Colégio & Curso Atitude Prof: Kelson Alves Aluno (a

):

8º Ano ___________ Data: Ficha Avaliativa

1. Como já passava do meio-dia e estavam todos com fome, aproveitaram para almoçar no restaurante self-service da fábrica. Famintos, os alunos dirigiram-se ao balcão onde a comida estava exposta. Florinda, a mais gulosa, era a primeira da fila. Quando viu uma lasanha, seu prato predileto, de imediato disse: Estou com água na boca! A estrutura ocular e o sistema nervoso envolvidos no reflexo que estimulou a salivação de Florinda são respectivamente: a) a pupila e o simpático. b) a retina e o parassimpático. c) a pupila e o autônomo. d) a retina e o somático. 2. A visão é um dos sentidos mais importantes para o homem. Assinale a alternativa correta sobre a estrutura do olho humano: a) a córnea é pigmentada e dá a cor do olho. b) a íris é contrátil e recobre o cristalino. c) cones e bastonetes situam-se na esclerótica. d) o humor aquoso preenche todo o globo ocular. e) a pupila é uma pequena abertura do cristalino. 3. Quanto se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada: a) pupila b) cristalino c) córnea d) íris e) globo ciliar 4. Com relação ao olho humano, assinale a alternativa correta. a) A retina garante a alimentação dos tecidos dos olhos humanos e é pigmentado, formando a câmara escura, que funciona como uma máquina fotográfica. b) A coróide é a parte fibrosa de sustentação do olho humano. Mantendo os olhos abertos, a coróide representa a parte pigmentada do olho. c) A córnea é o primeiro meio de refração do feixe luminoso que incide no olho. O cristalino é a lente responsável por uma espécie de "ajuste-focal" que torna possível a visão nítida da imagem. d) A íris é rica em cones e bastonetes, células sensíveis do olho humano, que são as principais pigmentações referentes ao desenvolvimento ocular. 5. Identifique cada letra neste diagrama. A) B) C) D) 6. Identifique o ossículo B neste diagrama.

A membrana _________ é encontrada entre o ouvido externo e o ouvido médio. pois atua estimulando a transformação do glicogênio em glicose. a) Auditiva b) Vestibular c) Auricular d) Timpânica 9. foram feitas as seguintes afirmações: I. que possui ação antagônica.a) Bigorna b) Martelo c) Estribo 7. IV. e o glucagon promove a entrada de glicogênio nos hepatócitos. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das células. o glucagon. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina. aumentando a glicemia. diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas. Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na glicemia. O pâncreas produz a insulina e também outro glicocorticóide. Identifique o ossículo A neste diagrama. Leia a tirinha: Enquanto o futuro não chega. II. a) Bigorna b) Estribo c) Martelo 10. O labirinto________ é a parte do ouvido interno responsável pela manutenção do equilíbrio e postura. A insulina tem uma função enzimática. III. permitindo que a glicose atravesse a membrana. a) Semicircular b) da Cóclea c) Lateral d) Vestibular 8. . já que pertence ao grupo das proteínas.

O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas que participam do controle dos níveis de glicose no sangue. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto. d) I e III. também denominado de paratormônio. produz vários hormônios. e) II. II e IV. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina. Considere as seguintes afirmativas. III e IV. 11. localizada na base do encéfalo. é correto afirmar. relacionadas com o sistema endócrino humano: I. Estão CORRETAS apenas as afirmativas: a) I. A hipófise. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas. c) Tireóide e calcitonina.De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações. e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. e) Pineal e melatonina 13. por vivenciar uma grande escolha. II. Essas sensações estimulam o sistema nervoso. O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo. c) I. b) II e III. 12. ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. a) Suprarrenal e adrenalina. d) I. c) III e IV. EXCETO: . que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue. pode-se esperar que está correto apenas o que se afirma em: a) I e II. III e IV. como o do crescimento. IV. que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie. sem dúvida. b) Tireóide e adrenalina. III. De acordo com o esquema e seus conhecimentos. emoção. III e IV. por estar próxima a tão sonhada aprovação. d) Hipófise e adrenalina. b) II. II e III. causa nos Alunos uma mistura de sensações como prazer. O momento da Prova da IV Unidade. que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.

a) Estímulo e inibição atuam coordenadamente opondo-se a grandes variações na concentração plasmática de tiroxina em indivíduos normais. . c) A redução nos níveis de TSH é sempre indicador de hipotireoidismo. d) A carência nutricional de iodo pode determinar a redução na produção de tiroxina e o aumento de volume da tireóide. b) Tiroxina pode atuar como hormônio que contribui para nos adaptarmos ao frio.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful