65% dessas empresas, mantm relatrio para acompanhamento de custos de manuteno e 78% delas acompanham os tempos perdidos de produo em decorrncia de falha nos equipamentos. Ficou comprovado que as equipes so fortemente cobradas pelos dois principais indicadores de desempenho da manuteno. As equipes desenvolvem e executam programas de inspeo e de manuteno preventiva (84%), estratificam as causas dos problemas mais freqentes (87%) e utilizam software para gerenciamento da manuteno (57%), alm de adotarem aes recomendadas para aprimorar o desempenho da manuteno. Poucas empresas praticam o planejamento de manuteno (32%), pequena parte calcula ndices de tempo mdio para reparo, disponibilidade e confiabilidade (30%) e menos ainda utilizam formulrio de solicitao de manuteno informatizado (27%). Esses dados demonstram que h espao para avanar no gerenciamento da manuteno. Oitenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que encontram dificuldades para cumprir tarefas dirias. Os principais problemas relatados por eles esto apresentados na figura 2, comprovando que, apesar dos esforos consumidos na adoo das melhores prticas de manuteno, os seus trs principais pilares (mode-obra, peas sobressalentes e equipamentos disponvel) continuam a ser os principais obstculos no dia-a-dia. Esta constatao comprovam que os esforos desenvolvidos pelas equipes no so suficientes para eliminar as falhas na implementao das aes de engenharia de manuteno, tanto de foco quanto de sincronismo. Ainda h neces-

Fig.2 - Dificuldades para executar as atividades dirias

CONJUNTURA
sidade de maior especializao e coordenao. A existncia de planos de inspeo e de manuteno preventiva no adequados ou implementados parcialmente, associados falta de sistemtica para planejamento e programao dos servios, gera situaes nas quais a equipe de manuteno no consegue intervir porque o equipamento no est disponvel, as falhas no so detectadas com antecedncia e as peas sobressalentes so solicitadas apenas no momento em que o equipamento j esta parado. Com isso, h desperdcio de mo-de-obra, alto ndice de manuteno em condio de emergncia, aumento da durao dos servios e aumento dos custos na compra de sobressalentes. Para seguir as tendncias mundiais na rea de manuteno e implementar as melhores prticas, possvel desenvolver aes de engenharia de manuteno de maneira unificada, com apoio nas modernas metodologias e tecnologias existentes temas desenvolvidos no prximo tpico.

Origem
A figura 3 mostra de forma simplificada o fluxograma de informao dentro do departamento de manuteno, onde os setores de operao e manuteno respondem pela origem das necessidades de manuteno. A operao identifica anomalias e informa panes nos equipamentos e, durante a manuteno, os inspetores identificam precocemente a existncia de falhas. Nesta fase tambm apontada a necessidade de melhorias, reformas e manutenes preventivas.

Planejamento e programao
Estas necessidades so encaminhadas ao planejamento, que se encarrega de, em conjunto com os supervisores de manuteno, descrever, para cada uma delas, o que e como deve ser feito, relacionar profissionais e estimar tempos de execuo, relacionar materiais sobressalentes, ferramentas e servios a contratar. Na etapa de programao dos servios so definidas as prioridades de execuo dos servios e as datas de execuo, com base na disponibilidade dos recursos, na preparao dos materiais e ferramentas e as reunies de consenso.

Aes da engenharia de manuteno


A engenharia de manuteno rene um conjunto de aes para corrigir as deficincias anteriormente apresentadas e constitui-se em importante centro de informao, que subsidia a tomada de deciso para se atingir o objetivo principal da manuteno. A base das aes da engenharia de manuteno est diretamente vinculada ao ciclo de gerenciamento de manuteno (figura 3).

Execuo
Nesta etapa, os servios so executados e so coletadas informaes como horas trabalhadas por cada funcionrio, sobressalentes utilizados, tempos de atendimento, medio de servios de terceiros, comentrios e observaes sobre os servios e classificao dos componentes, defeitos, causas e intervenes.

Fig. 3 - Ciclo de gerenciamento da manuteno

CONJUNTURA
Definir e manter os indicadores de desempenho com os respectivos parmetros de referncia, atualizar os cadastros de sistemas e de fichas tcnicas dos equipamentos, formar a rvore dos equipamentos, estabelecer a criticidade de cada componente e formar a lista de sobressalentes. Atualizar os planos de manuteno existentes, envolvendo rotinas de manuteno preventiva, inspeo, lubrificao e calibrao. Reviso do cadastro de Ordens de Servio sistemticas associadas aos planos de manuteno dos equipamentos e respectivas periodicidades. Manter o sistema em regime normal de operao com a preparao e conscientizao dos profissionais envolvidos com as atividades de manuteno, para apontamento e registro dos servios executados. Inclui-se aqui o registro das horas de mquina parada e causas das avarias dos equipamentos. Conduzir os planos de manutenes sistemticas (preventivas, inspees, lubrificaes e calibraes) com respectivos apontamentos e anlises e conduzir o plano de manuteno preventiva no sistemtica, oriundas de inspees e/ou check-list, com os informativos necessrios para as reas solicitantes. Preparar os materiais sobressalentes e ferramentas necessrias a execuo dos servios. Analisar os servios planejados, analisar as programaes e back-log, equalizar a mo-deobra e estabelecer novas periodicidades para os

