You are on page 1of 4

oVrus

O que so vrus, estrutura, vida, classificao, ciclo reprodutivo, doenas causadas por vrus, as vacinas e informaes importantes.

Estrutura de um vrusEle formado por um capsdeo de protenas que envolve o cido nuclico, que pode ser RNA (cido ribonuclico) ou DNA (cido desoxirribonuclico). Em alguns tipos de vrus, esta estrutura envolvida por uma capa lipdica com diversos tipos de protenas. VidaUm vrus sempre precisa de uma clula para poder replicar seu material gentico, produzindo cpias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma clula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reproduo. Podem infectar clulas eucariticas (de animais, fungos, vegetais) e procariticas (de bactrias). Classificao A classificao dos vrus ocorre de acordo com o tipo de cido nuclico que possuem, as caractersticas do sistema que os envolvem e os tipos de clulas que infectam. De acordo com este sistema de classificao, existem aproximadamente, trinta grupos de vrus. Ciclo Reprodutivo :So quatro as fases do ciclo de vida de um vrus: 1. Entrada do vrus na clula: ocorre a absoro e fixao do vrus na superfcie celular e logo em seguida a penetrao atravs da membrana celular. 2. Eclipse: um tempo depois da penetrao, o vrus fica adormecido e no mostra sinais de sua presena ou atividade. 3. Multiplicao: ocorre a replicao do cido nuclico e as snteses das protenas do capsdeo. Os cidos nuclicos e as protenas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partculas de vrus. 4. Liberao: as novas partculas de vrus saem para infectar novas clulas sadias. Curiosidades: - Exemplos de doenas humanas provocadas por vrus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varola, AIDS e catapora. - Os antibiticos no servem para combater os vrus. Alguns tipos de remdios servem apenas para tratar os sintomas das infeces virais. As vacinas so utilizadas como mtodo de preveno, pois estimulam o sistema imunolgico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vrus.

Bactrias
Tipos de bactrias, doenas causadas por bactrias, formas de contgio, desenvolvimento, combate com o uso de antibiticos, os germes, formas patognicas.

O que so bactrias ?As bactrias so seres muito pequenos que, em sua maior parte, no podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, so prejudiciais a sade do homem, pois podem causar inmeras doenas. Caractersticas e informaes sobre as bactrias Elas se encontram por toda parte, e h milhares delas no ar, na gua, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas so malficas, h aquelas que desempenham papis extremamente teis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas razes dentro de pequenos caroos, em seu crescimento atravs da substncia qumica que estas bactrias produzem. No solo existem bactrias que podem ser benficas de vrias maneiras, uma delas ajudar as folhas velhas das plantas a apodrecerem fornecendo alimento s novas plantas. Entretanto, h certas bactrias que so daninhas aos vegetais prejudicandoos a ponto de destru-los. No caso dos seres humanos, elas podem ser combatidas atravs do uso de antibiticos, que, quando usados conforme orientao mdica, tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais a sade. Caso contrrio, elas aumentaro rapidamente ampliando o nmero de colnias. Em muitos casos, elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.Podemos citar como principais tipos de bactrias : Cocos (formato arredondado); Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); Espirilos (formato espiralado) e Vibries (possuem formato de virgulas).At 300 anos atrs, ningum sabia da existncia deste tipo de vida, foi um holands chamado Leeuwenhoek que as observou pela primeira vez. Em 1865, Louis Pasteur, atravs de seus estudos e observaes, descobriu como elas se multiplicam e causam doenas. Contudo, os estudos desta forma de vida s foram mais precisos depois que Roberto Koch, em 1870, descobriu como colori-las e mant-las vivas em uma espcie de gelia que ele mesmo criou. Desta forma, elas poderiam ser observadas por mais tempo e tambm de formas diferentes, fato que permitiria um conhecimento mais completo e aprofundado deste tipo de vida. Principais doenas causadas por bactrias : Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Hansenase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra). Difteria: provocada pelo bacilo diftrico. Coqueluche: causada pela bactria Bordetella pertussis. Pneumonia bacteriana: provocada pela bactria Streptococcus pneumoniae. Escarlatina: provocada pelo Streptococcus pyogenes. Ttano: causado pelo bacilo do ttano (Clostridium tetani). Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans. Tracoma: provocada pela Chlamydia trachomatis. Gonorria ou blenorragia: causada por uma bactria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae). Sfilis: provocada pela bactria Treponema pallidum.

Meningite meningoccica: causada por uma bactria chamada de meningococo. Clera: doena causada pela bactria Vibrio cholerae , o vibrio colrico. Febre tifide: causada pela Salmonella typhi. Voc sabia?A bacteriologia a cincia que estuda todos os aspectos relacionados s bactrias.Fungos
Tipos, reino dos fungos, doenas causadas, biologia, medicamentos, benefcios e malefcios aos seres humanos, locais em que aparecem, reino fungi.

Caractersticas e tipos de fungos Os fungos no possuem flores e se multiplicam por clulas muito pequenas. Estas clulas so chamadas esprios e se desenvolvem ao carem em solo mido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por no possuir clorofila, que essencial para garantir a alimentao das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando vrias doenas. O mofo outro tipo de fungo que surge atravs dos esprios, clulas quase microscpicas que esto sempre flutuando no ar, este escolhe lugares escuros e midos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior numero de mofo em ambientes midos, como paredes, armrios, gavetas, etc. Estas mesmas clulas minsculas tambm se agrupam em alimentos como pes, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propcios para o seu crescimento. As micoses, em seus mais variados tipos, so originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqncia nos pases tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal difcil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas h estudos avanados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos esto sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradvel e prejudicial. Doenas causadas por fungos nos seres humanos: - Ptirase vesicolor: popularmente conhecida como impingem, uma inflamao causada na pele.- Micoses: aparecem em regies midas do corpo (virilhas, dobras, ps, entre os dedos).- Inflamaes nas unhas: tambm conhecidas popularmente como unheiros.- Candidase: doena sexualmente transmissvel (dst), que aparece na boca e na mucosa vaginal, sendo provocada pelo fungo cndida albicans. Curiosidade:- A penicilina, um dos mais importantes antibiticos, produzida a partir do fungo Penicillium chrysogenum (bolor do po).
Caractersticas e tipos de fungos Os fungos no possuem flores e se multiplicam por clulas muito pequenas. Estas clulas so chamadas esprios e se desenvolvem ao carem em solo mido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por no possuir clorofila, que essencial para garantir a alimentao das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando vrias doenas.

O mofo outro tipo de fungo que surge atravs dos esprios, clulas quase microscpicas que esto sempre flutuando no ar, este escolhe lugares escuros e midos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior numero de mofo em ambientes midos, como paredes, armrios, gavetas, etc. Estas mesmas clulas minsculas tambm se agrupam em alimentos como pes, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propcios para o seu crescimento. As micoses, em seus mais variados tipos, so originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqncia nos pases tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal difcil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas h estudos avanados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos esto sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradvel e prejudicial.

You might also like