Controle
As informaes so lanadas em um sistema informatizado de gerenciamento, onde so encerradas as ordens de servio, atualizando os planos de manuteno e formando histrico tcnico e estruturado dos equipamentos. O controle das atividades da equipe realizado com base nessas informaes, com a emisso dos relatrios de desempenho dos grupos de trabalho e dos equipamentos, para promover o aperfeioamento de mtodos e resultados. A auditoria permanente realizada sobre esses dados, avaliando a qualidade e a quantidade dos dados inseridos no sistema.

Anlises
O sucesso da poltica de manuteno adotada medido nesta etapa, quando so geradas as recomendaes equipe de manuteno a partir da avaliao dos custos de manuteno, classificao ABC, anlise das paradas dos equipamentos e deteco de avarias repetitivas.

Planejamento e controle de manuteno


A consolidao do Ciclo de Gerenciamento de Manuteno se faz pela prtica permanente de aes de planejamento, programao e controle de manuteno (PCM), composta das seguintes atividades:

CONJUNTURA

servios, em funo das anlises de causas e desvios de planejamento. Formar histrico tcnico estruturado dos equipamentos e instalaes, com as ocorrncias planejadas e imprevistas, compor e analisar mensalmente os relatrios gerenciais de manuteno. Orientar os gerentes e chefes para obteno de melhores resultados em relao disponibilidade, confiabilidade e produtividade dos equipamentos e das equipes de manuteno, tendo em vista as anlises dos relatrios gerenciais e estatsticas. Acompanhar e suportar a instalao de novos releases e verses do software de gerenciamento, e manter as rotinas de integrao com outros sistemas. Conscientizar continuamente os profissionais da empresa para a organizao da manuteno e o comprometimento com os resultados, para os nveis: estratgico/gerencial, ttico e operacional. As empresas que implementam esta sistemtica de planejamento e programao de manuteno conseguem resultados objetivos, que podem ser medidos e acompanhados a mdio prazo.

Reviso dos planos de manuteno


Esta ao de engenharia de manuteno, apoiada na metodologia de Manuteno Centrada na Confiabilidade (MCC), responde seguinte

pergunta: O que devemos fazer para assegurar que os ativos fsicos continuem a fazer o que se espera deles em seu presente contexto operacional? O estudo detalhado dos equipamentos e instalaes, envolvendo profissionais da manuteno, operao, segurana e qualidade, permite identificar as funes dos equipamentos, suas falhas funcionais (tabela 1), causas, efeitos e importncia (tabela 2). Em seguida, relacionado o que pode ser feito para prever ou prevenir cada falha ou o que pode ser feito se uma tarefa pr-ativa no puder ser encontrada, desenvolvendo um completo plano de manuteno (tabela3). O plano de manuteno composto de: Operao : Manuteno espontnea, limpeza e arrumao e cuidados operacionais; Manuteno preditiva: Inspeo quantitativa, medio e anlise de vibrao, termografia e tribologia; Manuteno preventiva: Lubrificao, limpeza, calibrao, inspeo qualitativa e Troca peridica A reviso dos planos de manuteno apoiada na metodologia de MCC possibilita profundo conhecimento sobre o equipamento, compreendendo o seu contexto operacional, as implicaes de segurana e qualidade, as prticas operacionais vigentes e os padres de desempenho desejados, definindo qual o risco a ser aceito pela corporao, com total envolvimento da operao.

CONJUNTURA

A partir dessa ao de engenharia, obtm-se procedimentos de manuteno adequados e exeqveis, o que propicia a deteco precoce de falhas, instrues detalhadas de ao para toda a equipe, identificao antecipada de sobressalentes e reduo dos tempos de interveno da equipe de manuteno.

Organizao do almoxarifado
Um dos principais motivos que impedem a execuo de servios de manuteno dentro de prazos aceitveis a falta de peas sobressalentes na quantidade e qualidade desejadas. Mesmo com bons planos de manuteno disponveis, qualquer falha no processo de controle de estoque, seja na disponibilidade de estoques mnimos, seja na qualidade do armazenamento, pode comprometer a execuo de um servio e prolongar o tempo de parada de um equipamento. Considerando que os estoques esto cada

vez mais enxutos, outro fator de extrema importncia a disponibilidade de descries de itens completos e padronizados, categorizados por famlias. A inexistncia desses itens compromete a qualidade e a agilidade do processo de suprimento. A reorganizao do almoxarifado envolve as seguintes etapas: Padronizao das descries e codificao dos itens, definir estoque mnimo e mximo, otimizar layout do almoxarifado, etiquetar itens e prateleiras, informatizar sistema e integr-lo com coletores de dados, integrar com sistema de suprimentos (ERP / B2B) e desenvolver o manual de operao e gerenciamento. Quando bem trabalhados e associados ao uso de tecnologia de cdigo de barras e coletores de dados, esses fatores proporcionam timos resultados empresa como: reduo no estoque, aumento da velocidade de atendimento, inventrio rotativo permanente, controle fsico e financeiro integrado a contabilidade e integrao com sistemas corporativos de compras.

CONJUNTURA

Fig.4- Curva S para acompanhamento qualitativo e quantitativo

Cuidados na implementao das aes


A implementao das aes de engenharia anteriormente citadas ( elaborao de planos de manuteno e organizao do almoxarifado) tem durao de mdio prazo e exigem rgido acompanhamento. Devem ser utilizados cronogramas de execuo detalhados descrevendo cada etapa, relacionando para cada atividade seus objetivos, os profissionais envolvidos e o produto esperado, seja um manual, uma determinada quantidade de procedimentos ou uma simples ata de reunio. Cada etapa deve ser monitorada pela curva S para avaliao quantitativa e qualitativa do produto do servio, conferindo e comparan-

do semanalmente quantidades previstas, quantidades reais e quantidades validadas pela equipe.

Resultados esperados
Um aspecto que deve ser observado cuidadosamente ao desenvolver aes de engenharia de manuteno a anlise de retorno do investimento. Como todo novo projeto, por mais simples que seja, este tambm requer anlise sobre o prazo necessrio para recuperao dos valores investidos. Esta anlise desenvolvida sobre dois indicadores principais (custos e horas paradas de produo) e utiliza previses de ganhos com aumento de disponibilidade e economia de mo de obra e materiais.

Fig 5 - Evoluo dos custos de manuteno

CONJUNTURA

Fig 6- Evoluo das perdas de produo

A economia de mo-de-obra obtida com a reduo da perda de tempo dos funcionrios esperando por peas no almoxarifado, pedindo informaes ou instrues de trabalho e mudando de trabalho por falta de priorizao. A economia de materiais provm da reduo de itens no estoque, reduo de compras duplicadas e reduo da compra de servios e de materiais de aplicao direta. O aumento da disponibilidade obtido com a reduo das paradas no-programadas e a diminuio do tempo de atendimento nas paradas programadas. A figura 5 mostra o gasto mdio histrico da manuteno e o novo valor a ser gasto dos investimentos e considerando as perspectivas de economia promovida pela implementao das aes. A diferena acumulada entre o gasto histrico e o novo gasto mensal ser utilizada para o clculo do retorno do investimento, apresentado em nmeros de meses. Outra forma de avaliar o investimento pode ser vista na figura 6. Este grfico demonstra a reduo nas horas perdidas de produo durante a implementao das aes de engenharia. Em muitos casos este valor, transformado em reduo nos lucros cessantes, supera em a economia observada no oramento da manuteno e se transforma na principal vantagem obtida com a implementao das aes.

Concluses
Desde meados da dcada de 1980, o Brasil tem sido fortemente influenciado por modelos administrativos de outros pases. Na rea de manuteno tambm foram desenvolvidos modelos especficos como Manuteno Produtiva Total (TPM, Total Productive Maintenance) e Manuteno Centrada na Confiabilidade (RCM Realibility Centred Maintenance), objetivando a melhoria contnua dos itens de controle de setor. Muitas das empresas que adotaram essas metodologias obtiveram ganhos expressivos de competitividade e atingiram ou consolidaram a liderana nos seus segmentos de atuao. O sucesso na implantao destes modelos certo, desde que se disponha de determinao, liderana, tempo e uma manuteno organizada - produto de um conjunto de aes de engenharia de manuteno anteriormente consolidado. Sob presso, com alta rotatividade de profissionais, acmulo e diversidade de atividades e falta de treinamento contnuo, muitas empresas no obtm sucesso em suas aes e continuam sem a soluo ideal para a manuteno. A engenharia de manuteno, quando conduzida por especialistas, e estruturada de forma a operacionalizar o ciclo de gerenciamento de manuteno, capaz de implementar as melhores prticas da rea de manuteno, seguindo as principais tendncias da rea. Isso pode proporcionar os resultados esperados do moderno departamento de manuteno

You might also like